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Um dos principais pilotos de teste da Toyota chamado Hiromu Naruse, de 67 anos, morreu ontem em um acidente. Ele colidiu de frente o Lexus LFA Nurburgring Edition que estava pilotando, com uma BMW Série 3.

O local onde o acidente aconteceu foi uma pista de acesso ao circuito de Nurburgring, onde muitas vezes as montadoras fazem seus testes. Tanto ele, com seu LFA, e a BMW Série 3 estavam andando a mais ou menos 100 por hora, o limite de velocidade do local.

Mas mesmo assim, o impacto foi violento o suficiente para tirar a vida de Hiromu Naruse e da pessoa que estava com ele no carro. Os dois ocupantes da BMW, que também eram pilotos de testes, com 34 e 33 anos de idade, ficaram bem machucados, mas foram retirados do local com vida.

Naruse trabalhava na Toyota desde 1963, quando entrou no departamento de engenharia. Participou do desenvolvimento de vários esportivos, desde o Toyota 2000GT até o Lexus LFA.


  • Anderson Puff

    Muito louco esse acidente… algo inexplicavel… e o LFA já fica meio que com filme queimado, já que os passageiros da BMW sobreviveram e o do LFA não

    • João Paulo

      é que o lfa é mais leve e pequeno que o serie 3, portanto tende a estragar mais

  • http://intensedebate.com/people/BlackBurNbr BlackBurNbr

    Nossa, nao achei a velocidade tao alta assim, e pela foto, nao tao serio para morrem…… principalmente por causa do cinto de segurança + airbags…… ou será se esses supercarros, tipo esse lexus, nao tem tanta segurança como um carro ''comum'' ?

  • @Renan_Bueller

    isso é pra quem fica falando que os carros daqui todos são tudo lixo e fica pagando pau p esses carros europeus "super seguros"

    • http://intensedebate.com/profiles/lndnfsu2 lndnfsu2

      se fosse um celta ou um milee nao teria sobrado nada do carro

    • Cíntia

      Por que não tem mais a opção da mãozinha com o dedo pra baixo… queria usá-la!

      • http://intensedebate.com/people/fl4v10r04l fl4v10r04l

        também não entendi o porque de terem tirado a mãozinha negativa..

        tem cada comentário que o ZERO é muito!

  • Rafael TK

    Orra… bater a + ou – 100 km/h c/outro vindo tbm a 100 km/h nw é mt??? o.0

  • Márcio

    O problema maior de uma colisão frontal é a brutal desaceleração do corpo. Os dois estavam vindo a 100 km/h. Vamos contar que frearam e reduziram para 80 km/h, mas mesmo assim, por estarem em sentidos opostos, corresponde a 160 km/h. Teoricamente, por ter uma idade mais avançada, o piloto da Toyota é mais suscetível a deslocamento de órgãos internos, hemorragias, etc. Mas pode ter certeza: as chances dele foram muito melhores do que se ele estivesse em um Golzinho, por exemplo.

    • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

      Sim, porém os dois ocupantes do Lexus morreram. Os dois da BMW (Série 3 ainda por cima por cima) saíram feridos.

  • http://intensedebate.com/people/mikedirnt69 mikedirnt69

    Acho que tem segurança sim… mas 100 por hora para um senhor de 67 anos não é facil. Alias, não é facil pra qualquer um!

  • http://intensedebate.com/people/mikedirnt69 mikedirnt69

    Alias, aquela policial tem bigode ou é impressão minha? :S

  • Turbo-Xan

    100 + 100 = 200km/h batendo em algo!

  • Filipe

    A velocidade é considerável sim, mas não achei que o estrago dos carros foi tão grande a ponto de matar os dois ocupantes do lexus. No BMW dá pra ver os air-bags abertos mas no Lexus não.

    • Juliano Ross

      Realmente, pelo ângulo da foto, aparentemente os air-bags do Lexus LFA não foram acionado… Não se ve nada parecido com aib-bag nas lateriais e como a porta está aberta dá pra ver que tb não tem nada no pinel… Ai tá explicado: 100 + 100 – air-bags = morte dupla e imagem arrainhadíssima. Parabéns pa a BMW…

    • Juliano Ross

      Fiquei curioso e fui pesquisar: O vídeo feito após o acidente (http://www.caradvice.com.au/71490/hiromu-naruse-dies-in-lexus-lfa-crash-near-the-ring/) comprova que o air-bag do motorista do LFA abriu… agora o do passageiro e os laterais (nem vestígio).

