Home Brasil Peça Bosch importada é fabricada no Brasil e custa muito menos lá...

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Você já leu aqui no NA vários relatos de absurdos praticados por concessionários ou fabricantes de veículos, mas ainda tem mais quando se fala de mercado brasileiro. O relato dessa vez vem da revista Veja.

O proprietário de um Volvo com motor de cinco cilindros – modelo não mencionado, mas provavelmente feito na Bélgica ou Suécia – apresentou funcionamento irregular do motor. O proprietário é engenheiro e decidiu investigar por conta própria a falha. Descobriu que um dos cinco injetores estava enviando ao cilindros mais gasolina do que os demais, acarretando alteração no funcionamento. A solução seria trocar o bico injetor, que no caso de segurança, obriga a troca dos cinco.

Em cotação nas concessionárias Volvo no Brasil, o valor apurado de um bico injetor era de R$ 700, gerando assim um custo de R$ 3.500 na troca dos cinco componentes. No entanto, para que serve o eBay? Nesse caso, todos os cinco bicos injetores saíram por US$ 260 mais US$ 34 de frete, gerando assim um custo de US$ 294 ou R$ 685. Ou seja, o conjunto completo custa menos lá fora que uma única unidade vendida por aqui.

Todos nós já estamos cansados de saber que isso é algo “natural” no quarto mercado do mundo. Mas ao receber os bicos do Volvo, o proprietário provavelmente ficou estarrecido. Afinal, na embalagem dos injetores – feitos pela Bosch – eram “made in Brazil”! Isso mesmo, um componente feito aqui foi importado com custo muito menor que um similar vendido no Brasil.

Ou seja, os consumidores brasileiros pagam mais pelo produto feito aqui, que ao ser exportado, chega mais barato ao cliente estrangeiro. Esse absurdo fiscal é facilmente perceptível quando comparamos os preços dos carros feitos aqui e vendidos em mercados vizinhos. Desse jeito, os donos de carros nacionais logo terão que cotar peças de reposição no exterior, a fim de pagar um preço justo pela mesma peça vendida aqui. Precisamos disso? Não, mas é o que a política nacional parece incentivar.

[Fonte: Veja]

Agradecimentos ao Sergio Quintela pela dica.



  • dudupruvinelli

    Agora me diz: Se a peça não custasse esse absurdo, teríamos que utilizar o famoso "jeitinho"? Não.

    • pauloreis

      concordo, o "jeitinho brasileiro" também é um gosto saboroso de saber que eu não fui o-tá-ri-o em pagar 10 vzs mais para algo que preciso. Que sou inteligente o bastante para saber que estão usando o mesmo "jeitinho" para lucrar em cima de mim… é um ciclo FDP.

    • diogo_rs6

      Depende qual "jeitinho" usar. Muitas vezes ele pode causar mais problemas do que soluções

    • subzero99

      Não se trata apenas os impostos. No ramo de autopeças, a máfia é grande e quando se trata de peças para veículos de luxo, as concessionárias bandidas metem a faca do consumidor, pois sabem que eles tem "grana".

      • Edson Roberto

        Pois bem… esse mostrou que tem grana e que não pagou o roubo que pediram.

    • Luciana

      Quando eu comprei meu veloster, foi o que o meu irmão me orientou a fazer: fazer apenas o básico na css para não perder a maldita garantia de 5 anos e fazer o resto todo por fora, comprando peças no ebay. É o que ele faz na tucson dele, a propósito….

      • GoianoBu

        Voce comprou um Veloster?! kkkkkkkkkk

        • Winri

          Quem compra o Veloster, gosta de velocidade?

        • MM_

          E vc deve achar que sabe o que é melhor para os outros.

      • blindzector

        Mas esse processo e para todos os carros comprados novos! E uma forma viavel de nao morrer com a css… fazendo o basico e ainda depende do basico compensa comprar fora!

      • Edson Roberto

        Depende. Sugiro APENAS mesmo que use mecanico de confiança a colocar as pastilhas vendidas no Pais. Elas são melhores e duram mais.

        O resto das peças realmente vale a pena comprar fora do país. Obviamente os pneus eu sugiro comprar no Brasil.

    • https://www.facebook.com/Toxic.Revenger Töxic Rëvenger

      O engenheiro só deveria ter verificado nas auto-peças comuns se não havia esse bico à venda, obviamente sem dizer para que carro era. Era capaz de descobrir que é o mesmo bico de algum outro carro nacional, só não sei a que valor iria conseguir…

      • Hoosier 559

        Nem precisava ter trocado o bico, era só ter mandado limpar e equalizar que resolveria.

    • Renato_Duarte

      comprar peça no exterior,, não é ''jeitinho'' ,,, é inteligencia do consumidor,, que deveria servir de exemplo pra todos

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

      Vou responder para você Dudu só para levantar a questão:
      Por favor, algúem, NA, peguem um carro 0Km e cotem as peças de reposição, vejam que as peças avulsas custam umas 3 x mais do que o carro todo 0Km, isso é absurdo.
      Daqui a pouco, vou comprar carros 0Km e revender as peças, dá muito mais lucro.

      • https://www.facebook.com/nielsen.matos.9 Nielsen Matos

        boa ideia!

    • jonasperola

      Só digo uma coisa "CHUPA GOVERNO FDP"
      É ridiculo como o governo nos extorque na maior cara de pau, quero que o governo quebre as duas pernas.

      PLACAR GERAL:
      CONSUMIDOR – 1 X GOVERNO – 0

      • stefanoz

        O placar geral deve estar mais ou menos assim:
        CONSUMIDOR -500 x GOVERNO: OVER 9000

        Ele ganhou apenas uma batalha cara…

        • jonasperola

          Pra dar uma resposta como um coiçe na cara do vendedor seja numa auto-peças ou css, basta perguntar o preço de alguma peça e se não for do agrado do freguês, basta dizer que estou procurando melhores preços e descontos, tenho direito e falo na maior tranquilidade e viro as costas, super simples.

      • FrankOff

        Ele levou foi sorte que a mercadoria nao foi tributada da alfandega porque a receita nao da conta de olhar pacote por pacote. Ele estaria chorando até agora

        • jonasperola

          A Receita Federal não perdoa nada, mas que continue assim com pouco efetivo, isso é pra saber o quão o brasileiro é extorquido pelo governo que arrecada trilhões e entrega esmolas, como eu já disse e repito, que quero que o governo quebre as duas pernas, quando acontecer a tão sonhada reforma tributária ai é outra história, mais vai ser dificil os parlamentares largar esse osso ou melhor, o balcão de negócios que é a politica.

        • Edson Roberto

          Se ele tivesse pago o valor com 100% de imposto daria R$1200~R$1500. Ainda sairia R$2000 mais em conta na peça.

      • https://www.facebook.com/alexandre.bonini Alexandre Bonini

        Isso não é o governo, isso são as empresas como um todo, seja fabricante, concessionário, loja independente. Não esqueça que a matéria veio da Veja…

      • yves

        Cara nao é apenas imposto , a margem de lucro no brasil eh gigantesca , as montadoras cobram oq o consumidor paga , se fossem impostos ao exportar nao mudaria tanto o preço… Impostos sao absurdos mas nao explicam tamanha diferença

  • Malonekell

    Isso é besteira, o que importa é que somos sedes de uma Copa e de uma Olimpiada! (Mode Ironic)

    • Alan

      Cara, esse negócio de ter que explicar que tá sendo irônico já tá dando nos nervos aqui. Confie no seu texto, as pessoas entenderão sua ironia. Os leitores conseguem interpretar uma simples frase.

      • Alex_abade

        Aprendi por experiência própria que é melhor botar o (Ironic) no comentário do que receber diversas respostas me criticando ou xingando… São os males necessários da internet!

