Mercado

Os carros mais vendidos em fevereiro de 2016

novo-honda-hr-v-NA-test-drive (24)

O mercado de automóveis e comerciais leves caiu 5,09% em fevereiro na comparação com janeiro. Em relação ao mesmo período de 2015, a queda foi de 20,54%. Foram emplacadas 142.068 unidades no período. O acumulado do ano está 30,98% negativo.

Entre os automóveis, a GM liderou com 16,34%, seguida da VW com 13,01%. A Fiat ficou com 11,88%, enquanto a Hyundai se aproximou com 11,03%. A Ford fechou com 9,89%. Nos comerciais leves, a Fiat ficou com 35,66% do segmento, deixando a VW com 20,02% e a Toyota com 11,64%. GM e Renault fecharam com 8,66% e 7,22%.

nova-hilux-2016-impressões-NA (34)

No geral, a GM ficou com 15,29%, seguida de perto pela Fiat com 15,12% e a VW fechando com 13,97%. Hyundai se fixou na quarta posição com 9,80%, enquanto a Ford – agora em quinto – ficou com 9,40%.

Entre os automóveis, destaque para o bom desempenho do Onix. O Corolla em quinto é outro que continua chamando atenção, enquanto o HR-V troca de lugar com o Renegade. O ex-líder Gol permanece em décimo e o Clio ressurge no grupo dos 20 mais vendidos.

O Golf lidera entre os hatches médios. Nos comerciais leves, a Toro despachou a Oroch e já impõe várias posições de diferença. A Montana caiu bastante, enquanto a Hilux deixou bem para trás a S10.

Confira as 20 marcas, 50 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em fevereiro de 2016:

Marcas

1º GM 21.723 15,29%
2º FIAT 21.480 15,12%
3º VW 19.840 13,97%
4º HYUNDAI 13.922 9,80%
5º FORD 13.357 9,40%
6º TOYOTA 12.543 8,83%
7º RENAULT 10.488 7,38%
8º HONDA 9.467 6,66%
9º NISSAN 4.063 2,86%
10º JEEP 4.050 2,85%
11º PEUGEOT 1.871 1,32%
12º CITROEN 1.825 1,28%
13º MITSUBISHI 1.773 1,25%
14º AUDI 864 0,61%
15º KIA 840 0,59%
16º M.BENZ 790 0,56%
17º BMW 628 0,44%
18º LAND ROVER 553 0,39%
19º LIFAN 290 0,20%
20º SUZUKI 242 0,17%

Automóveis

1º GM/ONIX 10.326
2º HYUNDAI/HB20 7.850
3º FORD/KA 5.549
4º FIAT/PALIO 5.503
5º TOYOTA/COROLLA 4.997
6º HONDA/HR-V 4.711
7º VW/FOX/CROSS FOX 4.640
8º GM/PRISMA 4.408
9º JEEP/RENEGADE 3.964
10º VW/GOL 3.867
11º HYUNDAI/HB20S 3.692
12º RENAULT/SANDERO 3.545
13º FIAT/UNO 3.279
14º VW/UP 3.190
15º FIAT/SIENA 3.092
16º TOYOTA/ETIOS HB 2.779
17º VW/VOYAGE 2.201
18º HONDA/FIT 2.038
19º FORD/ECOSPORT 1.997
20º RENAULT/CLIO 1.823
21º RENAULT/DUSTER 1.796
22º TOYOTA/ETIOS SEDAN 1.777
23º FORD/KA SEDAN 1.629
24º RENAULT/LOGAN 1.551
25º FORD/FIESTA 1.503
26º NISSAN/MARCH 1.365
27º HONDA/CITY 1.350
28º GM/COBALT 1.331
29º NISSAN/VERSA 1.292
30º GM/SPIN 1.245
31º HONDA/CIVIC 1.194
32º NISSAN/SENTRA 1.189
33º GM/CLASSIC 1.001
34º GM/TRACKER 939
35º VW/GOLF 907
36º FIAT/PUNTO 905
37º CITROEN/C3 901
38º PEUGEOT/208 800
39º PEUGEOT/2008 793
40º HYUNDAI/TUCSON 780
41º HYUNDAI/IX35 730
42º FIAT/WEEKEND 711
43º VW/JETTA 707
44º FORD/FOCUS 578
45º TOYOTA/HILUX SW4 530
46º FIAT/DOBLO 460
47º MITSUBISHI/Outlander 436
48º CITROEN/AIRCROSS 412
49º MITSUBISHI/ASX 380
50º RENAULT/FLUENCE 374

Comerciais Leves

1º FIAT/STRADA 4.590
2º VW/SAVEIRO 2.927
3º TOYOTA/HILUX 2.249
4º FORD/RANGER 1.218
5º GM/S10 1.179
6º FIAT/TORO 1.117
7º VW/AMAROK 948
8º RENAULT/OROCH 821
9º FIAT/FIORINO 706
10º MITSUBISHI/L200 613
11º GM/MONTANA 498
12º RENAULT/MASTER 460
13º HYUNDAI/HR 387
14º FIAT/DUCATO 380
15º NISSAN/FRONTIER 213
16º IVECO/DAILY 3514 139
17º CITROEN/JUMPER 124
18º RENAULT/KANGOO 117
19º FIAT/DOBLO 112
20º KIA/K2500 97
21º M.BENZ/SPRINTER 311 82
22º PEUGEOT/BOXER 74
23º LIFAN/FOISON 57
24º M.BENZ/SPRINTER 53
25º DODGE/RAM 49
26º M.BENZ/VITO 33
27º FOTON/AUMARK 1039 32
28º JAC/T8 18
29º PEUGEOT/PARTNER 11
30º RELY/RELY PICK-UP 10
31º SHINERAY/P TRUCKS 6
32º JINBEI/M35 5
33º JINBEI/TOPIC 5
34º M.BENZ/SPRINTER 415 4
35º TOYOTA/RIBEIRAUTO 3
36º VW/KOMBI 3
37º IVECO/DAILY 2
38º M.BENZ/SPRINTER 515 2
39º TOYOTA/BANDEIRANTE 2
40º SHINERAY/TRUCK 2
41º HAFEI/START PICK UP 2
42º MAHINDRA/HWKCD4 2
43º CHANA/SC 2
44º DODGE/CHARGER 1
45º ENGESA/EE34 1
46º FIAT/FIAT 1
47º FORD/TRANSIT 1
48º GM/SONOMA 1
49º TOYOTA/TUNDRA 1
50º SHINERAY/DTRUCK 1

[Fonte: Fenabrave]





  • Quem diria, entre os automoveis de passeio o Hyundai está quase em 3 lugar.

    GM 16,34%
    VW 13,01%
    Fiat 11,88%
    Hyundai 11,03%

    Quando chegar o Hyundai Creta, vai direto para segunda colocação.

    • Deadlock

      Verdade, mesmo com o portfólio reduzido da Hyundai.

      • SDS SP

        Uma linha enxuta de modelos facilita todo o processo produtivo e logístico. Enquanto Fiat e VW possuem uma linha inchada de modelos com sobreposição de preços entre eles…

        • Deadlock

          Sim, mas tem que ter um bom produto. Além disso, VW, GM e Fiat sempre venderam muito porque têm um grande portfólio ( a Fiat ainda tem muitas versões de um mesmo produto, inclusive nos lançamentos – Renegade e Toro).

          • carnero

            Eles vendem mais porque são mais antigos, tem trocentas CCS e estão na boca do povão, cujo qual nunca ouviu falar desse blog….

            • 0terceiro

              É aquilo que eu comentei outro dia por aqui:
              no mundo de consumidores de carros, nós (ou vocês, porque não tenho carro =P ) não somos a regra, somos a exceção.

              O consumidor ‘comum’ é a regra, e esse consumidor não frequenta e acompanha notícias do mercado automotivo como vocês fazem.
              Consumidor ‘comum’ olha mais a confiabilidade, a facilidade para manter o veículo e etc., sem se preocupar tanto com a idade do projeto, como os comentaristas aqui fazem.

              Enfim, essa é uma longa discussão, e fica para outro momento =)

              • carnero

                Exatamente…

    • Felipe

      O que esperar de “os melhores carros do mundo” pronunciado com voz de locutor de comercial?

