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Os carros que mais e menos se desvalorizam após um ano de uso

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Um levantamento feito pela agência Auto Informe apontou os carros com maior e menor desvalorização após um ano de uso no Brasil, que foram listados pela revista Exame.

O que menos perde valor no período de 12 meses é o Chevrolet Onix com 7,6%. Já a minivan JAC J6 é a que mais perde, registrando -23,1%.

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Os carros mais vendidos do mercado são os que menos perdem, mas entre os mais desvalorizados, chama atenção os modelos da JAC, praticamente todos (com exceção do T8), estão entre os 10 mais desvalorizados, junto com a dupla da Geely.

Confira abaixo os carros que mais e menos perdem valor após um ano de uso:

Menos desvalorizados

1) Onix = -7,6%
2) HB20 = -8,0%
3) Fiesta = -8,1%
4) Sandero = -8,1%
5) Up! = -8,3%
6) Palio/Punto = -8,4%
7) Etios = -8,5%
8) Fox = -8,8%
9) Ka = -8,9%
10) Gol = -9,0%
11) HB20S = -9,1%
12) 208 = -9,4%
13) Uno = -9,5%
14) Strada = -9,6%
15) C3 = -9,7%
16) Ka+ = -9,9%
17) Golf = -10,0%
18) Prisma/Etios Sedan = -10,2%
19) Saveiro = -10,3%
20) Voyage = -10,5%
21) Celta/Logan = -10,7%
22) Agile/March/Siena = -10,9%
23) Montana = -11,0%
24) Fit = -11,1%
25) Classic/Hilux = -11,2%

Mais desvalorizados

1) J6 = -23,1%
2) EC7 = -21,8%
3) J2 = -21,7%
4) J3 Turin = -21,6%
5) J5 = -21,4%
6) C4 Picasso = -20,9%
7) J3 = -20,2%
8) Optima = -19,8%
9) Altima = -18,8%
10) GC2 = -18,7%
11) Tiggo = -17,5%
12) Forester = -17,4%
13) LF530/Sorento = -17,0%
14) Lancer = -16,9%
15) 408 = -16,5%
16) Linea/GLA/X60 = -15,9%
17) T8/XC60 = -15,8%
18) Tucson/RR Sport = -15,6%
19) V40/C4 Lounge = – 15,5%
20) Picanto = -15,4%
21) Soul/Discovery = -15,3%
22) Classe C = -15,2%
23) QQ = -15,1%
24) Bravo/Classe B/Passat/CLA/Pajero/Cherokee = -15,0%
25) A4 = -14,9%

[Fonte: Exame/Auto Informe]

Agradecimentos ao Lairton Bastos.





  • b.c

    O Onix desvaloriza pouco porque aumentou muito de preço, conheço um cara que comprou um Ltz por 42 mil em 2013, hoje ele vale a mesma coisa e um zero exatamente igual já custa 50 mil.

    • Bruno Wendel Marcolino

      porém ele não comprar um carro semelhante com esse valor.

      • Alfredo Araujo

        Não… mas em comparação, ele foi um dos q menos perdeu dinheiro com desvalorização do automóvel dele…

        • duduEAS

          Mas ele perdeu dinheiro sim. Corrige o valor com a inflação que voce o prejuizo. O que talvez acontece é ele vender o mesmo carro por 42 mil que não tem o mesmo poder de compra do que os 42 mil de 2013.

          • Colorado

            até pq ser for assim, a 11 anos comprei um Omega 95 por 15k, hoje ele ainda vale 15k, mas com esse dinheiro hoje vc não compra uma mortadela no mercado kkkkk

            • Pedro Rocha

              Isso explica o porquê do PT roubar centenas de milhões em dinheiro: a mortadela está cara.

          • Alfredo Araujo

            então… como eu disse…
            Perder dinheiro 99,99 das vezes… a questão é q perdeu menos… só isso.

            Não deixa de ser algo interessante de se observar em um segmento acostumado com grandes desvalorizações pós retirada do bem da CSS… rs

      • Paulo Sósthenes Pereira

        Essa pesquisa é feita todo ano. E o Onix já emplacou como melhor valor de revenda em 2014 e 2015. Normalmente, o carro que está em alta nas vendas, fazendo sucesso entre o os consumidores, tem a menor desvalorização. O ONix é a bola da vez!

        • Bruno Wendel Marcolino

          Sim, mesmo com motor defasado vende bem e não deixa de ser um bom carro. Se a GM lançasse um motor atualizado, assim como fizeram VW e Hyundai por exemplo, ia vender Onix mais que pão quente.

    • BillyTheKid

      O mesmo pode ser dito de praticamente qualquer veículo nos últimos dois anos, visto que os aumentos, não só da GM, aconteceram quase todos os meses.

    • Marcelo Amorim

      Amigo meu comprou um LT 1.4 com My Link zero por 37 mil no mes do lancamento,acho que hj ele tbm pega os 37 conto.

    • Eduardo

      Golf idem. Os que compraram no lançamento, por 67mil, podem vender pelo mesmo valor ou até mais caro, ainda mais pq podem encher a boca para falar que é um legítimo Alemón kkk

      • 0terceiro

        Lembrando que, como dito acima, mesmo que vendam pelos mesmo 67mil,
        esse dinheiro não terá o mesmo poder de compra que tinha quando o carro foi comprado.

        Exemplo: suponha que, quando o Golf foi lançado por 67mil, esse dinheiro também comprava um apê 2 quartos em alguma cidade próxima à sua.