      • FernandoO

        meu caro, por incrível que pareça, tem de colocar sim…além de muitos escreverem mal, muitos mal lêem e interpretam tudo erroneamente….

      • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

        Não, não conseguem não.
        Frases irônicas ou com alguma margem de interpretação são perfeitas para Trolls, desse modo parece bobagem, mas temos que escrever o que a frase por si só já mostra, no caso a irônia

      • ocduarte

        Eu mesmo sou vítima de minhas ironias. Tem gente que tira sarro de mim porque acha que meus erros de escrita ou algumas colocações nonsense são verdadeiras. Mas não uso esses IRONIC ON / IRONIC OFF nem a pau! Se entender, entendeu. Se não, como acontece bastante, tô nem aí! E tô falando sério, ok????

    • mgbalbo
  • Lukoh

    Incrível como ainda tem fabricante/concessionária achando que bico injetor é peça pra custar tão caro assim…

    • Renato_Duarte

      todos os fabricantes pensam isso,, ate peças paralelas estão custando caro atualmente

  • PortoWF

    E vão me dizer que o empresariado Brasileiro não é tão Culpado quanto o Governo.
    O que justifica essa diferença de preço?
    Alguém aqui prefere ficar rico e trabalhar só um dia por semana vendendo bicos injetores de Volvo.

    • Malonekell

      Esse é um dos maiores problemas do nosso mercado. Essas empresas sabem que seus clientes possuem grande poder aquisitivo, por isso além de lucrarem na venda desses carros, ainda lucram horrores com a venda de peças e serviços. A mentalidade do mercado é essa, agregar valor a um produto pelo que ele representa.

      • PortoWF

        ||Provocação||
        Pois é, isso que dá gastar mais com Publicidade do que em Investimento a Produção.
        Publicitário que adora "agregar valor" e "segmentar" o perfil de consumo.

        • http://twitter.com/thaisvillela @thaisvillela

          Agregar valor não necessariamente é deixar o produto mais caro.

          • PortoWF

            Não mesmo, mas tá cheio de gente que jura que uma coisa quer dizer exatamente a outra, e sabe o pior, a maioria que pensa isso são Donos de Empresas(Médias e Grandes).

            • Edson Roberto

              Sabe qual o problema? A mentalidade do consumidor.

              O consumidor brasileira ACHA que quando ele adquire um bem importado, ele acha que qdo cobram da manutenção "é caro porque é de fora e ele tem que pagar aquilo". E tem outros inclusive que vem com aquele pensamento que não aprovo que é: "Tenho dinheiro e pago por isso, quem não tem que não fique com dor de cotovelo". Ou seja, parte da culpa é sim do consumidor.

              Curioso em uma oportunidade, foi o proprio mecanico da BMW citar para um colega que possui um 320i 2010 do modelo "Top", sugerir a compra de determinada peça pelo Ebay que seria mais rapido para chegar e ainda custaria menos de 40% do que é pedido aqui. É mole? Ta certo… tem que agradar o consumidor… no final, a mão de obra tá ali na CCS de qualquer jeito…

        • zemarreta

          Esse tal de "agregar valor" é uma das melhores que eu acho: significa não se satisfazer com o preço da venda e tentar arrancar até as cuecas do comprador…

        • Renato_Duarte

          Mas mercado é isso!!
          Publicidade faz parte do negocio em qualquer lugar do mundo!!!!
          cabe ao consumidor aceitar o valor agregado ou não do produto

          • PortoWF

            Sim, faz parte do Negocio, mas tem Publicitário no Brasil tão bom que convence dono da Empresa q ele não precisa vender nada, só a marca e lucrar com isso.
            E o pior, tá cheio de empresário que compra essa ideia.

  • DevXav

    Fato.
    E não fiquei nem um pouco surpreso com a notícia, diga-se de passagem…

    Outro grande problema é que tem muita gente rica mais retardada que gente pobre..
    Deu sorte na vida, ganha dinheiro fácil, aí gasta fácil também, enchem o bolso desses parasitas do jeitinho que eles gostam…

    Mas as coisas, aparentemente, estão mudando…
    Aos poucos o reino desses pilantras automobilísticos está caindo de acordo com que as informações se espalham pela rede..

    Quanto mais o pessoal se informar usar o dinheiro de maneira mais racional e não incentivar isso, melhor.

  • ThiagoLMC

    Me lembrei desse vídeo!
    http://www.youtube.com/watch?v=3T_t7WtgJZE

    [youtube 3T_t7WtgJZE http://www.youtube.com/watch?v=3T_t7WtgJZE youtube]

    Tudo no Brasil é um absurdo!

    • fabioalisson

      País sério é isso aí. Essa bananalândia não tem jeito.

  • sbacana

    Depois culpam os impostos e o governo. Sempre abrandam os absurdos que são os conluios entre empresários e órgãos de controle. Qualquer escândalo de corrupção que ocorre o foco sempre é nos governantes, nunca nos corruptores. Até hoje ninguém fala que quem jorrava dinheiro na DNA propagandas dos famosos mensalões era o Dantas via as telefônicas da época de outros escandalos por sinal.
    Muitos empresários coruptos dançam de partido em partido e são mais blindados que o caveirão do BOPE. O reflexo disso são esses lucrinhos em diversos setores monopolizados e/ou carterizados.

    • PortoWF

      E o povo se matando na Discussão infantil PSDB x PT

      • Renato_Duarte

        e os fortes apenas observam de camarote (rsrsrsrs)

      • Edson Roberto

        Para mim, o foco nunca deveria ser o partido e sim as pessoas. Mas infelizmente com pessoas, se existe um grupo… e o grupo sendo um ou outro… deveriam ser punidos.

        E no final das contas, o que deve ter de politico que um fica contra o outro mas que no intimo devem jantar, viajar e fazer outras coisas juntos, não está no gibi. Até me lembro qdo defendem ferranhamente uma marca e essas marcas fazem joint venture de produção de algo.

  • marco

    Vergonha de País!!!

    • Julio

      Sabe o que irão fazer para resolver este problema? PROIBIR IMPORTAR PEÇAS. O governo é assim, ele protege a industria brasileira que lucra exageradamente ao invés de criar meios que o preço seja reduzido. LAMENTÁVEL ESTE PAÍS.

  • Louis

    Concessionária mete a faca mesmo, sem dó.

  • pauloreis

    eu fiz a mesma coisa com o meu focus 08: o motorzinho do atuador do ar condicionado – aquele botão que você aperta para circular o ar, ou vindo do exterior, ou para recircular internamente – parou de funcionar. Fui na FORD estava 420 conto, numa loja no ABC, 380 conto, na Alemanha, comprado por um amigo de lá, paguei 50 conto – convertendo 17 euros, pc semi-nova – uma nova seria 100 conto – 40 euros! Tem um mercado enorme de peça semi-nova na europa, qdo digitei o part number no google, apareceram varias paginas, qze todas da europa. Tem hora que da vontade de chorar com esse paísinho de M#%#@!

    • dafomg

      Aconteceu o mesmo comigo. Também tenho um Focus 2.0 Duratec e os suportes do câmbio e do motor quebraram.

      Preço do suporte do câmbio na css Ford – 415,00
      Preço do suporte do câmbio na site eBay – € 28,00 (+- 84,00)

      Preço do suporte do motor na css Ford – 813,00
      Preço do suporte do câmbio na site eBay – € 128,00 (+- 384,00)

      Não pensei 2 vezes, comprei no e-Bay

      • FSaccon

        O eBay é a solução para essas atrocidades que estamos submetidos. O problema é que por vezes você compra a peça e ela chega em 3 dias mas em outras ela demora 1-3 meses. e ninguém sabe onde foi parar! Moral da história: quando não somos fo***** por um lado, somos pelo outro.

