China História Qoros

Qoros, a chinesa que virou estrela em segurança

qoros-1

Qoros 3 Sedan

A Qoros surgiu de uma parceria entre a Chery e um fundo de investimentos Israel Corp, dando origem à Chery Quantum. O projeto apareceu em 2007, decorrendo da desistência da montadora chinesa em investir no mercado americano, onde seria representada pela Visionary Vehicles do milionário Malcolm Bricklin.

qoros-3-estate-3

Qoros 3 Estate Concept

Por anos, a empreitada permaneceu em completo anonimato, enquanto a Chery lançava uma porção de modelos no mercado chinês e internacional, bem como criando até quatro submarcas. A partir de 2011, se tornou evidente que a empresa guardava um grande segredo, já que a joint-venture mudou seu nome para Qoros.

qoros-3-city-suv-concept

Qoros 3 City SUV Concept

Após flagrantes de um sedã rodando na Europa, começou a ventilar informações sobre o projeto Qoros. Com investimento inicial de US$ 1,5 bilhão, a marca apareceu pela primeira vez no Salão de Genebra de 2013 com uma família completa de carros médios, sendo um sedã (Qoros 3 Sedan), um hatch (Qoros 3 Hatch) e uma perua (Qoros 3 Estate).

qoros-2

Qoros 3 Hybrid Concept

Deste, apenas o primeiro entrou em produção inicialmente e com vendas a partir de novembro de 2013. Fabricado em uma planta nova na cidade de Changshu, província de Jiangsu, o Qoros 3 Sedan surpreendeu pelo estilo alemão e padrão de acabamento em nível europeu.

qoros-3-city-suv-4

Qoros 3 City SUV

Destaque em segurança

Com elevado nível de conectividade, o que mais chamou a atenção foi o resultado de testes de segurança do Euro NCAP, que conferiu cinco estrelas ao sedã chinês. Além disso, os detalhes revelam que ele chegou a superar o Audi A3 estruturalmente, mas perdeu pontos por falta de sistemas de segurança adicionais, como frenagem automática de emergência.

qoros-3-sedan-euro-ncap

Qoros 3 Sedan no Euro NCAP

Logo depois, a Qoros lançou o Qoros 3 Hatch na China e em seguida o Qoros 3 City SUV, versão aventureira do mesmo. A intenção da marca, controlada por um grupo de executivos alemães e italianos, era iniciar as vendas na Europa e China. No entanto, apenas uma loja foi aberta em Bratislava, Eslováquia.

qoros-3-hatch

Qoros 3 Hatch

Com preço equivalente ao dos concorrentes europeus, o Qoros 3 Sedan até convenceu, mas a falta de infraestrutura e ação de marketing da Qoros na Europa, reforçada pela ausência de motorização diesel, dificultou as vendas e fez a marca adiar os planos para o continente.

qoros-5-suv-oficial-1

Em 2015, a Qoros lançou seu primeiro SUV, o chamado Qoros 5 SUV. De porte médio, ele mantém o layout da linha “3”, sendo igualmente europeu em estilo. A marca chinesa pretende lançar novos modelos nos próximos anos e planeja um retorno ao mercado europeu.





  • Luiz Fernando

    Realmente parecem ser excelentes carros e o design apesar de não ser singular apresenta um avanço enorme em relação ao que estamos acostumados, os chineses ja aprenderam como se faz, só falta vir para o Brasil carros desse nível e com preço justo.

  • Matheus Ulisses P.

    Esse sedanzinho é legal, mas essa perua é linda!

  • CanalhaRS

    Esses chineses sim, poderiam vir para cá custando equivalente aos modelos daqui.

    • Alfredo Araujo

      Esse carro é um médio prêmium… Se na Europa ele custa o equivalente aos seus concorrentes, aqui ele custaria pra lá dos 100 mil

    • Clovislauro

      Seria uma maravilha ter Qoros 3 custando 34.900 no lugar do Celer, mas isso nem em sonho, se viesse custaria pelo menos o que custa um Golf hoje.

      • Edson Fernandes

        Lembrando ainda que o Celer é um compacto e esse um médio.

    • CanalhaRS

      Amigos, é óbvio que os modelos da Qoros estão no patamar acima de nossos “populares”. Mas se custassem o que custa um Golf, R$ 75 mil por exemplo, já seria interessante. Lembrando que a JAC cobra mais que isso por alguns de seus produtos, e o nível é bem inferior.

      • Antonio

        Vamos cair na realidade, que tal? Os chineses são mais baratos que seus concorrentes em nosso mercado justamente porque não entregam as mesmas qualidades deles. Isso não acontece com a Qoros. Na própria reportagem afirma que os carros da Qoros custam o mesmo que seus concorrentes europeus, ou seja, se visse para cá ele custaria semelhante a um Audi A3, por ex.

        • ricmoriah

          O preço estava na faixa de € 22.000, chegando a ser mais caro que o Jetta na época.

  • Focus Addiction

    Torço muito pros carros chineses se tornarem competitivos. Só espero que não se tornem esses coreanos cheios de frescurinhas e sem sal.

