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Nossas fontes na Renault nos passaram uma listagem que a Renault usará para tabelar os preços das revisões em sua rede de concessionárias no Brasil. A tendência já observada em várias marcas, das revisões com preço fechado ou fixo agora também acontecerá na marca francesa.

É claro que os vendedores poderão ainda oferecer outros itens corretivos, como alinhamento e limpezas diversas, mas eles estão sendo instruídos a detalhar o que é custo para manter a garantia e o que é opcional.

As colunas são as revisões, de 10.000, 20.000, 30.000 km, e assim por diante. E o número em frente ao modelo é o valor em reais daquela revisão. No final da tabela também temos o valor em centavos que custará para manter cada um dos modelos por quilômetro rodado. O Fluence ficou com custo mais em conta que seu antecessor Megane.


  • charles_noia

    Ótimo isso! Nas revendas inclusive já estão anunciando preço fixo pras revisões do Sandero

    • BOBO_NAO

      Me surpreendeu o fato da revisão dos 80000 do stepway ser bem mais cara que a do fluence.

      • Alex_JW

        Deve ser muita lama pra tirar… hehe…

    • Alex_JW

      Eu descobri isso ontem no site da Renault, quando fui checar as revisões do Symbol (da minha sogrinha querida). Lá é só jogar o modelo, depois ano, que ele mostra o valor da revisão.

      Acho muito importante a divulgação de Pacotes para Revisões com preços fixos, para dar credibilidade às marcas, propiciar uma programação para o consumidor e de quebra evitar o abuso por parte das concessionárias.

      Já era pra Renault e TODAS as montadoras terem esse pacote há muito tempo. Muitas já têm.

      Notei, por outro lado, que o Manual/Livro de Revisões deste modelo (Symbol) informa que o carro tem de passar pelas revisões de 10 em 10.000 km, mas em NENHUM momento informa que a revisão deve ser feita pela quilometragem, ou pelo tempo, ou seja, deveria constar 10.000 km ou 1 ano, 20.000 km ou 2 anos, e assim por diante.

      Li o Manual de cabo a rabo e não encontrei menção quanto à periodicidade (em tempo) das revisões.

      Isso tá certo, Arnaldo?

    • bandaxadibar

      algumas versões do Sandero, é mais cara que o Fluence…

  • aledalloglio

    Vale a pena fazer revisao ainda no meu megane 2007? To quatro anos e meio com ele vai fazer 110 mil km vale a pena esses R$487 de revisão?

    • lucaslfbsb

      Acho que se até agora realizou a manutenção em concessionária, compensa sim. Por dois motivos: (1) isso aumenta o valor de revenda, (2) mantendo a manutenção conforme o manual do proprietário, você ainda estará assistido pelo código de defesa do consumidor. Ou seja, em qualquer defeito de fabricação, haverá ainda a garantia legal por parte da Renault.

  • Renato_Valente

    Bom na teoria é uma coisa, vamos ver na prática agora…..

  • http://www.historias-de-minha-vida.blogspot.com/ olhandoalua

    Vai ter muita concessionária que não vai respeitar essa tabela e vai dar um jeito de extorquir o consumidor…..

    • Vin_T

      Apesar de isso ser uma tendência no mercado brasileiro, a Renault não tem costume de fazer isso não. Aqui em casa tinhamos um Logan 09/10, e os valores de todas as revisões seguiram o que era sugerido. Aliás, as duas primeiras foram até mais baratas do que o anunciado!

    • Diego Casagrande

      Como esta tabela é criado pela própria fabricante e preços fechados…. Se alguma concessionária estiver sujeito à alteração de norma da fabricante, o consumidor terá o direito de reclamação e denúncia no PROCON.

    • aprs

      O povo terá que fiscalizar. Algumas ccs sempre seguiram o tal "preço fechado" que sempre esteve no site, outras não. O que o consumidor precisa saber é que muitas das vezes não precisa fazer esses serviços adicionais, aka empurroterapia.