  • No Mercy

    Cara…pensei na mesma coisa, como pode em 2011, uma BMW e um Lexus versão esportiva ambos dirigidos por pilotos de verdade, vitimarem 2 pessoas com uma colisão frontal, tem algo errado nisso, ou a velocidade aferida era muito maior ou os sistemas de segurança dos veículos falharam miseravelmente, estou bem confuso com esta situação.

  • http://twitter.com/Brusound @Brusound

    Convenhamos que para ter acontecido o acidente algum dos dois carros invadiu a pista contrária, não?
    Pilotos de teste cometerem esse erro é meio estranho, porque esse não é um circuito fechado e a pista é bem estreita, ou seja: imprudência mais uma vez e por um profissional.
    Acho isso… e sinto pela perda das famílias. E ainda penso que posso me encontrar com um motorista invadindo a minha faixa a qlqr momento numa pista simples… até mesmo um caminhão – q já ocorreu porém com tempo de desviar.
    Pensemos bem nessas coisas.. vale como lição.

  • Juliano

    Japonês (acostumado com mão inglesa) dirigindo na Alemanha… só podia dar nisso, mesmo sendo o chefe de testes da Toyota… Imagina o que ia sobrar do carro se ele estivesse na pista mesmo (estava em uma estrada de acesso)…

  • Bruno

    Já queimou o filme desse Lexus LFA q nem saiu ainda

  • Marcio Musciacchio

    eu bati ano passado estava há uns 40km/h e o outro carro uns 20, 30 km/h. Ei fiquei 2 dias com dificuldade de respirar, por sorte não quebrei osso nenhum, e a frente dos dois carros ficaram destruidas. até cambio do meu carro estourou, com o motor saindo do lugar.
    Agora há 100km/h não tem como sobrar ninguém não. Se não houve frenagem (que é oq parece, afinal não tem marcas de freada no chão) não teria como alguém sobreviver. Os da BMW acho q só não morreram pela quantidade de AB, e sorte, mta sorte.

    • Matheus

      Não tem marca de frenagem no chão por que os freios desses carros aí não são como os de um celta. Esses aí não deixam a roda travar. O máximo que fica é uma marca pequena, que foi um momento antes do sistema anti-travamento entrar em ação.

    • http://intensedebate.com/profiles/lndnfsu2 lndnfsu2

      freios ABS nao deixam rastros no chao

  • jr.

    Me lembro de um episório marcante, onde o piloto de manobras Carlos Cunha tinha trabalhado muito num Kadett GS para bater o récorde de distância em duas rodas. O carro estava pronto e na última volta de testes, no circuito de Interlagos, ele se deparou com uma Parati de jornalistas atravistando a pista. Não teve como desviar e destruiu o Kadett. Tiveram que trabalhar a noite toda num veículo substituto. Mesmo em se tratando de pilotos de alto gabarito, acidentes não são impossíveis, especialmente a 100 km/h e numa curva.
    Sinceros sentimentos às famílias e ao mundo do automobilismo, que perde um profissional fantástico.

  • Arthur

    Tem uma mulher ao lado do policial. Só apareceu o cabelo dela.

  • http://intensedebate.com/people/Paulo_Freire Paulo_Freire

    É isso aí, pagar tufos de dinheiro em uma porcaria de super-carro japonês e morrer em um acidente contra uma BMW que nem o modelo top de linha era… Ñ tô torcendo p/ que o povo fique se alvejando de frente, mas quais seriam os resultados se fossem um Porsche e o Lexus ein? Acho que no Porsche só um amassadinho no para-choque. rs

  • http://intensedebate.com/people/TMotta T. Motta

    Verdade… mas também não podemos ignorar a idade do motorista da Toyota (se bem que a do outro ocupante do Lexus não foi divulgada).

  • Gustavo Muchiutti

    Também acho descabido os caras terem morrido num carro absurdamente caro e descaradamente overrated como o LFA, e os caras de uma "simples" série 3 terem saído numa boa.

