Mercado

Os carros mais vendidos em novembro de 2015

renault duster dakar 2016 7

O mercado no mês de novembro reagiu levemente ante outubro, tendo pequena alta de 2,20%, mas ainda com saldo negativo de 32,33% em comparação com o mesmo período de 2014. No acumulado, o volume ainda está 24,16% abaixo do registrado em 2014.

Foram 165.986 unidades de comerciais leves e automóveis no período, que renderam a liderança geral da GM, que ficou em primeiro nos automóveis com 16,38%, tendo a Fiat com 13,42% e VW com 12,52%. Ford e Hyundai fecharam com 10,95% e 9,75%, respectivamente.

Nos comerciais leves, a Fiat ainda manda com enorme vantagem, tendo 33,60% do mercado. VW e GM aparecem com 17,57% e 14,90%. Renault e Toyota ficaram com 9,99% e 9,00%, respectivamente. Nota-se que só a Oroch já provoca uma mudança no panorama do segmento.

Por fim, a GM liderou o mês com 16,20%, enquanto a Fiat teve 15,91% de participação. VW e Ford ficaram com 13,14% e 10,13%, tendo ainda a Hyundai em quinto com 8,76%. A Citroën voltou a vender mais que a Peugeot. A BMW liderou entre as marcas premium. A Chery saiu do grupo das 20 marcas mais vendidas.

Entre os automóveis, destaque para o Onix mais uma vez na frente. Chama atenção também a diferença de apenas uma unidade a favor do Duster contra o EcoSport. Mais no topo, Renegade continua vendendo mais que o HR-V, mas o japonês tem ampla vantagem no acumulado do ano e dificilmente perderá a primeira posição no segmento em 2015.

O Focus vendeu mais entre os hatches médios e o Corolla continua absoluto como líder entre os sedãs. Já nos comerciais leves, destaque para a Oroch em sexto, tendo a sempre líder Strada novamente no topo.

Confira abaixo as 20 marcas, 50 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em novembro de 2015:

Marcas

1º GM 30.669 16,20%
2º FIAT 30.135 15,91%
3º VW 24.885 13,14%
4º FORD 19.182 10,13%
5º HYUNDAI 16.583 8,76%
6º RENAULT 15.011 7,93%
7º TOYOTA 13.440 7,10%
8º HONDA 13.256 7,00%
9º JEEP 6.193 3,27%
10º NISSAN 4.132 2,18%
11º MITSUBISHI 2.575 1,36%
12º CITROEN 2.390 1,26%
13º PEUGEOT 1.970 1,04%
14º BMW 1.634 0,86%
15º AUDI 1.382 0,73%
16º M.BENZ 1.326 0,70%
17º KIA 1.033 0,55%
18º LAND ROVER 741 0,39%
19º LIFAN 412 0,22%
20º SUZUKI 389 0,21%

Automóveis

1º GM/ONIX 11.991
2º HYUNDAI/HB20 10.583
3º FIAT/PALIO 9.241
4º FORD/KA 7.977
5º GM/PRISMA 6.535
6º VW/GOL 6.427
7º RENAULT/SANDERO 6.253
8º JEEP/RENEGADE 6.078
9º HONDA/HR-V 5.990
10º TOYOTA/COROLLA 5.694
11º FIAT/UNO 5.167
12º VW/FOX/CROSS FOX 4.906
13º VW/UP 4.159
14º FIAT/SIENA 3.958
15º VW/VOYAGE 3.417
16º HYUNDAI/HB20S 3.310
17º HONDA/FIT 3.030
18º FORD/KA SEDAN 2.933
19º RENAULT/DUSTER 2.741
20º FORD/ECOSPORT 2.740
21º TOYOTA/ETIOS HB 2.674
22º GM/SPIN 2.411
23º FORD/FIESTA 2.205
24º RENAULT/LOGAN 2.176
25º HONDA/CITY 2.172
26º TOYOTA/ETIOS SEDAN 2.159
27º GM/CLASSIC 1.950
28º HONDA/CIVIC 1.756
29º NISSAN/VERSA 1.726
30º GM/COBALT 1.555
31º FIAT/PUNTO 1.360
32º NISSAN/MARCH 1.292
33º CITROEN/C3 1.286
34º GM/TRACKER 1.083
35º HYUNDAI/IX35 1.064
36º FORD/FOCUS 859
37º RENAULT/CLIO 800
38º PEUGEOT/2008 791
39º PEUGEOT/208 789
40º FIAT/DOBLO 762
41º BMW/320 739
42º GM/CRUZE SEDAN 724
43º RENAULT/FLUENCE 706
44º FIAT/WEEKEND 704
45º NISSAN/SENTRA 695
46º AUDI/A3 SEDAN 681
47º HYUNDAI/TUCSON 678
48º GM/CRUZE HB 649
49º MITSUBISHI/Outlander 633
50º VW/GOLF 630