      • Vagnerclp

        Só brasileiro trouxa acredita. Se bem que não fica abaixo da concorrência.

        • Felipe

          Huehuehuehue… Pois é.

        • automotivo

          Ninguém, absolutamente ninguém faz uma propaganda cara pra dizer q seu produto é ruim.

          • PEDAORM

            Enaltecer o produto é uma coisa, mas a Hyundai o faz de forma megalomaníaca, O MELHOR DO MUNDO!

      • Ernesto

        Fiquei na dúvida. As propagandas “dos melhores carros do mundo” não seriam dos carros Hyundai de responsabilidade da Caoa?

        • Paulo

          Essa frase é da Caoa mesmo, no comercial do HB20 não tem isso.

        • Felipe

          Como disse o Paulo, no comercial do HB20 não há esse slogan.
          Acontece que antes do HB20 chegar, a Caoa já associava esse slogan aos modelos Hyundai representados por ela no Brasil.
          Logo, quando o HB20 chegou, a imagem que ficou da Hyundai para o consumidor padrão foi essa do slogan. Para a maioria, não existe “Hyundai Caoa” e “Hyundai Motor Brasil”. Ou seja, é tudo Hyundai.

          • Ernesto

            Sim, para a maioria é isso mesmo. Mas para quem se informa, não. E creio que uma boa parte dos que lêem esse site deve saber que existem as duas empresas. De qualquer maneira, o HB20, creio eu, esteja um pouco acima dos concorrentes em termos de qualidade do carro e qualidade de pós venda.

            • Felipe

              Eu e você sabemos que Hyundai Motor Brasil é diferente de Hyundai Caoa…
              Muita gente que acompanha a mídia automotiva também sabe. Mas mesmo assim eu pergunto pra você: Sinceramente, quantos dos 13.922 proprietários que emplacaram seus Hyundai (Entre modelos HMB e Caoa) no mês passado sabem dessa distinção?
              É inegável que o slogan egocentrista da Caoa nos comerciais dos modelos Hyundai representados por ela, independente de qual empresa é responsável pelo carro, são associados pelo consumidor padrão a todo carro que possui esse logotipo:

              • Ernesto

                Eu não saberia dizer e creio que nem você, pois qualquer percentual será um belo chute não? E volto a dizer: a qualidade dos HB20, tanto do carro como também do pós venda estão acima de seus concorrentes. Isso para mim é óbvio.

                • Felipe

                  Independente do belo chute, se vc for sensato, obviamrnte vai apostar alto na maioria absoluta não conhecendo a distinção entre HMB e Caoa. Sobre o pós venda… não tenho um HMB nem um Caoa, então não posso entrar nesse mérito. Desisti de compacto e modelo de entrada a uns anos.

                  • Ernesto

                    Independente da propaganda da CAOA, o HB20 é um belo carro frente aos concorrentes. E o pós venda é melhor que o dos concorrentes, isso, mesmo você não tendo o carro, pode saber. Se você vê propaganda e lê sites de carros onde as pessoas comentam, dá para ter sim uma idéia. O sucesso não é só por causa de propaganda não. Se fosse ruim o carro, jamais chegaria a vender o que vende, considerando, claro, a situação atual do mercado. Se você tem bronca da Hyundai ou CAOA, provavelmente você não enxergará o que lhe falei.

                    • Felipe

                      Não digo que o sucesso do HB20 é explicado apenas por um comercial. Mas que a mídia ajuda nas vendas, ajuda. Taí a JAC que investiu em mídia no passado e vendeu bem mais que agora, que ninguém lembra por não ver comerciais, imagens…
                      Não tenho bronca com nenhuma montadora. Já tive bons carros e carros não muito bons… Mas é uma questão de sorte/azar.
                      Hoje não tenho um Hyundai ou Hyundai Caoa, mas não digo que não terei um no futuro. E se eu tiver, certamente vai ser pelas reais qualidades do carro e não por um enaltecimento por causa de um comercial…

                    • Ernesto

                      Enaltecimento exagerado da Caoa. Sobre preço, se a marca já tem reconhecimento do mercado, apesar de você não concordar plenamente, ela cobrará por isso. Vide Honda e Toyota. Para quem não tem o reconhecimento da maioria do mercado, então terá que correr atrás com preços menores e/ou mais por menos como a Jac fez no início. E falar em Jac, por acaso você se esquecer que o Governo ferrou com as marcas que não têm fabricação local?

                    • Felipe

                      Sim, enaltecimento exagerado nos comerciais da Caoa, nos carros que da marca do HB20 que você tem e tanto ama. :-)
                      Deixo a Hyundai cobrar o quanto ela quiser e/ou o quanto o mercado estiver disposto a pagar pela linha HB20… Meu uso de um automóvel não é focado em compactos mesmo, então pra mim pode ter preço de Ferrari, qualidade de “trinca alemã”, design de Alfa Romeo, segurança de Volvo, confiabilidade de “trinca nipônica” e eficiência de Tesla, e um comercial qualquer ou um que enalteça de forma exagerada qualquer atributo mínimo do carro… Toyota e Honda cobram caro, ok… Mas espere: O Gol, é caro. O Uno também é… E o que dizer do valor do Onix então? Adquirir um carro é caro.
                      Bom, sobre a JAC, eu não me esqueci (lembrei também de conjugar o verbo) das alíquotas de IPI diferenciadas não… Mas se reparar, apesar de altos, os valores dos JAC continuam abaixo do valor de seus concorrentes. Ou isso, ou valores similares por automóveis com “mais conteúdo”, ou como diria o Fausto, completões.
                      Por fim, pra gente não estender muito a discussão, você tem seu ponto de vista, eu tenho o meu. Você tem seu carro, eu tenho o meu… E assim, seguimos cada um para um lado. Um abraço.

                    • oscar.fr

                      Pena que o HB20 cobre caro por isso e hoje, analisando o preço de grande parte das versõs, ele já seja concorrente de Peugeot 208, Ford Fiesta e Citroën C3 e não mais da turma do Gol e Palio como ele fora projetado para ser.

          • oscar.fr

            Exatamente, o consumidor que não se interessa por carros não faz ideia que HMB e CAOA são duas operações diferentes. No início, eu achei que seria até complicado eles manterem dois tipos de CSS, mas hoje dá para ver que o consumidor não se importou.

    • Jorge Danilo de Oliveira

      O Onix continua líder disparado no geral. Gostei de ver o Ford Ka assumir a posição de 3º no ranking, lugar que ele merece. HR-V colocando ordem na casa e despachando o Renegade. Gol e Voyage patinando… Hilux absoluta. De novidade mesmo só a Toro, que, ao que parece, vai dar trabalho à concorrência!

    • automotivo

      …. com apenas um carro em 2 versões.

    • Marcelo SR

      Que Creta é esse?!? Vou olhar no Google…

      • Peuooo

        é o IX25.

    • edbil

      O que eu achei mais bacana não foi nem a dança das cadeiras em si mas ver que o mercado está mais homogêneo. A diferença em % entre as montadoras está muito pequena.

    • Fico meio decepcionado é com o consumidor brasileiro: falamos tanto aqui de modernidade e eficiência de motores, e a GM, com sua receita de manter em produção os motores mais defasados do mercado, vem e abocanha a liderança.
      Nada contra os carros da GM, eles têm boa rede de assistência e um nível construtivo bem razoável, mas não há dúvidas que se considerarmos modernidade dos conjuntos mecânicos e do design, chegaremos à conclusão que já tem uma década que a montadora norte americana deixou de apresentar algo alinhado com o que há de mais novo no mundo.

      • Ernesto

        Pelo que leio por aqui, a GM está trabalhando não só com preços agressivos, mas também com facilidade de financiamento. Estes, creio eu, são os motivos para a GM vender tanto Onix e Prisma.

        • Olha, quem pesquisa bem (sem maiores preconceitos sobre algumas montadoras) para comprar carros sabe que tem muitas marcas oferecendo condições e preços mais competitivos que a GM. Agora, se o consumidor se limitar só entre Fiat, GM e VW, aí a coisa muda de figura.

