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Lightning McQueen disney pixar cars Qual é o melhor carro disponível hoje no mercado?




Antes de tudo, o que é necessário para um carro ser considerado o melhor? Seria preço de compra? Preço de revenda? Manutenção barata? Bom conjunto de câmbio, direção e motor? Levar muitas pessoas? Economizar combustível?

Sinceramente, não tenho ideia de qual seja a melhor maneira de se enquadrar um carro como “O melhor de todos”, isso só é possível quando se estabelecem categorias ou focos específicos de avaliação, algo que um jornalista automotivo precisa ter como sexto sentido e estar afiadíssimo em suas percepções.

Aqui no Brasil a grande maioria irá dizer que o Volkswagen Gol é a melhor compra, outra grande maioria irá dizer que é o Fiat Uno, também existem aqueles que juram com os pés juntos que o Peugeot 207 é o dono do título de melhor carro comercializado no país.

Novamente trago outra pergunta: para qual finalidade você usará esse carro? Se for para carregar carga, podemos passar a régua em todos esses três e começar a falar da Chevrolet S10 ou Ford Ranger. Mas e se o consumidor precisar passar por um pouco de terra? Fazer uma pequena trilha, e ai? Teríamos que adicionar a Mitsubishi L200 e a Nissan Frontier nessa conversa.

Tudo perfeito, mas e essa pessoa também usa o carro diariamente e precisa de uma certa dose de conforto que seu bolso permita? Poderemos começar a falar de Land Rover Discovery ou Subaru Forester. Viu como chegamos tão rápido de Volkswagen a Land Rover só fazendo breves perguntas?

Isso mostra que, a princípio, não é possível dizer que um carro é melhor que o outro sem estabelecer alguns pontos primordiais para isso. Mas o que temos de concreto para julgar um carro como digno ou não de ocupar sua garagem? Lembrando que a preferência vem ao lado da necessidade e possibilidade, isto é, suas vontades e gostos teoricamente deveriam andar lado a lado com sua capacidade financeira.

Então, com isso em mente, papel e caneta na mão e cabeça para funcionar, eis aqui um pequeno teste para vocês leitores: comece pensando no seu carro favorito, ou na sua futura compra, primeiro de tudo vem o preço. Cabe no seu bolso? Marque um X nesse item então.

Mecanicamente é um carro difícil de manter? As peças são de fácil acesso? Caso afirmativo, marque X nessa alternativa também. E quanto as concessionárias? Tem na sua cidade? Quantas? Pode-se confiar no atendimento dela caso aconteça alguma coisa com o carro? Marque um X também caso afirmativo.

Relacionado à fama do carro quanto a sua confiabilidade, já pesquisou entre proprietários e análises jornalísticas se o carro tem algum defeito crônico ou tendências a dar problemas variados logo naquele dia que você precisa dele? A fama dele é boa? Marque um X nesse item se a fama também for boa, por que não? Caso tenha conseguido achar um carro que se qualifique positivamente em 100% dessas perguntas, creio que já temos um bom candidato para valer a pena cada centavo investido em sua compra. Mas ainda não acabou, vamos à segunda parte.

Quanto às suas necessidades, esse carro em questão é um veículo prático? Por exemplo, se você faz muitas compras ou viaja com a família, esse quesito é importantíssimo na hora de escolher o carro, pois movimentar crianças e malas pra simplesmente mudar uma coisa de lugar é algo que lhe fará tomar ódio pelo carro em menos de 6 meses. E se o carro for baixo demais e dificultar acessos que você faz constantemente?

Tudo isso há de ser levado em conta no quesito praticidade, caso o carro tenha respondido positivamente à suas necessidades, marque um X nessa alternativa. Um outro aspecto bastante importante principalmente entre aquelas pessoas exigentes é a qualidade não só da montagem do carro, mas do seu projeto como um todo. O plástico adotado é bom o bastante para aguentar o tipo de uso que fará do veículo? A suspensão dele é adequada para suas necessidades?

O carro tem bons freios e um bom motor que vá poupar o motorista de sustos e inconvenientes? E a segurança? Ele é capaz de salvar sua vida caso um bêbado atravesse o sinal vermelho naquela noite de sexta-feira? Isso tudo entra no quesito qualidade do carro, um ponto crítico na escolha do automóvel perfeito. Na sua análise ele foi bem nessa abordagem? Caso afirmativo, marque um X também. Para finalizar essa parte de “preferências e exigências”, o que você sabe da dirigibilidade do carro? Já fez um test-drive? Ouviu alguma análise ou alguém comentando do comportamento do carro na cidade ou na estrada, ou quem sabe, na pista de corrida?

Alguns veículos optam por uma suspensão mais dura e esportiva, outros já tem um pacote mais conservador e focado no conforto do motorista e seus passageiros. Isso engloba muito a questão do quanto tempo o consumidor usará o carro e em que ocasiões isso acontece, as vezes comprar um carro “esportivo” demais pode se tornar um fardo caso costume pegar trânsito pesado das 18h, novamente no prazo de 6 meses você arrependerá amargamente de ter feito tal escolha. Se o carro cumpre todas as suas preferências de condução, marque um X na questão dirigibilidade também.

Por fim, o último item mas não menos importante, consumo de combustível. É agora que as rotas se dividem e muitos ficam entre a tentação do carro desejado e o lado racional batendo na porta querendo te livrar de um mico. Convenhamos que os gastos mensais com combustível ficam mais evidentes dependendo das condições financeiras da pessoa, mas nem por isso é algo que pode-se deixar totalmente de fora na escolha de um carro para o dia-a-dia, acredito que nem um milionário gostará de ver seu dinheiro vazando pelo ralo porque ele não soube escolher o carro certo.

Para resolver isso, faça as contas, quantos km você costuma rodar por mês? Esse carro necessita de que tipo de combustível? Premium? Diesel? Qual a autonomia média dele? Quantos reais custa um tanque cheio de combustível? Talvez esse seja o lado mais matemático na escolha de um carro, e como disse, também pode variar imensamente de pessoa para pessoa até pelo tipo de condução no trânsito que cada um tem. Não tenha preguiça nessa hora, traga o orçamento mensal para o “campo de batalha”.

Parecia que não ia acabar nunca, mas chegamos ao fim desse texto que ficou semelhante a um desses “Guia de como comprar um carro” que encontramos por toda parte na internet. Embora pareça, o objetivo disso tudo – claro que um pouco sim – não foi exatamente ajudar as pessoas a escolher um carro a partir de 7 ou 8 questões de marcar X, mesmo que isso seja um exercício extremamente divertido. Eu garanto que se for olhar a fundo, nenhum carro hoje consegue unanimemente ser bem-sucedido em 100% das perguntas que levantei brevemente nos parágrafos acima.

Esse é um famoso teste que é utilizado em quase toda parte do mundo como forma de pesquisa de mercado, seja por parte das montadoras ou por próprias editoras de revistas automotivas. Eu gosto de pensar em toda essa lógica analítica como conclusão para algo maior, pois como é impossível escolher um carro inteiramente pelo lado técnico, por que não tentar se identificar com algum deles?

Pelo menos para mim e muitos ai fora, carro não é só um meio de transporte e mesmo que hoje seja algo caro para sustentar, de uma maneira ou de outra nós conseguimos achar um meio de ter na garagem aquilo que nos faz sorrir toda manhã, um motivo a mais de orgulho para sair com os amigos e contar histórias sobre como aquele pedaço de metal, plástico e borracha consegue mudar a vida de muitos apaixonados mundo a fora.

Por Julio Cesar Molchan de Oliveira


  • jttrainer

    march,versa,new fiesta,fluence,fusion,a4 quattro,XC60, Q7

    pra mim sao esses hehe

    • danilotoo

      pra mim os melhores carros: Fiorino, Kombi, Corsa Classic, Astra, Palio, Celta, Uno Mille, Courier e Gol

      • thezum

        melhor carro que tem eh oq vc acaobou de comprar!!^^

        • danilotoo

          esqueci do Clio..
          verdade.. tenho um Tiida e estou bem contente..

          • duhehe

            dos hatchs medios é a melhor compra mesmo

            levando em consideração o financiamento em 36x sem juros .. para quem vai comprar financiado é a melhor compra disparado.

            Oferece um kit legal de items, tem confiabilidade e qualidade. Unico ponto ruim é a manutenção e a franquia do seguro que são altas
            ( tenho um tiida tbm)

            • MM_

              Seu comentário ilustra o texto muito bem. Tive um Tiida e foi o pior carro que tive na vida. Comprei 0km e depois de 8.000km rodados em 10 meses, sendo que o carro ficou parado na CCS por 93 dias, decidi me livrar do carro, pq a Nissan não teve competência de arrumar os inúmeros defeitos que o carro apresentou. Só de guincho ele foi 3 vezes pra CCS.

              Veja, não estou falando que o Tiida é um carro ruim (até por isso eu comprei um, certo?) mas pra mim foi terrível.

              Sobre ser a melhor compra, voltamos a questão da necessidade de cada um. O Tiida é um carro barato, mas deixa a desejar para outros hatches médios em alguns itens, como ausência de discos traseiros, e alguns outros itens. Além disso é um carro excelente para quem precisa de espaço interno. Os bancos parecem poltronas. Por outro lado o porta malas é bem reduzido.

