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Projeção: Novo Ford Ka RS

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O que esperar em termos de performance do Novo Ford Ka mais adiante? O primeiro pensamento que vem à cabeça é o uso do motor 1.0 EcoBoost de 100 cv, que colocaria o compacto da marca americana em posição de destaque.

Mas, há espaço para um esportivo? No mercado atual, provavelmente não. No entanto, não custa sonhar. Essa projeção de Alessandro Gardini mostra como poderia ser um Novo Ford Ka RS, que tomaria emprestado o visual do irmão maior.

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O pequeno bólido da Ford teria para-choques mais agressivos e dotados de grandes entradas de ar, assim como LEDs diurnos integrados ao desenho. Na traseira, o Novo Ka RS teria aerofólio sobre a tampa do porta-malas, escape com duas saídas cromadas e difusor de ar. Suspensão rebaixada e rodas esportivas de cor preta com pinças azuis completariam o visual.

E na parte mecânica? Uma opção interessante para o Novo Ford Ka RS seria o motor quatro cilindros 1.5 EcoBoost com 180 cv e câmbio manual de seis velocidades. Os controles de tração e estabilidade seriam atualizados, adicionando também um torque vetorial para curvas, a fim de ampliar a performance do pequeno esportivo. Seria divertido, não é mesmo?

Agradecimentos ao Alessandro Gardini.





  • pedro rt

    seria melhor usar nele o 1.0 ecoboost de 200cv q ja existe la na europa especialmente na inglaterra

    • Lucas de Lucca

      Oloco, já tem 1.0 com 200 cv em linha de produção???? o.O

      • Pacheco

        Tbm fiquei curioso com isso.

        Acredito que em breve teremos somente motores 1.0. Cada carro com seu acerto e cambio especifico.

        • Lucas de Lucca

          Pois é. Só o que pega nesse caso é a durabilidade desses “motorzinhos”, já que trabalham sem folga pra tirar tanta potência.

          • Pacheco

            Sim… por isso ainda não estão em uso. Acredito que ainda precise de muito teste e mais tecnologia.

          • Edson Fernandes

            Depende. Se houver peças forjadas (tal qual up tsi) não haveria problemas de exigencia de potencia. Ruim é quando isso acontece sem ter peças que suportem tanto tempo a pressão.

            Tanto que até a Renault preferiu manter uma potencia inferior do motor 2.0 turbo do Fluence (180cv) para poupar o motor e ser duravel.

            • Lucas de Lucca

              Pois é. Acho fantástico a evolução da engenharia mecânica com esses motores downsizing. Realmente inimaginável até pouco tempo atrás motor 1.0 mais forte que até 2.0. Muito bacana.

            • Clark Kent

              Que tem bielas e pistões forjados até no motor sem turbo (F4R do Megane e do Duster, por exemplo)

        • pedro rt

          dentro de uns 8 ou 10 anos motor 1.0 sera motor de grande cilindrada pq a potencia e torque desses motores crescem a cada ano la na europa, aqui no brasil nao temos quase noticias sobre isso pq aqui sempre chega por ultimo

      • CharlesAle

        Tinha de por esse Ecoboost no Ka rsrsrs:

        https://www.youtube.com/watch?v=egyM1avWIDY

        Não sei que Ecoboost é esse, mas não tem pra ninguém rsrs

      • Eduardo Andrade

        Não sei pq o espanto, os motores mercedes 1.6 da f1, produzem algo em torno 750 hp (em torno de 470 hp por litro), que pra um pequeno motor de CORRIDA é bastante impressionante e por se tratar de motores preparados pra durar entre 2500 e 3000 km, andando praticamente o tempo todo acima das 10k rpm. Acho bastante plausivel um motor 200hp por litro entrar em linhas de produção hoje em dia, se fosse uns 5 anos atras eu certamente nao diria algo assim.

