
Que as matérias do programa Auto Esporte sempre tiveram um “toque” de matéria paga, isso ninguém pode negar. Primeiro, que durante um bom tempo foram usados apenas carros de uma certa marca, nas mais variadas matérias, indo de abordagem sobre amortecedores a pneus. E segundo, que a grande maioria dos comentários feitos no programa, sobre os modelos avaliados são positivos, nunca ressaltando os defeitos.
Mas alguns dias atrás acabou sendo noticiado no jornal Folha de São Paulo que a Kia pagou 300.000 reais para a Globo para que fosse feita uma reportagem sobre o Soul no programa Auto Esporte. Veja a matéria: http://www.youtube.com/watch?v=12z3LFz5844
Conforme citado pelo blog Esporte Fino, foram usados 18 adjetivos e palavras ou expressões positivas, média de 1 a cada 15 segundos, na matéria. Mais explícito impossível: diferente, elegância, inovar, recriar, personalidade própria, cara jovem, robustez, conforto, segurança, privacidade, proteção, facilidades, estabilidade, respostas rápidas, bom de jogo, solução engenhosa, eficiência e economia.
Mas também né, quem dera, com 300.000 reais muita gente diria até que o Kia Soul é melhor que um Mercedes-Benz Classe S. Para se defender, a TV Globo disse que os 300.000 reais foram pagos apenas para o Kia Soul aparecer no fundo do cenário do programa daquele dia.
Então isso significa que a matéria foi totalmente imparcial? A própria Kia admitiu que a matéria foi publieditorial, só que a Globo não avisou o telespectador.Se é assim, ela não deveria afirmar para os quatro cantos do mundo que não vende espaço de sua programação.
Kia está longe de saber vender carros no Brasil
Agora, analisem comigo: a Kia pagou os 300.000 reais para divulgar o Soul, e alguns dias depois teve de reconhecer que não tinha estoque dele para vender, e que toda a sua rede de concessionárias tinha em torno de apenas 40 unidades restantes.
Se analisarmos que logo no lançamento do Soul, a marca conseguiu emplacar apenas 300 unidades do mesmo, o custo desse jabá no programa da Globo ficou em 1.000 reais por carro. Teria como fazer algo mais impensado?
Diante disso, podemos citar o que comentou comigo hoje o Leonardo, que também escreve aqui no NA: que o Kia Cerato não vai vender mais que o Honda City nem que a vaca tussa. E não falamos isso por querer defender a Honda, pois já falamos abertamente que o City é caríssimo.
O que acontece é que a Kia não estará preparada para vender nem o Cerato nem qualquer outro modelo em grandes quantidades, e vai investir para não ter carro pra entregar. Lamentável.
Notícias Automotivas Ainda vai acontecer, e você já leu aqui


Med
21/08/2009 as 14:57
E qual programa de TV não é ?
Por 300 mil eu dou uma lambida nesse carro de fora a fora.
Eber
21/08/2009 as 15:33
que programas de TV tenham propagandas no meio, não tem problema, o que estamos falando é que um programa que deveria orientar as pessoas sobre o que é bom e o que não é no meio automotivo, não faz isso, muito pelo contrário, diz o que o anunciante quer que seja dito.
R2
21/08/2009 as 15:37
E desde quando a Globo quer realmente orientar alguem a alguma coisa que nao seja assistir o propio canal? Ou sua subcultura modismos e coisas do tipo…
O programa perde mto tempo mostrandos super carros esportivos que dificilmente estarao a venda no brasil, e que não acresentam em nada no nosso conhecimento automotivo pratico.
Com dinheiro q a globo tem poderia bancar um Crash Test (ala mythbusters) e mostrar o desempenho dos modelos nacionais, mas não, magine…
Não se iludam la é a globo, nao é NA….
cxgalera
21/08/2009 as 16:21
Vai virar briga Record e Globo ???
QUEM NÃO FAZ ISSO ?
Acompanho o mercado há 18 anos… Tem reportagens compradas em q é lugar !
Fora a velha ladainha… Se vc falar mal, não colocamos comerciais na sua revista ou tv !!!
RECORD dizendo q Globo é monopólio (Como se não existessem outros canais e controle remoto)… Mas ela mesma, historicamente vive DEFENDENDO (Ou fazendo comercial gratuitamente) a unhas e dentes a Universal, além dela própria !
Ùnica emissora privada q não passou nada sobre Edir Macedo… Foi RedeTV… Pq oferece horários para os evangélicos na madrugada !!! Band (Q tbém faz o mesmo, mas p outras Igrejas) foi bem cautelosa !
cxgalera
21/08/2009 as 16:24
A Globo, ao menos, segue a linha jornalística decente e correta… Bem ao contrário da Record !!! Alguém viu a Record procurar a Globo para ela se defender das acusações? Jornalismo sério faz isso ! Globo fez!
thadeu_sp
21/08/2009 as 16:52
A Globo segue linha jornalistica decente e correta? Vá estudar um pouco da história da Rede Globo, totalmente ligada com politicos da ditadura militar.
A credibilidade do jornalismo da Globo é ZERO!
cxgalera
21/08/2009 as 17:05
Estou falando de agora…. Do q estamos vendo na TV. Não há discussão sobre isso !
Mas, pelo seu ponto de vista…. Então….
Pq vc não estuda a história de todas elas ???
Vê se vc acha uma única sem podre algum ?
Mesmo no seu ponto de vista… Antes “manipular” seu jornalismo (Assiste e acredita quem quer) do que construir um império com dinheiro ilegal e roubado de pobres coitados.
Com os milhões da Universal… Transferidos ilegamente para as empresas do Macedo.
Sem pagamento de impostos, etc… Até eu derrubo a Globo !