  • http://intensedebate.com/people/BlackBurNbr BlackBurNbr

    Galera, 100km/h é pouco sim para supercarros, ainda mais para a pessoa usando cinto + airbags e etc, e morrer no local…… mesmo em colisao frontal………… ENFIM, pesquisando, vi outras fotos do acidente e uma mostra o capacete do piloto do LFA todo sujo de sangue, em outros locais falam que de acordo com testemunhas o piloto do LFA estava em altissima velocidade, e invadiu a faixa onde vinha a BMW no sentido contrário. Tem um video por aí tbm mostrando o local do acidente, da pra ver um negocio branco bem grande dentro do LFA, parece mais cobrindo o corpo do que o Airbag vazio……falam tambem que o Naruse era simplesmente o japones com maior experiencia em Nurburgring, e como os pilos da BMW tbm eram pilotos de testes, e todo mundo tava de capacete, será se tavam mesmo ''passeando'' a 100km/h ?

  • Mario

    O problema é que os crasch-tests são feitos a 40 km/h…só quando os acidentes acontecem é que vemos se o carro é seguro ou não.

  • marcos silva

    Esqueceram dos cintos, pois não houve invasão do habitáculo.

  • pedro

    Meus pesâmes antes de tudo.

    Olhando apenas a frente da BMW, já vi muita porrada em BMW e até mesmo outros carro ficar em situação bem pior e o cara sair andando! Já um 307 boquinha literalmente ficar sem frente e com o motor arrancado e o motorista sair do carro e ficar ao lado deitado esperando socorro numa boa.

    Acho que tem alguma coisa "escondida" aí nessa história. Um super-esportivo, de 300.000 dollares não aguentar um choque de "100Km/h" me desculpe, mas é um esportivo de cristal! Quantos videos e fotos já vimos de Porsches, Ferraris, Lambos, Lancias, Aston Martin, Viper e Corvete ficarem arregaçados por baterem a mais de 200Km/h e os motoristas sobreviverem!

    Um deles provavelmente estava ou sem sinto, sem capacete, air bag não funcionou ou a BMW é um verdadeiro Panzer!

  • pedro

    Não sou físico, mas esse lance de 100+100=200 acho que não existe!

    Até estou tentando me lembrar que duas forças de sentidos opostos e mesma intensidade tem-se a anular-se e não adicionar-se! Isso de vc somar a força de sentido contrario tem haver com outra teoria fisica, mas não nesses casos.

    Não sei, não sou físico, mas acho que não devemos sair aí usando a fisica como se fosse uma muleta!

  • André Vidigal

    será que foi o PEDAL DO ACELERADOR que grudou no tapete???? kkkkkkkkkkkkk…..

    Lamentável (para a fama da Toyota) mesmo foi o fato dos 2 que íam na BMW Serie 3 terem sobrevivido!!!

  • http://intensedebate.com/people/Roxmmp Roxmmp

    Nossa, que coisa hein, dois profissionais baterem assim, concordo com quem comentou que um dos carros estava na contra mão, e a menos que a BMW estivesse aonde não devia, percebe-se que o Lexus está na Esquerda, faixa de quem "vinha", ou seja eles bateram e provavelmente pelo angulo da curva, o motorista da BMW nem desviou, vendo o video ninguém freiou… parece que realmente a velocidade foi "baixa" mas ninguém freiou nem nada.
    No video tbm não ter air bag acionado no lexus não… estranho, mto estranho… será que era um carro de testes ainda "inacabado"????

  • http://intensedebate.com/profiles/lndnfsu2 lndnfsu2

    o carro nem foi lancado ainda, entao a possibilidade eh grande, mas deveria ter ao menos os equipamentos de seguranca funcionando

  • http://intensedebate.com/people/Diguinh0 Diguinh0

    Nossa q pancada!!

  • Alexandre

    As cabine do LF-A parece estar inteira. Só que nessa idade , 70 anos, qualquer desaceleração brusca (colisão frontal) é fatal, os ossos são bem mais frágeis que num jovem de 30 anos. De qualquer forma, condolências à família do Seu Harume. É uma grande perda para o mundo automobilístico. Até mesmo a Ferrari admitia a perícia dele.

  • http://intensedebate.com/profiles/simplyhawk Delicious M. Sweetness

    Fato…

  • whoishe

    paulo freire
    pra ele ter só um amassadinho na frente ele não poderia estar em um Porshe e sim em um outro carro da Toyota, a Bandeirante, kkkk, kda uma

  • http://intensedebate.com/profiles/simplyhawk Delicious M. Sweetness

    Pela área dos carros destruídas no impacto, é óbvio ver que o Lexus estava no lado errado da pista, talvez tangenciando a curva ou mesmo na contra mão…

  • http://intensedebate.com/people/Paulo_Ricardo Paulo_Ricardo

    caraca, eu ví o vídeo e os airbags não foram acionados, apenas o do motorista o q é insuficiente.

    parabens toyota, tá bom de arriar as portas já, eu q não compro mais carro dela…

  • Eduardo

    Ele achou que estava no Japão, onde a mão é invertida.

  • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

    Na verdade ficariam duas bolass de aço retorcido que caberiam juntas em uma caçamba de lixo.

  • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

    Acho que o acelerador do Lexus travou. Alguém concorda? kkk

  • thiago

    legal vc hein… pelo amor de Deus…

  • muscle

    vai ver que o tapete prendeu o acelerador….

  • http://intensedebate.com/people/Romerovinicius Romerovinicius

    Po, com certeza estava, sem cinto, os dois da BMW só se feriram, com certeza não estavam…

    Bem, só quem estava no momento do resgate pode dizer

  • http://intensedebate.com/people/Romerovinicius Romerovinicius

    onde está esse video????

  • http://intensedebate.com/profiles/lndnfsu2 lndnfsu2

    no video tambem mostra, realmente eh muito grande para ser um airbag murcho, bem capaz que nao tinha airbag e /ou nao utilizavam cinto
    http://img696.imageshack.us/img696/7095/imagemkul

  • Anderson

    Sem querer ser grosso, mas pra bater um LFA tem que morrer mesmo.

  • André

    Coitado do senhor. Talvéz pelo fato de ser idoso, não aguentou o impacto.
    Mas será que esse Lexus além de feio é inseguro?

  • http://intensedebate.com/people/kikofar kikofar

    É… um invadiu a faixa do outro aí legal…. e tá com cara que foi o BMW.

  • http://intensedebate.com/people/rBvix rBvix

    isso me da razões para n ter um lexus

  • http://intensedebate.com/people/fl4v10r04l fl4v10r04l

    tô achando é que tinha gente sem cinto de segurança nessa historia

  • Filipe

    Também acho…

  • eduardogege

    Não esquecendo que a velocidade na energia cinética fica elevada ao quadrado, dessa forma uma colisão de dois carros (em sentido contrário) a 100km/h é bem diferente de outra a 200km/h.

  • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

    Corrigindo é a mais grave. As forças de somam. Ou seja: + de 200km/h

  • http://intensedebate.com/people/Paulo_Ricardo Paulo_Ricardo

    esse deve ter sido um dos poucos episódios q não assisti pq não me lembro disso.

    mas na teoria, não tem como 100 + 100 ser = a 100.

    100+100= 200km/h impactando em objetos deformáveis, não contra uma parede de concreto.

  • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

    Pronto, sempre tem um besta! Saia o computador e vá estudar.

  • Gustavo Muchiutti

    Não prestei atenção nas idades, realmente isso pesou, mas pelo preço do LFA eu esperava mais…

  • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

    Vc consegue ler que tinha alguém no carro que também morreu junto com o de 67. E, no caso de um acidente deste, a diferença seria morreram a caminho do hospital.

  • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

    Apoiado! esse merece -50

  • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

    Explodiram.

  • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

    Não. Até mesmo os testes da EuroNCap são feitos até 60km/h pois, acima de 80km/h considera-se que nenhuma estrutura criada seja segura. Num impacto equivalente a 200km/h então. Fico surpreso por ter sobrado a traseira dos carros.

  • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

    A maior parte do sistema é universal devido a um acordo internacional.

  • http://intensedebate.com/people/TMotta T. Motta

    O passageiro do Toyota… não divulgou a idade dele.

  • http://intensedebate.com/profiles/lndnfsu2 lndnfsu2

    engano seu, o projeto eh de 2000, mas a plataforma dele eh derivada do corsa de 1996 (ainda assim melhor q o mile, mas ambos nao sobreviveriam nem ao teste do euro ncap a 64km/h…)

  • Gabriel

    Não equivale não.
    A energia sobe com o quadrado da velocidade.

  • José Eduardo

    cara, quem tem a certeza absoluta de que estavam a 100km/h?? niguem, e outra, alguem estava na contra mao, e não foi citado acima se quem estava errado estava ultrapassando um carro.
    Então eu suponho que alguem foi fazer uma curva bem forte, achando que nao avia ninguem na pista, e usou o outro lado da pista.
    todo mundo quando vai fazer uma curva bem rápido, vai vai pra parte de dentro da curva.
    eu suponho que o piloto da toyota tenha feito isso.
    outra, pelo que vi, foi acionado uns 8 airbags da bmw, reparem o cortina, o do volante, agora olhem do lexus, nao vi nenhum airbag.