Mercado

Quinzena de outubro: Onix lidera, Prisma em quarto e Renegade passa HR-V

Chevrolet Prisma 2016

No fechamento da primeira quinzena de outubro, o Onix arranca na frente e lidera o mercado, deixando o HB20 para trás. O Palio aparece em terceiro, mas quem surpreende é o Prisma em quarto, ficando à frente do Gol, que decide voltar a briga.

Preferido dos executivos, o Corolla fica em sexto, tendo o Fox em sétimo. Outro que surpreendeu foi o Renegade, que pela primeira vez passa o HR-V, deixando entre eles o Ka. Fora dos 10 mais vendidos, o Uno é o primeiro que aparece, tendo o Fiesta como vigésimo mais vendido.

Confira abaixo os 20 automóveis mais vendidos da primeira quinzena de outubro de 2015:

1) Onix – 5.502 unidades
2) HB20 – 4.501
3) Palio – 3.874
4) Prisma – 3.118
5) Gol – 3.106
6) Corolla – 2.727
7) Fox – 2.612
8) Renegade – 2.540
9) Ka – 2.529
10) HR-V – 2.371
11) Uno – 2.244
12) Siena – 2.096
13) Sandero – 2.041
14) HB20S – 2.019
15) Up! – 2.009
16) Fit – 1.599
17) Voyage – 1.503
18) Etios – 1.315
19) Duster – 1.131
20) Fiesta – 1.110

[Fonte: Fenabrave]





  • Franco da Silva

    Uno e Sandero vendendo igual up!. Fracasso, mico de mercado, a Fiat e a Renault estarão deixando o Brasil em breve – huahuahua!

    • Foxtrot

      Ooo, quem dera (no caso da Fiat)

    • Rodrigo

      Seguindo esta linha de raciocínio, então a VW também vai deixar o país em breve, né?!

      • Franco da Silva

        Foi por isso. Toda quinzena vem alguém aqui dizer que o Gol não é mais líder, o up! não vende de montão e a Vw vai embora do Brasil.

    • Andres Francisco

      A Peugeot então…….

    • kravmaga

      O Uno em geral é um pouco mais barato do que o Up! e a manutenção mais barata e fácil faz com que seja vendido em grandes quantidades para frotas.

      O Sandero deve ganhar por causa do tamanho maior e também por ser mais vendido para frotas.

      Acho que se comparar vendas para pessoas físicas a diferença nos números tende a ser menor.

      • Fabio Thasmo

        Na verdade, segundo matéria da 4Rodas desse mês o up! é o carro mais barato pra se manter, gasto mensal de R$512,29 no primeiro ano, em segundo ficou Sandero R$598,85 e em terceiro o Fox com R$599,15. A matéria levava em consideração Gasto com combustível, manutenção, seguro e documentação, rodando 15.000km no período de um ano.
        Disseram que o up! ganhou fácil graças ao baixo consumo de combustível e seguro barato.
        Divulgaram os três campeões e mencionaram alguns carros que não conseguiram subiram ao pódio, Ônix tinha o seguro mais barato mais não subiu ao pódio por que bebe muito, (no período de um ano gasta quase mil reais a mais de combustível que o up!) Novo Palio, Palio fire e Gol ficaram de fora do pódio por ter seguro muito alto (acima dos dois mil reais) e o Ka foi prejudica pelas revisões (disparado a mais cara de todos) HB20 tinha as revisões mais baratas (unica menção dele na matéria) o Uno não foi mencionado.

        • kravmaga

          Talvez as peças do Uno e Palio possam ser mais caras nas concessionárias, mas por serem modelos mais antigos acho que fora das concessionárias possa se comprar peças mais baratas.

    • C.A.

      Achei surpreendente termos 3 carros ”mais caros” entre os mais vendidos <>. Isso definitivamente é incomum para mim e se o Corolla continuar vendendo assim, até o fim do ano, pode acabar entre os ”5 mais”. Essa observação <> é correta? Digo, estou enganado ou o mercado está mudando rápida e drasticamente?

  • Franco da Silva

    Outro detalhe é o povo otario que não se informa sobre o mercado e achou que a dona HB tinha ficado boazinha de uma hora para outra. Não desconfiaram que a garantia e os descontos eram por troca de modelo… Agora devem estar chorando, afinal, a grande maioria dos donos de HB20 é de wannabes que só prezam a aparência e o carro deles ficou defasado perto do modelo 2016.

    • CorsarioViajante

      Nossa quanto rancor!

    • Filipe Machado

      Concordo parcialmente com o seu comentário kkk

      Basta ler as comunidades sobre o HB20, malandro compra o milzinho achando que tá numa BMW. Sim, muita gente mal pegou o carro e quer passar pra frente pra pegar um novo, que de novo tem apenas parachoques e tecido de banco diferente

      Nem o maldito tanquinho nas versões de entrada a Hyundai tirou…. economia porca deles

      • Franco da Silva

        Exato, o carro é o mesmo, mas o pessoal é tão ligado em imagem que deve ser uma dor no coração ver que tem um novo farol… ehehe
        E o perfil eu vejo pelas pessoas próximas que tem o carro, parentes, amigos, namoradas de amigos, colegas de trabalho… são uns 10 exemplares. Desses, uns 8 acham que compraram “o melhor carro do mundo, eleito nos Estados Unidos, bla bla bla” – também, ouviram tanto aquelas propagandas ridículas da Hiunday. Aliás, chamar o novo parachoque da ix35 de “lançamento do ano” é uma façanha!