  • maiamachadoch

    a Renault sempre usou esse critério de preço fechado, fiquei com um Logan 60.000 km e fiz todas as revisões na concessionária, sempre cobravam o preço da tabela no site e nunca, repito, NUNCA me tentaram empurrar qualquer serviço extra

    • silasrana

      Pois é. Comprei um Sandero o ano passado, e, apesar de ter feito apenas a revisão dos 10k km até agora, desde a época da compra já era preço tabelado. Inclusive, o valor foi 10 reais mais barato do que o anunciado no site.
      Entretanto, me ofereceram sim vários outros serviços que, segundo eles, são altamente recomendados pela Renault. Porém, uma vez negado, não havia insistência. Só não gosto do fato de levar um dia inteiro para fazer as revisões. Considerando que a concessionária fica a 67km de casa, fica meio complicado, ficar um dia inteiro enrolando no shopping… mas enfim, de resto, estou satisfeito com o serviço.

      • maiamachadoch

        eu realmente nunca tive esse tipo de empurroterapia. Sempre achei muito boa essa opção de entrega no final do dia, claro que não moro a essa distância toda da concessionária que levava o carro, mas estou preocupado, troquei o meu Logan por um Siena e já ouvi falar que as concessionárias estão levando de um dia para outro para entregar o carro nas revisões, não sei se é boato, mas estou com receio que seja verdade, afinal, esse é o único carro da minha casa e não podemos ficar sem ele.

        • silasrana

          Pois então, esse lance de entregar no fim do dia, não seria ruim se fosse uma concessionária perto de casa. Porém, como disse, ter que passar das 10h da manha às 17h da tarde enrolando num shopping pequeno é f…! Mas enfim, não acho pior pois quando comprei o carro questionei sobre a revisão e já sabia que isso iria acontecer. Mas que é chato, é.
          Com relação a oferecer serviços, não acho ruim desde que não seja insistentes e chantagistas. Afinal, estão vendendo o serviços deles, fazendo ‘propaganda’. Já presenciei situações em que o cliente negava a realização dos serviços extras e a concessionária alegava que não faze-los acarretaria na perda da garantia. Isso sim não é legal.

        • CharlesAle

          A solução para isso chama-se"comprar um Poiszé"!!!!brincadeira a parte,eu tbm só tenho um carro(prisma)e realmente complica ficar sem,mas cansei de carro velho,mesmo que seja só por emergência!!!!!

      • Euzi0

        Olha, um dia tem que dar graças a Deus que está pronto…

        Já aconteceu duas vezes comigo de o carro ficar mais de um dia na CSS…

        abraços

        • silasrana

          Mais de um dia pra fazer revisão de Km? Sendo que, nas primeiras, em geral só é feita a troca de óleo e filtros? Tá falando sério? Isso é serviço pra não mais que 3h. Ficar de um dia pra outro é sacanagem já… (lógico, desde que não tenham outros problemas).

          • Edson Roberto

            Tem concessionarias em SP que demoram 3 dias para fazer esses serviços. Vamos dizer o caso da CAOA que fica 1 SEMANA para trocar o oleo de 2500km (que meu colega de i30 ficou sem e puto da vida).

      • LuccasVillela

        Po… Comigo também é assim, serviço perfeito e isso faz muito tempo, não é de agora… Tá com esse preço fechado tem um tempo! Meu Clio 2011 vai fazer a de 20mil e eles me levam pra casa… E depois vou lá buscar o carro, ao final do dia! É muito bacana, falam dos serviços altamente recomendados, eu neguei porque tava sem grana na de 10mil… Agora de repente eu até faça algum se julgar necessário.

