Qual é a real utilidade dos airbags laterais e de cortina?

airbags-laterais-cortinas-1

Por volta de 1973, o Oldsmobile Toronado foi o primeiro carro a ter airbag, a famosa bolsa inflável que impede o motorista de bater contra o volante em caso de colisão frontal. O mesmo vale para o passageiro, a fim de que não sofra lesões em caso de contato direto durante um acidente.

No entanto, colisões laterais ainda eram fatais em sua maioria devido a ausência de bolsas nas laterais dos veículos, que somente surgiram em meados da década de 90, da mesma forma que uma proteção para a cabeça. Mas é a real utilidade dos airbags laterais e de cortina?

Utilidade do airbag lateral

O airbag lateral (sidebags) geralmente é instalado ao lado dos encostos dos bancos dianteiros e/ou traseiros, no caso de carros mais caros. Em modelos antigos, o dispositivo era introduzido nas próprias colunas B do veículo ou nas portas. Atualmente, este tipo de airbag é usado até em carros de baixo custo. Em conversíveis, possui formato mais vertical para proteção das cabeças do condutor e passageiro.

Protege o tronco dos ocupantes de lesões ocasionadas pela invasão da coluna B em caso de impacto lateral. Ombros, costelas, braços e até as cabeças ficam menos expostos durante a colisão. No Brasil, o Renault Kwid é o mais em conta, saindo por R$ 44.390. Já fizemos um TOP 10 a respeito desse item (confira aqui).

airbags-laterais-cortinas-3

Utilidade do airbag de cortina

Pouco tempo depois deste tipo de airbag, surgiram os airbags de cortina para proteção exclusiva de cabeça em caso de colisão lateral ou capotamento. Inicialmente eram instalados em tubos laterais, mas depois o dispositivo foi introduzido dentro do arco interno do teto, indo da coluna A até a C/D, oculto sob o acabamento.

Geralmente é oferecido em conjunto com o airbag lateral, criando um pacote que parte de seis bolsas infláveis (somados dos frontais). Quando acionado, sua área abrange toda a lateral interna do veículo, mesmo em veículos grandes, como minivans e utilitários esportivos de sete lugares. É praticamente obrigatório em muitos mercados.

Em nosso Top 10 sobre esse item (confira aqui), vemos que o modelo mais barato no Brasil com esse item é o Chevrolet Onix, que totaliza seis bolsas e custa a partir de R$ 63.430.

airbags-laterais-cortinas-4

Outros tipos de airbags

Além desses tipos, ainda existem airbag para joelhos (abaixo do painel), airbag central (entre os bancos dianteiros), airbag de cinto (instalado em cintos de segurança), airbag de pedestre (entre capô e para-brisa do Volvo V40) e airbag traseiro (entre o banco e a tampa do bagageiro do Toyota iQ).

Um projeto quer adicionar mais um tipo de airbag lateral, mas do lado externo do veículo. No caso de seis airbags, que inclui o de cortina, o carro mais em conta no Brasil é o Chevrolet Onix, seguido por Nissan Versa e Volkswagen Nivus.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X