Mercado

Pneus: Vendas caem 49,6% em 2015

pneu-de-caminhao

Reflexo da crise econômica no país, o setor de pneus – assim como o automotivo como um todo – enfrenta dificuldades. As vendas de material rodante em 2015 caíram 23,9% (14,2 milhões) para os fabricantes de automóveis e 49,6% (964,1 mil) para veículos pesados.

Para o mercado de reposição, no entanto, houve alta de 9% para veículos leves, mas queda de 2,7% para pesados. Apesar do dólar favorável, as exportações apresentaram índices negativos de 1,7% e 18,6%, respectivamente.

De forma geral, o mercado de pneus deve elevar as vendas em apenas 0,4% em 2016, contabilizando 72,2 milhões de unidades, exatamente por conta do mercado de reposição (1,7%), já que veículos leves e pesados deverão cair. O setor, no entanto, espera alta de 5,3% nas exportações, especialmente por conta dos acordos com Argentina e Colômbia.

[Fonte: Financista]

Agradecimentos ao Fabrizzio Cedraz.





  • Tosoobservando

    Kd os Mavs vir defender o PT com os dados da epoca do FHC? Collor? Ditadura? D. Pedro II? Cabral?

    • Davyson Costa

      Sem esquecer dos dados da época do Cacique que comandava o Brasil antes do descobrimento.

    • Bartolomeu

      Todo povo tem os governantes que merecem. 61% já votaram no Lula e PT, estão colhendo o que plantaram.

      • Tosoobservando

        Segundo estas pessoas esta tudo maravilhoso e tudo de ruim é intriga da oposição.

        • Felippe

          segundo a galera do pão com mortadela, a crise é invenção da oposição e que isso é golpe

      • automotivo

        Será que se tivessemos votado no outro teríamos acertado? Hoje tenho minhas dúvidas? Aguardando nova ”safra”…

        • Bartolomeu

          Se prometerem o paraíso sem ter que fazer nenhum esforço, já sabe no que vai dar. Povo gosta de facilidades e vantagens, por isso há tantos estelionatários.

        • Louis

          Se o Aócio tivesse ganho a última eleição, a bomba certamente explodiria nas mãos dele. O ideal seria que o PT nunca tivesse governado, tenho certeza que estaríamos em muito melhor condição. Esta crise começou a ser desenhada pela mão de 4 dedos.

        • Renato Duarte

          todo voto emocional traz consequências negativas. Voto por beneficio social custa caro ontem, hoje e amanhã. Vote pelas propostas de RETORNO para quem carrega o país nas costas e a corrupção diminui.

          • Absurdo

            Quais propostas? Propostas que só favorecem eles? Eu realmente não entendo… Olha, se todos vocês pesquisarem os deputados federais e senadores, já iriam ver que o problema é bem mais embaixo.. São todos grandes empresários. Aí se rodarmos as mais de 5000 prefeituras pelo país, você desiste. E isto que tem alguns colegas políticos que defendem a criação de mais de 500 novos municípios, e o por que, só eles sabem né..

        • Bittencourt

          Ninguém é santo nesse meio; mas que pelo menos não “enforque” quem paga tributos e gera riqueza para a nação, ao invés de dar para quem fica esperando os auxílios do governo populista.
          Não dê o peixe; ensine a pescar! Isso aqui não é uma pátria educadora?!
          Que forme uma nova geração de trabalhadores preparados, então!

    • Rude Voleur

      É plenamente possível defender o PT.

      Eles têm um programa social incrível! Manter as rodovias completamente esburacadas pra a gente dar dinheiro aos borracheiros e comprar mais pneus. Digo mais: As vendas de pneus estão caindo porque nós somos opressores e queremos estradas em boas condições! Isso é coisa da elite mesmo…

      • ObservadorCWB

        Ainda bem que terminei de ler o comentário ANTES de atirar a pedra….cômico…porém trágico.

    • e_angel

      Na minha opinião, o título da matéria não condiz com a leitura do texto. As vendas caíram quase pela metade em um setor, não no geral, entretanto, lendo apenas o título parece que essa queda aconteceu em geral com os pneus.

  • Mr. Car

    O povo tecla 1, tecla 3, confirma, fica sem dinheiro nem para trocar os pneus, e aí se…Acidenta Mais!

    • Absurdo

      Exatamente, é o novo programa do governo, Acidenta Mais Brasil! (Popularmente chamado de AMB, para todas as classes sociais).