        • fabioalisson

          Verdade. E geralmente quando demora esta em algum galpao retido na Receita Federal. Costumo comprar algumas coisas em sites estrangeiros e certa vez comprei num site americano um produto que levou 2meses para chegar na minha casa. Pelo codigo de rastreamento constatei que apos o pedido, em 5 dias o produto tinha ido dos EUA para Alemanha e chegou ao Brasil. Passou um mes na Receita Federal e mais 20 dias com os Correios. A dificuldade deve ser proposital e "fazer parte do sistema".

          • FSaccon

            Sim, acredito que eles fazem isso propositalmente para desestimular a importação de produtos.

          • LTD1976

            Isso quando não é extraviada, ou quando o fiscal da receita resolve que aquele item vale 1000 dólares por conta dele e tasca um imposto fundido em cima dele.
            E-bay é uma boa opção, mas não dá pra contar só com ele para manter um carro.

  • Juniorfillingam

    E o lucro Brasil, incentivado pelo governo corrupto brasileiro!!! Depois vem com esse de que o carro no Brasil não poderia ser mais barato, até as peças e super valorizada aqui!!!

  • Lexus GS300

    Enfim temos a felicidade de agradecer ao EBAY por tornar a vida dos proprietários de veículos importados na "ditadura das montadoras" viável.
    Em tese, o EBAY faz com que seu importado além de entregar qualidade imensurávelmente melhor que as carroças aqui vendidas, o custo também de manutenção bem menor.
    Por esse valor pago pelos bicos injetores do Volvo, torna-se muito mais barato que manter um Celta ou um Palio trocando esses mesmos dispositivos.
    Lembrando que no Primeiro Mundo como nos EUA, as peças são baratas, mas o custo de mão de obra supera em muito a brasileira. Isso é justo pois valoriza o trabalho do mecânico. Assim se faz uma sociedade mais justa.

    • https://www.facebook.com/rbersch Roger Bersch

      Nem precisa ser importado, só ser um modelo mundial.

    • nicholasunited

      E por isso que o DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo) rola solto nos EUA, tem canal de Tv A cabo e canais no YouTube só disso de diversas categorias( Construção, Cozinha , Limpeza, Área Mecânica, etc…) E se o profissional der um passo em falso com a Lei Americana , Adeus profissão

      • Mc_

        Estou adotando o DIY pra realidade brasileira… a hora da mão de obra de certos técnicos aqui estão mais caras que consulta médica.

    • gparra99

      Deu sorte, pois importacao de peças automotivas eh PROIBIDA. meu tio importou pecas pro corolla dele e ficou retida.nao tem taxacao, em retencao mesmo. Voltei dos eua com xenon na mala e tive que desenrolar mto pra n apreenderem. Claro q n controlam tudo q chega, mas se meterem o raio x..ja era

    • gparra99

      Um detalhe, em ambos os casos que citei, fui no aeroporto, com a peças na mala… Via correio nao sei como funciona

      • Lexus GS300

        O brasil é uma ditadura não assumida. Cidadão aqui não tem vez.

    • kikofar

      O E-bay é quase um supermercado pra mim, minha segunda casa, meu site favorito, meu refúgio seguro, o remédio para meus 2 importados! rsrsrsrs

      Nunca pensei que seria grato a um francês por algo na vida… Obrigado Pierre Omidyar, por ter criado o E-bay!!!

  • Josba2003

    Vergonha nacional! Lucro Brasil escancarado! Somos os trouxas do mundo!

  • Franciscochagas

    Vergonha mesmo! E o que a gente pode fazer pra mudar isso?

    • Robson

      Podemos começar matando nossos políticos . Desculpe !!! Sou radical tenho 45 anos de idade e nunca votei na minha vida .

      • O_Corsario

        E quantos políticos vc já matou?…

        • sergiopsy

          kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • TecoPadaratz

      Bom, isso aí é caso de polícia né.

      Acho que até o MP poderia intervir nestes abusos.

  • http://www.facebook.com/olhando.alua olhandoalua

    Deixa o governo ficar sabendo disso que já já ele tarifa qualquer correspondência internacional…

    • Julio

      KKKKKKKKKKKK DISSE TUDO, vai barrar todas as peças enviadas.

    • ocduarte

      Mas isso já acontece. Vários produtos que recebi via correio, oriundos do exterior, foram retidos pela Receita. Mas mesmo tendo que pagar o imposto, ficou 2 a 3 vezes mais barato que o mesmo produto comprado no Brasil. Só irrita é a demora para que os Correios enviem o aviso para pagar o imposto e buscar o pacote.

  • Júlio

    Não havia nenhuma necessidade de trocar os 5, bastava o defeituoso. Em nada compromete a segurança ou o funcionamento do motor se os demais estiverem funcionando perfeitamente e limpos.

    • Armando_Perez

      Se você consegue comprar os 5 pelo preço de um? porque já não trocar todos? aproveita uma mão de obra só.

      • FSaccon

        E se acabar não trocando os outros, vende no ML e recupera o investimento. :D

  • Antonio JS

    Daqui a pouco vão ter pessoas montando carros via e-bay e ou com impressoras 3D com código aberto, ou seja tenha sua própria montadora.

  • TacodeSinuca

    Culpa do lixo do governo protecionista que não deixa importar com o pagamento de um imposto justo.
    100% culpa do governo, com imposto justo poderíamos fazer nossa própria concorrencia

    • Mc_

      Isso aqui é um país de economia socialista, o povo ainda não se deu conta.

      • FrankOff

        Não é bem socialismo, é assistencialismo, o governo brasileiro sempre foi assistencialista desde o inicio da colonia. Nao se ensina a pescar, e nem é interesse mesmo. Metade (ou menos) trabalha pra sustentar a outra metade. Se nao cobrar tudo isso de imposto, tudo desmorona.
        Esses dias li uma reportagem sobre os nem nem nem – é revoltante a maneira como é gasto o dinheiro publico.

  • lsc_mclaren

    Ainda bem q o malandro é engenheiro.

  • Doccar

    como dizia nosso saudoso renato russo, QUE PAÍS É ESSE..

  • anderson_sp

    Palhaçada isso, o problema do Ebay é quando pegam e taxam o produto, aí nem sei se vale a pena.

    • Rmonteggia

      Cara depende, nesse caso a peça ia ficar o dobro, uns 1.300 reais, bem abaixo dos 3.500 da concessionária, claro que quando a diferença é menor pode não valer a pena. Compreu uma embreagem de Xsara para um amigo, foi taxada e a conta final ficou em 600 reais, menos que os 900 que era aqui ( a peça era Valeo original francesa).

      • HenriqueHJ

        So pra animar um pouco a conversa acabei de trocar a embreagem de um fit 2005. Custo na css DOIS MIL REAIS. Isso mesmo 2,000.00.

        • riccorreasp

          Quase de graça.

    • O_Corsario

      Exatamente, temos que comprar coisas iguais com coisas iguais, a concessionária recolhe imposto, paga sua estrutura, os mecânicos, dá nota fiscal, garantia, etc.
      Mas de qualquer forma o preço é realmente um absurdo.