        Anos depois (2015), você vende o Golf por 67mil (teoricamente, o mesmo valor pago nele) e pensa:
        “- Vou investir essa grana comprando um apê. Na cidade aqui do lado o apê custava 67 mil quando comprei o Golf.”

        Você chega na cidade, dá uma olhada no apê, e pergunta pro corretor quanto custa.
        E ele te responde:
        “- 95 mil”.

  • CyberSilvio

    E tome mimimi de propietário de carros chinês.
    – É culpa do grande cartel brasileiro;
    – Brasileiro não sabe escolher carro;
    – fala que seu carro nunca deu defeito, e mal rodou 10k com ele;
    – A ferrugem era por causa do trasporte marítimo;
    – Meu Cielo e o s18 são carros injustiçados, foi a gm que matou eles;
    – Isso é culpa dos capitalistas;
    – O cielo é o limite.
    – Favor não botar muita força no pedal de freio, ele pode entortar.
    – O QUE FAÇO COM MEU CHANA?

    • Junior Souza

      kkkkkk o Chana foi ótimo …..

    • tiago

      Os chineses estão comendo pelas beiradas, quando menos esperarmos eles terão uma marca competitiva, e o Brasil…

      • saosao

        … e o Brasil vai continuar reclamando dos chineses. Por quê? porque é cultural.

        • daneloi

          Nao. É empírico. Os carros chineses ainda nao possuem qualidade e confiabilidade suficientes.

          • saosao

            Sim, mas falei de acordo com o que o tiago disse: “quando menos esperarmos eles terão uma marca competitiva”. Ou seja, quando tiverem competitividade.

            • daneloi

              Neste ponto concordo. Até acho que a Qoros por exemplo, tem carros belíssimos e (até onde li) de qualidade. Infelizmente, mesmo no dia em que os carros chineses tiverem qualidade, vão enfrentar o mesmo preconceito que as francesas e outras ainda sofrem por aqui.

              • Edson Fernandes

                O problema que esse mesmo carro chines também custa caro (Qoros) por isso não emplacou na europa.

          • Triton

            Empírico não. É baseado em achismos construídos a partir de bobagens lidas da internet. Quem tem base empírica são os proprietários, dentre os quais a maioria fala bem.

            • daneloi

              Achismo? Conheço 4 pessoas que tem carros chineses e se arrependeram amargamente. Um colega do trabalho que senta ao meu lado deu um soco na porta do jac dele neste final de semana, de tanto problema que o carro apresenta. Fui à concessionária com ele buscar o veículo quando ele comprou. Veio arranhado, o para choque com tinta descascando, alavanca da seta não funcionava e com a iluminação interna solta. Ficou pendurada. Faltava acabamento das alças internas e outros detalhes ridículos que parecem piada. Tirei fotos no dia, de tão surreal que achei. Dei minha opinião baseada em dados empíricos. Nada de achismos de Internet amigo.

              • Alligator

                fato….. o teu amigo é um otário em aceitar um carro assim

                • daneloi

                  Eu disse pra ele não pegar o carro. Tirei fotos, reclamei. Não adiantou. A concessionária prometeu e arrumou esses problemas, mas outros apareceram. Muitos outros. Carro lixo e concessionária picareta que não faz uma revisão de entrega e tem a cara de pau de apresentar um carro assim pro novo dono. Só dor de cabeça depois até Chegar ao ponto dele ter dado um murro que amassou a porta do carro no final de semana.

              • Triton

                Vai ver essas pessoas que você conhece adquiriram complexo de vira-lata só de ficar escutando os outros esculachando os carros chineses. O popular “emprenhar pelos ouvidos”. É aquela coisa que, dita tantas vezes, acaba virando verdade. Essa de dizer que carro chines não presta virou uma espécie de dogma por aqui.
                Quanto ao carro do seu amigo, os problemas relatados parecem decorrer de um péssimo serviço prestado pela concessionária e não do produto em si. É bem diferente de dizer, por exemplo, “o motor do Gol G5 de um amigo fundiu com menos de 10 mil km” ou “um amigo sofreu um acidente porque a roda de seu Stilo soltou” ou “meu amigo tem um Fiesta que as longarinas apodreceram de ferrugem” ou ainda “o câmbio easytronic da Meriva do meu amigo deu pau com 15 mil km” e assim vai.

      • duhehe

        O unico jeito dos chinas entrarem aqui para valer é se eles comprarem alguma montadora grande.
        Com os carrinhos que atualmente vendem e com esses nomes estranhos, esquece.

        • Tosca16

          Nomes estranhos ? Meu é fogo vocês … tipo a JAC, tem nomenclatura mais fácil de identificar que a dela ? J3, J5,J6 ; T6, T8 …

          • automotivo

            Concordo com vc. Tem q que ser xing ling até no nome..

          • duhehe

            No caso, A Jac é a menos ruim.
            Mas ainda assim, ”Jac” …

            • Tosca16

              Vocês cismam demais com as marcas chinesas, até nos nomes …

        • Robson

          Chana não é estranho nada . . . Ate excita uma pessoa!!

        • Nelson andré machado

          Isso valor pra hoje, mas daqui há 20 anos a história pode ser diferente. Hoje eu não compraria nenhum carro chinês disponível no nosso mercado, mas, assim como os americanos por muitos anos tiveram preconceito com carros japoneses e depois a história mudou, pode mudar por aqui também.