Comerciais Leves

1º FIAT/STRADA 6.259
2º VW/SAVEIRO 3.279
3º GM/S10 2.236
4º TOYOTA/HILUX 2.102
5º GM/MONTANA 1.246
6º RENAULT/OROCH 1.232
7º FORD/RANGER 1.004
8º FIAT/FIORINO 972
9º MITSUBISHI/L200 854
10º VW/AMAROK 818
11º RENAULT/MASTER 725
12º FIAT/DUCATO 492
13º NISSAN/FRONTIER 414
14º HYUNDAI/HR 398
15º RENAULT/KANGOO 375
16º IVECO/DAILY 3514 157
17º CITROEN/JUMPER 139
18º FIAT/DOBLO 122
19º KIA/K2500 116
20º M.BENZ/SPRINTER 311 109
21º PEUGEOT/BOXER 100
22º LIFAN/FOISON 55
23º FOTON/AUMARK 1039 38
24º DODGE/RAM 20
25º M.BENZ/SPRINTER 19
26º JAC/T8 13
27º RELY/RELY PICK-UP 11
28º VW/KOMBI 9
29º PEUGEOT/PARTNER 8
30º FIAT/UNO 6
31º JINBEI/TOPIC 5
32º SHINERAY/P TRUCKS 4
33º SHINERAY/P VAN 4
34º M.BENZ/SPRINTER 415 3
35º SHINERAY/DTRUCK 3
36º AGRALE/AGRALE MARRUA 2
37º TOYOTA/BANDEIRANTE 2
38º HAFEI/MINIVAN 2
39º HAFEI/RUIYI 2
40º HAFEI/TOWNER 2
41º CHANA/SC 2
42º FIAT/TECFORM 1
43º FORD/TRANSIT 1
44º IVECO/DAILY 1
45º VW/MULTIVAN 1
46º HAFEI/MINI 1
47º HAFEI/START PICK UP 1
48º MAHINDRA/HWKCD4 1
49º EFFA/START PICK UP 1
50º JAC/T140 1

[Fonte: Fenabrave]





  • Filipe Augustus

    Legal ver o BMW 320i vendendo mais que o Cruze sedan!

    • ViniciusVS

      E o Golf em ultimo, Civic em 28º enquanto o Corolla está em 10º…

      Se somar o Fit com o Civic não chega no Corolla.

      • Thiago C

        Aguarda a nova geração do civic e você vai ter uma surpresa.

        • GSM

          Cliente Civic mudou pra HR-V. Si sube Civic baja HRV.

          • Thiago C

            Sou cliente civic e não mudei nem vou mudar pra hrv. Não gosto do hrv.

            • GSM

              Ok, pero creo que la mayor competencia del Civic esta dentro de casa y no en Toyota.

            • shdn2010

              Tbm nao gosto, meu pai tem civic e é muito mais carro.

              • Edson Fernandes

                Isso todo mundo sabe. O problema é que a percepção do mercado é distorcida para os altinhos.

      • wagner

        Por outro lado Corolla tá levando pau do Honda/HI-V

      • Holandês Louco

        Golf não está em último… está em 50º lugar… existem vários não listados.

        • ViniciusVS

          Ultimo da lista kkkkk

      • Jackson A

        Corolla e seu reino, continua massacrando os concorrentes.
        Civic… quem sabe próximo ano encoste ou passe o corolla.
        Golf era o esperado, carro cheio de opcionais, seguro astronômico e visual que passa impressão de segmento gol.

        • Edson Fernandes

          O problema é que ele está muito caro. E então perdeu o atrativo de lançamento.

        • Gran RS 78

          Sem contar os incontáveis aumentos de preços que ele teve.

