EUA Mercado Pickups Ram

RAM: Crescimento de picapes médias nos EUA pode gerar um novo modelo

dodge-dakota-rt

Mike Manley, CEO da Jeep e RAM, está de olho no crescimento das vendas das picapes do segmento médio nos EUA. Abandonado pelas marcas americanas há algum tempo, essa faixa de produto recentemente ganhou a atenção da GM com Chevrolet Colorado/GMC Canyon, enquanto a Tacoma da Toyota passou a ter mais espaço no mercado.

jeep-gladiator

Na visão de Manley, há oportunidade de crescimento no mercado de picapes médias nos EUA. Isso significa uma resposta da FCA para o segmento, embora a Jeep tenha confirmado uma versão picape do Wrangler. No entanto, o chefe das duas marcas diz que há espaço para duas ofertas da empresa ao mesmo tempo.

fiat-toro-volcano-avaliação-NA (1)

Mas, como ele mesmo adianta, nada está certo no momento, embora reforce que a RAM é bastante conhecida na África, Oriente Médio e América Latina. Com isso, rumores de uma versão repaginada da Fiat Toro ganham espaço. Mas, se acontecer, provavelmente será no México, um mercado mais aberto.

fiat fullback picape 1

Não se conhece nenhum outro projeto de picape média da FCA. O último modelo foi a picape Dodge Dakota (foto no alto), que assim como a Fiat Toro, também foi produzida no Brasil. Recentemente a Fiat recorreu à Nova Mitsubishi L200 Triton para ter um modelo desse segmento na Europa, rebatizando-a de Fullback. A marca japonesa não comercializa mais picapes nos EUA.

[Fonte: The Detroit News]





  • Tosoobservando

    Ja tem.

    • Apopololo

      Nossa cara isso não pode ser verdade esta muito horrível, isso deve ser fake.

      • Tosoobservando

        Nao é fake pode pesquisar os sites americanos inclusive dao como certo seu lançamento pra este ano.

  • The Monster Man

    Eu teria uma pick-up Wrangler tranquilo, linda, robusta e cheia de história.

  • Matthew

    Cara, mas que confusão de segmentos! A Toro nunca seria uma picape de porte médio pelos padrões americanos. E a Dodge Ram que foi produzida na república do Paraná era um pouco maior do que a S-10 e Ranger, estas sim médias. Até porque a Chevy Colorado é meio que uma s-10 americana, e a Ranger seria sua concorrente, embora não exista na terra do tio Sam. Toro acho que só passa no México mesmo, sob a marca Ram. Nos EUA seria uma piada de mal gosto um carro desses.

    • CignusRJ

      Eu já não creio.
      A Toro seria uma Pickup de um segmento que até onde sei não existe nos EUA.
      Uma Pickup que pudesse andar nas grandes cidades seria uma boa para muita gente lá.

      • Pedro Rocha

        O segmento já existiu e desapareceu com a Subaru Baja, que foi um fracasso comercial.

      • Aqui não tem necessidade de pickup média , pouco se vê nas ruas , quem precisa de pick up compra uma grande e quem não precisa compra SUV . Pouco se vê Tacoma e Honda ridgeline nas ruas , em compensação F150 , Silverado e Tundra tem a rodo .

    • Luca Muzzy

      Americano não é bobo, nem ferrando a Toro seria aceita por lá.. Não é atoa que o mercado norte-americano é um dos mais bem vistos no mundo. É só olhar como é um carro de entrada por lá.

      • EuMeSmObYmYsElF

        aí que você se engana… conheço muita gente que gostaria de ter a Toro como opção. canadenses e americanos (inclusive um cogitou importar uma independendemente do brasil mas a falta de assistência ao Multijet aqui em Montreal deixou ele com um pé atrás).. andar pelos grandes centros com uma F150, RAM 1500 ou Silverado é complicado. algo menor seria muito bem-vindo..

