Pequeno demais, Volkswagen Taigun se despede antes mesmo de chegar

11/02/2016

vw-taigun-europa-10

A Volkswagen confirmou na Europa que o conceito Taigun não seguirá adiante. O pequeno crossover apresentado em 2012 no Salão do Automóvel, era uma proposta interessante e inovadora, cujo potencial era muito bom para o mercado indiano, além de abrir caminho para um nicho inexistente.

volkswagen_taigun_concept_2014-1

No entanto, quase quatro anos depois e uma atualização de estilo, vista na Índia, a Volkswagen teria confirmado que o projeto do Taigun encerrou. O problema inicial era o tamanho, 3,86 metros, muito curto para o desejo da maioria dos clientes. Mesmo entre os indianos, ele seria 13 cm menor que os rivais no segmento sub-4m.

vw-taigun-europa-13

Além disso, como já se imagina, o preço do Taigun não seria tão convidativo, mesmo no mercado indiano. Aqui, ele acabaria por bater de frente com o CrossFox e seu preço seria equivalente aos SUV compactos mais baratos, inviabilizando a ideia. Para ter sucesso, teria que custar apenas um pouco acima do up!, com o qual compartilhava a plataforma.

vw-taigun-europa-21

De qualquer forma, seria realmente interessante ver o jipinho equipado com motor 1.0 TSI de até 105 cv e quem sabe até câmbio Tiptronic de seis marchas (no Brasil, é claro). Sem tração integral, o Taigun seria aquele crossover com pegada mais urbana. Agora ele deve existir apenas como um clone… Você acha que ele merecia uma chance de ir ao mercado?

Galeria de fotos do Volkswagen Taigun:













  • O concorrente perfeito para o Kwid SUV e Fiat MOBI.

    • Gavlan The BeerMaster

      Você quis dizer o CrossUP, né?
      Taigun tava fadado ao fracasso desde o nascimento, praticamente um natimorto.

      • vicegag

        Não dá para levar muito a sério propostas de produtos apresentados em salões como o de SP, até ele sendo destinado ao terceiro mundo.

      • Pacheco

        Eu acredito que aqui faria sucesso… principalmente se viesse 1.0 Turbo por uns 55 mil reais. Isso numa versão bem completa e recheada. Pequeno, alto e recheado.

        E claro, com cambio automatico.

  • Marcos Rodrigo

    Ta i um Carrinho que seria bem vindo por aqui.

    • Marcelo SR

      Seguindo a “coerência” do grupo VW, o mais básico começaria em 60K. “Das-assalto”

      • oscar.fr

        Mesmo por este preço já seria melhor que um CrossFox, não?

        • Pacheco

          O problema é esse preço. Teria q ter um 1.0 Turbo completão por uns 55 mil reais.

          Do tamanho do Up e pequeno… seria quase um Jinmy

  • Bruce Wayne

    Cai Cai Balão….

  • Gustavo73

    Mais que o tamanho o problema seria a falta de um at. Não o tiptronic não caberia no cofre só o ASG(i-motion). Lembrando que mesmo assim só o imotion que não dá conta do 1.0Tsi. Mas fácil usar a MQB-A0 encurtada.

  • R1 – o comentário nº1

    Já temos o CrossFox!

    • Gavlan The BeerMaster

      O Certo seria o Cross UP.

  • Daniel Cattini

    Adoro esse tipo de carro e acho que atualmente só o Jimny, de jipinhos compactos. Porém o Jimny é um 4X4 de verdade

  • Cris Dorneles

    VW sempre fazendo conceitos nati-mortos.

  • V12 for life

    Nenhuma surpresa, a VW apenas constatou oque já sabíamos.

  • DiMais

    mas a Honda vai fazer um sub-HR-V e não vai cobrar barato e vai vender muito.

    • Gustavo73

      Vai se r um HRV simplificado, e vai manter a plataforma do Fit/City.

      • Bruno Wendel Marcolino

        Pra mim não passa de um Fit “Twist” de nova geração com no WR-V.