              • radiobrasilcombr

                Freio a tambor na traseira? Então nem sonhar com abs né…

                • MM_

                  Não, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Veja Sentra e Elantra, que possuem freio a tambor mas possuem ABS.

                  • radiobrasilcombr

                    Falha minha, realmente… mas mesmo assim, perde muito em eficiência, visto que freios a tambor são mais "lentos" na resposta não? Além de aquecerem muito mais em uso pesado do sistema de freios.

      • MArcelo1985

        Esqueceu da Parati, golf, gol g4 com volante de Serie kkk

        • bandaxadibar

          Bicicleta

      • ruback

        Achei que a gente tava falando de carro e n de carroça =]

        • Eugenissimo

          Ah, desculpa… é para falar de carro, e não de carroça? Então vejamos, quais modelos podemos comprar na Europa? rsrsrs

      • sergiopsy

        oh yes!!!!

    • Rud

      Gol G5, Voyage, Punto, Cerato, BM série 3, XC90, X5

    • Chatt08

      Trocaria o Fluence pelo Cruze. Colocaria a Cayenne no lugar do Q7. Além disso, acrescentaria Nova S10 e, sem um real de dúvidas RANGE ROVER EVOQUE.

      • Eugenissimo

        Chery QQ!

        Com tudo o que vocês citaram, eu compro vários QQ e a cada problema, jogo um fora e uso o outro… kkk

    • AndersonDak

      acho o jetta tsi tambem

    • Rafael_Reis

      Achei que o Tiida Sedan se enqaudraria melhor em todos os critérios técnicos, principalmente no custo-benefício. Mas tenho a convicção de que fazer um carro feio custa o mesmo que fazer um carro bonito, e me recusei a comprá-lo.

      Optei pelo New Fiesta, e apesar de alguns defeitos de projeto, se mostrou um excelente carro, e muito econômico. Não me arrependo de ter escolhido o segundo da lista.

    • ASFER1982

      melhor de todos… Effa Towner Junior cabine dupla.

  • granrs78

    Acho que o Renault Fluence é o melhor carro no quesito preço, segurança, motor e cambio do mercado.

    • simoloko

      Segurança, com aquela suspensão mole que não faz curva como o Focus, Cruze e Civic? Sem ESP de série? No quesito segurança, desde a versão básica, o Cruze é superior – suspensão independente na frente, Z-Link atrás, 4 airbags e ESP de série.

      • duduguazzi

        Problema na tua comparação é que suspensao é de gosto de cada um e para andar a no maximo 120km/h permitidos por lei nas vias mais rapidas a do Fluence me pareceu bem ajustada e confortavel, quesito no qual o Cruze é duro e bate seco. A 120km/h os dois fazem a curva com segurança. Fica a questão entre 4 air-bags e ESP x ¨6 air-bags e sem ESP(na versao top tem ESP) sendo que um Fluence Top com ESP já automatico sai o preço de um Cruze LT automatico e ainda tem 2 air-bags a mais.
        Lembrando que a mais de 120km/h suspensao e o que for não vão te salvar caso bata.

        • simoloko

          Cruze bate seco onde? Ele tem uma suspensão bem acertada às condições brasileiras, como TODOS da imprensa elogiaram como uma das 3 melhores da categoria, junto do Focus e Civic – porém à frente desses no quesito adaptação às vias brasileiras.

          Eu paguei 68 mil no meu Cruze, automático com couro. Sem couro, dá para achar por míseros 64 mil à pronta entrega.

          Entre ESP e 2 airbags de cortina, qualquer motorista prefere o ESP. Afinal, melhor a segurança ativa do que a passiva.

          Fora que a montagem do Fluence é péssima, tem um painel que parece automovel popular de 2002 e muitas rebarbas. Eu fiz o test drive logo quando ele saiu, na Itavema. O próprio vendedor ficou envergonhado quando mostrei a ele algumas rebarbas de acabamento e má montagem de peças, tipo pára-choque traseiro e faróis, que não estavam bem alinhados, dando a impressão de automoveis feitos há 40 anos atrás pela Skoda na Tchecoslováquia ……

          • duduguazzi

            Falo conforme minha experiencia andando nos carros, não achei o Fluence mal acabado e no Cruze que viajei por 450km aqui na região de Florianopolis o carro com pouco mais de 5000 km rodados dava pancada seca nas partes piores do caminho e no Fluence foi muito mais confortavel.

            • Sr_Wilson

              questão de gosto, tenho um i30 e acho ótima a suspensão dele, o carro faz curva que você não imagina, agora passe em cima de um leve buraco, dá até dó do carro…
              agora o civic que meu pai tinha, achava um lixo a suspensão mole demais, mas é questão de gosto.
              E lendo sobre o cruze e fluence, acho que no meu gosto ficaria com o cruze…

          • CharlesAle

            "Míseros 64 mil a vista" bicho,tá podendo em…….agora concordo com vc,fluence é uma porcaria comparado ao cruze,não sou fã do cruze,mas que é bem melhor que fluence é inegável na minha opinião,não é a toa que vende bem mais………..

        • KTA2010

          Muito bem colocado. Tanto na avaliação do NA quanto, na do CARPLACE, o Cruze foi classificado como uma carro de suspensão esportiva, ou seja, um tanto dura para um sedã, não absorvendo de forma competente as imperfeições do piso, sendo que a melhor proposta para um sedã é a de ser confortável, como o Fluence, que foi analisado como tendo uma suspensão macia, mas pouco mais rígida que a do Corolla. O câmbio automático do Cruze também recebeu críticas na avaliação, visto que a 6ª marcha não funcionou na estrada como overdriver, reduzindo o giro do motor (e consequentemente o ruído externo), e melhorando o consumo na estrada, fato que o câmbio CVT do Fluence é mais competente. Quanto ao ESP mencionado pelo Simoloko o Fluence Privilege possui de série, sendo seu preço compatível com a versão automática do Cruze LT. Finalmente o Fluence se destaca em relação ao Cruze por ter seis Air Bags de série desde a versão básica, bem como, itens de conforto inexistentes até no Cruze LTZ, como, Ar Digital de duas zonas, teto solar (disponível como opcional até no Fluence Dinamique), partida sem chave desde a versão básica, e saídas de ar para o banco traseiro.

      • willyaugusto

        Amigo suspensão traseira do cruze é comum, por eixo de torção. Solução mais simples aplicada a vários carros. Quanto a suspensão independente na frente, que carro não tem isso?
        Por outro lado, dizem (pelas avaliações que li) que ela tem um acerto mais rígido, privilegiando a estabilidade.

        • simoloko

          A suspensão traseira, tipo Z-link, apresenta um sistema composto de barra de torção especial com perfil em ‘U’, construído com duas camadas. Este desenho alia as vantagens da economia de espaço de um eixo com barra de torção convencional ao baixo peso e ao controle do câmber das rodas.
          http://media.gm.com/media/br/pt/chevrolet/vehicle

          • willyaugusto

            Amigo, isto é pura propaganda da GM. Não passa de um sistema convencional de suspensão por barra de torção. O nome Z-link é para fazer alusão ao multi-link, mas não se trata de um sistema avançado como este.

            • MM_

              Não é não. Dá uma pesquisada sobre suspensão Z link que vc vai entender o que é.

              • willyaugusto

                Cara, o sistema z-link emprega um eixo paralelo, ligação Watt, para auxiliar o sistema tradicional por barra de torção. Não se trata de um sistema avançado como os sistemas independentes de braços sobrepostos ou multi braços.
                Porém, pelo que consegui encontrar em pesquisas na internet, a suspensão do Cruze só tem a ligação de Watt no modelo norte-americano. O modelo internacional, que virá para o Brasil, usa o conceito padrão de eixo de torção. Gostaria muito que alguém com o conhecimento adequado confirmasse esta informação. No site da GM não há qualquer menção sobre o uso deste padrão.

                • MM_

                  Veja só, não estou entrando no mérito se a suspensão multi link é mais avançada que outros sistemas, mas que existem inúmeras soluções diferentes de suspensão, inclusive a z link e cada uma tem uma característica diferente. Além disso a aplicação prática é tem outras variáveis no equilíbrio geral do veículo, aliada a outros recursos como controle de estabilidade, etc.

                  De qqr maneira tem um site que fez um especial sobre suspensões que é bem interessante. São 3 partes diferentes, que falam sobre diversos tipos. http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/consult

                  Abs

          • Rud

            kkkkkkkkkk…é a Rebinnboca da parafuseta!

            • Eugenissimo

              … com câmbio automático multimarchas e novo motor, novo ESP, novo câmbio, nova suspensão, novo entreeixos, novo ar digital, novos airbags e nova roda!

          • paganeli

            Não vou mais discutir com você, como fizemos em outros tópicos, mas realmente a suspensão traseira do cruze é por barra de torção, mas com um sistema que permite redução do espaço utilizado. Boa engenharia, mas não é independente.

            • willyaugusto

              Permite redução de custo, principalmente.

      • granrs78

        Pelo preço do Cruze , vc pega o Fleunce top , com o ESP e dois air bags a mais. Suspensão meu amigo, ele tambem tem eixo de torção como o Fluence. Se vc tem um Cruze, seja feliz, mais na minha opinião, prefiro o Fluence, pois vem mais completo e custa menos que o Cruze.