  • Adrian

    Ta ai uma marca chinesa que eu queria ver no brasil.

  • Doyle

    marca tradicional não significa absolutamente NADA. Espero que muitos aceitem a qoros, assim como aceitaram a Lexus em 1989

    • DiMais

      exato.
      ah indústria brasileira é ruim e defasada: Temos Embraer como um orgulho nacional.
      chinês só sabe fazer cópia vagabunda, a Qoros é mais uma das muitas que podem mudar esse estigma. sucesso pra ela, o mundo precisa.

  • Tosca16

    Algumas marcas chinesas hoje tem reais condições de lançarem excelentes carros, fica do critério de cada uma lançar ou não; quem quiser se aventurar no mercado internacional tem que seguir os moldes da Chery com sua marca Qoros e mesmo com tantos atributos não será fácil, como não foi, expandir em mercados fora da Ásia .

  • PEDAORM

    Isso sim são os chineses que quero ver, parabéns a Qorors!

  • Apopololo

    Adoraria ter um carro da Qoros, como também eu teria um carro da Gelly ou da GWM.

  • Marcelo SR

    Qoros 3 Hatch = Astra Hatch; Qoros 5 SUV = Evoque (pelo menos algumas linhas)

    • Tosoobservando

      E dae? Toda vez tem de comenta em post de carro chines que parece com este ou aquele? Isso enche o saco.

      • Marcelo SR

        Ahhhh tadinho… Morri de peninha. #SQN…

        • Marcelo SR

          Depois, vc entendeu errado, como crítica. Na realidade eu ELOGIEI o design dos carros.

        • Tosoobservando

          Presta atenção todo carro tem quatro rodas entaõ vao se parecer OK.

          • Marcelo SR

            Claro!!! Por isso que um fusca se parece tanto com um Lamborguini Veneno!!! Sério cara, vc deve ser algum gênio super-dotado ou algo do tipo… I N C R Í V E L !!!! Mudou a minha perspectiva de vida para sempre!!! …… SQN!!!

            • Tosoobservando

              Não diria com uma Lambo, mas com um Porsche sim!

              • Marcelo SR

                Não tenta consertar agora não cara… Vai ficar cada vez pior.

  • Tosoobservando

    Não entendo pq nao investem no Brasil tambem, aki tem um mercado potencial pra consumir produtos novos de pelo menos 50 milhões de pessoas.

    • Fanjos

      Carro Chines vendendo bem no Brasil?
      Mercado Potencial?
      50 milhões de Pessoas?

      Esqueceu que é o PT que esta no governo?

      • Tosoobservando

        Esse ae por um preço razoavel venderia sim.

        • Fanjos

          Mas se nem os chineses lixos que vendem aqui tem preço razoável, porque um Xing Ling que presta teria?
          Infelizmente isso aqui é a Banânia! In HuEhUe We Trust!

          • Tosoobservando

            Depende da política de quem fizesse o investimento. Pois eu pego o ex da Lifan, pegou um suv razoavel, vendeu por um preço abaixo dos concorrentes e vendeu bem. Eu penso que eles tem de fazer tipo isso, principalmente no ramo suvs, crossovers etc.. Sedans grandes como aquele Geely GC9 aqui abaixo dos 100 mil venderia bem tb.

    • Ernesto

      Marca chinesa desconhecida e com preço equivalente aos concorrentes europeus? Difícil, hein? Duvido alguém optar por ele no lugar de um Focus ou um Golf, por exemplo.

      • Tosoobservando

        Então como eu disse, um preço ligeiramente inferior, com um pacote mais generoso, como a Jac tentou fazer no seu início. Claro que não é fácil lutar contra o cartel que opera aqui e o governo, mas se não conseguem na Europa, pq nao tentar aqui?

        • Ernesto

          Até entendo seu ponto, mas para ter um preço melhor aqui no Brasil frente aos concorrentes, somente produzindo localmente. Lembre-se do super IPI imposto pelo Governo. E para uma marca nova, desconhecida e com pouco volume, será que ela investiria num País como o Brasil, onde o Governo muda regras a qualquer momento?

          • Tosoobservando

            É existe o problema das regras não serem claras. Talvez isso afasta muitos investidores, mesmo assim várias fábricas estão vindo, novas.

  • DiMais

    japoneses começaram fazendo merda, coreanos também.. agora os chineses estão saindo do nível cópias e ‘parcerias’ com extrangeiras e começando a fazer bons produtos. capacidade eles tem.

  • Magno

    O design desses carros sao de extremo bom gosto .

  • Cleidson

    Ah, sou mais um Cobalt Elite: brasileiro, fácil manutenção, câmbio AT, Tela multimídia. O que mais a gente precisa? 😜

    • Marcelo SR

      Painel de carro (não de mobilete), motor, bom consumo, harmonia do conjunto roda/pneu com resto do veículo e preço. (esse último nessa crise é só um mero detalhe)

  • Martini Stripes

    Eu iria para os USA antes da Europa. Mas…

  • Zé Carioca

    Bem legal o design desse City SUV aí

  • Marcio H. SCOTT

    é uma mistura de BMW e AUDI, essa foi minha impressão ..



Send this to friend