Pickups Renault Sedãs Segredos-Flagras

Renault confirma nova geração do Fluence e picape Alaskan para 2016

renault megane sedan 2017 projecao

A Renault vai lançar ainda em 2016 a segunda geração do sedã Fluence e a inédita picape média Alaskan. A confirmação foi feita pela própria marca, durante uma reunião com acionistas realizada nesta semana. Além dos dois modelos, a fabricante confirmou um crossover para o segmento “B” (provavelmente a linha reestilizada do Captur) e a versão de sete lugares da nova geração da minivan Scenic.

O novo Renault Fluence será praticamente uma versão sedã da quarta geração do Megane, revelado pela empresa no final do ano passado. Além do Fluence atual, o novo modelo vai substituir o Megane Sedan no mercado europeu. O sedã será construído a partir da plataforma modular CMF e, pelo menos no velho-continente, terá motores TCe a gasolina de 100 cv, 130 cv e 205 cv, e dCi a diesel de 90 cv, 110 cv e 130 cv.

renault-alaskan-concept-1

Já a Renault Alaskan será a versão de produção do conceito de mesmo nome mostrado pela montadora no Salão de Paris do ano passado. A nova picape média terá como base a nova geração da Nissan Frontier, com capacidade de carga para 1 tonelada, e motores biturbo de quatro cilindros a diesel, com até 165 cv, os mesmos das vans Master.

Ainda não se sabe, porém, quando o novo Fluence chegará ao mercado brasileiro, enquanto a Alaskan tem estreia prevista para meados de 2018, com produção na planta da Renault-Nissan em Córdoba, na Argentina, ao lado da Frontier e também de uma picape inédita da Mercedes-Benz.

renault fluence alaskan 2016

[Fonte: Indian Autos Blog]





  • Murilo Soares de O. Filho

    Um Renault de verdade, nacional e bonito, seria muito bem vindo.

    • oscar.fr

      Nacional não será, pois será feito na Argentina (Fluence e Alaskan), mas graças ao Mercosul podemos considerá-lo praticamente nacional. Assim sendo, o novo Fluence entrará no lugar de um carro conforme o que tu descreveu: Renault de verdade, nacional e bonito (o que é, e sempre será, subjetivo).

  • Paulo Albuquerque

    Agora sim tem cara de Renault,tirando o GT achava o Fluence muito xoxo e sem graça,ate o interior me dava náuseas,bonito e sucinto.

  • fschulz84

    Rapaz, se este Fluence vier pra cá com um motor turbo e um preço razoável, certeza que o meu atual pode ser substituído por este. Se o interior for o mesmo do Talisman, ficará sensacional.

    • Edson Fernandes

      Ou se eles ao menos deixarem similar e dessa vez não cortarem recursos que há em outros países ele tbm poderá ser meu proximo carro.

  • Jorge Osório Cortese Magalhães

    Gostei muito do Fluence mas, acredito, vai demorar, pois depende de uma nova plataforma…

    • Stéfano

      Vai usar a CMF

  • Pedro Citó

    Existiu Megane Sedan na geração anterior? Acho que o Fluence foi vendido no mercado europeu também.

    • fschulz84

      Não sei se em todos os países do bloco, mas eu vi muito Fluence rodando pelo Centro-Leste europeu e os Méganes que vi, eram hatch ou SW, nenhum sedan.

    • Fabio Marquez

      Não existiu Megane Sedan da geração anterior, o Fluence é um modelo Samsung (SM3) que era baseado no Megane hatch europeu.

    • oscar.fr

      O Fluence é o Mégane sedan, mas não colou na França e outros mercados da Europa Ocidental pois seu preço era muito próximo ao do Laguna.

  • Bruno Silva

    Finalmente vão unificar Megane Sedan e Fluence. Espero que venha mais arrojado e com motores turbo para ganhar força aqui. Lembro que o Fluence chegou a vender mais de 1.600 unidades por mês, apesar da queda do mercado, tem potencial de vender mais que os fracos números de hoje, em torno de 500 unidades.

    • fschulz84

      Sim, o Fluence vendia bem até caparem e ter a chegada do Sentra atual. Parece que o Sentra que tomou as vendas do Fluence e acho que a Renault ficou bem parada neste meio tempo.

    • oscar.fr

      Mas o Fluence sempre foi um Mégane sedan.

      • Bruno Silva

        Sim, mas eram projetos diferentes, pois o Fluence é bem diferente do Megane atual. Vai virar agora uma coisa só!

        • oscar.fr

          Mas o Mégane atual é de uma geração mais nova, é natural que seja diferente. Quanto a geração anterior (Mégane III), o Fluence é uma variante sedã dela.

  • Wald Queiroz

    A Pick-up vai chegar Alaskando as outra tudim!!!

  • Gian

    Dois carros com design sensacionais!
    A dúvida: porque será que vão usar a base da nova Frontier, mas não vão usar o motor da Frontier?

  • Rodrigo

    Pelo jeito mais um sedã que perderemos para a Argentina…

    • Adolfo Frota

      se não me engano, o fluence vem de lá, não é fabricado aqui.

      • Rodrigo

        E pelo visto continuará vindo.

  • oscar.fr

    O Fluence chegou a ser vendido, mas saiu pois o preço era muito próximo ao do Laguna e, assim, o Fluence não tinha muita atratividade.

