_Destaque Mercado

Os carros mais vendidos em maio de 2016

Chevrolet Onix Effect 2014

O mercado de automóveis e comerciais leves teve pequena reação em maio ante o mês anterior, emplacando 162.170 unidades contra 157.610. A alta foi de 2,89%, mas em comparação com 2015 e no acumulado do ano, os saldos ainda são negativos, registrando quedas de 20,88% e 26,32%, respectivamente.

O Brasil vendeu até maio apenas 784.813 unidades destes dois segmentos contra 1.065.211 registrados no mesmo período de 2015. Os automóveis tiveram alta de 4,08% nos cinco primeiros meses do ano, enquanto os comerciais leves caíram 3,23%.

No segmento de automóveis, a líder foi a GM com 17,68%, seguida pela VW com 12,54%. Agora é que aparece a surpresa. A Hyundai ficou em terceiro, sobrepujando a Fiat, que amargou o quarto lugar. A coreana ficou com 11,87%, enquanto a italiana teve 10,86%. A Ford manteve a quinta posição com 9,29%.

Nos comerciais leves, no entanto, a Fiat dominou o segmento com 35,68%, enquanto VW, GM, Toyota e Renault fecharam com 16,40%, 13,94%, 11,85% e 8,26%, respectivamente. A Ford ficou em sexto. No geral, a líder em maio foi a GM com 17,11%, seguida pela Fiat com 14,65% e VW com 13,13%. A Hyundai se consolida na quarta posição com 10,30% ante os 8,98% da Toyota e os 8,57% da Ford, que praticamente abandonou o famoso quarteto das montadoras.

fiat strada adventure extreme 4

No restante do ranking de maio, a Jeep continua na frente da Nissan e a Peugeot à frente da Citroën. Nas luxuosas, a Mercedes-Benz segue líder. Nesse segmento, vale notar a presença da Volvo em vigésimo.

Entre os automóveis, o líder é o Onix. Nos sedãs médios (e demais), o Corolla continua dando as cartas. Para termos uma ideia, seu rival mais próximo no mês passado foi o Civic, que ficou em 23º na geral, enquanto o modelo da Toyota fechou em quinto.

Na lista, vale destacar a dupla Etios/Etios Sedan, juntos entre os 20 mais, enquanto o Uno desabou para inimaginável 25º lugar. O Voyage desceu para 27º. Também é interessante ver a SW4 empatando com o Cruze (antigo). Já o Focus é o líder entre os hatches médios.

Entre os comerciais leves, a Strada ficou na frente em maio, apesar da pressão sofrida durante a segunda quinzena por parte da Saveiro, que no final acabou sendo ultrapassada pela Toro. A diferença de Hilux para S10 ainda é grande. A van mais vendida foi a Master.

Confira abaixo as 20 marcas, 50 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em maio de 2016:

Marcas

1º GM 27.754 17,11%
2º FIAT 23.750 14,65%
3º VW 21.292 13,13%
4º HYUNDAI 16.706 10,30%
5º TOYOTA 14.559 8,98%
6º FORD 13.901 8,57%
7º RENAULT 11.997 7,40%
8º HONDA 10.824 6,67%
9º JEEP 4.508 2,78%
10º NISSAN 3.690 2,28%
11º PEUGEOT 2.396 1,48%
12º CITROEN 2.289 1,41%
13º MITSUBISHI 1.932 1,19%
14º M.BENZ 1.104 0,68%
15º BMW 1.082 0,67%
16º AUDI 830 0,51%
17º KIA 767 0,47%
18º LAND ROVER 551 0,34%
19º SUZUKI 291 0,18%
20º VOLVO 277 0,17%

Automóveis

1º GM/ONIX 10.896
2º HYUNDAI/HB20 9.249
3º VW/GOL 6.914
4º FORD/KA 6.358
5º TOYOTA/COROLLA 5.428
6º GM/PRISMA 5.356
7º FIAT/PALIO 5.290
8º HONDA/HR-V 5.162
9º RENAULT/SANDERO 4.756
10º JEEP/RENEGADE 4.405
11º HYUNDAI/HB20S 4.001
12º VW/FOX/CROSS FOX 3.819
13º VW/UP 3.227
14º FIAT/SIENA 2.883
15º TOYOTA/ETIOS SEDAN 2.510
16º TOYOTA/ETIOS HB 2.436
17º FIAT/MOBI 2.407
18º RENAULT/DUSTER 2.326
19º HONDA/FIT 2.227
20º GM/COBALT 2.028
21º GM/SPIN 2.016
22º FORD/ECOSPORT 2.006
23º HONDA/CIVIC 1.931
24º FORD/KA SEDAN 1.874
25º FIAT/UNO 1.868
26º HYUNDAI/TUCSON 1.796
27º VW/VOYAGE 1.796
28º RENAULT/LOGAN 1.710
29º NISSAN/MARCH 1.486
30º GM/CLASSIC 1.481
31º NISSAN/VERSA 1.407
32º HONDA/CITY 1.294
33º FORD/FIESTA 1.291
34º GM/CRUZE SEDAN 1.120
35º TOYOTA/HILUX SW4 1.120
36º CITROEN/C3 1.005
37º PEUGEOT/208 974
38º GM/TRACKER 844
39º CITROEN/AIRCROSS 828
40º PEUGEOT/2008 814
41º HYUNDAI/IX35 801
42º FIAT/PUNTO 667
43º RENAULT/CLIO 615
44º VW/JETTA 589
45º RENAULT/FLUENCE 547
46º FIAT/DOBLO 531
47º FIAT/WEEKEND 480
48º FORD/FOCUS 471
49º BMW/X1 431
50º MITSUBISHI/ASX 400