        • what_the_hell??

          Realmente, chamar novo parachoque e lanterna de led de lançamento do ano foi exagerado demais até para o “melhor marketing do muuundo!!”

      • Brasileiro

        E o curioso é que nas propagandas a dona HMB so mostra a versão topo de linha, que é muito diferente de todas as outras versões.
        O cara que vai lá comprar, acha que o carro mudou muito, mas se decepciona quando ver que mudou só os para-choques e alguns itens.

        • Filipe Machado

          Não só ela, mas custava tirarem o tanquinho dos modelos mais baratos ?

          Esse facelift meia vida do HB20 é igual a todos os outros facelifts meia vida – justificativa pra aumentar o preço

          Ainda que o 1.6 AT recebeu cambio de 6 marchas e os farois e lanternas – mas custa 62k

      • MRghost

        tive uma experiencia assim hoje em um posto . eu vi o novo hb20 abasteçendo e um jovem no volante , como minha esposa quer um carro perguntei quanto ele pagou e ele me disse com a maior arrogância – mais que seu renda ! eu não deixei barato respondi que era so um 1.0 e parei a minha 118i do lado do seu carro ! ele ficou todo sem graça …e ainda falei : ta pobre em amigão ! kkk

        • Filipe Machado

          kkkkkk Chupa pro malandro kkkk !

          Meu, sensacional sua atitude toma meu like kkkkkk

          Eu acho uma coisa tão pequena comprar carro pra ter “status” de verdade nunca precisei me afirmar desta maneira perante ninguém

        • kravmaga

          Hahaha Bem feito para deixar de ser arrogante.

          Quem gosta de carros como nós tem sempre curiosidade em qualquer tipo de carro, mesmo sendo piores, para saber como anda o mercado.

          • MRghost

            exato !

        • FocusMan

          Isso realmente aconteceu ou você está afim de ganhar likes? kkkk

          • MRghost

            aconteceu , mas eu preferia que não estivesse ocorrido …

    • ..

    • Drone gibim

      Bah…deve odiar mesmo a Hyundai….já teve problemas com o HB20 ou outro modelo da montadora ? Conte-nos seu relato.

      • Franco da Silva

        Haha! Não, é com a empresa mesmo. Aquele marketing mentiroso e irresponsável que eles praticavam (e ainda tentam praticar) e a legião que esse tipo de “branding” atraiu como compradores.

        • Fabio Thasmo

          Você viu que recentemente ela foi multada por essa propagandas, vão ter que pagar milhões, se bem que milhos não é nada perto do status de marca Premium que ela construiu com essas propagandas.
          Eu não vi matéria sobre isso aqui no NA, vi no G1 e na época cheguei a comentar sobre isso aqui, na matéria sobre a nova frente do ix35, mais simplesmente não aprovaram meu comentário.
          Legal que na matéria tinha todas as frases dos comerciais, aquelas no estilo “Melhor do mundo!!!” todas separadas por carros.

          • Na verdade a CAOA fez uma TAC com o Ministério Público de São Paulo, se comprometendo a não anunciar de tal forma novamente e a doar 27 caminhões HR com baú, avaliados em R$ 60.500 cada, totalizando R$ 1.633.500. A Ford (por ser ligada a CAOA, nas CSS) e a Kia Motors do Brasil (que nada teria a ganhar, e poderia sofrer sanções da matriz nternacional), que tinham movido a ação, desistiram da mesma e coube ao MP aceitara proposta de acordo da CAOA.

        • Fabio Thasmo

          Impossível ler sem lembrar da voz do comercial kkkkkkk
          1. Veiculo Tucson:

          a. O mais vendido e desejado do brasil”

          b. “1.677% de crescimento – Tucson 1º colocado – o
          maior crescimento de um líder já visto no Brasil”

          c. “Tucson. 1º lugar em vendas de SUV Premium em
          2008”

          d. “Tucson. O grande sucesso de vendas na Europa e nos
          Estados Unidos é agora o maior sucesso de vendas também no Brasil”

          e. “Hyundai – Tucson – eleito o melhor SUV compacto DO
          MUNDO”

          f. “Hyundai – Tucson – Primeiro colocado em qualidade
          na categoria Multi-activity compacto”

          g. “Tucson. 1º colocado em qualidade e satisfação NO
          MUNDO”

          h. “Tucson. O melhor SUV DO MUNDO. E o importado mais
          vendido no Brasil”

          i. “O que o Tucson tem que os outros não tem? O
          privilegio de ser o melhor DO MUNDO em qualidade e satisfação por 2 anos
          consecutivos”

          j. “Mais de 2 milhões de Tucson vendidos. Mais de 2
          milhões de clientes satisfeitos”

          k. “Tucson Imbatível – Tucson ganha em tudo”

          l. “Tucson – 1º colocado. Entre todos os modelos de
          todas as marcas. Eleito por quem mais entende de carros: o consumidor”

          m. “Tucson 2009 – 1º lugar entre os 50 carros mais
          vendidos no Brasil”

          n. “Aproveite o melhor da vida. Dirija o MELHOR DO
          MUNDO – Tucson V6 4X4 AWD 24V – Sem limitador de velocidade”

          o. “Tucson. O MELHOR DO MUNDO é tambem o preferido do
          Brasil”

          Essas são só as frases do comercial do Tucson ainda tem as do Azera, i30, Veracruz, ix35, Elantra, Santa Fé, Sonata, caminhão HR, mais as propagandas engrandecendo a própria marca Hyundai.

