Home Hatches Qual é o melhor hatch médio do mercado?


volkswagen golf black edition chega ao mercado por r63 950 1 Qual é o melhor hatch médio do mercado?




Muitos consumidores brasileiros estão percebendo que ao invés de comprar um popular bem equipado, ou algum modelo compacto cheio de acessórios, pode com o mesmo valor comprar um hatch médio com os mesmos equipamentos, mas com maior espaço interno e maior conforto.

Aí surge a questão levantada em um comparativo feito pela revista Quatro Rodas deste mês. Ela testou vários hatches médios com preços não muito altos, que geralmente são os modelos considerados pela pessoa que vem de carros populares e quer subir para um segmento melhor.

Vamos falar então sobre as qualidades e os defeitos de cada um desses hatches médios, não entrando nas colocações que cada um recebeu pela revista, claro. Decidir qual é o melhor cabe a cada um, pesando o que acha mais importante e o que preza mais em um carro novo.

Os modelos são: Volkswagen Golf 1.6, Hyundai i30 2.0 16v, Citroen C4 1.6 16v, Ford Focus 1.6 16v, Chevrolet Vectra GT 2.0, Fiat Stilo Attractive 1.8, Peugeot 307 1.6 16v e Chevrolet Astra 2.0.

Volkswagen Golf 1.6

O Golf tem o motor mais fraco entre todos aqui, mas mesmo assim a combinação quase perfeita entre motor e câmbio fazem com que ele seja um dos melhores de se dirigir. Ele é bem equipado, e se você escolher opcionais como airbag duplo, freios ABS, piloto automático e comandos do som no volante, seu preço fica na casa dos 52.200 reais.

Hyundai i30 2.0 16v

focus ghia i30 comparativo 3 Qual é o melhor hatch médio do mercado?

A versão mais em conta do i30 tem preço muito atraente. Por 54.000 reais você a leva pra casa, apesar de não poder escolher o câmbio automático. Ele tem bom desempenho, acelerando de 0-100 em 9,6 segundos, é completo e tem bom acabamento. Apenas faltam detalhes que deveriam estar presentes, como vidros um-toque e trava automática das portas.

Citroen C4 1.6 16v

citroen c4 hatch preto 1 Qual é o melhor hatch médio do mercado?

O Citroen C4 na sua versão mais simples sai por 54.800 reais, e infelizmente vem com calotas. Um detalhe ridículo em um carro desse preço. Se você pagar 1.000 reais a mais ele vem com rodas de liga-leve, melhorando no visual. Muitos equipamentos existem nessa versão porque não tinha como tirar. Por exemplo, o volante com o centro fixo e cheio de botões, aparelho de som integrado ao painel. É também o caso do piloto automático e do ar-condicionado com saída para os passageiros de trás. Bom para quem compra.

Ford Focus 1.6 16v

focus ghia i30 comparativo 2 Qual é o melhor hatch médio do mercado?

Até ontem, sabíamos que o nosso Focus estava em dia com o modelo europeu. Acabou de ser anunciada a terceira geração do modelo, mas não é por isso que ele ficou defasado. Seu motor 1.6 16v não anima muito, já que o antigo 1.6 do Focus da geração anterior era mais ágil.  Entre os modelos desse teste, sempre fica entre os últimos no quesito desempenho. O lado bom é que por 49.900 reais você leva um Focus completo, com airbag duplo, rádio com MP3 e rodas de liga leve.

Chevrolet Vectra GT 2.0

chevrolet vectra gt remix 1 Qual é o melhor hatch médio do mercado?

O Vectra GT é o segundo mais caro dentre esses oito. E não traz muita tecnologia para fazer valer esse preço alto. Não tem motor com bloco de alumínio, não tem suspensão multilink, rodas de 17 polegadas ou ABS de série. Se você comparar o Vectra GT com o Astra 2.0, ele custa quase 10.000 reais a mais, e em termos de equipamento apenas adiciona airbag duplo. Tudo bem que seu visual é bem mais atual, mas a diferença é bem grande.

Fiat Stilo Attractive 1.8

fiat novo stilo 2008 versao flex 1 Qual é o melhor hatch médio do mercado?

O Stilo Attractive tem bom preço, sai por 46.780 reais. Quase o preço do Astra? Sim, mas não tem rodas de liga leve, não tem vidros elétricos traseiros e não tem rádio, pequenos detalhes que fazem uma boa diferença. Seu ar-condicionado também não é digital. Por outro lado, o modelo tem o computador de bordo My Car e a direção tem o modo City, que a faz ficar bem leve.

Peugeot 307 1.6 16v

peugeot 307 hatch presence pack Qual é o melhor hatch médio do mercado?

O Peugeot 307 é um dos modelos aqui que tem o visual mais datado. Mas isso de longe não significa que ele seja feio ou ultrapassado. Continua tendo uma beleza incrível. Na versão de entrada Presence, que custa 49.900 reais, já tem airbag duplo e freios ABS. E o seu espaço interno é muito bom, já que ele é daqueles hatches com teto alto, quase uma minivan.

Chevrolet Astra 2.0

chevrolet astra 2009 novo motor 140 cavalos Qual é o melhor hatch médio do mercado?

Se modelos muito vendidos, como o New Civic, já tem visual batido, por existirem muitos na rua, imagine o visual do Astra? Desde 2003 é o mesmo. É bonito, mas bem datado. Por outro lado, na casa dos 45.000 reais você não vai achar nada tão bem equipado. Ele conta com ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 16 polegadas, motor forte de 140 cavalos e itens até mesmo inexistentes em uma Mercedes-Benz CLC ou uma BMW 118i: retrovisor interno eletrocrômico e o já citado ar digital. Por outro lado, faltam freios ABS e airbag duplo.


Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.