Comerciais Leves

1º FIAT/STRADA 4.274
2º FIAT/TORO 3.526
3º VW/SAVEIRO 3.462
4º TOYOTA/HILUX 2.926
5º GM/S10 2.094
6º GM/MONTANA 1.352
7º RENAULT/OROCH 1.290
8º FORD/RANGER 1.129
9º MITSUBISHI/L200 780
10º FIAT/FIORINO 687
11º VW/AMAROK 591
12º RENAULT/MASTER 503
13º NISSAN/FRONTIER 430
14º HYUNDAI/HR 391
15º RENAULT/KANGOO 249
16º FIAT/DUCATO 244
17º IVECO/DAILY 3514 151
18º KIA/K2500 100
19º FIAT/DOBLO 82
20º CITROEN/JUMPER 69
21º PEUGEOT/BOXER 64
22º M.BENZ/SPRINTER 311 58
23º LIFAN/FOISON 45
24º FOTON/AUMARK 1039 43
25º M.BENZ/VITO 38
26º M.BENZ/SPRINTER 36
27º RAM/2500 34
28º PEUGEOT/PARTNER 13
29º SHINERAY/P TRUCKS 12
30º FIAT/UNO 6
31º JAC/T8 6
32º RELY/RELY PICK-UP 5
33º M.BENZ/SPRINTER 415 3
34º JINBEI/TOPIC 3
35º AGRALE/AGRALE MARRUA 2
36º IVECO/DAILY 2
37º TOYOTA/BANDEIRANTE 2
38º TOYOTA/RIBEIRAUTO 2
39º VW/KOMBI 2
40º EFFA/K01 2
41º EFFA/K02 2
42º AGRALE/MA 1
43º ENGESA/EE34 1
44º FIAT/FIAT 1
45º FORD/F250 1
46º GM/EXPRESS 1
47º SHINERAY/DTRUCK 1
48º SHINERAY/TRUCK 1
49º HAFEI/TOWNER 1
50º JINBEI/M35 1

[Fonte: Fenabrave]





  • Jackson A

    Corolla vendendo mais que a soma dos concorrentes…

    • G.Alonso

      Renegade melhorou esse mês também. Só pq ele ficou atrás do HR-V ele está piorando?

      • Robinho

        exato.

        • Jaqueline Albuquerque

          Enquanto isso o Onix continua absoluto! Agradou em cheio mesmo, apesar de ter um carrinho bom como o HB20 como vice. Fico imaginando no segundo semestre quando o Onix vai mudar, aí é que vai vender mais mesmo!

      • Jackson A

        Falo no geral, desde o lançamento da toro que ele perdeu força.

        • Felippe

          no preço que o Renegade custa e pela quantidade que ele esta vendendo, eu acho é que eles ta vendendo muito bem, assim como o HR-V

          • Jackson A

            Que está vendendo bem é óbvio.

            • Gabriel

              E quem disse que rico em crise deixa de ser rico? E que pobre não fica mais pobre?

            • carroair33

              Engraçado ninguem fala do SANDERO que esta vendendo mais que toda a trup do FOX ,gol e up é algo pra se pensar

              • Jackson A

                Realmente não tinha visto o sandero.

              • Edson Fernandes

                Sabe porque? Porque esse modelo vende bem pelos descontos ofertados na hora da negociação. O preço de tabela dele que não ajuda. Não é o mais caro na tabela, porém chama atenção por muita gente que é mais leiga de negociação.

      • Wilibaldo

        E o que vocês acham dos demais SUV’s, por exemplo IX35, com aprox. 800 unidades?

    • Maycon Farias

      Na realidade foi o Honda que caiu, mes de abril ele estava em quinto se nao me engano, e a diferença entre os dois ficou bem menor agora que antes. Já o restante até concordo com você.

    • Edson Fernandes

      Claro que não se salvou, ao preço que cobram nas variantes dele…. tá muito caro. Só motor não resolve se o carro não fica bem equipado. Para alguns isso será chamado de perfumaria, mas o fato que com R$89000 da versão comfortline dele (sem opcionais) custa o mesmo ou mais que carros como C4 Lounge THP.

      Fica dificil convencer o consumidor por um carro perante o preço é mal equipado.

    • Rafael Trindade

      O brasil está sendo tomado por este HB20, é impressionante o número de HB20 na grande Porto Alegre, o Onix nem se fala.

  • Tosoobservando

    Etios e Mobi nos lugares devidos para projetos ruinzinhos como eles. Da proxima façam melhor montadoras.

    • Wellington Myph13

      Mobi esta abaixo do que a Fiat quer e o Etios deixa a Toyota mega contente vendendo o que vende.
      Etios vai subir bem agora com o cambio AT, pode escrever ai…

      • Hugo Borges

        O Etios também é bastante exportado, a Toyota tá tranquila com ele. A próxima geração que vai arrebentar, mantendo o conjunto e colocando um AT6, visual arrojado(parecido com o Yaris) e multimídia, vai acabar com Onix, HB20 e Ka.

        • Pacheco

          Não sei se a Toyota tem esse desejo com o carro. Hj ela vende tudo o que produz e ampliar a fabrica é algo que ela analisa muito bem.

        • Tosoobservando

          Nossa ate parece que vc sera o novo chefe de produto da Toyota kkkk se eles quisessem fazer isso, ja teriam o feito, e estariam em dobradinha com a Hyundai no podium!

          • Hugo Borges

            Se você tivesse um mínimo de inteligência teria entendido o meu comentário. O Etios é EXPORTADO para o mundo inteiro, não se pode mudá-lo só para atender às necessidades brasileiras, a próxima geração, global, com certeza vai trazer as inovações.

            • Tosoobservando

              Mundo inteiro? kkkk quem vai querer isso alem daqui e outros paísecos fud** igual o nosso?

    • Paulo

      Etios é o melhor popular. Só é feio.