    • Alexandro Henrico von Mann

      Além de não ter conexão de design com a linha Megane, já que o Fluence é um Samsung SM3…

  • Fábio

    Será que é pedir muito um Fluence com motor TCe de 130 cv Renault do Brasil? Acho que sim né?

  • everton nogueira

    Fiquei confuso, a chamada da matéria anuncia a picape alaskan para 2016 e no fim da matéria diz meados de 2018. Tenso.

    • rafa93

      na verdade como tratava-se de uma reunião com acionistas a estratégia apresentada é global. O modelo será lançado provavelmente na Europa em 2016, tendo em vista que geralmente dentro de 2 anos após apresentação do conceito a versão de produção é lançada.
      como estamos acostumados, em 2018 será o lançamento no Brasil, haja vista que é muito raro ocorrer por aqui um lançamento simultâneo com outros mercados, se considerar ainda nossa difícil conjuntura macroeconômica uma previsão de lançamento já é algo positivo.

      • everton nogueira

        Ainda bem que existe pessoas informadas como você, pois a chamada confunde sim.

  • Giuliano Luchetti

    Ver o nome d quem fez o desenho do sedã é uma certeza d q não será desse jeito…

    • Giuliano Luchetti

      profissão desgraçada essa…o cara pega o talisman, limpa o parachoque e a lanterna…pronto…fez a projeção do fluence…

  • Gomes

    Permita-me discordar amigo….Fluence não é Megane Sedan, assim como a nossa última geração de Megane por aqui não era a mesma da Europa. Vc tem razão na questão de estética, pois são quase idênticos (A frente do Megane e a frente do Fluence, painel e algumas outras peças), mas a construção é diferente. O Fluence, que é um Samsung com mecânica Nissan, não tem em sua carroceria o mesmo aço do Megane e nem os reforços de estrutra, que fazem com que o Megane tenha 5 estrelas no NCap e o Fluence não. Resumindo, o Fluence é um “Megane” de baixo custo. A Renault cogitou lançar uma versão hatch do Fluence aqui, em épocas de vacas gordas, mas seria o Megane da Turquia e não o da Europa, pois tb é de baixo custo. Veja que algumas coisas que tínhamos no Megane, perdemos no Fluence, como bocal do tanque de engate rápido, paralamas dianteiros de noril (plástico), porta-malas pantográfico, etc. Por outro lado, o Megane, para ser produzido na Argentina, tb se tornou um veículo baixo custo, dentro do possível. Por exemplo, se tirassem o cartão de partida, teriam que desenvolver uma nova coluna, o que seria muito caro, aí tiraram apenas o hands free, o que ficou bizarro, por que perdeu uma das principais características do cartão. A construção tb era mais “barata”, por isso tinha 5 estrelas lá e aqui não daria para ter….

    • Edson Fernandes

      Lembrando que o NCAP que o Fluence tirou menos estrelas é da versão 1.6 de 2 air bags. Aqui mesmo a versão 1.6 tem 4 air bags.

      • Gomes

        Sim, mas para ser 5 não basta apenas ter vários Air Bags

        • Edson Fernandes

          Creio eu que conseguiria mais estrelas por ter reforço adicional em colunas (em especial a B)

  • Vattt

    Uau!!! Essa projeção do Fluence tá d+++. E a Alaskan tá show também.

  • Maçaranduba o Porradeiro.

    Não precisamos de uma Alaska, pois já temos a Oroch, por favor né Renault, não me faça passar vergonha lançando esse treco aqui….

  • ESouza

    Errr… to confuso tb.. tipo qual diferenca desse Fluence pro Talisma?

    • Talisma é medio-grande, o Fluence é medio.

    • Alexandro Henrico von Mann

      O Talisma é maior, tipo Jetta e Passat…

      • Edson Fernandes

        Jetta concorre diretamente com o Fluence.

        • Alexandro Henrico von Mann

          Então, isso que eu disse.

          • Edson Fernandes

            Não, vc deu a entender que o Jetta é um médio-grande, mas tanto o Jetta como o Fluence são médios.

            Infelizmente estamos caminhando para médios com tamanho acima do normal e ocupando em tamanho praticamente o tamanho de médios-grandes do passado.

            • Alexandro Henrico von Mann

              Bom, aí foi interpretação de texto, mas não vou me alongar.

      • Gran RS 78

        Jetta é sedan médio e concorre com o Fluence. O Passat sim é um sedan grande.

        • Alexandro Henrico von Mann

          Então, isso que eu disse…

  • Cassio

    Bela projeção do Theophilus Chin.

  • Gabriel Santos

    Até que enfim a Renault vai trazer produtos Renault para o Brasil

  • Edson Fernandes

    Renault MANTENHA o nome Fluence. Se vc mudar para outro nome, vc perderá a referencia de produto. Já que o Fluence não é ruim, continuar algo que ao menos não é ruim vale a pena.

    Além disso evitará no futuro de donos (como eu) tenham uma depreciação acentuada do usado. e quem até sabe no futuro eu continue na Renault? Mas para isso ela precisa mostrar isso.

  • The Monster Man

    Carro lindo, porém no Brasil não emplaca mais, a Renault já queimou o carro aqui.