Projeção: Peugeot 2008 GTi seria possível?

21/02/2016

peugeot-2008-gti

O facelift recente do Peugeot 2008 na França teve a estreia de um pacote esportivo chamado GT. Nada relacionado com aumento de performance, ficando apenas na aparência. No entanto, não deixa de ser interessante observar que algumas marcas começam a converter crossovers e SUVs em esportivos.

No caso do Peugeot 2008, o crossover poderia ir muito além com a tecnologia que a PSA dispõe atualmente. Não é surpresa que o modelo brasileiro é bem mais potente que o europeu, tendo 173 cv contra 130 cv. Essa cavalaria já dá ao 2008 uma boa performance. Mas, ele poderia ir mais longe?

Essa projeção de X-Tomi Design mostra que o Peugeot 2008 poderia chegar à desejada versão esportiva GTi. Atualmente, o propulsor 1.6 THP entrega 200 cv no 308 GT e 270 cv no 308 GTi. Caso fosse introduzido no crossover, este teria um ótimo desempenho. Mas, não existe opção de tração integral para ele.

Assim, um Peugeot 2008 GTi com 270 cv e transmissão manual de seis marchas (ou mesmo automática) seria um carro muito interessante de guiar, ainda mais com a força toda nas rodas dianteiras. Suspensão mais baixa e firme, kit aerodinâmico condizente e acabamento personalizado fechariam o pacote.









  • Denis

    Ora, se a Fiat conseguir fazer da Toro com os conceitos de um SUV, por que a Peugeot não faria o mesmo do 2008 num belo carro competidor????? Tudo isso é uma questão de genialidade, e claro de bom senso e vontade da fabricante também!!!!!

    • oscar.fr

      Não entendi a referência à Toro. Favor explicar.

      • Denis

        Nas palavras da Fiat, o Toro é um conceito Sport Utility Pick-ups (SUP), Reúne o porte, a altura e a ergonomia de um SUV; a robustez de um fora de estrada com o conforto de um automóvel; e a praticidade e espaço de uma picape cabine dupla de quatro portas, com capacidade para acomodar até cinco pessoas com requinte e segurança e levando consigo até 1 tonelada de carga. Em seu desenvolvimento, o Toro foi pensado para ter um design moderno e arrojado, além de oferecer ótima dirigibilidade, ergonomia, qualidade de acabamento e praticidade de uso.

  • AndersonRomeiro

    Esse carro já é baixo, imagine uma versão dessas.

    • Gustavo73

      Baixo? Tem a mesma altura do solo do HRV…

      • João Martini

        E pra mim esse é o problema dele. Na Europa é uns 3-4cm mais baixo. Muita diferença, e não bastasse isso ainda tem bem mais motor. Patina demais.

        • Clovislauro

          “patina demais”?

          • João Martini

            Todo carro com excesso de potência e altura tem mais dificuldade em despejar a potência no chão, vide qualquer 2.0T da VW. No Brasil são mais altos do que no projeto original, e sem o controle de tração ligado viram uma lixadeira, ao contrário do TT, por exemplo.

        • Gustavo73

          E a frente fica meio boba(passarinha)nas aceleranções Na altura normal (europeu) e rodas 17″ o comportamento da versão THP seria melhor (não que seja ruim).

          • Guilherme Eduardo

            Se a questão for altura e roda isso é fácil. A lei brasileria já permite rebaixar (com algumas limitações) e colocar rodas maiores. Não seria original de fábrica mas não seria gambiarra.

            • Gustavo73

              Como outro comentarista falou, dá pra importat as molas do modelo europeu que é mais baixo. Isso é de”fábrica ” não parece complicado.

        • O que o pessoal tem comentado é que dá pra comprar as molas do 2008 europeu, e tirar essa altura excedente, dizem que é plug and play, e o carro fica com um chão incrível, quase um 208 SW

          • Gustavo73

            Já li sobre isso também. Mas não sei cono fica a dirigibilidade na prática.

      • KVF

        Na verdade ele tem mais altura de solo que o HRV, 20cm contra 17.

  • Silas Coul

    Não

  • V12 for life

    Qualquer carro pode ter versão esportiva, a questão não é ser possível e sim viável. Agora partindo do principio que o 2008 é da família do 208 e não do 308 que tem o 3008 como derivado, dificilmente ele teria mais potencia que os 200 cv do 208 GTI.

  • Boris

    pelo que anda um THP brasileiro só precisava dar um up em suspensão e freios q já ficava show.

  • Airplane

    PUG ? Não, obrigado!

  • Marcio Andriani

    Olha não vão roubar minha idéia.. kkkkkkkkkkkkkkkkk, se a bendita da Peugeot não fizer o 208 GT serei obrigado a fazer uma 2008 GT…Preta ou Vermelha fica melhor, não gosto das duas cores, porém falta destravar o THP flex…..dai 230 cv no alcool com pouca coisa de Ups será fácil e no preço de Kit Padaria…….Vamos aguardar…..

  • Thiago Aguiar

    Cruz credo…

  • Felipe S. Rangel

    Eu achei show!

  • Wagner Lopes

    Nada a ver…

  • Bispo

    o 173cv ainda é lenda, por aqui… e já deliram com o 270cv…. BRphutenfia….

    • Arthur Aguiar de Lira

      Como assim, lenda?

  • Gian

    Seria é bem legal!
    Fica parecendo uma Station

    • oscar.fr

      Eu discordo. Apesar da menor altura em relação ao solo, ele ainda teria um perfil bem diferente de perua. Ficaria um carro bem híbrido entre crossover e minivan.

  • oscar.fr

    Ficaria interessante, mas, sinceramente, não vejo necessidade de um motor mais potente e de melhor desempenho que o nosso THP 1.6. A proposta de alto desempenho combina melhor com 208 e 308.

  • Vattt

    Sim!!! Um belo carro, e nessa versão continua show.

    Pena que não tenha preço de “208 SW” caso existisse!!! Sou sincero em falar que estou cada vez mais perdido com os preços dos nossos carros. Mas pelo valor cobrado por ela, o consumidor brasileiro prefere Duster, Ecosport, Renegade e HR-V. Creio que seja por ser a menor em medidas e mecânica similar a uns (Duster, Renegade e Eco) e inferior a outros (Renegade e HR-V).

    Prova de que só a beleza não cativa no Brasil como muitos dizem, é o conjunto da obra.

    Exemplos não faltam:
    Duster – design simples, mecânica simples, assistência cada vez maior no Brasil e preço extremamente competitivo.
    EcoSport – Design atraente, mecânica simples assistencia gigante e preço competitivo.
    Renegade – Design controverso (eu gosto) mas novo, opção de mecânica simples e moderna, assistência em crescimento e preço competitivo.
    HR-V – design atraente, mecânica moderna, assistência em crescimento e preço ridículo de caro!!!
    ————
    Peugeot 2008 – Design atraente, mecânica não condizente com a propaganda (salvo versão THP que tem apenas câmbio manual), assistencia enxugando cada vez mais e preço similar ou maior que alguns concorrêntes. Posso dizer que só tem uma 2008 branca em minha cidade desde seu lançamento não vi outra (sei pela placa)

    Deveria por ela no programa para deficientes com isenção total em sua versão com mais acessórios tipo teto e e EPS, mas não divulgam a propagarnda com a versão griffe e quando vamos atrás só tem as rodas da versão Top, o resto é basicão!!!