Mercado

Quinzena de março: HB20 fecha como líder e Corolla fica em quarto

HB20 Rspec 2016

O HB20 fechou a primeira quinzena de março na liderança, deixando o Onix em segundo. Mais atrás, aparecem o Ka e o Corolla, que chegou a estar em terceiro. O HR-V aparece em sexto, bem distante do Renegade, que caiu para 11º.

Gol, Uno e Palio, que já estiveram por muitos anos nas primeiras posições, caíram bastante e hoje fecham o grupo dos 10 mais vendidos. No segundo pelotão, a dupla de compactos da Toyota chama atenção, assim como o Cobalt.

Confira abaixo os 20 automóveis mais vendidos na primeira quinzena de março de 2016:

1) HB20 – 5.464 unidades
2) Onix – 5.158
3) Ka – 3.298
4) Corolla – 2.902
5) Prisma – 2.679
6) HR-V – 2.666
7) Fox – 2.425
8) Gol – 2.373
9) Uno – 2.354
10) Palio – 2.165
11) Renegade – 2.055
12) HB20S – 2.047
13) Siena – 1.900
14) Up! – 1.884
15) Etios – 1.747
16) Sandero – 1.459
17) Cobalt – 1.242
18) Etios Sedan – 1.147
19) Fit – 1.096
20) Voyage – 925

[Fonte: Fenabrave]





  • Fernando

    Surpreso com a falta do new fiesta nesta lista. Os aumentos absurdos da ford acabou com o carro que até pouco tempo atrás era um dos líderes.

    • ALVIN_1982

      Desculpa, amigo, mas quem fazia esse papel era o Fiesta ROCAM, logo que esse saiu de linha, ele já começou a sair de entre os 20 mais vendidos… O Novo Fiesta nunca foi sucesso de vendas, tanto pelo preço, interior minúsculo, quanto pelo seu câmbio Powershift…

      • Fábio

        Eu tb considero que o fiesta com motor rocam que puxava o número de vendas.

        • th!nk.t4nk

          Alguém postou aqui uma vez dados mostrando que o novo Fiesta vendia bem mais que o RoCam. Pra mim a queda foi do novo sim, pois a Ford aumentou absurdamente o preço do carro. Dê uma olhada na tabela e vai entender.

          • Fábio

            O fiesta rocam era muito vendido para frotista, enquanto o new fiesta eu nunca vi com frotista. Certamente o preço influencia muito, mas o nicho de mercado que a ford propôs para seu carro é de número baixo de vendas, dito premium.

      • Willian

        Acho que vai começar a ter um movimento maior quando sair o 1.0 Ecoboost aqui.

        • pedro rt

          sem duvida o 1.0 ecoboost vai fzer maior sucesso mas eu acho q quem vai se beneficiar mais ainda com isso sera o hb20 q tbm vai ter o seu e vai chegar no mesmo periodo, entre maio e junho…

      • Você está correto até o ponto que disse que ele não era um sucesso de vendas. Ele não concorria com Gol, Celta, Ônix, Clio, Palio… Concorria com C3, 208 e sempre vendeu mais que esses… Até porque os líderes eram caros, tinham motor 1.0, não tinham espaço interno e tinham uma solução de automatização de câmbio anos luz atrás do Fiesta.

        • Mario

          Verdade. O segmento do New Fiesta está extinguindo! As vendas são para populares, ou para valores acima de 70k. Veja que nenhum destes que citou, estão entre os 20. E todos sabiam, que o Ka tomaria o lugar do Fiesta Rocam.

          • pedro rt

            esse segmento de compactos premium so quem vende bem e o FOX o resto ta depois do 25° lugar… começa pelo new fiesta, punto, c3 e termina com o lanterna 208 na casa dos 40 mais vendidos…

            • Artur

              Acho que o Fox se situaria em um patamar abaixo dos citados (Fiesta, Punto, C3, 208 etc.).
              Foi a VW que tentou “empurrar” o Fox (inclusive em preço nas versões mais caras) para o lugar que um dia foi do Polo, mas ele nasceu em 2003 com pretensões de substituir o Gol.
              Como não vendia tanto quanto o seu irmão mais velho, a VW decidiu continuar com os 2 no mercado, “gourmetizando” o Fox com os 2 facelifts aplicados, melhorando interior, equipamentos etc.