    • Deadlock

      De fato, está se tornando muito perigoso viajar em dias de chuva. Em dias secos não tem problema, pois pneus “slick” grudam bem no asfalto…

    • Michel Soares Pintor

      Ai risca o pneu kkkkk

  • Ander33x

    Não posso reclamar pois troquei 2 pneus no carro da Patroa e paguei um bom preço pelos aro 17 da Pirelli, foram cada 289,00 a vista. (tava em promoção, preço normal era de 489,00).
    Porém pra chegar nesse preço teria que levar mais de 2.

    Se souber procurar com essa onda de crise, dá pra fazer ótimos negócios, eu por enquanto já economizei mais que em épocas de “vacas gordas”…kkkkkkk

    • Lobo

      To procurando pro i30, nas medidas 225 45 R17, o mais barato que eu achei foram os da Pirelli, o Phantom ou o P1 por R$375,00.

      • Pedro Henrique

        dica, vá de P1.
        boatos que os phantom são gatos, tem medo de água…
        nossa, mas, até que ta barato esses aro 17…
        paguei 350(aro 15) nos michelin xm2 ano passado(promoção e só no cash) hoje os mesmo pneus tão 450… (e não rodei nem 10 mil km com eles ainda, por sinal, maravilhosos :) )

        • Matheus Lelis

          Também tenho o xm2, 205/60/15, pneu fantástico, gruda no asfalto, dura muito, excelente na chuva, so acho eles meio que estreitos, não sei se é impressão minha, mas meu 205 parece até 195 de outras marcas. Você já reparou isso?

          • Pedro Henrique

            os meus são medidas 195/55/15 e acho que são normais, largos igual um 195.. kkkkk
            até porque se fossem mais estreitos eu agradeceria, pois eles estão pegando um pouco na parte interna quando esterça totalmente a direção(padrão fiat de qualidade vender um carro com uma roda que não cabe)…
            mas devo dizer que estou ficando mal acostumado com eles, pneu muito bom, gruda bem no asfalto, dura muito, os meus com quase 10 mil km e parece que cheguei agora da loja, muito bom na chuva tbm, eu fico até mais despreocupado com lamina d’água, estável em alta velocidade e além de tudo os danados ainda deram um conforto muito bom…

            • Matheus Lelis

              Meus pneus originais eram 195/65/15, tbm é um fiat, ai quando fui trocar passei eles pra 205/60/15, e eu sempre fiquei com isso na cabeça, esses dias parei ao lado de um fox com pneu 195 pirelli, e eles pareciam da mesma largura do meu 205, eu ja peguei a regua e não dava certinho os 205 mm de largura da parte que toca ao solo. Quanto a chuva, estou como você, esses dias viajei 300 km andando a 140-150 debaixo de chuva, e apesar de ser perigoso, o carro hora nenhuma deixou de estar totalmente sobre controle. Não faço isso mais sem necessidade, mas quando eu fiz ele cumpriu seu papel. Quanto ao conforto, o meu veio original bridgestone, quando coloquei os michelin o carro ficou totalmente mais silencioso, sem tirar que a estabilidade deu uma melhorada. É um pouco caro, mas não uso outro pneu mais se não for michelin, a não ser que daqui alguns anos ele piore muito de qualidade ou algum outro ofereça algo tão bom ou superior a ele.

              • Pedro Henrique

                sim, são realmente um pouco caros, mas no final saem baratos, porque duram bem mais e toda a segurança que ele te dá… compensa totalmente, quando eu for trocar de carro se não tiver com michelin, vou ter que colocar porque sem comparação…
                quando pus no carro e sai da loja, peguei um trecho de rodovia, quando me deparei estava a 140 e o carro se comportando como se estivesse a 80~90, até tive de ligar o aviso sonoro de velocidade pra começar a controlar o pé, me acostumar com o carro naquela forma… kkkk só fica a dó de cair em algum buraco (por mais que a proposta do pneu seja de que é muito mais resistente a buracos)
                se a qualidade dos xm2 continuar assim, vou adotar em todos os carros que tiver de agora em diante. (mesmo com o preço um pouco acima da média)

        • Lobo

          Vou de P1 mesmo, dei uma pesquisada e é bem isso que vc falou mesmo. O P1 é melhor. Obrigado.