        • Lucas de Lucca

          Ô meu rei… o espanto foi porque o rapaz deu a entender que era uma versão pra rua, de linha de produção sacou?
          Claro que se entrarmos no mundo de motores de competição não é nada de mais.
          o/

          • Eduardo Andrade

            Mas ja temos motores com de 200hp por litro em linha de produção ou pelo menos confirmado o lançamento, o maior exemplo que me vem a cabeça agora é o Golf r400, que usa um 2.0 de 400hp, se o 2.0 pode, pq o 1.0 não poderia.

            • Lucas de Lucca

              Sim sim, nada impede. Meu espanto foi mais pelo salto, pois os mais potentes que eu tinha conhecimento até agora estavam ali na casa dos 140 cv e pra 200 cv foi um salto grande e rápido para já ir para a linha de produção.
              E apesar de ser a mesma potência por litro, acho mais impressionante motores de 1 litro de 3 cilindros rompendo essa barreira de 200 cv do que os 2 litros de 4 cilindros de 400 cv, devido ao seu tamanho minúsculo. Hehe

              • Eduardo Andrade

                Como eu disse, a 5 anos atras eu tbm me sentiria surpreso com algo do tipo, mas hoje em dia nada mais me surpreende.

      • pedro rt

        ja, desde o ano passado

    • Gustavo73

      1.0 Ecoboost de 200cv?! Que eu saiba ele tem 140cv e foi lançado em uma versão exclusiva do Fiesta.

  • automotivo

    Popular ´´esportivo´´ pra ficar com preços acima de veículos de categoria acima? Pra vender quantas unidades?

    • Lucas de Lucca

      Acredito que o número de unidades vendidas não é o foco nesse tipo de veículo né meu caro. Eles servem para atender um nicho específico de consumidores e também como vitrine de tecnologia para a marca.

      • automotivo

        Para um tipo específico de carro.

        há quem goste mesmo do ford ka a ponto de comprar um desses. Se já quem compra o popular é criticado por comprar um carango novo cheio de defeitos e mal acabado

      • visanpai

        Boa análise! Lembro que quando saiu o Palio 1.8R passei a olhar com outros olhos o carro, é um bom chamariz.

    • Pacheco

      Aqui no Brasil um carro desse custaria uns 70 mil reais… Vai ter gente falando que prefere comprar esse ou aquele.

      Infelizmente os esportivos aqui não pegam… seguro caro, são destruidos pelos compradores e pra piorar desvalorizam horrores.

      Infelizmente não é uma realidade.

      • Jackson A

        Isso é pra quem tem grana sobrando e quer diversão.
        Nicho mesmo.

        • Pacheco

          Mas ai quem tem grana compra uma Mini Cooper daqueles de 200cv q são o Satanas.

          • Jackson A

            Não sei por ai, mas aqui é considerado carro de “mulher”, o sexo masculino daqui passa longe do mini.
            Eu particularmente acho o carro bem legal.

            • Pacheco

              Eu acho lindo aqueles que tem o Pacote “não sei o nome”. Lembro de um Coupe 2 lugares que vi em uma loja e me deixou louco. Deve ser uma delicia guia-lo.

              • Linkera

                John Cooper Works

            • Bruno Wendel Marcolino

              ai depende, foi homem ou mulher que comprou, se for um cara que comprou é carro de homem, se for uma mulher é carro de mulher. Rsrsrs.

              • Jackson A

                rsrs, boa.

            • Apopololo

              Não sei o por que tem esse tipo de coisa aqui.

  • FocusMan

    Ficou lindo!

    Mas, isso existirá apenas na terra da Alice, ou seja, no país das maravilhas!

    • Lucas de Lucca

      Aqui não temos o direito de ter nem a linha ST quem dirá um RS… rsrsrs

      • Pacheco

        Não tem mercado pra isso… Acho a Renault muito ousada com o Sandero RS.

        • Lucas de Lucca

          Ah sei lá. Se a VW consegue ter o Golf GTI e a Honda o SI porque a Ford não pode tentar o Focus ST? Mercado até tem. Problema seria o custo mesmo.

          • Pacheco

            Focus ST eu concordo… deveria vir mesmo. Agora Ka e Fiesta acredito não ter mercado e necessidade.

            • Gustavo Pimenta

              Cara, nem isso… Só jogar o 2.0 178cv do focus!