A Globo tá é de parabéns ! Por resistir tanto tempo… Isso sim !
cxgalera
21/08/2009 as 17:10
Se “voltarmos” a um tempo de ditadura militar…
Aí, a Globo será atacada porque defendia a democracia !
Cada coisa a seu tempo…
aueiauei
21/08/2009 as 18:02
Quem nao compra reportagem, nao vende pra brasileiro… tanto que ninguem conhece o cerato anterior.. ele “nunca” apareceu na Globo…
e tantos outros exemplos podem ser citados…
A globo nao ta errada nao, tem q vender mesmo… quem ta errada é uma certa revista q eu assinava de uma editora que o nome é um mes do ano… totalmente imparcial a revista..
rodrigues
22/08/2009 as 15:12
concordo, Globo é pura enganação desde quando sugiu, autoesporte nunca foi base pra nada como qualquer jornal da globo. Já assistiram o filme Muito além do cidadão kane, a verdade sobre a Globo.
erom
21/08/2009 as 15:54
Na realidade, é o estilo do programa. Ele sempre mostra o lado positivo dos carros que aparecem. Nunca existe nenhuma crítica. É mais ou menos como aqueles programas de venda de carro na TV: até Fiat 147 é maravilhoso, super equipado e com preço de pechincha…só hoje, só para vc!
Med
21/08/2009 as 15:55
Sinceramente, acho que os deptos de Marketing são adeptos à filosofia “there is no such thing as bad publicity”, ou aportugueisado : “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”.
Isso quer dizer que as montadoras não se incomodariam em pagar uma fortuna pro Jeremy Clarkson dizer que o carro deles é o pior carro já construído na história, desde que seja filmado com estilo.
Pettrus Ludwig
21/08/2009 as 16:44
Eu nunca vi o auto esporte fazer alguma matéria que fale mal de algum veículo;
pode ser que uma vez ou outra ela levanta alguns pontos que devem ser ressaltados
como negativos!!
E no caso do SOUL ela fez muito bem!!!…. Quisera eu fazer parte do núcleo publicitário
da Globo (quem sabe daqui um ano quando eu terminar a faculdade)…e poder lucrar com isso.
O que mais existe é matéria paga em qualquer canal!!!
Principalmente na divulgação de um lançamento!!
É e sempre será assim;;;com a FIAT, VW, FORD, KIA etc e etc
Osprey
21/08/2009 as 17:35
Ué, mas o NA tb não cobra pra colocar post de alguns produtos, pra falar bem deles? Não vejo problema nisso…
Eber
21/08/2009 as 18:25
quando uma empresa compra uma matéria paga no NA, colocamos bem destacado que aquele post é publieditorial. será que a globo botou uma tarjinha na parte de baixo da tela avisando isso?
BBB
21/08/2009 as 20:57
Meu filho, hoje em dia só Globo Rural escapa dos jabás da Globo, e olha lá heim…
Globo em casa só sintonizo para ver futebol.
Digo
22/08/2009 as 11:05
Éber vc me desculpe, mas essa matéria não tem nada de extraordinário, é pura demagogia. Afinal todas as mídias (tv, revista, internet,etc) fazem isso e já há muito tempo (que o diga a Quatro rodas). Isso é muito comum no mercado publicitário, mas logicamente de forma velada. É como o velho “jabá” das rádios, que todo mundo sabe que existe, porém todos negam. Deixemos de hipocrisia.
Fernando Dupas
22/08/2009 as 12:46
Concordo eber, fica dificil levar em consideração um programa comprado para falar bem de um carro. Ja assisti o programa Vrumm do SBT, achei a ideia deles melhor, sempre falam o lado bom e o lado ruim do carro, e não perdoam mesmo, metem a boca se tiver algo mal feito no carro.
Ali
22/08/2009 as 19:10
Infelismente o Vrum seria o mais perto que teriamos de um Top Gear
schip624
21/08/2009 as 15:42
O problema eh que a Globo é a rede de maior audiencia no país e querendo ou nao influencia sim parte dessa audiencia.
E todos sabemos que a Globo só mostra reportagens e manipula informações de acordo com seus interesses!
Mendanha
21/08/2009 as 16:08
e que meio de comunicação não faz isso??
voces acham que o camarada mantem uma TV, Jornal, Rádio, so para passar informação para a população? que eles nao estão interessados em ganhar dinheiro não??
para quem não sabe, o preço de uma revista que voce compra na banca serve para pagar a impressão da mesma e os gastos com transporte e o lucro do jornaleiro…toda a renda da revista vem dos anuncios publicitarios..
esse tipo de materia paga é debate até mesmo nas salas do curso de jornalismo…
mas fazer o que..o mundo é capitalista!
schip624
21/08/2009 as 16:18
de fato
eu sei que todas fazem
o tenso eh que a globo tem seus interesses mais maléficos
cxgalera
21/08/2009 as 16:32
Interesses maléficos ??? Parece papo de evangélico !
Interesse maléfico tem a Record… Q nem disfarça, como as demais !
Há vários outros canais… E todos temos controle remoto na mão !
Se o povo assiste a Globo… Da Globo a culpa é q não é !
schip624
21/08/2009 as 16:42
eu fui ironico pooooo
AOISUHaoisuhaOISUHoiu
e na vdd eu nem perco meu tempo assistindo globo
acho que eh jogar a grana q eu pago assinando tv a cabo no lixo…
cxgalera
21/08/2009 as 17:13
ok !
O certo… Meu amigo !
É q essas emissoras (Assim como montadoras) mal sabem q nós existimos…
E tem gente q se mata por aí ou por aqui, por causa deles…
Assista o q te interessa, seja em qual canal for… Como eu faço !
schip624
21/08/2009 as 23:15
De fato assisto o que eu quiser.
mais NÃO concordo com sua generalização sobre as montadoras não!
existem montadoras que tem seu respeito SIM sobre seus clientes.