          • duhehe

            De fato, mas esse ensaio que eles estão fazendo aqui não esta dando muito certo.
            O produto deles ainda não tem como competir com a concorrência, o preço é semelhante mas a qualidade construtiva é muito inferior.
            Eles deveriam ter esperado e chegar aqui como fez a Hyundai por ex, tendo oq mostrar.
            Uma coisa é chegar com Tucson, Azera, i30… é possivel achar Tucson 2005 com mais 200.000 km, rodando perfeitamente.
            Outra é Effa, Cielo, S18, J3, QQ, Celer, copia de Mini… o Effa nem 50 aguentou.

            • Triton

              O J3 passou no teste dos 60 mil km da Quatro Rodas. Além disso, existe na internet um teste que foi feito com um J3 com 100.000 km. Fora os vários Cherys com mais de 100.000 que já tem por aí, muitos anunciados no Mercado Livre. Há um tempo atrás ví no ML um Tiggo com 173.000km.

      • automotivo

        Vamos esperar por uma marca competitiva. Por enquanto…. Já viu o ranking dos carros vendidos na China. Quantos são realmente chineses puros. São xvolkswagen, xford, xbuick, xchevrolet. Em suma, se nem eles mesmos compram. Por que deveríamos comprá-los

        • Matheus Marques da Silva

          Quando estive na China em Novembro passado eu questionei alguns amigos de lá (Chineses, não brasileiros residentes na China) sobre o porque de eu ver tantos carros e uma fração tão reduzida ser genuinamente chinesa nas cidades que eu visitei. A resposta foi um sorriso amarelo (até literalmente! hehe) e, na veia, ele me disse: “Esses carros geralmente são para uma parcela da população que possui baixa renda. Como eles não tem uma durabilidade alta ou comparável ao nível construtivo ocidental, vendem para essa fração da população. Os carros Chineses feitos em parceria com marcas conhecidas no Ocidente geralmente não utilizam os mesmos materiais dessas marcas menores (aços de especificações diferentes, por exemplo)”
          Até hoje enquanto converso com eles ouço que os carros preferidos são VW (Jetta, Golf, Lavida, Bora…), Audi… marcas que produzem lá em parceria com FAW e outras locais, como a Chevrolet e a Toyota fazem também.

          • automotivo

            Obrigado por compartilhar essa informação, só veio a confirmar o q eu já sabia, valeu!

          • Triton

            A china é um país de proporções continentais. Com isso, determinados veículos podem ir bem em uma região e não tão bem em outra. Dentre os sedans, as marcas chinesas vem crescendo nos últimos anos. Você já viu a lista de utilitários esportivos mais vendidos? Praticamente todos que estão na cabeça são de marcas genuinamente chinesas, com destaque para os GreatWall/Haval. A propósito, o carro mais vendido na China há vários anos e disparado na frente é uma minivan da Wuling

            • Matheus Marques da Silva

              Com certeza.. é como acontece no Brasil… aqui na minha cidade vejo CENTENAS de C4 Lounge, apesar de os numeros nacionais de venda serem quase ridículos! hehe
              Nessa ida que eu comentei estive em duas cidades de poder econômico considerável e em uma grande cidade com média salarial inferior. Nessa cidade de pouco poder econômico o que eu mais via eram caminhões-triciclos (isso mesmo!), também VW. Alguns Shanghai-GM e diversos modelos chineses. Nas outras duas o que me chamou a atenção foi a quantidade de PORSCHES e VW (andei em 3 variações do Santana, por exemplo! hehe), além de muitos Buick, Audi, Ford (principalmente Kuga) dentre outros (em uma tarde vi dois Rolls Royce em Beijing, por exemplo!). Essa minivan que tu comentaste (Wuling) é de uma parceria com a GM-Shanghai, se nao me engano.
              Mas enfim, tenho certeza que se eu fosse para outras regiões acabaria por ver uma predominância de “nativos”. Como tu bem colocou, a China é um país de proporções continentais e qualquer generalização não deve ser tomada como regra até que se tenha uma pesquisa ou estudo.
              Abraço

          • Alligator

            O SUV mais vendido na China é um Chinês assim também como o segundo colocado, e sobre a VW ser a marca mais admirada lá é absolutamente normal, pois o Santana reinou absoluto por quase 20 anos no mercado

            • Matheus Marques da Silva

              Cara.. da Baojun eu nao lembro de ter visto muitas dessa SUV não, mas vi muitos carrinhos menores. Great Wall eu vi muito. mas é como eu comentei com o @disqus_aRWwkLU6fu:disqus abaixo e como ele bem disse: É um país de dimensões continentais. O fato de eu ter estado em 3 ou 4 cidades não reflete o mercado como um todo, muito menos a lista oficial de share. Mas o que eu ouvi deles é inegável. E isso veio de gente do eixo “Changchun-Beijing-Qingdao-Shanghai-Wuhan”, que imagino ser as regiões onde mais se vende veículos, além das províncias de Guangxi e Guangdong, claro.

          • Alligator

            SUV mais vendido na China Great Wall H6

          • Alligator

            Suv segundo colocado no ranking de vendas Baojun 560

        • Triton

          As listas são separadas por categorias. A que você viu deve ter sido a de sedans, onde as marcas chinesas vem crescendo nos últimos anos. Você já viu a lista de utilitários esportivos mais vendidos? Então procure e veja, pois praticamente todos que estão na cabeça são de marcas genuinamente chinesas, com destaque para os GreatWall/Haval. A propósito, o carro mais vendido na China há vários anos e disparado na frente é uma minivan da Wuling

      • Alligator

        Na verdade se olharmos bem 2 marcas já estão se destacando, o X60 possui um preço semelhante ao Tucson e também uma desvalorização semelhante, e se ele tivesse um volume de vendas iguais ao Tucson sua desvalorização seria bem menor, outro a destacar é o Chery Celer que está fora das duas listas sendo aceitável para um modelo que entrega mais potencia por preço de 1.0

    • Alfredo Araujo

      Segura a sua Chana q meu Picanto ta solto !! kkkkk

      • Marcos Souza

        Melhor andar sentado num chana que num Picasso.

