Crossovers Europa Projeções Renault

Projeção: Renault Grand Captur como sucessor do Duster?

renault-grand-captur-1

Há alguns dias falamos sobre o Grand Captur, uma variante maior do crossover Captur europeu. No entanto, parece que a ideia vai muito além de uma versão com mais espaço e porta-malas. O real destino seria os mercados emergentes, de acordo com rumores que circulam na França. A produção do modelo começaria já no início de 2016, enquanto o SUV atual será atualizado em 2017.

Conhecido como projeto HHA, o chamado Grand Captur seria um novo utilitário esportivo de baixo custo para mercados emergentes, herdando o estilo sofisticado do Captur francês. A base seria do Dacia Duster, aparentemente identificada através de flagrantes do modelo.

renault-grand-captur-2

Isso significa que o Grand Captur terá opção de tração nas quatro rodas, algo que o Captur atual não tem, pois compartilha a plataforma com o Novo Clio. Assim, sobre a plataforma B0, o novo crossover poderia ser feito em vários lugares, especialmente Brasil e Índia, bem como Rússia, Colômbia e até mesmo a China.

Como já se sabe, o Captur tem apenas 4,12 m e um porta-malas muito menor que o Duster, que mede 4,31 m e tem no bagageiro um de seus maiores atributos. O SUV de origem romena até o momento não teve sinais de uma nova geração e o Grand Captur poderia ser o sucessor perfeito para isso, aliando robustez do Dacia com o estilo atraente do Renault.

renault-grand-captur-3

O maior tamanho do Grand Captur significará mais espaço interno, conforto e porta-malas, essencial para um segmento cada vez mais familiar. Ainda existe a aposta de que o modelo será vendido na Europa Ocidental, embora a Renault-Nissan tenha produtos específicos para cada nicho do mercado de utilitários esportivos.

Ou seja, o Grand Captur teria nos emergentes seu principal alvo, evitando assim possível fogo amigo no disputado mercado europeu. Caso venha mesmo a substituir o Duster, mantendo a mesma proposta de espaço e porta-malas, o novo SUV compacto poderia partir para cima de HR-V e Renegade com novos atributos. O que você acha?

renault-grand-captur-4

[Projeção: Auto-Moto]





  • Jad Bal Ja

    Talvez isso explique a preguiça da Renault em fazer uma verdadeira reforma no Duster. esta na verdade pensando em um sucessor.

    • Gilberto Silva

      Não faz o menor sentido, não após a recém chegada do Duster Oroch.

      • Peuooo

        o que tem a ver oroch com o sucessor do Duster?

        • Tosca16

          eu acho que ele quis dizer que a linha Duster agora está com mais um integrante; então se a linha está crescendo descontinuar o atual Duster seria estranho.

          • DiMais

            mas se ao invés de ser batizado como Captur chegasse apenas como Novo Duster?
            se fizeram o milagre na reforma do Logan, nada impede um salto visual tão grande no utilitário também. aliás, tendo agora a dupla HR-V e Renegade não tem mais como jogar qualquer coisa no mercado.

            • Tosca16

              fica complicado agora, tem a tal de Oroch na gama, é mais um integrante da família Duster … Bom, ambos poderiam conviver na gama, por mim deixaria Duster mais robusto e fora de estrada, enfatizando e melhorando sua vocação off-road, e esse novo viria ser um SUV moderno e confortável, com outro estilo e nível de acabamento, conforto e tecnologia . Agora vc imagina trazer esse como o novo Duster tento recentemente lançando a Duster Oroch, que seque o visual do mesmo Duster; teriam que atualizar visualmente um veículo que mal chegou no mercado .

      • Jad Bal Ja

        O Oroch pode caminhar sozinho, mantendo a cara do velho Duster. E o Duster mesmo virar Grand Captur…. isso é coisa para daqui uns 2 anos, não é para amanhã.

      • Deadlock

        Mas, pode ser. Vão fazer porfaz aqui a Captur na base do Duster, não ficaria difícil termos um Grand Captur, um pouco maior que o Duster.

      • RyanSX

        Em minha opinião faria até bem bem para a Oroch que ficaria isolada com suas vendes e com design próprio. Convenhamos, a Oroch ficou até mais bonita que a Duster original, para que a caçamba ornou com o restante.

    • Franco da Silva

      Sucessor não, irmão de “luxo”. A plataforma é a mesma, mas a imagem…
      Eles vão conviver e o Captur será mais caro. Fecha com notícias que saem desde o início do ano.

