Mercado

Os carros mais vendidos em setembro de 2015

chevrolet-onix-effect-avaliação-NA (61)

O mercado de automóveis e comerciais leves em setembro teve queda de 3,62% em comparação com agosto e está 31,82% abaixo do desempenho do mesmo mês em 2014. Foram 192.610 exemplares vendidos e no acumulado do ano, o país 1.881.671 unidades, sendo 21,73% abaixo do mesmo período do ano passado.

No segmento de automóveis, há um certo equilíbrio entre as três marcas mais vendidas, sendo elas GM, Fiat e VW, que registraram 13,99%, 13,92% e 12,89%, respectivamente. A Ford ficou com 11,07% e a Hyundai com 9,23%.

Nos comerciais leves, a Fiat continua distante das demais por conta da Strada, tendo exatos um terço do mercado com 33,33%. A VW vem em segundo com 20,47% e a GM com 14,96%. Toyota e Mitsubishi, agora entre as cinco mais vendidas, ficaram com 10,47% e 4,40%. A Ford caiu para sexto.

l200-chrome-edition-4

De forma geral, a Fiat mantém a liderança com 16,56%, seguida pela GM e VW com 14,12% e 13,92%, respectivamente. Ford e Hyundai fecharam o mês passado com 10,13% e 8,23%. A Jeep agora fixou-se em novo, deixando a Nissan em décimo. A Mercedes foi a luxuosa mais vendida.

Entre os automóveis, destaque o salto do Onix na liderança, vendendo 10.212 exemplares contra 8.889 do HB20, o vice-líder no mês. O Corolla subiu para sétimo e com ele veio o HR-V em oitavo. O Uno caiu para nono e o Renegade em décimo, mostra a força dos utilitários esportivos compactos.

O Gol ficou de fora dos 10 pela primeira vez na história e o Duster fechou os 20 mais vendidos. Nos comerciais leves, a Strada continua isolada na liderança, seguida pela Saveiro e tendo Hilux e S10 um pouco mais distantes. A L200 avançou sobre a Ranger, enquanto a Frontier fecha os 10 mais vendidos.

Confira abaixo as 20 marcas, 50 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em setembro de 2015:

Marcas

1º FIAT 31.900 16,56%
2º GM 27.202 14,12%
3º VW 26.814 13,92%
4º FORD 19.513 10,13%
5º HYUNDAI 15.860 8,23%
6º TOYOTA 14.411 7,48%
7º RENAULT 14.138 7,34%
8º HONDA 13.808 7,17%
9º JEEP 5.848 3,04%
10º NISSAN 5.621 2,92%
11º MITSUBISHI 3.227 1,68%
12º CITROEN 2.333 1,21%
13º PEUGEOT 2.248 1,17%
14º M.BENZ 2.014 1,05%
15º AUDI 1.433 0,74%
16º BMW 1.110 0,58%
17º KIA 1.085 0,56%
18º LAND ROVER 847 0,44%
19º CHERY 498 0,26%
20º SUZUKI 434 0,23%

Automóveis

1º GM/ONIX 10.212
2º HYUNDAI/HB20 8.889
3º FIAT/PALIO 8.761
4º FORD/KA 7.486
5º VW/FOX/CROSS FOX 6.373
6º RENAULT/SANDERO 6.369
7º TOYOTA/COROLLA 5.775
8º HONDA/HR-V 5.747
9º FIAT/UNO 5.684
10º JEEP/RENEGADE 5.676
11º VW/GOL 5.254
12º GM/PRISMA 4.714
13º FIAT/SIENA 4.534
14º VW/UP 4.344
15º HYUNDAI/HB20S 4.170
16º HONDA/FIT 3.512
17º VW/VOYAGE 3.192
18º TOYOTA/ETIOS HB 2.805
19º FORD/FIESTA 2.781
20º RENAULT/DUSTER 2.698
21º FORD/ECOSPORT 2.655
22º FORD/KA SEDAN 2.513
23º HONDA/CIVIC 2.312
24º NISSAN/MARCH 2.240
25º RENAULT/LOGAN 2.240
26º TOYOTA/ETIOS SEDAN 2.063
27º GM/CLASSIC 1.943
28º HONDA/CITY 1.930
29º NISSAN/VERSA 1.873
30º GM/SPIN 1.806
31º GM/COBALT 1.430
32º CITROEN/C3 1.320
33º FORD/FOCUS 1.310
34º FIAT/PUNTO 1.295
35º RENAULT/CLIO 1.246
36º GM/TRACKER 1.182
37º GM/CRUZE SEDAN 1.051
38º VW/JETTA 814
39º PEUGEOT/208 808
40º FIAT/IDEA 796
41º NISSAN/SENTRA 768
42º HYUNDAI/IX35 766
43º MITSUBISHI/Outlander 757
44º MITSUBISHI/ASX 737
45º AUDI/Q3 735
46º PEUGEOT/2008 720
47º VW/GOLF 677
48º FIAT/DOBLO 674
49º GM/CRUZE HB 653
50º TOYOTA/HILUX SW4 652

