Os carros mais vendidos de dezembro e em 2015

06/01/2016

onix-selecao-1

O mercado nacional fechou em alta de 16,54% em dezembro na comparação com o mês anterior, mas no fechamento do ano, o Brasil de 37,59% em relação a dezembro de 2014 e um saldo negativo de 25,59% no acumulado do ano, contando apenas automóveis e comerciais leves. As vendas dos dois segmentos acumularam 2.476.904 unidades.

Entre as marcas no segmento de automóveis, a GM liderou em dezembro com 17,47%, seguida da Fiat com 14,51% e da VW com 11,25%. Hyundai passou a Ford e fechou com 9,91% contra 8,32% da americana. Nos comerciais leves, a Fiat manteve a ponta com 32,27%, enquanto GM e VW ficaram quase empatadas com 15,24% e 14,65%. Toyota e Renault ficaram com 12,70% e 9,07%, respectivamente.

fiat strada adventure extreme 4

Na somatória de dezembro, a GM ficou em primeiro com 17,20% contra 16,72% da Fiat. A VW ficou em terceiro com 11,67% e a Hyundai passou a Ford com 8,84% contra 8,16%. No acumulado de 2015, a Fiat garantiu mais uma liderança com 17,73%, tendo a GM em segundo com 15,66% e a VW em terceiro com 14,51%. A Ford manteve a quarta posição com 10,24%. A Hyundai ficou sozinha em quinto com 8,26%.

Entre os automóveis, o Onix foi o grande vencedor de 2015, emplacando a liderança também em dezembro, tendo sempre o Palio na segunda posição. HB20, Ka e Gol aparecem logo em seguida no acumulado do ano. Nos comerciais leves, a Strada manteve a ponta isolada e a Saveiro fechou em segundo. A S10 conseguiu manter a liderança no segmento médio com diferença de 430 unidades para a Hilux. A Oroch ficou em 5º no mês passado e em 15º no ano.

Confira abaixo as 20 marcas, 50 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos de dezembro e em 2015:

Marcas Dezembro

1º GM 37.946 17,20%
2º FIAT 36.897 16,72%
3º VW 25.758 11,67%
4º HYUNDAI 19.513 8,84%
5º RENAULT 17.996 8,16%
6º FORD 17.347 7,86%
7º TOYOTA 16.400 7,43%
8º HONDA 15.062 6,83%
9º JEEP 7.114 3,22%
10º NISSAN 6.141 2,78%
11º CITROEN 3.259 1,48%
12º MITSUBISHI 3.101 1,41%
13º PEUGEOT 2.375 1,08%
14º AUDI 2.297 1,04%
15º M.BENZ 2.178 0,99%
16º BMW 1.640 0,74%
17º KIA 1.540 0,70%
18º LAND ROVER 873 0,40%
19º LIFAN 507 0,23%
20º SUZUKI 440 0,20%

Marcas 2015

1º FIAT 439.165 17,73%
2º GM 387.971 15,66%
3º VW 359.494 14,51%
4º FORD 253.614 10,24%
5º HYUNDAI 204.664 8,26%
6º RENAULT 181.563 7,33%
7º TOYOTA 175.821 7,10%
8º HONDA 153.370 6,19%
9º NISSAN 61.235 2,47%
10º JEEP 41.791 1,69%
11º MITSUBISHI 41.064 1,66%
12º CITROEN 31.533 1,27%
13º PEUGEOT 26.686 1,08%
14º M.BENZ 20.089 0,81%
15º AUDI 17.540 0,71%
16º KIA 15.931 0,64%
17º BMW 15.852 0,64%
18º LAND ROVER 8.814 0,36%
19º CHERY 5.328 0,22%
20º SUZUKI 5.259 0,21%