        • silasrana

          Pois é Lucas, na Renault de taubaté também levam a gente embora (no meu caso, pro shopping) e, quando não podem, chamam o táxi e pagam a corrida.
          Em geral, acho que os serviços extras oferecidos não são necessários em carros novos e/ou podem ser realizados fora da concessionária pela metade do preço. Na concessionária, me ofereceram alinhamento/balanceamento (o que considero muito necessário) pela bagatela de 185 reais. Caríssimo. Consigo por 43 na minha cidade, em um bom autocentro. Esse é o tipo de serviço que recuso fazer na concessionária. Bem como, não há necessidade de se fazer limpeza de bicos e higienização do ar condicionado em um carro com 10k km. Na pior das hipóteses, na de 20k, mais ainda sim é cedo… veremos daqui a uns 3 meses quando farei a de 20mil…

          • LuccasVillela

            Higienização e Limpeza eu nao vou fazer agora não… Mas o aliamento e balanceamento, de repente eu faça, apesar de o carro estar certinho. Mas falaram na de 10 mil que era pra fazer rodizio de pneus… É importante isso? Eu não entendo de mêcanica, hahaha.

            • silasrana

              Luccas, alinhamento, balanceamento e rodizio são indispensáveis, a cada 10mil km, no Máximo. Isso pode aumentar consideravelmente a vida útil dos seus pneus. E, tão importante quanto estes serviços que citei, é manter os pneus calibrados. De preferencia, fazer a calibragem com o carro frio (tipo sair de casa e ir pro posto – nada mais) Afim de não deixar o pneu esquentar demais, pois, desta forma, o ar tende a se expandir no interior do pneu e a calibragem não será eficiente.
              Entretanto, digo pra ti, se tiver a oportunidade, não faça estes serviços de alinhamento, balanceamento e rodizio na concessionária. Explico e cito meu exemplo. Na concessionária que levo o meu Sandero para revisão periódica, estes serviços custam 186 reais, e pelo que pude entender, não são realizados na concessionária. São terceirizados. Aqui na minha cidade, tem um autocentro especializado em pneus e suspensões que faz este serviço por 45 reais. Quase 4x menos. É uma diferença considerável. Não conseguir indicação de nenhum bom lugar para faze-lo, procure estes grandes auto centros (Della Via, Dpaschoal…). Em geral, também fazem bons serviços com preços inferiores.
              Apenas para constar, a realização destes serviços especificamente, não altera em nada a sua garantia. Assim como, quando for necessária a troca das pastilhas/discos de freio, pode procurar algum mecânico de confiança, que também não terá problemas.

              • LuccasVillela

                Opa! Beleza, muuuito obrigado, porque eu não entendo nada disso :/ Vou levar num auto centro, tipo DPaschoal então! Então farei Alinhamento, balanceamento e rodizio… Troca de Pastilhas/Discos é necessario de quanto em quanto tempo? O problema é que não conheço mecanico algum :/ Aí de repente talvez valha a pena levar na CSS pra fazer isso do freio, talvez a diferença não seja tão enorme como a dos pneus.

                • silasrana

                  Luccas, os freios são precisão ser trocados se estiverem gastos. Quando for fazer o rodizio, peça para ver o estado do conjunto de freio. A troca deste não é muito frequente (na verdade, depende do seu estilo de direção).
                  Com relação a trocar na concessionária, se desejar pagar a mais para ter a tranquilidade, não terá maiores problemas. Minha sugestão é que, veja se é realmente necessária a troca. Por exemplo, seu carro está com 20mil km, e os freios durariam mais 5 mil, ou seja, pode ser trocados com 25mil km. As concessionárias, em geral, dirão que terá que trocar já na revisão de 20mil, pois não aguentariam mais 10mil km, entende?
                  Se na concessionária disserem que é necessário a troca, procure uma segunda opinião se não quiser gastar essa grana extra neste momento, pode ser que aguente mais um periodo.
                  Outra maneira de saber se está na hora da troca, é o famoso assovio na hora de freiar. Começou a assoviar em qualquer frenagem, certamente já está na hora. O arriscado de esperar esse barulho é que ele pode aparecer muito tardiamente, e prejudicar mais o serviço.