Comerciais Leves

1º FIAT/STRADA 7.116
2º VW/SAVEIRO 4.357
3º TOYOTA/HILUX 2.747
4º GM/S10 2.385
5º GM/MONTANA 1.542
6º MITSUBISHI/L200 1.154
7º FORD/RANGER 1.090
8º VW/AMAROK 1.008
9º FIAT/FIORINO 997
10º NISSAN/FRONTIER 730
11º RENAULT/MASTER 590
12º HYUNDAI/HR 503
13º FIAT/DUCATO 416
14º RENAULT/OROCH 273
15º RENAULT/KANGOO 228
16º KIA/K2500 188
17º IVECO/DAILY 3514 179
18º FIAT/DOBLO 129
19º CITROEN/JUMPER 91
20º FIAT/UNO 91
21º PEUGEOT/BOXER 84
22º M.BENZ/SPRINTER 311 77
23º LIFAN/FOISON 73
24º FOTON/AUMARK 1039 49
25º M.BENZ/SPRINTER 43
26º RELY/RELY PICK-UP 18
27º SHINERAY/P TRUCKS 17
28º JAC/T8 13
29º SHINERAY/P VAN 7
30º IVECO/DAILY 6
31º PEUGEOT/PARTNER 6
32º VW/KOMBI 6
33º HAFEI/RUIYI 4
34º SHINERAY/DTRUCK 3
35º JINBEI/M35 3
36º SHINERAY/TRUCK 2
37º HAFEI/TOWNER 2
38º MAHINDRA/HWKCD4 2
39º EFFA/START PICK UP 2
40º DODGE/RAM 1
41º FIAT/TECFORM 1
42º FORD/F150 1
43º FORD/RANCHERO 1
44º GM/CHEVY 1
45º M.BENZ/SPRINTER 515 1
46º TOYOTA/BANDEIRANTE 1
47º VW/MULTIVAN 1
48º HAFEI/MINIVAN 1
49º JINBEI/TOPIC 1
50º JAC/REFINE 1

[Fonte: Fenabrave]





  • Tosca16

    Vou bater na tecla que a Suzuki poderia investir nesse segmento dos vuc’s; seria líder num mercado onde os concorrentes direto são chineses . Eu sempre vi potencial as japonesas nesse segmento, em diversos mercados é assim; só aqui por causa do brasileiro ter elevado o patamar destas marcas que as mesmas não se veem mais com linhas comerciais . Será que eles não enxergam isso ? Um modelo menor 1.0 e 1.3 a gasolina ou flex com configurações de cabine simples e dupla e um maior já com motor diesel pra concorrer com o Hyundai HR, que sozinho vende mais de 500 unidades mês . Além de poder vir com uma van de passageiros pra ficar na lacuna da Kombi e uma maior similar ao tamanho que tínhamos na saudosa Asia Topic. Sinceramente com essas vendas pífias da marca aqui eu mudaria geral a gama da Suzuki. Deixaria só a linha de utilitários leves e o Jimny 4X4, este último reposicionando-o melhor com novos preços; fazer a Suzuki crescer nos nichos de mercado .

    • Ar condicionado, direção assistida, som, duplo airbag, abs, ebd.
      U$ 7.044,00 dolar (na cotação de hoje). No Japão é equivalente a metade do preço do Honda Fit.