      • Zeca Piroto

        Exatamente, concordo contigo, vai ser vendido como uma categoria acima do Duster, pode aguardar os 80 mil ai…

        • Franco da Silva

          A Renault viu Jeep e Honda atacando ali em cima e vai se meter. Não vai vender tanto, mas junta as vendas do Captur e do Duster, será bem rentável…

          • Edson Fernandes

            Isso só vale se realmente o Captur vier em um conjunto tecnologico moderno. Será que poderá ser a vnda do motor 1.2 TCe?
            Porque não faz sentido ser apenas uma versão “carinha bonita” do Duster.

    • 4lex5andro

      é ate necessario para a renault mexer no duster, mesmo que nao venha como um captur, mas uma reforma geral pra encarar hr-v e renegade ..

      o mesmo vale pra ford em relaçao ao ecosport ..

  • Vattt

    Sucessor do Duster, mundo a fora né!?!

  • Mr. Bola de FOGO!

    Acho que deveria ter substituido o Duster desde a tentativa de facelift…
    Faria bem mais sucesso aqui.
    Apesar do duster ser um carrão, no visual deixa a muito a desejar, talvez a versão conceito com os faróis e grade faria mais sucesso que atual, mas Dacia Renault vacilou e quis economizar…

    • Gustavo Bastos Filho

      Carrão?

      • Mr. Bola de FOGO!

        Em vistas com o que temos no mercado sim, é um carrão.

        • Gustavo73

          Na categoria não vejo ele como carrão.

          • Mr. Bola de FOGO!

            É né…

            • Edson Fernandes

              Não, não é.
              Se é para dizer de tamanho sim, ele é um carro com grandes dimensões, mas está longe de ser um carro no quesito, o que trás de agregado, porque um Ecosport, HR-V, Renegade… são bem superiores.

  • Alexandre

    Seria um salto e tanto, mas acho demais para a Dacia Brasil.

  • Sam86

    Mais bonito que o Duster com certeza será.

    Agora desempenho, estabilidade, dirigibilidade provavelmente será a mesma porcaria do Duster.

    • Gustavo Bastos Filho

      Concordo

    • celso

      Exatamente, o carro é bonito, mas quando se lê “projeto de baixo custo”,
      aí já sabemos que será uma m***.

  • João Vitor

    Bem, sucessor não é porque o Duster é um Dacia e não um Renault autêntico

    • Raul Godiano

      Os dois usam a mesma plataforma, inclusive na Europa, o que muda é a roupa.

  • Marcio C

    Passou da hora da Renault trazer o clio novo e isso aí pra substituir o duster…
    Ngm deveria comprar renault até eles trazerem novidades… baixa o preço do sandero, coloca ele pra brigar com o gol e traz o Clio e a Captur pra brigar com fiesta e EcoSport…

    Nego é tudo imbecil e burro, se trouxesse esses carros talvez alguém desse a mínima pra renault hj em dia… Executivos de merda.

    • Gustavo73

      Se fosse para ser como na Europa Sandero e e cia custaria menos que o Up.

  • Come On!!

    kkkkkkkkkkkkkkkk doce ilusão para os HUEbr.
    A Renault não vende Renault no Brasil!

    • Jad Bal Ja

      Mas não é um Renault, é um Dacia disfarçado de Renault hahahaha

      • Come On!!

        O Captur não é Renault? é Dacia?

    • arzanette

      O único Renault no Brasil e a van Master fora isso mais nem um.

  • Bruno Wendel Marcolino

    Po, dai sim!!!! Que carro lindo. Não gosto desse segmento, mas a Captur me motiva a te-lo!!!

    Ainda mais nesse azul, gostei dos bancos também que seguem o padrão da carroceria, não ficou tão cafona como se vê em alguns carros que tentam isso.

    No mais seria uma ótima jogada, porém aqui no Brasil ele tria os famigerados 1.6 e 2.0 da Gran Tour que equipa o Duster atual. Poderia vir com atualizações de motor também, já que ao meu ver esses motores estão bem defasados, porém tem manutenção simples e isso pesa bastante na decisão.

  • Tosca16

    Eu não vejo como sucessor do Duster, mas poderia bem vir ao mercado independente do Duster ou não; eu se fosse a Dacia aumentaria a vocação off-road do Duster, dos pseudos aventureiros é menos pseudo digamos assim. Vejo boas referências nesse aspecto ao velhinho Duster, então se o mesmo já possui essas características vamos aperfeiçoá-las mais um pouco . Deixaria um Duster com opções de tração 4×4 desde as versões de entrada, diminuindo o número de versões e deixando ele cada vez menos urbano. E até cogitaria uma versão duas portas menor pra competir com modelos como o Suzuki Jimny, oferecendo só um pouco mais de espaço e potência. E esse Captur para concorrer com os SUV’s da nova geração seria uma boa pedida.