        • Matthew

          A Toro seria no máximo um carro de nicho lá, tal como é o Fiat 500 aqui no Brasil. A proposta até é interessante, um carrinho pequeno, prático de ser usado nos grandes centros urbanos, econômico e até bem acabado. Mas nunca que ia ameaçar os líderes dos compactos, como HB20 ou Onix. E a Toro estaria no limite do aceitável pros padrões americanos. Carroças como Saveiro e Strada não atenderia a nenhum requisito do consumidor local, seja de praticidade, segurança ou emissões. É uma excentricidade engraçadinha pra eles, ver mini-picapes. Talvez o cara desse um carro desses pro filho de 16 andar pelo bairro. E com exceção de um outro centro urbano, pelo menos os EUA é bem dimensionado pra picapes médias e grandes. Uma vez um amigo meu ficou na casa do sócio do pai dele nos EUA por um tempo, logo que lançaram a versão moderna do mini Cooper. Aí um dia ele viu um carro desses na rua e comentou com esse cara que no Brasil era um carro muito caro, e perguntou se ele sabia quanto custaria uma desses nos EUA. Ele disse que a hora que ele viu o mini, deu e risada e falou: “se eu encher o tanque da minha truck, me dão um desses de brinde”.

          • David Ferreira

            triste

          • DiveTechno

            ta ai concordo Matthew mas a galera não vé é o preço da F150 ela é muito barata. A toro da Fiat ia ficar muito proxima da F150 ai o cara prefere a F150 a toro teria que ficar por volta dos 16 mil dolares

      • Paulo Lustosa

        Já entrou em site americano onde já teve notícias da Toro? Lá todos eles falam em ter uma picape pequena, e inclusive eles querem picapes pequenas como Saveiro e Strada por lá pelo porte compacto e o peso que são homologadas, ao contrário da Austrália, que essa sim, as menores picapes são as Ute derivadas de midsize, que é o mínimo aceitável por eles.

        • Matthew

          Toro até poderia passar. Saveiro e Strada eu duvido que passava, seja por questão de gosto local ou qualquer outro impedimento da legislação (sobretudo segurança e emissões).

    • Sabatino

      Visitei varios sites americanos que mostrava o Toro e a maioria dos comentario dos amercanos falavam que eles tambem querio o Toro nos EUA.
      Nem todo mundo gosto de um pick-up medio. Principalmente mulheres e quem mora nas cidades.

    • Luis Burro

      Foi a Dakota produzida aki e nao a Ram.Alem disso o porte dela era como a Amarock em relacao as outras.

    • Zoran Borut

      “Dodge Ram produzida na república do Paraná”…

      Eu lembro o quanto sou velho quando leio comentários que parecem escritos por quem não era nascido ainda em 1998 e nunca viu uma Dodge Dakota nacional, picape média que concorria com S-10 e Ranger.

      • Matthew

        Foi erro meu mesmo, desculpa. Embora fosse criança ainda, já era nascido na época. O pai de um amigo meu tinha uma, carrão. Mas lembro que ela era um pouco acima da S-10 e Ranger sim, inclusive no porte mais avantajado.

        • Zoran Borut

          Bem, vamos esclarecer: a Dodge RAM era uma picape grande, do porte da Chevrolet Silverado e da F-1000 na época, e não foi fabricada no Brasil.

          A Dodge Dakota era uma picape média, do porte da S-10 e Ranger, e essa foi fabricada em Campo Largo, no Paraná.

          Não sei por que você está confundindo. Talvez por hoje as Dakota serem mais raras mas ruas, ou talvez por você ter visto a versão cabine estendida, que S-10 e Ranger também tinham mas eram menos vendidas. Ou talvez tenha visto alguma dessas Dakota com pneus maiores que os originais, que deixam a impressão de ela ser maior que as outras. Mas na prática tinham o mesmo tamanho.

          Para você conferir algo da época,pesquise por “comparativo picapes dodge dakota ranger s10”, verá que os tamanhos são os mesmos.

