Crossovers Mercado SUVs

Os utilitários esportivos mais vendidos em setembro de 2015

chevrolet tracker 2015 2

O Honda HR-V emplacou 5.747 unidades em setembro e subiu para a oitava posição entre os mais automóveis vendidos, superando o Uno, por exemplo, e ficando muito perto de superar o Corolla. O Renegade ficou em décimo e entre os 20 mais, o Duster ficou em vigésimo.

Entre os utilitários esportivos, o quarto colocado foi o EcoSport, que ficou bem perto do rival da Renault. A surpresa é o Tracker em quinto, ascendendo rapidamente ao grupo dos mais vendidos.

O ix35 teve uma queda vertiginosa nas vendas de julho para cá, caindo de 1.681 para 766. O mesmo aconteceu com o Tucson, que desceu de 1.219 para 637. O 2008 agora está em décimo no segmento, mas não evoluiu em termos de números. o Q3 em novo mostrou que o modelo nacionalizado terá um bom potencial no segmento.

Confira abaixo os 20 utilitários esportivos vendidos de setembro de 2015:

1) HR-V – 5.747 unidades
2) Renegade – 5.677
3) Duster – 2.698
4) EcoSport – 2.655
5) Tracker – 1.182
6) ix35 – 766
7) Outlander – 757
8) ASX – 737
9) Q3 – 735
10) 2008 – 720
11) Hilux SW4 – 652
12) Tucson – 637
13) GLA – 584
14) Sportage – 468
15) Discovery – 451
16) Pajero – 341
17) RAV4 – 326
18) CR-V – 295
19) Evoque – 283
20) X60 – 254

[Fonte: Renavam]





  • duduEAS

    O que me surpreende é : 11) SW4-652!

    Tá é louco.

    • MarcioMaster

      Impressionante, a mais cara, a pior escolha do segmento e sempre vendendo muito.

    • Matthew

      Eu acho que esses valores incluem as unidades destinadas à frotistas. A PM de São Paulo usa um monte delas, sobretudo depois que a Blazer saiu de linha.

      • Ramom Alencar

        a blazer não saiu de linha, deu lugar a trailblazer, uma nova geração, mas entendi o comentário…

        • Holandês Louco

          Segundo seu ponto de vista o Escort não saiu de linha, deu lugar ao Focus… estranho… porque na LINHA de produção da Ford não se fazem mais Escorts e nem da Chevrolet se fazem Blazers. Então estão fora de LINHA.

          • Ramom Alencar
            • Holandês Louco

              Não é “Chevrolet Blazer”.
              A Trailblazer atual sucede a Trailblazer de primeira geração, veículo fabricado simultaneamente com a Blazer de segunda geração nos EUA (esta é a que foi fabricada no Brasil).
              Além de serem visualmente diferentes (Blazer e Trailblazer), utilizavam plataformas diferentes.

            • V8

              Com a nova reestilizaçao no ano que vem…

              A GM finalmente ira lançar a versao LT… Com o moderno motor 2.5 ! Por preço inferior, para competir mais diretamente com o SW4 !

              E podendo entrar na concorrencia… Em licitacoes policiais e governamentais.

          • ALVIN_1982

            A Blazer é derivada da S10 de primeira geração. A Trailblazer é derivada da S10 de Segunda geração, portanto é o mesmo carro, só colocaram o Trail antes do nome Blazer para dar Status a ela em relação à SW4 da Toyota. Então o Ramom está certo, já você com Escort x Focus trocou alhos com bugalhos…

            • Holandês Louco

              1) Trailblazer, traduzindo, pioneiro.
              Blazer, traduzindo, jaqueta esporte
              não encontrei status nisso… são palavras bastante diferentes.

              2) Outro detalhe, no período 1999-2005 a Chevrolet vendeu a Blazer de segunda geração nos EUA (aquela que você chamou de primeira geração – a primeira era quadradinha tipo a nossa Bonanza).
              Simultaneamente entre 2002? a 2005 ela também vendeu outro veículo chamado TrailBlazer.
              Veículos diferentes feitos em plataformas diferentes.
              A Trailblazer atual sucede a Traiblazer de primeira geração, e não Blazer de segunda geração.