                  • LuccasVillela

                    Beleza então… Vou reparar nisso de assoviar, até agora não senti nada, mas vou prestar ainda mais atenção, pra ver se está acontecendo algo…

                    Vou levar o carro nessa semana que se iniciará pra fazer revisão aí venho aqui dizer o que aconteceu, rs, hahaha.

                  • LuccasVillela

                    Marquei minha revisão dos 20 mil pra amanhã :) Rodizio, alinhamento e balanceamento também… Vou pedir pra eles darem uma olhada nas pastilhas :) hehehe, aviso aqui depois :)

                    Ah, na Renault Eiffel cobraram 130 reais por rodizio, alinhamento e balanceamento… Como você disse que aí era 180, achei melhor fazer na css mesmo, por falta de tempo pra levar em outro lugar.

    • Kenny_

      Renault tem um bom pós venda. Pelo menos a 4 Rodas elegeu ela a 3ª melhor nesse quisito nas marcas que atuam no Brasil.

      • Alex_JW

        Já eu tive uma experiência ruim ontem com a Renault Azzurra, aqui do Rio.

        Minha sogra tem um Symbol 2010 e tinha de fazer revisão (eu lembrei a ela esse detalhe, pois pra ela o carro só precisa colocar gasolina, as vezes, e mais nada…hehe…).

        A mulher da CSS já atendeu assim – O que o senhor quer?… eu já respondi mais rispidamente – Minha Senhora, estou sendo educado, só quero saber a periodicidade de revisões quanto ao tempo de uso, pois no livro de revisões só consta pela quilometragem. Aí a sirigaita ficou mais calma, mas a cada pergunta que eu fazia, ela pedia um momento e voltava com a resposta quase um minuto depois!

        Notei tbm que no livro de revisões do Symbol a Renault diz que tem de se fazer a revisão de 10 em 10.000 km, mas em nenhum momento ela diz que a revisão tem de ser feita pelo uso (km) ou pelo tempo (anos), o que ocorrer primeiro.

  • HugoSW

    Fluence tem a mesma mecânica do Sentra e tem a revisão mais barata… Até quando a Nissan vai continuar com esses preços astronômicos?

    • granemann

      Não sei se a mecânica é igual do sentra,mas se olhar por baixo do fluence e o megane não tem o que tirar e nem por,é igualzinho,até o escapamento é igual,suspensão traseira,tudo igual!
      só motor e cambio é nissan.
      por um lado é interessante peça não falta, pois usa do megane,quando levei o meu fluence na css,instalar o sensor de ré que levantaram o carro no elevador tinha um megane no elevador ao lado e ai pude comparar os dois.
      na verdade pude constatar que o fluence é um megane remodelado e melhorado e mais luxuoso.
      até agora estou gostando dele,muito confortável,cvt,porém bebado!!

      • Edson Roberto

        A mecanica, os ajustes e muitas peças são compartilhadas entre os modelos.

        Portanto, a Nissan cobra mais do que deveria. Tanto que vejo mta gente levar Sentra na Renault para manutenção.

        Para ser mais direto, um amigo meu comprou um 2008/2009 SL e foi fazer as verificações na Renault. Agora com revisão tabelada ele vai na Renault que pelo menos para revisão (sem carimbar), eles fazem com o preço tabelado.

        • granemann

          Mas a Renault faz revisão do Sentra ?
          Sei que existe uma aliança entre as duas montadoras,mas geralmente a css não faz revisão de outra marca,se está fazendo melhor para o consumidor!!
          Afinal, sempre é uma exploração,como diz o ditado"Do couro se faz a correia!"

  • RicRB

    A iniciativa é muito boa!!
    Resta saber se esses preços vão ser praticados de verdade!!
    E não, ser uma revisão tabelada a lá CAOA

  • Del

    O Fluence fica mais em conta do que o Stepway…que feio…rs.

    • diegotietz

      Pois é. Em termos de mecânica/motor, é um Sandero, ué.