  • AF1979

    Uma hora meu carro vai ter de trocar a embreagem. Olhando em lojas de preparação nos Estados Unidos, nem preciso dizer que me surpreendi de ver que um kit para preparação leve (o chamado estágio 1), que suporta mais torque e teria uma durabilidade quase infinita em um carro sem qualquer veneno, custa basicamente o mesmo que custaria um kit de embreagem original em uma concessionária aqui, e isso já pensando na taxa de importação, que é pesadinha.
    Uma alternativa que estava pensando em relação ao cara do Volvo, ainda mais que estamos falando de bicos injetores da Bosch, seria ver se essa peça também é usada em algum modelo de produção nacional dos mais popularescos. Seria só questão de ir a uma loja de autopeças e pedir cinco unidades e pagar um preço que teoricamente seria bem no chão. Não devemos esquecer que é sempre bom pegar a peça pelo nome-código do fornecedor, pois por vezes há surpresas de uma mesma peça ser usada tanto em um pois-é quanto em um Volvo e, se perigar, por vezes até em uma Ferrari. Em um desses debates, alguém contava que nas oficinas portuguesas há um sistema em que você pode digitar o código da peça (tanto fazendo se é o do fornecedor ou o usado pela marca do carro) e o próprio sistema já dá a lista de carros que a usam, o que permite descobrir que, por exemplo, a sonda lambda de uma Ferrari 550 Maranello é caríssima se comprada nas concessionárias do cavalinho, mas baratíssima se adquirida em uma concessionária Ford, pois é a mesma usada no Fiesta 1.1 com motor Endura.

    • Ricardo Lopes

      Ótima ferramenta essa do mercado de autopeças português, hein?!?! Aqui encontramos coisas parecidas em menor escala… por exemplo, as pastilhas traseiras de freio do Polo (quando motor 2.0 e freio a disco nas 4 rodas) são as mesmas do Golf. Mas quando vc pede a peça pro Polo custa menos do que quando pede pro Golf nas ccs, não é estranho? E se for dito ainda que é a mesma pastilha do Audi A3, adivinha o que acontece com o preço?

      • pauloreis

        o mesmo acontece com o coxim do motor do focus 1.6 roncam, o mesmo do fiesta 1.6: para o fiesta 180 conto, para o focus, 540 conto… sem comentários

      • AF1979

        Outra peça que sei que é igual em dois carros completamente diferentes é a bomba de combustível do Omega A de quatro cilindros, que é a mesma do Corsa 1.6. O principal lance é ter os códigos da peça em mãos, pois aí não há como alguém querer meter a faca com uma peça que tem o mesmíssimo código e vai em dois carros diferentes.
        A outra coisa, para quem costuma ficar muito tempo com um mesmo carro, é sempre aventar a possibilidade de meter uma peça de reposição que seja de melhor qualidade que a OEM, como é o caso dessas peças de preparação leve periféricas (embreagem e outras), ainda mais que elas podem na prática custar menos do que uma original que suporta menos tranco e nada na lei te proíbe de adquiri-las.

        • Mc_

          Acho que você deveria criar um blog só seu. Suas dicas são sempre excelentes.

  • João Cagnoni

    Eu preciso trocar um coxim do amortecedor dianteiro do meu carro (é um Palio) e custa R$200 a UNIDADE, só a peça sem mão de obra. É um pedaço redondo de ferro que gira, nada complexo, e que não tentem me enganar dizendo que é complexo fabricar porque não é. Minha irmã trocou um par dessa mesma peça (ela tem um Ford Ka) e deixou mais de R$1000 na Caoa, só pra fazer isso. Sabe quanto custa lá fora? $20 para um Novo Fusca e $50 para um Lexus, mas isso se você não quiser trocar o conjunto inteiro do amortecedor por $50 a unidade incluindo os coxins. Outra coisa que precisei trocar quando bati o carro foi a grade frontal, um pedaço de plástico que custa mais de R$ 120. Lá fora? $15

    • SilenceBass

      Pois é, e ainda tem gente que tem a audácia de comparar o preço das coisas e custo de vida com algum país lá fora…

      maldita hora que meus pais não pensaram em se mudar de país p/ ter seus filhos :(

  • Doccar

    Eu quero é saber onde está o CADE, Procon, Ministério Público, pois são órgãos nacionais responsaveis pelas relaçoes de consumo e que recebem milhoes de reais por ano e não fazem nada a respeito…ficam de braços cruzados durante todo o mes esperando seus ótimos salários cairem na conta e nada mais…aí mora a incompetencia no brasil…

    • TecoPadaratz

      Aí falou tudo………estes abusos deveriam ser analisados pelo MP.

    • Castle_Bravo

      Reclamar dos impostos para o CADE? precisamos é eleger deputados e apoiar partidos que se oponham contra isso, é a única saída.

      • Edson Roberto

        Mas eu acho que ele quis citar sobre os preços de peças e não dos impostos.

        É revoltante que uma peça produzida no Brasil que já pagou imposto e levou para fora custar pelo menos 5x mais aqui mesmo.

  • Armando_Perez

    Já aconteceu isso comigo, não foi na questão de carro, mas sim de roupas, comprei algumas roupas da Hering (modelos que não achei aqui) no Ebay que custou mais barato do que aqui, mesmo com o frete, etiqueta Made In Brazil.

  • SilenceBass

    Brasil: o inferno é aqui.

  • Rafael_rec

    A peça lá fora não paga os impostos que são cobrados dentro do Brasil (PIS, COFINS, ICMS, ISS), logo é perfeitamente plausível que seja mais barata no exterior. Entendam que não se exporta imposto, logo tudo feito aqui e exportado é mais barato lá fora.

    • DinhoRoxx

      mas o que está sendo comentado é que muitas vezes mesmo incidindo o imposto de importação é mais barato trazer de fora o produto que é fabricado aqui

    • ocduarte

      Os impostos no Brasil não duplicam ou triplicam, ou quadruplicam o valor de um componente. E lembre que esse componente, feito aqui, ainda é vendido lá fora com margens de lucro para quem exporta, para o importador/distribuidor e para o lojista que a vende ao consumidor final. Com tudo isso, pagando frete internacional e às vezes caindo nas mãos da Receita e tendo que pagar 100% de imposto de importação, um produto brasileiro volta ao Brasil até 2x mais barato que o preço daqui. O caso desse post é emblemático.

    • Mc_

      putz, mas de R$650 pra R$3.500… haja imposto heim?

    • Edson Roberto

      Não paga, mas para produzi-la aqui, quem produziu pagou. E imagine que, a pessoa produziu, vendeu para fora, vc foi la fora pelo Ebay e comprou a peça.

      O que vai acontecer? Tirando a malha da Receita, o vendedor de fora não paga imposto de importação pela peça, porque afinal o regime é diferenciado para esse caso e se a Receita te pegar, seu produto fica retido, vc paga o imopsto em cima do produto (que pode ser até 60% do valor desse, de acordo com a nota) e ainda… no caso desse comprador… o valor final ficou por volta dos R$600. Vamos colocar 100% ao invés dos 60%? O cara pagaria R$1200~R$1500 pela peça. Por mais que tenham que atribuir a uma peça que originalmente custa (para o consumidor final) R$600 por mais lucro que se tenha… qual o motivo REAL para a emrpesa querer colocar na mão R$2900 mais?

      É uma ganancia desmedida. E isso acontece com todas as marcas, umas mais outras menos, mas sempre existe esse tipo de ganancia.

  • http://www.facebook.com/leasilsan lsguaranikaiowa

    Pasmei agora!

  • Castle_Bravo

    Os tributos para o consumidor, que são violentos dependendo o produto ou o Estado, não incidem quando a peça é exportada. Faz todo sentido, ou alguém acha que o infame ICMS (o câncer do comércio brasileiro) de quase 20% mais o IPI (que não deveria nem existir) entre outras taxas e impostos menores embutidos são pagos por quem vende a peça no exterior?

