Volkswagen

Pai da MQB, Ulrich Hackenberg deixa a Volkswagen

ulrich_hackenberg

A Volkswagen perdeu um importante membro executivo, o engenheiro-chefe Ulrich Hackenberg. Suspenso por dois meses por conta do Dieselgate, o alemão renunciou ao cargo na montadora e também ao conselho de administração da Audi.

Pai da arquitetura modular MQB, Hackenberg deixa a VW após mais de 30 anos e abre uma lacuna na direção da Audi, que será assumida por Matthias Müller, o atual presidente do grupo alemão.

Stephan Knirsch assume como engenheiro-chefe da Volkswagen no lugar de Hackenberg e terá a missão de implantar a nova MQB para compactos, que chega a partir de 2017, assim como trabalhar para solucionar os problemas decorrentes do Dieselgate.





  • 1945_DE

    Assim fica fácil. Fez a presepada e sai fora com benefícios. Pois esses caras não saem da empresa com uma mão na frente outra atrás como nós simples funcionários de chão de fábrica.

    • Caio Ferrari

      Qualquer semelhança com a política não é mera coincidência.

  • CorsarioViajante

    Mais um que teve uma carreira histórica destruída. Vários executivos “cabeças” da VW estão saindo, e sem dúvida o maior risco disso é que a empresa perca sua identidade por falta de genealogia. O Dieselgate realmente é uma vergonha.

    • Mas te digo que em pouco tempo ele assume outro cargo do mesmo nível em outra empresa. Quer um exemplo, pesquisa por Michel Turwitt e o escândalo Bmw no Brasil. Foi pelos idos de 1998 , de lá até hoje ele continua presidindo grandes empresas.

    • Paulo de Tarso

      Porém, vemos diariamente nos sites especializados em automóveis pessoas completamente patéticas defendendo a volkswagen, pelo simples fato de que considera seus carros bons, acertados etc.
      Parece aqueles fãs da Apple que tomam naquele lugar dia após dia mas dormem do lado de fora do shopping a cada lançamento de iPhone

      Das duas, uma: ou são completamente alienados, ou são pilantras mesmo e ganham alguma coisa pra falar bem da VW (que seria o caso dos blogueiros automotivos que defendemo caso – e não são poucos)

      • CorsarioViajante

        BOm, eu considero os carros bons, acertados, etc. Tenho um Polo, gosto muito do produto. Isso não impede que um laço de confiança e até de simpatia com a marca tenha se rompido.

  • V12 for life

    Agora ele vai ser disputado a tapa para criar o mesmo tipo de plataforma para quem contratar.

    • joao

      Os chinas já devem estar de olho.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Acho que aposenta de vez agora.

    • guilhermepg

      Muito difícil de alguém contratar, ja q estes cargo tem contrato q não pode ir para uma empresa concorrente/mesmo segmento por um certo período, muitas vezes a empresa paga para ele ficar em casa, para não contar estrategias, futuros produtos entre outro. Provavelmente ele se aposenta.

  • zekinha71

    Que carro é aquela lá trás?

    • Leandro

      Um polo

      • zekinha71

        Não consegui reconhecer, isso que dá aqui ficar carros defasados.

    • doc74

      É o Polo.

    • Doccar

      Novo Gol

      • David Ferreira

        kkk

      • Renato Duarte

        amém kkkkkk

  • Joaquim Grillo

    vixi ai tem a VW vai começar a ter muito prejuizos ou ela se reestrutura logo ou vai piorar pois o custo de produção dela é muito alto um dos mais altos das montadoras se não reverter logo o bicho vai piorar e muito.

  • FocusMan

    Isso é o que acontece numa empresa séria.

    Muitos desses executivos nem sabiam do que estava acontecendo, mas mesmo assim foram afastados por causa do seu cargo.

    Aqui no Brasil acontece um escandalo no governo e o cara quer ficar no cargo sem largar o osso!

    • CignusRJ

      E ainda te chamam de golpísta, reacionário, nazista, agente da CIA e choramingam se fazendo de vítima.

    • CignusRJ

      Creio que ainda mais gente perderá a cabeça, a limpa ainda não acabou.
      E como parece que as submarcas tb usaram do mesmo subterfúgio será que os executivos destas tb sairão?

  • Louis

    Saffado!

  • DiMais

    baita limpeza no quadro executivo.
    a VW deve ter criado muito cargo pra promover tanta gente no grupo a fim de sustentar o plano de ser líder mundial, no fim das contas ainda vai deixar a empresa mais enxuta (leia ágil).

  • Rodrigo

    Der schamloß

  • Wolfpack

    Que ousadia chamar este cara de pai do MQB. Aposto que esta anta não sabe nem ler um desenho. No mínimo poderia dizer, em sua gestão foi criado o MQB.

  • Agnaldo Gastaldi

    Absurdo ele sair por causa disso, chega a ser bobeira! Todos que compram carros têm plena consciência do mal que estão fazendo para a vida das pessoas! Carro é a maior fonte de poluição!

  • Bartolomeu

    Na epoca que foi criada a fraude em 2008 ele chefiava as equipes de desenvolvimento da VW e os engenheiros apontam ele como o responsavel. Provavel que tenha sido promovido por ter conseguido lançar em prazo curto motores Diesel limpos como os hibridos, baratos, potentes, econômicos, coisa de genio mas tudo se mostrou uma grande fraude. Na realidade o desenvolvimento do motor foi um fracasso e a fraude foi a solução. Isso permitiu a VW crescer muito no mercado, ganhou bilhões, seus concorrentes perderam mercado, fecharam fabricas e demitiram muita gente. Na Europa 50% dos carros são diesel. Agora foram pegos de calças curtas e deve custar bilhoes (muitas muitas serão calculadas em função dos ganhos desonestos) fora a perda de mercado cujas vendas em Novembro despencam entre 10~25% em relação a concorrencia. Pode pegar uns 10 anos de cana se for provado o seu envolvimento na fraude.