Pickup chinesa, van chinesa (Effa, Chana, CN Auto)

 

Que tal comprar uma pickup ou van usada por menos de 30.000 reais? Ou zero quilômetro por pouco mais de 50.000 reais?

E estamos falando de pickups que levam mais de 700 quilos, e vans que comportam sete pessoas. Esse é o grande atrativo dos modelos chineses, que tem preços muito inferiores que os de marcas mais consagradas no mercado.

As vendas de pickups e vans chinesas das marcas Effa, Chana e CN Auto ainda não emplacaram de verdade aqui no Brasil, por causa da qualidade duvidosa desses modelos. Mas aos poucos, eles vão ganhando espaço no mercado. A CN Auto chegou no mercado no final do ano passado e já vendeu cerca de 500 unidades.

A Chana Motors está aqui há um pouco mais de tempo, e já está na casa das 800 unidades vendidas. As pickups da China tem realmente preço imbatível. Elas levam uma boa carga, e sempre custam menos de 60.000 reais. As próximas opções no segmento, para carregar gás, água mineral, ou produtos similares, são os modelos Kia Bongo e Hyundai HR, que não saem por menos de 70.000 reais.

A van CN Auto Topic custa entre 56.000 e 58.000 reais, ao passo que Mercedes-Benz Sprinter e Fiat Ducato passam dos 100.000 reais. Um fator importante nas vendas feitas dessa van chinesa, é o uso de um nome já bem conhecido por aqui, Topic, bem como Towner, que também é usado, por um outro modelo chinês.

effa motors brasil 2

Só que nem tudo é alegria, claro. A qualidade de montagem dos modelos não é de primeira, o acabamento é simples demais, e os problemas mecânicos são frequentes. Um dono de empresa de corrimões teve vários problemas mecânicos com sua minivan Chana Utility, na qual ele pagou na época 24.000 reais. A porta chegou a sair do lugar.

O que os compradores desses modelos chineses avaliam é que como o preço é bem inferior, você não pode exigir muito do veículo. Ele é mais um quebra-galho. Um motorista, que usa uma pickup Chana Cargo o dia todo, comentou que um amortecedor estourou, e depois disso, ele nunca mais usou a pickup na capacidade total de carga.

Um proprietário de buffet que tem uma Chana Utility, comenta que teve problemas de folga na direção já aos 5.000 quilômetros rodados, bem como ruídos na suspensão. Mas ainda assim ele menciona que o modelo é compacto e econômico, faz 10 km/l com gasolina na cidade, mesmo cheia.

ssangyong e chana querem se instalar em londrina pr 2

A empresa de gás Consigaz comprou quatro unidades da pickup Towner, para fazer uma avaliação. Foram instalados kits GNV nas mesmas, mas elas não aceitaram muito bem o sistema. Tivera que voltar na gasolina.

Um diretor da CN Auto comenta que em torno de dois anos, as marcas chinesas venderão modelos Flex no Brasil. Mas será que isso vai fazer muita diferença? Não é por causa de um motor Flex que todo mundo vai passar a comprar modelos tão problemáticos, não é mesmo?

Veja os modelos disponíveis no Brasil, dessas três marcas chinesas:

EFFA MINIVAN – minivan com capacidade para sete pessoas, com motor Suzuki 1.0 e 47 cavalos
EFFA PICKUP – ela tem a mesma configuração da van e leva 780 quilos de carga, atingindo máxima de 100 km/h

CHANA FAMILY – van que leva sete pessoas e tem ar-condicionado de série, com motor 1.0 de 53 cavalos de potência
CHANA CARGO – é o modelo mais barato da Chana, e tem capacidade de carga de 600 quilos
CHANA CARGO CABINE ESTENDIDA – a capacidade de carga é a mesma da Cargo
CHANA CARGO CABINE DUPLA – carrega 500 quilos, mais quatro pessoas dentro, e tem motor 1.0 de 53 cavalos, como as outras

CN AUTO TOPIC – essa van é produzida pela Jinbei e vendida pela CN Auto
CN AUTO TOWNER – essa pode receber um baú na traseira, tem motor de 48 cavalos e bom acabamento
CN AUTO TOWNER PICKUP – ela é igual a Towner, mas tem caçamba, levando 600 quilos, com motor de 48 cavalos

[Fonte: Revista Auto Esporte]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.