      • Pacheco

        Mecanicamente falando, eu concordo. É excelente. Porem é feio e não tem emoção internamente.

        • Edson Fernandes

          Olha, para dizer que é o melhor popular… não.

          Não é possível que um melhor popular seja quem venda tão pouco. Nõa estou dizedno que precise vender muito, mas é fato que existe a não aceitação pela maioria das pessoas.

          Para mim eu não posso também dizer que mecanicamente é o melhor, porque os compactos de nosso mercado não devem em nada em robustez mecanica. Agora, é legal que ela melhore a motorização do compacto para que force os demais a atualizarem também. E nisso eu concordo que ela atualizar faz bem para nosso mercado.

          Mas discordo que mecanicamente é a melhor.

          • Pacheco

            Eu gosto da eficiência do Etios. Já dirigi o carro (motor antes da atualização) e ele realmente me surpreendeu. Acho o carro hj a frente da concorrência quando se fala em rendimento do motor aliado a um conjunto acertado. Mas matava o carro aquele painel e tbm a feiura externa.

            • Edson Fernandes

              Bem… é como eu falo… se dirigir um HB20 1.6 dirá o mesmo, se dirigir um Onix 1.4 ainda que perceba a idade do motor, verá que o rodar é bem satisfatório, se rodar com o Peugeot 208 1.6 (ainda que não seja concorrente direto) verá que é bem interessante…

              Enfim, dei exemplos de produtos que podem também te passar a mesma constatação e mostrar robustez mecanica. Gosto sim do conforto de mecanica que a Toyota adotou, mas não é superior aos demais. É similar em termos comparativos porque há pontos positivos e negativos sem dar mais ou perder perante os demais. (ainda que os FIat eu considere algo desatualizado hoje)

              • Pacheco

                Eu não sei se me expressei direito Edson, mas o que quero dizer é que o Etios é gostoso demais para o que aparenta. Vc olha e acha q deve ser horrivel e acaba curtindo o carro.

                Eu já dirigi o HB20 Automatico com o cambio antigo e o 208 Automatico tbm. O 208 é outro nivel, um sonho de consumo.

                • Edson Fernandes

                  Eu sei, mas vc está dizendo isso sobre a aparencia e o que o carro poderia não dar a impressão, mas é que os demais também são bons, mas depende do gosto da pessoa, eu acho que é acertado o Etios ter o ajuste voltado para o conforto (o 208 também), já que os demais tem uma manobra que eu abomino que é ter estabilidade a todo custo mesmo ferrando a pessoa no dia a dia na cidade.

                  Não que seja exagerado para todos os produtos, mas é fato que hoje parece que ligam ao extremo num rodar melhor na estrada mas rodam 80 a 90% na cidade.

    • Ernesto

      Concordo com o Wellington. Toyota vendendo Etios razoavelmente. Agora, o Mobi…

  • Victor Hugo

    Estranho, aqui em Bh já vi vários voyages atuais e nenhum gol. E a tendência é os preços aumentarem e vendas caírem e mais demissões

    • Joaquim Grillo

      Voyage atual????

      • Victor Hugo

        Com novo face lift

  • DaniloRHF

    Ford, parabéns aos envolvidos! O cenário brasileiro é de crise mas nada justifica tamanha redução.

    • Fábio Henrique

      Pra ver como os comentaristas daqui sao bons de previsao: diziam q a ford ia tomar o 3 lugar da vw/ou gm (depende do ano que estamos falando) e veja onde foi parar: 6!

      • DaniloRHF

        Nunca achei que a Ford fosse superar as outras montadoras. Historicamente a Ford é mestre em ceder o segmento pras outras… Vide Pampa, Ranger, F250, Ecosport… Tecnologia de ponta no exterior e o Brasil pra trás. Preços de Ka e Fiesta muito perto (E altos por sinal)

        • Filipo

          Não concordo! Tecnologia de ponta por aqui também.
          Já os preços, com a exceção do Ka, estão abusivos.

          • Pacheco

            Sim… ela deveria rever um pouco os preços e ofertar uma condição melhor.

            Mas nada adianta mexer em preço, colocar o carro mais top e ter a concessionaria mequetrefe que ela tem. Precisa dar pós venda e principalmente atendimento geral.

            Até pra beber uma água durante a negociação é ruim.

          • Edson Fernandes

            Exceção nada… o ka também está caro.

      • Robinho

        eu nunca achei que a Ford subiria posições, embora na minha opinião está na média das montadoras “tradicionais”…não vejo disparidade alguma entre Fiat, VW, GM e Ford, todas tem qualidades e problemas.

        • Walter Augusto

          Não vê disparidade entre fiat e as demais?

          • Robinho

            Fiat? ta de brincadeira né?

      • fbl

        com tantas reclamações não era difícil imaginar esse destino…

      • Walter Augusto

        Digamos que aqui está cheio de adivinhão…kkkkk

    • azardo

      Cobrando mais de 40 mil por um modelo básico, queria o que?

    • marcelo

      Powershift e uma bomba
      Não tem pós venda
      Não tem peças
      Vendas, atendimento, horrível
      Já e suficiente?

    • Peuooo

      Eu não vejo redução na Ford, muito pelo contrário, até então ele detinha de 7% do mercado, hoje ela esta caminhando para 9%, creio que estamos vendo apenas colocação da marca, mas Toyota, Hyundai estão caindo no gosto popular e estão tirando vendas e mais vendas das 3 maiores… creio que a Ford esteja no pelotão Toyota e Hyundai.

      • Robinho

        isso, como a Ford era primeira a frente desse pelotão, caiu primeiro, agora se preparem as outras, porque na boa se a Ford é ruim, GM, Fiat e VW tbm são, ja tive carros de todas essas marcar e sinceramente? tudo farinha do mesmo saco.

      • Edson Fernandes

        Opa, peraí.

