Governamental/Legal Tecnologia Trânsito

Projeto de Lei prevê recebimento de multa por e-mail ou SMS

joao-pessoa-multa

Um Projeto de Lei do deputado federal Ronaldo Fonseca (Pros-DF) prevê mudanças na notificação de autuações de trânsito em todo o país. Pela proposta, os proprietários de veículos poderão receber a multa praticamente na mesma hora em que foram inseridas no sistema do órgão de trânsito.

Atualmente, as notificações são enviadas pelos Correios, mas em alguns casos, demoram meses para chegar aos destinatários. Assim, o PL quer que os departamentos de trânsito enviem as autuações através de e-mail ou SMS. O cadastro eletrônico ficará por conta do Contran e os avisos deverão conter tipo de infração, local, data e hora.

A ideia é tornar o processo mais cômodo, pois muitas vezes as multas chegam ao motorista quando este já nem lembra em que circunstâncias ocorreu a infração, evitando assim problemas como os de pontuação, por exemplo. O sistema tradicional por correio será mantido.

[Fonte: Estadão]





  • PrGirafales

    qual a novidade ai, o que eu recebo de multa por email (spam/virus)…. isso nao vai ser novidade algum, o único porem é que se fizerem isso ninguém vai abrir os emails pq vai tudo pro lixo como spam

    • Leandro Almeida

      Mas aí é problema de administração de e-mail de cada usuário. Desmarque os e-mails do Detran na lista de spam e seja feliz, oras.
      Apoio qualquer iniciativa que facilite a vida de um cidadão.

  • Adriano Tochio

    Quando convêm nossos políticos são moderninhos em ! , né não ?

    • Guilherme Couto

      Deviam tornar a falta de manutenção viária crime hediondo também.

      • Yamaha Mt-09

        Ai eles ganham licitação só a cada 30 anos e não a cada 6 meses para reparos.

  • fbl

    Pra agilizar a cobrança esses caras sao rapidos e cheios de criatividade. Pra deixar as ruas sem buracos e erros bizarros de engenharia sao lerdos. Corja de sangue sugas

    • paulo sergio berezovski

      E ainda tem gente que fala,”mas sem o governo quem vai construir as estradas”

      • fbl

        Tem jeito nao. Esse é um país de M… Somos refens desse tipo de povo aí. Menos mal se pelo menos aniquilarem logo esses esquerdopatas safados que so atrasam esse país roubando e desgovernando.

        • Louis

          Enquanto a quadrilha rouba, os tr0uxas estão aplaudindo a passagem da tocha olímpica… O circo está armado. E os palhaços já estão carregando a tocha.
          PS.: Eu ri quando a pettisstta Luiza Trajano (dona do Magazine Luiza e amiguinha da Dilma) tropeçou e se espatifou no chão com a tocha na mão.

    • Luiz

      Cara, to desconfiado do texto desse post. Vi em outros lugares que se trata apenas de aviso da multa, que é diferente de notificação e da multa propriamente dita.

      Ou seja, nem a cobrança e nem a notificação via Correios serão agilizadas, continuarão da mesma forma que é hoje. Precisamos ler o texto do PL.

      Mas independentemente disso, quanto mais rápido o motorista ficar sabendo, melhor para ele se defender da próxima multa e evitar outras sequencias no mesmo dia, que é o caso do farol acesso de dia. Não sei como é feito, se 3 guardas diferentes que te viram com farol desligado em um trecho de uma mesma BR em um mesmo dia podem te multar (3 multas) ou se consolidam em uma só.

      E outra, uma coisa não anula outra. As multas são necessárias, da mesma forma que a fiscalização dessa grana arrecadada e a aplicação dela.

    • Oliveira17

      A população é o fiscal, se cada um fosse no departamento da prefeitura responsável pela manutenção das vias publicas e falasse dos buracos ou imperfeições nas vias públicas, tenho certeza que eles ter que se mexer. Mas ficar reclamando na internet como crianças mimadas não irá resolver nada.

      • fbl

        Vc foi? Vc ja foi na prefeitura reclamar por isso? ja foi em alguma repartição falar de uma coisa dessas? Como receberam isso? Anotaram direitinho sua reclamação no balcão? Vc deve ta em outro planeta. Oq tem q ser feito é isso que povo ta fazemdo se manifestando em massa contra tudo, fazendo pressao pra sair os maus politicos e tambem cobrando por melhorias em tudo. Nao estamos na alemanha nao.

        • Oliveira17

          Mudam os rostos apenas; infelizmente, os políticos são o reflexo da população, pra alguma coisa mudar no Brasil, é preciso mudar dentro do brasileiro primeiro.

          • fbl

            a crise moral é do povo brasileiro. Tanto os que nao chegaram quanto os que chegaram ao poder. Ta tudo errado

            • Oliveira17

              Com certeza, a crise moral eh mais perigosa e muito mais sutil. A crise política e financeira eh mais indagada porque está exposta. Os valores estão se perdendo meu caro fbl.

      • Rodrigo

        Reclamei de um buraco no caminho do trabalho (na verdade uma cratera) há 8 meses pelo Canal de Ouvidoria do site da Prefeitura de São Paulo, tirei foto e tudo. Até hoje o buraco continua lá (é uma rua residencial que liga duas vias principais). Detalhe que há uma linda ciclofaixa sub-utilizada nessa mesma rua e as vezes há até um CET multando quem invade-a para desviar do buraco.