              • Igor Lima

                Blocos de maior cilindrada logicamente são maiores no tamanho… Tem q ver se hã espaço suficiente no cofre para caber o 2.0 178cv… Por isso em compactos e sub compactos a preferência por blocos menores sobrealimentados… de 0.alguma coisa até 1.6 no máximo!

            • Lucas de Lucca

              Na linha Fiesta se aquela versão Sport contasse com o Ecoboost 1.0 de 140cv que equipa os modelos Red e Black Fiesta lá na Inglaterra seria uma opção até “barata” e interessante. Com certeza eu teria um por exemplo, pois além de preferir carros compactos pela suas vantagens, sou solteiro e não tenho necessidade de espaço. Aí, acho frustrante eu ter que ir para um médio pra ter algo mais esportivo.

          • CharlesAle

            Me lembro que nos anos 80, algumas CSS faziam esse papel de incrementar os carros de linha.A SR mesmo, transformava picapes e escort em modelos esportivos. A Ford podia delegar esse papel a terceiros, mas sem perda de garantia..

  • zekinha71

    Ficaria um brinquedinho divertido, mas o preço ia ficar bem sério.

  • Nelson andré machado

    A lateral dessa carro é muito mal resolvida devido a terem usado a mesma porta no hatch e no sedan, por isso o acho feio. Mas essa versão RS ficaria interessante, pois a frente e a traseira chamariam tanta atenção, que ninguém vai reparar na lateral.

    • CharlesAle

      Ué, mas seus concorrentes também usam a mesma porta do Hatch no sedã. Não conheço um sedã compacto que usa portas traseiras diferentes da versão hatch..

      • Nelson andré machado

        O HB20, por exemplo, tem portas diferentes. Olhe a porta do HB20s como faz um corte diferente quando do caimento do teto (não estou falando do aplique de plastico, mas sim da porta mesmo), o corte da porta do hacth é mais suave que a do sedã. A do sedã tem um corte de angulo reto para encaixar melhor o aplique de plastico que vem após a porta, simplesmente para não ficar feio. E não ficou. Já no KA, a mesma porta no KA+ faz os dois ficarem com as laterais mal resolvidas.

  • Yuri Chaves Souza

    O 1.5T ou o 1.0T seriam interessantes, embora, pensando mais racionalmente, no Brasil, acho que um Ka RS poderia sair com alguma peça da prateleira, como um 1.6 de 130cv do Focus (talvez remapeado para render pouco mais) ou, se for pra chutar o balde, o 2.0 178cv do Focus também (se ele couber lá dentro).

    • Edson Fernandes

      Cabe. Eu já penso no Fiesta com o motor de Focus numa versão ST com esse motor Duratec 2.0.

      Ou a Ford poderia colocar um Focus 2.5 com motor de Fusion…

      • Pacheco

        O 2.5 tem pouca diferença de potencia pro 2.0 do Focus. Melhor colocar o Turbo logo.

        • Edson Fernandes

          O motor 2.5 tem uma margem boa de preparação. Ali dá para tirar bem facil mais que os 174cv atuais. Por isso citei ele.

  • Lucas de Lucca

    Não precisava de um “RS”, só a linha ST do Focus e Fiesta já estava de bom tamanho. Pena que o que era distante, agora com crise e dólar disparado é impossível.
    A única coisa viável talvez, pode ser uma versão esportiva do Ka ou Fiesta com o 1.0 Ecoboost de 140 cv vendido na Inglaterra.

  • sheldonDS3

    projeção, mais conhecido como virtual tuning…

  • Blessa

    Só no sonho mesmo

  • Edson Fernandes

    Torque vetorial? Sinceramente? Se fosse para ter um Ka divertido, eu iria na versão SE 1.5, mandava criar em material de fibra de carbono ou de fibra de vidro exatamente como na projeção. O problema seriam esses farois de neblina para fazer… de resto está bem bacana.