Automóveis Dezembro

1º GM/ONIX 15.088
2º FIAT/PALIO 12.914
3º HYUNDAI/HB20 11.205
4º RENAULT/SANDERO 8.341
5º GM/PRISMA 7.692
6º JEEP/RENEGADE 6.976
7º FORD/KA 6.766
8º HONDA/HR-V 6.537
9º VW/GOL 6.498
10º TOYOTA/COROLLA 6.423
11º FIAT/UNO 6.288
12º VW/FOX/CROSS FOX 5.812
13º HYUNDAI/HB20S 5.156
14º FIAT/SIENA 4.639
15º VW/UP 4.154
16º HONDA/FIT 3.466
17º TOYOTA/ETIOS HB 3.305
18º GM/CLASSIC 3.100
19º RENAULT/DUSTER 2.862
20º NISSAN/VERSA 2.736
21º HONDA/CITY 2.702
22º VW/VOYAGE 2.581
23º GM/SPIN 2.457
24º TOYOTA/ETIOS SEDAN 2.446
25º FORD/ECOSPORT 2.434
26º FORD/FIESTA 2.433
27º RENAULT/LOGAN 2.335
28º GM/COBALT 2.281
29º HONDA/CIVIC 2.081
30º NISSAN/MARCH 1.922
31º FORD/KA SEDAN 1.764
32º CITROEN/C3 1.555
33º GM/TRACKER 1.463
34º FIAT/PUNTO 1.393
35º VW/GOLF 1.272
36º HYUNDAI/IX35 1.146
37º PEUGEOT/208 1.056
38º RENAULT/FLUENCE 1.021
39º HYUNDAI/TUCSON 996
40º NISSAN/SENTRA 993
41º RENAULT/CLIO 949
42º FORD/FOCUS 911
43º AUDI/A3 SEDAN 905
44º PEUGEOT/2008 904
45º FIAT/DOBLO 891
46º MITSUBISHI/Outlander 817
47º FIAT/WEEKEND 807
48º CITROEN/C4L 770
49º VW/JETTA 767
50º FORD/FUSION 744

Automóveis 2015

1º GM/ONIX 125.931
2º FIAT/PALIO 122.364
3º HYUNDAI/HB20 110.396
4º FORD/KA 90.187
5º VW/GOL 82.746
6º VW/FOX/CROSS FOX 79.590
7º FIAT/UNO 79.461
8º RENAULT/SANDERO 78.174
9º GM/PRISMA 70.336
10º TOYOTA/COROLLA 67.339
11º FIAT/SIENA 59.393
12º VW/UP 53.542
13º HYUNDAI/HB20S 53.278
14º HONDA/HR-V 51.155
15º HONDA/FIT 42.476
16º VW/VOYAGE 41.518
17º FORD/FIESTA 40.063
18º JEEP/RENEGADE 39.187
19º TOYOTA/ETIOS HB 35.313
20º RENAULT/DUSTER 34.325
21º FORD/KA SEDAN 34.060
22º FORD/ECOSPORT 33.861
23º HONDA/CIVIC 31.241
24º GM/CLASSIC 31.157
25º RENAULT/LOGAN 31.129
26º GM/SPIN 27.366
27º HONDA/CITY 26.405
28º TOYOTA/ETIOS SEDAN 26.052
29º GM/COBALT 23.071
30º NISSAN/MARCH 23.023
31º GM/CELTA 17.830
32º NISSAN/VERSA 17.538
33º CITROEN/C3 17.108
34º FIAT/PUNTO 16.476
35º RENAULT/CLIO 14.929
36º HYUNDAI/IX35 14.729
37º PEUGEOT/208 13.401
38º FORD/FOCUS 12.910
39º NISSAN/SENTRA 12.529
40º GM/CRUZE SEDAN 11.539
41º HYUNDAI/TUCSON 11.275
42º GM/TRACKER 11.031
43º FIAT/WEEKEND 10.723
44º VW/GOLF 10.063
45º MITSUBISHI/ASX 9.582
46º FORD/FOCUS SEDAN 9.311
47º VW/JETTA 9.265
48º GM/CRUZE HB 9.117
49º FIAT/DOBLO 8.825
50º TOYOTA/HILUX SW4 8.693