  • Rodrigo Queiroz.

    Este projeto HHA, chamado Grand Captur, poderia aproveitar para reestilizar a traseira do Captur à semelhança do Renault Kadjar, já que a traseira atual é muito feia.
    E espero que a plataforma B0, do Logan, não venha a comprometer a segurança do monobloco em colisão. Já a tração nas 4 rodas é bem vinda, assim como freios à discos traseiros, ESP, direção elétrica, motor com comando variável e injeção direta, câmbio EDC, etc…

    • Alligator

      o motor que a Renault deveria trazer é o 1.6 turbo usado no Qashquai com 163cv, pois acho que a Renault não está cumprindo nenhuma regra do Inovar auto

  • Rodrigo Queiroz.

    Qual é a traseira mais bem resolvida, Captur ou Kadjar ?

    • Ralph Minei Yamaguti

      Com certeza a Kadjar!

  • Brasil_MG

    Linda essa Captur…Pena que não é DACIA..e não sendo DACIA não vem ao Brasil…

  • Darlon Anacleto

    O Duster por si só não consegue fazer frente à concorrência e, só não está pior, pq apresentou pequenas novidades neste ano. E logo deve chegar o representante da Hyundai no segmento, além da Toyota, que não vai querer ficar de fora. Então, faz todo sentido ter um modelo em pé de igualdade com os concorrentes.

  • Garuda

    Tomara mesmo porque a Duster…………………………… que carro horrível

  • Thomás Vasconcelos

    No mínimo, mais bonito que o Duster.

  • Airplane

    São produtos complementatares. O Captur não substituirá o Duster.
    O Captur tupiniquim utilizará a plataforma do Duster para diminuir seus custos e viabilizar sua fabricação e venda no Mercosul.

  • CanalhaRS

    Captur com base de Duster, continua não sendo Captur. Portanto continuaremos não tendo um Renault legítimo feito aqui.

    • 4lex5andro

      mas analisando bem, o clio, apesar de ser praticamente o mesmo desde 98, nao deixa de ser um autentico renault ..

      é um detalhe até ironico, o unico renault em produçao no país, ser exatamente o primeiro, permanecendo mesmo depois das passagens de megane, twingo e scenic ..

    • Alligator

      Sandero usa plataforma B0 e Clio usa plataforma B0, está certo que é uma plataforma simplificada mas não deixa de ser B0 também

  • oscar.fr

    Não faz sentido a Renault tirar do mercado um nome consagrado como o Duster. O Captur deverá vir para ficar acima.

  • Como havia dito uma vez atrás, entramos no perigoso momento de um novo mercado:

    Crossovers compactos “premium” onde já estão HR-V e Renegade, fora Captur, Ix25 e CH-R

    E os compactos de “entrada” com EcoSport e Duster e Tracker…

  • Zé Mundico

    Carro que vende bem não sai de linha, quando muito dá uma repaginada. Esse Captur pode ficar acima do Duster, que é um carro mais pé de boi e tem um preço mais acessível. Esse Captur pode ficar para um público mais refinado que gosta de coisa boa e confortável..

  • CASSIO

    seria uma boa sacada da RENAULT conjunto mecânico robusto com um belo desenho ……

  • Respondo Sim

    Como a Renault faz interiores feios!

  • Thiago K. Galiza

    Eu particularmente acho meio difícil, a Renault acabou de lançar a Oroch que seria praticamente um Duster com caçamba e vai descontinuar o SUV? Não me parece muito sensato

  • Edson Fernandes

    Engraçado isso…. mas a plataforma dos modelos é a mesma.
    E também, é só reparar os itens compartilhado entre os modelos Clio, Captur, Sandero, Logan e Duster. Esse volante veio emprestado Fluence… que recebe a central multimidia R-Link do Clio, ar condicionado automatico dos Dacia, cambio do Duster (Megane II), puxadores Duster, saida de ar misto de Duster com captur proprio para agregar em uma boa posição a central…. que por consequencia, esse painel também combina com aquele projeto da Avtovaz que tem o mesmo desenho.
    Não feliz com isso? Observe que ali há um porta objetos no console do meio bem ao modo do Duster topo de linha, ganhando apenas mais um porta objetos a frente dos porta-copos. Tudo, usando os moldes de chapa e peça intercambeavel entre eles.