        • kravmaga

          Esse papo de visual é besteira. O problema mesmo do Golf é o preço alto e que sobe muito com os opcionais, somado ao fato da preferência atual dos brasileiros por SUVs e sedans médios

      • Bruno

        De fato muitos cientes do civic foram para a HR V, palavras de um gerente da honda… hora bora pra comprar civic, estão oferecendo LXR sólido por 73k em SP.

        • GPE

          Por 73 realmente é um excelente preço. Aqui em Pernambuco o LXR não abaixa de 79 mil com taxa zero. Tavam oferecendo central multimídia por esse preço. Não sei como seria com o carro sem ela

    • dallebu

      E Renegade em 8º, encostando no Gol e Sandero

    • GPE

      Mais que Cruze, Sentra, Fluence…. A 320i agora é o terceiro sedan médio mais vendido do país! ahahahah Que aberração!
      Pior é ver a diferença entre o primeiro e o segundo sedan médio…. Tá feia a coisa.

      • Miguel

        A aberração se chama crise econômica. Ela inverteu a tabela! Agora, quem tem dinheiro compra, e quem não tem acaba afetando as vendas dos carros populares. É a parte mais fraca quem está sofrendo na crise.

  • Allan Victor Kaiser da Silva

    a3 vendendo mais que o golf e jetta, além da bmw que passou ambos. Seguimento ai está bom em

    • wagner

      Isto é sinal da crise, os ricos estão ficando mais ricos. :(

      • Rzonta

        Negativo! São os pobres que estão ficando mais pobres. Não foi a venda dos importados que aumentou,foi a dos nacionais baratos que caiu.

      • Gran RS 78

        Não é isso, é que os carros ” comuns” estão custando muito caro, em alguns casos até mais caros que os carros premium.

  • Marcos Wild

    Só lembrando que:

    São dois Unos no mercando, dois Sienas e dois Palios (o Feioso e o Fire jurássico).

    E o que a Fiat faz, coloca dois carros com o mesmo nome no mercado e poe um bem básico(pelado) com o preço lá em baixo, e depois soma os dois nas vendas,

    E mesmo com tudo isso a Fiat está só despencando nas vendas.

    • Rodrigo

      Dois Unos???

      • Marcos Wild

        Sim dois

        O Vivace mais barato, e o “novo” que sofreu facelit mudando a lanterna traseira e a grade frontal(ficou preta igual aos carros da Volks), e o painel um pouco diferente.

        • Junoba

          Mas a diferença é mínima, diferente da linha Palio, que são duas gerações.

          • Marcos Wild

            A diferença visual é pouco mesmo,

            mas a diferença de preço é gritante,

            enquanto o Vivace(velho) é o “carro” mais barato do Brasil,

            o outro “novo” chega alcançar 50 mil Reais.

            • Junoba

              Eu não entendo o porquê da Fiat ter feito isso.

              Mas quem é o mais barato hoje em dia é o Palio Fire.

            • Stéfano

              Igual o HB20.

        • Rodrigo

          Mas dá pra considerar como duas gerações diferentes? Pergunto pq temos outros exemplos de carros com pequenas variações estéticas nas versões mais básicas. Se for assim tem que rever pra tudo…

        • Gran RS 78

          No caso do Uno, ele continua sendo o mesmo carro, só com pequenas diferenças. Quanto ao Siena e Palio Fire, esse sim são modelos da primeira geração, portanto bem inferiores ao Novo Palio e Grand Siena.

    • Marcello Caetano

      Hater na área.

    • Gran RS 78

      A VW fez sempre isso com o Gol, porque a Fiat não iria fazer o mesmo com o Palio?

  • Newton Freitas

    VW multivan e Toyota Bandeirante?
    Como assim?

    • Junoba

      A lista de 28º pra baixo ta toda ´´bugada“, são carros que sairam de linha a muito tempo e/ou que não existem.

    • Marcos Souza

      algum carro recuperado, documentação antiga…alguns deviam estar parados com placa amarela, por exemplo.

      • Junoba

        Mas de qualquer forma não conta mais… O que eu não entendo, é aquele tanto de Hafei.

        • Fabio Thasmo

          Conta sim, apesar do titulo
          “Os carros mais vendidos”

        • Fabio Thasmo

          Conta sim, apesar do titulo da matéria ser
          “Os carros mais vendidos” a fenabrave divulga o numero de emplacamentos e não de vendas por isso aparece esse veículos antigos, como o Marcos disse são carros que são recuperados e reemplacados.