    • Pedro Rocha

      A Dakota paranaense é uma picape média para os padrões atuais, mas era maior do que a Ranger e a S10 de sua época, que por sua vez eram pouco maiores que a Toro.
      Entretanto, se o Renegade faz sucesso nos EUA, um “Renegade com carroceria” vendido pela RAM talvez encontrasse espaço entre os moradores das metrópoles norte-americanas.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    A Toro poderia sim ser vendida nos Eua, apenas precisaria de maior refinamento. Mas não seria uma picape média. Naquele mercado seria uma picape pequena e uma alternativa aos Dodge Dart e Chrysler 200, cujas vendas não estão agradando ao Marchione. A dúvida é se seria vendida como RAM ou Dodge.

    • José Eduardo D’Acampora Guazzi

      Na verdade para vender lá só precisa tirar o logo da FIAT e vender como ram, usando o 2.4 tigershark com AT9 igual o Renegade deles. Em padrão de equipamentos e acabamento ela já é compatível para ser o carro de entrada. Tanto que o Renegade vende lá e são bem semelhantes.

      • Pouco vejo renegade nas ruas por aqui . Não tá vendendo bem pelo menos aqui na Flórida . Eu vejo mil vezes mais Nissan Rogue na rua que Jeep Renegade .

        • Tosoobservando

          Eles puseram um no Batman x Superman, acho que agora vai viu kkk

          • Nesse filme só se via carros da FCA (profusão) e Hyundai (Elantra sendo ultrapassado por um Chrysler 200 numa fuga, e um Azera) , sendo a maioria da FCA, dentre eles o Dart, Durango, Renegade (como carro civil do Batman), a Toro (numa curta passagem, próximo aos caminhões), chegando a incluir caminhões Iveco e outros modelos FCA.

  • Iran Borges

    A Dakota BR pra mim é o Maverick das picapes…

    • Pedro Rocha

      Não insulte os mavecos, já que a Dakota foi um fracasso comercial por motivos claros para todos, menos para os estrategistas da Dodge: FALTA DE MOTOR A DIESEL. Lembro-me de ter lido uma entrevista feita por uma revista automotiva com um porta-voz da Dodge à época e essa questão foi uma das primeiras a serem abordadas. A resposta foi que eles esperavam um aumento das vendas para fazer esse investimento, mas a História conspirou contra a Dodge quando a Daimler comprou a Chrysler e o motor a diesel da Dakota foi frustrado, selando novamente o destino da Dodge no Brasil com um fracasso.

      • David

        A Dodge Dakota era um mid range entre as Colorado, Tacoma (Hilux) e Ranger que tinha tres motores a gasolina e as ja consagradas Silverado, Tundra e F-150. Alias todos as picapes pequenas nos EUA sempre foram a gasolina. A Dodge Dakota com motor 2.5 nao era vendida nos EUA. Tentaram repetir a formula de sucesso que viveram com as vans medias porem isso nunca se traduziu pra Dakota. Mas a que eu adorava era o Dodge Dakota com motor Magnum 5.9 e tinha rodas enormes. Infelizmente a Dakota nunca conseguiu se livrar das dores de cabeca pela parte eletrica, freios fracos e um painel que nunca conseguiu se firma. A Jeep igualmente sempre ensaiou lanca picapes derivados do Jeep Wrangler mas sempre ficou nos prototipos. Creio que com o numero de ensaios que estamos vendo sinaliza uma mudanca, porem nao querem e nem podem repetir o fracasso que foi o Dakota.

        • Aqui no EUA não se vende pick-up média a diesel pq esse combustível aqui é bem mais caro que a gasolina,e inovo não gosta desses motores em geral.Aqui pick-up a diesel só grande e pra quem usa no trabalho.

          • Pedro Rocha

            Nos EUA, a menor picape a diesel é a RAM 1500 Ecodiesel, que deverá estrear no Brasil no Salão de São Paulo.

      • Iran Borges

        Ah cara… em termos de beleza e vontade de ter uma, pra mim é sim! É questão de gosto… nada a ver com detalhes técnicos.

  • pedro rt

    acho mais facil a FULLBACK ser vendida nos eua q o TORO

  • G.Alonso

    Para mim, o Foro vai ganhar o mercado estadunidense com a marca Fiat, vão melhorar o acabamento é rechear com mais alguns itens de conforto (dispensáveis aqui por causa dos próprios brasileiros) e ter relativo sucesso vendendo sua primeira picape lá. Com motor 2.4 Tigershark e até 3.6 Pentastar, já que americano gosta de motorzão.