        • Matthew

          Mas a PMSP comprova as Blazer 4 cc pé de boi, coisa que não há na TrailBlazer. Quem a substituiu foi a Hilux SW4 com motor 4 cc Flex. E considerando o tamanho do mercado brasileiro, nem acho 652 unidades tanta coisa assim, considerando que é um carro utilizado pelas polícias de vários estados do país. Se vc dividir isso pelos estados da região Sul e Sudeste, dá uma média de 93 unidade pra cada um deles. A PMSP chega a comprar dezenas desses numa tacada só.

          • Marcos Souza

            a pm do paraná compra duster, acho que é pq tem fabrica no estado…
            também compra fluence…

      • RafaCtba

        Mas também existem várias GM Trailblazer rodando como viatura pelo Brasil.

    • Rodrigo Schiavo

      Muita surpresa, um carro em fim de linha, com uma nova geração chegando, totalmente defasado, ultrapassa os 200 mil reais. Não consigo achar uma explicação para esses números…..

      • Gran RS 78

        Eu consigo: Policia. Muitos das SW4 são vendidas para a força policial, especialmente no estado de SP.

    • gveralonso

      Esse ano teve mês que vendeu mais de 1000

    • FocusMan

      Meu irmão trabalha com vendas de máquinas e corre o BRasil todo. Ele diz que tem lugares que apenas a SW4 sobrevive. Que tem fazendeiro rico que trocou todas as SW4 antigas por Land Rover Discovery e depois de dois anos trocou de novo tudo por SW4.

      Só acho que a Toyota cobra muito caro por ela, mas o problema é que o pessoal que compra paga com dinheiro que as vezes ele nem sente que pagou. Aposto que tem poucas sendo vendidas para pessoas físicas.

      • Markus

        Exatamente. Moro no interior do RS e aqui é a mesma coisa. A Trailblazer é bastante superior a SW4 em questão de tecnologia (sem comparação, na minha opinião. Unica coisa a mais que a SW4 tem é o xenon). Porém, a cada 1 Trailblazer vendida, há no mínimo 10 SW4. A Toyota tem muito nome aqui no interior. Comprar Toyota é sinônimo de não perder dinheiro, comprar qualidade e “carro de luxo”. É assim que as pessoas pensam.
        Por exemplo: um carro no valor de 80 mil? Corolla. Carro de 140 mil? Hilux, Carro de 190 mil? SW4.
        O relato de um dono de loja de carros usados, que vendeu uma SW4 2014 por 160 mil é que esse tipo de carro não fica mais de 1 semana parado. Entra na loja e logo vende. Já a S10 é bem pior de vender. Disse que as vezes chega a ficar 2 meses com modelos em estoque. A Trailblazer ele nem comentou. Ou seja, deve ser bem pior que a S10.

        • Holandês Louco

          Eu não entendo mesmo porque esse povo não compra Mercedes/Audi/BMW/Volvo por 140 mil…

    • Erlandio Ramos

      Pra quem vendia em média mil unidades por mês até q ela deu uma diminuída nas vendas. Mas só q ela tem o símbolo da Toyota né então certamente irá continuar vendendo muito, e quando chegar o modelo novo por seus R$ 250.000 irá vender mais ainda.

    • Gran RS 78

      Vende muito para a policia, por isso dessas vendas altas desse modelo.

    • BorisAWD

      pode ter certeza q vendeu um monte aqui em Maringá

    • Lucas Irrthum

      Do mesmo jeito que a Hilux, que sofreu apenas facelifts e pequenas atualizações nos motores e transmissões desde 2005, continua na liderança. Isto se resume em confiabilidade, o que a Toyota mais tem. Claro que a maior parte das SW4 são vendidas para órgãos do Estado, mas vejo algumas SW4 com placa “P” (que em BH significa emplacado em 2015) circulando por aí.

  • BillyTheKid

    Acabei de ver o aumento de preços do HR-V… Honda tá fazendo certinho. Mais um mês na liderança? Mais um aumento no preço!