          Na lista também sempre aparecem carros que não são vendidos no Brasil novos ou antigos que são importados por alguém e precisão ser emplacados aqui.

          • Junoba

            Pelo o que eu sei, carros usados não podem ser emplacados por aqui ( legalmente isso não é possível )>.

            • Marcos Souza

              Tem gente que tem um bandeirante na chácara parado há 25 anos. Aí o cara resolve reformar o carro, mas o carro ainda tem a placa amarela antiga…na hora de mudar a placa, o carro vem como novo emplacamento.
              Carros com mais de 10 anos( se não me engano) podem ser trazidos para o Brasil sem imposto e emplacados aqui…tbm pode ser isso.
              Edit: uma conhecida minha comprou um sandero zero em Ctba e foi retira-lo na Renault do acre. O carro não pode ser emplacado pq a nota faturada era do Paraná…deu o maior rolo, só sei que ela rodou 3 anos com o carro sem placa enquanto brigava por isso na justiça.

            • Thiago

              Se eles tiverem mais de 30 anos de uso, é permitido.

            • Fabio Thasmo

              Se quiser dar uma olhada nas maluquices que são emplacadas no brasil da uma olhada no site da Fenabrave a lista de emplacamentos de comerciais leves em 2015.
              tem coisas como Palio furgão, Fiat Pick up, GM Cheyenne etc…
              http://www.tela.com.br/olap/telaeconomico/OLAP/maisvendidos/2015/brasil/comercial%20leve.pdf

              se quiser ver dos anos anteriores é só trocar o 2015 do link pelo ano que quiser consultar.

              Se quiser ver os automóveis de passeio é esse link.
              http://www.tela.com.br/olap/telaeconomico/OLAP/maisvendidos/2015/brasil/auto.pdf

      • Pedro Rocha

        No caso da Bandeirante, pode ser algum veículo alienado das Forças Armadas e emplacado pelo novo dono.

      • Newton Freitas

        E são categorizados como novos?

  • Bruno Silva

    2016 será um ano interessante de acompanhar. Se a Fiat não tivesse a Toro na manga, poderia perder a liderança. Já a VW deve agilizar logo o novo Gol!! PSA indo de mal a pior, trio germânico batendo recordes de vendas. Minha aposta é que ano vem veremos pelo menos uma marca deixando o mercado, só não sei qual…

    • Miguel

      2016 será ano para carros que não sejam populares. A FCA acertou no timing do Renegade, talvez a Toro também faça sucesso, e talvez o tipo, mas apenas se viesse no ano que vem. Quem compra a maioria dos populares no mercado está sofrendo com a crise, né…

  • birchip

    Como pode ter na lista de Comercias Leves VW Kombi e Toyota Bandeirante ?

    • Junoba

      Como eu disse pra carinha ali de cima, de 28º pra baixo não da ideia, só carro que não existe.

  • Leonardo de Matos

    Peugeot 208 é melhor que muitos carros compactos que estão na liderança e no entanto não decola. Vai entender… Citroen não emplaca o C4 lounge nem entre os 50 primeiros. Esse lance de administrar duas marcas que operam no mesmo segmento parece não estar dando certo. Ou a PSA acorda na gestão do seu negócio ou quebra. Produtos bons e até acima dos concorrentes ela tem. Falta melhor estratégia.

    • Jackson A

      Se a PUG ouvisse o consumidor… ahh, quem dera.

    • tjbuenf

      E a Citroen deve começar pela redução no preço das revisões. Pelo que outro site postou, o C4 Lounge tem preço de revisão até 60mil km mais caro da categoria, chegando a custar o dobro do Corolla.

      • Edson Fernandes

        É isso . É um carro bacana, mas de manutenção de revisões pesadas.

    • Hox

      Brasilóide refere lixos como Onix, Palio e Fox pelo preço de um 208.

    • Bruno Dück

      Realmente não consigo entender essas vendas tão baixas. Há pouco tempo adquiri um 208 e o carro é muito bom. Gostoso de dirigir, bom acabamento e equipamentos que não tem nos concorrentes. O preço é salgado, mas há carros inferiores na mesma faixa de preço.

  • Kaian Reis

    O que é Fiat Tecform?

    • Bruno Luís

      Doblo ambulância.

  • Astron

    BMW vendeu bem.