        • Conrado D Epiro

          melhor andar a pé do que nessas ratuera ai! haha

    • automotivo

      melhor q tivesse escolhido o Picanto….. que não é chinês…

    • Pedro Henrique

      dos chineses os chery são os que menos apareceram na lista, só o QQ mesmo e já bem depois do estouro da boiada… UHUHEAUEUHE

    • afonso200

      os cara empurrando o CHANA preto no sol

    • Bruno

      Meu picasso dá um jeito no seu chana… kkkkkk

  • Ricardo

    Engraçado os chineses em 1º! :)

  • Felipe Faria

    A Chevrolet aumentou tanto o preço do Onix que quem comprou ele na época que foi lançado, fez um investimento.

    • Bruno Wendel Marcolino

      a diferença é que ele não compra igual com esse preço.

    • Davi Millan

      Se bobear rendeu mais que a poupança… É melhor rir do que chorar.

  • Bruno Wendel Marcolino

    pena as chinesas ainda estarem tão mal no sentido desvalorização, mas era bem pior lá em 2010.

  • Brasil_MG

    Pra mim o mais impressionante é o caso do HB20…O HB20 foi lançado em 2013 a partir de R$ 31.995,00. Passados 2 anos, essa mesma versão de entrada, na tabela FIPE vale R$ 32.790,00..Quer dizer, o cara comprou o carro, usou 2 anos e ainda ganhou R$800,00 no valor do carro

    • BillyTheKid

      Só tem um detalhe: Não existe versão de entrada do HB20 na FIPE. A versão mais básica na FIPE é a Comfort/Comfort Plus/Comfort Style. Ou seja, é uma média (não necessariamente aritmética) de três versões com três preços diferentes.

      Enfim, o preço na FIPE pode estar maior simplesmente porque, atualmente, mais pessoas compram/vendem o Comfort Style do que a Comfort.

      • x1

        Vc entendeu meu comentário?
        A pessoa comprou um HB20 confort (versão de entrada) por R$ 31.995
        e hoje a tabela é R$ 32.790,00 (que inclui também as versões CPlus e CStyle)

      • Brasil_MG

        Vc não entendeu meu comentário, mas tudo bem
        Olha só..Quem comprou o HB20 confort em 2013 pagou R$ 31.995
        Hoje a tabela FIPE (que inclui esta versão ) é R$ 32.790 ou seja, esta versão não teve desvalorização, ao contrário, quem comprou não perdeu dinheiro.

        • BillyTheKid

          Eu entendi seu comentário. O que eu quis dizer é que, nesse caso, a FIPE é uma média de TRÊS versões distintas, não só da Comfort.

          Um exemplo pra ilustrar meu comentário: O Focus 2.0 Tit. e Tit. Plus estão juntos na FIPE também. No site, o Focus 2.0 Ti custa R$88.900, mas na FIPE ele tá por R$ 91 mil. Então se eu comprar um Focus Ti e vender ele na hora eu lucro mais de R$ 2 mil reais? Ou, melhor ainda, posso comprar um Focus Tit. Plus por R$ 91 mil?

          A resposta para ambas as questões é não, pois o preço na FIPE é a média das vendas das duas versões… o Titanium custa, em média, menos de R$ 91 mil, e a versão topo de linha custa mais.

          • Brasileiro

            Exatamente como BillyTheKid disse.
            Então quem comprou o HB 20 1.0 comfortstyle custava na epoca R$ 38.000,00 mil, hoje na tabela custa R$ 32,790,00

        • Castle_Bravo

          Some aí a desvalorização do Real também. Quando vendi minha goleta básica em 2011, vendi-o pelo mesmo preço que o proprietário pagou em 2003 quando o retirou da concessionária.

    • Brasileiro

      Exatamente como BillyTheKid disse.
      Então quem comprou o HB 20 1.0 comfortstyle custava na epoca R$ 38.000,00 mil, hoje na tabela custa R$ 32,790,00

    • Bruno Gomes

      Concordo. Quem ganhou com isso foi a Hyundai. transformou um carro popular em um “premium”. No começo, vendeu o carro com o preço que realmente correspondia, ai viu que o pessoal estava aceitando o aumento de preço… e foi subindo… hoje tem HB20 de mais de 50 mil. Inacreditável! Aprendeu bem com a VW eles hehehe

      • Brasil_MG

        Temos HB20 até de R$ 63mil amigo…É HB20 a preço de Tucson e i30…é brincadeira!

  • Ramom Alencar

    desvalorização fipe é uma coisa, desvalorização real de mercado é outra bem diferente…

    • Brasil_MG

      han? a Fipe é o reflexo dos preços no mercado…Ou estou enganado?

      • daneloi

        É uma coisa realmente complicada de responder, @itallo_mg:disqus. Depende da marca, modelo, estado da federaçao e tipo de negociaçao que voce irá fazer. É extremamente bagunçado!

      • Dyhalto-BR

        infelizmente muitos concessionários e revendedores em alguns estado n usam a tabela fipe.