    • b.c

      94 mil a exl agora.

      • Gustavo73

        OI!!!

        • b.c

          City Exl por 73 mil e Civic EXR por 91 também, imagina quanto vai custar o novo…

          • Artur

            Eles já estão aumentando a atual geração para não assustar muito os futuros compradores do novo Civic quando for lançado! :D

            • what_the_hell??

              E, como a nova versão do Civic parece que só virá em 2017, vai levar couro do Corolla por mais uns 15 meses, no mínimo!
              Eu não fou fâ do Corolla, mas a Honda parece mesmo desinteressada em vender o Civic tendo o HRV vendendo tanto por tão pouco!

            • b.c

              Ai acontece igual o Corolla, não aumenta muito no lançamento e depois de uns meses fica 10 mil mais caro. Rs

  • Gabriel Torque

    2008 consegue a façanha de vender menos que o Q3

    peugeot se sabota

    • what_the_hell??

      Tem muita gente com medo de comprar e a concessionária Peugeot da cidade fechar!
      E entrar nessa categoria, sem um câmbio AT decente (ou nenhum na versão boa, q é a THP), é melhor nem descer pro Play que não dá nem pra brincar! Pergunta à Honda o percentual de Hrv manuais que ela vende! Não deve passar de 3%! Então é isso q ela deveria vender: 3% das vendas do Hrv! :))

    • BorisAWD

      2008 THP sem AT nao vai vender mesmo. Quem compra Q3 nao quer manual

  • DiMais

    imagina se o Renegade não fosse um fracasso, quanto venderia né?

    • Vitor Barcellos

      O mesmo para o Tracker.

      • Guilherme Eduardo

        Acho que o Tracker quando lançou estava muito acima do preço dos concorrentes, mas com a subida dos outros, ele acabou ficando “comprável”. Posso estar enganado, mas vejo assim.

        • Vitor Barcellos

          Eu tbm vejo assim. E para um carro só é vendido em versão top de linha de R$ 90 mil e vender 1.182 unidades, não vejo como fracasso. Deve dar mais retorno (R$) que um EcoSport e um Duster, por exemplo. Bem, é o que acho.

          • Guilherme Eduardo

            NA poderia fazer um comparativo dos SUV’s e crossoverse por faixas de preço, R$ 70, R$ 90, R$ 110 e R $ 130 mil. Já que estão na moda

          • Rodrigo Schiavo

            Este aumento de vendas se deu pela baixa em quase 10 mil reais no preço do carro. A promoção de setembro era R$79.990,00, se tornando um valor bastante atrativo em relação aos concorrentes….

            • Junoba

              Além de taxa 0%, como eu disse logo acima.

          • Gustavo73

            São duas versões uma de 82 e outra de 86 mil.

            • Wellington Myph13

              Na verdade a GM ferrou com quem quer algo a mais, pois ela foi lançada só como LTZ, tanto que na FIPE só tem 1 versão LTZ e a Freeride que ERA a manual, mas já nem consta mais no site essa versão.
              Eles consideram como LTZ1 e LTZ2, mas é apenas uma versão com opcionais extras. Só pra desvalorizar um pouquinho mais…
              Custava ter lançado como LT e LTZ?
              Em pensar que meu cliente comprou uma antes de lançar, a LTZ2, por 79.900,00… Eu achei loucura na época, mas…

          • Artur

            O problema é que a Tracker é importada e o dólar está uma fortuna, então não sei se a margem de lucro dela é muito grande não…

        • Junoba

          Acontece que a GM está dando desconto de 10k no Tracker ( foi de 90k pra 80k ), e taxa 0%. Levando em consideração que ele vem do México, ou seja, ele é atingido com qualquer variação do dólar ( sendo este já em R$4 ), é notável de como as margens de lucro são gigantescas.

          • Guilherme Eduardo

            Ahhhhh então por isso os número de venda foi bom no período

    • JAC

      O mesmo para o Tiguan. Ops!