          • Ernesto

            Não sei dizer sobre outras marcas, Ubaldir, só falei sobre o que tenho lido sobre as vendas da GM. E facilidade no pagamento ajuda, e muito, em tempos de dificuldade na liberação de crédito.

            • Eu digo porque quando fui comprar meu último carro (sedã médio), fui em tudo que é marca pesquisando (só não Toyota, porque o Corolla ainda era o antigo e eu não tinha interesse). No caso do Cruze, Jetta e Civic, nenhuma gracinha por conta das revendedoras: com juro zero era 3 a 5 parcelas no máximo, e descontos parcos (zero na Honda). No restante das opções a facilitação era enorme, com taxas zero em 24 a 36 vezes, boa valorização do usado, aprovação de crédito rápida, etc…
              Bom, na linha dos carros mais de entrada eu não pesquisei. Talvez para Onix e Prisma as facilidades estejam maiores.

              • Ernesto

                Eu mesmo não fui na GM, só comentei sobre o que o pessoal tem falado. Em outubro do ano passado eu peguei um Fox Rock in Rio 0km e paguei 44.000,00. Um bom desconto sobre o preço de tabela que era, se não me engano, 51.000,00. Além disso, tinha mais de 7.000,00 em bônus do cartão VW que me fez pagar em dinheiro somente a diferença de R$37.000,00. Para pagamento à vista eu sei que a VW trabalha com ótimos descontos. Mas para quem precisa de financiamento, aí VW eu não acho bom negócio devido ao juros alto. Sobre as marcas japonesas, Honda me parece que está dando ótimos descontos no Civic, por questões óbvias. Na Toyota, desconto só na linha Etios. Nissan também costuma ter bons descontos, mas não sei no financiamento. Por falar em financiamentos, no “zero de juros” você pode ter certeza que o financiamento será calculado pelo valor de tabela do carro. Para quem não tem muito dinheiro, infelizmente é a saída. Ps.: Eu e muitos outros leitores aguardamos pelo novo relato do seu C4 Lounge.
                Abs

          • MauroRF

            Acontece muito isso de se limitar às 3 no interiorzão. Morei no interior de SP, e lá VW e Fiat, além de GM, são queridinhos da imensa maioria da população.

          • automotivo

            o problema maior de outros modelos, é que se comprar, casa com ele…lembre-se que uma certa parcela compra pensando em revenda..

            • É, eu sou meio avesso a essa questão de comprar o carro pensando na venda, mas cada um tem suas prioridades.

      • André Pessimista

        Decepcionado com o consumidor brasileiro? Meu, que frase presunçosa!

      • Ailton

        A GM vende principalmente pelos descontos e pra venda direta são imbatíveis.

    • Só espero que se chame ix25, pois fica mais bonito. Risos!
      Realmente a Hyundai mostra que não brinca em serviço. Imagina o quão a montadora vai crescer quando assumir todas operações da marca no Brasil.

    • Senhora Liberdade

      isso sem falar das inumeras linhas para cada modelo do portifolio das quatro grande

    • Gran RS 78

      Verdade, sem mencionar que a Hyundai tem menos concessionárias que as outras concorrentes.

    • automotivo

      com apenas um veículo………….. em 2 versões

    • Samuel Fialho Pereira

      E o mais interessante não é isso, talvez ninguém notou ou não fez questão de mencionar, a Fiat perdeu a liderança em praticamente todos os mercados, sendo que ela era líder à aproximadamente uns 20 anos…

  • Matheus Cavalheiro

    O Cruze não está entre os 50?

    • Matafuego

      The Walking Dead. A GM deixou o Cruze muito careta depois do facelift. Só vai voltar a vender alguma coisa quando lançarem a nova versão.

    • Alexandre

      Olha ai..a briga na parte de baixo tá feia..Cruze x C4 x Focus…

      • Alexandre

        Interessante também o caso do focus, tem um modelo moderno e com facelift recente. Caiu muito com a concorrência. Não chega a 800 unidades/mês (sedan+hatch). O Civic/Corola quando estavam/estando à beira de uma nova versão vendiam muito mais e ainda sem ter o hatch. Acho meio injusto de certa forma pq parece um carro o nível dos demais concorrentes. Talvez a ford demore demais para reagir ao mercado, por exemplo, colocando um motor turbo, etc.

        • Lucas086

          Negócio do Focus é esse câmbio PowerShift, a galera tem desconfiança, até carro de test drive tem dado problema com cliente… tenho certeza que se ela colocasse um câmbio automatico com conversor de torque, ele venderia mais.

          • Marcelo SR

            Verdade. Esse Poewrshift queimou o Focus demais.

          • Michel Soares Pintor

            Eu mesmo teria comprado um Focus senão fosse por causa desse câmbio!

            • Elton Lopes

              Já vi muita gente deixar de comprar, veículos Ford por conta do PS. Inclusive tenho um amigo que quer vender seu Ecoesport PS, devido a problemas.

              • fbl

                ford so processando pra resolver as zicas com eles

            • Janderson von Neumann

              Eu comprei justamente por causa do câmbio, o melhor que já ví até hoje, lixo é o CVT do Corolla, não gostei daquele câmbio.

              • Jackson A

                Lixo ? Sério ? nem se compara.

              • Rafael Neves

                Cara não sei o do Corolla, mas o do HRV é mil vezes melhor que o PS… tive um Fiesta Sedan PS e acabei de me livrar dele…”Patina” demais esse cambio.. Abs

          • Ananias

            PowerShit.

          • MauroRF

            Esse é o problema. Não tem 2.0 manual, o que poderia amenizar o problema do PS nas versões superiores, então o cara é obrigado a ficar com um manual e 1.6. E o desempenho do 1.6 não é lá essas coisas, sobretudo quando carrega o porta-malas e vai mais gente nunca viagem. Aí o povo vai pra concorrência. O certo seria eles colocarem logo um AT, mas aí eles vão assinar atestado de que o PS é porcaria.

          • Vinicius

            Os problemas do powershift continuam ou foram só os primeiros? Não lembro se li em algum lugar que iam modificar ele para resolver.

            • Rafael Neves

              Continuam…

          • Rafael Neves

            Eu me livrei de um Fiesta Sedan Powershift… cambio muito pouco confiável… as vezes funciona muito bem, em retomadas “patina” e é um defeito irritante

        • CharlesAle

          A Ford tem de reconhecer que o câmbio PS está atrapalhando as vendas desse ótimo carro..

          • Ken

            Tá vendo? A crise pega primeiro zé povão.

        • André Pessimista

          O problema do focus é olha pra segunda geração e depois pra esse.

          • MauroRF

            O problema do atual é o pouco espaço interno e o acabamento que apresenta problemas, além da montagem ruim. O Focus tem uma tradição que não condiz com esses problemas, e a concorrência não fica brincando em serviço. O acabamento e a montagem do MK1 eram muito bons.

      • PerobaC

        Feio está o segmento de hatches médios.
        Nem a soma geral (pouco acima de 3 mil unidades) consegue fazer sombra aos números do líder dos sedãs médios, Corolla (5 mil unidades) …

        • Ernesto

          Verdade. Golf líder em Fevereiro com 907 carros vendidos. É pouco, hein?

      • Ken

        O Fusion só vendeu 300 unidades, mais uma prova que a crise pega primeiro zé povão, BMW, Audi e Mercedes mantendo a média.

        • Janderson von Neumann

          Tu é louco mesmo ou só pode ser desinformado, quem é o zé povinho que compra Fusion ?, um carro de 139 mil reais, parabéns por ser tão milionário.

          • Ken

            Amigo, veja bem vc. Os compradores deste popular grande, o fusion, fazem a conta se a parcela cabe no salario, geralmente o preco final nao é fator decisivo. Como vc explica a queda de aprox 700 unidades mensais para 300 do fusion? sendo que BMw audi e MB perderam so´ 10%

            • Ken

              adendo, se a jac rechear o j3 de opcionais e o vender a 139k ele dexa de ser popular?

        • MG

          Comprei um Fusion, peguei ontem, deve ter entrado nessa conta ai.

          Mas notei que esse segmento caiu bastante esse ano.