        • radiobrasil

          Vai entregar seu carro na css? Então é OUTRA FIPE: -10,-20,30% rss

          • Claudio

            É assim mesmo! Elas desvalorizam seu próprio produto na hora que vc vai fazer a troca.

          • Ramom Alencar

            além de vc bancar o lucro no novo vc banca o lucro em cima do seu usado kkkkkkkk é complicado…

          • Foxtrot

            Você foi generoso, já cheguei em css para vender o Focus 2007 do meu pai que, na época, ele estava avaliado em 23 mil reais na FIPE e o css ofereceu 13 mil pelo carro.

            • Colorado

              Esses avaliadores de carros de Css acham defeito até no logotipo da marca deles, levei uma vez um carro pra eles avaliarem, primeira coisa que o cara falou pra mim depois de dar uma olhadinha no capo, “Esse carro ja foi batido né”

              • Foxtrot

                Se eu estivesse na situação eu não sei se eu perguntaria em qual parte do carro ele esta batido ou se admitiria ter batido em alguns mosquitos na BR.

          • Colorado

            carro tem que vender pra particular, demora mais e da mais trabalho, mas compensa. Vendi uma Ecosport em menos de 24 horas apos anunciar em um site, nao pedi FIPE nela, mas tbm nao perdi tanto dinheiro se fosse negociar com uma revenda ou css

            • gustavo

              Css so paga preço de galinha morta, particular negocio garantido !!

          • Dyhalto-BR

            pois é.

          • Gustavo73

            Mas eles não são o consumidor final. Bende particular que fica mais próximo.

        • Castle_Bravo

          E nem precisam, a tabela FIPE é baseada nos preços deles, não o contrário.

          • Dyhalto-BR

            Aqui em Fortaleza CE segundo uma vendedora que conheço eles usam outra tabela (aplicada em alguns estados do nordeste) alguém sabe qual é? Ela ficou de me falar mas não me disse ainda.

      • Adeilson Gois

        Kkkkk, tá nao. E olha que essa desvalorização nem foi a FIPE que apurou. Foi a Autoinforme. Essas pesquisas são importantissimas como fonte para decisão de compra.

      • Roberto

        FIPE é parâmetro apenas para seguradoras pagarem premios. No mercado de verdade desconheço carros que sejam vendidos pelo valor iguais ao da FIPE ou maiores que ele.

        • Lucas

          Hilux

          • Roberto

            Nem Hilux, muito menos Corolla. Eu tenho amigos donos de multimarcas, mesmo os carros da Toyota não são vendidos pela FIPE.

  • gustavo

    Gm Onix no topo !!! merece a liderança disparada, tem qualidades para isso !!

    • Chicão

      Existem duas possibilidades pra esse comentário:
      1) vc tem um onix e quer defender sua compra.
      2) vc tá sendo irônico.

      • Alfredo Araujo

        Não confunda qualidade com custo benefício… e se for querer tratar de custo benefício, tenha como base o mercado BRASILEIRO ! Não vem com uma de comparar com Chile, EUA, etc…

        • Chicão

          E quem tá falando em Chile ou EUA aqui?
          Não preciso olhar pra fora pra saber quando um produto daqui é ruim ou não.

          • Alfredo Araujo

            Primeiro… não disse q vc falou nada, só quis restringir a comparação (de custo benefício principalmente) para o nosso mercado…

            Segundo… se vc fala q o Onix é um produto ruim, vc só pode estar de implicância contra o carro ou a marca !
            Mesmo sendo um produto caro (todos são então não é algo relevante de citarmos), é um carro extremamente comparável com o que se vende lá fora, ou você acha q o Onix é um carro tão pior assim em comparação com um New Fiesta, Nissan March, Kia Picanto (só para citar alguns compactos globais vendidos por aqui), e etc ???

            • Eu não diria pior pois isso vai da prioridade da pessoa, mas como produto ele é inferior a New Fiesta e Picanto, o que é natural já que é mais barato que esses. Já o March é global só no nome. Logo ele pode até ser comparável ao que se vende lá fora. Só faltou falar que ele perde os comparativos.

              • Alligator

                ao o FOX HIGLINE também, pois o conta ESP + TCS, motor 1.6 16V e bancos em alcântara e custa somente mil reais a mais de tabela

                • Pois é, acho que ele quis rebater o comentário do Chicão (Que na minha percepção não criticou o carro, mas o exagero do colega) e acabou se exacerbando na resposta, mostrando outro lado…

            • Chicão

              Primeiro: se eu falo que o Onix é ruim, é pq eu acho ele ruim e ponto. Não tenho nada contra a marca (que por sinal, só não comprei um sonic pq ele foi deixado de lado).

              Segundo: vc diz pra eu não comparar com o que vendem lá fora, mas vc mesmo compara hahahhaha

              É cada argumento que a gente lê aqui…

  • Chicão

    O engraçado é que tem quem já compre pensando em vender…

    • Alfredo Araujo

      E por que não ?
      Carro é um bem durável muito caro !! Tirando a galera q tem como ligar o fod***, tem q comprar levando em consideração o valor de revenda SIM !!

      Eu concordo q desvalorização/valor de revenda não pode ser o ponto principal em uma compra… Mas na minha opinião, é um ponto muito importante…

      • Chicão

        Vc tocou no ponto.
        É um item importante.
        O problema é que mts levam como prioridade.