  • Eduardo Brito

    Se tem uma coisa bom nas vendas nesse ano é que as vendas das marcas menores se aproximaram das quatro grandes. Só ver que a Hyundai com quase 9% em quinto, enquanto a Ford esta com um pouco mais de 10% na quarta posição. Renault, Honda e Toyota tbm não estão muito longe, com certa de 7% do mercado cada uma.

    • Marcos Souza

      Culpa da crise…
      as vendas de populares das 4 grandes caiu muito

    • CharlesAle

      Acredito que a Ford manterá a quarta posição, e pode até beliscar uma terceira..Ano que vem a Ford vem com novidades, principalmente o aguardado 1.0 turbo no Fiesta..

  • Marcos Souza

    A crise tá feia…as vendas do populares caiu muito…
    quem tem uma condição financeira melhor, não sente tanto…ai as vendas de corollas, jeeps e hondas não caem tanto…

  • Marcos Souza

    o que a Gm -líder das marcas- vendeu nesse mês(pouco mais de 30 mil veículos) era o que o Gol vendia sozinho em um mês há 3 anos atrás…

    • Rodrigo

      Rapaz…. Então você vivia em um mundo paralelo! Isso ocorreu, mas há muuuuuuuuuuuuuito tempo…
      EDIT : pior que em 2012 chegou a vender 28000 em um mês! Tem razão! Ainda bem que logo após chegaram vários concorrentes! A meu ver, melhorou o mercado!

      • wagner

        Qual concorrente?? Essas carroças já estavam aqui desde daquela época. É uma queda no abismo mesmo. Pior que não chegou no fundo, ainda vai cair mais. No próximo novembro a venda das quatro grandes vai ser igual a do gol em 2012. Credo!!! Espero que isso não aconteça.

        • Marcos Souza

          Concordo…o mercado não melhorou. Os motores usados nos carros são praticamente os mesmos. Nao surgiu nenhum carro revolucionário. E o ônix, líder hj, é a cara do gol….

  • Filipo

    1. Bom ver a Fiat perder a liderança do carro mais vendido, pois este Palio Fire é um lixo, pior que o Gol;
    2. Me surpreendeu a queda de vendas do Sentra;
    3. 320i vendendo muito bem para sua categoria/preço, superando carros que são muito mais baratos e que sempre venderam mais como Cruze, Sentra e Fluence;
    4. Uno caindo lentamente a cada mês e perdendo mais posições, já é o 11°;
    5. Focus poderia estar vendendo mais, mas sabemos que a Ford anda arrogante com seus preços;
    6. PSA no fundo do poço! Não falta muito para a BMW passar a Peugeot;
    7. Acabou para os chineses!

    • sigma7777777

      O Sentra caiu demais, mas acho que foi culpa da Nissan que não articulou uma ação nacional coordenada de ofertas na Black Friday.

      • Edson Fernandes

        Ofertou sim. Compra com 20% a vista e o restante em 36x sem juros. Eu recebi um email do March, Versa e Sentra nessas condiçoes (Sentra em 24x sem juros)

        • sigma7777777

          Na concessionária que consultei disseram aqueles tradicionais 60% de entrada. Depois vou ligar e investigar isso.

          • Edson Fernandes

            Pode esquecer. Desde quando concessionarios são sempre assim? Mas era ação de black friday ok?

            Estou dizendo porque eu recebi um email. Mas possivelmente pode ter nas entrelinhas que não são todas as que participaram ou foi um numero limitado.

      • Filipo

        Eu acho que a Nissan ficou “arrogante” depois que o Sentra começou a vender bem e assumiu o 3° posto da categora. Ela aumentou e muito os preços do Sentra e este teve um declínio em suas vendas, sendo ultrapassado pelo Cruze.
        E acho que agora o carro anda sendo preterido por outros.

  • Bonafide

    41º BMW/320 739

    Muito bom. Acho que nunca se venderam antes tantos carros bons no Brasil

    • wagner

      Efeito da crise, os ricos cada vez mais ricos.

  • Leandro Santos

    É uma pena ainda venderem tanto. Assim o consumidor não vai ver melhorias tão cedo.

  • Clovislauro

    O Chery Celer nacional já era para estar pelo menos entre os 50, consegue vender menos que o 208, incrível rsrsrsrs, nem com promoção vai. Até acho que o carrinho tem qualidades para vender mais.
    O 208 é um fenômeno do fracasso, carrinho bom, moderno, seguro, bem equipado, bom design mas que poucos querem. Esse é o mal do mercado brasileiro, quando a manada está focada para outro lugar, é difícil mudar a rota.