      • Olha o Sentra começando a encostar no Civic… ao que parece o pódio será do trio japonês em definitivo e lógico com a chegada do novo Civic, o Sentra viverá em eterno terceiro luga, exceto se inovar. E surpreso com a venda do Lancer, só por ser japonês, pois manter 120 unidades, sendo um dos piores da categoria (motor velho, câmbio CVT antigo e acabamento do interior digno de popular) e caro, é um grande feito.

        Notei a falta do Hyundai Elantra… o que será que houve?

      • fbl

        Isso nem é liderança, é uma surra mesmo…rsr Daqui a pouco ate a Classe C passa o focus powershit!!!

    • Vagnerclp

      E o Focus na linha da misericórdia.

      • Ken

        Os Consumidores da Ford tão tudo sem grana!!!

        • RED883

          Os consumidores Ford cansaram da assistência técnica da Ford, principalmente depois do cambio Powershift…

          • Ken

            É o somatório de tudo.

          • Rafael Neves

            Verdade… eu fui um deles!

        • MauroRF

          Não é sem grana, estão é fugindo da marca pelo péssimo pós, defeitos nesse câmbio PS. Eu mesmo sempre tive Fords e pulei pra Honda e é outro nível o atendimento. E, convenhamos, em tempos de crise, vai ter menos gente apostando em marcas com histórico negativo.

          • Ken

            Concordo com seu ponto de vista, ainda não tinha pensado nisso.
            Parabéns pela escolha.

          • edbil

            Aqui na minha cidade comprar peça na ccs é outro nível de preço também.

          • Janderson von Neumann

            Engraçado, aqui em Porto Alegre é exatamente o contrário, muito Ford novo na rua, ótimo pós venda, sem relatos de problemas…, vai entender né, parece que estamos falando de outro Pais.

            • João Ricardo da Silva

              Aqui na minha cidade também há muitos focus, fiestas e Ecos com PS e não há reclamações. Meu primo possui um fiesta PS e está satisfeitíssimo com o carro. Minha intenção é pegar um Focus e de preferencia com o PS, o qual fiz o teste drive e é espetacular.

          • Rafael Neves

            Concordo em gênero, grau e espécie contigo… Pré, Trans e Pós venda da Honda IMBATIVEIS… nunca havia experimentado e confesso que tudo, eu disse TUDO o que falam da Honda é verdade…

            • MauroRF

              Olha, é verdade, atendimento 100% bom até agora, mesmo para coisas bobas. Eu encostei o para-choque dianteiro um pouco mais forte e ele se soltou um pouco. Levei lá e me atenderam na hora, sem frescura, sem nenhum porém, nada. Só me disseram que, como não tinha técnico disponível exatamente naquele modelos, perguntaram se eu podia esperar meia hora ou se queria agendar outro dia, eu esperei os 30 minutos e pimba, atenderam e arrumaram na boa. Bateram na lateral esquerda do meu City, entre a aprovação do conserto pelo seguro e a entrega foram 3 semanas, e fizeram direitinho, ou seja, havia peças em estoque, essas coisas, o consultor ia me informando do andamento do serviço. Jamais tive um atendimento desse na Ford. Os carros da Honda são mais caros e menos equipados que seus concorrentes, mas têm qualidade e um pós que te “prende” na marca.

            • 0terceiro

              Explique-me por favor o que é TRANS-venda.

              • Rafael Neves

                Trans venda é todo processo que inclui entrega do carro e explicação das funcionalidades do veículo que é feito geralmente por outro funcionário que não o vendedor que o atendeu na CSS

              • Rafael Neves

                Todo processo que envolve recebimento de usados utilizados na troca, além de toda parte de entrega do veículo e explicação de suas funcionalidades que é feito, geralmente, por um outro funcionário que não o vendedor que o atendeu.

                • 0terceiro

                  Valeu pela explicação!
                  Agora não tô mais boiando, hehe

                • MG

                  Isso mesmo, o nome na verdade é ‘entrega técnica’.

      • edbil

        kkkkkkkk, essa foi boa, linha da misericórdia. :-D

  • Omega

    GOL em 10º…… após esta remodelação, irá cair mais ainda…

    • thi

      ????

    • Antonio

      Não estão comprando Gol esperando a versão nova, o mesmo acontece com a S10

      • T1000

        mas oferecer o antigo com desconto poderia aumentar as vendas

    • Chicão ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Os caras torcem pra ter menos carros na disputa hahahah
      Impressionante o haterismo.

    • edbil

      Eu acho que pode cair mas não é nem por causa disto, é por causa do portfólio da marca mesmo. Com a chegada do Up o Gol ficou meio avulso. Quem quer um carro mais simples vai de Up quem quer o próximo da linha geralmente vai de Fox.

    • Não acredito que vá cair. O motor mais moderno tem algum potencial para dar um fôlego ao Gol no médio prazo, apesar de eu apostar que ele no máximo se mantenha entre 5º e 10º na tabela.
      O que mais me impressiona é como a VW tem perdido terreno no geral. Entre os 10 primeiros, só Gol e Fox. Se considerarmos a Strada, o Gol sai do Top 10.

  • Mauro Moraes

    E a Toro impressionando: menos de 10 dias de vendas já ocupa a sexta posição nos comerciais leves.

    • Deadlock

      E roubou algumas vendas do Renegade, que caiu para segundo entre os SUVs.

      • pedro rt

        o renegade caiu por causa do preço elevado, tem aumento quase toda semana, nao por causa do TORO

        • Deadlock

          O Renegade ainda está mais barato que a HR-V. Se ultrapassar o valor da HR-V aí vai vender ainda menos.

          • Depende… o Renegade segue a política de opcionais da Fiat, o que acaba o deixando caro, onde até mesmo a versão Limited tem uma porrada de opcionais. Pra vir com um multimídia igual ao do HR-V e com pintura metálica, o Renegade nesta configuração sai por R$ 99.940, e HR-V sai por R$ 98.100, mesmo sendo pouca diferença, o HR-V fica mais barato e está sem sobrepreço por determinação da Honda, já o Jeep, depende da concessionária.

  • SDS SP

    Interessantes esses números da Toro. Agora precisamos saber como serão os próximos meses, pois nas primeiras semanas entram as unidades de test drive (a Fiat possui cerca de 500css espalhadas pelo Brasil)…

    • Vagnerclp

      Pois é: aqui em São Paulo eu só vi uma de test-drive circulando porque passo em frente a uma Fiat Itavema.

    • CharlesAle

      Será que a Toro ajudará a Fiat a recuperar Market Share? Esperamos que sim..Pois tem dado exemplo e investindo, mesmo com essa crise aguda!

      • edbil

        Fiat investindo? Acho que não viu. O Linea está parado no tempo, Punto também. A família Pálio ainda não foi atualizada para as linhas do modelo novo. Estes modelos que estão chegando agora são só aproveitamento da fusão com a Chrysler, produtos prontos “adaptados” para nosso mercado.

        • Elton Lopes

          O que ele quis dizer é que está mudando. As mudanças não acontecem da noite para o dia, ainda mais se tratando de veículos, demanda tempo.

          • edbil

            Faz muito tempo que o Pálio modelo atual saiu. Já era para ter atualizado a weekend e a strada. O modelo do Linea já morreu de velho. Pode ter certeza. Não é mesmo questão de tempo.

            • 0terceiro

              Diz aquele planejamento da FCA para os próximos anos
              que veremos muitas mudanças no line-up da Fiat Brasil.
              Como diria o AB: “vamos aguardar” e ver o que vai chegar de novidade.

        • 0terceiro

          Carros como a Freemont você pode enquadrar nesta categoria,
          afinal é um Dodge journey com algumas modificações.
          Agora, querer enquadrar Renegade e Toro como “produtos prontos, apenas adaptados para nosso mercado” acho muita forçacão de barra.

    • Mauro Moraes

      Embora alguns culpem as “unidades test drive” no número relativamente elevado da Toro, Lembrem que este “fenômeno de aceitação instantânea” não foi observado no Gol 2017 lançado na mesma época e muito menos no up! em 2014.