          Todas as frases estão no processo de 11 de agosto de 2015 que a hyundai perdeu e vai ter que pagar milhões.

          • Que a CAOA perdeu.

            Não confundir Hyundai HMB (que é a do HB20), com a Hyundai CAOA, importadora e montadora (no caso de ix35 e Tucson).

            • Fabio Thasmo

              Realmente foi a CAOA. Mais graças a esses comerciais da CAOA que a Hyundai tem esse status de marca premium no Brasil, não que os produtos dela seja ruim mais…..tirando nós que frequentamos sites de notícia automotiva, a maioria dos consumidores vêem a marca como marca de luxo no mesmo nível de Audi, Mercedes e BMW. Um colega meu chegou a discutir comigo que o novo Azera era superior a qualquer caro da Audi e da Mercedes e que a única marca que se igualava a Hyundai era a BMW.

              • A Hyundai é uma marca generalista, tal qual Ford, GM, VW e etc, assim como elas, naturalmente que ela tem modelos que se destacam e são superiores a certos modelos de marca premium, como Fusion, Azera e Passat são de fato superiores ao A3 e A4 sedan da Audi e ao Classe C de entrada da Mercedes-Benz, mas isto é normal e plenamente aceitável, ainda sim não faz da Hyundai como um todo, uma marca de luxo, pois ela não tem como foco somente veículos de luxo, mas sim, ela ataca desde o segmento popular, segmentos intermediários, até o segmento premium e luxury premium, com linhas específicas para isto, a classificando como generalista . A Hyundai até tem uma família Luxury Premium que, de fato, bate de frente com BMW e Mercedes-Benz de mesmo padrão, que é compreendida pelos modelos Genesis e Equus, e que atualmente já não são comercializados em nosso mercado.

                Quanto a CAOA, de fato ela poderia utilizar a voz imponente, ressaltar as qualidades dos veículos e etc, mas não precisava exagerar, que por si só já consagraria a marca como de boa qualidade como de fato ela é. A CAOA apelou demais e por isto acabou conseguindo uma legião de admiradores, mas também uma legião de pessoas que desprezam a marca, justamente por terem consciência do que são excessos e do que não foi. E a CAOA teve inúmeras outras posturas com a marca, que foram inapropriadas, como anunciar uma versão do Veloster (GDi) e ao lançar, trazer outra mais fraca (a MPFi), sem qualquer retificação e/ou consideração com os clientes e concessionários. Pena o contrato com a Hyundai ser tão amarrado, pois seria ótimo ter a HMB a frente de toda marca no país, pois esta tem sido mais justa, comerciais bem elaborados que exaltam o produto, mas sem excessos ou mentiras.

        • Fabio Thasmo
  • Guilherme Melo

    onix rumo a liderança no ano… Esse ano nao vai ter comercial da FIAT falando que foi goleada

    • Renato Duarte

      Já imagino aquela voz da propaganda da Chevrolet anunciando o Onix como: ‘”Venha aproveitar as ofertas da montadora que oferece o carro mais vendido do Brasil”‘ .

      • ALVIN_1982

        Já tem… ontem mesmo vi uma…

        • Renato Duarte

          kkkkkk vixxxxe

    • Brasileiro

      Tudo indica que o Onix será lider.

  • Alexandre

    O que aconteceu com o Fiesta? Alguém pode me explicar? O carro era um sucesso!

    • Foxtrot

      Provavelmente o preço e a idade, além da concorrência interna com o Ka.

    • CorsarioViajante

      Preço e falta de opção. O Fiesta de entrada custava uns 39.000 e a “alternativa” era o quebra-galho rocam. Hoje o Fiesta ficou muito mais caro e tem o Ka abaixo dele.

      • Ramom Alencar

        isso mesmo, hoje o ka tomou o lugar “new fiesta” e consequentemente os preços do mesmo

      • kravmaga

        O pessoal também adora uma novidade. Basta ser lançado um novo modelo (ou um facelift significativo que tenha um bom marketing) para a galera mudar o foco para a novidade.

    • Renato Duarte

      eu cito 3 pontos para isso:
      1 – inflação de preços.
      2 – já não tem aquele design exclusivo e inovador de tempos atrás.
      3 – concorrência interna com o novo Ka.

      • Fábio S

        Eu cito mais um ponto, o espaço interno. Acho que a Ford tá pecando no espaço interno do Fiesta e do Focus. Sei que muitos que comentam aqui acha que não é importante, mas eu acho que é natural que o espaço do Fiesta fosse maior que o do Ka e não é o que está acontecendo. Assim como o Focus, já relatei no site que não comprei por causa do espaço que era menor do que os concorrentes diretos embora fosse muito mais do meu agrado toda a tecnologia embarcada.

        • Renato Duarte

          O Fiesta, eu já questionava mesmo a questão do espaço interno,, mas não sabia que o Focus também sofria desse mal.

    • Iran Borges

      Isso mostra que não faz sentido o segmento dos compactos-pseudo-premiums. Acho que esse segmento só teve relevância enquanto os carros de entrada se mostravam defasados/pelados e o preço desses “premiums” era convidativo.