Comerciais Leves Dezembro

1º FIAT/STRADA 6.865
2º TOYOTA/HILUX 3.479
3º GM/S10 3.084
4º VW/SAVEIRO 2.948
5º RENAULT/OROCH 1.492
6º FIAT/FIORINO 1.301
7º FORD/RANGER 1.262
8º MITSUBISHI/L200 1.128
9º GM/MONTANA 1.099
10º VW/AMAROK 1.069
11º RENAULT/MASTER 670
12º FIAT/DUCATO 519
13º NISSAN/FRONTIER 485
14º HYUNDAI/HR 356
15º RENAULT/KANGOO 326
16º CITROEN/JUMPER 241
17º IVECO/DAILY 3514 173
18º KIA/K2500 137
19º M.BENZ/VITO 115
20º PEUGEOT/BOXER 109
21º M.BENZ/SPRINTER 311 106
22º FIAT/DOBLO 98
23º LIFAN/FOISON 66
24º FIAT/TORO 65
25º DODGE/RAM 59
26º M.BENZ/SPRINTER 45
27º FOTON/AUMARK 1039 39
28º JAC/T8 21
29º PEUGEOT/PARTNER 10
30º SHINERAY/P TRUCKS 10
31º FIAT/UNO 7
32º M.BENZ/SPRINTER 415 7
33º IVECO/DAILY 5
34º JINBEI/TOPIC 5
35º RELY/RELY PICK-UP 5
36º JINBEI/M35 4
37º TOYOTA/BANDEIRANTE 3
38º VW/KOMBI 3
39º HAFEI/MINI 3
40º HAFEI/TOWNER 3
41º AGRALE/AGRALE MARRUA 2
42º TOYOTA/HIACE 2
43º SHINERAY/P VAN 2
44º HAFEI/RUIYI 2
45º FORD/TRANSIT 1
46º TOYOTA/TOCOMA 1
47º SHINERAY/CARGOV 1
48º SHINERAY/DTRUCK 1
49º SHINERAY/TRUCK 1
50º HAFEI/START PICK UP 1

Comerciais Leves 2015

1º FIAT/STRADA 98.631
2º VW/SAVEIRO 56.704
3º GM/S10 33.330
4º TOYOTA/HILUX 32.900
5º GM/MONTANA 23.651
6º FORD/RANGER 16.880
7º FIAT/FIORINO 15.020
8º MITSUBISHI/L200 14.501
9º VW/AMAROK 12.211
10º RENAULT/MASTER 8.396
11º FIAT/DUCATO 7.050
12º HYUNDAI/HR 6.199
13º NISSAN/FRONTIER 5.778
14º RENAULT/KANGOO 3.516
15º RENAULT/OROCH 3.274
16º IVECO/DAILY 3514 2.433
17º KIA/K2500 2.410
18º M.BENZ/SPRINTER 311 1.847
19º FIAT/DOBLO 1.741
20º PEUGEOT/BOXER 1.448
21º CITROEN/JUMPER 1.428
22º LIFAN/FOISON 903
23º M.BENZ/SPRINTER 568
24º FOTON/AUMARK 1039 482
25º FIAT/UNO 322
26º JAC/T8 310
27º RELY/RELY PICK-UP 284
28º SHINERAY/P TRUCKS 153
29º VW/KOMBI 141
30º PEUGEOT/PARTNER 140
31º CHANA/SC 140
32º JINBEI/TOPIC 138
33º IVECO/DAILY 118
34º M.BENZ/VITO 115
35º SHINERAY/DTRUCK 109
36º HAFEI/RUIYI 89
37º DODGE/RAM 82
38º JINBEI/M35 70
39º FIAT/TORO 65
40º SHINERAY/P VAN 57
41º MAHINDRA/HWKCS32 52
42º EFFA/START PICK UP 49
43º FORD/TRANSIT 40
44º HAFEI/TOWNER 40
45º SHINERAY/TRUCK 36
46º TOYOTA/BANDEIRANTE 35
47º HAFEI/START PICK UP 33
48º M.BENZ/SPRINTER 415 31
49º HAFEI/MINI 30
50º AGRALE/AGRALE MARRUA 22

[Fonte: Fenabrave]













  • Marcello Caetano

    Já marcaram o sepultamento da Montana?

    • Whering Alberto

      Parece-me que neste ano (ou em 2017, no máximo) será lançada a nova, baseada no Onix/Prisma, mas não sei dizer se é verdade.

      • Uma nova pick-up baseada no Onix tem tudo para ser significativamente mais agradável aos olhos que a atual, baseada no Agile. Mas como é a GM, nunca se sabe… o potencial que a divisão brasileira de design tem tido em fazer modelos obtusos no design é meio que imensurável… rs.

      • FocusMan

        Esse programa foi enterrado.

        Não terão uma pickup nova. Lucra-se pouco com esse tipo de carro.

        • Whering Alberto

          Ah, tá. A GM, né? Porque a FIAT…

          • FocusMan

            A Fiat vende muita estrada e deve fazer algum dinheiro. Mas para fazer dinheiro com esses carros é necessário um volume considerável, já que eles custam para produzir mais do que um automóvel mas tem menor valor agregado.