      • SDS SP

        Por isso devemos ver o desenrolar dos meses, embora eu considere que a Tora irá roubar clientes de outras categorias.
        Com relação ao Gol, o mesmo não recebeu nada de significativo, tirando a motorização, não ficarei impressionado se continuar com o mesmo volume de agora. Quanto ao Up, existe na minha opinião uma excessiva gama de versões que chegam a custar mais de 50 mil o que afasta a clientela que vai comprar um usado ou um carro de categorias superiores. Uma pens, pois o produto é bom, porém suas qualidades ficam invisíveis aos olhos do leigo consumidor.
        O que contribui também para a não decolagem do Up é queda do poder de compra do consumidor dos populares (O Onix está sofrendo para atingir 10 mil unidades), além do Uno e Palio que a cada mês que passa, vendem menos.

  • Leozeradf

    O Corolla sozinho responde por 44% das vendas da categoria. Fico imaginando quando colocar Controle de Estabilidade.

    • Lord Saboteaur

      E é por isso que eles não vão colocar… maximização de lucros, e a vida do hu3 não interessa…Afinal, é um Toyota!

    • th!nk.t4nk

      O mais engraçado é que até o Uno vai ganhar controle de estabilidade nos próximos meses, na versao 1.4. Tá ficando cada vez mais feio pra Toyota.

    • edbil

      Acho que isto não acontecerá até que seja obrigatório. Uma empresa, qualquer uma, obviamente quer vender. Fica atenta ao que seu consumidor procura. Se o cliente da marca não está demandando isto para que ela vai colocar? Os números estão aí para mostrar a realidade.

      • MMM

        Exatamente. Isso é uma carta na manga da Toyota. Quando lancarem o novo Civic, se as vendas do Corolla forem afetadas, eles colocam ESP e mais alguma coisinha pra anunciar as novidades.

    • Freaky Boss

      se tivesse já colocado eu teria comprado. Não colocaram, perderam 1 cliente. Fui de concorrência.

    • oscar.fr

      Sinceramente, acho que são poucos os consumidores que deixam de comprar o Corolla por falta destes equipamentos.

  • jkpops

    Talvez o Gol venda mais um pouco em Março com a remodelagem se podemos dizer isso por dentro até parece outro carro mas por fora! o interessante é que entre a 1º e a 3º colocada temos uma diferença de apenas 2243 unidades e um um mês tudo pode mudar tanto a VW como a Fiat podem subir no alto do pódio esse mês..

  • Felipe

    Algumas modelos excêntricos como a Toyota Tundra e o Dodge Charger são novidades… possivelmente importação independente. Já a volta dos que não foram como a VW Kombi e Toyota Bandeirante, serão eternas incógnitas.
    Mas misterioso mesmo, é o que uma GM Sonoma está fazendo aí na lista.
    E o curioso é que uma revenda Toyota virou nome de carro da marca e a Engesa vendeu um EE34. Será do exército?
    Enquanto isso, a Fiat emplacou um modelo de “comercial leve” com seu nome, Ford e Iveco amargam o emplacamento de apenas uma Transit da primeira e duas Daily da segunda.

  • jkpops

    Lifan 19ª e Suzuki 20ª logo as duas que aqui em são paulo São representadas pelo Pró auto grande lojista da zona norte de são paulo esse lifan X60 com cambio automático venderia umas 400 unidades/mês

  • Filipo

    A Nissan está voltando a vender bem o Sentra (ficou a 6 unidades de passar o Civic), Versa e March (que deram uma boa subida).
    Se os dois pequenos da Nissan continuarem a ganhar espaço, ela se consolida no 9° lugar, o que não é ruim.
    Fico impressionado com o jurássico Tucson, que não vende nada mal, até hoje, sem esforço algum da Hyundai.
    * GMC Sonoma e Toyota Tundra foram importadas!

    • Kleverson Gomes

      Eu vou te falar o pq da Tucson vender bem: Espaço de SUV médio, preço de SUV de entrada, motor acima dos SUV de entrada, e tecnologia maior que um SUV do preço do dele. Só falta o ESP e um câmbio manero msm!

      • invalid_pilot

        Mas você leva um carro de 2006 pra casa… Pode ser tudo isso,mas é defasado e já cansou esse visual

        • Mauro Moraes

          Se o visual da Tucson já cansou, o que dizer do visual dos VW, todos com a mesma cara. Padrão lançado há mais de 10 anos.

          • Caio Alcântara

            Esse ”padrão volks” lançado no fox se não me engano na linha 2010…nem cheira e nem fede…Mas a Tucson com esse visual ”anabolizado” é feia demais.

            • Feio é questão de gosto pessoal. Continuo achando o Duster e o Tucson bonitos e em geral as pessoas pensam que eles são mais caros do realmente são, logo faz com que eles vendam bem, afinal o Brasileiro compra carro por status.

              • Caio Alcântara

                Sim gosto é pessoal…cada um com a sua opnião.

          • invalid_pilot

            Linha Gol é outra que ta fazendo hora extra… A VW sempre teve essa de mudar pouco e quando muda mantém esse estilo sóbrio.
            Ninguém é obrigado a gostar e a comprar.

          • SDS SP

            É o padrão VW e não vai mudar tão cedo. Quem não curte está indo para concorrência.
            Pra mim, não cheira e nem fede…

      • Lucas086

        Resumindo: vende pq é “barato”! Ela não tem como brigar em mais nada, vai brigar no preço. Se todo carro defasado fosse assim, ainda teríamos alguma esperança.

      • Filipo

        Concordo contigo em quase tudo, menos quando fala que tem tecnologia maior que um SUV de mesmo preço.. Que tecnologia? Tudo nele é defasado! Como você disse, o câmbio é péssimo e não tem mais que 2 airbags, muito menos ESP.
        Seu motor também é a versão antiga do 2L da Hyundai, que gera pouco torque para a cilindrada.
        Em suma: Pode ser um carro espaçoso e confortável por um preço razoável, mas como todos sabem, é beberrão, não anda bem e seu acabamento é apenas razoável.

    • Freaky Boss

      pra mim o custo benefício do sentra é melhor do que o do civic. e não é pouco.

  • Burnout

    Caraca, o Peugeot 308 e 408 nem estão no TOP 50 hahaha. Que coisa!

    • th!nk.t4nk

      Uma pena. Nao sei sobre o 308 sul-americano, mas o europeu é excelente.

  • Guilhe

    Focus foi outro que caiu bem tb ein.

    • MauroRF

      Uma pena, tive dois faz um tempo, um carro muito bom.

  • Thiago Aguiar

    Vai Ford, aumenta mais o preço do Fiesta….kkkkk

    Sem dúvidas um bom carro, mas com tanto aumento ela tá matando o bichinho.

    • Chicão ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Se preço fosse justificativa, o Fit não venderia tanto pro preço que ele custa.
      Fora o seguro e manutenção serem bem mais caros.

      • Lucas086

        Penso que Honda a pessoa tá pagando mais pela grife do quê pelo carro, pq pagar 66 mil em um Fit Lx… Fiesta tinha tudo para vender bem, não fosse a ganância da Ford, nacionalizou e piorou o acabamento, ai traz o NF seda com acabamento bem melhor, e ainda aposta no Powershift, a Ford devia era ter uma automatico de verdade, o powershift está mais que queimado.

        • MauroRF

          Acho que é a fama da Ford no geral. O pós dela é ruim, e já tem muita gente sabendo. O câmbio PS tá queimado, o que atrapalha as vendas de Fiesta e Focus. O Fiesta perdeu vendas para o Ka, mais em conta um pouco e mais espaçoso dentro. E tem a crise. Eu acho que é aquela coisa da confiabilidade que as marcas japas conseguiram. Em tempos de crise, você investe num Ford com esse histórico todo ou vai naquela que atende bem e tem fama de confiável? Veja os números de vendas do Etios, não achei nada mal pela feiura e pela falta de equipamentos dele, mas converse com os proprietários de um, a maioria gosta, diz que é econômico, que anda bem, que é bem atendido na CSS. O Etios, nos usados, vende bem. Meu irmão tentou comprar um usado e disse que está difícil encontrar um com preço bom.

