Asiáticos Proton Tecnologia

Proton anuncia nova geração de motores GDi e TGDi

proton-preve-2012

A Proton continua focando apenas no mercado malaio e cercanias do Sudeste Asiático. No entanto, como já se sabe, a marca local tem potencial para ir muito além e chegar em mercados promissores, como Índia, Brasil, México, Rússia e China, por exemplo.

Mas mesmo estando “presa” dentro de casa, ela mostra que o desenvolvimento próprio é algo importante em um fabricante de automóveis. Antes, a marca tinha somente o motor Campro 1.3 e 1.6, incluindo o 1.6 Turbo, em seu lineup. Agora, anuncia uma nova família de motores modernos.

A nova gama inclui dois motores de três cilindros, sendo 1.0 e 1.2, bem como propulsores de quatro cilindros 1.3 e 1.5, ambos com opções GDi e TGDi, ou seja, com injeção direta e a adição de turbocompressor no segundo caso. A gama foi desenvolvida em parceria com Petronas e Ricardo Engineering.

A Proton divulgou que o 1.5 TGDi entrega 180 cv e 25,5 kgfm, bons números para um propulsor pequeno, que pode mover com desenvoltura modelos como os Preve e Suprima, por exemplo. A empresa também fechou um acordo com a japonesa Jatco para fornecimento de um câmbio CVT moderno. Os lançamentos ocorrerão entre 2017 e 2020.





  • Rbs

    Todo mundo mostra a sua marquinha . . . E o brazil continua mostrando sua marquinha de biquíni desenhada na bundinha!

    • Clovislauro

      Pois é, há marcas malaias, chinesas, indianas, russas, turcas, romenas, tchecas, australianas, entre outros, que em maior ou menor grau fazem parceria que marcas tradicionais. No Brasil temos apenas a Agrale que nem podemos considerar que faça carros de passeio.

      • Jhon Rolemberg

        Temos a Troller!

        • Fábio

          Que agora pertence a Ford.

          • Jhon Rolemberg

            Como a Land Rover e Jaguar pertence a TATA e nao torna a mesma Indiana.
            Simples. Criação e história brasileira da Troller, independente de qual empresa assume a mesma hoje.

            • Tosoobservando

              Torna sim, se os indianos quiserem fecham as fabricas na Inglaterra e deixam somente la e outros. No mundo capitalista empresa nao tem nacionalidade e sim investidores!

    • Hox

      kkkkkkkkkkkkkk é isso que o Brasil tem para mostrar ao mundo

  • TFSI

    A lateral desse carro parece o Kia Rio Sedan.

    • Antonio

      Primeira versão do honda city

  • pedro rt

    a unica marca q temos e a agrale, a troller foi vendida pra ford e a chamonix acho q nao produz mais nada ha anos. a TAC faliu…

    • A TAC não faliu, foi adquirida pela chinesa Zotye no final do ano passado.