Home Governamental/Legal Placas refletivas entraram em vigor neste domingo

Placas Refletivas Placas refletivas entraram em vigor neste domingo




Entrou em vigor neste domingo (1º de abril) a resolução 372 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige o uso de placas refletivas para veículos automotores. O uso das placas e tarjetas reflexivas serão obrigatórios não só em automóveis, mas também em motocicletas, caminhões, enfim, todos os tipos de veículos, desde que sejam novos e seu primeiro emplacamento aconteça a partir do dia 1º deste mês, ou que tenham sua documentação transferida para outro Estado ou município.

“As placas dos antigos veículos serão trocadas na renovação do emplacamento. Não haverá aumento no preço das placas e ninguém será multado por estar usando a antiga placa”, esclarece o diretor geral do Detran-PI, Jose Antonio Vasconcelos.

Além das placas refletivas, entrou em vigor a exigência do aumento das placas das motocicletas. Segundo a resolução, a altura das placas para esse tipo de veículo passará de 13,6 centímetros para 17 cm, enquanto o comprimento saltará de 18,7cm para 20cm. Com isso, o tamanho de letras e números também aumenta, com exceção da cidade de origem, de 4,2cm para 5,3cm de altura, tamanho parecido com das placas de carros.

“O aumento do tamanho da placa da moto e essa película refletiva nos darão uma maior segurança no trânsito. Em dias chuvosos ou à noite, elas possibilitam uma melhor visualização da distância de um veículo em relação a outro”, afirma Antonio Vasconcelos.

Segundo Alessandro Soldi, diretor Vendas do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (Sincodic-DF), haverá um aumento para o consumidor de R$ 60, em média.



Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.