        A Ford se eu não me engano até 2013 tinha 10% do mercado pra ela. Grande parte das vendas eram focadas em Ecosport e Fiesta (hatch e sedan).
        ´
        É fato que as ameaças que ela sofria não atingiam pq ela foi agressiva com o Fiesta e o Ecosport não tinha até então grandes concorrentes. Hoje com a concorrencia que possui, ela perdeu muito mercado.

        So que a Ford sempre se manteve com a crista alta e nunca se sujeitou a querer dar otimos descontos nos produtos e somente o Fiesta ganhou como medida competitiva de afastar novos players.

  • afonso200

    a 5 anos atras gol e uno vendiam 20mil por mes cada….. uno nem chegou a 2mil, gol vendeu mais pois o povo caiu na graça da telinha LCD e na reestilização, mas em 4meses volta o que era antes

    • Pacheco

      Não foi só a reestilização que ajudou a vender, o carro finalmente ganhou propaganda e os vendedores devem estar sendo orientados a apresentar mais o carro.

      • Edson Fernandes

        Além de ter um motor 1.0 novo que é economico e anda bem. Eu já disse antes, mas se fosse para ter um Palio Fire / Novo Palio x Gol, eu iria no Gol.

        Ele eu acho menos confortavel que o novo Palio, porém tem um motor 1.0 melhor e posição de dirigir também.

        • Pacheco

          Sim, o acerto do Gol é melhor que do Palio tbm.

  • G.Alonso

    Rapaz, meses atrás eu via Fiat e Chevrolet, uma com 35 mil e outra com pouco mais de 30, via a VW com seus pouco mais de 30 e a Ford com seus 24/25 mil. Agora? Ambas vendem muito menos, e olha q já estava ruim, agora está bem pior. Para onde estamos indo?!

    • Maycon Farias

      Kkkk provavelmente sair do top 10 mundial.

  • afonso200

    tucson vende pois tem couro, AC digital, cambio AT por um preço matador perto do resto

    • Pacheco

      66 mil num SUV bom de mercado e completo. Compensa demais.
      Atualmente é melhor custo/beneficio da categoria.

      • fschulz84

        Eu concordo com isso… Apesar do projeto datado, é um crossover médio por preço bem inferior aos novos crossovers compactos de entrada.

        • Pacheco

          Sim, é datado mais ainda é bonito e atraente. Um bom motor 2.0 Flex, cambio automatico sequencial, completinho. Manutenção conhecida, seguro com preço bom e um carro espaçoso.
          Ganhou o mercado. Por 66 mil vale a pena.

  • tjbuenf

    Não sei como a GM consegue vender tanto carro horroroso, principalmente Prisma, um carrinho bem ordinário pelo valor que cobram…

    • Matheus Conrado

      É a telinha no Painel kkkk

      • Robinho

        pode crer.

      • Jackson A

        Duvido.
        Aposto na forma de negociação e desconto.
        Quem compra esses caros compra sempre com a corda no pescoço… em maioria.

        • Matheus Conrado

          Aqui em Pernambuco, todas as css estão trabalhando com os preços do site… compramos nosso Prisma com preço cheio… e taxa zero só é com mais de 80% de entrada… não sei como é em outros estados, mas aqui não vi nenhum desconto milagroso sendo anunciado… as vezes aparece mylink grátis.. e também já teve 1.4 15/16 com valor mais reduzido…

    • Gerson Luiz

      Olha todo mundo tem um ponto de vista, eu tenho um Onix LTZ 1.4 mas dirijo um Prisma At de uma empresa , mas desejo comprar um Prisma início do ano que vem pois vai ter um facelift em breve e espero que com direção Elétrica, mas em Design ( minha opinião) acho mais bonito pelo menos na dianteira que o Etios , na traseira menos feia que o K + , suspenção bem mais macia que o Voyage. Comparando um pouco com um HB20 que já tive anda menos mas é mais econômico( motor 1.4 de 106cv) e custa menos que o 1.6 da Hyundai que também tem At de 6 marchas , Etios ainda de 4 e o resto tudo robotizado e o mercado de seminovo não quer saber desses câmbios. Siena e Grand Siena 1.4 de 88cv. ou Seja eu entendo por aí essa liderança do Prisma e não acho tão absurdo assim.

      • Edson Fernandes

        Boa visão.

        Eu costumo pensar que, não é que o carro que é ruim, mas são os outros que precisam melhorar.

        Curioso da VW que o Polo vendido desde 2002 conseguia ser superior inclusive que os atuais compactos tanto em segurança como em ergonomia.

        E ele só saiu pq além de caro, não recebeu atenção da VW para sua atualização e colocou o Fox no lugar. Então eu digo, qdo não há um produto bem mais completo na disputa, não há o que mexer. E essa é a visão da GM.

        Um Onix 1.4 LT hoje tem promoções por R$38000 (até hoje ainda vejo aquela promoção que de 1.4 pelo preço de 1.0 ainda que seja em concessionarias e não mais na TV).

        Isso faz toda a diferença. Além disso, o Onix está longe de ser o pior carro do mercado, mas tem ajustes a serem feitos como a maioria do nosso mercado.

  • Wellington Myph13

    9º JEEP 4.508 2,78%

    10º JEEP/RENEGADE 4.405

    Legal né?

    • Maycon Farias

      Imagine mais uns dois modelos popular, a Jeep estaria disputando a ponta.

      • Pacheco

        A Jeep vai focar somente em modelos SUV e com apelo off-road.

        No maximo ela pode lançar um modelo compacto com motor 1.4 e estilo off-road.