Nao vou citar, mais existem sim e vc com certeza sabe disso…
generalização parece falta de argumentos…
robertoamv
21/08/2009 as 20:08
Top Gear. Eles massacram qualquer um, sem dó.
Jeff Brown
21/08/2009 as 15:09
Ah, a mídia sobrevive de publicidade.
A Ford mesmo não comprou espaço em alguns blogs para ter matérias do Transit?
O que eu acho errado é muito publicidade, e pouco veículo a disposição, ainda mais quando os danados virão de navio, em braçadas de tartaruga. Kia deveria atrasar esses lançamentos em 2 meses para poder dar conta do recado nas entregas.
filsan
21/08/2009 as 15:09
Por isso que eu só assisto o Vrum do SBT. Quando o cara não gosta ou é ruim ele fala mesmo.
Paulo Kuster
21/08/2009 as 16:26
O VRUM do SBT é bom, o Emílio e o Bóris são dois experimentados “craques” do setor. Só tem um probleminha: o programa tem o patrocínio da FIAT….
cxgalera
21/08/2009 as 17:00
Tbém tem suas reportagens compradas…
Particularmente, não vejo problema nisso !
O q é perigoso mesmo…
É usar destes artifícios em COMPARATIVOS !
A força q a AutoEsporte fez para eleger o Voyage 1.0 melhor sedan de entrada… Foi notória !!!
De repente…
1. O melhor acabamento (E intens de série) do Siena EL não fazem diferença !
2. Os 2 segundos a menos do Prisma no ) 0 a 100 km/h tbém (E estamos falando de sedans 1.0) !
3. Os 5 metros a menos, q o Prisma freou antes do Voyage, tbém não siginificou notas na segurança.
Pelo próprios critérios usados na revista…
O campeão não seria nunca o Prisma 1.0 Maxx e sim o Prisma 1.0 JOY… Bem mais barato q todos eles. Já q a direção hidraúlica de série do Siena não é importante….
Eber
21/08/2009 as 18:29
é… no Vrum, todas as matérias da Fiat são só elogios. eles fizeram uma matéria metendo o pau no vectra (com razão) mas em uma outra falaram só coisas boas do novo uno economy.
Marlon
22/08/2009 as 17:27
Realmente o Vrum tem patrocinio da Fiat, impressionante como passa carro Fiat la, e como elogiam eles e metem o pau nos outros!.
DBS
21/08/2009 as 15:13
O Cerato é excelente, o Soul também é; mas a Kia eh muito fraca.
Marlon
21/08/2009 as 15:54
Realemente são 2 bons carros, mas a Kia ta dando um tiro no pé, faz um lançamento desces e depois fala que não tem carro para suprir o mercado, issu ja mostra incompetencia da empresa!. E eu acho que praticamente todos os programas de todas as emissoras tem influencia de patrocinador ou um “Cash” para promover produtos, com a Globo não é diferente, eles tambem querem ganhar dinheiro. Mas realmente o Auto Esporte esta precisando de uma renovada no programa, colocar algum quadro dentro do programa, alguns testes de carros nacionais, que estão em nossa realidade, Ok.
alfredo_araujo
21/08/2009 as 16:22
Tomara q nao tenha carro mesmo !!!
Constroi fabrica no Brasil q terá carro p/ vender !!
mt.rocha
21/08/2009 as 15:15
O mundo da tv e isso mesmo eu não critico!!!
quem ja viu fazer merchan… de graça
hoje em dia niguem e bobo
e quem faz de graça e Otariooooo
vlw
KamatsuKyoto
21/08/2009 as 15:18
A Kia realmente está dando mole e perdendo excelentes oportunidades de crescer aqui no Brasil…
E comentando sobre a Transit que o nosso amigo JeffBrown citou: Alguém já viu alguma na rua? É impressionante que com tanta propaganda e etc eu não tenha visto até agora NENHUMA na rua! (estou no Rio de Janeiro)
clio
21/08/2009 as 15:21
Em Florianópolis, nenhuma ainda.
jeanlehn
21/08/2009 as 15:48
Entao voce nao mora aqui , ja vi umas 3 se nao me engano quem comprou foi a auto viacao catarinense pra fazer entregas de mercadorias
Read more: http://www.noticiasautomotivas.com.br/programa-auto-esporte-da-tv-globo-e-feito-so-de-materias-pagas-kia-paga-300-000-reais-para-divulgar-o-soul/#comments#ixzz0OqRb38Mr
dcoelho
21/08/2009 as 15:56
Nenhuma? Aqui em Floripa já vi umas 3, no mínimo.
Dodos
21/08/2009 as 15:20
Não resaltaram nenhum defeito…
Tá na cara que imparcialidade não foi a alma dessa matéria…
evotremex
21/08/2009 as 15:21
O Vrum é mais crítico, passa uma impressão de ser mais séria q a auto esporte.
A kia ta fazendo besteira, não ter estoque pra atender a demanda, gastar 300.000 pra anunciar um carro q não tem como entregar a demanda e ainda vazar na mídia essa informação q todas as qualidades do Soul eram marketing.
cxgalera
21/08/2009 as 16:34
E é !
Eles, por exemplo… Não tiveram medo nenhum de divulgar as rodas da Stilo q “caem” !