        • Brasileiro

          Por isso que esses ditos “populares” tem queda minima na tabela Fipe, todas as agencias que eu conheço, trabalha como critério de avaliação de preço pela FIPE, Pra quem nao importa com o valor de revenda, vale a pena pegar um usado de segmento superior, pois a desvalorização é maior.

    • Cidadão

      Todo mundo vai vender um dia. Nunca vi niguém pensando em comprar e ficar pra sempre

      • Chicão

        Não é ficar pra sempre.
        Mas comprar pensando em vender é osso.
        Deixa de aproveitar coisas boas ou fazer uma escolha melhor por conta disso.

      • Vinicius

        Ficar para sempre e usar o bem são coisas distintas. Tem gente que não tira o plástico do banco pensando em revenda.

        Carro, eu uso e ponto. Quando eu decidir trocar, eu troco. Sem ideia fixa.

    • Brasil_MG

      eu nunca penso em comprar um carro para se aposentar comigo..Sempre compro pensando na revenda futura

      • Chicão

        Imagino que vc seja dono de uma revendedora.

    • automotivo

      Sim. Por que não? Grande parte do pessoal, pensa sim em vendê-lo para comprar um terreno, para dá de entrada numa casa própria, pra quitar a faculdade do filho ou sua própria, e por aí vai. Quem compra. e não precisa pensar em vendê-lo q bom, né?

      • Marcos Souza

        Por causa dessa linha de pensamento:” comprar pensando em vender” que o gol prata era líder até poucos anos atrás… Mas a maioria da população começou a mudar a linha de pensamento e agora compram carros, verdes, azuis, brancos, vermelhos muito mais do que antes e o gol ta caindo de posição.
        Claro que comprar um chinês pensando na desvalorização e revenda é complicado. Mas também não da pró comprador deixar de comprar um bravo, por exemplo, pq ele não é tão vendido…tem de haver um meio-termo.

        • automotivo

          Na boa se eu, vc, ou o vizinho compra o carro pensando em liquidez, tudo bem, mas é uma parte da população, não quer dizer que todos devam fazer assim. A respeito das cores… Existe uma pesquisa a nível mundial, que a cores MAIS PROCURADAS/COMPRADAS, ainda são branco, prata, preto, vermelho. E que ainda até o clima da região pode intervir na escolha das cores. Por exemplo num país muito quente o pessoal ter preferência por cores claras, o que é racionalmente normal.

    • Mauro Schramm

      Nada como ter um carro com liquidez na hora da troca.

    • Claudio Abreu

      Chicão, procure se inteirar de como as locadoras operam no mercado. Se eu te contar que alugar carro é o que menos interessa pra eles…

      • Chicão

        Na minha cidade aquela locadora verde faz mais anúncios de revenda do que de aluguel.

        • Claudio Abreu

          A treta é maligna mesmo – e quem paga o pato é a gente, pessoinha física.
          Locadoras compram com descontos muuuito maiores (até 30%) que a desvalorização em um ano (10%), depois vendem. Agora multiplique esses 20% por toda a frota renovada e voilá! Esse é o principal faturamento com que atuam.
          Por que pagamos o pato? Simples: as fabricantes aumentam o custo final dos pessoas físicas para amortizar esse desconto oferecido às locadoras. Elas têm contratos, inclusive, com metas de compra – tem muito diretor de venda (tanto das fabricantes quanto das locadoras) ganhando rios de dinheiro com metas cumpridas. É um negócio e tanto.
          Agora pára pra pensar: locadoras, estacionamentos, combustíveis, tributação (multas, taxas), bancos (financiamento): veja quantos tentáculos envolvidos no produto ‘automóvel’, mais do que simplesmente a sua fabricação (matéria prima, mão de obra, tecnologia). É por isso que todo mundo treme (ou pelo menos devia tremer) quando vê quedas de vendas de mais de 20% em um ano (não só automóveis: veja como estão os números para máquinas agrícolas, caminhões etc).
          Desculpe usar nossa conversa pra esse ‘editorial’ aqui, mas achei oportuno jogar uma luz nisso tudo, é sempre bom, não?

          • Alligator

            a maior treta deles (Localiza) é no IPVA, lá em Minas

  • ACELERANDO

    Eu acho ( só acho, não tenho certeza) que os carros da lista dos mais desvalorizados é porque o comparativo é pelo preço da tabela quando o carro é zero, mas na realidade na negociação tem um grande desconto, o que não acontece com os populares.

    • Mauro Schramm

      Salvo engano, a tabela FIPE apresenta o valor praticado pelo ercado para carros 0 Km (ao invés do preço da tabela do fabricante).

  • daneloi

    Interessante mesmo é ver um 208 (com a fama de desvalorizaçao dos carros franceses) 12 posiçoes à frente do Fit (que também desvaloriza pouco). Mas ainda assim…um carro frances bem a frente do japones. Acho que isso é reflexo do alto preço inicial do Fit. Na hora de vender o fit, o preço se ajusta para um valor digamos, mais “justo”…

    • Chicão

      Mas experimenta ir na propria peugeot colocar seu carro da própria peugeot como parte do pagamento e vai ver que falta pouco pra eles pedirem pra vc pagar pra eles ficarem com o carro.

      • Marcos Souza

        E se VC levar o fit usado na honda? Eles também vão colocar o preço lá embaixo…é mais fácil vender o carro de uma marca pra outra, pq na honda eles já tão cheio de fit pra vender e na pug eles já estão cheios de 208 pra vender tbm…

        • Mauro Schramm

          Puxa de cá, puxa de lá e no final eles sempre tiram 20% daquilo que aponta a tabela FIPE (isso aqui em SC).