    • freemontomaisvendido

      Anda menos que o Civic, bebe mais, tem suspensão simples, pós-venda deficiente (eu tenho um Renault), montagem deixa bastante a desejar. Realmente é seguro (6 airbags e DEVE ter uma boa nota no crash-teste) e tem bom preço. Mas nada me faz tirar de que cobra isso, porque é inferior também.

      • granrs78

        Anda menos que o Civic? A Quatro Rodas testou todos os sedans, e o Fluence automatico andou na frente do Civic. Consumo estão quase iguais, visto que o Civic bebe bastante para um motor 1.8 contra o 2.0 do Fluence. O painel do Fluence na parte superior é emborrachado, bem diferente do Civic que é de plastico duro, bem parecido com os dos populares. O Flunce cobra bem menos em relação ao Civic e oferece bem mais. Respeito a sua opinião, mas hj com certeza, prefiro o Fluence ao Civic. Essa é a minha opinião.

        • CharlesAle

          O fluence é um carro bom,o problema é a Renault,que é um relaxo,quem deixou donos de megane sedan na mão,não merece que os mesmos comprem o fluence,o civic pode ser inferior,mas é um carro,junto com corolla,que não faz seu dono passar raiva com CSS como a Renault faz!!!!!!!!

          • granrs78

            Charles se vc parar para pensar, quantas vezes vc frequenta uma concessionaria? No meu caso a cada 10.000km. Como estou rodando pouco, vou muito pouco, e sempre que precisei fui bem atendido ( revenda Ford), que é o meu caso. Agora de que adianta ser bem atendido em uma concessionaria Toyota ou Honda e sair de lá sem um olho, no caso da hora da compra de qualquer modelo Honda ou Toyota, pois os preços de seus carros estão completamente fora da realidade, pois vc paga uns R$ 10.000,00 de diferença no minimo, em relação ao Fluence, e o pior leva menos que o Renault. E nas pesquisas de satisfação, as concessionarias Renault estão melhorando a cada ano.

      • paganeli

        eu tenho os dois, mas o civic exs na versão anterior (2011). O fluence CVT anda muito mais que o civic, sem comparação. Consome menos (não posso comparar com o econ do novo, pois não conheço), e o que procuro num sedan é conforto, coisa que o civic não trás. Meu antigo symbol era mais macio que o civic.
        quanto ao pos vendas, certamente na média a honda é melhor, mas em todas as pesquisas da 4 patas, a renault é segundo. inclusive na ultima edição que saiu os melhores. Mas isso também depende da região, cidade, concessionária…

        • freemontomaisvendido

          O Novo Civic recebeu algumas modificações no motor. E no teste da Autoesporte foi mais rápido. É de se lembrar que enquanto o Fluence pesa 1.372kg, o Civic pesa 1.273kg, ou seja, é 100kg mais leve, o que dá muita diferença. O Novo Civic, ficou mais "mole" na suspensão, é incrivelmente confortável e estável ao mesmo tempo, eu achei bem melhor que o Fluence que eu andei. O consumo aferido foi na cidade: Fluence – 6,7km/l Civic – 8,2 km/l, e na estrada o Renault fez 10,5km/l, e o Civic 12,3, sendo o Honda com o ECON ligado.

          • paganeli

            Então, como disse não posso comparar o consumo com o atual, mas meu fluence faz 12,5, 13 e até 14 na estrada, com ar ligado e não excedendo 120km/h. Meu civic não consegue fazer 12 nem com ar desligado.
            sobre a suspensão, que não teve alterações, ela é ótima, para quem quer um carro esportivo, mas não é meu caso.
            Sobre a questão do peso, acredito que o torque maior, e o cvt, compensem e ainda dá certa sobra para o fluence, além do controle de tração (que o meu tem), que ajuda muito em arrancadas. O Civic é bem frouxo em baixa (o 2011).

            • freemontomaisvendido

              Eu acredito que seu Fluence faça isso. O porém, é que quando são realizados os testes, é com o mesmo condutor, mesmo trânsito (claro que tem diferenças), mesmas condições. Realmente o Civic 2011 eu também achava beberrão. E a suspensão do Civic teve alteções. O Honda recebeu um novo subchassi e buchas maiores, e um novo acerto, que resultou em mais conforto. Ainda é mais para Cruze, do que para Corolla, porém não chega a ser tão ríspido quanto o Chevrolet. Eu até acho o Fluence melhor que o Civic 2011, mas o novo ainda é melhor, claro na minha opinião, eu já andei nos dois e achei isso.

  • CassioLuis

    As pessoas tem que comprar oque elas Necessitam num Carro e PARAR de Ficar se AMOSTRANDO PRO VIZINHO

    • tiards

      Não existe essa de melhor carro no mercado, existem carros otimos no mercado, cada um com sua formula, e o povo compra com o que tem no bolso.

      • RenePOA

        Exatamente, o melhor é o que vc escolheu para estar na sua garagem.

    • RenePOA

      Se teu vizinho tem um Uno tu não vai comprar um carro melhor se tiver condições ?

  • Robson Silva

    O da BBS Bonito, Barato e Seguro.

    • Summers_Viper

      Vai comprar só as rodas ? :p

  • GusRamirez1

    Segurança!! Subaru!!! Qualquer um…

    • duduguazzi

      Já eu penso em Volvo huahuah

      • Pedro_Rocha

        Se a segurança for para ospadrões brasileiros, Mercedes E 500 Guard (blindada).

      • Julio_F

        Segurança e durabilidade do motor. A Volvo é excelente em ambos os quesitos. Mas as alemãs tradicionais não ficam muito atrás também não.

    • jttrainer

      subaru = rally, excelente traçao awd sem duvidas, mas segurança é com a volvo hehe

      • 7roll3r

        No Brasil qqr trajetinho já é um rally….

    • Sr_Wilson

      como ja dito, discordo, segurança é volvo.
      subaru = casamento, isso é ótimo carro mais péssima revenda, pior até que de importado premium se bobear…

  • freemontomaisvendido

    O Versa e March são horríveis, já descarto de cara. O acabamento tbm deixa muito a desejar, ou seja não compraria de jeito nenhum. Outra, não adianta ter custo/benefício, tem que ser bonito, anda bem, ter um BOM câmbio, afinal toda hora nós mexemos nele, suspensão no ponto, nada de macia ou dura. O pós-venda deve ser BOM, e compravado eficiente, nada disso esses Nissans oferece. Sinceramente, para mim os melhores do segmento são Gol e Palio, Punto e Polo, Bravo, Focus e Cruze HB, Elantra, Civic e Corolla, Fusion e Sonata, Azera e Passat. SUVs, Freemont e Captiva, Sorento e X1, Evoque e GrandCherokee, Cayenne e Touareg. Esses para mim, são os únicos carros que compraria atualmente.

    • simoloko

      Alguém que coloca Freemont e ignora a Journey merece respeito?

      Desde quando March e Versa são horríveis? Sinceramente, eu acho a Freemont horrorosa, parece automovel anos noventa. Em quesito beleza, você defender a Freemont, ao mesmo tempo que desconsidera o Versa por tal, fazem teus argumentos irem por água abaixo.

      Versa anda bem, tem espaço interno, é econômico e tem importantes itens de segurança e conforto de série. Impossível descartar um automovel como ele vendo apenas pela beleza.

      • giodoesitbetter

        Cara, alguém que exclui o Versa de uma lista dos melhores e inclui Elantra merece respeito?

        • freemontomaisvendido

          O mesmo que usa todos os fatores, tanto emocionais, quanto racionais, e no primeiro o Versa não tem nenhum. E outra, se eu não mereço respeito, você não merece nem falar comigo, devido ao seu baixo "senso" de inteligência.

      • freemontomaisvendido

        O Freemont pelo menos não é feio, é equilibrado. Ao contrário do Versa. Se o Nissan tivesse um acabamento melhor, design melhor e pós-venda melhor, eu comprava. Agora com aquela traseira, e o March totalemente sem sal, dizer que são bonitos é coisa para cego rir.

    • simoloko

      Freemont na tua lista? Cadê o superior Dodge Journey? Freemont é uma resenha de uma excelente obra de Machado de Assis, que seria o Journey.

      Incoerente, não?

      Beleza não se coloca na mesa. O Versa ganhou todos comparativos da categoria, e foi até citado para desmerecer o Grand Siena no "Vrum", programa patrocinado pela Fiat…………

      Mas qual dos concorrentes do Versa e March têm acabamento melhor do que eles? Nenhum: Resaalvo que achei o Grand Siena pouco melhor ou igual, mas precisaria pôr ambos lado a lado ou usar um deles por um tempo para dar um veredito.

      Ps. Não tenho nenhum Nissan e não pretendo comprar nenhum automovel da marca.

      • freemontomaisvendido

        Eu coloquei o Freemont por o achar o melhor custo/BENEFÍCIO da categoria. Pessoalmente o acho bonito, assim como tem EXCELENTE acabamento. O Versa e o March perdem sim no acabamento, é só entrar neles e depois entrar no Fox, Palio e sentir a grande diferença. Já o Versa é pior ainda, pois o GrandSiena e Cobalt dão um banho com folga nele, é só observar. E desde quando eu me baseio em comparativos? Se fosse assim o Corolla não seria líder da categoria. Parem de achar que a Nissan é a boazinha do mercado, é tudo igual, a diferença é que ela tem carros mais mal acabados e mais feios. É só ver que o Versa custa a mesma coisa do Siena e traz até alguns itens a menos, só que esse negócio de CUSTO/BENEFÍCIO, só serve para quem não gosta de carro. Pois quem gosta, compra o carro melhor que pode, não o mais barato.