Nitro
21/08/2009 as 15:21
Não é só autoesporte não, tem muita publicação que leva um jabá violento e se escreve qualquer coisa. A quatropatas mesmo, ja cansei de ver o lançamento do ano virar mico de uma hora para outra, melhor compra a renault levou tres carros, e assim vai. esse autoesporte eu nem assisto, o vrum é outro que faz umas avaliações exdrúxulas, e puxa uma sardinha forte para a fiat, fora que tem como apresentadora uma pessoa que ja foi sabidamente mantida com dinheiro de empreiteras, lamentável…
Leonardo
21/08/2009 as 15:23
Vou reproduzir letra por letra o que o blog Esporte Fino escreveu sobre a posição da Globo e publieditoriais:
Há apenas três meses, a Globo teve de construir um discurso cheio de chavões e inconsistências para defender uma teimosia sua. Naquele momento, Finasa e Unisul abandonaram o patrocínio ao vôlei de alto rendimento e se justificaram disparando contra a emissora, que se recusa a citar o nome das marcas para evitar mídia espontânea na programação.
Para se defender dos ataques, a Globo emitiu um comunicado em que usava a “clara separação entre o comercial e o editorial” como forma de justificar a postura de não falar o nome dos patrocinadores – que, como regra, fazem parte do nome das equipes de modalidades como volêi, basquete e handebol. “Os critérios que orientam as decisões das equipes de Jornalismo e de Esportes da Globo, de citar e exibir marcas, atendem a uma finalidade: ajudar o público a reconhecer a existência de fronteiras entre editorial e comercial”, dizia o informe. A emissora também muda o nome de duas equipes de Fórmula 1, Red Bull (chamada de RBR) e Toro Rosso (STR) para não fazer a mídia espontânea para a fabricante de bebidas.
No caso da Kia, a Globo alegou que não veicula matéria paga e que o valor se referia a um merchandising: o uso do Soul como fundo no cenário onde foi gravado o programa. A matéria de 4 minutos e 35 segundos sobre o veiculo, então, teria sido isenta e coincidentemente positiva? Outra explicação foi dizer que o Auto Esporte é um programa de entretenimento e serviço, sem ligação com a central de jornalismo. Já a Kia admitiu que a ação foi um publieditorial (só faltou o programa avisar ao público).
Alexi
21/08/2009 as 15:24
Olha, uma coisa eu digo, as pokas vezes q assisti esse programeco da globo eu pude perceber q akela apresentadora naum entende quase nada de carros, diversas vezes pude comprovar que ela divulgava dados equivocados, seker sabia q categoria um ou outro carro se encaixava, enfim……..coisas q qualker pessoa por dentro do mundo automobilístico deveria saber…
MattosBarreto
21/08/2009 as 15:25
Aff, acheei sua materia um tanto quanto imparcial quando disse q a Kia nao sabe vender carros… Mas sobre a Globo e a Kia… As duas sao parceiras em “Caminho das Indias”, pois TODOS, eu disse todos os carros da novela, (com excessao de poucos) sao Kia. Podem dizer q eu sou noveleiro: o personagem de Marcio Garcia usa um Mohave, e na novela o proprio Bahuan fez o site 3D do carro; Totia Meireles usa um Picanto (o Fusca nao conta); Maria Maya usa um Sportage; Bruno Gagliasso usa um Carens vermelho; Rodrigo Lombardi usou um Magentis; Humberto Martins usa (alem do Range Rover) um Opirus; na India Yvone usou um Cerato novo; Kiara usa um Carnival e por ultimo a Melissa q usa um Sorento…
Alem desses todos, teem os carros da figuraçao q tambem sao Kia, e o Bongo q anda pra cima e pra baixo pela novela… Aiinda nao teve ninguem q apareceu com o Soul, mas aguardem… E alem desses carros as excessoes ficam por conta do Sandero Stepway da Marjorie Estiano, do Megane do Antonio Calloni, do Audi Q7 de Raul e do Fit da Nanda…
Aff, muito explicita essa propaganda…
Leonardo
21/08/2009 as 20:45
A nossa intenção aqui não é ser imparcial. Estamos falando das incoerências da Rede Globo. A Kia do Brasil fala abertamente que compra o espaço na TV e não nega que pagou pela matéria no Auto Esporte. Foi a Globo que errou na história.
E quando falo que a Kia não sabe vender carros no Brasil, estou falando de todo o marketing da empresa. Desde o padrão visual da rede de concessionárias até o treinamento dos mecânicos e consultores técnicos, passando pelo pós-venda e pelo atendimento ao cliente. Em todos esses sentidos a Kia é amadora. É por isso que digo que jabá na novela não vende carro.
Ele está falando para o público errado. O cara que compra o Soul está em eventos de moda, de publicidade, não acordado 8h da manha de domingo para ver um programa ruim sobre carros.
O problema do Gandini é a vaidade. Faz bem pro ego do empresário dizer que patrocina a novela, ter favorecimentos nos eventos da emissora por ser um bom anunciante.
Só que simplesmente não funciona e é por isso que a Honda vendeu mais de 1000 City em menos de um mês sem precisar de novela e o Gandini gastou 1 milhão de reais pra vender 300-350 Soul nesse mês de lançamento.
Faça as contas. A Kia do Brasil precisa olhar para o seu uniforme feio, para as lojas sem padrão visual, para os vendedores grosseiros, para os consultores técnicos incapazes, para seu SAC ineficiente e para sua comunicação e publicidade inócua.
Aí eles podem tentar concorrer com alguma marca.
Amanhã chega o novo Cerato e muita gente acha que ele vai arrasar o City. Não vai. Da mesma forma que o excelente Magentis não arrasou o Civic.
Entre numa Kia e depois numa Honda pra entender o que falo.
Digo
22/08/2009 as 11:16
Isso chama-se merchandising e é um estilo de publicidade legal e ética. Não há nada de anormal nisso. Todos fazem isso, inclusive filmes, ou você nunca viu um filme de James Bond? Vamos parar com críticas sem nexo.