    Depois de tudo criado, mandaria envelopar com um azul “a lá” Focus sedan e as rodas teriam pintura clara. Na parte de motor, colocaria um turbo no motor 1.5 para extrair cerca de 150cv a 160cv com pressão na média de 0.8 bar para não forçar o motor e ter cerca de uns 24kgmf de torque querendo utilizar a metodologia meio old school: Atuação por volta dos 1900rpm até 4500rpm de torque e potencia entre 4000 a 6500rpm.

    Isso seria um ka encapetado… mas há receitas mais baratas…rs

    Alias, um conjunto de suspensão e freios também seriam bem vindos. Custo para tudo isso? Cerca de uns R$15000~R$20000 de preparação.

    • CharlesAle

      Sim.Alguns esquecem que a Ford já disponibiliza o motor 1.5 no Ka..Aliás, de boa performance no carrinho…

      • Edson Fernandes

        Sim, mas eu acho um exagero gigantesco o torque vetorial para um carro compacto. Isso é para carros com muita potencia agregada.

        Ainda que a Ford oferte no Focus, creio que caberia melhor em uma versão esportiva. Ok, isso permite que tenha ainda mais traçaõ em curvas, mas fico pensando o quão caro seria incluir tal item em um KA, portanto, eu particularmente abriria mão.

        • Wellington Myph13

          Acho que a ideia de citar o torque vetorial é porque o Focus RS recebeu esse sistema, e pra seguir a linha RS, esta suposta projeção também “deveria” ter…

          • Edson Fernandes

            Mas percebe que esse tipo de coisa que acaba por não inserir versões esportivas em nosso mercado?
            Eu acho super legal um compacto esportivo. Só que para não ter um custo alto para o consumidor na hora da venda, é porque ele tem uma concepção simples em configurações mecanicas. Se vc começa a inserir evoluções tecnologicas, um carro desse realmente é inviavel.
            E então, se vê comentários a exemplo do Sandero RS: “Ah mais ainda é um Sandero”. Sim um Sandero preparado.
            Vai o dono de um Sandero 1.6 (ou 1.0) se aventurar a prepara-lo: Se o cara gastar menos de R$5000 não será uma preparação ao mesmo nivel desse produto. Mas foi uma forma menos cara da fabricante necontrar um nicho para o produto.

    • Alligator

      Para fazer as lentes do farol de neblina pode-se fabricar a peça em acrílico transparente

      • Edson Fernandes

        Mas e o custo?

        • Alligator

          se vc mesmo fizer vai ter um custo financeiro baixo, mas o trabalho envolvido vai ser alto, pois envolve três processo que são matrizes das peças, para construção dos moldes de silicone, para a produção da peça final que é o mais simples pois envolve dois produtos químicos de uso profissional para dentistas. No Youtube tem vídeos que explicam

          • Edson Fernandes

            Então imagino que não seria simples. Talvez a ideia fosse ou encaixar no mesmo espaço um farol de neblina em moldes parecidos ou incluir no desenho o farol de neblina original. Porque essa brincadeira toda para se fazer a parte já teria um custo relativamente alto.

  • Brasileiro

    Bela projeção!

  • Bruno Wendel Marcolino

    ta quase bom!!!

    Mas nenhum supera o Mitsubishi Ka Airtrek!

    (achei muito xuning a projeção!)

    • Yuri Chaves Souza

      Ford Ka – tastrófico!

      • Bruno Wendel Marcolino

        muito doido.

  • Paulo Henrique

    Ka um carro honesto pela qualidade de sua montadora

  • Wellington Myph13

    Ka ST 1.5 Ecoboost 150cv e 24kgfm de Torque – 69.990,00
    Fiesta ST 1.6 Ecoboost 190cv e 29kgfm de Torque – 89.990,00
    Focus ST 2.0 Ecoboost 240cv e 36kgfm de Torque – 119.990,00

    Isso sim era estar bem servido… (Tirando o preço nas alturas que necessariamente não esta fora do mercado atual…)
    Acho que RS tem que ser pro Fiesta e Focus só…

  • Marcelo Henrique

    Sim, seria divertido.
    Mas não venderia pois… estamos no Brasil.

  • Paschoal Alves

    Parece um marca texto meio nervoso!



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