    • pedro rt

      sai de linha nesse semestre

  • DaniloRHF

    Ford despencando nas vendas. Parabéns aos envolvidos!

    • Robinho

      ???

  • Bruno Alves

    Agora com números oficiais, minha analise da última notícia sobre as vendas do ano passado, se comprova. A queda foi horrorosa. Voltando ao nível de 9 anos atrás. E teve gente dizendo que não havia queda, e que o mercado evoluiu, rsrsrs.

    2002 – 1.391.202 unidades – Volkswagen Gol (1º)
    2003 – 1.352.220 unidades – Volkswagen Gol (1º)
    2004 – 1.478.859 unidades – Volkswagen Gol (1º)
    2005 – 1.620.657 unidades – Volkswagen Gol (1º)
    2006 – 1.830.402 unidades – Volkswagen Gol (1º)
    2007 – 2.342.059 unidades – Volkswagen Gol (1º)
    2008 – 2.671.338 unidades – Volkswagen Gol (1º)
    2009 – 3.009.482 unidades – Volkswagen Gol (1º)
    2010 – 3.329.170 unidades – Volkswagen Gol (1º)
    2011 – 3.425.596 unidades – Volkswagen Gol (1º)
    2012 – 3.634.421 unidades – Volkswagen Gol (1º)
    2013 – 3.575.935 unidades – Volkswagen Gol (1º)
    2014 – 3.328.716 unidades – Fiat Palio (1º)
    2015 – 2.476.904 unidades – Chevrolet Onix (1º)

    • BillyTheKid

      Poxa, que pena das montadoras. Você me convenceu, vou lá comprar um 1.0 popular 0km pra ajudar elas.

    • Marcos Souza

      Issaí é tudo culpa do FHC!

      • Mateus

        ?

    • Bruno, o mercado caiu sim, mas olhar a liderança para afirmar isso pode dar uma impressão incorreta. Imagina que só se venda o carro A em um país, e ele venda um milhão por mês. Aí lançam o carro B, e no ano seguinte o carro A venda 800 mil unidades e o carro B 700 mil. Analisando só a liderança você iria dizer que o mercado caiu 20% mas na verdade ele cresceu 50%.

      • Alexandre

        verdade Alessandro.

      • kleber peters

        2014 – 3.328.716 unidades – Fiat Palio (1º)
        2015 – 2.476.904 unidades – Chevrolet Onix (1º)

        Esses valores em milhões são o total de veículos vendidos, não apenas de Onix. Este vendeu o total de 125.931 unidades em 2015. Então, mesmo dividido em vários modelos, o mercado como um todo reduziu sim, aproximadamente 25,6%.

        • Entendi… Na verdade ele escreveu duas informações distintas: O total de carros vendidos e o líder naquele ano. Valeu a correção!

  • Senhora Liberdade

    mesmo em queda do mercado, a GM esta se revirando, levando em consideração que qualidade no mercado automobilistico brasileiro não é um primor nem mesmo para automóveis na faixa de 80K fabricado no Brasil

    • 4lex5andro

      dentre as 4 tradicionais (fiat, volks, gmb e ford) a ford é a que tem o catalogo mais afinado com a ford europeia , todos seus modelos (ka, fiesta, focus e fusion/mondeo) sao os ‘mesmos’ no velho continente e esta prestes a perder o 4. posto para a renault ..

      enquanto, por exemplo, renault, gmb e fiat mantem carros como clio (98) , classic (corsa sedan, de 95), montana (derivado do mesmo carro) e palio fire (quase o mesmo carro de 97) ..

      cada país tem os carros que merece mesmo ..

    • FocusMan

      A GM não está lucrando mais do que as outras. Lembrem-se disso…

      Numero de vendas n significa lucro.

      • Senhora Liberdade

        nenhuma delas esta, mas eu nao falei do lucro e sim apenas da recuperação que esse marca esta tendo diante a crise automobilistica

        • FocusMan

          Realmente, eles se recuperaram graças a um extenso trabalho da área de marketing e principalmente graças ao trabalho feito com as concessionárias.

  • Mario

    Onix vendeu muito bem em dezembro, apesar da crise! Strada é o 4º veículo mais vendido!