            • Mario Aloisio Ferraz

              Fox é popular, bem longe de ser compacto premium, kkk

          • Gran RS 78

            Como que o segmento do Fiesta está extinto? Hj vc compra um C3 1.5 Okm ” completo” por 39 mil reais, praticamente o mesmo preços dos ” populares” com motor mil. Esse negocio de compacto premium foi invenção das montadoras e mídia especializada, justamente para tentar justificar os preços bem maiores que de seus concorrentes.

        • Robinho

          corretissimo.

        • pedro rt

          o lider de vendas dessa categoria de compactos premium e o FOX

          • Focus não contava por ter versão 1.0 aspirada.

            • pedro rt

              ?? falei do FOX nao do focus

          • th!nk.t4nk

            Tive um Fox, gostava muito do carro, mas considero “meio degrau” abaixo do Fiesta. É outro segmento sim. O Fiesta é concorrente do Polo, em termos construtivos. Meu Fox tinha painel bonitinho, e só. Todo o resto era de carro popular, desde as portas super leves com “batida de lata” até o nível de ruído interno bem incômodo (o Fiesta achei super silencioso). O Fox é um popular com painel mais bonito, ótimo espaço e excelente ergonomia, mas não compete com Polo, Fiesta, 208 e C3 de jeito nenhum.

          • Gran RS 78

            Desde quando o Fox é compacto premium? Nem mesmo os outros modelos podem ser considerados compacto premium, são compactos e nada mais. Se custam mais é porque os consumidores aceitaram pagar mais caro só isso.

      • Robinho

        não é sucesso de venda? como assim? ele não concorre com Gol, Palio, etc…

      • Não concordo não.
        o New Fiesta aumentou vertiginosamente de preço, não é só a saída do Rocam que explica a derrocada nas vendas.

      • Gran RS 78

        Quando o Fiesta virou ” nacional” e custava apartir de 38.900,00, ele vendeu bastante, inclusive sempre no top 10 dos mais vendidos. Acho que a Ford matou o modelo com sucessivos aumentos de preços, infelizmente.

      • Fernando

        Eu penso diferente. Me lembro que uns 2 anos atras o New Fiesta era vendido por cerca de R$ 38 mil ou pouco menos até. O mesmo carro hoje, sem mudar uma virgula, começa em 49.990. Um aumento absurdo.

        Quem está comprando Ka 0km é o mesmo publico que há 2 anos atras mais ou menos estava levando pra casa o New Fiesta.

        Por esse motivo, penso, sim, a Ford deu um tiro no pé.
        E se voce procurar nas noticias antigas deste site ou de similares verá que o New Fiesta foi lider de seu segmento, vendendo uma porrada de carros por mes. Hoje, sequer passa perto, pelo altissimo valor e produto nao condizente com o valor ofertado.

        Mas respeito sua opiniao, é um ponto de vista diferente rs…

    • Lucas086

      Fiesta começou a vender quando o Rocan Se custava 30,990, apesar de defasado, motor que arrastava o carro e não é nada econômico , o acabamento é bem melhor que o do novo ka, por exemplo, eu digo isso pq minha namorada possui um, 13/14. Ele concorria com gol, palio, uno, ai veio o new fiesta para concorrer com c3, punto, 208.

      • Robinho

        cara na minha opnião era um carro honesto, sempre o achei muito melhor que Gol, Celta, Classic, Uno, Palio Fire…e todas as outras velharias…

        • Lucas086

          Então, por isso aconselhei minha namorada a comprar um, ela ia pegar um celta, mas foi ver o Fiesta e ela disse que esse era o carro. Muuuuuuito mais confortável, acabamento bem melhor, abertura do porta malas no painel, farois de neblina, o unico pecado que eu acho é o motor, muito amarrado e nada econômico, meu uno 1.4 consome menos que o fiesta dela 1.0 e olha que pego mais trânsito que ela, mas tirando isso, o fiesta rocam é mais carro que esses todos que vc citou.

          • th!nk.t4nk

            O Fiesta antigo era do mesmo nível do Corsa antiga. Bem superior a Gol e Palio sim, sem dúvida (da mesma forma que o Fiesta atual é superior a Fox e HB20).

        • pedro rt

          eu ja dirigi 2 fiesta 1.0 dessa geracao “de 2002 a 2014” e achei uma porcaria, o carro e lerdo dmais, cambio duro dmais e direcao pesada

      • o Fernando tá falando do New Fiesta, não do Rocam.
        Tds sabem que o grande vilão do New Fiesta é o preço.
        A ford perdeu a linha, o carro chegou a custar 38 milm, hj parte de 49,900.