Leonardo
22/08/2009 as 17:12
Digo
Merchandising é o que a Kia faz na novela. O Auto Esporte confundiu sua linha editorial (ainda é um programa informativo) com a propaganda do Soul. E a polêmica maior é quanto à incoerência da rede Globo. Não dá pra chamar matéria paga de merchandising. Toda publicação que edita uma matéria paga estampa claramente que trata-se de um “informe publicitário”.
Nas revistas, as maiores acusadas de “jabá”, podem acontecer muitas coisas, desde um editor simpatizante de marca X até mesmo uma tentativa de “agrado” por parte da editora, ou mesmo um pacto velado de não agressao.
Merchandising é outra coisa completamente diferente.
jeanlehn
21/08/2009 as 15:34
Entao voce nao mora aqui , ja vi umas 3 se nao me engano quem comprou foi a auto viacao catarinense pra fazer entregas de mercadorias
Fernando Roberto
21/08/2009 as 15:41
Não vejo nada de mais nisso. Só acho que a KIA não sabe divulgar seus produtos e joga dinheiro no lixo. O departamento de marketing dela é um lixo, ao contrário de seus produtos em si.
Já o programa auto esporte não serve de referência pra nada. Acho um programinha patético.
A KIA deveria saber que a melhor propaganda é o “boca a boca” e produto bom se divulga sozinho
Jeff Brown
21/08/2009 as 15:42
KamatsuKyoto, também sou do RJ, não sei se continua, mas até na ponte Rio Niterói tinha propaganda forte dela.
Ahhh, acabei de ver no iCarros que a META é vender 3000 Ceratos até o fim do ano.
clio
21/08/2009 as 15:43
Parcialidade na Globo? Ohhh, que grande novidade.
schip624
21/08/2009 as 15:46
Fica de olho Eber…
a Globo pode nao gostar e vim pra cima de vc!
Mais estaremos do seu lado saiba disso!
=D
Alex-BH
21/08/2009 as 16:15
He, he, he, he.. essa foi a melhor!!!
schip624
21/08/2009 as 16:20
ASIOUHasiuhASOUHasoiuH
teremos sequestros por ai
UHAUahUAHuahAUHuahAUHauh
MattosBarreto
21/08/2009 as 16:11
verdade
De Nadai
21/08/2009 as 16:16
Eu acho que a Kia sabe vender carros sim! Com certeza eles tem que trazer mais carros para os estoques, isso eu concordo, mas esse negocio de “apenas” 300 carros, não é apenas não, porque uma marca que não tem muito prestigio e nem é muito popular ja ta bom.
E por ser pago para “sair” no programa é normal, ninguem vai fazer um programa falando bem do carro de graça, a Fiat não faz isso no Big Brother? Quantas vezes o Bial não ficou lá elogiando e citando os equipamentos de série dos carros da Fiat?
Eu acho que começarmos a criticar a Kia é burrice, por que se criticarmos, as montadoras “nacionais” nunca melhoraram seus carros.
jhbaatsch
21/08/2009 as 16:23
Pra mim, o Eber e o NA estão bravos porque pra Globo pagaram 300 mil e pra eles pagaram só quinhentinhos.
http://www.noticiasautomotivas.com.br/primeiras-impressoes-sobre-o-kia-soul/
Eber
21/08/2009 as 18:36
hahahah…. faça-me rir…… todas as matérias que o NA fizer de lançamentos são automaticamente classificados como jabá né…. pois saiba que se não tem uma indicação de POST PUBLIEDITORIAL no fim do texto, não foi pago.
bom, mesmo não ganhando nada pra falar dos lançamentos, pelo menos eu faço aquilo que gosto… não tenho um emprego chato, com chefe pegando no pé, e nem pego engarrafamento todo dia.
tonywalker
21/08/2009 as 16:23
Depois do Edir Macedo, o NA será o próximo alvo da Rede Bobo, rsrsrsrsrsrsrsrs!
Já vejo a chamada no Jornal Nacional “Blog de grande repercussão no país acusado de levar Jabá”!
hahahahahahahaha
schip624
21/08/2009 as 16:28
huaHauhUAHauhaUHahaUHAuhAUHauhA
e vão ate inventar dossiês falsos!
uhAUHauhAUHauhAUHa
Tito
21/08/2009 as 16:24
Quais são os públicos que vêem televisão e lêem blogs?
Para a TV basta apenas uma jornalista que se percebe que não é expert no assunto e uns R$ 50 mil por minuto e pronto. Na Recorde sairia por 200 mil o minuto…
Vai ver que os marqueteiros da Kia são de Itu e região e pensam tudo grande e não tinham confiança no produto que iriam vender…
Paschoal
21/08/2009 as 16:24
Foi apenas uma jogada de marketing Éber, eles anunciam o carro mas todos os clientes tem de ir a concessionária e nisso olham também outros modelos da marca. Acredito que seja essa uma das intenções de fazer tanto marketing sem ter carros o suficiente.
cxgalera
21/08/2009 as 16:39
A melhor revista q já li…
Sempre foi a MotorShow !
Eles não ficam dizendo q um carro é melhor q outro… Jà q isso não existe !
Apenas dão os pontos forte e pontos fracos de cada um !
Afinal… O q realmente existe… É o melhor carro PARA VOCÊ !!!
cxgalera
21/08/2009 as 16:43
Exemplos…
1. Ka é considerado o melhor popular hoje em dia….
Mas se vc precisar de 4 portas…. Tchau !
2. Tem q carregar um filho com 1,90m ???
Então esqueça Civic ou Corolla…
Mas poderá comprar até o (“apertado?”) PRISMA !
Yuri_RL
21/08/2009 as 16:50
A Kia fez com a globo, o que a Fiat anda fazendo com a quatro rodas. Lamentável.