    • DiveTechno

      Mas como é que fica o FIX ITS AGAIN TONY ? Americano e FIAT essa eu tenho que ver de perto. kkk

      • G.Alonso

        Procure para ver então, já é realidade novamente a alguns anos, e vende bem.

        • Vende bem não,vende mais ou menos o fiat 500 por aqui pois eh carro de nicho assim como o Mini.

          • G.Alonso

            Por isso mesmo, e a venda das duas é parecida, se a Mini vende relativamente bem, a Fiat também.

        • É a cada 10 Mini q se vê nas ruas eu vejo apenas um 500 e olhe lá

          • G.Alonso

            A Mini é presente a mais tempo nos EUA.

            • Coisa mais difícil eh ver um 500 na rua,te garanto.carro pequeno aqui eh Kia Rio esse tem aos montes

        • DiveTechno

          G.Alonso eu procurei e peguei uma lista de 50 carros mais vendidos nos EUA mês de novembro 2015 matéria carplace. ai esta Marcas e modelos ( FIAT vende bem no EUA ???? ) se não está nem entre os 50 mais vendidos isso não é vender bem. Antes que algum doido fale alguma doideira falo de americano comprar carro com o emblema da FIAT no capô no volante nas calotas da roda . FIX ITS AGAIN TONY
          MARCAS MAI VENDIDAS EM NOVEMBRO DE 2015 NOS EUA ( ESSES NÚMEROS REPRESENTAM O TOTAL DE VEÍCULOS VENDIDOS PELA MARCA )
          1. Ford 178.971
          2. Chevrolet 156.907
          3. Toyota 154.994
          4. Honda 103.197
          5. Nissan 95.389
          6. Jeep 68.903
          7. Hyundai 60.007
          8. Subaru 46.070
          9. Kia 45.553
          10. GMC 43.039
          11. Ram 41.107
          12. Dodge 38.938
          13. Mercedes-Benz 32.813
          14. BMW 32.003
          15. Lexus 29.340
          16. Chrysler 23.953
          17. Volkswagen 23.882
          18. Mazda 22.732
          19. Audi 16.700
          20. Buick 15.960

          MODELOS DE CARROS MAIS VENDIDOS EM NOVEMBRO DE 2015 NOS EUA ( ESSES NÚMEROS REPRESENTAM O TOTAL DE VEÍCULOS VENDIDOS DE CADA MODELO )

          1. Ford F-Series 65.193
          2. Chevrolet Silverado 45.001
          3. Ram Pick-up 36.407
          4. Toyota Camry 30.945
          5. Toyota RAV4 27.368
          6. Honda CR-V 25.931
          7. Honda Accord 25.566
          8. Honda Civic 25.050
          9. Toyota Corolla 24.194
          10. Nissan Rogue 22.565
          11. Ford Escape 20.807
          12. Nissan Altima 20.564
          13. Chevrolet Equinox 19.634
          14. Ford Fusion 19.451
          15. Hyundai Elantra 17.634
          16. Jeep Cherokee 17.426
          17. Jeep Grand Cherokee 17.051
          18. Hyundai Sonata 16.732
          19. Ford Explorer 16.690
          20. GMC Sierra 16.527
          21. Chevrolet Cruze 16.073
          22. Nissan Sentra 14.505
          23. Jeep Wrangler 13.847
          24. Subaru Forester 13.655
          25. Toyota Tacoma 13.465
          26. Subaru Outback 13.079
          27. Kia Optima 13.048
          28. Toyota Highlander 12.741
          29. Ford Focus 11.186
          30. VW Jetta 11.022
          31. Honda Pilot 10.975
          32. Chevrolet Malibu 10.813
          33. Lexus RX 10.771
          34. Chevrolet Impala 10.494
          35. Chrysler 200 10.332
          36. Toyota Sienna 10.062
          37. Kia Soul 10.045
          38. Nissan Versa 9.783
          39. Chrysler Town & Country 9.689
          40. Ford Transit 9.584
          41. Hyundai Santa Fe 9.156
          42. Kia Sorento 9.023
          43. GMC Terrain 8.999
          44. Mazda CX-5 8.756
          45. Chevrolet Traverse 8.684
          46. Toyota Tundra 8.590
          47. BMW Série 3 8.433
          48. Honda Odissey 8.356
          49. Jeep Patriot 8.348
          50. Toyota Prius 8.331