  • Fábio Henrique

    Eu ja trabalhei em uma vw entre 2008 e 2010. Mesmo naquele tempo de ‘vacas gordas’ eu via o desespero dos gerentes e vendedores para bater metas e ‘fazer salario’ com as comissoes. Agora imagine o pessoal das marcas chinesas: o quanto deve ser agoniante trabalhar em um cenário desses :/
    (Ah, essa vw q eu trabalhava fechou, bem como outras 5 VW daqui de sp que conheço. Das grandes é a q eu mais reparei que fechou as portas).

    • Pacheco

      Concessionária tem compra minima com o fabricante, então mesmo em tempos de vacas gordas, as metas são gordas e vc precisa fazer mais do que milagre para vender tudo.

      Nesses tempos aqui, tem muita loja fechando até por falta de vendedores e equipe. Ninguém está suportando a pressão e as dificuldades do mercado.

      Essa semana entrevistei um vendedor aqui e ele me disse que já estava ficando louco, ao ponto de ter perda de memória, desmaios e até perda de peso.

      • Fábio Henrique

        Caramba! Um conhecido tb teve começo de depressão. Por isso saí desse ramo.

        • Pacheco

          Qualquer trabalho que envolve essa pressão, não tem jeito. A rotatividade é alta.
          Por isso o atendimento maldito. Os caras estão carregados e exaustos, ai chega alguem pra olhar o carro. Ele atende querendo se livrar ou vender logo.

  • tjbuenf

    Hatches médios 05/2016

    1º Focus 471
    2º Golf 334
    3º 308 323
    4º Cruze 315
    5º i30 241

    O i30 agora parece até competitivo diante dessa tragédia dos médios…

    • BolsoMITO

      Acumulado 2016:

      1- Golf: 3.488 carros
      2- Focus: 2.938 carros
      3- Cruze: 1822 carros
      4- I30: 1281 carros
      5 – 308: 1220 carros

      Nenhum deles vendeu esse ano o que o Renegade vendeu esse mês…

      • Martins Junior

        Acho que o motivo é a mesma faixa de preço de algumas versões com o Renegade.
        O consumidor acaba optando por um carro maior.

        • Gustavo73

          Mas o Renegade não é maior que os médios.

          • Martins Junior

            Claro que é.
            Entra no Focus e depois num Renegade que você vai perceber que é maior.

            • Gustavo73

              Renegade é um compacto. Tem 7 cm a menos de entre-eixos e 5 cm a menos na largura que o Focus esse um hatch médio. A forma do Renegade ser quadradinho pode até dar essa impressão. Mas ele não é maior. Se for assim o Fit é maior também, o que não é o caso.

              • Martins Junior

                Tem um entre-eixo maior, mas não tem um bom aproveitamento dele!
                Não é só pela altura, o espaço das pernas é maior também.
                Pra quem tem mais de 1,90m de altura fica nítido que é maior.

                • Gustavo73

                  Cara maior significa medidaa. As medidas do Focus são maiores que as do Renegade. Acho que isso é indiscutível. Agora é sabido que o Focus mesmo entre seus pares (no caso hatch médio) não é das melhores. Agora sobre distribuição de espaço a história pode até ser diferente principalmente no banco traseiro aonde está o grande problema do Focus. Mas isso não faz o Renegade ser maior. Como citei o Fit é um exemplo de compacto com volume interno de medio. Mas é isso que está fazendo os hatchs venderem menos ou os crossover/SUV compactos mais. O que existe na verdade é uma percepção de valor. O brasileiro acha que hatch não tem a mesma percepção de valor que um sedan. A pessoa paga 80/90 mil em um sedan, mas não paga valores similares em um hatch. Mesmo que sejam o mesmo modelo com os mesmos equipamentos e powertrain. Sedans são associados a senhores/tiozões, já os hatchs estão ligados mais a garotões ou pessoas que querem passar um ar mais jovial. E justamente esse público migrou para a categoria do HRV e Renegade. Inclusive estão dispostos a pagar até mais do que se oaga em um sedan médio para levar menos. O HRV top custa mais que o Civic top, mesmo que o sedan tenha um powertrain melhor e mais equipamentos. Pagam mais de 100mil em um Renegade com múltiplos airbags e bancos em couro com o 1.8 etorq, mas não pagam quase 100mil no Focus que com esse preço tem 2.0 GDi, Xénon, teto solar, uma CMM maior e mais completa,estaciona sozinho e tem maos itens de segurança. Ppr isso não acho que o espaço interno maior aeja a questão. E sim essa percepção de valor.

                  • MauroRF

                    Se o Focus não tivesse o PowerShift, eu até o consideraria, mas tendo contra o fator “pós-vendas Ford”.

                    • Gustavo73

                      Apesar de pessoas confiáveis e outras nem tanto terem falado que foi solucionado . Realmente é uma questão complicada. Mas veja que a EcoSport mesmo também tendo o PS vende 2x mais que o Focus hatch e sedan somados. Por mais que falem que o PS é o problema do Focus nas vendas isso mostra o contrário.

                    • fbl

                      bem menos versões do ecosport tem powershift enquanto no focus talvez a maior parte. e ainda ajuda serem geralmente mais baratos que os focus. agora… todos os ford com esse cambio sao afetados pela má fama. so ta salvando o ka.

                    • Gustavo73

                      A Eco tem opção de PS até na 1.6 coisa que o Focus perdeu. Mas veja mesmo que só 1/3 das Eco sejam PS é qiade o total de Focus vendidos.

                    • Robinho

                      cara eu não digo que sim nem que não ate porque não sou nem dono nem acionista da Ford, e tbm não gostaria que pessoas fossem iludidas por opiniões erradas (ainda mais a minha), mas temos duas Ecos na família e um amigo com um focus, todos com PS e sem nenhum problema, mas realmente é complicado, saindo da Ford ja vi gente desistir /criticar o DSG e outra que idolatra…difícil né?

                    • Edson Fernandes

                      Pra mim o que impede a compra de um Ford é seu pos vendas. Eu compraria um Focus Powershift sem problemas.