      • Alexandre

        Isso é péssimo pra nós. Um carro ruim e caro feito o Ônix vende 5x mais que o Fiesta que é um carro muito melhor. E acredito que têm preços parecidos. No fim, voltaremos a ter projetos baratos e toscos nacionais em vez de carros mundiais e mais modernos.

        • Iran Borges

          Pois é… para mim o certo seria o Fiesta ser um carro de entrada. Isso iria acabar puxando o padrão dos carros de entrada para cima. Mas não é assim que a coisa funciona. A indústria se esforça para oferecer o mínimo possível pelo valor máximo possível. Então toma o KA.

          Acredito que os preços de onix e fiesta sejam diferentes principalmente nos descontos na hora da venda, nas revisões e nas peças, mas não pesquisei então não posso afirmar.

        • Brasileiro

          O onix vende 5x mais pois, o valor do Onix de entrada custa 35.990,00 é espaçoso e vem completo a gosto do Brasileiro e o Fiesta custa 46,900,00, ou seja a diferença é muito grande, pra quem nao tem muito dinheiro, concordo que o Fiesta é mais carro.

      • FocusMan

        Esse segmento não existse. Só existe na cabeça de dois grupos: Marketeiros que criaram isso e consumidores que acham que compraram algo melhor por pagar mais caro.

    • DiMais

      o Ka está no lugar dele e ele no lugar do Focus.
      pra Europa o Fiesta é um carro comum, no Brasil é PREMIUM.

    • Fernando S.

      Dois pontos que eu considero para essa queda:

      1 – O modelo RoCam vendia pouco mais da metade dos modelos “Fiesta” até o final do ano passado (quando foi descontinuado)

      2 – O próprio New Fiesta se perdeu no mercado. Teve muitos aumentos em menos de 2 anos e, para ajudar, a Ford colocou um carro (Novo KA) com o mesmo motor 1.5 com preços mais baixos.

    • Marcelo Henrique

      Está muito confuso a gama de preços da Ford e o Ka ainda tem o status de novidade.
      Sem contar que o powershift é sinônimo de manutenção cara.

    • Drone gibim

      Além do preço alto o Fiesta tá sofrendo rejeição por conta do cambio PowerShift, no caso dos automatizados.

      • FocusMan

        O Consumidor comum nem sabe desse problema.

    • Edney

      Dois principais pontos na minha opinião de proprietário de um 1.5 S (13/14).
      1) Aumentou muito o preço dele, paguei no meu $ 39,5 k com pintura metálica, hoje acho que já está em $47k…absurdo.

      2) Depois do lançamento do Novo Ka as vendas dele caíram vertiginosamente.

      Mais uma…acho que os problemas com o câmbio powershift (ou powertreme como o chamam nos fóruns) mancharam a imagem do carro.

    • FocusMan

      O Ka matou o Fiesta…

  • OCosta

    Acho que nunca vou entender quais são os critérios que os brasileiros usam para escolher a compra do carro novo, o mais próximo que eu cheguei e que eles escolhem o carro da modinha atual.

    • BillyTheKid

      A questão é que cada pessoa tem pesos diferentes pra critérios diferentes. Critérios como design (o que por si só já é subjetivo), interior, potência, tecnologia, segurança, conforto, espaço, preço de revenda, consumo, preço do seguro, confiabilidade, etc…

      Cada carro é forte em alguns desses pontos e fraco em outros, e dependendo do que a pessoa valoriza, ela fará uma compra que pra muitos pode parecer irracional.

  • Filipe Machado

    Renegade vendendo mais que HR-V e mais que muito modelo dito popular…

    Será que pela primeira vez a Fiat emplaca um produto mais sofisticado no mercado depois de anos-luz após o Tempra ?

    • wagner

      vale lembrar que a maioria da pessoas mal informadas nem sabe que é a FIAT que “manda” na JEEP. Garanto que acham que estão comprando um JEEP légitimo, se trocassem o logotipo pelo da FIAT esses mesmos compradores nem passariam em frente a uma concessionária….

      • Filipe Machado

        Toro será uma experiência interessante. Sim concordo com o seu ponto !

        A Toro vai ser a mesma coisa que o Renegade com casca da Fiat, veremos o desempenho dela no mercado

      • Jonathan S. Santos

        Esse seu comentário é tão ridículo. Quem comanda é a FCA na qual a Fiat seria a marca mãe vamos dizer assim. Ai por causa disso todos os carros e marcas que pertencem a FCA são fiat escondido? O renegade é um Jeep legitimo sim, assim como Ferrari é legitima, RAM, Dodge e varias outras que pertencem ao grupo FCA.

        • Junoba

          Não diria isso. O Renegade usa o motor da Fiat, o E-torq, que por sinal é bem criticado. Mas apesar de ser o grupo FCA, são empresas diferentes. Tanta que a qualidade de um para o outro, comprova isso.

          • Miguel

            As pessoas não entendem isso. Ele foi pensado pro off-road, foi feito pra ser um Jeep legítimo, ou alguém ainda tem dúvidas sobre a qualidade da plataforma e estrutura Jeep nesse carro?
            Por questões mercadológicas, como o lançamento no Brasil, resolveram fazer uma versão mais em conta, mas chamar de Fiat por causa da FCA?