  • CanalhaRS

    VW e Ford caindo pelas tabelas. A VW não traz novidades, apenas requenta seus projetos tupiniquins de baixa qualidade. Já a Ford renovou todos os seus modelos, mas cobra demais e afugentou clientes para a concorrência. GM e Hyundai fazendo barulho, mas não vejo como sustentarem crescimento se não se renovarem ou ampliarem o portfólio.
    Dacia vende porque tem preço, mas faltam carros de verdade. E a dupla Citroen /Peugeot patinando feio.

  • Quadrifoglio Verde

    Fiat Toro já tem 65 unidades vendidas?

    • Guilhe

      São unidades emplacadss e não vendidas

  • Alfredo Araujo

    Peugeot e Citroen JUNTAS vendem menos q o 12º automóvel mais vendido !!!
    RIP

  • pedro rt

    no ano inteiro todos os modelos da PSA vendem menos q o siena!

    • 4lex5andro

      ta parecendo que a fabrica peugeot-citroen em porto real vai ter o mesmo destino das fabricas de dodge , no parana , e do classe a, da mercedes, em minas ..

      ou fecha as portas , ou é passado pra outro fabricante ..

  • SDS SP

    Hyundai e Renault deixaram a Ford para trás. O seu principal produto (Ford Ka) oscila demais.

    • Erlandio Ramos

      Na verdade o Ka (hatch) é o único modelo da Ford q ainda está vendendo alguma coisa, o resto é q oscila muito e tem vendas muito baixas.

    • FocusMan

      A Ford optou por ganhar dinheiro ao invés de vender carros. Eis o resultado…

  • Daniel dos Santos

    Toyota Bandeirante?

    • Matheus

      Provavelmente tinha placa amarela e foi trocada para a placa cinza

  • AndrL

    Acho que a Ford não leva o mercado brasileiro muito a sério, com a linha mais interessante das 4 grandes e ainda perdendo o quarto lugar…Se Honda,Toyota e até Renault continuarem avançando e ela e a VW continuarem sem fazer o dever de casa vão comer poeira (ainda mais).

    • Marcel

      Tambem, com esse sobrepreço. Eu tava pensando em pega rum Fiesta. Tava por R$42, agora R$47. Quem vai é o coelho.

      • AndrL

        Pois é, e na época que começou a fabricar aqui era o melhor custo-benefício disparado.Mesmo com a chegada do Ka não é desculpa pra subir tanto, até por que o Ka tá uma bica também.

    • jkpops

      também acho tiraram a transit e sempre são os últimos em tudo foram os últimos a trazer os carros flex foram os últimos a trazer uma van a lançar um sedã competitivo a Ford é o Rubinho das montadoras grandes….

      • AndrL

        Li aqui no NA que a Transit era a melhor das vans mas com a manutenção absurdamente cara,aliado ao pós-vendas sofrível da Ford…

        • jkpops

          o pôs venda sendo ruim é muito valico da Ford. pois com a rede de concessionárias que ela tem que atendem caminhões e utilitários pra mim foi tiro no pé tirar a transit de circulação … ainda mais depois da saída da kombi do mercado. Onde podiam aproveitar e fazer uma versão (basicona….)

  • Erlandio Ramos

    A PSA é um verdadeiro fracasso de vendas principalmente a Peugeot com o 208 e 2008 q são excelentes carros mais não dispõe de um câmbio descente. A Toyota com os seus Corollas Altis, Hilux absurdaltis e os Etios horrívaltis vendendo de carrada. O Jeep Renegade parece q é o bichão mesmo.

    • jkpops

      renegade é um lixo cara nem boniteza tem colocam um motor fiat pra empurrar quase 1600 quilos só tem um torque bom de saída mas falta folego em qualquer subidinha leve imagino o sofrimento pra ultrapassar um Cometa na estrada kkkkk

      • Ufa, deve ser o mesmo sofrimento de ler o que escreveu sem pontuação nenhuma!

        • O Negociador.

          vai com calma Pasqualete, deixa o homem se expressar kkkk

          • Se vai se propor a fazer algo, que se faça direito Lulete. E quando começa a dificultar a compreensão tem que ser melhorado.

