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PSA vai divulgar consumo e emissão em uso real do veículo

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A PSA decidiu divulgar consumo e emissão de seus modelos em uso real. Diante da desconfiança geral de que os testes de homologação dos carros não cumprem o objetivo de revelar os dados corretos, o grupo francês não quis se arriscar e agora colocará os dados em condução real.

Desde 2011, os carros diesel da PSA cumprem o Euro 5 e há 11 anos a montadora lançou o filtro de partículas FAP, sendo a primeira a fazer isso. Ainda assim, a empresa vai mudar os métodos de registro dos dados, fazendo-o agora através de uma empresa terceirizada e especializada.

Além disso, a PSA abandona o teste de balanço elétrico neutro para homologação de veículos. O padrão atual NEDC será mantido por obrigação legal, mas a empresa espera até 2017 estar divulgando números de consumo e emissão em uso real, que naturalmente serão mais elevados ou não que os de laboratório.

Devemos lembrar que há casos em que os testes na vida real apresentam resultados melhores que os feitos em laboratório, tanto de carros convencionais quanto de híbridos. Com o anúncio da PSA, provavelmente outros fabricantes seguirão o mesmo caminho, sendo esta uma resposta mais do que adequada ao consumidor, que terá resultados reais apresentados pelos produtos.





  • Filipe Machado

    E tem gente que acredita no Inmetro aqui no Brasil

    • Rodrigo

      O problema não é o INMETRO, eles até fazem um trabalho, digamos, razoável.
      O problema é quem acredita que dados de consumo obtidos em laboratório são exclusivamente verdadeiros, sem conhecer que são apenas a título de referência ou para homologação. Nem sempre um consumidor comum vai reproduzir na íntegra o consumo divulgado.

      • Filipe Machado

        Sim, mas o que o Inmetro divulga tem uma baita margem de erro, por isso acho polemico demais seguir estritamente o que eles divulgam.

        Além do mais consumo depende de combustível, clima (se calor ou frio) se está a nivel do mar ou não, estilo de condução, calibragem dos pneus, vento e etc

        • Rodrigo

          Mas concorda que é melhor medir e divulgar alguma coisa do que nenhuma?
          O cara vai comprar um carro X. No Programa de Etiquetagem Veicular diz que o modelo faz 10 km/l na cidade e 15 km/l na estrada (com gasolina) e que tem nota B na categoria ao qual se posiciona. Sendo assim ele sabe que na prática irá encontrar um consumo próximo desses valores dirigindo “civilizadamente”. Se chegar num consumo que seja a metade do divulgado, opa tem algum problema (com o carro, com o combustível ou com o motorista). Se obter médias melhores, já está no lucro. Entendeu?

        • Mas o que importa é que o teste segue as mesmas normas para todos os veículos. Dessa forma podemos comparar.

        • Andrex2501

          Sim, existe uma diversidade de fatores, mas sinceramente acho q oq mais influencia é estilo de condução, conheço pessoa q anda igual maluco e resmunga que o 1.0 dele não faz mais q 7,5km/l (carro monocombustivel a gasolina)

        • Gustavo73

          Justamente por essas variáveis a padronização permite uma comparação. Por isso o INMETRO ainda usa gasolina com 22%de etanol para manter a comparação com os modelos testados antes. E só aí dá pra ver que o consumo será pior já que nossa gasolina hoje tem 27% de etanol.

      • Rafael Gerude

        Não é “a título de referência ou para homologação”. É o consumo real em uma situação específica.

        Existe uma metodologia que é seguida e o consumo naquela situação é a oficial e pronto!

        O grande problema é que a “situação específica” não corresponde à realidade do trânsito brasileiro, muito menos das diferentes cidades.

        O Inmetro deveria utilizar uma metodologia que melhor se adapte às condições reais do Brasil. No entanto, como ele utiliza a mesma metodologia para todos os carros, esse número é confiável para fins de comparação entre diferentes carros. Mas, ratifico: não condiz com o consumo real.