            • Junoba

              Mas a mecânica é da Fiat ( algumas versões ), mas não concordo em chamar da marca Italiana. Até porque temos que olhar o produto, a fabricante não diz nada ! É a mesma coisa no caso de um Audi. Muitos compram somente por causa das quatro argolas, mas é do grupo VW.

        • Walter Augusto

          Legítimo Jeep não é não…….pq tem motor fiat……..

          • automotivo

            acho q uma land rover usou o mesmo motor que uma s10 usava…. e não deixou de ser legitimo land rover

            • E Volto e Land Rover com motor Ford! Acho que a Jaguar não chegou a ter..

              • FocusMan

                Jaguar teve sim. no S-Type.

          • Jonathan S. Santos

            Mas compartilhamento de motor é algo muito comum no meio automotivo. Eu considero um legitimo jeep por que tem praticamente todas as características da jeep, tem mão da fiat, claro que tem, afinal é o primeiro carro desenvolvido após a compra mas isso não o torna um Fiat disfarçado de jeep como os odiadores da fiat saem dizendo por ai

        • wagner

          Calma Jonathan, meu comentário e não é ridículo não! Já viu um legítimo JEEP usar motor FIAT???? o painel central com aquela tela que é muito similar (pra não falar igual – afinal estamos falando de um JEEP,kkkkkk) inspirada no novo Uno, repare nos botões de controle do ar das versões mais simples, lembra qual carro da Fiat??? é por isso que digo que o Renegade não é um JEEP “puro sangue”
          Eu não vejo FERRARI com motor FIAT, FERRARI usa motor de fabricação própria, então a FERRARI é uma legítima…..

          Pense antes de vomitar asneiras…..

          • Jonathan S. Santos

            Vomitar asneiras so vejo vc amigo. Digo ridículo porque na falta do que falar ficam desmerecendo o carro por preconceito contra uma marca. Compartilhamento de motor é algo completamente normal no meio automotivo. Esse motor que você diz que é fiat na verdade nem originário da fiat é. Então repito, asneiras é vc que ta falando.
            E novamente isso de inspirado em uno, por favor né amigo, isso ai ja ficou comprovado que não tem o menor fundamento, inclusive ja postei aqui no NA mesmo uma foto do interior dos dois lado a lado e é claramente diferente sem falar na qualidade do material. Então se for pra derramar seu ódio pela marca fiat que ao menos faça de forma coerente e com argumentos legítimos.

            • wagner

              …mas quem disse que odeio a FIAT???? só coloquei meu ponto de vista! pra mim o Renegade não é um legítimo JEEP por N motivos, alguns dos quais relatei acima só não enxerga quem não quer…., e isso não quer disser que estou 100% certo, mas é o que acho!…aprenda a conviver com ideias diferente das suas….

              • Jonathan S. Santos

                Eu convivo muito bem com opiniões alheias desde que bem fundamentadas. A sua é apenas por uma alegação de aparecia semelhante com um outro carro e por usar um motor de outra marca, mas como muito ja foi falado inúmeras marcas usam motores de outras e nem por isso deixam de ser legítimos.

        • FocusMan

          O Renegade é feito em cima do Fiat 500X.

          O Renegade usa Motor Fiat.

          O Renegade foi desenvolvido por engenheiros da FIAT.

          Me diga onde ele é um legítimo Jeep que eu acho que fiquei goiaba….

          • Jonathan S. Santos

            Quando me refiro a ser um legitimo Jeep não to me referindo apenas as partes que o compõe mas sim ao seu proposito e o desenvolimento dele foi em parceria com o pessoal da fiat e jeep. Como o amigo falou acima ele foi desenvolvido para o off e ganhou uma versão mais básica para o dia a dia. As reportagens e os relatos falando sobre a resistência da carroceria e do bom resultado em off road para qual ele foi proposto mostram isso. Como ja disse isso, as peças que ele usa de outras marcas não o desmerecem. Até porque duvido muito que os carros desenvolvidos pelas Jeep antes da compra pela FCA tivessem todas as peças e fabricadas peça Jeep. Se fosse assim no Polo que tinha aqui em casa e tinha um monte de peças com logo da Audi deveria transforma-lo em carro premium.

      • duhehe

        Usando essa analogia podemos ir longe
        Tem gente que compra audi, mas nem cogita um VW, a relação das marcas é a mesma da Fiat- Jeep.
        Me enquadro nesse grupo, se fosse Fiat nem passaria na porta.

        • wagner

          Duhehe, concordo com vc.
          Apesar de que aqui no Brasil, VW e AUDI se “misturam” nos segmentos premium… como Golf x A3, Jetta (o 2.5 5cil) x A4, Passat x A6….
          Aqui o status de ter um A4 é muito superior a ter um Jetta 2.5 (ambos carros ótimos)…
          * tive um jetta 2.5 2009, e quando precisei de peças por incrível que possa parecer eu encontrei mais em conta na rede AUDI do que na VW aqui em SP.

        • FocusMan

          Por isso que se eu fosse comprar um premium, jamais seria um Audi.

          O próprio presidente da Audi do Brasil disse que a primeira operação da marca aqui deu errado por causa da excessiva cumonização de peças com a linha Golf.

      • Brasileiro

        Discordo, Renegade é JEEP, como Ferrari é Ferrari, quem é a controladora é a FCA e nao Fiat.