        • jkpops

          pra quem sabe ler entende depois da reforma ortografica resolvi não usar mais assentos pontos virgulas kkkkkkk

          • A questão aí não é saber ler, mas não saber escrever e não passar a mensagem que pretende. Aliás, para variar sua frase não faz sentido. E que a reforma ortográfica tem a ver com não fazer as coisas direito? Desculpa esfarrapada hein? Se bem que ainda é aceita… Pelo McDonald’s…

  • jkpops

    caramba do jeito que anda o HB20 chega esse ano à liderança a VW não faz nada pra renovar o gol colocar o santana novamente nas ruas se é que se pode chamar esse carro de santana viria muuuuito mais caro que o nosso queridinho dos taxistas e o lugar vago deixado pela Kombi que ninguém consegue ocupar tem a MB vito mas por 104K … e a Ford que também descontinuou a transit pra mim a melhor de todas as vans do mercado custo/benefico eram o forte.. e a lifan surpreendeu vendeu bem seus X60….

  • Netto

    Strada continua espancando sem dó a concorrência. Esse ano Jeep Renegade também vai seguir pelo mesmo caminho. Líder Absoluto.

  • Robinho

    Estou lendo o pessoal dizer que Ford caiu em vendas, mas não estou entendendo nada, talvez eu esteja errado msm, mas recentemente não foi publicado uma matéria aqui que ela e a Hyundai foram as únicas com crescimento?

  • Le chat noir

    E a Jeep hein? chegou ontem com o Renegade e já vende mais que a Nissan que tem march/versa/sentra/altima/frontier…

  • Andre Sousa

    Algumas coisas ficaram interessantes esse ano..
    – Golf liderando os hatchs em dezembro
    – modinha dos suv’s impulsionando as vendas do tracker
    – Cruze perdendo pro Sentra
    – Tucson ainda vende bem pra um carro bem defasado a preço exorbitante(claro que não é só ele que está defasado)
    – 30% dos carros do top 10 partem de 80mil
    – Briga boa entre s10 e hilux

    • fschulz84

      Algumas considerações do que vi este fim de ano referentes às suas considerações:

      – Tenho notado em várias CCS VW (pelo menos em SP), exposição de Golfs com adesivos de descontos de até 10.000 (não parei pra ver os preços praticados nem nada), então creio que isso possa ter atraído clientes, basta a VW manter isso que se mantém líder e provavelmente vai fazer a Ford tentar o mesmo com o Focus.

      – SUVs não comento pq me recuso a analisar estes crossovers inflacionadores de mercado.

      – O Cruze vem perdendo pro Sentra há bastante tempo, este ano parece que o Sentra tomou o terceiro lugar e não largou mais. Isso mostra que a GM provavelmente vai passar o ano de 2016 inteiro brigando ali na 4ª posição, até lançarem o modelo novo.

      – A Tucson, por incrível que pareça, ficou em um patamar de preço que, apesar da defasagem, está interessante, por ser um crossover médio mais barato que crossovers compactos de entrada.

      – Isso que tenho conversado bastante com amigos, com a crise, no ramo automobilístico, quem está sofrendo de verdade são os compradores de populares, ou seja, a parte baixa da pirâmide que está sendo realmente afetada, a classe média, média-alta e alta continuam consumindo.

      – Hilux vai tomar o primeiro lugar em 2016, pq é Toyota e não quebra nem se você jogar de um desfiladeiro, ela capota, volta sozinha, desamassa sozinha e continua andando até os 900.000kms sem nem trocar óleo, por isso vale o preço cobrado (ironic)

      • Andre Sousa

        Pra quê comprar um jipe se vc pode ter um toyota?
        auhauahuaauhauhuahau

  • Colorado

    na minha cidade é assim, vc sai de Onix branco na rua, o carro da frente é um Onix branco, o de tras é um Onix branco, o do lado é um Onix branco, e o que ta saindo da garagem é um Onix branco……….

    • kleber peters

      Aqui tem muito Onix, mas poucos são brancos. Vende mais o prata e aquele vermelho esquisito.

  • HENRY ME

    Psa nem 2% de participação situação esta feia.
    Fiat perdendo pareticipação aos poucos.

  • FocusMan

    Só digo uma coisa…

    A GM está onde está porque investiu no pós venda.

    O HB20 não terminou em primeiro pq tem muito menos concessionárias.

    A Fiat perdeu a liderança com o Palio porque tem um monte de carros iguais. Deve estar perdendo horrores de dinheiro.