          • Perfeito amigo,é exatamente o que vejo nas ruas por aqui,eu mesmo tenho um Elantra,baita carro!

            • DiveTechno

              Magnus Portuga eu tive que trazer esta lista enorme pois o cara me fala que FIAT vende bem nos EUA única vez que vi um fiat 500 o mesmo era elétrico e foi só kkkk e mesmo assim o cara tinha pago mais caro que uma F150 mais caro que um camaro kkkk e todo mundo que ficou sabendo do preço que o camarada pagou saiu rindo pois é piada o preço e detalhe acredito que seja o único carro FIAT no EUA não existe outro modelo confirma pra mim se você já viu um outro modelo de FIX IT’S AGAIN TONY por ai

              • Exato , aqui fiat é carrinho de nicho igual ai no BR . e o tal do Renegade tb não vende quase nada , eu vejo 10 nissan rogue mas não vejo um Renegade na rua

          • G.Alonso

            Você consegue listas mais atualizadas que essa também, conheço bem, agora me fala, a Mini é uma concorrente da Fiat nos EUA, ela está na lista? Não, então… O negócio é saber compreender que por ser carro de nicho (500), além de carro pequeno (contrário do que americano gosta), a Fiat vende bem, fica em torno das 8 mil unidades, é pouco? Sim, mas, os carros são caros, 500 costuma ter preço de Corolla por lá. E outra, os carros são muito bem elogiados, 500X agradou demais por lá.

            • DiveTechno

              na boa o 500 não é carro de nicho. Tudo que você colocar a venda algum doido vai comprar. o fiat 500 não tem glamur não tem qualidade de construção não tem acabamento não tem desempenho não tem tecnologia do mini inglês . Vende ele vende mas é muito raro ver um nas ruas e fora que o preço não ajuda e você vê ele elétrico geralmente.Ele vende tão pouco que até o smart for two tem mais mercado . A FIX ITS AGAIN TONY ficou 30 anos sem vender veículos nos EUA pois a fama de carro ruim que quebra é real bem real . A verdadeira historia do 500 no EUA é que tem uma norma que obriga esta comercialização inclusive do modelo elétrico que se você procurar vai ver que esta dando prejuízo a FIAT kkkk sério isso mesmo que você leu .Têm coisas que infelizmente não mudam principalmente fama .No Brasil até hoje chevrolet é tido como carro robusto ( Opala ) Ford muitos falam que o acabamento e a tecnologia é melhor ( Landau/Maverick ) VW sempre andou mais ( Gol e o AP do capeta ) FIAT chegamos na FIAT até no Brasil o cara só compra FIAT porque não tinha dinheiro para comprar nenhuma das opções anteriores .

            • DiveTechno

              ESTA É A SEGUNDA PARTE DO COMENTÁRIO FIAT chegamos na FIAT até no Brasil o cara só compra FIAT porque não tinha dinheiro para comprar nenhuma das opções anteriores . Se você comparar friamente sem escolher nenhuma marca vai ver que qualquer carro da FIAT a concorrência têm melhor e se for adiante vera que nunca a FIAT teve carro para a classe média ou classe média alta .

