Home Manutenção Os problemas causados por vela de ignição falsificada

ford quer substituir vela de ignicao por laser Os problemas causados por vela de ignição falsificada




Como identificar vela falsificada ou vela falsa? Não é fácil, pois com aparência semelhante à original, a peça pode causar diversos tipos de problemas no veículo e gastos inesperados ao motorista, além de prejudicar a imagem do centro automotivo que efetuou a substituição da vela de ignição.

Isso porque a peça falsa não atende aos padrões de qualidade e exigências técnicas necessárias na fabricação e no funcionamento do produto, trazendo sérios prejuízos ao consumidor. Analisando a função do componente, a vela de ignição tem a função de conduzir a alta tensão elétrica para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível.

Quando não está em bom funcionamento, a vela pode ocasionar funcionamento irregular e queda no desempenho do motor, possibilidade de danos em outros componentes e até ocorrência de pane, podendo parar o automóvel.

Para evitar esses prejuízos, o consumidor tem que ter muita atenção, realizando a manutenção preventiva em um centro automotivo de confiança e verificando se a peça instalada atende às especificações do veículo.

O centro automotivo ou mecânico tem de apresentar o produto em embalagem fechada ao cliente, só a abrindo na presença dele. Também vale a pena desconfiar de produtos que apresentem um preço abaixo do valor praticado no mercado.


  • Sadala

    Já vi rolamento, filtro e bomba de gasolina falsificada. Têm de tomar cuidado mesmo.

  • Bruno Vinicius

    Pior é que o consumidor fica meio desamparado, aqui no NA mesmo já houveram notícias de grandes centros automotivos que enganavam clientes, tem que ficar de olho muito aberto em qualquer autorizada, ou mecânico, ou borracheiro, etc.

  • Dreh_Favretto

    Tem que tomar cuidado ainda mais quando no lugar, falam muito bla bla bla…e no final nao dizem "nada". Pode ter certeza que o chicão da mecânica, ira te recomendar ó..akela peça zuada! XD preços baixos demais…sempre duvide.

  • DanielMorais

    Vela é MUITO IMPORTANTE num carro
    Muitas vezes as pessoas não se atentam a isso e rodam mais de 50.000Km sem troca-las, muitas vezes uma deixa de funcionar e o carro começa a trabalhar com apenas três cilindros, sem falar nos cabos de vela que tb devem ser trocados periodicamente pois suportam altas cargas elétricas durante sua vida útil e mesmo quando não deixam de funcionar completamente acarretam danos para a mistura ar-combustível por não transmitir a corrente correta.

  • Rochahofman

    então pq não abaixam o preço das peças originais de qualquer carro

  • moleque_piranha

    outro dia liguei pra oficina da concessiornaria q comprei o carro pra saber a especificaçao do óleo do motor e eles me informaram um tipo lá….

    pra confirmar, liguei pra outra concessionária que, para minha surpresa, informaram uma especificaçao diferente da anterior!!

    pra tirar a dúvida por completo, resolvi ligar pra uma terceira concessionária…….resultado: me passaram outra especificaçao!!!

    parece piada, mas nao é!!! pelo menos agora sei qual é a que coloca o óleo mais caro e mais barato nos carros, cobrando o mesmo preço aos clientes

  • _Campus_

    Pergunta:

    É preciso trocar as velas de um carro com alta km, mesmo ele apresentando consumo e desempenho inalterados?

    Velas desgastadas alteram apenas o consumo e o desempenho do veículo?

  • X11auto

    Velas dos carros mais comuns nacionais devem ser trocadas em média a cada 30.000km!
    Velas desgastadas nos eletrodos alteram a queima do combustível, sainda assim da especificação do carro!
    Velas de especificação errada no carro, podem até furar pistão por superaquecimento na câmara!
    Carros que usam gás, devem trocar velas e cabos na metade do tempo de uso especificado!

  • Paulo_Ricardo

    muitas vzs mesmo o produto sendo falsificado os auto centers o repassam com o valor original e até mesmo acima dele, daí naum dá mesmo pra saber se o produtoé bom mesmo ou não.

    o melhor a fazer é vc mesmo comprar as suas peças em quem vc confia e levar para o mecânico colocá-las.

    dá mais trabalho? dá, sai mais caro? sim. mas no final das contas vc sabe o que puseram no seu carro.

  • Paulo_Ricardo

    muitas vzs mesmo o produto sendo falsificado os auto centers o repassam com o valor original e até mesmo acima dele, daí naum dá mesmo pra saber se o produtoé bom mesmo ou não.

    O IDEAL MESMO É VC MESMO COMPRAR AS PEÇAS QUE PRECISA PARA O SEU CARRO E DAR AO MECÂNICO PARA QUE INSTA-LE.

    É MAIS TRABALHOSO? SIM, SAI MAIS CARO? SIM

    porém, vc sabe a qualidade das peças que estão sendo instaladas e isso é o mais importante.