      Eu acho que quando a Hyundai lançar o ix25, ela passa a Ford.

      • Não passa se não aumentar a unidade fabril. Mas torço para que isso ocorra!

    • Filipe Machado

      Pois é, se eu fosse frotista optaria pelo Suzuki a um Chinês

      Inclusive poderia ser montado aqui ou Mercosul e de quebra abrir cotas de importação pra Swift e Vitara

      • Tosca16

        Outro modelo, esse da Mitsubishi … mas de imediato que está bem ruim nas vendas é a Suzuki, então se fosse pra apostar seria com esta marca. Eu não acho os chineses tão ruins assim, claro que tem marcas de menor qualidade e outros que demonstram um cuidado maior e qualidade nos componentes . Mas é lógico que o fator origem daria um ar de qualidade bem maior na cabeça do consumidor, por isso só de ter o nome Suzuki poderia dá uma alavancada nas vendas ,

        • 912mig

          OS dois, Mitsubishi e Suzuki, são exatamente iguais!!!

          • Tosca16

            é tudo similar, até alguns chineses dizem que a origem dos motores que usam são Mitsubishi por exemplo.

          • automotivo

            pelo o da hr é o motor da l200 antiga

  • Vanderley Almeida

    É, ao que parece, quem tinha grana não foi afetado pela crise ou está se endividando para trocar seus Sedãs/Hatchs médios por SUVs compactos.

    • PrGirafales

      deve ter mesmo nego se endividando com essas taxas zero entre aspas… mas nem todos tem gente com dinheiro guardado aplicado em renda fixa por exemplo ta ganhando bem mais agora que a alguns anos atras graças a subida constante da taxa selic, ai o cara vendo que todo mes sobe os carros, e ai existem financiamento com “taxa zero”, pq essas taxas zeros nunca sao, tem as taxas de TAC, seguros e blablabla embutidos, mas mesmo assim não bate 1%,geralmente bate nos 0,50%, eu troquei o meu esse mes mesmo com crise, dei ele de entrada, deixo meu dinheiro aplicado me rendendo mais de 1% ao mes e pego uma taxa zero, na verdade uma taxa de 0,50% , e vendo todo mês subindo o preço dos veículos + os descontos por ser final de ano e a crise no setor, para alguns é sim a chance de trocar o carro

      • Junoba

        Vai depender muito. Algumas taxas custam uns R$80, além do IOF. No final, dependendo do caso, vai economizar uns 10k ou até mais, levando em consideração o preço do veículo.

      • Gustavobrtt

        Nossa 1% ao mes? Bruto ou liquido? Pq tem taxa d adm, ir, IOF etc nos fundos, rendendo no máximo 0,6% liquido a.m.

        • Gabriel Torque

          você está desatualizado, poupaça ta pagando 0,7

      • Rodrigo

        A Taxa de juros é Zero sim. Outros encargos são outros encargos.
        Calcular TAC e IOF como ‘juros’ é um tanto quanto……….

        • 0terceiro

          Pra isso existe o CET (Custo Efetivo Total),
          que é o “juros” incluindo a TAC, IOF e etc.

          • Rodrigo

            Continua não sendo Juros.. e sim CET, não teste minha paciência com absurdos^^

    • CharlesAle

      Muitos já haviam se preparado para trocar de carro esse ano, independente de crise. Pode até não ser o modelo desejado, mas dificilmente a pessoa desiste se já tiver dinheiro em caixa…

  • Jackson A

    Peugeot cada vez com menos participação…
    Ta critica a situação dela.

    • Tosca16

      E pelo que sei vai ser o carro chefe do Grupo PSA depois da restruturação…

    • Bruno

      Pelo que vi hoje a css de santo andre fechou…

      • Filipe Augustus

        Curioso que a Peugeot fechou, e uma da Audi abriu alguns metros pra frente!

        • Bruno

          Mais uma tentativa da audi no ABC… vamos ver no que dá… vejo muito Q3 por aqui….