        • Fernando

          Isso, estou falando do New Fiesta. O modelo mais basico dele, esse S 1.5 que saiu ha pouco tempo, saia por 38 mil pouco tempo, hj esta 49.900. Isso que é escalada! Infelizmente.

    • pedro rt

      esse segmento de compactos premium ta caindo cada vez mais, e so olhar as vendas do punto, new fiesta e da dupla da PSA o 208 e c3… os consumidores tao preferindo partir pro fox, uno, gol principalmente onix e hb20 ou entao pra outras categorias como os sedans compactos premium como o cobalt, prisma, hb20s ou o sucesso do momento como os suv’s compactos

    • Gerson Miolo

      Verdade Fernando , ele tem uma construção Premium apesar dos problemas do Câmbio Power Shift que não aprovou, mas o preço também esta Premium.

  • Feliphe Santos

    – Impressionante, corolla o sedan mais vendido esse mês.
    – A distância dos 2 primeiros pro 3° é grande. HB20 seria líder isolado se a Hyundai tivesse mais CSS.
    – Toro matando Renegade?

    • ALVIN_1982

      Não, Toro matando Strada.

    • Leandro

      Toro é perigoso, pergunte pros toureiros e pros peões de rodeio…..

    • Artur

      Eu acho que o Renegade vai fechar março dentro da média até então de 5.000 unidades/mês. Não acredito que a Toro influencie nesse número.
      Talvez eventual queda se dê em função dos últimos aumentos…

  • Mauro Moraes

    Gol e Voyage não obtiveram êxito com a reestilização. Cansados, já passou da hora de uma nova geração, maior, mais espaçosa e com novo padrão de design, mais agressivo, mais alinhado com a dupla de líderes.

    • ALVIN_1982

      Nem deu tempo de desovar o antigo… e o novo só no mês que vem… Já vi em showroom mas nas ruas ainda não vi nenhum…

      • Artur

        Exato. Não sei se esse facelift vai fazer com que o Gol volte a liderar o mercado, mas que vai vender mais isso é indiscutível.

  • T1000

    nossa, as vendas caíram demais!
    Os modelos mais populares quase não estão vendendo.
    O país está quebrado.

  • linha de raciocinio

    NOSSA COMO O MERCADO DE UM ANO PRA CA MUDOU QUEM IMAGINAVA COROLLA -HRV- RENEGADE CARROS ACIMAS DE OITENTA MIL REAIS ESTAR NAS LISTAS DOS 11 PRIMEIROS LUGARES ……RICOS GASTANDO ….CLASSE MEDIA SOFRENDO

    • Rogério

      O pior é ter que concordar qd vc diz RICOS GASTANDO, pq Corolla, HRV e Renegade viraram carros de rico mesmo. Classe média, a média de verdade, só aguenta carro de no máximo R$ 50 mil.

      • linha de raciocinio

        GRATO ROGERIO MAS SIM CUSTO DE VIDA ESTA ALTISSIMO VEJO POR MIM SIMPLIFICANDO A VIDA FAZ TEMPO E OLHA QUE GANHO SALARIO RAZOAVEL E NAO TROCO DE CARRO JA HA 05 ANOS

      • Vattt

        Já eu acho que os ricos não estão tão ricos, estão apenas pagando caro por produtos de fabricação barata e alto lucro!! esses ricos compravam antes CR-V, RAV-4 e agora pagam a mais por um produto de construção inferior só pelo fato de ser novidade, que dá uma certa ostentação para manter as aparências!!!

        Mas independente do meu ponto de vista concordo também com o que você disse!!!

        • pedro rt

          rico de fato nao compra corolla, civic, toro, hr-v… compra carros acima dos 200mil acho q quem vai fzer sucesso agora entre eles vai ser a nova sw4 q ficou top!

          • Jose Silva

            rico não compra corolla, toro, hr-v e outros desta linha. Rico compra Jetta TSI pra cima, BMW, AUDI…. não fica mexendo com corollinha, torinho, civiquinho, hr-vinho não ! Isso é carro de classe média e nada mais do que isso no Brasil, e claro, carro de classe baixa nos EUA.