    • O_Corsario

      Exatamente, e quando ele "importa" via eBay não recolhe imposto nenhum, se o fiscal pegar vai cair um imposto de mais de 100% em cima. Além disso uma coisa é comprar numa loja, com estrutura, estoque, disponibilidade imediata, etc, outra comprar por conta própria no comércio paralelo.
      Mas de qualquer forma, é uma diferença brutal.

      • sergiopsy

        Compras no exterior sem taxação de imposto de importação é limitada a $ 500,00. Resumindo a compra dele ficou em 264 + 30 de frete, valor declarado isento de imposto de importação.

        • Castle_Bravo

          Se trouxer em mãos. Pelo Correio ou eBay é US$50.00 o limite, mas este limite depende do humor do funcionário da Receita que avalia. Se ele achar que o produto vale mais que o valor declarado, é taxado em cima do valor que ele achar o correto.

          • rrr

            Pois é, já vi produto de Us$ 20,00 ser taxado, eles "chutam" um preço, e nos correios você tem que pagar a taxa pra retirar a mercadoria, esse é o BRASIIIILLLLLLL

          • sergiopsy

            Ah é? Complicado então, jurava que eram os $ 500,00.

          • HenriqueHJ

            P.S. o valor de US$ 50,00 é envio de pessoa fisica para pessoa fisica. qualquer venda de qualquer valor que seja de Pessoa juridica (em qualquer lugar do mundo) para pessoa fisica no brasil o produto de acordo com a lei deve ser tributado. o mais correto seria o consumidor receber o produto da empresa e ele mesmo emitir um DARF com o valor a ser cobrado de impostos, 60% em média e pagar no banco.

            e o valor que a receita "acha" pode ser questionado. mas o processo as vezes demora 3 meses. depende da boa vontade da receita. enquanto isso o produto fica com os correios.

            • sergioquintela

              "o mais correto seria o consumidor receber o produto da empresa e ele mesmo emitir um DARF com o valor a ser cobrado de impostos, 60% em média e pagar no banco. "

              vc foi ironico né?

              • Edson Roberto

                Não… se fosse aplicar a politica correta de compra de produtos importados esse deveria ser o correto caminho. Não é uma questão de "querer" pagar mais, é uma questão de quantos tributos um produto importado realmente é taxado.

                • Sergio

                  Cara, não dá idéia. Vai que algum burocrata lê isso e resolve que todo mundo agora vai ter que emitir Darf e pagar ele mesmo, e quem nao fizer isto vai estar fora da lei heheheh

      • ocduarte

        Colega, acredite, pois compro do exterior via postal: só os impostos não justificam ser 2 a 3 vezes mais caro no Brasil. Afinal, o exportador vende com lucro, o importador do outro lado repassa ao distribuidor local com lucro e o comerciante vende ao consumidor com lucro.

    • Armando_Perez

      Com certeza temos os impostos, mas nada justifica de a peça custar
      1/4 do que ela custa aqui no Brasil mesmo pagando 100% de imposto ela ficaria por metade do preço ainda, isso não seria só a culpa dos impostos, e sim a margem exorbitante de lucro em cima da peça em todas as cadeias, (bosch, montadora, css), principalmente por aquele fator chamado "se tem um Volvo ele tem dinheiro para pagar"…

      • Castle_Bravo

        Este fator também deve pesar um pouco também. Na visão de muitos, se alguém tem um bem caro, tem dinheiro sobrando, "merece" pagar mais caro. =/

      • O_Corsario

        SIm, com certeza, e isso inclusive é uma das coisas que mata a Volvo (e praticamente todas as marcas mais caras) no Brasil, esta sanha de arrancar o sangue.

        • Edson Roberto

          Por isso, quando vejo um Fusion x um C180, eu acabaria ficando no Fusion. Não seria barato manter, mas… menos caro que um Mercedes.

          • O_Corsario

            Passei por isso com meu pai, estávamos ambos apaixonados pelo VOlvo C30, isso lá em 2008. Carro incrível, dava pra comprar, seria só da minha mãe e dele, portanto espaço não era um problema… MAs acabou comprando o Jetta mais pra frente. Um amigo dele que teve Volvo só faltou bater a cabeça dele na parede para NÃO comprar Volvo.

    • ocduarte

      Mas não justifica o preço em dobro ou triplicado.

      • O_Corsario

        Também acho, inclusive às vezes isso acontece dentro de uma marca de um modelo para outro, por exemplo, a mesma peça para um gol custar mais caro que uma peça para Polo. Ridículo!
        Acho que este é um dos motivos para as fabricantes continuarem se recusando a fornecer publicamente catálogos de peças. Pq se eu estouro uma peça no meu Polo tenho que ir no balcão e pedir "peça tal para Polo", e não um código de peça, que teria que ter preço igual.

        • Edson Roberto

          Nisso eu fico feliz na Citroen. Ela tem um site (e a Peugeot tbm) onde vc consegue pegar o código da peça e procurar em qualquer outro lugar do mundo.

          A unica tristeza é que hoje quase não se acha modelos com a mesma motorização vendidos no Brasil….

          • O_Corsario

            É, mas já ajuda. A VW não dá muitas informações nos manuais, acho que na concessionária talvez se consiga, o que seria muito bom pois os carros compartilham muitas coisas.

  • fschulz84

    Isto é muito comum de acontecer por aqui…

    No meu ex-Mégane, importei algumas peças e inclusive uma delas estava com selo "Made in Brazil"…

    Não nesta mesma situação, mas seguindo a linha de pensamento, vou citar um caso… Precisei trocar o pivô da bandeja do Mégane… A CCS vendia somente a bandeja inteira por R$ 460,00…

    Pesquisando, encontrei a original na Renotech por R$ 300,00, mas mesmo assim achei caro… Mas eles tinham lá só o pivô, a R$ 43,00, marca ASAM… Eu arrisquei e comprei… Depois pesquisando, descobri que esta empresa fabrica diversas peças para a Renault européia (matriz na Romênia), inclusive para o próprio Mégane II europeu… Resultado, comprei uma peça original, importada por um preço que por aqui eu imaginava ser impossível.

  • MecanicoDigital
  • Lanpenn

    E ainda ficam falando de Custo Brasil… po-rra meu…

  • AmmmmmP

    E a Volvo no lançamento e na definição do preço do V40 declarou que quer atingir somente o "cliente verdadeiramente premium"….

    Taí o prêmio de quem é premium….

    • Alex

      verdadeiramente tapadium

    • Mc_

      ridículo… V40 vai ser carro de universitário lá fora e olha lá

  • zeuslinux

    Isso acontece porque uma empresa no Brasil não paga quase nada de imposto para exportar enquanto que, se vender no mercado interno, vai pagar uma tonelada de impostos, mais até que o o imposto de importação simplificado (60%) que se paga na importação por pessoa física.

  • abussade

    Prezados, gostaria de informações de como comprar pelo Ebay. O que é necessário, quais são as taxas, como calcular frete, tem que ter cartão de crédito internacional, etc..

    Gostaria inclusive de sugerir uma matéria no NA sobre o assunto, creio que não é somente minha esta dúvida.

    Obrigado!

    • sergiopsy

      Você já comprou pelo Mercado Livre? É bem parecido. Cadastre, logue, entre em contato com o vendedor via mensagem, este lhe responde, você verifica as qualificações, valores que podem ser isentos ou taxados, custos e prazos de envio. É assim que funciona.

      • abussade

        Valeu! A única peça que procurei lá (um interruptor de vidro/portas do Tracker antigo) tem mas não entrega para o Brasil!
        Estamos com moral!! Rs…
        http://www.ebay.com/itm/Suzuki-Grand-Vitara-XL-7-

        • Edson Roberto

          só que ão ache sua peça sem ver um "top seller" por lá. O melhores vendeores assim como é no Mercado livre, costumam ser corretos e entregar de fato. Sugiro fazer mais buscas que talvez vc encontre quem envia para cá.