Gagliotti
21/08/2009 as 16:51
Até parece que uma emissora que disfoca até tampinha de cerveja, vai fazer matéria de uma produto rasgando elogios sem levar uma grana.
fred o calmo
21/08/2009 as 16:56
Que coisa,hem? Vejmaos:
“Por 300 mil eu dou uma lambida nesse carro de fora a fora.” Bem, eu também…..hehehehe
“E desde quando a Globo quer realmente orientar alguem a alguma coisa que nao seja assistir o proprio canal?”….isso,isso,isso….
“A Globo, ao menos, segue a linha jornalística decente e correta… ” e “Jornalismo sério faz isso ! Globo fez!…..”…..ai, meu jesusinho, em que planeta esse cidadão vive?….de onde saiu isso? cruz,credo,te esconjuro….hehehehe….hey, vem prá vida real,meu chapa….
“E todos sabemos que a Globo só mostra reportagens e manipula informações de acordo com seus interesses!”….ó, um lúcido…boa
“mas fazer o que..o mundo é capitalista!”…….sim, sim, eis o fulcro da questão
“hoje em dia niguem e bobo e quem faz de graça e Otariooooo”….ninguém é bobo?ora bolas, as montadoras se alimentam da bobice generealizada…..e está cheio de otário na frente da tevê
….senhores, desliguem a tevê,abram os livros e liguem suas mentes…..
cxgalera
21/08/2009 as 17:26
Vc sabe o q é linha jornalistica ???
Pra resumir, vamos ao ponto mais importante…
Sempre mostrar o outro lado. A Globo, ao falar da Universal, foi atras da Universal e expos no ar o lado deles. Além de q, sempre mostrou a “fonte” de tudo o q disse.
Jà a Record… Foi ao passado desenterrar coisas q todo mundo (Q é informado) já sabe… Com único intuito de atacar a Globo ! Isso se chama baixaria ! Além de não cumprir com o básico do jornalismo, ouvir o outro lado.
Pior… Não forneceram nada, em termos de provas, q provam q Universal e Record são inocentes das acusações.
Esse é o jornalismo sério q devemos assistir ?
Alias… Apenas… FOLHA DE SP… ESTADO DE SP… GLOBO… SBT… BAND… REVISTA VEJA… ETC…
Noticiaram o “acontecido” !!!
Mas a culpa é só da Globo… Na verdade, o sonho de Edir Macedo sempre foi derrubar a Globo, por causa dos prejuízos milionários q ele teve sobre o caso do “chute na santa”… Ele, esperto, tá aproveitando isso tudo para atirar para o outro lado.
Como se não bastasse… Edir Macedo e Universal é mal visto até dentro do próprio meio evangélico. O líder da Assembléia de Deus (Essa sim, conceituada).. Já o chamou de demônio !
Mirax
21/08/2009 as 17:17
Tem um programa aqui na Bahia, chamado TV Auto que é patrocinado pelas marcas. Sem falar, da polêmica que houove com a GM e o site BestCars.
A GM não convidou os jornalistas do BestCars, para o lançamento do Vectra NE se não me engano, pq eles tinham falado mal de um dos carros da GM.
Agora, estamos aqui pra discutir sobre automóveis. Deixamos a Globo de lado, que assim como a Record, Bandeirantes, SBT, etc. cada uma tem seu interesse e ninguém aqui é santo.
cxgalera
21/08/2009 as 17:32
Foi por causa de uma matéria q depreciava a montadora como um todo, falando de defasagem e comparando-a ao passado, onde segundo a reportagem, ela era “top” ! Top… Com Chevette ou Opala sendo fabricados por mais de 20 anos !!! heheh !
Estavam errados ? Não… Realmente ela tem carros defasados !!
Foram corretos ? Não… Todas as 4 grandes tem carros defasados, com franceses na lista tbém !!!!
Ao cúmulo… Da VW ter Kombi dos anos 50… E Fiat… Uno dos anos 80 !!!
cxgalera
21/08/2009 as 17:37
Nem nós somos santos…
Quem é q não tem podre p esconder… Q atire a primeira pedra !!!
heheh !
Everton Leandro
21/08/2009 as 17:19
Será que tem gente burra comandando a Kia?
Eu particularmente acho que não…
É preferivel vender um numero “X” por mês e ter uma fila de espera, do que vender muito no lançamento e depois perder a graça e parar de vender.
O Corsa 94 tinha fila de espera, o Corolla (New sensation!) e Ford Ka atual tbm… e foram/são sucessso de vendas. O Ford Ka Semi-Okm era vendido mais caro que 0Km pq já tava na mão, e até agora o Ka Semi-0KM ta segurando mais preço que Celta e Gol G4 nas mesmas condições.
Fora o buchicho que isso causa…muitas pessoas querem comprar e a Kia não da conta de entregar!!
cxgalera
21/08/2009 as 17:39
Querem comprar e não dá conta de entregar…
Isso parece mesmo a GM !
Acreditam q até hoje… A linha Corsa, S-10 e Prisma
tem fila de espera na maioria das concessionárias ?