        • Sias

          Já foi relatado em outro post que a Nissan tem a manutenção bem cara (foi citado um exemplo de peça). Barato pra comprar, caro para manter…não vejo vantagem.

          A pergunta é "o melhor carro do mercado" e não "a melhor compra do mercado" ou "o melhor custo x benefício do mercado"

          • Tripa-Seca

            Aliás, achei justamente por isso a pergunta do post sem propósito. Para achar o melhor carro do mercado, é simples: Basta ver os mais caros de cada categoria. Agora, melhor custo benefício ou melhor compra de mercado que precisa de uma análise aprofundada…
            Se for simplesmente o melhor carro, tome Veyron, Classe G, Ram para carteiras D e Amarok para C, S60…Dependendo do que a pessoa busca: esportividade, Subir em parede, carga, segurança…

      • vini123456

        Não alimentem o Troll. poxa o cara me coloca "freemontomaisvendido", fanboy de qualquer carro eu encerro a discussão na hora, afinal o cara nunca vai usar da razão numa discussão e sempre penderá pro lado emocional e banal…Sem mais! kkkk

        • freemontomaisvendido

          Não vou nem falar o que é troll, pois posso ser banido. E fanboy, me desculpa não preciso disso. Eu tenho um Sandero Stepway 2011 e Voyage 2012, incrível como não tenho Fiat, né? Pessoas assim, que saem falando que os outros são fanboys são verdadeiras pessoas que não tem personalidade, é pilha fraca, vai na cabeça dos outros. Eu posso me recusar sim, de falar com pessoas que nem ao mínimo de respeito deve merecer. Infelizmente esse "vírus" da falta de personalidade, "puxar sardinha", vem se alastrando pelo NA, nos comentários. Me desculpe, mas mesmo que você responda, não vou ficar causando um grande alarido por causa disso, eu não tenho paciência para falar com pessoas tão baixas.

  • simoloko

    Vamos por categoria, avaliando preço, custo beneficio e itens de série?

    Compacto 1.0: Ford Fiesta Rocam (completo mais abs e air bag duplo por 32.900 mil reais?) e Nissan March. Eu escolho o japonês por ser fabricado no México (melhor solda) e por ter uma durabilidade muito além do Fiesta. Questão difícil, pelo Custo & Benefício de ambos serem excelentes, graças aos novos preços do Fiesta – que dá motor 1.6 de presente;

    Compacto 1.6: New Fiesta, que é vendido por 47 mil na versão intermediária, mas que tem até ESP, Sync e tudo mais. Tem a qualidade de ser um automovel vendido também nos EUA, um mercado muito exigente. Honda Fit é concorrente fortíssimo, mas seu C&B é muito elevado. E o Versa? Bem, este levou todos comparativos da categoria, o que não resta dúvida: É o melhor;

    Médio: Fluence e Cruze têm o melhor custo benefício da categoria, mas o melhor "produto" é o Civic ainda. Difícil escolha. Ford Focus é um EXCELENTE PRODUTO, mas peca muito pela própria Ford no seu pós-venda. Corolla, outro excelente automovel, mas que está mudando. Ignorando pós venda e visando à qualidade e ao custo x benefício, eu escolheria o Civic EXS, já que teremos de comparar todos em suas versões que custa mais barato e mais caro – onde o Civic, no topo, devora seus concorrentes;

    Grande: Ford Fusion é um produto que atende ao mercado americano, saindo da mesma planta em Chuwhuahua no México. Hoje, pode ser encontrado por 73 mil, preço de sedã médio. Excelente C&B;

    SUV/Picape: Amarok é a melhor tecnologia embarcada, mas custa muito caro. Nissan Frontier vence pelo C&B. Mas, quando a Ranger nova chegar, quem tem picape sabe como é: Ford e GM (além da Dodge) botão à prova o porque de F1000 e D20 de quase 30 anos até hoje custarem o preço de japonesas com 10 anos de uso.

    Resultado final

    Compacto 1.0: March;

    Compacto 1.6: Versa;

    Médio: Civic (na versão topo) e Cruze/Fluence (básicos);

    Grande: Fusion;

    Picape/SUV: Ranger nova.

    • Pedro_Rocha

      Interessante sua análise, mas nos médios TOP eu acho o 408 THP melhor que o Civic EXS em custo-benefício, tanto em conforto interno como no powertrain.

      Limitei-me aos produtos em si. Agora se o assunto envolver pós-venda, o resultado muda bastante.

      • flaviomm

        Eu entendo o que voce diz… ao ver preço e equipamento… o carro é o Peugeot.

        Mas ter o carro por 3, 4, 5, 6 anos… pode mudar essa história. Não?!

        Abrs!

    • Rud

      Fiesta Roca melhor que Gol, aonde?

      • sandrieco

        pra mim os dois são conduções, mas o Fiesta sim é BEM mais carro que GOL! Gol peladão é oferecido pelo preço do fiesta completo.

        • vini123456

          O Fiesta não é melhor que o Gol, mas sim MUITO melhor como condução e como CxB, nesse nível mais básico de carro o melhor conjunto aliado a baixo preço deve sempre vencer, afinal se for pra gastar mais é melhor comprar um médio, não é mesmo?!!!

      • simoloko

        Não sei "aonde" ele vai para ser melhor, mas sei ONDE É: No Brasil e no mundo.

        Gol é uma plataforma do Polo de 2002, enquanto o Fiesta é uma plataforma do Fiesta mesmo de 2005. Além de mais moderna, não tem gambiarras como o Gol, que tem suspensão e "eixo" traseiros do Gol G2, de 1994. Preciso dizer alguma coisa?

    • Sr_Wilson

      picape é algo complicado, pois por ser um veiculo multifuncional tem de ver o que cada um precisa.
      a ram é sem duvida a melhor picape do mercado, mas se você aceita ter carteira C, alto custo de manutenção, consumo alto, ter garagem grande e não rodar em local de muito transito.
      agora se você gosta de por o carro na lama, seu negocio é triton, mas tem de lembrar que para ter um bom angulo de saida a caçamba dela é curta e rasa, logo se você precisa de caçamba, não rola.
      se seu negocio é estrada mesmo, ai temos a frontier que tem boa potencia e boa estabilidade, mas é baixa com angulos de entrada e saida ruins o que prejudicaria um off-road.

      Mas concordo no veredicto, a melhor pelo que estou lendo por ai é a ranger nova, só que a ford precisa lançar ela, pq já está virando novela esse carro…

    • CharlesAle

      Seu comentário foi bem detalhado e correto,ao meu ver,só discordo em um ponto,posso lhe afirmar que o fiesta é tão ou mais bem durável que o march,que é um bebêzinho ainda no mercado e não dá para ter parâmetros de durabilidade e resist~encia com o fiesta por exemplo..no meu trabalho anterior,trabalhei na frota com couriers(mesma mecânica do fiesta 1.6) e eram super duráveis e resistentes(mecânica)e lembrei do meu primo,que foi comprar um fiesta edge 93,muito novo,70mil rodado no hodômetro,mas no checkauto constou que era no mínimo 165 mil rodados!!!!!o fiesta não tinha retoque nem nada,motor lacrado e escapamento limpinho,ou seja,só era bem rodado,mas estava intacto,por isso baixaram o hodômetro,por dentro também tudo jóia,ou seja,fiesta 1.0 pode até não andar bem,mas que é um carro resistente e de baixissima manutenção lhe garanto!!!! OBS:não seria Hermosillo,no México,esse nome que vc escreveu parece nome de cachorrinho rsrsrs

      • simoloko

        Os Fords são considerados "eternos" na Europa. Por aqui, por conta da manutenção cara da concessionária, muita gente pulava fora e degradava-os. Eu acho o Fiesta excelente também, mas avalio o espaço interno e outras coisas do March. Poderia sagrar vitória do Fiesta sem problema algum!

    • josenum

      como afirma da maior durabilidade do march em relacao ao fiesta? da onde tirou isso colega…

  • Sias

    Como diria o padre Quevedo: isto non ecziste.

    Cada um vai achar que um determinado modelo é melhor do que outro. Na minha opinião: carros populares nem entrariam nesta lista, são os melhores carros, não os mais baratos. É lista pra Bugatti, Mercedes, Maseratti….claro que levando em consideração o mercado (todo), não só o mercado nacional.

  • GabrielCGPB

    Fusion.

  • lucianorj

    No Brasil não existe esta coisa chamada "melhor carro do mercado", até o "menos pior" está em falta. Os carros do "mercado" são muitos ruins, de maneira que uma comparação é impossível. O que estão fora do mercado por serem caros, se enquadram na categoria "objetos de valor cujo critério de funcionalidade não se aplica" (junto a jóias, por exemplo), ou seja, pouco importa a sua função.