          Alguns não enviam por confusão ou sacanagens do comprador. Mas isso não é só no Brasil, pode acontecer no mundo todo. Os melhores compradores costumam inclusive fazer uma politica de devolução bem bacana. Good luck boy!

    • rrr

      Sim precisa de cartão internacional, e o básico de inglês. Caso não saiba inglês, use o google…. de resto, é um mercadolivre melhor….

      • abussade

        Is we in the tape!!
        :)

        • ocduarte

          Tea with me that I book your face!

    • Alan

      voce tera de se cadastrar como no mercado livre, e comprar com cartao de credito internacional. o frete tera de calcular por voce mesmo. porque os valores sao em dolares. mas o esquema e praticamente os mesmo que comprar pelo mercado livre. se nao souber ingles acho que tem a opcao do google tradutor.

  • RossV

    O ruim é que a manutenção cara dos carros no Brasil deixa muita gente receosa em comprar um carro melhor que os chamados "populares". Que dureza!

  • O_Corsario

    Uma dúvida para enriquecer a discussão, quando um produto é feito para exportação ele não deixa de recolher diversos impostos?
    Daí quando vc "importa de volta" pelo eBay não recolhe nenhum imposto nem paga os custos operacionais da concessionária, o treinamento dos mecânicos, o espaço físico, etc etc.
    Mas de qualquer forma é um preço absurdo, sinal de que muitas vezes o preço da manutenção não é proporcional às peças mas sim ao preço do carro. Tanto que em alguns modelos a mesma peça vai ser cotada por um valor para um modelo de entrada e outro valor se pedir para um modelo mais caro!

    • FSaccon

      Mas o vendedor do eBay também tem custo operacional, de espaço físico, como a concessionária. Ele vai embutir esses custos no valor da mercadoria que você está comprando. O custo de treinamento dos mecânicos e seu salário será embutido na mão-de-obra, que você pagará utilizando a peça daqui ou a importada.

      Assim, a absurda diferença de preços seria somente causada pela carga tributária brasileira, o que não é verdade. Embora alta, somente ela não justifica o dobro ou o triplo do preço de uma peça importada. Logo, uma parte da diferença de preço é culpa dos impostos mas a outra é da alta margem de lucro do revendedor.

      • O_Corsario

        COncordo, e inclusive é esta alta margem de lucro do revendedor que acaba matando o próprio revendedor pois pelo abuso o cara desiste de comprar outro volvo. Afinal nem todo mundo tem o conhecimento ou vontade ou confiança ou mesmo pode esperar chegarem peças do e-Bay. E isso pq são bicos injetores, e se for uma peça que não pode importar como um parabrisa ou parachoque? Terrível!

        • Michel

          Mas no caso específico de um Volvo, ele pode comprar diretamente do ecommerce de uma concessionária dos EUA, fácil de achar as peças, com diagramas bonitinhos, e ainda recebe em 3 dias úteis pela fedex. Qual a dificuldade? Depende de concessionária quem quer.

          • O_Corsario

            É difícil, tem gente que tem facilidade com informática, tem gente que não tem, tem gente que topa correr o risco, tem gente que não…
            Exemplo: meu pai, não consigo imaginar ele entrando na internet, fazendo cadastro em site nos EUA, escolhendo as peças, para dar o cartão de crédito, para esperar… Ele quer um carro que ele leve num local físico, de preferência perto dele, e depois retire pronto. Se a concessionária não oferecer isso, ele vai pra outra marca. Este aliás foi um dos motivos para ele preferir um Jetta 2,5 a um C30…

            • Michel

              A internet está aí pra ajudar, em caso de dúvida basta perguntar pra quem tem mais experiência com compras qual é a peça certa: http://www.brvolvoforum.com
              Abs

    • Mc_

      Bom… quando fui pesquisar peças da Opel pra colocar no meu GM, descobri que o Opel Corsa GSi vendido na África do Sul era montado aqui. Não preciso nem comentar a diferença de acabamento e motorização do nosso pro deles. Não sei se o custo operacional pra se montar um GM é diferente daquele pra se montar um Opel (afinal os trabalhadores e o material é o mesmo). Mas um fato é que o modelo das rodas, por exemplo, por mais que fossem fabricadas aqui, não nos foram disponibilizadas nem como opcional, entregando pra gente aquelas rodas bem mais feias compartilhadas da Meriva/Celta. A impressão que dá é que, não só é mais caro vender um produto aqui, como ele precisa ser piorado pra ter um preço mais acessível. Mas sinceramente não sei se a culpa é 100% dos impostos, acho que rola sim uma certa malandragem.

    • Edson Roberto

      É assim Corsario, a peça pronto, vc não paga para ela ser exportada… entretanto para ela ser produzida sim.

      Ou seja… A Bosch PAGOU porque produz aqui, mas não é taxada de exportar. Ponto.

      Em seguida vc compra de fora e o lucro (sim, o cara nao vende de graça), vende o valor da peça e o preço de entrega (embute ou não depende do caso). Ou seja…. a empresa NÃO DEIXOU de pagar imposto, mas a "esperta" da concessionaria te pede nessa peça R$3500 (será que sai por mais de R$300 para ela?). Esse é ponto.

      Lembre ainda que para rpodução de tais peças, os caras negociam em um grande volume o que diminui o preço de compra. Ou seja… o cara ferra a autopeça, ela sai como culpada e a concessionaria como a boazinha, que tenta te ajudar.

      • O_Corsario

        Pois é, eu acho essa estratégia das concessionárias burra pois acaba matando o mercado delas.
        Nos livros importados isso era bem claro: quando importar era difícil (antes da net… rs) as livrarias cobravam fortunas por qualquer livrinho colorido. Hoje, que eu entro na Amazon e importo direto sem pagar imposto, os preços já caíram bastante.
        Ali em cima o colega falou das facilidades de importar comprando pela internet, e não duvido. Os únicos problemas é que nem todo mundo tem o conhecimento ou coragem de fazer isso e, principalmente, é complicado importar peças grandes como um parabrisa ou para-choque. Então isso desestimula não só a compra mas principalmente a compra de usados da marca. Daí a imensa desvalorização deste segmento.
        A marca "premium" que oferecer valor competitivo (não é barato, é competitivo) para suas peças e mão-de-obra e valorizar seus usados vai crescer imensamente aqui no Brasil.

  • shdn2010

    Logo logo, algum politico FDP, vai dar um jeito de bolar impostos para as coisas que trazemos la de fora fique extremamente mais caro do que aqui, assim obrigando a gente a engolir as bost*s que fazem aqui nessa lei maldita.

  • Daniel Ramos

    Essa desigualdade que enfrentamos nao é novidade, por isso estou lutando, juntando cada centavo para estudar e trabalhar fora, literalmente começar uma NOVA VIDA….ja vi que o brasil vai de mal a menos pior, mais nunca vai ser um pais desenvolvido, vai sempre ser um SUB….

  • Bruno_ts

    Tive a alguns meses um problema na barra de direção do meu C3. E antes de levar na concessionária, pesquisei na net para saber o que realmente era e por quanto seria. Bem, pela pesquisa, sairia entre 3500 e 4 mil reais. Então levei em um mecânico de confiança. O que ele fez foi apenas trocar uma peça que custou 80 reais mais 50 reais de mao de obra e alguns reais do alinhamento. A concessionária me obrigaria a toda a barra e algumas outras peças.

    E a peça que vinha no carro não era de aço.