        • Oliveira17

          O buraco so atrapalhava você? Duvido muito; o único que tomou alguma atitude foi tu, infelizmente a prefeitura nao deu a devida importancia, mas se todos que ficaram incomodados reclamassem como você fez, com certeza nao iriam mais virar as costas para esse problema.

          • Rodrigo

            Olha não posso afirmar que somente eu tenha me incomodado e entrado em contato com a prefeitura, primeiramente pq, como disse, não moro na referida rua e segundo pq é uma rua estritamente residencial, com muitas casas, então é bem provável que ao menos um morador tenha informado também para cobrar providências.
            O que realmente me indignou foi ver agente da CET ali só pra multar quem invadia a ciclofaixa para escapar do buraco.

            • Oliveira17

              Aí caberia aos agentes da CET ter bom senso, que os motoristas invadiam a ciclofaixa por causa do buraco.

  • paulo sergio berezovski

    “Demora meses para chegar pelos correios”,isso mostra a eficiência desse lixo estatal,temos que privatizar essa porcaria de correios

    • Oliveira17

      A culpa eh do governo que faz poucos concursos para essa empresa pública, a demanda eh grande comparado com a quantidade de funcionarios. Brasileiro tem essa mania de querer privatizar os órgãos públicos, como se isso fosse resolver os problemas, se isso acontecesse voce iria ver a tocha entrar no seu rabo com força. Na Alemanha o cidadão eh multado se jogar uma bituca de cigarro no chão, por exemplo, se essa modalidade tivesse aqui iriam reclamar que o governo ta roubando do povo, infelizmente no Brasil eh assim, so sabem reclamar, reclamar e reclamar, mas fazer à sua parte não fazem.

      • Matafuego

        Brasileiro tem mania de achar que tudo que é estatal é bom. Os Correios acham que a região em que eu moro é insegura, portanto, não entregam encomendas de valor na minha casa e por isso, sou obrigado a ir a um centro de distribuição dos Correios para pegar minhas encomendas. Pago o mesmo que todo mundo e sou tratado diferente.

        Nenhuma transportadora privada se nega a entregar as coisas diretamente na minha casa e via de regra, o frete delas é mais barato. Os Correios chegaram a ter um chefe para cada dois funcionários e atualmente dá prejuízo para o governo. Não sou obrigado a pagar déficit de uma empresa ineficiente e mal gerida.

    • kravmaga

      Eu recebi o boleto da multa (já havia recebido a notificação) pelos correios com atraso, ou seja, já não consegui pagar com desconto por causa deles !

  • Sassá

    Gracas ao demônio! pelo menos evita aquela sensação horrível de receber depois de 3 semanas uma notificação atras da outra, geralmente por uma vacilada sua num trajeto que vc passa todo dia…..e érder a carteira no processo. Se for na hora, fica ate mais educativo.

  • Rodrigo

    “ideia é tornar o processo mais cômodo, pois muitas vezes as multas chegam ao motorista quando este já nem lembra em que circunstâncias ocorreu a infração, evitando assim problemas como os de pontuação, por exemplo. O sistema tradicional por correio será mantido.”

    Mais cômodo, meuzovo! Eles querem é acabar com a chuva de recursos (ganhos) porque a notificação chegou com mais de 30 dias da autuação por pura ineficiência da máquina pública!
    Depois dizem que não existe indústria de multas (e tem pelego que defende essa corja imunda ainda por cima).
    Lembrando que em Novembro desse ano os valores das multas e fatores multiplicadores irão aumentar. E ainda há um projeto de lei alterando o número máximo de pontos dos atuais 20 para 14. Fiquem espertos que a farra ainda não acabou…

  • Zé Mundico

    Excelente proposta. Espero que seja aprovada e vigore em poucos mêses. Facilita a comunicação e a vida do motorista, que fica sabendo em pouco tempo da %$*$#@ que fez.

  • kravmaga

    Nem gastar com carta esses p*%$#$ querem mais !

    Agora para tentar se defender contra a indústria da multa vai continuar difícil, te obrigando a ir no DETRAN ou PRF, escrevendo formulários imensos, anexando um monte de provas e no final eles nem olham e simplesmente indeferem porque a meta é arrecadar ! Criar um sistema na internet para fazer isso nem pensar, né ?

  • Marcio Almeida

    Agora só falta um sistema de recorrer da multa tb assim. E não pense que porque vai ser td on line que as multas vão baixar apesar do custo do governo baixar.

  • Airplane

    Poderia ser pelo WhatsApp ?

    • E se visualizar na sequência, toma outra por dirigir com celular. Kkkkkkkk

  • Zé Carioca

    Essa matéria está desatualizada, eu já recebo avisos de multa no meu e-mail normalmente, sempre com um link para um documento .exe que eu digito a minha conta, senha do banco e número do cartão para já pagar automaticamente o valor devido! O serviço é tão eficiente que eu até recebia esses e-mails antes de tirar a carteira de motorista e ter um carro, gerando assim saldo positivo para eu poder ficar tranquilo no começo!

  • zeh

    intenção????…adiantar o recebimentos dos valores logrados….FATO…..

  • Sergio

    Vc leva uma multa no radar, aí recebe o SMS, vai olhar o celular e leva outra. he he he

  • Rafael Santos

    Melhor criarem o sistema de multas por débito automático…



Send this to friend