    • Tripa-Seca

      Desculpa, o preço pode tornar o produto "impróprio para consumo" (Gostei da sua analogia), mas não torna um carro ruim: Mercedes Classe S, por exemplo: Poderia custar 1/4 do preço. O preço vendido no Brasil pode ser considerado injusto, extorsivo, idiota…Mas não torna o produto ruim…

      • lucianorj

        Caro colega, não fiz uma crítica aos carros tidos como "extremamente caros", o que eu tentei dizer – de maneira enigmática, reconheço – é que no Brasil o automóvel não é encarado como um simples bem de consumo, como uma TV ou uma geladeira. De meneira que os carros "caros" (fora do "mercado" automobilístico por que são mais "jóias" do que automóveis) podem ser bons ou ruins, pouco importa, trata-se antes de um símbolo de status. Em uma frase: o símbolo supera qualquer critério técnico. Exemplo: o que importa se seu utilitário esportivo é capaz de "subir uma parede", se a aventura mais radical que você terá nele é fazer uma baliza apertada no centro de uma cidade?

        • JonathanAbud

          Hoje o foco das pessoas não é SER, é TER. Tem gente que não tem nem onde cair morto e tem carro cujo valor poderia comprar uma casa…

      • JonathanAbud

        Concordo, no máximo o carro vai deixar de ter um custo x benefício tão bom quanto outro concorrente…

  • suguii

    Esse é um tema muito individual e cada um terá sua opinião a respeito… o que pode ser bom pra um pode ser horrível para outro….

    Mas se eu fosse responder, entre 3 carros tops que já consegui dirigir, pra mim seria o R8 GT Spyder…. um dia quem sabe eu chego lá… rsrsrsrsrsrsrsrsrs

  • Renan21

    Acho que não existe melhor carro, tudo depende da pessoa. Para que essa pessoa quer o carro? Luxo? Trilha? Correr? etc.
    So tenho certeza de uma coisa, em relação a segurança o Volvo ganha rsrssrsrsr

  • lsm300c

    O meu…. brincadeiras a parte, depende da necessidade de cada um, enquanto uns preferem um suv, outros querem um sedã e por ai vai, não existe esta coisa de melhor carro, pra trabalho é uma coisa pra sair outra e pra viajar com a familia uma mais diferente ainda, o meu carro de passeio é pesado, bebe demais, tem manuntenção cara e mesmo assim eu não o troco por nenhum da sua faixa de preço, por isso acho que cada um tem sua escolha….

  • Junior_F1

    Alguns com "custo beneficio" (se é que existe no Brasil): Nissan March, Peugeot 308, Subaru Impreza, Jetta Turbo, Ford Fusion, Nova Ranger, Audi Q3, Volvo S 60, Mercedes C 180 CGI, Land Rover Evoque Pure, Volvo XC 60, Nissan GT-R…Esse são alguns…

  • Rodrigoww

    Pra mim o Nissan Sentra 2.0 16v CVT por R$ 55.000 é o melhor custo benefício do mercado. Bem mais até que o Fluence que usa o mesmo motor e cambio emprestados do Sentra e na versão CVT sai a partir R$ 67.000.

    O Sentra possui um dos, senão o melhor desempenho na categoria 2.0, com excelente consumo devido ao cambio CVT. Além de ser fabricado para o mercado norte-americano, respeitando todos os padrões de qualidade deste exigente mercado. A versão manual custa R$ 49.900. E já vem de série com: 2.0 Flex de 143cv e câmbio manual de 6 marchas, Airbag Duplo e ABS com EBD, Rádio com MP3, conector para iPod® e 6 alto-falantes, Direção elétrica, Ar-condicionado, Vidros e travas elétricas nas 4 portas, Piloto automatico com ajuste no volante, retrovisores com ajustes elétricos, regulagem de altura do banco e volante.

    • simoloko

      O consumo dele no Vrum ficou atrás de Civic, Cruze, Cerato………

      • bauboni

        pé pesado
        CVT é pra andar na maciota

    • freemontomaisvendido

      A versão que se equipara em equipamento com o Cruze por exemplo, é a 2.0 S, custa 63.000, já o Chevrolet vem mais equipado (4 airbags e ESP) e é encontrado por 66.000 automático. O Sentra perde para vários concorrentes na aceleração, retomada, freios, ruído interno, fora que o acabamento é bom, mas espartano, sem inspiração e o design sem sal. O Sentra para mim tem um ótimo custo, mas nem tanto benefícios assim. Tanto que só tem 6 airbags na versão top, enquanto o Cruze e Jetta já oferecem 4 de série e o Fluence 6.

      • simoloko

        Cruze LTZ também são 6 airbags.

      • Rodrigoww

        A versão 2.0 S CVT sai por R$ 59.290 e não R$63.000. O Cruze R$ 66.000 para ter 2 airbags e um desempenho e consumo inferiores.

        • freemontomaisvendido

          Realmente não é 63.000, mas a linha 2013 está custando 62.290, sem o desconto que é provisório para o lançamento. E mesmo assim o Sentra S 2013 só tem 2 airbags (o Cruze tem 4) e anda menos que o Cruze. 0 a 100 Sentra 11,5s, Cruze 11,2s, e as retomadas são muito parecidas, e o consumo do Cruze é melhor tanto na cidade quanto na estrada por pouquíssima diferença. Levando em conta do Chevrolet ter melhor acabamento, ser mais bonito e seguro, o preço do Sentra não é bom.

  • jpmocellin

    Será que o Fusion atual é uma boa compra tendo em vista a chegada da nova versão? Como será que vai ficar de desvalorização?

    • radiobrasilcombr

      A geração "anterior" a do atual desvalorizou BASTANTE… é meio arriscado viu

      • Eugenissimo

        Por mim, em sedãs importados médios e grandes, de preço mais alto, a desvalorização sempre é grande. Mas quem quer comprar carro só pensando em revenda deveria abrir uma loja de veículos…

        • radiobrasilcombr

          Mas uu ja vi Fusion 2009 por menos de 40 paus… praticamente perdeu o metade do valor em menos de 3 anos, não é muito?

          • Eugenissimo

            O Fusion 2009 perdeu bastante porque, além de ser um sedã médio-grande importado, foi reestilizado no modelo 2010 e passou a contar com novos motores. O Omega australiano passou pelo mesmo problema quando foi reestilizado e depois quando seu motor 3.8 foi trocado pelo 3.6. O preço médio de um Fusion 2009 varia entre 42 mil e 48 mil. Um Omega zero custa 145 mil, ano 2008 vai para 60 mil, menos da metade.

            • radiobrasilcombr

              E o novo Fusion que ta chegando, que é beeeeem diferente deve também acelerar a desvalorização do modelo atual (que admiro… quase comprei um). MAS se a Ford meter a faca no novo, pode ser que o atual não desvalorize tanto.

    • luiz087

      o fusion ja provou ser um otimo carro, mas a desvalorizaçao infelizmente e muito grande… mas se voce analizar voce perde porem paga barato,, pois qlq carro a nivel de fusion ta pra mais de 100 contos.. ja sonata, optima e esses concorrentes do fusion de 80 contos sao so casca

  • TTropicthunder

    Estou com essa dúvida cruel: Qual carro comprar?

    Não quero gastar mas de 50 mil num carro e nem queria gastar isso tudo na verdade…

    Quero algo para o dia a dia e ainda me atender em viagens com minha esposa duas vezes ao ano.

    Quando começo a olhar um carro mais simples dá 45 mil completo e dói dar essa grana num carro popular… Quando vejo um médio como o 308 começa com 53 mil e faltando algumas coisas mas em resumo: É de chorar!

    Eu tenho um Gol G5 e estou louco para trocar… as vezes penso pegar um Focus usado automatico mas ele faz 5 km/l e vai mudar agora em 2013…

    • JonathanAbud

      Seminovos -> Astra, Vectra, Corolla, Civic, Linea, Fusion, Azera

      Novos -> New Fiesta, Grand Siena (Todos atuais e sem previsão de sair nova versão)

      • Rafael_rec

        New Fiesta já sai uma versão com nova frente em 2013.

        • JonathanAbud

          Do sedã também?

          • Rafael_rec

            Imagino que ele também acompanhe a mudança do hatch.

            • JonathanAbud

              Imaginei que não mudaria agora, já que o carro vai passar a ser fabricado no país e esse novo desenho ainda nem está rodando na europa, e me faz achar que demoraria um tempo pra vir para cá…

              • Rafael_rec

                Ele vai começar a ser fabricado aqui já com a nova frente que sai na Europa no próximo ano. Isso é bom, pois mostra que pelo menos a Ford está tentando manter a sintonia dos modelos vendidos aqui com o resto do mundo, emboa seja um absurdo carros como o Ka e Fiesta Rocam permanecerem em linha, mas fazer o que se ainda tem gente que compra.

        • wrlopes

          Qual carro hoje em dia passa dois anos sem mudar? Em março já estavam lançando modelos 2013, andar com carro defasado hoje em dia é mais que normal, a não ser que jogue dinheiro no lixo todos os anos.

      • Bikudin

        Beleza, bons carros.

      • Tripa-Seca

        Fusion e Azera para mim são os tops dessa lista. O Fusion, pelo menos, sai por cerca de 40 mil…Por um carro com 3, 4 anos de uso, geralmente uns 50, 60 mil rodados, automático, com aquele espaço, acho um bom negócio…
        O problema é um pecado imperdoável: Sem apoio de cabeça para o passageiro central…

    • simoloko

      Focus é excelente opção! Não havia lido teu post inteiro e te daria esta sugestão.