  • Wellington Myph13

    1182 Doidos… Com melhores opções agora no segmento, com melhor relação CxB, Mais equipamentos tanto de segurança, quanto conforto, e ainda levam a Tracker… Gosto é gosto, mas hoje ela é a mais feia das opções… na minha opinião…

    Q3 vendendo mais que 2008… O que a falta de um cambio AT decente não faz né dona Pejo…

    Cade o S-Cross né? Suzuki podia maneirar nos preços pra vender um pouco mais…

    Mas ta ai um segmento que eu não tenho desejo algum em participar… Meu negócio são os Mortos-Vivos Hatches médios, que vem cada vez mais caindo em vendas…

    • Rodrigo Schiavo

      Na verdade para quem está em busca de um SUV, ou espera uns 90 dias para ter um Renegade ou HR-V e paga mais de 90 mil reais na versão mais completo, ou pega um Tracker a 80 mil na versão completa e leva na hora……

      • Wellington Myph13

        Jeep não esta com fila de espera, pega na “hora”, o HR-V eu concordo. Mas depois que você viu o HR-V e o Jeep, você consideraria comprar um Tracker? Eu jamais, primeiro só de entrar nos dois e depois no Tracker eu já não escolheria ele, depois de saber que falta ESP, TCS, HLA, que o motor 1.8 dela é gastão, não mesmo…
        A questão de levar na hora, é Gostar do modelo, pois se por na ponta do lápis, não leva…
        E 90mil leva as versões + completas, por 82k tem HR-V EX e por 82k tem Jeep Longitude AT6…
        Fora que tem a Ecosport por menos que 80k mas eu descarto por espaço, amigo meu tem, ele tem 2 filhos e se arrepende do espaço que tem tanto traseiro quanto de porta-malas…

        • Fabricio Conchon

          renegade tem fila de espera em algumas versões sim, pelo menos em SC te garanto que tem.

        • Artur

          O Renegade depende da versão. Um amigo encomendou uma Longitude diesel branca e deram pra ele previsão de 120 dias para entrega, mas afirmaram que poderia chegar antes. Já se passaram mais de 60 dias e nada…

        • what_the_hell??

          O hrv acabou de subir de preço: o EX agora está 84.700

    • MG

      E o meu negócio está mais morto-vivo ainda, as peruas…

      • Rogerio Rezende

        Acredito q o 2008 está mais para perua (SW) do q para SUV. Pra mim, o 2008 compete com Weekend Adventure e Spacecross. Sendo o 2008, na minha opinião bem superior.

      • Wellington Myph13

        kkkk bem isso…
        Ainda que você esta em um mercado bem servido de peruas… mesmo que sejam as mais caras, ao menos são das boas… Tirando Palio Weekend, claro…
        De hatches médios também não posso reclamar, mas sempre falta algo, kkk

        • MG

          Mas até que é bem servido mesmo… Fui olhar as top de linha, e to negociando com minha mulher para ver com qual ficamos, até final do ano fecho em alguma.

          Fui ver a A 4 Avant, que a patroa não gostou. A V 60 até que ela gostou, mas estamos esperando ver se chega o novo Passat Variant.

          • Wellington Myph13

            Novo Passat Variant vai demorar um pouquinho eu acho, ainda mais com essa alta de Dolar…
            Eu ficava com a V60 sem pensar 2x, assim como meu desejo de hatch médio é um V40…
            E o Golf Variant? O passat viria com o 2.0, mas por quanto né? uns 30k a mais eu acho…

            • MG

              Tenho 2 amigos que tem o V 40 T 5 RD, os carros são maravilhosos… Eu fui ver a V60 T 5 RD também, mas questão de 3 meses mudou, e só vem Momentum e Kinetic, e acabei fazendo test drive num s 60 pra sentir motor e outras coisas… Vou aguardar um pouco pra ter certeza, to de olho tbm numa T6 branca usada em Curitiba, veja no Webmotors, estava vendo hoje à tarde ainda, faz uns 6 meses que tá pra vender na Volvo Openpoint, mas 304 cv extrapola minhas necessidades.