          Tive um New Fiesta PS hatch, foi só dor de cabeça, o atendimento foi uma droga, várias daquelas reprogramações que não resolveram nada, vários barulhos de acabamento (isso porque era o Titanium). E isso não aconteceu só comigo, então, a notícia corre.

          • th!nk.t4nk

            Desculpa contrariar, mas acho que 90% da explicaçao é apenas o preço do Fiesta mesmo. O básico beira os 50 mil. No lançamento era 38 mil, por isso vendeu tanto. O Fit é uma situaçao bem diferente, pois a Honda é uma grife fortíssima na cabeça do brasileiro. A Ford nao acho que tenha fama ruim, apenas é normal. Só concordo em relaçao às versoes de topo automáticas, pois aí sim o PowerShift está queimado no mercado.

            • MauroRF

              Imagina, cara, cada um tem sua visão. Concordo que o Fiesta tá muito caro. Quando lançou a versão nacional, minha cunhada pagou 38990 no Fiesta S, o qual ela tem até hoje, e ela comentou comigo estes dias quando soube do preço do New Fiesta hoje, achou um absurdo (não só ela, mas todos nós achamos). E não só a Honda, mas a Toyota também é uma grife. É incrível como o Corolla vende. E a Ford tem produtos muito modernos, mas têm montagem desalinhada, acabamento piorado e o pós questionável. Uma pena, porque os carros são bons e modernos, e são bem equipados também.

          • Lucas086

            Concordo com vc cara, a fama da Ford é muito ruim, e olha que ela tinha tudo para brigar lá em cima nas vendas, mas já já tá perdendo para hyundai, eu gosto do Fiesta, meu vizinho tem um Tittanium manual, muito bom o carro, mas ele mesmo disse, Ford nunca mais. O que fizeram com Fiesta, acabacaram com o acabamento do carro, erros de montagem, pintura e tal, foi desgastando a imagem do carro e ai vem aumentos de preços, que ocorreram em todos, mas sei lá, parece que pegou mais no Fiesta, sem falar no Powershift… eu tinha sonho de ter um tittanium manual, quando troquei de carro, não achei 1 para vender.

            • MauroRF

              Nossa, o que o fez não querer mais ter um Ford? Os motivos que eu coloquei acima? Porque o manual não tem um dos piores problemas, o câmbio PS. Por acaso, ele acha que o carro anda bem? Sente falta de força em baixas rotações?

              • Lucas086

                Não não, ele teve problema no ar do carro, ai enrolaram durante 3 meseS, um dia, ele simplismente largou o carro na ccs e disse: me entregue pronto. O carro passou lá quase 1 mês esperando um compressor do ar, isso na começo de 2014, ele só continua com o carro pq gosta muito, mas já disse que por essa e outras coisas, é o primeiro e ultimo Ford. Ele foi fazer uma revisão lá de 20 mil km, a atendente quase abre a cabeca dele querendo convece-lo de fazer uma descarbonizacao do motor no valor de 1300 reais!

                • MauroRF

                  Putz! Então, esse é um dos grandes problemas da Ford. Uma prima minha tem um Focus GLX 1.6, o MK 2,5. Ela mora em Sorocaba, e um motoboy estourou o retrovisor esquerdo, ou seja, nem dava para dirigir. Ela procurou a peça na concessionária de lá, em Campinas e até aqui no ABC, onde mora minha tia. Foi só na Mix de São Caetano que deram o melhor cenário: 30 dias!! E a peça demorou 40 dias para chegar. Sabe o que ela fez? Foi a um ferro-velho e encontrou um único retrovisor na cor prata. O cara do ferro-velho disse que esses retrovisores do Focus são disputados a tapa porque não é fácil achá-los nem na rede autorizada. Mesmo assim, falei para ela comprar e deixar guardado de reserva o retrovisor da Mix porque, hoje em dia, é muito fácil estourar retrovisor, principalmente com muitos motoqueiros doidos. E tem um detalhe nessa história toda: o retrovisor do MK3 é praticamente igual, então quer dizer que se eu comprar um MK3 e precisar do retrovisor, terei que provavelmente esperar? Enquanto isso, dia 20/12 do ano passado, um motoqueiro (de novo eles!) furou o farol vermelho e acertou com tudo a lateral esquerda do meu City (já é o modelo novo, 15/15). Estourou, claro, o retrovisor e amassou bem as duas portas, que foram trocadas. Como era época de Natal e fiquei em cima do seguro, o seguro liberou o conserto na CSS da Honda daqui de Santo André (a André Ribeiro) no dia 28/12. Dia 20/01, meu carro estava pronto. Ou seja, não faltaram peças, serviço bem feito, excelente atendimento na CSS Honda. O responsável do setor de funilaria ficava me ligando informando do andamento. É outro nível. E eu sempre tive Fords antes e continuo gostando dos carros dela (e gostei dos Honda também, rs). Mas a Ford, nesse nível de atendimento de hoje, não dá. Só para você ter uma ideia, o New Fiesta que tive tinha um barulho vindo do banco, falei para o consultor na revisão, quando peguei o carro e saí, o barulho continuava, voltei e reclamei, ele disse “ah, o tapeceiro não está, vamos ver que marcar outra hora para ver isso”. Meu City já teve o famoso barulho da grelha (“churrasqueira”), levei na CSS e qual foi o atendimento? Impecável, resolveram na hora, sem desculpa nenhuma. Semana passada, estava chovendo muito quando fui a uma farmácia aqui perto e encostei o para-choque dianteiro um pouco mais forte na parede do estacionamento (eu deveria ter sido mais atento, claro). O para-choque ficou um pouco fora do lugar (se soltou um pouco), fui à CSS sem marcar horário, nada, falei com o consultor, que me atendeu muito bem e disse que todos os mecânicos estavam ocupados naquele momento, foi lá falar com a equipe, voltou e disse que atenderiam em meia hora no máximo ou que poderíamos agendar um horário. Eu aguardei a meia hora no local, fui atendido, o mecânico simplesmente desparafusou a peça, encaixou no lugar, aparafusou e tudo certo. E ele disse “qualquer coisinha, sempre venha aqui, por favor”. Ele me explicou que o para-choque tem encaixes. Quando, por impacto, a peça se solta, não pode apertar com a mão (como eu quase pensei em fazer) porque pode, nesse caso, danificar os encaixes. O correto é desparafusar, soltar a peça e depois reencaixar e reaparafusar, ele me explicou. É interessante porque eles dão toda a atenção (e explicação) para coisas bobas como um para-choque que se solta. Estou muito satisfeito (e bem surpreso positivamente) com o atendimento da Honda, pelo menos na CSS André Ribeiro daqui de Santo André.

                  • Lucas086

                    Vc resumiu bem o que acontece hoje nas vendas: Ford cada vez mais descendo e a Honda, apesar de carroa caros, mostrando excelência em atendimento, fidelizando sempre clientes. Já que vc citou ter um city, o que acha do carro? Tenho um primo que a esposa tá pensando em um, mas tá com medo de pagar 74 em um Ex…

                    • MauroRF

                      Eu gostei dele por ser bem prático, econômico e espaçoso que só. Pode colocar 5 ocupantes sem medo, e o porta-malas é grande. Só acho ele meio fraco quando coloca 5 pessoas, principalmente se carregar o porta-malas. Mas não gasta muito. Com ar ligado em estrada, dá para fazer até 15 km/l com gasosa, e já fiz 11, 11,5 com álcool. Cidade faço 7,5, até 8 com trânsito normal e 6, 6,5 com trânsito pesado, ar ligado 50% do tempo, digamos (na estrada, ar ligado 100% do tempo). Se ele tivesse motor 1.8 e os controles de tração e estabilidade, seria praticamente perfeito, porque custa caro o danado. No meu caso, sou eu e a esposa apenas, além da cachorra, rs. Mas como temos casa no interior, a gente leva muita tralha nas viagens, e o porta-malas dá conta do recado sim. O que eu diria é que, para um carro familiar e condução tranquila, dá sim. Ultrapassagens são seguras porque você pode dar um toque na borboleta para ele “reduzir uma marcha” ou pode ainda afundar o pé no acelerador que ele reduz a relação imediatamente e sobe o giro até 6000 rpm (que é quando ele tem força), e as ultrapassagens ficam sossegadas. Na cidade (e na estrada também), se não pisar muito, ele mantém a rotação sempre baixa, é aí que economiza combustível. Mas, sim, tá, caro. Se ela for comprar agora, ainda tem unidades 2015 em estoque, aí ela talvez pague menos, porque o EX praticamente não sofreu mudanças no 2016, foi mais o EXL (que recebeu CMM e airbags de cortina).