          • Filipe Augustus

            Acho necessário, em especial que o A3 será nacional agora, acredito que é natural um investimento da Audi nessa área! Como o volume não está centrado apenas no A3, agora o A3, hatch, sedan, o Q3 e um pouco o Q5, o A4/A5 que são os produtos de maior volume, acho que hoje faça mais sentido. Assim como aquela loja da Volvo na Figueiras!

            • MauroRF

              Cara, outro dia eu estava andando a pé lá na Figueiras e passei em frente da Volvo, pqp, como é ruim não ter grana para comprar carros daquele nível, kkkkk.

      • MauroRF

        Fechou faz um tempinho já.. Você fala aquela da Dom Pedro II, né, ali no Bairro Jardim.

    • Rodrigo

      Li em algum lugar que a nova presidente da Peugeot (ou PSA não lembro bem) no Brasil é brasileira é muito gabaritada.
      Tomara que ela reformule as operações no BR e possa melhorar a marca por aqui, pois bons produtos ela tem, só precisa dedicar um pouco mais de atenção no pós-venda que, pelo que dizem, não é muito bom.

      • Deadlock

        Precisa aprender a fazer suspensão também. Mas, vendendo tão pouco nem tem como investir, a não ser que a matriz continue apostando no nosso mercado. Só um milagre salva a marca do leão no Brasil.

        • Raphael Pereira

          Dirija um(NOVO) e veja, ja aprendeu amigo. Povo fala sem saber…so acho

          • oscar.fr

            Reitero o que você disse, a Peugeot já “aprendeu” a tempos a fazer suspensão, na verdade, a adaptá-la ao Brasil, os problemas ficaram lá no 206. Já melhorou muito no 207 e esses problemas estão resolvidos na linha atual.

        • RyanSX

          Tenho um 308 e levei em conta na compra a boa altura do solo e pela rigidez da suspensão (um pouco maior) do nos outros carros. Como o carro é utilizado com a família e sempre 5 passeiros (4 adultos e uma adolescente) então era um fator muito importante. Outro ponto é que por aqui temos muitas lombadas e com um Focus iriamos ter que passar de lado a cada quebra mola pois aquele carro é baixo mesmo sem passageiros, igual ao Fusion. Enfim pra mim agradou neste ponto

          • ALVIN_1982

            Mas em valetas vejo muito 308 raspando o parachoque… acho muito bicuda a frente dos 300 da Peugeot… até o 3008 raspa, incrível!

            • RyanSX

              Sim verdade, porém aqui no DF você nem ouve falar em valetas. Coisa muito rara por aqui, mas tem que tomar cuidado com as guias da calçada sena arranca aquela proteção de borracha (que depois é só levar na Peugeot e eles colocam grampos de aço e de graça rsrs) ja aconteceu isso com o meu e ficou pendurado no para-choque.

    • Filipe Machado

      Agora que vi… Nissan tem mais que o dobro de participação da Peugeot

      Isso porque o March e Versa vendem pouco, imagina se cada um colocasse uns 4k carros/mês na rua

      • Jackson A

        Com o march e versa cvt que chega ate o final do ano, a tendencia é aumentar.

        • Filipe Machado

          Sim, mas chuto que no máximo 1000 vendas de cada um a mais por mês.

          Problema da Nissan é ter rede concentrada em Capitais e cidades maiores, fora isso acho o March aquém em qualidade construtiva a HB20, Fox, Up, Ford Ka e Onix – principais concorrentes – apesar do 1.6 ter melhor powertrain até 50mil reais na minha opinião.

          • Jackson A

            Sim, tem a questão do tamanho tbm, mas já é um começo.

    • HelderV6

      Não vende mais porque não quer acho, até pouco tempo atrás o gol era o mais vendido, então eh soh ter vontade de vender, que vende.

      • Cristiano_RJ

        Simples assim.

    • CharlesAle

      A Renault também sucumbiu a Toyota e Hyundai..

  • Bruno

    O que vem a ser uma GM chevy?

    • Fernando S.

      (Dados obtidos da internet)
      A Chevy 500 é a versão Pick-up do Chevette, produzida no Brasil pela Chevrolet. Foi fabricada nas versões L(Luxo), SL(Super Luxo), SE (Special Edition), SL/E (Super Luxo Especial) e DL (Deluxe). Foi equipada com motores 1.6 de cor amarela até 1986 e 1.6/S de cor cinza até 1995, de carburação simples e dupla

    • Tosca16

      Fernando S. foi mais rápido com a descrição .