      • Ander33x

        Foram também pra um i30, dessa vez não coloquei os Kumho KH15.
        Fui de Pirelli e o rodar tá mega silencioso e macio, fui pra por os Phantom mas como a loja só tinha 1 acabei pegando um modelo mais novo, os Phantom vão sair de linha pelo que a consultora disse.
        O Extra tá com uma promoção nos Kumho KH25 kit com 4 pneus por 1187 (a vista), vi o link dessa promo lá no fórum HardMob (promoções).
        Ou seja tá menos que 300 cada.

        Foi numa dessas promo que peguei esses Pirelli, os Kumho acho muito duros.

        • Lobo

          Esses da Kumho tão com um preço bom, a um tempo atrás eu fui olhar o preço do hankook, o mesmo modelo que veio no carro, e achei muito caro, coisa de 500 e pouco na época. Acho que vou de Pirelli tbm, mas vou pegar o P1.
          Valeu pela dica.

  • Foxtrot

    Vendas caindo e ainda querem voltar com CPMF kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Zé Mundico

    Para piorar a situação, o brasileiro usa o pneu até dar no osso e descolar a lona. Depois ainda vai atrás de pneu remold , uma verdadeira enganação que acaba com as borrachas e suportes da suspensão.
    Já comprei pneu chinês que começou a esfarelar com 8 mêses e o prejuízo foi dobrado, pois tive que comprar outros pneus de vergonha. E outra vez comprei pneu remold , que acima de 80 km/h vibrava e trepidava o carro todo. Hoje só compro pneu de marca estabelecida, pois sai mais barato.

    • Fabio Marquez

      No mercado de reposição não houveram quedas, isso indica que as pessoas estão ficando mais tempo com o carro e também comprando veículos de segunda mão, para isso precisam investir em manutenção. E como dito na matéria a tendência é aumentarem ainda mais as vendas. Eu trabalho com veículos aqui na minha cidade e a tendência do mercado tem sido o emplacamento de veículos zero km apenas para pessoa jurídica ou quem utiliza os veículos como ferramenta de trabalho (taxistas, mototaxistas…etc), consumidor comum tem apelado para os veículos usados e sem financiamento.

  • SDS SP

    Com as incertezas do mercado, o pessoal está investindo em manutenção do seu carro em vez de comprar um novo. E digo uma coisa: esta certo.

    • Deadlock

      Só espero que nosso país não se transforme em uma Cuba, que só tem veículos da década de 50 ou mais velhos…

  • Bruce Wayne

    O batmóvel já começou 2016 com um jogo Yokohama S-drive 215/55/r17 por R$3270,00.

  • Ricardo

    Eu acho um absurdo um item de segurança importantíssimo ser tão caro fazendo com que vários carros rodem com pneus carecas!

    • Fernando S.

      Concordo em partes. Há pneus para todos os tipos de cliente e situação financeira. Se o cara tem um Celtinha aro 13 dá pra encontrar pneu em sites de hipermercado a partir de 130 reais a unidade (segunda linha da Continental) até 240 reais (Michelin). O q o dono precisa ter é vergonha na cara e não deixar o pneu ficar careca, pois isso é para segurança dele e dos ocupantes. Pneu é uma coisa q se troca pouco, exceto se a pessoa utiliza o carro como taxista ou entregar materiais durante o dia. Um jogo para mim dura pelo menos 3 anos. Abraço

      • Guily

        Realmente, e o cúmulo de tudo isso são aqueles do aro 17 trocado, socado, e no fim das contas vai lá colocar o seus “Lingui longui da vida”.. e os donos de aro 13, donos de moto urbana com pneu careca e/ou economizando para 2ª, 3ª linha tmb não acho aprovável.. esses pneus já são os mais baratos possíveis..

        • Fernando S.

          Concordo. Mas ainda é “menos pior” o cara colocar um pneu segunda linha das principais fabricantes do que deixar careca ou colocar o remold que em ambos os casos são um perigo à segurança dele, dos ocupantes e de terceiros no trânsito. Um pneu segunda linha tende a durar de 20% a 25% menos do que um pneu primeira linha

          • Guily

            Realmente, também concordo plenamente. Antes o consumidor pegar essas linhas do que os restaurados!

      • Ricardo

        3 anos! Meus traseiros irão durar uns 4 anos, mas os dianteiros em 3 anos estou no 3° par.

    • Louis

      Vai para o Paraguai, troca lá e volta… Tem muita caminhonete que faz isso.