      Se não se importar por um automovel "fora de linha", vá de Honda Civic LXL 2010. Dá para achar um automático por R$ 50 mil hoje em dia.

      Dá para achar New Fiesta intermediário, com bons itens, por 46.900.

    • ambrosio1974

      Amigo, sem querer defender marca alguma, mas já foi olhar o novo Siena (Gran)? Parece que ele está saindo a R$ 48.000,00 bem completo e com motor e-torq 1.6. Particularmente não gosto da FIAT por causa da pintura dos carros, acho fraca. É modelo novo e um pouco maior que o Siena Fire. Sobre o Focus, verifiquei também um consumo elevado. Gosto muito do carro, mas aluguei por 20 dias um Focus 1.6 e com gasolina em Brasília fez 8,5 km/l. Esse mesmo motor no New Fiesta está fazendo 14.

      • TTropicthunder

        Então… me interessei pelo Newfiesta mas a tentação pelo Focus por ser maior é grande. O Newfiesta é pequeno demais.

        Sobre o Grand Siena achei legal a proposta do carro mas depois da experiência que tive com o novo gol nunca mais compro lançamento.

        To pensando em ir de usado mesmo… Tava decidido em ir de Sentra mas o bicho pega na manutenção sem falar que é um carro que visualmente não me agrada. E olha que compro carro sem preocupar com os outros… daí gasta 50 mil num carro q vc não acha bonito não rola.

        • JonathanAbud

          Tem que se ponderar os seus reais desejos e necessidades, além de sua vontade é claro. Os que citei são os que eu olharia, mas tenho as minhas razões. Gosto de carro sedã, com motor que pelo menos mova o carro sem sofrer, com um consumo aceitável, preço de manutenção bom, essas coisas… No caso, comprei um Vectra, mas experimentei outros carros antes de comprar o meu, e outra, não tive pressa pra comprar. O bom de conhecer aquilo que se quer é que você pode tirar vantagem disso. Eu queria o Vectra, mas por causa de uma semana ou duas, economizei uns milhares de reais. Esperei o carro sair de linha pra comprar. Hoje vejo que fiz um bom negócio no meu segundo carro e um negócio ruim no primeiro carro (outro Vectra), pois tive pressa pra comprar e acabei agindo mais com a emoção do que com o coração. Desejo uma ótima compra para o seu futuro carro e, seja qual for ela, vai ser melhor do que andar no gol ;)

          • TTropicthunder

            Obrigado! Felicidades com o novo carro!

        • Romis_gtr

          Mégane GrandTour não agrada não?

    • bauboni

      Sentre 2.0 de entrada, q conforme o amigo acima citou, já vem bem completo.

    • pedro_bh

      o Focus é excelente… se vc liga p consumo pegue um 1.6 2011….

      se quer automatico veja um Corolla 2009/2010.

      qualquer um dos 2 vai mudar sua vida….rsss saindo do GOL…..

    • basket133

      Tambem to querendo sair fora do g5 2010 acho a suspensão dele muito ruim, tava pensando no old focus 2007 dizem que a suspensão dele é muito boa mas sera que o automatico bebe tanto assim ?

    • Eugenissimo

      Minha sugestão? Não gaste os 50 mil. Escolha um semi-novo que já tenha desvalorizado bastante (algo como uns 3 anos de uso), seja bastante completo e tenha baixo consumo urbano. Gaste uns 40 mil – e o restante, reserve para fazer uma revisão mais caprichada no carro, ou mesmo instalar algum acessório (por exemplo, câmera de ré – que já é vendida em lojas de acessórios e até no pólo de informática da rua Santa Efigênia, em São paulo). Ou ainda deixar para a manutenção, em carros com peças um pouco mais caras.

      Se é para uso diário e transporte de no máximo duas pessoas, não é necessário investir em um carro grande, que aumenta os gastos e o desconforto em metrópoles. E como as viagens não serão assim tão frequentes, não é necessário um motorzão grande, certo?

      Quanto ao consumo… isso é MUITO relativo. Em uma cidade como São Paulo, com trânsito congestionado, o consumo de qualquer carro vai para o beleléu. Você se queixou dos 5km/l de um Focus? Tem muito carro 1.0 que pode chegar a isso num trânsito congestionado, com ar ligado. Há muitos outros fatores que também influenciam, como a topografia da sua cidade, sua maneira de dirigir…

      Você pode escolher um médio seminovo com motor 1.6, um compacto recheado de equipamentos. Até um Fiat 500 poderia ser considerado. Tudo depende do que você considera prioritário num carro e do que você pode abrir mão.

  • Rafael_rec

    Se eu tiivesse 45.000 para comprar um carro hoje seria o Palio 1.6 completinho. Muitos vão dizer que pagar 45.000 num Palio é loucura, e por esse preço eu posso comprar algum carro maior, mas por esse preço qual outro carro oferece air bags dianteiros e laterais + ABS com EBD? Para as minhas necessidades um carro com porte e motorização do Palio 1.6 já seria suficiente.

  • Renatc_

    Segurança: Volvo, Mercedes.

    Consumo: Mille, March e alguns outros populares 1.0.

    Peças/Manutenção: Infelizmente os veículos das quatro grandes – e mais recente os nacionalizados Renault/Peugeot.

    Um específico ? Difícil – cada um tem um gosto/preferência.

  • marconnado

    Concordo com o autor que para cada situação há um melhor carro diferente, mas alguns nunca entrariam como melhor de nada. Hoje em dia, sempre que possível temos que optar por um carro que tenha segurança. Nao adianta ser bom motorista, temos que dirigir pelo outro também porque ninguém sabe o que um louco ou bêbado pode fazer.
    Brasileiro tem que tirar da cabeça que carro bom é o que vende mais fácil. o bom tem que ser o que mais agrada e satisfaça o comprador. Contudo, é um absurdo sacrificar por exemplo Air bags e ABS pra colocar rádio e rodas de liga leve. O mínimo que tem que ser visto em um carro hoje em dia é AB2 e ABS. Depois de visto isso têm que ser consideradas as opções.

    Se eu fosse comprar um carro hoje, que estou formando na faculdade e sou solteiro seria um hatch médio. Estaria entre 308 e Bravo (conheço por experiencia própria que é um ótimo carro). Mas talvez eu espere o i30 novo se os preços nao estiverem nas alturas

  • JonathanAbud

    Resumindo o texto, o melhor carro é aquele que atende as suas necessidades e você tem dinheiro pra comprar…

    • cavevolution

      Com certeza. Por exemplo, não daria pra falar que uma Ferrari é o melhor carro do mundo. Imagina colocar uma F458 no meio de um atoleiro e cheio de pedras ao lado de poderosos utilitários esportivos 4×4? Revertendo o caso, imagine uma F-250 Cabine Dupla, Dodge Ram ou uma Hummer H1 para tentar estacionar dentro de um shopping lotado no final de semana? Cada carro no seu habitat.

  • Jon_mg

    O melhor carro disponível no mercado é o carro que se encaixe dentro do meu orçamento… não adianta falar que é uma Ferrari, quando vc tem condição de comprar um Fluence da vida. Então digo que essa coisa de melhor carro é uma coisa relativa e íntimamente ligada ao poder de compra do consumidor.

    Meu caso… Eu posso comprar um carro de até 55 mil, podendo chegar a 60… Então, vou olhar todos os carros nessa faixa de preço, olhar usados pouco rodados e no fim das contas juntar o preço do carro com o meu gosto e chegar a um verecdito…

  • Moy

    Fico com o Evoque.
    Deve me servir muito bem (quando ganhar na mega sena).

    • Romis_gtr

      kkkk

  • GabrielR6

    Abaixo de 100 mil, com um tamanho razoável, conforto razoável,visual agradável e ótimo motor…
    Jetta TSI… E pra hatches,aguardo pacientemente pelo 308 GTi,isso se custar menos de 65 mil dilmas.
    Engraçado como temos realmente poucas opções de carros com verdadeiro desempenho de esportivo e preço baixo… :/ aliás, existe algum 0km abaixo de 50.000 com um desempenho assim?

    • Gregori_Costa

      por 308 GTI vc quer dizer 308 1.6 THP né?
      pq eu acredito fortemente que o GTI não vem pro Brasil.

    • cavevolution

      O Jetta TSI é um ótimo carro. Posso dizer que pelo visual, ele é um "tiozão" com alma esportiva. O motor 2.0T de 200cv e cambio DSG dão conta da diversão.

      • Julio_F

        Não posso deixar de registrar meu depoimento. O motor 2.0T da Volks/Audi é sem dúvida alguma um dos maiores motores já criados que eu conheço. Potente e econômico. Uma delícia de dirigir e sem gastos desnecessários.

  • fabiobnu

    No questionário do texto acima, a pergunta: "Ele é capaz de salvar sua vida caso um bêbado atravesse o sinal vermelho naquela noite de sexta-feira?" deveria ser o primeiro quesito na hora de decidir qual carro comprar.