      • pedro rt

        verdade, ganhamos 5k por mes e so podemos comprar um ate 52mil. to pensando em comprar um hb20s ou um prisma no meio do ano

    • oscar.fr

      Ricos imunes e classe média sofrendo tem um nome bem claro: crise. Quem sofre com crises, inclusive a atual, é sempre a classe média e classes populares.

      • linha de raciocinio

        SEM DUVIDA SOMOS NOS OU SAO OS POPULARES –A TRES ANOS IRIA TROCAR MEU CARRO FIAT IDEA POR UM NEW CIVIC RACIOCINEI COM ESPOSA E COMPREI UM TERRENO E TA LA NAO DESVALORISA , NAO PRECISA TER SEGURA E ETC , CLARO CARRO E BOM MAS INSANO DA MINHA PARTE (PESSOAL) PAGAR 80-90 MIL NUM ZERO , APESAR O MERCADO ESTA PESSIMO PARA TROCA DE CARRO TO VENDENDO O MEU A TRES MESES PREÇO JUSTO E TA DIFICIL , ATE MEU IRMAO VENDENDO EM SITES UM FIT 2010 COMPLETO E NAO VENDEU AINDA ….

  • oscar.fr

    Surpreso com as vendas do Cobalt. Não vi nenhum novo ainda nas ruas, apenas em exposição e achei ainda mais feio que o antigo. A Toro vai precisar sacudir as vendas da Fiat, a marca parece ter perdido terreno, Renault também.

    • linha de raciocinio

      GOSTA DA LINHA FIAT CARRO BASICOS E JUSTO MAS ELA PRECISA MEXER O MERCADO ,ESSE ANO A (GM) VAI COMER A FIAT COMO ELA CREIO QUE NAO VAI FICAR PRO (14º) LIDER DE VENDAS

    • Lucas Kopereck

      O Cobalt emplacou muito foi em BH rsrs.

      • Jose Silva

        povo ruim de gosto.

    • Lucas086

      Vou concordar, o Cobalt ficou muito feio, a traseira com os resquícios da lanterna anterior ficou muito gambiarra, sem falar nos precos, o motor 1.8, nem taxista tá querendo mais.

    • Robinho

      sim o novo Cobalt é feio, mas ainda não sei dizer se é mais feio do que o anterior..é dificil analisar…rsrsr

      • pedro rt

        a questao nao e ser feio, na minha opniao ele melhorou bastante, o problema maior agora e o preço q ficou entre 61mil e 69mil na tabela mas nas css vc consegue encontar entre 58mil e 68mil sem choro

    • André Francisco Leite

      Curioso! Eu também ainda não vi nenhum Cobalt nas ruas!

  • Tosoobservando

    Corolla lider?

  • Mario

    Isso é uma verdadeira GOLeada do HB20 e Onix!!! Vender mais de 5 mil unidades em 15 dias, nessa baita crise!!! O trio Gol, Uno e Pálio, podem dizer adeus! O up!, bom…esse, sem comentários.

  • fbl

    Que comece o mimimi sobre o corolla. Rsrsrs

  • The Monster Man

    A posição do Gol e do Palio é tensa, pior é no mercado de usados, o povo comprou um monte de Palios “1.04” achando que andava e descobriram que era quase 1.0, agora estão migrando para o Onix 1.4 que até anda legal e para o HB 20 que anda muito no 1.6 e ainda é bem bonito.

    • pedro rt

      desses motores 1.4 os da fiat assim como todos, excecao sao os chevrolet, sao fracos. motor bom pra se usar na cidade tem q ser 1.6 ou 1.8

    • Artur

      O motor do HB20 1.6 é bom, razoavelmente moderno, mas não é muito econômico (principalmente nas versões anteriores com câmbio de 5 marchas).
      Agora o Ônix com motor 1.4 até pode andar bem (na verdade, nunca andei num 1.4 para saber, só no 1.0), mas esse motor é beberrão e defasado…

      • The Monster Man

        Falei o HB 20 com câmbio manual, não automático, e como você fala do motor do Onix 1.4 se não conhece, nem andou em um?