        • Leandro

          Renegade é jeep. É montado na plataforma de fiat, com motor fiat (tanto o etorq quanto o diesel) mas é jeep. Pq não seria? Segue o desenho e toda a filosofia da jeep na construção. Na verdade, a parceria da fiat, por enquanto, só trouxe benefícios à marca… Que está crescendo no mundo todo…só não vê quem não quer.

          • Pipo pipo

            O crash test indica isso, mas a turma do contra tenta ignorar. Já fui proprietário de uno, simplicidade extrema e resistência idem.

          • Não é parceria… é propriedade da Fiat.

        • wagner

          Brasileiro, quando falo que o Renegade não é um legítimo JEEP é porque ele usa motor FIAT. A FERRARI usa motor de fabricação própria, então ela é uma legítima FERRARI.

        • FCA é abreviação de Fiat Chrysler Automobile, logo, é Fiat, assim como Audi é VW. E isso não é mal algum, excesso pelo motor um tanto fraco e pouco econômico. Mas ainda sim, gosto do Renegade.

        • FocusMan

          O Renegade é um Fiat 500X com outro upperbody. Isso não desmerece o carro, já que a Jeep pra mim é tão mais ou menos quanto a Fiat.

      • Robinho

        concordo com vc…

      • automotivo

        até q pode ser um ponto positivo. mais autorizadas/revendas, maior escala vendas consequentemente peças mais baratas no mercado paralelo, e compartilhando as peças com a toro então…

    • Junoba

      Se for na sua linha de raciocínio, os carros da Volvo são um Geely, e a Ferrari é um Fiat. Eles são os donos da marca, mas são empresas diferentes. Mesmo dividindo a mecânica.

      Indo mais profundamente, o Fluence por exemplo, usa o motor e o câmbio do Sentra. Mesmo Renault-Nissan serem parceiros, eles são distintos.

      • Filipe Machado

        Os Volvos são Geely mas nem todo Geely é Volvo

        Mesmo da Jeep e Fiat, obviamente o projeto do Renegade é bem mais avançado que de um Uno – mas há alma e parcela Fiat sim no Jipinho o que não acho nem um pouco ruim, visto que demonstra capacidade de desenvolvimento por parte da Fiat

        Tomara que eles tragam isso pros produtos mais populares e acessíveis pois hoje em dia qualquer Fiat de entrada tem qualidade bem duvidosa

      • Gradaschi

        “Estava pensando em comprar um Porsche 911, mas desisti devido ao fato de ser um VW com o ‘logotipo Porsche’…”

        Só falta saírem com uma dessas…

        • FocusMan

          O Porsche 914 foi um grande insucesso por causa disso….

  • Filipe Machado

    Provado que o Up! venderá essa quantidade de 4k carros / mês – acho salutar pra quem já é proprietário pois geralmente os Best Sellers sofrem com prêmios de seguro caro (Não é regra).

    A VW que não deve estar gostando muito pois achou que o Gol e Voyage teriam gás pra aguentar mais alguns anos e o pequeno alemão não tá sendo o sucesso que ela esperava – demoraram em trazer a “geração 7” do Gol – que poderia ser um Polo Europeu tropicalizado

    • duhehe

      Facelift do Gol que o deixou com aspecto ainda mais ”safado” que antes, Uno com cara de carro da barbie, UP e Novo Palio, Fiat e VW só dando tiro no pé com os então best sellers
      O UP era obvio que não ia dar certo, é o mesmo caso do Etios, ele aparenta ser pior do que é ( relação preço x aspecto) .
      Nosso mercado aprecia o contrario, aparentar ser algo melhor do que realmente é.

      • Gonçalves

        Possuo um UP! e não há o que reclamar do carro depois de 15000 kms. O Etios no testdrive achei muito bom, embora seja feio demais. Coisa subjetiva. Se colocassem toda a mecânica do Etios num carro bonito, a Toyota dava de lavada no HB. Obs: Optei pelo UP pelo conjunto moderno, seguro, economia absurda e fácil revenda por ser volkswagen.

        • duhehe

          De fato o UP é um carro bom, só e abrir e fechar a porta já é possivel notar a qualidade da construção.
          Mas do resto, ele é simples demais para um carro de 40 mil dilmas.
          De fato, tomara que, quando a Toyota acordar e dar um tapa no Etios ela tire o atraso, não vai ter para ninguém quando isso acontecer.

  • pedro rt

    espero q o prisma suba mais ainda em vendas ele merece pelo excelente produto q e, e o ka deu uma queda nas vendas, merecia vender mais

    • Junoba

      O Prisma e o Onix só estão subindo nas vendas, por causa dos generosos descontos feitos pela GM. Tem abatimento até de 10k dependendo da versão do veículo, e também da CSS.

      • Walter Augusto

        se é o palio na ponta é porque é o melhor carro do mundo…….vende mais porque é o melhor……..

        Quando é outro carro que não seja fiat, está na ponta das vendas porque tem descontos……..kkkkkkkk

        Não estou falando que onix vende mais porque é melhor…….mas é engraçado ver o fanatismo pela fiat…………

        • Brasileiro

          Se bobear a Fiat esta dando mais descontos do que a GM…rs

        • Rodrigo

          Mas o garotinho que teceu o comentário dos descontos não dirige! Legalmente, ele não pode nem comprar Playboy na banca ainda! Pega leve com o menino!

          • Mas em breve ele vai poder comprar Playboy! heheh… Vão tirar as mulheres peladas…

            • Rodrigo

              Hahahahaha! É mesmo! Nem lembrava dessa!