                    • BolsoMITO

                      Mesmo com os inúmeros problemas apresentados? O Fastback Titanium 2016 do teste do Vrum teve aquecimento e travamento do powershift duas vezes, o que é preocupante.

                    • Edson Fernandes

                      Eu teria porque a incidencia de problemas especificos no Powershift do Focus é bem pequeno. A margem está para menos de 5% do volume vendido. É um valor muito baixo para não torna-lo confiavel.

                      O mesmo vale para Ecosport 2.0 Powershift. Já vejo que os problemas estão bem mais generalizados no cambio com motor 1.6. E nesse o indice de problemas passa dos 5% o que para a industria é preocupante.

                    • BolsoMITO

                      Edson, entra no Facebook Ford Focus Brasil. É a página oficial da Ford para o Focus aqui e tem 600.000 seguidores. É assustadora a quantidade de proprietários reclamando do câmbio em todos os posts…chega a ser bizarro.
                      Olha os comentários do post mais recente:
                      “O test drive não pode levar mais de 5 minutos se não o câmbio esquenta…cansei de brigar com a Ford! Tenho um Focus Titanium 14/15 à venda!
                      “Quero vender meu Focus 2015! Quem paga a conta?”
                      “E aí Ford Focus Brasil vou ter que entrar na justiça para que minha embreagem seja trocada pela segunda vez?”

                      Em todo post da página é assim…centenas de proprietários reclamando. Assustador.

                  • Guilherme Eduardo

                    É por aí mesmo. E acho que ainda tem mais espaço para os crossovers/SUVs, tendo em vista que algumas das montadoras ainda podem lançar entre 2016/2017, como Renegade 2.0 Flex, Ford Ecosport restilizado, Hyundai IX25, Nissan Kiks, Peugeot 2008 com AT6, etc. Esses são alguns exemplos na faixa de preço dos hatchs médios.

                  • Martins Junior

                    O Maior que eu disse ficou vago mesmo!
                    Estava me referindo ao espaço interno “Maior” do Renegade, pelo menos tive essa impressão e por isso disse que é perceptível quando sai do Focus e entra num Renegade, eu não comprei um Renegade, apenas ví o carro.

                    • Gustavo73

                      Entendi.

      • Diria que são dois motivos para isso:

        1) Brasileiro prefere SUV a hatch, se os dois estiverem na mesma faixa de preço, é a modinha do momento e SUV chama mais a atenção do vizinho…

        2) os hatches estão tão caros que vc consegue comprar sedãs e SUVs com o mesmo dinheiro, aí preferem porta-mala grande ou carro “altinho”.

        • fschulz84

          Exatamente… Apesar de hatches médios serem muito similares a sedans médios e superiores a crossovers compactos, acredito que os consumidores estão preferindo migrar…

          Isso me preocupa… Daqui alguns anos pode ocorrer de as montadoras abandonarem os hatches médios… É mais lucrativo vender crossover compacto por preço de hatch médio…

          • BolsoMITO

            Sem dúvidas. O segmento dos hatches médios (os carros mais divertidos de dirigir, na minha opinião) está sumindo, assim como o das peruas.
            Uma pena que hoje o povo só quer comprar Suv.

            • Rodrigo Cherigatto

              Eu ate acho os Suvs bonitos e modernos e tal mas se eu tivesse uns 90 mil ia de Focus titanium!questao de gosto!

          • Edson Fernandes

            Isso também me preocupa pq o hatch médio hoje se encaixaria perfeito para meu uso. Só comprei o sedan porque as variantes hatches de médios estão bem mais caras qdo equipadas igualmente ao sedan.

        • Edson Fernandes

          Eber, te digo mais:
          Hoje está mais barato comprar sedans do que hatches. Primeiro pq a oferta de diversas versões do mesmo produto estão disponiveis e segundo que geralmente se encontra um sedan médio mais equipado (no mesmo patamar de preço) que os hatches.

          Falo por experiencia na troca do meu carro anterior para o atual. Qualquer hatch de mesmo periodo era pelo menos R$5000 acima com os mesmos ou menos itens que o sedan.

          Isso que está pegando com os hatches. Veja no mercado do Focus: O fastback vende pouco porém se consegue ofertas mais atraentes que o focus hatch.

    • Robinho

      é uma pena, na minha opinião é uma das categorias senão a categoria com carros mais interessantes, eu queria um Focus HB, mas como preciso de porta-mala estou partindo para um sedan…

      • Vagnerclp

        Eu também queria um focus HB, mas com estes preços está difícil. Até me contentaria com um 1.6 manual, mas 75 mil temers é muito dinheiro.

      • Pacheco

        O problema é esse, o Brasileiro usa carro pra tudo. Não da pra comprar só ma emoção, precisa pensar na familia, nas despesas e no espaço pra carregar as malas.

        Por isso o Sedan aqui é quase que regra. Os SUV conseguiram mercado por ter esse espaço necessario e um status acima dos Sedans.

    • Pacheco

      E estamos falando de 5 modelos atualizados, bonitos e recheados de equipamentos.

      O Brasileiro não gosta de Hatch mesmo.

    • Rodrigo Cherigatto

      Gente cade o Fiat Bravo dessa lista?

      • tjbuenf

        Bravo está saindo de linha, segundo reportagens que circularam pelo meio automotivo.

  • Martins Junior

    O motor de 3 canecos e o novo painel evitaram um sumiço do gol.

    • MauroRF

      Acredito que o Gol, assim como o Onix, esteja sendo vendido com bons descontos, além dos itens que você citou. Deve estar vendendo bem nas cidades do interior.

    • Vagnerclp

      Não acho que seja o motor de 3 canecos, a maioria das pessoas nem sabem o que tem debaixo do capô.

  • Markinhosfujii

    Cadê o Sentra??