        Aqui em São Luís/MA, o consumo real de diversos veículos que já tive a oportunidade de testar, gira em torno de 15 a 20% a mais que o medido nas condições do Inmetro.
        Sentra SL CVT: Inmetro: 10,2 – Consumo Real: 8,3 (81,3% – 100% cidade)
        Fiesta Hatch SE Powershift: Inmetro: 11,4 – Consumo Real: 10,2 (89,4% – 70% cidade)

        Em Brasília, por conseguinte, o consumo é ligeiramente menor, considerando a topografia da cidade.

    • Victor De Lyra

      O consumo do INMETRO não serve para mostrar um resultado condizente com o da realidade, não o faz e nem deveria. A intenção é comparar o resultado dos carros rodando num ciclo padronizado, que é coisa que a gente não consegue utilizando as informações dos fabricantes., já que cada um utiliza um padrão.

    • Bartolomeu

      Pelo jeito você nem sabe o que esta falando. O Inmetro é uma das instituições de maior credibilidade do Brasil, se não fosse ele a calibração do Kg produto adquire, a calibração bomba do posto de gasolina, o indice de economia da sua geladeira, a analise da qualidade das aguas para consumo nas cidades, a segurança dos produtos que operam em plataformas da Petrobras, os equipamentos que operam em uma UTI, brinquedos para a segurança das crianças, segurança dos eletrodomesticos, as seringas, agulhas, etc, não teriam obrigatoriamente o selo Inmetro.

  • PEDAORM

    Resultados “reais” através de empresa terceirizada contratada pela fabricante… Não me passa muita credibilidade, serve mais para informações internas.

  • Preetinho

    Não vai fazer mais do que a obrigação.

    • Fábio

      Então parabéns a ela por cumprir a obrigação, pq a VW…

  • Rodrigo

    Sempre achei mais razoável testes “na vida real”. O único problema, ao meu ver, é que nem sempre os critérios adotados serão uniformes, como por exemplo relevo de circulação, altitude e condições atmosféricas. Seria o mesmo que comparar o consumo em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasilia…
    Ao meu ver, para contornar isso, somente se a PSA conduzir os ensaios por longos períodos e com carros espalhados em diferentes geografias, para depois extrair uma média.

  • Thiago Porto

    Ihhh se fizerem isso com o 208 automático, vai passar vergonha! kkkkk

    • Edson Fernandes

      Lá ele já será automatico de 6 marchas e 1.2 thp…rs

  • V12 for life

    Efeito dieselgate, mas é ótimo pois assim podemos realmente comparar o uso pessoal com oque é divulgado, espero que realmente seja seguida por todas.

    • B_Bunny

      O perigo nisto é o lobo tomar conta do rebanho. Alguém pago por mim me fiscalizar (haja vista Enron e Arthur Andersen). Não há formas de uma empresa realizar autocontrole, este é e deve ser uma função do Estado, que deve por sua vez compreender os avanços do mercado e evoluir como este, entretanto tenhamos sempre a certeza que o Estado estará um passo atrás (assim como ocorre no caso do doping em esportes).

  • B_Bunny

    Compreendo a atitude e considero interessante, porém isto não faz com que o Estado se exima de sua principal função, Fiscalização.
    Como confiar em um número que é dado por uma contratada da empresa (lembremos do caso Enron e Arhur Andersen)?
    Até que ponto os resultados serão confiáveis e não manipulados?
    Como estabelecer um padrão de testes?
    Como comparar valores quando cada montadora tiver seu padrão específico?
    Ainda acho que fato é que o Estado tem a obrigação de fiscalizar. Não há formas de uma empresa realizar autocontrole (ser totalmente imparcial), este é e deve ser uma função do Estado, que deve por sua vez compreender os avanços do mercado e evoluir como este, entretanto tenhamos sempre a certeza que o Estado estará um passo atrás (assim como ocorre no caso do doping em esportes).

  • Edson Fernandes

    Que coisa não? Interessante querer atestar por livre e espontanea vontade.

    Quero ver o que a UE vai fazer, porque deve ter encoberto muita coisa por aí.

    • Corvo

      É um mkt que PSA está fazendo em resposta a VW como forma de ”transparência”, porém, há que ver até que ponto os resultados são reais

  • Pedro Henrique

    e essas minivans lindas :3



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