              Golf minha mulher não gostou, confesso que me satisfazia tranquilamente… mas já viu quem manda né

              • Wellington Myph13

                Olha, o Golf não é carro de encantar ninguém mesmo, mas não conheço ninguém que não tenha entrado nele, feito um test drive e não tenha amado o carro… Até cliente meu que fala que não gosta de Volks de jeito nenhum, um amigo dele comprou e fez ele dar uma volta, ele disse que é outro mundo Volks que ele nunca conheceu…
                Se ela não fez test, leva pra fazer, talvez mude de ideia.

              • zekinha71

                Ela já viu a Golf azul, eu que não sou fã de Golf quando ví a variant azul, foi paixão a primeira vista.

                • MG

                  Fomos ver um Golf Variant azul tbm, mas nem assim ela gostou, ela tem uma birra com Golf.

                  A que eu vi, não sei quais pacotes tinham, mas tava sendo oferecida por 122 mil…

                  • Alligator

                    C180 Touring é linda de mais

    • Rafael Yashiro

      Acho que pelo preço promocional que estavam vendendo a Tracker, por R$ 80 mil, só perde o disco na traseira e o controle de tração, pois o resto é igual aos outros SUVs.
      Eu pessoalmente acho o desenho da Tracker bonito, o meu problema é com o interior de Chevrolet Sonic, isso ai é demais, mas esse carro faz até certo sucesso nos EUA, então a Chevrolet não tem muito do que reclamar, ainda mais ele vendendo de certa forma bem aqui no Brasil.

  • Bruno

    E a discovery roubando público da evoque…

    Por que será que a trailblazer vende tão pouco? Acho ela muito mais bonita que a sw4 e o motor diesel também é muito bom…

    • Filipe Augustus

      Deve ser a Discovery Sport, ela está vendendo bem! Eu mesmo já estou vendo algumas na rua!

    • Ramom Alencar

      falta o símbolo da toyota nela

  • Ramom Alencar

    santa fé não vende mais nada?

    • Junoba

      A Santa Fé vendeu 232 unidades, mas o X60 saiu na frente e ficou dentro dos 20 mais vendidos.

  • kaian

    Acho que se não fossem as cotas de importação e se o Tracker fosse fabricado no Brasil talvez ele estivesse vendendo bem mais e estar talvez em terceiro lugar na lista de mais vendidos

    • Junoba

      Balela. Resolveram reduzir o preço em 10k na Tracker, e voltou a vender. Eles ainda estão pegando boi de não pagar o elevado IPI marojado de 47% em relação aos importados fora do Mercosul.

  • gveralonso

    Olha a concorrente da Oroch limpinha aí. Bem bonita viu!

    • leomix leo

      Que enxerto.

      • Robinho

        kkkkkk, verdade.

    • zekinha71

      Vendo a funcionária do lado, ficou alta.

      • RED883

        Ou colocaram uma funcionária baixinha ao lado para passar essa impressão. Ou vcs acreditam que essas fotos são vazadas por alguem de fora do marketing da FIAT?

    • Hadson Nobre

      E esse pneu da strada e com calota?

  • Rodrigo

    Gosto do visual do Tracker, mas acho que a GMB deveria dota-lo de ESP para ontem,além de nacionaliza-li para se tornar competitivo, pois com o dólar nesse patamar vai ser difícil ela manter essa promoção.
    Todos têm seus prós e contras, acho que o HR-V possui o melhor equilíbrio entre eles. Tem um bom powertrain, uma lista razoável de equipamentos, mas peca na simplicidade de alguns detalhes (não consigo admitir, por exemplo, o farol monoparábola e as palhetas antiquadas).
    Já o Renegade se mostra um excelente produto em termos de qualidade, mas peca no uso do motor etorq nas versões mais acessíveis e no preço elevado da ótima versão a diesel.
    Ecosport já passou da hora de uma nova geração, ironicamente inaugurou o segmento e hoje tem que ralar muito pra vender a metade dos líderes.
    Já o 2008… Bem, parece óbvio e notório que precisa urgentemente do câmbio AT6. Só a Peugeot que não quer ver isso (parece).