        • Junoba

          O Palio é uma carroça, só vende porque tem quem compre.

          • automotivo

            Se ninguém comprasse, seria um carro. ?Ou carro é bom por que ninguém compra? Isso é Dilmês?

          • Existe alguma coisa que venda por outro motivo?

      • DiMais

        se não vende pelo preço normal então que dê desconto, certa ela.
        melhor que outras que não vendem e não baixam preço por nada nesse mundo.

      • Fernando S.

        A FIAT posicionou o Novo Palio 1.0 a 34.990,00 também, vi várias vezes no comercial com aquela atriz gostosa… e ainda tem o Palio antigo ajudando bastante nas vendas.

        • Fabio Thasmo

          Fiat esta anunciando aqui Palio 1.6 completo por 35K. Na propaganda diz que é carro 1.6 mais barato que 1.0 da concorrência.

          • Aqui no sul foi o GM Onix 1.4 LT que mês passado estava por R$ 37.990 (preço do 1.0, conforme comercial). Vendeu mais que o dobro do segundo lugar (HB20) no estado.

  • zekinha71

    E faltam menos de 3 mil unidades pro Onix passar a ser o mais vendido no ano.

    • HENRY ME

      Mesmo sendo o Onix.
      Torcendo para Fiat perder o carro mais vendido do ano.

    • Fernando S.

      Se mantiver esse gás, vai passar já mês que vem. E vai ser uma disputa “carro a carro” em dezembro, igual ano passado com Palio x Gol

      • automotivo

        Vai ter desconto extra. Os dois vão querer cruzar a faixa de chegada primeiro. Espero, mesmo não querendo comprar nenhum dos 2

      • Fabio Thasmo

        Já começou a disputa, a Fiat esta anunciando aqui na minha região Palio 1.6 completo por 35K. Na propaganda diz que é carro 1.6 mais barato que 1.0 da concorrência. (com certeza ele se refere ao Ônix quando diz 1.0 da concorrência)

        • Sam86

          Opa! Palio completo 1.6 por 35K vale muito a pena, hein.

          Na minha opinião esse deveria ser o preço médio dos compactos 1.6.

          As versões 1.0 deveriam custar no máximo 30.000.

          Será que a crise obrigará as montadoras a cortar o “Lucro Brasil”?

          Tomara!

  • Freaky Boss

    briga da gang do renegade contra a gang do HR-V em 3…2…1.. Já!!

  • EJ

    A Ford matou o Fiesta com essa história de trazer o Ka com proposta tão similar. Uma pena, porque vendendo tão pouco em relação ao que vendia no lançamento, encontrar um Fiesta seminovo virará uma tarefa bem difícil.

  • Brasileiro

    A dupla Onix/Prisma vendendo muito, tem atributos pra isso.
    Renegade se consolidando em 1º no segmento, merecidamente.

  • Rodrigo

    Fiquei surpreso com a caída repentina do Ka!
    É um bom carro, bom CxB.

    • João Martini

      A localiza não deve ter comprado carro esse mês rs

  • Tosca16

    Eu não entendo como o Gol vende mais de 1.000 unidades acima do UP, sério se for pra ser assim VW colocaria motores turbo TSI no Gol e dava mais uma sobrevida, quem sabe não voltaria ao top 3 em vendas ?

    • Freaky Boss

      será que não é por frotista ou locadora????

      • Tosca16

        só pode, não tem atratividade alguma no modelo; nem marketing …

        • Freaky Boss

          concordo! Eu jamais trocaria UP por gol. Carros de 2 décadas de diferença, parece.

    • Rodrigo

      O Gol já tem um certo tempo de mercado, e seu ferramental já foi amortizado, está praticamente pago! Portanto o lucro é maior e certo.
      O Up! teve recente investimento graúdo e a resposta do mercado atendeu a apenas 40% da expectativa da VW. Isso significa que o payback deste investimento será maior do que o esperado.
      Portanto o Up! mereceu maior atrativo para convencer o consumidor a escolhê-lo!
      E pelo visto, se colocarem o TSI no Gol, aí é que não tem mais saída de up!

      • Tosca16

        É o que eu penso, vamos investir no velho de guerra já que o mercado aqui é engraçado, reclama de falta de tecnologia mas não quer mudar quando se tem opção .

      • Sinceramente eu duvidaria que as vendas do Gol tivessem um up com o motor novo (Ficou meio dúbio eu sei, mas você entende).

    • automotivo

      Manutenção. O gol ainda tem o custo de manuntenção mais baixo q o up. O up terá q vender muito para q tenha grande disponibilidade de peças no mercado paralelo.

      • Tosca16

        E o UP não era pra ser um novo “fusca” ? Em popularidade e economia disso e daquilo … Bom, nas revistas que ví, ao menos de um maneira geral me pareceu bom nesse aspecto.

  • Tosca16

    Pessoal não sei se na região de vocês é assim, mas aqui eu não vejo um Prisma; fiquei até surpreso com as vendas do modelo .

    • Freaky Boss

      eu acho esse carrinho tão sem graça que se 20 passarem perto de mim é provável que eu não vá notar. Está explicado.

      • Tosca16

        eu vejo e digo “como é que um cidadão compra um Gol 0KM em pleno 2015 ?”

        • Fernando S.