    • David

      Aprendi isso de modo que olhando pra tras e ate engracado. Comprei dois pneus pra carreta numa loja de pecas vendendo barato R$900 pneu xingling. Ou seja R$1800 os dois dividido em 4 vezes. Pensei, cara praticamente o preco de um pneu Michelin ou GoodYear eu coloco 2 pneus. Se durar 30 mil ja estou no lucro pois com as viagens vai sobrar uma grana pra compra coisa melhor. Depois reformo por 600 cada sendo a borracha de reforma bem mais dura que borracha de marca. Resultado, fiz uma viagem de 3 mil kms. Na volta meu irmao vinha rindo de mim dizendo que os pneus nao iam nem chega em casa. Cara, era assustador. Praticamente dava pra ver o pneu desgastando entre uma parada e outra. Depois dessa nunca mais compro pneu meia marca. Resultado, assim que consegui fazer a entrega da carga tive que reforma os dois pneus e no final cada pneu me custou mais R$600 dividido em duas vezes mais os R$900 do pneu novo pra um total de R$1400 cada. Foram os pneus reformados mais caro que ja comprei. Antes tivesse comprado pneu bom e dividido em 6 vezes. Sem dizer que o caminhao ficou parado 3 dias.

  • Wes

    Gasto dinheiro no cabaré mas não gasto com carro

  • e_angel

    Na minha opinião, o título da matéria não condiz com a leitura do texto. As vendas caíram quase pela metade em um setor, não no geral, entretanto, lendo apenas o título parece que essa queda aconteceu em geral com os pneus.

    • pgoytaca

      A intenção é essa, quanto pior melhor!
      Lendo a matéria com atenção se percebe que em 2016 volta a subir ainda que pouco. O pessoal atrasou a troca dos pneus gastos mas pra passar na vistoria anual não vai ter jeito.

  • Lobo

    Dúvida, se eu for trocar apenas 2 pneus, tenho que colocar do mesmo modelo dos outros 2? Se for desenho diferente, é perigoso?

    • pgoytaca

      Pelo que sei tem que ser o mesmo modelo em cada eixo. Da pra usar 2 modelos no carro, um par na frente e outro de modelo diferente na traseira.

      • automotivo

        Pode colocar 2 pneus desde q seja do mesmo tamanho. Só não fica legal esteticamente. 4 sapatinhos novos ficarão bonitos.

        • Mr. Car

          Desde que seja do mesmo tamanho e modelo.

        • Lobo

          Verdade, rs. Obrigado.

      • Lobo

        Entendi, obrigado.

    • Marcelo Alves

      A medida tem que ser a mesma, se colocar pneus de medida diferentes irá desequilibrar a estabilidade do carro.

      • Lobo

        Grato amigo.

    • Louis

      Desenho diferente não é ideal, pois em uma chuva a aderência vai ser distinta em cada lado. O ideal é colocar 2 no mesmo eixo idênticos.

      • Lobo

        Seria em relação ao mesmo eixo mesmo, exemplo, os dois dianteiros de um mesmo modelo e os de trás ainda não desgastado de outro.
        Valeu pela dica.

  • Guilherme Eduardo

    Reposição para carros leves teve alta. Será que é resultado dos buracos e roubos de estepe????

  • KOWALSKI

    Paguei R$350,00 no mesmo pneu, semana passada…

  • Nostress

    O Phanton era um pneu mole que durava muito pouco, mas tinha excelente aderência. Agora deixaram ele muito duro e com pouca aderência….. Pirelli fazendo Pirellisse…..

    • Bom. No vectra eu tenho os 225/45/17 e até agora sem problemas.

    • willian

      Eu comprei Phantom para meu polo, e já vai fazer um ano e ainda está em perfeitas condições gostei muito, ótima aderência, comprei 2 e paguei 300 reais cada…

  • Louis

    Pagou baratíssimo. Eu também comprei 4 Michelin ano passado, 185/60/R15, cerca de R$ 300 cada. Vão durar 3 anos no mínimo comigo.

  • Louis

    Onde você pagou isso ?! Comprei 4 Michelin desta medida por R$ 300 cada…

  • FPC

    Você pagou muito barato, foi uma ótima compra!

  • Airplane

    Quem mandou votar na presid.Anta ?

  • Alexandre Maciel

    Diferentemente dos carros, esses sim tiveram seus preços reduzidos. Não é incomum ver promoções para a compra de jogos de pneus. Pelo menos isso já que as montadoras com suas políticas desprezíveis insistem na pegadinha como se o consumidor não estivesse atento ao cenário lastimável da crise econômica.

  • _oliveira

    Material rodante…

    kkkkk