    • Supernescau

      O mesmo vale para o C3. Alguém tem a lista completa?

    • Vinicius

      Não se preocupe. Os “fanboys” da Honda irão dizer que isso “non ecziste”!

  • Atley jackson

    Cade o pessoal do mimimi que o 208 desvaloriza absurdamente e bla bla bla…
    E mais, na lista ele esta na frente de vários modelos que são venerados pelos internautas de blogs.. e a verdade é que esses mesmos internautas que estão vendo essa matéria, amanhã vão estar postando a mesmo mimimi novamente sobre o modelo francês!

    • Marcos Souza

      E cade o corolla que todos falam que não desvaloriza?

      • Atley jackson

        Faço da sua pergunta a minha…

      • Mauro Schramm

        Nessa faixa de preço (apesar de ser de outra categoria) vi apenas o Golf na lista dos menos desvalorizados.

      • Carros de valor de aquisição mais elevado normalmente tem desvalorização percentual mais alta. Há uma particularidade nesta questão: o valor de aquisição destes modelos usados entre em competição com a de (bons) carros zero km, fazendo com que o consumidor pense algumas vezes antes de levá-lo para casa em lugar de um carro de categoria mais modesta, mas novo.
        Aí soma-se a esta questão o fato de os financiamentos para usados possuírem via de regra taxas menos aprazíveis que as dos novos… nem o Corolla ou o Civic escapam: a desvalorização fica na casa dos dois dígitos, mesmo..

  • V12 for life

    Nesse ponto o Onix substituiu bem o Celta que durante anos foi o carro com menor desvalorização em um ano.

  • Colorado

    Esses dias entrei no estacionamento de uma loja, tinha uns 15 carros ou menos, visualizei 5 Onix, 4 na cor branca, sera que vende?

    • Marcos Souza

      Tem certos carros que o dono da multimarcas nem pega pq sabe que não vai vender.o ônix ele pega pq vende rápido. Se VC levar nessa loja um lifan 320, por exemplo, o cara não aceita nem pela metade da FIPE, pq sabe que vai ter dinheiro parado…

      • Colorado

        tenho um exemplo aqui, meu Pug 307 AT, vou tentar vender pra particular ou me casar com ele até ficar viuvo

  • Marcus Fenix

    Ué cadê o Corolla. Do jeito que endeusam o carro cheguei a pensar que um usado custasse mais que um novo!

  • Gustavo73

    Seguindo a lógica de muitos que carro bom desbaloriza pouco o Golf deveria vender umas 3 x mais afinal é o único médio que desvaloriza pouco. E nem é caro. Por 97 mil você leva um Highline +dsg+Elegance, ou por 75 um Confortline. É só olhar os preços do HR-V e a lista de equipamentos para ver a diferença.

  • Sabe o que significa esta tabela? Que tirando alguns casos específicos, como o dos chineses, não se justifica comprar um carro mirando na desvalorização como parâmetro chave.
    Peguemos os sedãs médios, por exemplo: pela tabela acima, teremos que Corolla ou Civic, com certeza os que menos perdem valor na classe, desvalorizam-se mais que os 11,2% do 25º colocado dos que “menos se desvalorizam”. Aí você pega o Lancer, que pela tabela das maiores desvalorizações seria aquele que mais perde valor na turma dos sedãs médios, com 16,9%. Pegando os extremos, não temos valores exatamente significativos para quem está comprando um carro de 90 mil reais. Portanto, melhor andar no carro que você deseja, que mais lhe agrada em termos de design, que tem os melhores recursos, melhores características técnicas e que vá atender melhor suas prioridades de utilização do que ficar mirando no que se vai gastar numa futura troca.
    Olhando para os compactos, a coisa não muda muito de figura. 2% de diferença de desvalorização em um carro de até 50 mil em se considerando os extremos da classe (o que menos e o que mais se desvaloriza) não significa um valor que vá mudar a vida de ninguém nesse mundo.

    • alexandre

      Ubaldir, falou tudo. Porém a galera do “compro pensando no valor de revenda” tb está de olho na liquidez, ou seja, na facilidade de venda. No meu caso, compro carro pensando no que ele vai me devolver em termos de satisfação pessoal. Aqui no Rio, ainda tem um agravante: tenho que escolher um carro que não seja tão desejado pela bandidagem. Esse sim, é um fator prioridade para escolha entre dois ou três modelos que me atendam.

    • Marcos Souza

      Só quero acrescentar mais uma coisa em relação ao seu comentário, o que realmente pesa na hora da revenda do seu veículo é a manutenção( se é na média do segmento e se o comprador vai achar as peças fáceis) e nisso as chinesas tem bastante resistência pq tem certas marcas que não tem peças normais para troca na CSS, imagina numa cidade pequena do interior…
      Por isso que BMW antiga( e barata) é bomba…quem compra não vai ter cacife de comprar os amortecedores, pastilhas de freios, filtro de combustível próprios pra ela…aí o carro ta cheio de peças de outro e vira um Frankenstein.

      • Já vi oficinas especializadas em pegar pastilhas de F-1000 e fazer uma para o BMW série 3 dos anos 90… sinistro. kkkkk.