  • Markinhosfujii

    Cadê o Sentra?

    • Fábio Henrique

      Vendeu menos de 500 esse mes, mas acho q a rede estava desabastecida pois teve o lancamento do novo esses dias

    • Bruno Alves

      Vendeu só 365 unidades esse mês…

  • Mr. Camyin

    Wow… Fiquei pasmo com a Fiat em 4º no mês de Maio e no consolidado anual ficou em 2ª (depois de uns aproximados 20 anos na liderança); o Palio que à um ano atrás comemorava a liderança (fazendo a propaganda do jogador chutando a gol e errando); o UNO então, quem diria; e o Mobi nem reagiu…

    Enquanto isso, Gol está reagindo, mesmo a VW não apostando nele e sim no Fox, Saveiro e UP! ficou em 3º… Parece que a Saveiro está ganhando apego pelo público, por pouco não desbancou a Toro; nos consolidados nenhuma surpresa em relação à VW que manteve a segunda colocação distante da líder GM…

    GM; primeiro lugar merecido, assim como o Onix…

    • JAC

      Fato,no mês a VW está mais para a HYUNDAI,que chegar na GM.
      1º GM 27.754 17,11%
      2º FIAT 23.750 14,65%
      3º VW 21.292 13,13%
      4º HYUNDAI 16.706 10,30%

    • JAC

      Fato,no mês a VW tá mais pra 4º HYUNDAI que chegar no 1º GM.
      1º GM 27.754 17,11%
      2º FIAT 23.750 14,65%
      3º VW 21.292 13,13%
      4º HYUNDAI 16.706 10,30%

      • Pacheco

        Com o SUV do HB20 ela vai conseguir brigar mais pelo mercado.

        Porem ela precisava de mais um modelo na linha… se a Hyundai assumisse a adminsitração total do grupo no Brasil, ela iria brigar forte com a Chevrolet.

  • Leonardo de Matos

    Pq será que se vende tanto ônix?

    • Guilherme Eduardo

      Preço (GM Ônix LTZ Auto é mais barato que Hyundai HB20 Premium Auto) seguro (getalmente o seguro da VW é mais pesado), quantidade de concessionárias (para quem do interior é um obstáculo ter que rodar 200km para comprar um Nissan March ou um Peugeot 208) peso da marca Chevrolet (e todas não chinesas!). Só alguns exemplos aqui

      • Pacheco

        Mais de 600 concessionarias pelo Brasil e inumeras cidades que nem sabe o que é Hyundai. Isso já da uma vantagem boa a ela.

        Mas pra Hyundai chegar perto, olha a capacidade comercial da rede.

      • Gerson Luiz

        Preço. Até por aí , pelo menos aqui no RS , UNO VIVACE, PALIO FIRE , PÁLIO ATRACTIVE, CLIO, SANDERO, KA, GOL são mais baratos que o ONIX.

    • Hugo Borges

      Já dirigiu um Ônix? Não deve em nada à HB20 e Ka, super silencioso e confortável. Quem sai de um popular da antiga geração, fica abismado. O único problema é o preço e o consumo um pouco maior.

      • Jackson A

        Deve bastante ao HB20, principalmente se for considerar o 1.6+at6 contra o 1.4+at6.

        • Pacheco

          Em desempenho e consumo sim. Mas em manutenção, o 1.4 da Chevrolet é muito mais barato e facil.

          A Chevrolet ainda tem a fama e isso ela sabe aproveitar muito.
          Mas atualmente ela tem um concorrente de peso. No mercado de usados, o HB20 já tem vantagem.

          • Fanjos

            Um exemplo do porque a GM fica com boa fama no quesito manutenção

            Ultima revisão de 2 anos do meu Cruze R$ 572 (revisão anual)
            Ultima revisão de 1 ano e meio do Up! que não tem nem ar condicionado R$ 481,98 (revisão semestral)

            A GM no geral cobra bem em conta a sua manutenção perto das outras marcas

            • Pacheco

              Pastilha de freio traseira da Zafira eu paguei 28 reais. De um carro médio.

              • Fanjos

                Nem quero me lembrar dos valores que eu pagava na manutenção do meu antigo Fox, mas era pornográfico para um carrinho sub compacto.
                Alias gostei bastante do atendimento da GM, o Cruze é meu primeiro da marca e com certeza voltaria a comprar outro veiculo na marca, o pós venda é algo muito importante.
                Dos meus ultimos carros eu classificaria o atendimento de pós venda assim:
                1 GM (muito boa)
                .
                .
                2 Citroen (boa)
                .
                .
                .
                3 Peugeot (aceitável)
                .
                .
                .
                .
                .
                .
                Abismo
                .
                .
                .
                .
                .
                VW (lixo)

                • Marcos megdA

                  Enquanto fiquei com o meu Golf Tsi só tive alegrias. Revisões custaram entre 340 a 680 reais. Pos venda foi excelente.
                  Amigo meu com um focus com 18mil km quer até vender o carro. Vai ter que trocar o powershift e a tubulação do ar condicionado, com mofo

                • Pacheco

                  Eu já tive um atendimento lixo na Citroen. E peugeot eu usava pra comprar peças para o Citroen mais barato (tinha peças que só dava pra comprar falando que era um 307 e não uma Picasso).

                  A vantagem da Chevrolet é exatamente essa. O custo de manutenção. O cara compra hj um Vectra Elite 2010 Completo por 30 mil reais e gasta o mesmo que um dono de Celta pra manter. Discos, Pastilha, Oleo, Filtros, Correias. Só pneus que é caro, mas mesmo assim já tem até Remold aro 17.

                  Por isso encontramos tanto com os playboy por ai.

    • Vagnerclp

      Devido a telinha de LCD no painel.