      • Fernando S.

        Pois é, pesquisei rapidinho hehe. Só queria entender como um carro que teve produção encerrada há duas décadas ainda consegue ter emplacamento.

        • Tosca16

          eu fiquei na dúvida se era esse ou não, mas depois que eu vi onde se encontrava na lista sim, tive a certeza .

        • Rodrigo

          Meu palpite é que carros antigos que figuram nessa lista de emplacamentos deve ser relativo a carros de colecionador que acabam recebendo a placa preta. Ao meu ver única explicação plausível para tal registro.

      • Bruno

        Na verdade a chevy 500 eu sei o que é, só estranhei o fato de estar nesta lista… pensei que pudesse ser alguma pick up americana, como a SS por exemplo… mas considerando que tem até Toyota bandeirante na história, deve ser a questão da placa preta mesmo….

        • Marcos Vinicius Bittencourt

          Talvez pode ser aqueles carros esquecidos que trocam de placa amarela por placa cinza.

      • FocusMan

        Toqueirinha essse carro. Meu pai teve um que pegou num negócio lá em 1993.

  • Fernando S.

    Qual a diferença do ano entre Palio x Onix? A montadora norte-americana, aparentemente, vai em busca da liderança. Estou vendo propagandas da Chevrolet oferecendo Onix a 34.990,00 na TV.

    • Junoba

      E pensar que a pouco tempo atrás ele estava sendo vendido a mais de 40k. Estão fazendo de tudo para não perder mercado. Quem não deve ficar satisfeito com isso, são os clientes que compraram com o preço anterior.

      De qualquer forma, a GM não deveria ter colocado aquela grade dianteira simplificada na versão de entrada, que estragou o carro.

    • CharlesAle

      Sim. Enquanto a FCA ganha mercado com a marca Jeep, a Fiat vai perigosamente caindo mês a mês..Não é falta de aviso que os atuais carros Fiat estão aquém dos concorrentes diretos..

      • automotivo

        Se a Toro pegar, já dá uma subida boa.

  • Jackson A

    FIAT ainda está em primeiro..
    Tem que cair muito.

    • MauroRF

      É questão de tempo, com a concorrência avançando e se mexendo.

  • Tosca16

    14º RENAULT/OROCH 273 ; já ? Será que são tudo pra test-drive nas revendas da marca ?

    • Filipe Machado

      Provável… Test Drive + Carro de imprensa

    • Luciano Souza

      Estranhei tambem…Fui no site…Ainda não esta disponivel….

    • Rodrigo

      Muito estranho….

  • Evaldo Avelar Marques

    Há 3~4 anos atrás, quem imaginária que o gol ia cair tantas posições? Agora não está nem entre os 10 mais vendidos…

    • HelderV6

      Vamos acreditar na evolução. …Quem sabe um dia, não serão os ….golf, focus, 308, na liderança, igual na Europa, oremos ….

      • Junoba

        Com o poder de compra de compra do consumidor caindo a cada dia, e os preços dos carros só aumentando, é um fato distante de acontecer.

        • ARENANB

          Não sei da onde tirou que o poder de compra está caindo, ou em relação a que época você está falando. Larga de assistir globo, é o que tenho pra te dizer. Tudo bem que inflação está alta, mas o poder de compra do brasileiro, se for comparar com 10~15 anos atrás, hoje está infinitamente maior.

          • HelderV6

            Realmente , apesar de estarmos em uma fase triste, achar q a 15 anos atras estavamos melhores eh demais. Tá ruim pra car….mais já foi muito mais difícil

          • FocusMan

            Hoje está bem menor do que ano passado.

            Para de ler a Carta Capital amigo!