    • Guilherme Batista

      Até concordo com seu comentário, mas deve-se levar em consideração que as pessoas também pensam em facilidade de manutenção e facilidade em revender. Ainda que um Sandeiro esteja desvalorizando menos, ele é mais dificil de se revender por um bom preço do que um Gol por exemplo.
      Brasileiro é bem antiquado nesse quesito

      • Acaba que grande parte dos consumidores de carro zero km acaba por introduzir seu usado em uma troca na própria revenda quando for substituí-lo. Nesse caso, o quesito “facilidade de revenda” cai por terra, restando apenas a desvalorização.

        • Guilherme Batista

          Sim, concordo. No caso o meu comentário só vale para os casos de quem esteja procurando comprar um usado.

          Falo isso pois ajudei um amigo a vender dois carros. Um foi um Uno capengando. No primeiro dia de anúncio ele recebeu mais de 40 ligações e pelo menos 10 propostas, no final acabou conseguindo vender por um preço até maior do que o pedido em menos de uma semana.

          O outro carro foi um Ka, ele até conseguiu vender pelo preço de tabela, mas demorou 2 meses para vender e teve poucos interessados.

  • Fanjos

    Ué….cada o Vovorolla?

    • automotivo

      provavelmente > 25 menos desvalorizados

  • afonso200

    lembra do OMEGA desvalorizava 29% em um ano

  • Agora, o Classic desvalorizar 11,20%… é bastante para a faixa de preço de venda do carro, que é compatível com o da faixa mais de entrada do mercado.

  • GPE

    Pra quem falou que os chinas não ganham nada… Tão ali no topo do ranking!

    • radiobrasil

      Ganham sim, ninguém faz “melhó pastél de flango no mundo” rss

  • radiobrasil

    Eu acho que a Fipe deveria ter opção fornecer preços estaduais/regionais, já que o Brasil é muito grande e tem muitas peculiaridades. E nem seria dificil, pelo menos dividir em regiões sul, sudeste, central, norteste e norte.

  • KaosNihil

    Valor de bem do Gol pelado em meu consórcio (cancelado logicamente), quase 38 mil, já no site da VW, 31 mil… ¬¬

  • Rubens

    Gostaria de entender os critérios que classificam um veículo com mais ou menos desvalorização ? Será que o consumidor brasileiro usa este item na compra de um ?
    Em 2014 paguei R$ 49500 num fiesta sedan titanium preto bristol e manual 13/14.Quando for vendê-lo em 2018, será que consigo uns 39 mil reais ?

  • Fernando S.

    Junoba… cadê você para defender os Chinas hahaha?

  • Mauro Schramm

    Interessante o Fiesta desvalorizar menos do que o Fit. No ano passado compramos o primeiro em detrimento do segundo m função dos itens de segurança e do preço, mas não esperávamos menor desvalorização (muito antes o contrário).

  • Nelson andré machado

    O Onix rendendo mais que a poupança! Vamos investir em carros agora! (ironic). Não acho que o Onix não desvalorize, mas sim que o 0KM tenha tido tantos aumentos que puxou o valor dos usados pra cima.

  • Nelson andré machado

    Esta conta deveria ser feita considerando o valor de mercado do usado versus o valor do 0KM. Dessa forma, poderíamos ver realmente a desvalorização de cada carro, e não por acaso, o Onix estaria na outra ponta da lista, com maior desvalorização em relação ao 0KM.

    • Mauro Schramm

      Eles comparam com o preço do o Km de um ano atrás. Acho que faz sentido, afinal essa pesquisa mostra a desvalorização realizada o último ano, e não aquela projetada para daqui um ano. Isso seria outra informação.

      • Nelson andré machado

        Na minha opinião, não faz sentido trazer somente um dos valores ao tempo presente. Deveriam trazer os dois valores ao tempo presente, ou seja, comparar a desvalorização do que foi 0KM no ano anterior (hoje depreciado) contra o 0KM hoje, assim os dois fatores estariam no tempo presente.

        • Mauro Schramm

          Sim, seu raciocínio também faz sentido. porém trata-se de oura informação.

  • Julio Style

    Porque o corolla não ta na lista? gostaria de saber, caso alguém saiba me informar por favor

  • Miro Saraiva

    Experimente avaliar um. Sandero numa revenda…. Multiplicar por 3 ou mais esse índice

    • Mauro Schramm

      O valor dos usados na pesquisa refere-se ao preço praticado pelos lojistas na venda. Isso a que você se refere é a margem dos comerciantes.

  • Vagnerclp

    Sandero quebrou o paradigma de que renault desvaloriza demais, desbancando vários modelos vw.

    • Guilherme Batista

      Sandeiro e Fiesta desvalorizando menos que Gol.. quem diria

  • Gomes

    Oi? 208 e C3 desvalorizam menos que Fit? Pode isso Arnaldo? O povo que desce o pau na PSA vai dizer que precisa fazer recontagem de votos…kkk

    • Mauro Schramm

      Acredito que seja em função dos descontos na venda dos novos. A Honda raramente concede descontos, sendo comum cobrarem ágio. Então, é preciso saber comprar.

  • JoãoAVR

    Legal mesmo são os carros que mais desvalorizam. O 408 0km hoje é meu novo carro usado de amanhã hahahah

  • rodrigo

    essa lista esta uma salada, pra melhorar as comparacoes tinham que fazer a lista de cada categoria, hilux em ultima posicao dos menos desvalorizados, amarok e outras picapes medias nao constam na lista, pra uma informacao precisa, de quem realmente procura informacao disso antes de comprar, essa lista nao ajuda em nada!

  • Pois é, um Fiat 500 igual o meu, que tem 1 ano, hoje custa 20k mais caro.
    Simplesmente surreal!



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