  • Gavlan The BeerMaster

    Pra que isso já temos o Cross UP!

  • ObservadorCWB

    Cantei esta bola. Havia falado que o Tiguan já é pequeno, e fui duramente criticado. Mas o fato é que a TIG já não serve bem uma família com quatro adultos, que dirá o Taigun então….

  • Edson Fernandes

    Perfeito VW. Aqui no Brasil seria mico por ser muito pequeno.

    A VW as vezes tem uma postura arrogante e quer enfiar goela abaixo do cliente algumas opções, no caso do Taigun eu acharia um tiro no pé porque ela iria apelar para um produto inferior e cobrar preço de um crossover compacto em um subcompacto. Enfim, por mais que viesse com o motor TSI, carro não é só feito de motor e cambio não VW.

    • Zoran Borut

      O problema do Taigun não estaria em ser pequeno demais, mas em ser caro demais para a percepção que se teria dele. Já tivemos por aqui o Daihatsu Terios, que fazia relativo sucesso antes do EcoSport e era bastante pequeno. Haveria público para o Taigun, DESDE QUE ele tivesse equipamentos, acabamento e motorização condizente com o preço que fosse cobrado. Aumentar um pouco o porta-malas ou o entre-eixos não deveria ser um problema, visto que a VW o fez no up! brasileiro.

      E como sabemos, o up! não se tornou um líder de vendas pela própria competição interna entre os modelos VW na mesma faixa de preço e motorização (Fox, Gol e up), não pelo tamanho em si – que internamente não difere muito de um Gol ou Uno.

    • Pacheco

      Faria sucesso bem equipado e motor TSi e cambio DSG custando no maximo 55 mil.

  • Marcelo SR

    Todos os carros da VW tem preços absurdos. Seria apenas um a mais na lista: “Não compro nem f…”

  • afonso200

    desde 2012 ouvindo que seria feito aqui e o que fizeram foi o UP, kkkkkkkkkkkkk

  • Vagnerclp

    Olha a Índia dando revés naqueles que a subestimam.

  • Wesley Souza

    Na real? VW tá sem dinheiro pra novos investimentos, e podem esperar novos lançamentos mundiais só pra daqui 4 anos. Dieselgate está acabando com o sono da VW, empresa grande e com uma história, que agora não sabe ao certo o futuro.

  • Marcos Wild

    A Volks lançou a idéia, e depois dormiu num sono profundo zzzZZZZ ☺

    Nesse período surgiu o Renegade, Duster, HRV, etc.

  • Andre Cupertino

    Volkswagen mais uma vez cometendo um erro fatal. Seria maravilhoso ver o Taigun inaugurando um novo segmento. Infelizmente a Volks sempre faz questão de ser a última. Medrosa!

  • Marcus Vinicius

    Ele merece sim chegar ao mercado mas se a VW aumentasse o seu tamanho é logico , a Honda está criando um SUV menor que o HR-V para ficar no lugar do Fit Twist se o Taigun chegasse ao mercado eles dois provavelmente bateriam de frente !

  • Bruno Silva

    A VW tem que lançar um SUV para competir com Eco, Renegade e HR-V, isso sim.

  • Felipe

    Sai um CrossUp!, uma SpaeCross e um CrossFox com Gol Track extra, pra viagem…

  • zekinha71

    Quando eu penso em ter um VW, ela vem e corta a vontade, desde que vi o Taigun e principalmente ao vivo, gostei dele, agora só vai ficar na lembrança.

  • awatenor

    Seria um UP! com mais espaço, mas provavelmente, pela modernidade (e porque há essa moda irracional dos “súvis”), canibalizaria outros produtos da VW, de Fox a Gol.

  • Também achava ele muito pequeno, teria que custar pouco para vingar.

  • kravmaga

    Graças da Deus a VW desistiu desse troço !

    Vi a Taigun de perto no salão do automóvel de SP e achei horrível. O interior lembrava muito o de uma Brasília moderninha.