EUA FCA Honda Land Rover Recalls Segurança

Recall: Transmissão da ZF tem chamada de 505 mil em três marcas

zf-9hp1

A ZF identificou um problema em suas caixas de transmissão automática de oito e nove marchas, fornecidas para FCA, Honda e Land Rover. Os modelos 9HP48 e 948TE podem entrar em neutro durante a condução, colocando assim os passageiros em perigo.

O problema seria na conexão de sensores de alteração de marcha, afetando assim somente as caixas produzidas entre 1 de maio de 2013 e 15 de julho de 2014.

A FCA já havia comunicado a ZF sobre o aumento de incidência de casos de câmbio em neutro, o que fez o fabricante alemão investigar e identificar o problema, resultando assim no desenvolvimento de um novo software.

A ZF está contatando os fabricantes de automóveis para que os mesmos realizem chamadas para um recall. Apenas o novo software já resolve o problema. Ao todo, serão chamados 505 mil veículos das três marcas citadas apenas nos EUA.

A lista de modelos inclui Acura TLX V6, Chrysler 200, Fiat 500X, Honda Pilot, Jeep Cherokee, Jeep Renegade, Land Rover Discovery Sport, Range Rover Evoque e RAM ProMaster City, todos anos/modelo 2014/2015.

[Fonte: Autoblog]





  • Alexandre

    Eita… Deu ruim pos jogadô de futebol.

  • Bruno Silva

    Ihh, se eu não me engano o mesmo câmbio de 9 marchas do Evoque é do Cherokee que deu problemas no lançamento. Sei lá, às vezes me pergunto porque a BMW está colocando Aisin nos seus lançamentos no lugar dos ZF, vide nova X1, Série 2, Mini novos etc.

    • Franco da Silva

      Com certeza tem algo e deve ser por aí mesmo…

    • Gustavo73

      A BMW só usa Aisin nos modelos de tração dianteira nos de tração traseira os lançamentos continuam a usar o ZF.

    • João Cagnoni

      Provavelmente alguma questão comercial.

  • Leonel

    “afetando assim somente as caixas produzidas entre 1 de maio de 2013 e 15 de julho de 2014” somente…haha…mais de 1 ano de produção rs…complicado!

  • CanalhaRS

    E mais defeitos…

    • Artur Barbosa

      É dieselgate, recall, sonegação de impostos… Tá difícil.

      • Pacheco

        Pro Apocalipse, só está faltando a Dilma voltar. KKKKK

        • MauroRF

          Vira essa boca pra lá, cara, rsrsrsrs.

          • Pacheco

            Hahahahahahahaha…

      • Rodrigo

        A pergunta é retórica e sempre vai existir: “Temos mais recalls atualmente porque os processos / produtos pioraram, ou temos mais recalls hoje porque antes não eram anunciados”?
        Só alguém de dentro das montadoras pode afirmar isso com certeza, mas prefiro acreditar que isso varia de marca para marca, porém a segunda opção é a mais confortante.

        • Lucas de Lucca

          Acho que um pouco dos dois.

        • André Flandres

          Um pouco porque os produtos ficaram mais complexos, com tecnologias cada vez mais sofisticadas e sensíveis. Ou seja, os processos / produtos não necessariamente pioraram, mas ficaram com margens de erro mais críticas.

          • Rodrigo

            Acho que é justamente o contrário do que você diz. A eletrônica e os sistemas controlados por software visam justamente o oposto. Permitir maior rapidez, controle e segurança em coisas que antes da inteligência artificial ficavam fadadas ao acaso ou à experiência / perícia do condutor. Obviamente que toda nova tecnologia leva um tempo até se consolidar em termos de confiabilidade e custo (geralmente por isso que coisas muito inovadoras são lançadas em modelos mais caros).

            • André Flandres

              Isso não é o contrário do que eu disse. Não me referi à funcionalidade do produto final, que pode até se tornar mais seguro em razão da tecnologia embarcada. Referi-me às margens mais críticas na linha de produção em razão da quantidade de variáveis inerentes a novos sistemas e tecnologias que antes sequer existiam. Até porque a exigência de segurança hoje é muito mais alta.

              Um airbag, por exemplo, pode salvar muitas vidas, mas também pode matar se não for bem produzido e bem implementado. Esse é um problema que não existia quando essa tecnologia também não existia. Multiplique esse problema por tantos quantos são os novos sistemas e tecnologias que ingressam no mundo automobilístico e tem-se uma boa ideia da quantidade de defeitos que hoje podem emergir da linha de produção em comparação com paradigmas tecnológicos mais primevos.