              Ano 1983 Fiat lança Oggi e concorre com

              Chevrolet Opala|Monza|Chevette

              Ford landau|Corcel 2|Del Rey

              Volkswagen passat|voyage

              Ano 1985 Fiat Lança Prêmio e concorre com

              Chevrolet Opala|Monza|Chevette

              Ford Corcel 2|Del Rey|Escort

              Volkswagen passat|voyage|Santana

              Ano 1990 Fiat Lança Tempra e concorre com

              Chevrolet Opala|Monza|Omega em 1992|Calibra em 1993(eita motor bom)

              Ford Del Rey|Escort|Verona|Versalles

              Volkswagen passat|voyage|Santana

              Ano 1998 Fiat Lança Marea e concorre com

              Chevrolet Omega|Omega Australiano|Vectra|Astra+ou-

              Ford Mondeo

              Volkswagen passat

              Ano 2008 Fiat Lança Linea e concorre com

              Chevrolet Omega|Vectra|Astra|Cruze em 2008 ainda presente |Malibu em 2010 até 2013|Camaro

              Ford Focus|Fusion

              Volkswagen passat|jetta

              Viu ??? quem gosta de sedã ou coupé no Brasil nunca teve Fiat porque Fiat sempre teve a pior opção

              Por isso que digo quem compra Fiat é porque não tem dinheiro para comprar opção melhor a falta

              de dinheiro e o preço exorbitante da concorrência torna carro da Fiat uma opção e só

              ( ninguem sonhou em ter um fiat um dia ) kkkk mas um Opala um Omega um Fusion um Mondeo um

              Passat vr6 um jetta um calibra então nem se fala. ( antes que um doido diga que teve vontade de ter um marea

              só digo que em 1999 tinha:

              Chevrolet Omega Australiano CD 3.8 V6 200cv aspirado

              Volkswagen Passat 2.8 V6 190cv aspirado

              Ford Mondeo Ghia 2.5 V6 170cv aspirado

              Fiat Marea 2.0 5L 142cv aspirado

              Fiat Marea 2.4 5L 160cv aspirado

              Fiat marea turbo 2.0 5L 182cv TURBO

              É Meu pai se nem eu que sou Brasileiro que tenho poucas opções de carros não aturo a

              Furreca Inguiçada Atrapalhando o Trânsito imagina o povo americano ninguem merece viu.

  • Mumm Rá

    Se for para a FCA lançar uma picape que seja essa verde acima ( Concept Car Gadiator ) porque ela é linda ebem melhor do que essas ultimos conceitos apresentados

  • Bruno

    Essa da foto não é uma dakota?

  • Filipo

    Eai, vocês apostam em qual para ser comercializada nos EUA como RAM 1000?
    A Fullback ou a Toro?
    Penso que a Fullback tem mais chances, por ser realmente da categoria média e não uma pick-up pequena anabolizada como a Toro.
    Americano não gosta de veículo pequeno. Quem compra compacto lá são os pobres, que aqui andam de ônibus.

  • Pedro Rocha

    Usando as css Jeep, a RAM poderia ampliar e muito o market share dela no Brasil, tanto com essa “New Dakota” com um motor a diesel (o Multijet II com 200cv como se especula para a Toro) como também com a RAM 1500 Ecodiesel.

  • Tosoobservando

    Essa msm, nestas fotos e angulo ficou melhor. Eu gostei.

    • Heisenberg

      A que você colocou é um redesign da Dodge Dakota 2011

      • Tosoobservando

        Essa que vc colocou ta finalizada, vai ser ela?

        • Heisenberg

          Que eu saiba não há nada concreto em relação ao visual (dizem que terá um pouco do visual da Rampage e RAM)… A q coloquei foi um desenho conceito.

    • Edson Fernandes

      Mas nessa foto os farois são bem diferentes, o que dá uma certa identidade mais bem formada do produto.

  • DiMais

    mais provável que seja a Fullback já que a Mit não comercializa ela nos EUA e assim pode vender como um produto FCA por lá.. resta saber como ficaria a produção dela, a Toro pode até chegar lá mas nunca no segmento de médias, seria mais como um complemento da linha Doblò/Promaster City do que um carro de passeio.

  • Duda Haddad

    Se não for montagem em cima da colorado, é muito parecida com ela!

    • Heisenberg

      Certamente quem projetou usou a Colorado como referência… o shap não será esse, mas apenas para mostrar que já há outras projeções mais próxima do que se vê na categoria.