                    • Lucas086

                      Pois é cara, gostei do relato. Esse consumo na cidade é com álcool né? Se for gasolina, achei puxado, tá fazendo o que minha faz na renegade… ela vai andar 99% do tempo sozinha, mas vai ser o carro de viagem deles, meu primo tem uma saveiro, então assim, eu disse pra ele isso, o carro é bom, é Honda e tal mas achava caro… só para comparação, eu consegui um Cruze sport 6 branco automatico por 72 mil e ainda davam o ipva, certo que vai mudar, mas pelo menos é um carro medio e mais equipado. Meu negócio é só preço nos carros da Honda, acho muito investimento para retorno na média dos concorrentes, tirando o pós venda, claro.

                    • MauroRF

                      Isso, com álcool, rs. Esqueci desse detalhe. Quando vou viajar, coloco gasolina. Preciso encher com gasosa e andar só na cidade para ver, com ar ligado e desligado. Na verdade, esses 6, 6,5 com trânsito pesado é anda e para mesmo, e ar ligado. Não ando muito com o carro na cidade, é mais quando vou visitar cliente (trabalho a maior parte do tempo em casa). Mas nas poucas vezes que peguei trânsito pesado, fez isso no álcool e ar ligado. Agora, com trânsito normal, eu alterno o uso do ar (por isso que citei 50% de ar ligado, mais ou menos), e aí dá os 7,5, até 8 dependendo do caso. Só não pode pisar muito, o esquema é acelerar e deixar o carro ir desenvolvendo naturalmente, sem que o giro suba muito (essa é a vantagem do CVT). Ele tem o econômetro e a luz azul/verde, azul quando está gastando mais, verde quando é condução econômica, eu, quando vejo a luz azul acesa, alivio o pé até acender a verde, mas contanto que o carro não perca velocidade. É um “exercício” que se aprende e, quando pega o jeito, fica fácil, aí gasta pouco.

                      Sim, concordo, muito investimento para menos retorno, comparando com a concorrência. É bem essa a definição, mas o pós acaba compensando. O Cruze, se você não se importar com a mudança, eu acho um bom negócio, para ser sincero.

                      No caso do uso dela, sozinha o tempo todo, aí vale a pena sim porque vai andar até bem e gastar pouco, mas tem que “aprender” a usar bem o CVT, senão acaba gastando muito. Para viagem, é ótimo sim, quando está a 110 km/h no plano, fica em 2000 rpm, e 2200 a 120, mas no plano. Se pegar uma subida, o giro sobe, e fácil. Mas aí é só “dosar” o pedal do acelerador. Quando acontece isso de subir o giro na estrada, eu doso para tentar encontrar o melhor ponto, tipo, manter o máximo a velocidade possível, mas fazendo a rotação cair o máximo que der (quando acende a luz verde). Claro, tem que estar com o piloto automático desligado, com ele ligado, o sistema faz o que precisar para manter a velocidade programada, principalmente subir o giro, demais às vezes (porque ele encurta muito a relação).

                    • Lucas086

                      Valeu cara tá ajudando bastante e consumo muito bom viu, na gasolina deve fazer as 11, então ela está para decidir, eu como consultor da família kkkkk já mostrei as alternativas.

  • Chicão ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Dá pena da PSA (C3 e 208)
    São bons carros que pagam o preço de um péssimo pós-venda.

    • Alexandre

      Mundialmente saiu do vermelho com a reestruturação. No Brasil tá penando mesmo…

    • Gomes

      Mas veja, ambas passaram a Mit e a Peugeot está à frente da Citroen. Com vários fechamentos de lojas, acho que eles estão focando em rentabilidade e deixando o volume. Curiosamente, li uma noticia que a FCA no Brasil “copiou” a PSA e unificou vários departamentos das marcas, agora todo mundo cuida de tudo. Vi também que Mit e Suzuki vão unificar a rede no Brasil….apesar das vendas fracas, PSA tá fazendo escola….baixo volume, alta lucratividade. Muito desse ranking eh mkt, uma forma de mostrar que o market share tá bom….ou alguém pensa que esse monte de Clio foram vendidos para clientes?? Deve ser frota, test drive, licitação, tudo pra dizer que fechou a frente da Ford e que não perde mercado….

    • Moises Sousa

      Aqui em Brasilia o 208 está em 18°. Algo regional, eu sei, mas pode evidenciar que o pós-venda tem melhorado. Dei uma pesquisada no Google, e apenas uma, das cinco concessionarias peugeot daqui foi mal avaliada. Não sei como é msm na vida real, mas acredito que houve uma melhora. E é perceptível o numero de 208 nas ruas daqui. Torço para que isso se estenda a outros locais do Brasil. Outro carro que me surpreendeu no top 20 daqui foi o Versa

      • Atley jackson

        Aqui em Curitiba também é possível ver um 208 a cada esquina, não sei hoje, mas a uns meses atrás vi que 208 ficou somente 7 carros atrás do NF aqui em CWB, isso que são 7 concessionárias da Ford contra 4 da Peugeot.

    • Freaky Boss

      e pagam preço pelo passado da PSA, que no Brasil pisou na bola. Conheço várias pessoas (meu cunhado e minha esposa, só para citar 2 próximos) que juraram nunca mais ter carros da PSA. E cumprem essa promessa até hoje.

    • oscar.fr

      Acho que pagam mais o preço do histórico da marca no Brasil (e, portanto, da fama justa ou não que ganhou) e nem tanto do pós-vendas hoje. A gama atual da Peugeot está bem diferente das passadas. Eu não tenho o que reclamar do serviço de pós-venda. É melhor que o Renault que temos aqui em casa e melhor mesmo que VW que tivemos.

  • Fábio Henrique

    A marca mais vendida nao vende o q o Gol vendia sozinho em um mes, preocupante…

  • Lucas086

    Mais do mesmo, a GM falta trocar o Onix em um risco no chão para fechar negócio, e olha que tem facelift a vista e a galera não para de comprar, agora é um case interessante, o carro que foi depenado com o tempo, vide até os retrovisores pintados na cor do carro a GM tirou, não tem direção eletrica, não tem nem uma preparação para som, imagina um computador de bordo, vender tanto… só no Brasil mermo, e ainda com um design controverso.

    • th!nk.t4nk

      Fora o desempenho horrível do Onix no crash-test, o histórico de problemas com os motores 1.0 e 1.4 da GM na última década, aquelas maçanetas escorrendo óleo, a tecnologia jurássica, etc. O segredo do Onix é combinar espaço, visual moderninho e fortes descontos na concessionária. Essa é a fórmula pra vender.

      • Lucas086

        Justamente, nem participar do programa do Inmetro a Gm participava, se os dados são reais ou não, ai é outra história, mas a Gm deve tá rindo atoa com as vendas do Onix e prisma também, já que o modelo antigo era um patinho feio.

      • Gerson Miolo

        Opinião é opinião mas eu tenho um Onix 1.4 de 106cv e andei no Palio Atracctiv 1.4 de 88cv de um amigo meu e parecia motor 1.0 ( não dá para comparar) e me desculpe mas quem tem motores jurássicos principalmente os 1.4 é a FIAT.

  • Manoel Junior

    TOYOTA/BANDEIRANTE ? 2 unidades, é isso mesmo ?

    • Gomes

      Sempre acontece isso….se vc compra um carro de leilão, carro recuperado de sinistro, etc, vc precisa mudar a documentação, aí aparece como emplacamento de carro novo, porque é a primeira placa ligada àquele novo Renavan. Por isso todos os meses aparecem Fusca, Chevette, Brasília, etc…

  • Runner

    Cadê a Spacefox????? Kkkkkk……..só 80.000…. Vamos comprar, gente….kkkk

    • Ricardo

      Corrigindo: Completa custa 89.500!!!!!!! kkkkkkkkkkkk

  • Ailton

    Sentra vendendo igual civic?! Onde está o Cruze? Alguém sabe falar se o sentra CVT é beberrão igual o fluence?