            • ARENANB

              Pff, o dia que alguém me vir lendo uma revista brasileira ou um jornal pode mandar internar. Poder de compra está igual, a crise no brasil é política e não econômica como querem nos convencer. Não conheço sequer uma pessoa que tenha piorado de vida desde que a suposta crise começou. Muita gente falando, tudo no fator ‘psicológico’, alguém falou que tá ruim e eu acredito. O dia que o brasileiro parar de ouvir um jornalista crítico chorar na tv e tentar observar com seus próprios olhos, fazer qualquer cálculo direto do bolso dele, observar as pessoas ao seu redor, e ainda assim ver crise, aí pode ser que eu acredito. Hoje, não há crise econômica no brasil. E antes que alguém venha de papinho, não sou de direita ou esquerda, pra mim o brasil é um país perdedor e será assim pra sempre porque vem da raíz.

              • FocusMan

                Você deve ser rico.

                Todos meus colegas, assim como eu, percebemos uma perda no poder de compra. Existem produtos que consumimos que o preço subiu de janeiro para cá, cerca de 50%.

                OU você não paga contas, ou nem tem idade para saber o que é poder de compra.

                Me desculpe, e dizer que não lê nada nacional não faz de você melhor que as outras pessoas, você nesse caso, se não consumir nenhum tipo de fonte nacional de informação, será mais desinformado que o cara que lê apenas a Veja e o Jornal Nacional.

        • HelderV6

          Até q tá melhorando… Se olhar 5, 8 anos atrás Tava triste a situação dos mais vendidos… era soh 1.nada , estamos lentamente evoluindo., corolla , hrv, renegade nos top 10, até pouco tempo atrás era utopia

          • FocusMan

            Evolução vendo o mercado perdendo 30% de vendas?

            • HelderV6

              Em número de vendas gerais sim, como eu disse, na qualidade geral dos mais vendidos, melhorou sim
              .

              • FocusMan

                Isso eu concordo, mas é algo sazional. Está acontecendo a mesma coisa que ocorreu nos anos 80.

  • RCX05

    Acho que a HR-V é mais simples que o Corolla certo? Então sob esse ponto de vista, mesmo com o preço menor, deve dar mais lucro. O que acham?

    • HelderV6

      Eh outra categoria, corolla seda médio conservador ao estremo, hrv jipe pra shopping.

    • Junoba

      Acredito que o lucro da Honda é bem maior. Já que o HRV é derivado da plataforma de City/Fit, sendo de uma forma, pra reduzir custos. Na minha opinião, o crossover é bem inferior ao Corolla

  • FranciscoAdrianoSilva

    O reinado do Gol, literalmente acabou, a Toyota cada vez mais cara, continua crescendo em vendas, isso sim é um verdadeiro milagre econômico.

    • Jackson A

      Não acho que seja algo tão incrível como um milagre econômico… ela apenas atendeu ao que o consumidor queria… vende um produto que atingi o interesse da maioria.

      • Filipe Machado

        O consumidor que enxerga valor num carro apenas normal, sem nenhuma tecnologia inovadora.

        Diria que o comprador de Corolla são aquelas pessoas pragmáticas e tradicionais que no segmento de médios são mais comuns.

        Hoje nos carros de entrada as pessoas são mais propensas a novidades e querem inovação

        • HelderV6

          Igual até pouco tempo atrás o sucesso de gol e voyage, hj o nível do mercado lentamente subiu.

        • Junoba

          Na minha opinião, um dos fatores é a falta da pesquisa detalhada antes da compra. Tanto que as pessoas só comparam Civic com Corolla, já que são carros mais antigos do mercado.

    • HelderV6

      Crise? O etios tá vendendo….

  • Marcos Wild

    A malandragem da Fiat de colocar dois carros no mercado com o mesmo nome não esta surtindo efeito, pois os dois Palios (o Feioso e o Fire jurássico) estão perdendo para um único Onix e, um único HB20 que são bem mais caro.

    Também tem dois UNos, dois Sienas e duas Stradas,

    E a strada tem que ter um monte de versões e motores para vender apenas 2 mil unidades a mais que a Saveiro que só tem um motor.

    Resumindo, a Fiat é líder só no preço, pois se ela colocar seus “carros” no mesmo valor da concorrência, ela despenca na participação no mercado.