    • Marcos Souza

      Meu irmão tem um griffe 1.6mt.
      O carro é uma delícia de dirigir e ainda faz mais de 14km/l na estrada

  • JAC

    Deu PT 13%, RIP Nélio.

  • zekinha71

    Quem diria a VW colando na Ford, que tombo, Chery vende menos que a Kia, é baixar as portas e sumir.
    Que surra o Corola dá nos concorrentes.

    • wagner

      Corola tá levando pau de renegade.

      • Jackson A

        Renegade não é concorrente de corolla, é concorrente de hr-v.

  • Hugosw

    Hyundai Brasil deveria assumir a venda de carros no Brasil e mandar esse CAOA pastar!
    No momento em que o ix25 for lançado com certeza irá se consolidar como a 4 maior montadora do país.

  • sigma7777777

    O Corolla, com recursos inferiores ao Civic, Sentra e cia, massacra o segmento de sedans médios e isso é péssimo para o mercado. Acho que a imprensa precisa fazer algo, pois isso já passou dos limites do bom senso. A Toyota está vendendo 4 mil unidades a mais em comparação com Civic, que na versão intermediária LXR conta com ESP/ESC, isso sem contar o Sentra que também na versão intermediária SV conta com o mesmo recurso de segurança. Acho que blogueiros e revistas automotivas precisam se unir para colocar em evidência essa discrepância, pois reina no imaginário popular uma fama excessivamente boa para o veículo da Toyota.

    • kravmaga

      Não adianta falar mais. O Corolla é feito de Adamantium e não quebra nunca. É tão estável que nem precisa de ESP também como os outros concorrentes. E você é atendido por massagistas gueixas enquanto deixa o carro para revisão.

    • Zé Mundico

      Mas se o carro é bom mesmo e tem um bom pós-vendas, qual é o problema?

    • Edson Fernandes

      Não tem que ser os veiculos de comunicação, mas a percepção do consumidor perante as marcas. Se o Corolla é confiavel e atende ao que o consumidor espera, ele vai vender. E a Toyota apesar de não ter dado certo para mim, parece agradar essa parcela de consumidores.

    • Camilo Varotto

      Fiz um teste drive no Sentra e detestei o carro. O carro é alto por fora e por dento a cabeça quase pega no teto (corolla 2014 é mais baixo e tem mais espaço neste aspecto) direção levíssima, perigosa mesmo, muito ruído do motor na cabine, se pelo menos fosse bom de se ouvir, mas não ele é bem feio. Acabamento na media ou abaixo desempenho idem, e o câmbio… Bem, não gostava de CVT na teoria fui conhecer e não gostei na prática também mesmo vale pro Corolla mas neste parece ser mais rápido e até tapeia bem no modo manual mas prefiro um automático mesmo. Mas concordo com o que você diz, aqui em casa tem um Corolla XEI 13/14 e não tem nada de mais.

  • Pedro Rocha

    Parece-me que a Oroch impactou principalmente o próprio Duster e a Saveiro, dada a queda nas vendas desses modelos em relação ao mês passado.
    Destaque para a RAM 2500 que já vendeu 20 unidades.

    • Marcos Souza

      Vi uma na minha cidade…achei bem projetada. Acho que vai tomar o segundo lugar da saveiro logo logo

      • Pedro Rocha

        Quanto tiver câmbio AT4 fará um estrago maior, já que Strada e Saveiro só tem tranqueiras monoembragem.

    • Edson Fernandes

      A Montana principalmente.

  • Perneta

    A Ford é a empresa mais travada que eu já vi. Sempre fica nos 10%.

  • Doyle

    Ford, deixa de ser burra e traga a Escape

  • Matheus Cavalheiro

    E Duster Oroch?

  • Doyle

    Pra que honda lançar popular? Eles ja lucram tendo os piores custo-beneficio do mercado porque brasileiro ta iludido com carro japonês. Pagam uma fortuna em HR-V monoparabola com o melhor cambio do mundo, o CVT. Daqui ha uns 10 anos os brasileiros aceitam os dupla embreagem

  • Samuel Fialho Pereira

    Nossa; 12 anos da Fiat na liderança perdidos para 1 mês da GM… Puxa, quem diria…



Send this to friend