Leonardo
21/08/2009 as 20:53
Everton
A questão é que a Kia não tem fila de espera. Ela traz um lote e vende.
lndnfsu2
21/08/2009 as 17:38
tv aberta nao presta… todas elas…
assistam tv a cabo e se livrem disso…
programa automotivo bom mesmo eh o TOP GEAR!
fred o calmo
21/08/2009 as 17:49
senhor cxgalera
como sua pergunta a respeito de se sei o que é linha jornalística me pareceu retórica, não responderei…quanto ao que o senhor chama de “vamos ao ponto mais importante ” e “Sempre mostrar o outro lado”, será que o programa realmente fez isso?…creio que não, pois vejamos o que diz a matéria ;”que a grande maioria dos comentários feitos no programa, sobre os modelos avaliados são positivos, nunca ressaltando os defeitos”….isso é ser decente e correto?….isso é mostrar sempre o outro lado?
ora, meu senhor, claro que não…e quanto à briga da globo e da record, isso é briga de cachorro grande, na qual não me meto (vira latas que sou)….mas não me parece que haja ligação entre uma coisa e outra…o fato da record ser ou não ser “correte e decente” é irrelevante à discussão…não lhe parece?
quanto ao seu comentário; “Quem é q não tem podre p esconder… Q atire a primeira pedra !!!”…não lhe atirarei pedras, posto que não sou disto, mas me orgulho de dizer que, embora não seja um santo, não tenho podres a esconder e posso olhar os olhos de meus filhos e dar-lhes o exemplo de honestidade e honra que herdei de meus ancestrais…..
não se irrite, pois não estou afirmando que o senhor tem podres…aliás,foi o senhor que fez essa afirmação
cxgalera
21/08/2009 as 17:54
Vc citou meu comentário…. E eu falava sobre Record x Globo !
Talvez vc tenha entendido q eu falava sobre o programa AutoEsporte ! Ok ! Deixa p lá !
cxgalera
21/08/2009 as 17:59
Ser correto e decente (Coisa q tbem sempre tento ser) não significa q uma pessoa não possa cometer erros durante toda a sua vida… Ou seja, ter podres !
R2
21/08/2009 as 18:32
Record????????
Até o seu comentario desvirtuado NINGUEM havia falado sobre record na conversa (Med, Eber e eu)
Então quem enfiou os pé pelas mão foi tu.
alexba
21/08/2009 as 19:03
Eh materia paga, assim como todas as revistas automotivas e todos os programas de tv!! Sem exceção!!
Parabens aos nossos blogs, como este, que tem independencia e que falam a verdade!! Pelo menos a maioria, e espero q continue assim!!
Leo.
21/08/2009 as 20:45
[2]
schip624
21/08/2009 as 23:09
[3]
Joca
21/08/2009 as 20:28
Eber; não acredito que seja positivo ou proveitoso um “moderador” se deixar influenciar por um comentário até mesmo infantil e – em determinado momento até “revidar” ao comentário. Ninguém precisa disso e o que o site já apresentou ao longo do tempo demonstra claramente sua seriedade.
Seguimos a frente!
Joca
21/08/2009 as 20:33
Acredito que todos possuem discernimento para saber o que é certo ou errado – ainda mais; o que é razoavel e o que é publicidade e/ou marketing. Assim sendo, ninguém – que deseje fazer um bom negócio, sairá por ai acreditando no que uma primeira e única opinião represente. Ora, todos sabemos se um médico nos dá um diagnostico devemos (dependendo da seriedade) procurar uma segunda opinião. Logo….
Fabio Luiz
21/08/2009 as 21:16
As montadoras so privilégio as publicações babaovo.
Quando são lançados veiculos, quase todas as publicações exceto revistas tem as mesmas imagens.
Seus carros são cedidos a poucos grupos da mídia.
Alguém lembra quando o Site Best Cars desceu o malho na Gm por conta da queda de requinte em seus carros, eles foram excluídos de um lançamento.
Eles gastam milhões em marketing, com certeza não querem uma imagem negativa de seus produtos.
A Mitsubishi não cede seus carros para comparativo, em várias ocasiões a quatro rodas imprestou para uma avaliação um TR4 e uma L200 Sport outdoor.
Agora vamos ser francos, se você é dono de uma revista e te oferecem R$500 mil para publicações quem rejeitaria.
O numero de assinantes de publicações caiu muito nos ultimos anos. Eu comprava 4 revistas diferentes todo o mês. Com o crescimento de blogs e sites automotivos eu só compro se tiver uma matéria que me interesse muito ou se estiver com interesse de compra em algum carro, pois passados alguns meses as revistas dispõe os comparativos e informações nos seus sites.
Para se ter isenção só se o INMETRO tiver recursos para testar carros em publicações serias.
Lá nos EUA tem publicações e institutos para isso.
Josemar santos
21/08/2009 as 21:39
É POR ISSO QUE SÓ ASSISTO O PROGRAMA SOBRE RODAS…
http://www.programasobrerodas.com
Aquela repórter é nota 10…
flipsmass
21/08/2009 as 22:12
surreal isso tudo. uma empresa dessas não saber vender. comoéquepode.
tonywalker
21/08/2009 as 22:13
Problema que com a internet a galera tá BEM mais esperta com essas reportagens “pagas” dos meios de comunicação. Lembro da matéria da 4 Rodas fazendo um comparativo que o Cross Fox ganhou, foi querer dar o atestado total de burrice nos leitores.
mandabala
22/08/2009 as 01:21
Acho matérias desse tipo desnecessárias, a globo é grana viva, tá pago tá falado, desde a eleição de collor e outras coisas a mais… é capital na mão, bora falar de carango!!
Lauro
22/08/2009 as 08:42
Grande bosta se comprou ou nao, na tv tudo é assim nao é so na globo, e outra, tem q vender espaço mesmo, ou voce acha que o salario dos apresentadores e mais o lucro e mais a verba mensal para manter toda uma estrutura que nao deve nada as maiores redes de Tv mundia, se mantes so com o que ganha das inserções comerciais ? Ou será que eles plantaram “pés” de dinheiro no fundo do “projac” ?
E outra, ja saiu um bocado de materia sobre o que aconteceu pra faltar Soul, todo mundo sabe que o pessoal da fabrica na Koreia tava ou ainda ta d greve (sei lá), e isso é um acontecimento que nao pode se prever, afinal, voce acha que os 15 milhoes que eles divulgaram ter gasto para divulgar o soul, foram decididos durante o futebol da semana passada ? É obvio que é planejamento de meses atras.