  • Zé Mundico

    A Fiat já pode encomendar a missa de 7. dia do Uno.
    E o Gol também vai terminando a carreira até o próximo ano.
    Vai começar a era da redução, onde miudinho vai ser baratinho.

    • Felipe

      08:16 AM eu leio:
      “Vai começar a era da redução, onde miudinho vai ser baratinho.”

      Chega de internet por hoje!

      • Zé Mundico

        Aproveita a promoção. Tudo miudinho pela metade do preço”….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Joaquim Grillo

    Uno RIP

  • Luiz Ramos Jr.

    VW e FIAT devem começar a vender bem quando as empresas começarem a comprar novamente. É a crise!

    • Pacheco

      Uno sempre foi o carro da Localiza, Unidas e NET… kkkkk

  • Bruno Alves

    Não da pra entender esses Bandeirantes sendo emplacados, todo mês tem alguns, no acumulado do ano já emplacou 12 unidades. Sendo que ele saiu da linha faz quase 15 anos…

    • Gomes

      Isso acontece quando tem carros comprados se leilão ou quando é recuperado de furto ou de perda total.

  • Vagnerclp

    Segmento de médios seguindo ladeira abaixo: Focus menos que 500 unidades, The very best nem aparece na lista.
    A Ford deveria lançar uma picapinha moderna com a resistência da pampa para desbancar a strada.

  • marcelo

    HORROROCH pagando pela indecência e Amarika pagando pelo desprezo dá VW com seus clientes—diesel gate +correia

  • Bruno Souza

    e tem gente que compra classic

  • Vitão

    Previsão do futuro, VW caindo para 4o lugar sendo superada pela Hyundai, Honda subindo para 6o lugar, Ford sendo superada pela Renault… É a dança das cadeiras ou o Game of Thrones automobilistico kkk

    • Gomes

      Se tirar as vendas frotistas, Renault está fu também…isso eh facilmente visto nas ruas.

  • rodrigomalc

    Triste pelo Sentra nem aparecer na lista…

    • Gomes

      Esta trocando o modelo amigo, o face lift vem aí, por isso tá fraco

  • fbl

    Nao vejo um powershit entre os 20 primeiros. Alias, so vejo um ford entre os 20, se salvando e vendendo bem, apesar dos pesares e com seu cambio manual. Hyundai e Toyota voando.

  • Ramon Grigio

    O Voyage não vai nem com bomba. O mercado acordou? Não adianta trocar o painel se o resto do carro é esculachado (ao menos pelo preço cobrado)…

  • zekinha71

    Punto vendendo menos que C3 de 208, realmente já está na hora de ir por caixão.

  • Alexandre

    O mais interessante é a consistência da Hyundai com o HB20.
    Em um mercado com perdas de 40% nas vendas o HB20 continua vendendo o mesmo…

    • Edson Fernandes

      E que na vinda de um altinho essa situação parece se manter na fabricante.

      E eles precisam dar um jeito de melhorar o custo x beneficio dos médios que estão cada vez pior.

  • Redpeak77

    Quem diria que, ao passar dos anos, o ranking dos “Big 4” do Brasil está sendo desmontado. A Ford caindo dessa maneira é uma surpresa.
    De qualquer maneira, mercado melhor distribuído, bom para todos!
    Que a Ford faça uma “correria” para retomar a posição e a VW que não continue acomodada desta maneira, caso contrário… já sabem o destino.

  • Ricardo

    Ah se não fosse a Strada para empresas a Fiat estaria fudida!

    • Rodrigo

      Se não fosse as empresas, um monte de gente estaria em condições ruins.

    • Gomes

      Renault tem mais de 50% de vendas Diretas e concessionárias fechando….as os números faz parecer que está tudo bem. Só se vê Renault zero no táxi, 99 táxi ou com placas de Belo Horizonte. Acho que se pegar só a vendas pessoas físicas e dividir pelo número de concessionárias, até a Peugeot fica na frente da Renault…

  • Edson Fernandes

    E para vc ver… se o comfortline fosse 1.4 TSI e tivesse um trendline 1.6 MSI seria melhor aceito (por mais que perdesse os itens de série).

    Agora vem a pergunta: Quem vai pagra por um carro 1.6 muito bem equipado (em segurança principalmente) com um motor pior?

    Acho que a VW deveria ter tido essa visão antes de lançar a versão 1.6 praticamente ao preço de comercialização da versão Comfortline 1.4 TSI (ainda que na tabela fosse bem mais)

    • Ernesto

      E a troca da suspensão e o câmbio tiptronic também são outros fatores que depreciaram o Golf nacional em relação ao mexicano.

      • Edson Fernandes

        Ainda assim, o preço seria aceitavel sob a visão do comprador.

        Poxa, vc teria um motor turbo que anda mais que os 1.6 e 2.0 dos concorrentes (ou 1.8 no caso do Cruze), seria um belo apelo ainda que perca o multilink e o cambio DSG.

        Mas concordo que houve uma depreciação e a VW deveria ficar atenta aos tipos decompradores do Golf que há muitos que compraram o conjunto.

  • Wilibaldo

    E as SUV’s – acumulado 2016:
    1º Honda / HRV = 25.660
    2º Jeep / Renegade = 21.687
    3º Ford / Ecoport = 10.370
    4º Renault / Duster = 9.487
    5º Hyundai / Tucson = 5.323
    6º GM / Tracker = 4.647
    7º Peugeot / 2008 = 4.190
    8º Toyota / Hilux SW4 = 4.126
    9º Hyundai / IX35 = 3.922

  • Clark Kent

    Alguém percebeu que nos comerciais leves tem 2 unidades de Toyota Bandeirante? Zero km será?

  • Rodrigo Cherigatto

    Cade o Focus Fastback?

  • Jose Silva

    O brasileiro…ta comprando muito auto semi novo…..ta acordando…mas ainda não se levantou da cama.