    • Julio_F

      Isso me lembra o evento Porsche x Tucson.
      Olha o estado deplorável que ficou o Tucson, olha o estado em que ficou o Porsche? Tudo bem que a colisão foi lateral no Tucson e bla bla bla, mas o carro ficou irreconhecível. Que segurança é essa? Enquanto isso, o cockpit do Porsche sofreu deformaçao mínima e o motorista sequer perdeu a consciência.

      • Tripa-Seca

        Até porque ele não podia perder algo que ele não tem…

        • Julio_F

          Bem colocado.;)

  • Geanmatheus

    No texto esqueceu de mencionar Design.
    E frente aos novos lançamentos parece que as montadoras também estão esquecendo!!!!!!

  • http://www.facebook.com/alexandro.mann alexandromann

    Pra mim, é o meu! Fiat Linea.

  • Julio_F

    Como o próprio preâmbulo do seu texto disse, não existe melhor carro. Os fatores a serem considerados são diversos, dependem da necessidade e do poder aquisitivo de cada indivíduo ou família e muitas vezes são excludentes. Para alguns, carros pequenos serão melhores (mais fáceis de estacionar), para outros carros grandes são essenciais (carregam muitas malas, equipamentos esportivos). Alguns precisam de mais de 5 lugares, para outros 2 já está de bom tamanho.
    Sem contar o design, cujo gosto é extremamente individual. Tem gente que acha Renault Duster lindo, eu acho terrível. Tem gente que adorou a nova identidade visual da Ford, eu detestei. Tem gente que adorou o novo i30, eu achei que parece um bagre. Via de regra eu prefiro estilos mais conservadores (nem tão conservadores quanto os da Toyota nem tão exagerados quanto os da Hyundai), mas tem gente que tem opinião contrária e temos que respeitar, porque o carro tem que agradar só e tão somente o dono.
    A única unanimidade que eu creio que iremos ter aqui é: os carros nacionais são, todos, muito caros e segurança dos mesmos, mesmo nas faixas de preço mais altas, deixa a desejar. De resto, tudo é relativo.

  • Adriano_Silva

    Elantra.

    • ambrosio1974

      Adriano, eu também gosto do Elantra, embora esse visual da Hyundai esteja ficando enjoado. Estou analisando a próxima compra de um carro para a família e já tenho certeza que será um sedan, já que os Suv's (moda) consomem muito e a manutenção não é barata. Atualmente descartaria o Elantra pelo fato de ser vendido pela CAOA; se a Hyundai começar a vender e montar seus carros aqui, ele seria a 1ª opção.

      • Adriano_Silva

        Também não gosto da CAOA não, mas o produto é muito bom (preço absurdo) entre os produtos do mercado acho que os da Hyundai se destacam positivamente, em especial o Elantra, os outros estão meio que fora da realidade rsrsrrs.

  • Fungo

    Pra mim o melhor carro se chama Ferrari F12 Berlinetta… No resto pode colocar um X

    • cavevolution

      Não achei esse carro pra vender aqui no Brasil. Nem na Via Europa, em São Paulo. Acho que é mais fácil contactar uma importadora independente para trazer esse carro da Itália.

      • Fungo

        Foi o que fiz no começo da semana…

        • flaviomm

          Estou um pouco apertado este ano… comprei um ape… então comprei só um GTR… mas um dia terei uma Ferrari!!! kkk. abrs!

  • Gregori_Costa

    Essa é uma otima pergunta. Dentro de 1 ano devo trocar meu carro atual, um focus hatch, e não tenho a minima noção de qual comprar. Minha ideia seria um carro com os itens do New Fiesta hatch mais completo e com o espaço do focus. Sei lá, to perdido.

  • Dcyno

    Perda de tempo, no Brasil só é produzido lixo, quem conhece os carros europeus e americanos sabe o que estou dizendo.

    • Fla3D

      E japoneses e coreanos.

  • Herumor_

    quando fui comprar meu carro fiz exatamente o perfil que EU vou usar o carro… mas o melhor item que eu marquei X foi "seminovo com preço decente"

  • cavevolution

    Se fosse uma votação nacional, meu voto iria para: HONDA CIVIC – Apesar do visual polemico, o carro melhorou muito em termos de equipamentos e interatividade para os seus ocupantes. A sua geração também está atualizada em relação aos outros países aonde é vendido.

  • BlueGopher

    O melhor carro é o que cabe no nosso bolso e atenda a maioria de nossas necessidades.
    O duro é que grande parte de nós geralmente compra o carro por impulso, beleza ou recomendação de terceiros, cujas necessidades e gostos muitas vezes são muito diferentes dos nossos.
    Daí surgem os arrependimentos.
    Não que o carro seja ruim, mas apenas compramos o carro errado.
    É só ver os comentários acima: enquanto um elogia determinado modelo, o outro joga pedras…

    • http://www.historias-de-minha-vida.blogspot.com/ olhandoalua

      É bem por aí mesmo, o melhor carro depende muito de cada pessoa, normalmente o impulso fala mais alto e as pessoas acabam não comprando o melhor carro para elas…

  • luizfellipecout

    Para mim o versa

  • X11auto

    A pergunta é muito simples e não pode ser respondida de forma lógica virando assim um assunto de doido no bom sentido! Mas fico com aquela que dis, o melhor carro do mercado é aquele que você pôde comprar!rs….o resto é pura especulação!

  • FiuzaLima

    Minha lista em cada faixa de preço/categoria:

    Renault Clio – Melhor popular pé de boi. Acho que atende perfeitamente as (poucas) expectativas que cria.
    Fiat 500 Cult manual – Bem completinho e pelo preço que estão colocando aqui em Salvador/BA (39 mil) me parece uma ótima opção de hatch.
    Fiat Grand Siena Essence – Melhor sedã compacto. Só precisava ser mais barato…
    Ford New Fiesta Hatch – Desenho espetacular e, na versão completa, tem de tudo! Inclusive um preço gordo.
    Honda Fit LX manual – Quem dirige ama. Minha namorada tem um CVT 2005 que faz curvas que é uma beleza…
    Peugeot 308 Allure manual – Melhor relação custo benefício… Mas tem que ser manual.
    Volkswagen Jetta TSI – Acho bonito (subjetivo) e bem equipado. Anda pra caral***!
    Mitsubishi ASX CVT – Muuuuito econômico e o motor responde bem. Além de ter um desenho neutro e não ser tão grandalhão como alguns concorrentes.
    A1 – Aqui é passional ao extremo, mas ele faz jus. Faz parte do grupo: se eu tivesse grana para ter uns 3 carros…
    SSangYong Korando – Bonito, moderno e a diesel.
    Mitsubishi L200 Triton Diesel – Ainda acho ela muito bonita, as demais seguem um padrão de desenho muito parecido. Fora que anda muito bem e é econômica.
    Mitsubishi Lancer Ralliart – Sem comentários.
    Range Rover Evoque – Alguém me explica um carro ser tão bom em tudo?! Não, em tudo não pq é muito caro.

    Não sou apaixonado por nenhuma marca, por isso não tenho preferencias por uma ou outra. Algumas delas eu não gosto muito, mas reconheço quando lançam bons carros. É o caso da VW com o Jetta TSi, show de bola frente aos concorrentes e como falaram acima, tem um conjunto mecânico sensacional.

    Atualmente sou dono de um Prisma 1.4 2011 que é uma merda, mas me atende bem. Pelo preço que paguei, não haviam à época outras opções melhores, só carros com motores 1.0 e com níveis de equipamentos e segurança similares. Se eu tivesse 5 mil a mais a história teria sido outra (um Fiesta Rocam 1.6 c/ ABS + AB2), com 10 mil, outra (Polo Sedan), e aí por diante.
    Infelizmente, para boa parte da população, a compra de um carro vai muito mais pelo bolso, pelas condições oferecidas na concessionária e pelo baixo nível em geral que cada categoria apresenta no Brasil. Tá melhorando um pouco, mas até pouco tempo atrás não rolava carro abaixo dos 45 mil com ABS + AB2. Agora tem o Fiesta Rocam, o 500, o Polo, o Uno, Palio, etc (e quando tinha como opcional, você NUNCA achava um na concessionária para comprar).

    • Rafael_rec

      Post perfeito, eu mudaria alguns modelos da sua lista, mas o caminho é bem por ai mesmo.

    • JulioCMO

      Excelente análise, positivo ! Sobre a lista dos carros, acho que eu só trocaria o Grand Siena rsrs'

      Acredito que o mais importante desse texto, além de criar uma consciência crítica, é de mostrar que nosso mercado não cumpre 50% das exigências que nós consumidores precisamos. É meio redundante trazer isso logo para um site automotivo, onde, teoricamente, as pessoas tem "consciência automotiva" plena, mas acredito que até em conversas entre parentes ou futuros compradores tais dicas possam vir a calhar.

    • freemontomaisvendido

      O 500 eu achei por 36.990!!! Acho que era uma desova do estoque de 2011.

      • FiuzaLima

        Aí é imbatível… Tem aquela coisa de carro aqui não ser barato, mas dentro de nossa realidade, um 500 por esse preço é show!

        • freemontomaisvendido

          Também achei incrível. Se eu achar o jornal desse anúnico eu tiro uma foto de publico para vocês verem, e o pior é que tem diversas cores.