O maior problema do brasileiro é achar que toda montadora quer vender rios de carros que para o modelo ser bom tem q vender a nivel de VW Gol.
Quere pode ate ser que queira, agora cada uma sabe o limite de suas fábricas, a kia mesmo queria vender 600 soul/ mes pra dar 3000 ao ano, com o cerato é a mesma coisa. Provavelmente nao tem produção por enquanto pra mais que isso.
Agora a galera acha q ta brotando carro de todo lugar e nao vende mais pq nao conseguem.
Acho que voce tem q pensar melhor no que escreve, principalmente quando o post é um comentário proprio. Voce reclama dizendo que a globo nao é imprcial, mas voce também nao foi nem um pouco em seu post, ou será que em um site na internet podemos falar o que quuisermos e na tv nao ? Afinal, a Tv faz a cabeça de alguem e a internet nao ? Pago ou nao, qualquer reportagem jornalista, deve obrigatoriamente ser o mais imparcial possivel, se a globo nao foi, releia o seu post e verá que voce também nao foi. É o sujo falando do mal lavado.
Leonardo
22/08/2009 as 17:16
Lauro
Não confunda as coisas.
O blog não faz jornalismo. E mesmo dentro do jornalismo há espaço para as opiniões.
Há apenas três meses, a Globo teve de construir um discurso cheio de chavões e inconsistências para defender uma teimosia sua. Naquele momento, Finasa e Unisul abandonaram o patrocínio ao vôlei de alto rendimento e se justificaram disparando contra a emissora, que se recusa a citar o nome das marcas para evitar mídia espontânea na programação.
Para se defender dos ataques, a Globo emitiu um comunicado em que usava a “clara separação entre o comercial e o editorial” como forma de justificar a postura de não falar o nome dos patrocinadores – que, como regra, fazem parte do nome das equipes de modalidades como volêi, basquete e handebol. “Os critérios que orientam as decisões das equipes de Jornalismo e de Esportes da Globo, de citar e exibir marcas, atendem a uma finalidade: ajudar o público a reconhecer a existência de fronteiras entre editorial e comercial”, dizia o informe. A emissora também muda o nome de duas equipes de Fórmula 1, Red Bull (chamada de RBR) e Toro Rosso (STR) para não fazer a mídia espontânea para a fabricante de bebidas.
No caso da Kia, a Globo alegou que não veicula matéria paga e que o valor se referia a um merchandising: o uso do Soul como fundo no cenário onde foi gravado o programa. A matéria de 4 minutos e 35 segundos sobre o veiculo, então, teria sido isenta e coincidentemente positiva? Outra explicação foi dizer que o Auto Esporte é um programa de entretenimento e serviço, sem ligação com a central de jornalismo. Já a Kia admitiu que a ação foi um publieditorial (só faltou o programa avisar ao público).
VictorHugoCe
22/08/2009 as 11:58
Tetando…
PS:Valew Ebér por resolver a questão da senha…
Abç!
Thiago
22/08/2009 as 13:17
A questão é que isso já vem acontecendo a muito tempo mas só agora foi “noticiado”. Muitas revistas especializadas fazem a mesma coisa. A imparcialidade é difícil nos dias de hoje, acredito mais na avaliação que leio de consumidores em sites, blogs e foruns da internet do que leio em revistas e assisto em programas de TV.
VictorHugoCe
22/08/2009 as 14:36
Não me conformo na época do lançamento do Gol. A QR declarou vitória ao Gol comparado até ao Punto (!). Da mesma forma no lançamento do Logan. E, na apresentação do Voyage, ele bateu até o consagrado Logan em CustoxBenefício.
Eu acho a QR $$$imparcial$$$.
ironic mode:ON
fdantasdesa
22/08/2009 as 18:29
CARAMBA, vcs descobriram que esse programa e as revistas não são independentes!?!?!?! Como são inteligentes, meu Deus, descobriram Cascadura… ¬¬
velocidade
22/08/2009 as 19:04
Essa doeu , foi bem `À la ` Muito Além do Cidadão Kane .
diego_german
24/08/2009 as 00:22
É de conhecimento geral da nação ANTENADA que a Globo é a maior máscara da TV brasileira.
A mais “suja” e elitista que existe no nosso´país.
Porém Eber, discordo em relação ao falado sobre a campanha de marketing da Kia.
Acho que esta sendo (e deve ser) muito impactante, e presente em todos os meios de comunicação do país, melhor impossivel.
E no que diz respeito à oferta de produtos, eu digo que a Kia sabe o que está fazendo…
Vou te explicar o porque: A KIA mais do que tudo, trouxe esta primeira “fornada” de Souls, para firmar imagem, seria como “aguçar” o interesse do consumidor, pois veio pouquissimas unidades.
Existe na psicologia um ditado que diz respeito à OFERTA e PROCURA. Quando existe a divulgação em massa, aumenta a procura, e falta produto, desperta um interesse ainda maior, e fato e eu ja mesmo passei por isso quando quis comprar um New Beetle.
Recentemente tivemos este tipo de atitude num produto de lã de aço, e o resultado foi arrebatador.
E tenho certeza absoluta que a KIA no terceiro ou quarto mes de vendas, ira estabilizar o volume de Souls compativel com a sua procura.
E a propósito, a vaca vai tossir! Porque o Cerato vai ser o que o Civic é atualmente, um sucesso total de vendas.
diogoforro
25/08/2009 as 13:38
Só um doido que não sabia disso!!!
O nome do carro deles é dinheiro!!!
KKKKK…