Europa Montadoras/Fábricas PSA Tecnologia

PSA apresenta sua fábrica do futuro – Planta digital deve ser inaugurada em 2030 (vídeo)

psa-usine-du-futur-1

Daqui há 15 anos, a PSA pretende iniciar a produção de automóveis em uma fábrica quase que totalmente automatizada e digital. A chamada Usina do Futuro terá poucos trabalhadores e muitos robôs, além de redes inteligentes de comunicação.

psa-usine-du-futur-3

A ideia é que peças e componentes dos automóveis cheguem à fábrica em tempo de serem montadas, mas utilizando comunicação digital individual com os montadores, bem como a seleção automatizada e robotizada das partes que serão necessárias para a montagem final.

psa-usine-du-futur-4

Mesmo a soldagem será mais evoluída que a atual, sendo feita unicamente por robôs, que também farão a inspeção de qualidade da solda no mesmo local, reduzindo assim o tempo na linha de produção.

psa-usine-du-futur-2

A ergonomia do serviço para os trabalhadores será mais eficiente e a utilização de realidade aumentada e imagens em 3D facilitarão a montagem de motores, testes e inspeções. Smartphones serão utilizados na comunicação dentro da linha, reduzindo o tempo das ações a serem efetuadas no processo produtivo.





  • _William

    Se não tiver falido até lá…

    • Tripé

      Sério que tem gente no NA que não sabe a situação que a PSA vive fora do Brasil?

      • Luciano Silva

        Pois é, depois de alguns anos tendo prejuizos a PSA voltou a dar lucro, felizmente.

        • Murilo Soares de O. Filho

          Mas ainda é pequena para concorrer com grandes Grupos. A PSA sofre por ter uma presença forte só na Europa, em outros mercados sua presença é muito pequena. Mercados como Ásia, América Latina não está nada bem, e não tem presença nenhuma nos EUA.

          • Vitor Yohan Casaes

            A PSA é muito preguiçosa fora da Europa, qualidade e bons produtos ela tem, só precisa investir em outros mercados.

          • _William

            Dá até pra pegar a Fiat como exemplo, tem atuação forte na Itália, Brasil.. e sofre no resto. Sorte dela que faz parte de um grupo muito grande e que tem marcas que são mais rentáveis..se tivesse num grupo como o da PSA já tinha ido pro saco.

      • _William

        Uma empresa que não tem presença forte na América do Norte, América “Latrina” e Ásia, como já citado, (que são os mercados que mais tem consumido, e que mais podem crescer) não pode querer sobreviver no longo prazo, se continuar assim até 2030 vai ser engolida por outras que tem crescimento grande, e por isso corre risco sim de ir pro brejo…. Sério que tem gente no NA que não percebe isso?

        • oscar.fr

          Valeu Mãe Diná. Acho que esse cenário já foi previsto para a PSA há no mínimo uns 40 anos e a empresa continua existindo. Marcas “fortíssimas” como as celebradas Jeep, Dodge, Chrysler já passaram nas mãos de vários donos nesse meio tempo (inclusive o famigerado grupo PSA), mas ninguém fala que elas não sobreviverão.

          • _William

            Sim, elas passaram.. e quais dessas daí estão nas mesmas dificuldades da PSA? Fora que nenhuma delas está na notícia em questão. E não é ser “Mãe Diná” não, se não fosse o governo Francês e os chineses, a PSA já teria ido pro saco se bobear, assim como a GM e a Chrysler teriam ido se o governo dos EUA não tivessem intervindo. A diferença entra elas é que a PSA continua com dificuldades.

            • oscar.fr

              308 carro do ano na Europa. 208 e 2008 vendendo bem e o grupo voltou a estar no azul. Só falta se recuperar por aqui.

    • FocusMan

      Até quando a grande maioria de vocês ligará número de vendas a lucro?

      • _William

        Eu estou curioso pra saber onde em ” Se não tiver falido até lá…” tem escrito que eu ligo vendas a lucro.. apesar de boas vendas ser algo importantíssimo para o lucro.

  • 1945_DE

    Em 2030 não vai ser tão tecnológico assim como mostrado no vídeo. Mas que as montadoras vão encolher vão. O número de funcionários vai diminuir muito devido a automatização das linhas de montagem e vários processos de produção.

  • zekinha71

    Na hora que estiver configurando o carro pra produção e incluir câmbio com 6 ou mais marchas, os robôs vão parar e ficar olhando um pro outro. rsrsrsrs

  • FocusMan

    Quando a indústria aprenderá que transformar os carros em produtos sem alma, produzidos de maneira insipida, será o começo do fim dela mesma?