  • epa

    Astra seminovo. Meu é 2008 completaço e custa apenas 20 mil

  • subzero99

    Na categoria dos mortais, diria que são estes:

    March
    Versa
    Fluence

  • DaniloSouza

    Não vou ler nem os comentários. A maioria vai ser devaneios dos fanboys e suas marcas preferidas.

  • bauboni

    Hmm, a pergunta do tópico depende do preço.

    Minha lista:

    Até 25 = Clio, sem opção de sedan
    Até 30 = Corsa, Logan
    Até 35 = Fiesta 1.6 com AB2/ABS, Logan 1.6
    Até 40 = Palio 1.6 E.Torq, Versa
    Até 45 = New Fiesta, Tiida Sedan
    Até 50 = New Fiesta, Sentra
    Até 60 = Focus, Sentra
    Acima de 60 = …

    • PauloPGomes

      Concordo com sua lista, e adicionaria alguns carros mais
      Até 25 = Clio, sem opção de sedan
      Até 30 = Corsa, Logan, Palio Economy (com ABS/AB2)
      Até 35 = Fiesta 1.6 com AB2/ABS, Logan 1.6
      Até 40 = Palio 1.6 E.Torq, Versa
      Até 45 = New Fiesta, Tiida Sedan
      Até 50 = New Fiesta, Sentra
      Até 60 = Focus, Sentra, Cruze
      Acima de 60 = Bravo T-Jet, 408 THP, Jetta TSi

  • Acleciano

    "Um FUSION e um audi A6 não seria nada mal"

  • CharlesAle

    KKKKKKKKK vc foi bem sútil agora em!!!!!!!!!!!!!

    • Eugenissimo

      Palavras da dona Chevrolet:

      "A suspensão traseira, tipo Z-link, apresenta um sistema composto de barra de torção especial com perfil em ‘U’, construído com duas camadas. Este desenho alia as vantagens da economia de espaço de um eixo com barra de torção convencional ao baixo peso e ao controle do câmber das rodas."

      Ah, tá! É uma barra de torção especial… ou seja, não é barra de torção… mas é barra de torção, sabe, só que… não é uma barra de torção e… enfim…

  • fbmj

    Nenhum.

  • exmarujo

    O melhor carro disponível no mercado é aquele que a pessoa pode comprar dentro das suas possibilidades e sem comprometer a renda mensal disponível e não aquele carro que se compra para mostrar ao vizinho

  • fernandoma

    até semana passada era o 500 na minha opinião, por ser seguro, confortável, bonito, pequeno e cheio de estilo. Agente as vezes acha que precisa de um carro grande mas nem sempre é assim, eu gosto muito desses carros pequenos e considero o futuro da indústria. Bom é ir trabalhar sem gastar muito com conforto e ocupando pouco espaço no trânsito…

    • PauloPGomes

      Problema que o 500 custava 39.900
      Agora pulou pra 45 mil.
      Foi-se o Custo/Beneficio

  • renanrv

    Veloster.

    Brincaderinha!

    Nenhum, no Brasil.

    • Rafael_Reis

      Vai andar de quê, então?

      Se for transporte coletivo, tô contigo.

  • Marciomaster

    Camaro

  • caddu

    Eu estava guardando essa pergunta para semana que vem, quando sai a lista dos carros mais vendidos do Brasil. Isso porque, toda vez tem discussão a respeito de um ou outro carro. É impossível chegar a um consenso, mas temos alguns preferidos. No meu caso eu escolhi o Civic, embora visualmente não tenha me agradado tanto, porque é um carro confortável, tem um bom acabamento, é econômico, anda bem e tem a mecânica bastante confiável.

  • TTropicthunder

    Engraçado q ninguém citou a Renault grand tour!

    • Romis_gtr

      Eu citei lá em cima, antes de chegar aqui….huahushusahsuhasu, mas é bem verdade ela foi esquecida neste post.

  • RALSILVA

    Sobre o que li acima, fico mesmo com um dos NOVOS: Sentra, Fusion e Ranger.

  • Gsmantuano

    Nao concordo… Pra mim é custo beneficio: quem oferece mais por menos

    Revenda etc é tudo secundário …

  • flaviomm

    1. Bom… olhando o preço e o equipamentos… no momento da compra… o Cruze e o Fluence parecem as melhores compras entre os medios. Parecem bem superiores ao Jetta 8v.

    2. Agora… ao conviver 4, 5, 6 anos… qual será o melhor carro??? Talvez aí eu entenda porque Corolla e Civic são respeitados.

    Manutenção, nível das concessionárias, ruído interno, desgaste mecânico, silêncio e aparência do acabamento, defeitos e virtudes após anos de uso… são outros itens consideráveis para avaliar qual o melhor carro. É outra história.

    3. A criticável 4 alguma coisa, que eu lia na juventude, tem algo útil nas eleições de "melhor compra" e "os eleitos"… que mostram relativamente bem esses aspéctos da compra do carro… mas também da convivência com o carro.

    4. Convenhamos… pode usar x, y, z… nos itens a, b, c, d, etc… mas ainda tem muita coisa subjetiva, emocional, lendas, etc… na escolha de um carro!!

    Abrs!

  • KzR

    Se o Audi A3 2.0 TSi Sport fosse mais barato para comprar e manter, seria excelente para mim.

  • luiz087

    eu trabalho com carros e tive a oportunidade de provar muitos modelos, acho q depende muito do uso de cada carro e do bolso do comprador, para uso diario (independente do valor) eu compraria palio 1.4, palio weekend 1.4, corolla xei, hylux srv, land rover dyscovery.. ja para finais de semana ou para viajens punto, jetta, fusion, bmw 325i, bmw 335i, mercedes c63amg, porshe cayenne
    como esportivo, bmw z4, porsche 911, nissan gtr… o preço nem sempre julga o carro, tive o prazer de dirigir ferrari e cinceramente e so nome e ronco, pois uma porsche e muio mais carro… agora as melhoras marcas sem duvida sao toyota e bmw

  • crigosp

    Por faixa de preços:

    Até 25 MIL: Renault Clio
    Até 30 MIL: Logan, March, Chery Face
    Até 35 MIL: Fiesta Hatch/Sedan (completos com direito à ABS/AIRBAG)
    Até 40 MIL: Versa, Lifan 620
    Até 45 MIL: Idea Completa (Airbag e ABS, mesmo com motor 1.4)
    Até 50 MIL: Chery Tiggo, Sentra,

  • Rafael_Reis

    Algo que deve pesar também, e poucos se preocupam, é quanto à garantia. Sequer cogitei comprar carros com menos de três anos de garantia, que é aproximadamente o tempo que vou ficar com o carro.

    O que leva a outro critério interessante: quanto tempo ficaremos com o carro? Uma hora ele vai mudar, ou deixar de ser produzido, o que vai desvalorizá-lo bastante. Se eu ficar muito tempo (digamos, uns cinco anos), não faz muita diferença, e pode valer a pena comprar um que esteja barato devido à próxima atualização. Se eu ficar menos tempo, é melhor que tenha sido atualizado mais recentemente.

  • Punto

    A receita, de forma simples:
    1) É solteiro/casal, tem filhos pequenos, grandes, quantas pessoas costuma levar, ainda que eventualmente, cidade ou estrada?
    2) Prioridade é consumo ou desempenho?
    3) Estilo do carro.
    4) Que itens de segurança e conforto o cidadão prioriza?
    5) Manutenção
    6) Rodas em que tipo de "chão"? Cidade-"tapete" tipo São José dos Campos? Estrada-"tapete" como Bandeirantes? Estrada de terra? Cidade-"cratera" como Porto Velho ou BR-"cratera" como a 364?
    Enfim, IMPOSSÍVEL apontar UM carro perfeito. Nem mesmo por preço.

  • mmuniz75

    Fluence, cambio CVT,, freio a disco nas 4, direção eletrica, bom espaço interno, otimo motor, todos vem com 6 air bags, partida por botão, bluetooth ,sensor de chuva e crepuscular , pneus na medida certa para manter o conforto sem perder a estabilidade. Tudo isso com um preço não tão absurdo quanto a coconrencia que nem chega a ter tudo isso.

  • NãoSouFãDeCarroça

    Minha lista:

    Até 25 MIL: Palio Fire,Celta.
    Até 30 MIL: Logan,March,Sienal EL
    Até 35 MIL: Novo Palio,VW Fox
    Até 40 MIL: Versa,Fiat 500
    Até 45 MIL: Fiat Idea completa,Citroen C3 Picasso
    Até 50 MIL: Palio Sporting completo,Sentra

    Claro,alguns seminovos…

  • Piazote

    Carro bom é aquele que faz você soltar um suspiro quando chega na garagem para pegá-lo! Pode ser aquele Mille rebaixado com aro 14 e pelicula nos vidros ou um BMW Z4 com tudo dentro! O importante é se sentir bem com a maquina…

  • Julio

    Esses Carros Brasileiros São tudo um lixo e o pior que os brasileiros pagam caro nessas porcarias o mesmo carro Produzido no Brasil com motor 1.6 completo e importado do brasil e vendido la no México pela Metade do preço que e vendido aqui a nos brasileiros isso e um sacanagem que essas empresas e o governantes faz com a gente não acredita ver o video http://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4

  • marcio_cr

    Carro seguro é outra historia.

  • Eugenissimo

    Carro europeu é outra história. Vide Latin N'Cap…