          O pior nem está só em comprar o Gol… é se pagar o mesmo preço (quando não MAIS CARO) que um carro muito mais moderno que ele. Se o Gol 1.0 estivesse sendo vendido com ar, direção, travas e vidros por 30 mil, até se justificaria. O problema é que ele está muito acima desse valor. Não faz sentido mesmo.

    • Brasileiro

      No RJ capital vejo mais ate que Gol.

      • Tosca16

        Dizem que no RJ tem muito Logan, é verdade ?

        • Brasileiro

          Muito!

          • Tosca16

            eu tinha visto imagens de táxis, meu muito Logan !

        • kravmaga

          Não só Logan mas Cobalts e Spins ultimamente.

          São carros simples, baratos e espaçosos e por isso entendo a escolha por esses modelos.

    • Filipe Machado

      Em SP Capital, Onix e Prisma, como todo GM (exceto Tracker e TrailBlazer) é mato

      • Tosca16

        Eu aqui vejo TrailBlazer, e não somente com a PRF rsrsrsrs . Vejo muito Cobalt, Onix e Classic; Prisma não, até vejo mais do modelo antigo que desse atual .

        • Filipe Machado

          Onix tem mais que Gol ultimamente – esse G6 é raro de ver e quando se vê é carro de frota , Up! capaz de ser mais fácil do que Gol G6

          Já o Gol G5 pra trás tem bastante

          Voyage até que se vê – mesmo o modelo atual.

          Fora isso Uno, Palio Fire e alguns Sportings e HB20 são os mais comuns em São Paulo Capital dentre os compactos

    • Fernando S.

      Região metropolitana de SP vejo muitos diariamente, muitos mesmo.

  • Carlos Rodrigo

    E cadê a ecosport?

    • Sam86

      Morreu!

      SUV da Barbie, credo.

  • Fernando S.

    Não sei se os colegas concordam, mas pra mim o up sofre do mesmo mal do Etios. Quem tem elogia, gosta da mecânica, do consumo e tal… mas é muito feio (apesar de isso ser subjetivo) o japones não vende pelo painel com tudo no centro do carro enquanto o modelo alemão parece ser um carro menor que a concorrência (apesar de já terem mostrado que ele tem porta-malas igual ao do novo Ka)… não sei, visualmente ele parece do tamanho do Chery QQ.

    • Vinícius DS

      O Up aparenta, esteticamente, ser frágil e simples na minha opinião. Além do preço, estes são os motivos possíveis para as vendas abaixo do esperado. No mais, o espaço interno é semelhante a outros compactos e ele é moderno e seguro. Faltava ter opção de controle de tração e estabilidade e mais airbags.

    • kravmaga

      A grande maioria não entende o design simplista dos VW e acha simples e padronizado demais. O pessoal hoje adora carros cheios de vincos e com design externo mais ousado, mas na parte interna ainda gostam das soluções tradicionais.

      No caso do Up!, o interior fugiu ainda mais do padrão VW que a maioria não ama mas já se acostumou e isso criou rejeição. Deixar lataria aparente e aquela tela multimídia destacável dá a idéia de pobreza para a grande maioria. A Chevrolet fez o dever de casa e conseguiu criar um design interno do Onix que remete para carros mais caros e está colhendo os frutos. Até o velocímetro digital (painel de moto, como dizem os haters) foi uma boa sacada da GM e que na mentalidade da geração smartphone de hoje dá a ilusão de carro mais moderno.

      Se eu fosse presidente da VW Brasil mandaria os projetistas refazerem todo o interior do Up!, deixando pelo menos do nível do Gol/Fox, mesmo que usasse até grande parte das mesmas peças ou o mesmo design padronizado VW.

      O Up! é um carro muito bom do ponto de vista de produto e não merece as vendas que têm no Brasil por causa de uma coisa simples como design do interior. O Fox no início também custou a decolar porque tinha um design interior pobre mas a VW melhorou bastante isso nos modelos mais recentes e acho que o Fox parece até um carro mais caro do que é olhando o interior das versões mais top.

  • Gran RS 78

    Outra noticia importante: A GM está em primeiro lugar na quinzena,na frente da Fiat, e a noticia mais inesperada foi a Hyundai, que está em quarto lugar, na frente da Ford, pela primeira vez na história, a marca americana perdeu o quarto lugar em vendas no Brasil, e olhe que a Hyundai só tem a linha HB20 em volume de vendas, bem diferente da Ford. Imagina se a marca coreana lançar o IX25, ou Creta no Brasil.

  • gustavo

    O Volks Up em 15º e a Volks levando uma surra !! e mico ou King Kong !!

  • Freaky Boss

    Corollão bruto, rústico e sistemático a todo vapor. E não é fogo de palha. Consistentemente, mês a mês.

  • Aldo Raine

    ta tudo bagunçadooooo

  • francis

    Está aí a crise no Brasil, o carro mais vendido custa quase 40.000,00 …… kkk

  • FranciscoAdrianoSilva

    Destaque absoluto para o sucesso do grupo FIAT com o Renegade.

  • Edney

    Pelo menos na 1ª quinzena temos Corolla, Renegade e HR-V entre os top 10, no meio dos pequenos…

    • No mês de setembro vimos Corolla, HR-V e Renegade entre os 10, no fechamento do mês. A tendência é que eles fiquem.

  • FocusMan

    Mês ruim para a Ford…