    • Junoba

      No caso do Uno eu não diria isso, já que diferença é pouca, sendo apenas um facelift. Mas chega a ser estranho a Fiat manter as versões de entrada com o visual antigo. Isso mostra ´´amadirismo“.

      • Rodrigo

        hahahahahahaha
        É cada uma que se lê por aqui!

        • Junoba

          Eu disse algo demais !?!?

          • Rodrigo

            Não, imagina!
            Montadora vender carro com visual antigo ao mesmo tempo que o novo é mesmo coisa de amador!
            Só tem amadores no mercado! VW quando vendia Gol de geração anterior junto do novo, a Ford quando vendia Fiesta antigo junto ao novo, FIAT por vender o Palio e Uno de versões mais antigas mesmo com os novos no mercado. Coisa de amador…

    • ricardo

      duas stradas? onde? que eu saiba é um com varios motores e configurações nada demais …

    • Rodrigo

      Malandragem? Então a VW fez escola, pois esqueceu-se de que fazia o mesmo com o Gol por anos a fio?
      Aliás, qual é o problema em se fazer isso? Se há mercado que absorve, tem que fazer mesmo. A montadora visa o lucro, não movimentar o mundo!

    • automotivo

      Aprendeu com a VW, há trocentos fazia isso com a linha gol.

    • automotivo

      1.´´Apenas 2759 unidades´´ equivale apenas a 38% a mais q sua concorrentes diretas.
      2. 2759 unidades equivale a quase 100 milhões de reais em faturamento.
      3.´´ os motores diferentes´´ são usados em outros carros da fiat, uno, palio, Idea, Punto, G siena, linea..uf (esqueci algum?), e esse é justamente o fato de poder usar motores dife..

  • Filipe Augustus

    Me admira é esse bolo de posições aqui, tudo próximos uma das outras, querendo ou não, apesar da crise, isso é sinal de maturidade do mercado!

    4º FORD 19.513 10,13%
    5º HYUNDAI 15.860 8,23%
    6º TOYOTA 14.411 7,48%
    7º RENAULT 14.138 7,34%
    8º HONDA 13.808 7,17%

  • pedro rt

    essa “folga” de vendas da strada vai acabar a partir do dia 1° de novembro qdo começam as vendas da RENAULT OROCH em sua versao top custara ate mais barato q a versao adventure da strada.

    • automotivo

      As strada´s que se vendem mais ainda são as de entrada. A própria Renault já informou q vai brigar com as versões mais caras da Strada.

  • pedro rt

    as novas concessionarias da PSA vao começar a serem abertas no brasil parece q e agora em outubro ou novembro… vao ser bem maiores, mais bem estruturadas pra atender clientes peugeot, citroen e DS desde modelos mais antigos ate os atuais, o serviço vai ser bem melhor tanto de revisoes como de atendimento ao cliente e vendas. parece q eles vao valorizar muito quem tem carros das 3 marcas e vender pra comprar outro, pra manter a fidelidade e compromisso da marca

    • Felipe S. Rangel

      Deus te ouça…

  • Vattt

    Não sei como Peugeot tá sobrevivendo!!! Faz até medo imaginar que ela possa capar ainda mais o 208 para o tornar “competitivo”. E 2008, pq não decola??? Ou pra Peugeot eles vendem bem???

  • Vattt

    Palio só vende por causa da versão fire celebration, fora isso, iria sumir com o Gol da lista dos 10 mais vendidos. As antigas “nacionais” perdendo a cada dia mais espaço para a concorrência.

  • Rodrigo

    Alguém viu a SpaceFox por aí????

  • Gran RS 78

    Está faltando a Mercedes Classe C na lista, pois ela vendeu mais que Jetta e Sentra, com mais de 800 unidades, um recorde para o modelo premium.

  • Paulo Sósthenes Pereira

    O Onix tá fazendo bonito! Acho que a GM está no caminho certo com a política de descontos. É um exemplo que as demais montadoras deveriam seguir…

  • nightwishjp

    Como as pessoas preferem comprar a Hilux à S10? Expliquem-me, por favor.

  • 0terceiro

    Impressão minha ou todo mês tem um “FIAT/TECFORM”
    e um “TOYOTA/BANDEIRANTE” na lista dos mais vendidos???