    • Jophny Hoffman

      e pegaria sua barra de direçao, trocaria a peça de 80 reais e venderia a outro cliente

  • douglas aranda

    Dodge Charger R/T vendido no mercado nacional: Na casa dos 200-300 mil reais, agora por importação individual e particular o SRT8 (top dos tops): No site americano deu U$D48,000, R$105,600, fazendo 100% de impostos, R$211,200. Isso é só um exemplo de como as coisas são mais caras aqui por ágio e não só por impostos, claro que lá esse dodge é o mesmo que um "prisma" ou "polo" por aqui, se me entendem…

    • fabioalisson

      Por ai.. Civic e Corolla la nos EUA nao servem nem pra taxi.

      • Mc_

        Civic, Fit, Corolla, Tiida… são carros de garota de 16 anos lá. A menina tira carta e ganha um "japonês baratinho" pra aprender a dirigir.

  • Skiegaard

    Ebay é o nosso pastor e nada nos faltará.

    • Mc_

      Até a Dilma descobrir que ele existe

      • Skiegaard

        ela ja descobriu, fui taxado nas ultimas 6 encomendas. Porem tudo ainda ficou mais barato que comprado aqui no BR, isso qnd tem pra vender aki.

  • Fellipe

    Se a VOLVO fizesse este carro no Brasil, ele sairia com motor 1.4 e a galera iria vibrar de felicidade!

    Esse é o nosso Brasil e eu espero que votem bastante nos mesmos governantes!

    • Mc_

      O que tem a ver?

  • Winri

    Lâminas de Barbear da Gillete, são feitas no Brasil, vendidas no canadá, muito mais barato do que custam no Brasil. =)

    • fabioalisson

      Pior e o creme de barbear da Gillete. Comprei aqui no Brasil uma embalagem de 175g por R$ 19. Estive no Wallmart dos EUA e comprei o MESMO produto, so que numa embalagem de 340g, por irrisorios US$ 1,59. Ridiculo.

  • Jophny Hoffman

    Mais um tapa na cara do povo.

    Tão querendo nos empurrar, de todo jeito , a ideia q o custo de produção é alto aqui no BR e ja estamos acreditando mesmo.
    td bem pode ser alto mas nao deve ser muito maior do q existe la fora.

    e dá-lhe lucro brasil-sil-sil

  • rrr

    É mais caro, porque o consumidor aceita pagar… se eu vendo por $ 5, aumento pra $ 10 e continuam comprando da mesma forma, porque não aumentar pra $ 15 e ver no que dá…. isso é lei de mercado…

    • nicholasunited

      talvez pra 30$

    • Mc_

      O problema amiguinho, é que as marcas monopolizam o mercado de peças aqui no Brasil (principalmente as importadas), ou você compra com eles na concessionária ou fica sem.

  • macaense

    Que ridículo isso….

  • shemhazai

    Na boa, a solução é ir embora desta merla

  • MarcoRP

    A grande maioria culpa a carga tributária, mas não existe carga tributária que justifique está diferença.
    O máximo atribuído a imposto seria 100%,ou seja R$ 1.370,00. O restanta (R$ 2.120,00) é lucro da Volvo. LUCRO BRASIL! Ai seu tivesse Capital!

  • AlexandreCE

    Este país é uma *****.

    Eu mesmo, quando estava com o New Fit, costumava comprar uma coisinha ou outra lá fora. O que não falta são lojas online para a marca e os preços… aaaaaaahhhh os preços…. INFINITAMENTE INFERIORES.

    Por exemplo, a coifa da marcha do meu NF começou a descascar. Cotei na autorizada e o preço, pasmem, era R$ 127,00. Perdi 5 minutos e dei uma olhada numa das inúmeras Honda Parts dos EUA e paguei, adivinhem, R$ 28,00. Isso mesmo… VINTE E OITO PILAS.

    Pus numa caixa com jeans, relógio, polos, tudo organizado pelo meu redirecionador. Para completar, declarei o valor que desejava, mandei por PMI e paguei tributo pelo valor declarado.

    Honestamente, estou c@gando e andando para isto aqui… cansado de pagar imposto… cansado de sustentar a safadeza dessa cambada de fdp que ocupa cargo político. Já bastam os 27,5% que pago na fonte. Importação de 60%? Dólar a 2,45 no cartão? IOF de 6,38%? O Governo pode fazer o que quiser… continuarei comprando lá fora e, mesmo sabendo que posso ter agido errado, permanecerei desse jeito porque a tributação é excessiva e impõe sobre qualquer trabalhador uma cruz pesada.

    Se eu tivesse qualquer retorno para o que contribuo, ficaria calado e nunca, jamais, faria qualquer gambiarra para comprar lá fora. Se eu não tivesse que pagar diretamente por saúde, educação, segurança, reparos em veículo, etc., tudo por conta da ineficiência do Estado que não sabe nem quer gerir bem os recursos que arrecada, certamente teria outra postura. Mas este país me pede isso… pede a qualquer cidadão para dar um jeito. Então pronto.

    Via de regra, sou honesto com todos, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Sou incapaz de enganar um cidadão para ter alguma vantagem. Mas a União, os Estados e os Municípios, desses eu faço questão de me livrar porque estou farto desta merd@.

    Ah… e, por favor, não me venham com discurso de moralidade e ética.

    • fabioalisson

      Falou tudo. Faco das suas palavras, as minhas.

    • HenriqueHJ

      tive que logar so pra positivar.

      é o meu pensamento também

    • Jurkaum

      Compartilho dos mesmos pensamentos e ações ! Sem tirar nem pôr.

    • ocduarte

      Clap clap clap clap clap…de pé!!!

    • Alan

      se todos agissem dessa forma queria ver alguma lei funcionar, mas o brasileiro quer fazer tudo certinho, puta dum pais corrupto e nos temos de ser honestos? que se dane, boicote e contrabando mesmo…

    • Edson Roberto

      Mas esse é o X da questão. O que vc está fazendo deerrado? Comprando de um lugar mais barato? Tem imposto? Se vc pagar… vc esta agindo de forma correta! Ruim é quando vc compra de "Robauto" que isso eu não aceito e EVITO de qualquer jeito. Demorei 1 ano para finalmente comprar um novo conjunto de farois de neblina que sairam R$48 cada, pois aqui custa UNITARIO R$360.

      No Roubato saia a incriveis R$100, usados e ruins. É mole?

      PS: Comprei os originais iguais o da concessioanria.

  • fabioalisson

    Esse pais e ridiculo! Sinceramente ja nao tenho mais orgulho algum de ser brasileiro e daqqui uns dias, terei vergonha. Um pais onde a arrecadacao de impostos e extratosferica, nao tem seguranca, nao tem saude, nao tem educacao, infraestrutura precaria e so se ve politicos pensando e fazendo para si mesmos.

    Esse e o retrato do ridiculo pais do futebol e carnaval…

  • https://www.facebook.com/jean.goncalves.9634 Jean Gonçalves

    isso sem contar que o próprio carro da volvo é desvalorizado lá fora, ou seja, o que pra nós é um importado de luxo, é um Coreano antigo para qualquer país fora da américa do sul.

    • Mc_

      A Volvo lá fora é um carro premium pra classe média, pra não dizer que é uma marca de "gente careta", ou seja, não tem status nenhum. Aqui… tem que ser magnata..

  • angelica fernanda

    Mas como diria o Ronaldo…Dá pra fazer copa com isso???

  • superxman2k

    É bem melhor comprar esses bicos injetores direto na China, fabricados lá mesmo na Bosch.

    Os preços desses bicos para os carros brasileiros (gol, fiesta, palio, etc) varia de 12 até uns 25 dólares (frete é grátis na maioria das vezes e a encomenda chega em uns 30 dias).
    http://www.aliexpress.com

  • Alex

    Peças pro meu Subaru eu compro no amazon.com, Pago todos os impostos corretamente e sai bem mais barato que na concessionaria. Chega em menos de 10 dias dos EUA!