  • Astron

    Tucson ainda vendendo pqp.

    • zekinha71

      E se somar com a ix35 que é o mesmo carro mais novo e com nome diferente sob e para o 5º lugar.

  • Runner

    Renegade com porta malas de Fox, não dá. Ecosport com powershift, nem fufu. O Duster tem que evoluir. Melhor escolha sem dúvida é o HR-V. Gosto da Tracker, mas já esta na hora da GM fazer um facelit e equipá-la mais.

    • Artur

      O HR-V não ficou muito com com o motor 1.8 do Civic. Quando trouxerem o 1.5 turbo (se realmente vier, né) aí sim será, disparado, a melhor escolha do segmento (se a Honda não salgar muito o preço dele).

  • Runner

    Mas o que está acontecendo com os preços do HR-v??? Espero que caia as vendas.

  • Freaky Boss

    Outlander está vendendo bem. Estou vendo muitos aqui em BH. Alguém sabe me dizer o que esse carro tem de especial? (não estou sendo irônico, não sei mesmo)

    • truco

      Só tamanho.. a versao basica esta sendo vendida por 120k.
      Com esse preco se compra ix35, cr-v , sportage que sao menores.

      • Freaky Boss

        é mal equipado então?

        • truco

          relativamente.. como por este preço ela pega as versoes completas desses supra citados, ela perde em algmas coisas basicas. Ex. nao tem dual zone, nao tem ESP, nao tem sensor de ré, nem GPS..

          • Danilo

            E as versões top? São as que mais vendem acredito eu. É o único SUV diesel que esta mais para uma santa fé do uma sw4 além de ser mais barata que as concorrentes a diesel e bem maos equipada

            • truco

              Segundo mitsubishi o lineup de venda é composta de 50% a 2.0 , 30 % v6 e 20% 2.2 diesel !

              • Danilo

                Então o carro esta realmente muito equilibrado, alem de ser maior e mais barato que as versões top do crv e Toyota rav4

            • truco

              segundo mitsushi, o lineup de importacao é composta de 50% da versao 2.0, 30% da v6, e 20% da 2.2 diesel.
              Com certeza a diesel é bem que a SW4 se for para uso urbano, lógico.

  • Freaky Boss

    Ecosport: FORD tinha que aplicar um facelift para deixá-lo com cara de novidade (e bolar um porta malas maior, de preferência) e botar o ecoboost. Aí TALVEZ consiga chegar perto dos líderes. Enquanto não fizer isso vai patinando.

    • Airplane

      Tem que tirar o estepe pendurado também!

    • Hadson Nobre

      Ecosport tem que crescer e inovar com uma versão de 7 lugares, além de uma possível pickup… Ou a ford inova nesse tipo de veículo, que ela mesma deu o primeiro passo no Brasil, ou perderá cada vez mais vendas para os concorrentes.

  • Artur

    Caramba! A Q3 vendeu mais que o 2008! E nessa crise! Brasileiro tá podendo mesmo hein! :D

    • Rafael Yashiro

      Crise só existe para a parcela mais fraca da população as pessoas com baixo poder aquisitivo, quem tem dinheiro a vida não muda muito, da para trocar de carro tranquilo.
      Audi com recordes de venda, quer melhor indicativo que esse?

    • Hadson Nobre

      A crise existe sim para os mais endinheirados, só que eles apenas estão comprando um veículo um pouco mais acessível. Para exemplificar: Conheço gente que tinha Land Rover Discovery 4, e agora está andando de Q3.

  • Airplane

    HRV entre os dez mais. Imagine quando a nova fábrica nova for inaugurada e a Honda puder atender a demanda reprimida. Vai ficar entre os top 5.

  • Hadson Nobre

    Faço a mesma pergunta do mês passado… E a Trailblazer?

  • Pipo pipo

    Para aqueles que apostaram pouco ou quase nada no Renegade, tá aí a resposta do mercado, parece que o motor não faz muita diferença pra esses compradores.
    Obs: apesar de eu raramente passar os 120km/h, até gosto de um motor mais forte lá na frente.