        • Artur

          Falei justamente do HB20 1.6 manual, amigo! Antes desse facelift o câmbio era de 5 marchas, agora é de 6.
          Ademais, o câmbio automático anterior do HB20 tinha 4 marchas e não 5! Rsrs
          Quanto ao Ônix, precisa andar em um pra saber o quanto ele é antigo e beberrão? Isso é fato notório! Kkkkk

          • Felipe S. Rangel

            Só não tenha tanta certeza quanto ao motor 1.4 do Onix ser beberrão. Ele recebeu nota A na classificação de consumo. Está na média dos concorrentes. Mas antigo, ele é, com toda certeza.

        • Gerson Miolo

          Foi o que respondi acima, esse motor 1.4 com 106cv do Onix LTZ QUE TENHO ME SURPRENDEU, principalmente em economia.

      • Gerson Miolo

        Artur, tIve um HB20 CONFORT 1.6 e é um verdadeiro foguetinho , anda muito e realmente bebe um pouco, só troquei por ando em cidades do interior gaúcho e ele raspa muito em paralepípedos irregulares e comprei um Onix LTZ 1.4 seminovo e me surpreendi anda bem e é super econômico tem nota máxima ( A ) na etiquetagem no INMETRO já o Onix 1.0 é B, concordo que fora a linha Onix e Prisma os motores Chevrolet da Spin e Cobalt são jurássícos mas esse SPA 4 com 106 cv anda muito, compare a potência com os 88 do 1.4 da FIAT e igual aos 1.6 8 v de outras marcas, desculpe mas nesse ponto não concordo com você por experiência própria.

        • Artur

          Ok, pode ser que o motor do Ônix 1.4 não seja tão beberrão quanto falam por aí, mas continua defasado. Afinal, esses SPE/4 são mera evolução do Econo.Flex e VHC-E, que descendem da família 1 da GM.
          Você mencionou os Fire da Fiat. Realmente eles não são muito potentes e econômicos também, mas ao menos a Fiat tem previsão de lançar os motores GSE para substituir a linha Fire no ano que vem. Já a GM, pelo que sei, não há previsão nenhuma de substituir os SPE/4 atuais…
          Cara, acho estranho esse negócio do seu HB20 raspar em pisos irregulares. Minha irmã também tem um Comfort Style 1.6 dos primeiros que lançaram e ele não raspa a frente de jeito nenhum (claro que se você passar a 60km/h em uma lombada talvez isso aconteça). Só acho que o curso dos amortecedores traseiros é pequeno (ele chega no final do curso com facilidade). Parece que esse problema foi corrigido nas unidades 2015, antes do atual facelift.

  • Ricardo

    Fico triste vendo o Up só cair duma vez de subir! Brasileiros otários mesmo!

    • Artur

      A culpa não é dos brasileiros, mas sim da VW que o colocou em um patamar de preços surreal para sua categoria (subcompacto). Aposto que ele tivesse vindo para substituir realmente o Gol G4, como era a proposta inicial, estaria vendendo muito bem e, se bobear, brigando pela liderança.

  • Ricardo

    Vendo o Corolla em 4º penso: caramba, como tem ricos e/ou otários no Brasil!

    • Artur

      Otário porquê? Se o cara tem dinheiro ele tem o direito de escolher o que ele quiser comprar e ninguém tem nada a ver com isso. Se o cara quer comprar uma Spacefox completa de R$ 90 mil reais, o problema é única e exclusivamente dele, oras!

  • SK15

    Tá vendendo muito ainda, em Janeiro TODO, o HB20 vendeu por exemplo 8.988, em metade desse já chegou a pelo menos 70% disso, mais 15 dias vai passar dos 11.000 no mínimo …

  • jkpops

    O Gol volta a ficar na frente do pálio depois de muito tempo. E a VW e a Fiat dão sorte de a Hyundai não ter capacidade produtiva maior. se não o HB20 Chegaria facilmente em umas 15, 20 mil unidades mês não é um carro extraordinário mas bem melhor que seus concorrentes..

  • jkpops

    O Gol volta a ficar na frente do pálio depois de muito tempo. E a VW e a Fiat dão sorte de a Hyundai não ter capacidade produtiva maior. se não o HB20 Chegaria facilmente em umas 15, 20 mil unidades mês não é um carro extraordinário mas bem melhor que seus concorrentes.o que está impressionando é a queda livre da Fiat acho que esse anos ela não será líder em vendas outro fato interessante é a VW ter 4 modelos entre os 20 mais e o Ka na 3º posição o Ka parece um carro de brinquedo com aquelas rodas pequeninas desproporcionais ao desenho da carroceria principalmente na versão +..