    • Guilhe

      E o Focus “Fastback” saiu de linha será?????

      • Gomes

        Vendeu 200…. Assustador

    • T1000

      o motor do sentra não é o mesmo do fluence?
      amigo meu tem um sentra, faz 14km/l na gasolina (rodovia pisando leve). Ele está satisfeito.

    • MauricioYu

      O CVT do Sentra sofreu algumas alteracoes e é um pouco mais economico e atualizado do que o do Fluence. A vantagem do CVT do Fluence é que tem borboletas e 7 marchas virtuais. O motor tb é o mesmo, mas no Fluence foram feitas algumas calibragens e o motor ganhou 3 cv no etanol, em contrapartida deve consumir mais. Por tudo isso o Sentra é um pouco mais economico comparado ao Fluence. Mas carros deste porte e peso sempre serão beberroes em uso urbano.

  • Robinho

    Esta ficando bom ver esses ranking mensal, esta saindo da monotonia vivida por anos, ufa até que enfim, viva a concorrência e sem fanatismo por marca é isso ai!

  • zekinha71

    Peugeot vendeu mais que Citroen, milagres acontecem.

  • Marcelo SR

    Eu sempre detonei o Onix, mas a eficiência do motor 1.4 da GM é muito boa e deve ser o principal responsável pelas vendas dele.

    • th!nk.t4nk

      Na verdade o desempenho do Onix 1.4 deixa um pouco a desejar. Nao tem a ver com o motor, e sim com os descontos agressivos que a GM dá nesse carro (que tem aparencia de ser algo superior a Gol, Palio e Up, além de bom espaço interno).

    • Creio que o responsável pelas vendas o ONIX é a telhinha multimídia, que é um diferencial para a categoria. rsrsr

  • Andre Sousa

    Incrível como a GM não percebe que poderia estar com Tracker brigando com HR-V e Renegade, se aumentasse o número de versões e equipamentos de segurança com certeza teria vendas duplicadas ou triplicadas.

    • Tosoobservando

      So se fabricasse no Brasil, pois pra vir do Mexico tem cotas, entao nem compensa.

      • Andre Sousa

        Claro… Eu disse pelo fato do mercado do segmento estar em alta.

    • Jackson A

      Nada contra, mas maioria esmagadora das pessoas não se importa com equipamentos de segurança, isso não faz carro vender no brasil.

  • zekinha71

    Ka em terceiro e up! em décimo quarto, tem um certo blog que deve estar criando as mais mirabolantes teorias da conspiração pra tentar mudar esse números.

  • Ken

    E a Ford com vários populares em seu layout e quase sem anos de Brazil, perdeu mesmo o 4 lugar para Hyundai, com apenas um popular e poucos anos no mercado.

    Fruto de oferecer carros mancos com baixíssima qualidade de construção.

    • Lucas Kopereck

      Se os carros da Ford são mancos,o que deixar para os concorrentes.

      • Ken

        Entra na power lap da revista fullpower, o Golf 1.4 deixou quase 3s para trás o Fracus 2.0, é a diferença de AMG Mercedes F1 para manor…. e não adianta justificar que um é turbo e o outro não, isso não os torna não concorrentes, o camaro é aspirado e tem um dos melhores tempos, custando menos que muitos concorrentes.

    • Guilhe

      O problema da FORD é a política de preços e o atendimento da rede. Os preços subiram muito em toda linha e o atendimento deixa muito a desejar.

      • MauricioYu

        Atendimento da rede é eufemismo né, eles chegam a ser desonestos.

  • Michel Soares Pintor

    Deviam publicar a tabela com as quantidades do mês atual, mês anterior e ano anterior, por questões estatísticas.

  • zekinha71

    Se olharem a tabela desse mês, tudo bem é apenas um dia, mas está muito louca, HB20 em 1º com o dobro do Onix, HB20S em 4º.
    Março pelo jeito teremos novas surpresas.

  • Luís Gustavo de Barros

    44º DODGE/CHARGER 1

    Temos mais um Charger entre nós. Obrigado importadores!

  • Luís Gustavo de Barros

    No meu bairro tem um JAC T8 branco, é muito bonito

    • Felippe

      o que mata nessa T8 é o barulho do motor que parece de carro a diesel por causa de uma helice que gira sem parar kkk, mas é bonito mesmo.

  • rafa93

    Parabéns para a Ford, infelizmente está entre as que mais inovaram sua linha, mas, esqueceram que veículos não vendem sozinhos e possuem manutenção, está provando do próprio remédio ao negligenciar o pós venda.

    • MauroRF

      Bato sempre nessa tecla do que vc disse. É incrível como ninguém da Ford enxerga isso, não entendo como não procuram mudar com tanta reclamação do pós, por exemplo.

  • Felipe

    Sim. Esse slogan foi e é usado pela Caoa desde antes do HB20. Mas muita gente que tem um HB20 na garagem não sabe dessa distinção entre os nacionais e os importados da marca… E o que prevalece é o slogan adotado pela Caoa.

  • André Pessimista

    S10 perdendo terreno e o fiat vaca macho avançando….

  • Gerson Miolo

    Difícil opinar, pois sei que aqui tem vendedores de algumas marcas ou familiares de pessoas ligadas a alguma marca, mas minha opinião e sobre minhas experiências, de amigos, conhecidos destes que me relataram algumas experiências , eu sempre compro carros seminovos ou seja de 3 a 4 anos de uso até uns 30mil km, dirigo em cidades do interior gaúcho e quando estou nas cidades tem muito paralepípedo irregular, tive um Sandero Expression 1.6 2011 e concordo com tudo o que dizem mesmo sendo um DACIA ele é campeão em espaço interno, não gasta muito, não anda muito e nem é muito econômico , plásticos duros ( até não batem muito) acabamento deixa a desejar e aparece a lataria mas suspenção aguentou tudo , depois fui para um HB20 1.6 , um foguetinho perto do Sandero, Direção bem mais leve , econômico pelo que andava , desig moderno externo e interno, mas pelos paralepípedos que eu ando tema frente muito baixa aqui raspa em tudo e pasmem bate mais que o Sandero , agora estou com um ONIX LT 1.4 , ótimo espaço interno ( só perde para o Sandero) se equivale a Fox e Punto e maior que GOL, KA, PALIO etc , motor anda bem pois tem 106cv frente aos 88 da FIAT 1.4, anda até mais que o Sandero e bebe menos que o HB20 e segundo o INMETRO a certificação é A diferente do ONIX 1.0 , que é B, estou surpreso com o carro e eu sempre achava que os motores eram antigos mas esse tal de SPA é muito bom, diferente dos outros jurássicos da SPIN E COBALT, ah tenho um amigo que comprou o novo KA ka e até hoje não solucionaram o pó que entra nas portas e tem uma delas que só batendo forte para fechar, fora isso ele gostou do carro. por hoje é só , mas estou entendendo o sucesso do Onix.

    • 0terceiro

      Rola de um dia fazer uma matéria aqui pro site, não?
      Um “opinião do dono” com os carros que você teve nos últimos anos,
      com os prós e contras de cada um

  • Leandro

    Toyota Ribeirauto, Toyota Bandeirante, VW Kombi, GMC Sonoma, Toyota Tundra e Dodge Charger, interessante ver esses nomes nesta lista.

  • Freaky Boss

    VW GOLF com quase 1000 unidades não está mal não hein…quase 1/3 das vendas do Uno por exemplo.

  • Eduardo Santos

    O Jetta tem um custo benefício ótimo, precisa de uma nova geração pra não cair no esquecimento. Talvez se apostassem no design ele seria um sucesso. Entretanto, se tratando de VW, complicado.
    E já passou da hora desse Tucson sair do mercado. Não sei como continua vendendo.

  • Luís Gustavo de Barros

    Lembram quando a VW vendia 30 mil unidades mensais só em Gol?