  • Felipe

    Fico só me merguntando como é que só nessa altura do campeonato esse tipo de falha é identificado. Testes laboratoriais e de rodagem será que não são suficientes pra se detectar esses erros?
    Ah, e essa é uma notícia pra fazer calar muita gente sem conhecimento das coisas: Recall de montadora é por causa de falha em componente fabricado por fornecedor.

    • gabriel moraes

      mesmo que os cara teste em laboratorios e em ruas eles nunca vai fazer certas coisas que seus clientes podem vim a fazer, mas pelo que percebi foi mais falha na eletrica do que na mecanica

      • Felipe

        Falha de software.

  • Biturbo

    Quero saber quando vão fazer recall é do powershit. Meu sócio já teve sobreaquecimento no câmbio do seu Focus Titanium 2016, coisa tá feia.

  • Alligator

    Foi só a ZF fornecer um câmbio para FCA para acontecer a desgraça!!!!

  • LucianoNR

    Os milhares de quilometros de testes com protótipos deveriam pegar isto. Mas o tempo cada vez mais exíguo que o mercado exige para colocar novas tecnologias em prática acho que está prejudicando os testes em definitivo. Mesmo assim, por mais que se teste, nada simula completamente o uso diário do produto final de produção.

  • octavio cesar godoy

    Rapidez de lançar novos modelos, baratear custos, materiais de terceira categoria, Land rover sendo vendida para uma montadora indiana, tudo isso levando a carros com tanto recall , por isso prefiro carros de 2011, 2010, 2009, 2008, muito mais duraveis

    • Marcelo Ceno Dutra

      Mas a LR/Jaguar melhorou muito o seus produtos sob o comando dos indianos.

  • T1000

    o problema é nos sensores, eles fazem um bypass no software.
    eeee gambiarra :-)

    • Lucas de Lucca

      Me lembrei de um programador ex-colega de trabalho que deixava os catchs do try sem nenhum tratamento, assim “nunca ia dar pau”. Aí o cliente ligava pro suporte alegando que o sistema simplesmente não realizava tal função, mas não dava nenhum erro. Nossa, o pessoal ficava louco pra resolver.

      • Pedro Rocha

        Um Jênio com “J” maiúsculo o seu colega. Palavra de técnico de Informática.

        =D

  • Igor Lima

    Já tinha saído aqui no NA algo sobre defeito na caixa do Renegade, fora ele, que é um modelo Jeep, na Fiat seria apenas a Toro? Ou tem outro Fiat q usa a AT9?

    • G.Alonso

      Outro modelo Fiat que usa essa transmissão está na matéria, o 500X, e só ele. O Toro não tem o tal defeito, olhe as datas de fabricação das transmissões com defeito, o Toro nem havia sido lançado. FCA utiliza esse AT9 no Renegade, no Toro, 500X, Cherokee, 200, 300, Pacífica. Utiliza o AT8 no Giulia.

  • Diego

    Essa não é transmissão usada na Jeep Renegade brasileira?
    Seria esse o problema “pontual” e em “quantidade normal” do câmbio da Renegade?

    • Rodrigo

      E digo mais, teve um caso de um cidadão que foi atropelado pelo proprio carro (e era um Renegade), será que não foi causado por esse problema?

      • DiMais

        não, Renegade é Fiat.. problema da italiana sempre, segundo o ‘Guia da Guerra Civil dos Comentários da Internet’

        • Rodrigo

          ???????

          Até onde sabemos o Renegade usa câmbio de 9marchas da ZF…

          • DiMais

            a ironia é implícita

    • G.Alonso

      Usada no Renegade do mundo inteiro.

  • Vattt

    “Anton Yelchin, ator de ‘Star Trek’, morre esmagado pelo próprio carro” Um Jeep Cherokee!!!

    • G.Alonso

      Problema na alavanca da transmissão, que inclusive já foi feito Recall e a troca por outro tipo na linha 2016.

  • Como que uma falha em CONEXÃO resolve só com ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE? Queria muito entender

    • DiMais

      não que seja impossível, mas explicar dessa maneira fica estranho mesmo.

  • Luis LC

    Aisin neles!!!

  • Murilo Soares de O. Filho

    ZF sempre foi referência em câmbios automáticos, mas todos falham…

    • Luis LC

      Então sempre foi referência negativa, é isso?

  • Zeca Piroto 🤘🔥

    Rapaz… n sei pra que tanto mimimi, isso vai acabar sendo resolvido nas revisões, mesmo com a noticia do recall, já que é só uma att de software… quero ver é quando a ford vai cair na real que é melhor substituir o powershift do focus pelo at do fusion… rs

  • MarcioMaster

    Muita marcha, esse é o problema.



Send this to friend