  • jonasperola

    Bom todos sabem que o Brasil é a lixeira do mundo incluindo os parlamentares, disso todo mundo sabe. E esse mesmo povo que tem uma mosca voando no lugar do cérebro nem pensa em fazer nada pra mudar esse jogo, tinha que todo mundo se reunir e derrubar o Congresso Nacional, e apartir dessa data se estabelece uma nova democracia, mais do jeito que esta caminhando, vamos continuar vivendo o Brasil-Colônia dos tempos modernos, enquanto o povo obedece esses senhores feudais do congresso que ditam as regras e ninguem se opõe contra. Temos que virar esse jogo e podemos virar esse jogo contra uns poucos. E a forma de cobrar impostos é comparado a uma monarquia, onde se "rouba muito" pra retorno nenhum. Sem mais para o momento.

    • Alan

      seremos sempre colonia……

  • Celso Fernandes

    Os 7 dias pedidos de prazo nada mais são do que o tempo em comprar no eBay e esperar chegar. Aí bota mais 50% em cima do custo e, pronto, custo Brazil.

  • Michel

    Na boa, isto já está parecendo aquela brincadeira "telefone sem fio" que faziamos quando eramos criança.

    Pra começo de conversa, a VEJA postou a matéria e não colocou a fonte (provavelmente pra VIRAR a fonte e ganhar mais acessos), a fonte original é esta: http://eniomeneghetti.com/2013/07/10/made-in-braz

    Em segundo lugar, o problema inicial não é o custo como apontado no título da matéria aqui no NA, o problema é a Bosch fabricar uma peça no brasil para um determinado veículo, exportar e não disponibilizar a mesma no mercado interno. Isto era a queixa inicial do artigo, mas na verdade a peça pode ser encontrada no catálogo da bosch: http://www.bosch.com.br/br/autopecas/arquivosCata

    Outra coisa, é óbvio que qualquer peça importada vai custar menos do que uma comprada na concessionária aqui, seja Volvo, Ford ou qualquer outra. E estão comparando o preço de uma peça aftermarket com uma original vendida na concessionária, o que não faz o mínimo sentido.

    Enfim, falhação em cima de falhação.

    • AlexandreCE

      Sei como é… peça aftermarket só porque não vem na caixinha da Volvo…

      • Michel

        MIMIMI, todas as peças aftermarkets são muito mais baratas do que as compradas na concessionária, até mesmo as fabricadas pela mesma empresa que fabrica a original, o que também não é o caso aqui.

        O mais provável é que o bico injetor desse Volvo antigo seja exatamente igual ao bico de algum carro nacional, por isso a Bosch aproveitou a escala para também exportar o bico para o exterior.

        • AlexandreCE

          Mimimi mesmo… "comece do começo" para ver se a justificativa cola.

          • Michel

            Eu duvido que estes bicos custam menos do que os vendidos aqui pela Bosch. Importando os 5 ele pagaria R$ 685 (pela conversão atual) + cerca de R$ 580 de II e ICMS, totalizando R$ 1265,00, e aí?

            Mesmo que os bicos originais fossem fabricados no brasil pela Bosch, eles teriam de ser exportados primeiro para a Volvo (para serem embalados, etc) para depois serem importados novamente.

            A matéria é bem ruim e leva o leitor ao erro.

  • Mc_

    Tenho um Corsa que utiliza alguns componentes que também são usados no Astra. Não preciso nem dizer que elas custam o dobro simplesmente porque "é peça de Astra", como os vendedores afirmam.

  • Jaime Salgado

    Isto acontece para todos os carros, principalmente para carros categorizados no Brasil como carro de patrão. Peças de golf e passat chegam a custar 5 vezes menos lá fora do que aqui. E muitas destas peças sao feitas aqui, mas como tem que justificar os preços dos carros vendidis aqui com lucro Brasil e para superfaturar em cima dos brasileiros, encontramos estas sacanagens nos preços. Quer saber como mudar? Nao compre carro zero.

  • Lexus GS300

    Chegamos mesmo ao absurdo de que manter um Celta ou um Palio no Brasil é tão caro a cesta de peças quanto ao de um Lexus ou Cadillac nos EUA.

  • https://www.facebook.com/nielsen.matos.9 Nielsen Matos

    vergonha de ser brasileiro, ou melhor, de ser do Brasil.

  • Romis_gtr
  • kikofar

    E-bay… E-bay… como tu é querido! rsrsrs

    Pessoal, falando sério, tirando comida e remédios, praticamente não compro mais nada aqui. Passei a curtir camping e tudo, absolutamente, tudo eu comprei lá de fora, via E-bay. Produtos com qualidade sensacional. Uma rede (pra dormir) de alpinista, levinha, muitíssimo resistente, com tela mosquiteiro e cobertura (para chuva), 180 dolares. Aqui só a rede custava 350 reais. Com os outros ítens, 1.000,00!!!

    Acessórios automotivos, como compressor portátil, kit para furo de pneus, ferramentas especiais, medidores elétricos diversos… Até produtos de vestuário eu passei a comprar do E-bay. Acreditem, recebi ontem uma camisa polo da seleção brasileira, custou-me ao total 85 reais. A mesma aqui nunca vi por menos de 130,00 (e foi numa 'promoção' no site de uma grande loja brasileira de produtos esportivos, há 2 anos atrás!). Minha esposa torcia o nariz, até que experimentou comprar 2 vestidos, um parecidíssimo com um que ela havia visto numa loja por 600,00 reais aqui em Brasília. Quando chegara, ela não acreditava. Ficou com caimento bacana, tecido muito bom, melhor até do que eu pensei pelo preço que pagamos, 110 dólares nos 2 com free shipping!!! E quando ela comprou um sutiã (isso mesmo! rsrsrs) e dada a anatomia digamos, farta das yankees, o danado serviu certinho pra ela. Ficou doida… queria comprar uns 15 de uma vez!!! kkkkkkkkkkk

    Brinquedos então… em breve vou pedir os do natal para os meus filhos. 195 dólares em 4 brinquedos (2 pra cada), sendo produtos de marca cara (Disney) e à pilha, mas aqui no Brasil, além de não encontrar 3 desses brinquedos, o que encontrei, só ele, custava 200,00 conto! Não dá!!! Pra mim o comércio e a indústria no Brasil morreram, só que ainda ninguém avisou!

  • aborcsp

    E a Mercedes que fazia o mesmo com o C180 fabricado em Juiz de Fora-MG???
    Não tem como levar esta piada chamada Brasil a sério…

  • https://www.facebook.com/alexandre.bonini Alexandre Bonini

    Esse texto só tem um problema, ele finaliza dizendo que é um problema da política nacional, (coisa da VEJA, óbvio) mas o problema é do povo que adora pagar mais caro pra ficar se vangloriando, arrotando peru, depois de ter comido uma coxinha…

    O problema é que as pessoas aceitam o preço, continuam consumindo desenfreadamente, desde que caiba no bolso.

    • sergioquintela

      É, o governo não atrapalha mesmo em nada. Ele nem coloca cotas pra importação de carros do México. Isso só pra dizer uma medida protecionista e intervencionista na economia. Gostei do avatar do seu facebook.

  • Evandro Moreira

    Mesmo incluindo o imposto de importação ( 60 % sobre o valor das peças e o frete ) + ICMS por dentro ( 18% sobre o valor das peças + frete + imposto de importação ) + mão de obra, o que deve ficar entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00 , A DIFERENÇA/ROUBALHEIRA É ABSURDA, ainda mais que é MADE IN BRAZIL !!!!!!!!