      • Hugo Vinícius

        Nao é… A mecanica é mesma do Sentra…

  • paulovms

    Tenho um Megane comprado em 2008 e desde aquela época (provavelmente antes) já havia o precho fechado das revisões, que foi utilizados nas vezes que o meu carro foi nas autorizadas.

  • paulomazzotta

    Esse preço fechado não é novidade. Paguei por pacotes de revisão com preço fechado durante os 3 anos que tive um clio.

  • marciors01

    A renault tem revisão preço fechado faz anos, meu segundo clio foi comprado no final de 2005 e as revisões já eram com preço fechado, esta fonte da NA é no mínimo furada, a notícia beira o ridículo.

    • p_h

      Sem contar que essa tabela aí da foto mostra os modelos 10/10… não existe mais Scénic, nem Mégane em linha…

      • PEREIRA_

        mas tem rodando por ai pra revisar…rs

  • marciors01

    Nunca paguei um centavo a mais do que os valores das revisões, e ao menos aqui nunca tentaram me empurrar nada.
    Cabe ao proprietário do carro não aceitar a empurroterapia.

  • diegowyvern

    Ué mas isso já tem faz tempo.

    Desde que comprei meu Logan em 2009 eu sempre confiro no site antes de agendar a revisão e os preços são sempre os mesmos (2x até foram menores)

    Há duas semanas fiz a revisão dos 40mil e paguei exatamente os 451R$.

    Não entendi essa noticia… Tinha CSS que não usava isso por acaso? Aqui tb nunca tentarão me empurra nada a mais (Americana).

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

    Interessante, pelo menos lendo os comentários parece que a Renault já vinha tabelando essas revisões e respeitando o consumidor, sem a típica empurroterapia.
    Parece que a Renault está evoluindo no tratamento com seus clientes, falta agora os mesmos começarem a exigir carros melhores e mais equipados no mínimo pelo mesmo preço.
    Aos poucos vamos melhorando aqui e ali, para quem sabe um dia termos consumidores respeitados, que lutam por seus direitos e busquem com que o mercado se adapte a eles.

    • vinicarioca

      se formos analisar o mercado brasileiro…a Renault oferece carros com um bom custo-benficio e as vezes até acima dos concorrentes…

      Clio é melhor que Mille, Gol g4, Celta, KA e etc…
      Sandero é melhor que gol,palio e agile.
      Fluence é o melhor custo beneficio (e talvez o melhor carro) da sua categoria…

      adoraria ter um Renault, mas quero um Hatch Médio e a Renault não trouxe o Mégane III pro Brasil…uma pena =/

  • FSaccon

    Olha, apesar da redução ainda acho caro o preço cobrado.pelas revisões dentro da concessionária. Por exemplo, a revisão do Sandero Stepway de 20000 km é de R$ 457,00 sendo que a única coisa trocada a mais em relação à de 10000 km é o filtro de ar. Como meu carro já não está na garantia, acabo fazendo as manutenções em mecânico de confiança. Só na hora de vender o carro vou levá-lo até uma CSS para "colar" um adesivo de revisão no capô. A revisão de 80000 km mata qualquer dono de Renault.

    • Luciotz

      FSaccon a diferença de valor entre uma revisão e outra não é apenas em decorrência de peças, mas também mão-de-obra. Entra neste rol serviços não tão detalhados no manual, como a lubrificação ou limpeza de algum componente ou remapeamento da central eletrônica, o que um mecânico externo dificilmente faria sem conhecer bem o sistema do veículo.

  • mikaelbrian

    o que será q eles trocam no mégane 2.0 com 80mil km rodados pra ter q pagar 2,5k ?

    • moliveira_sp

      Dentre outras coisas, o jogo de todas correias. Creio que é o que encarece ainda mais essa revisão

  • moliveira_sp

    Estou no meu terceiro Renault, pelo que sei, as revisões com preço fechado não são novidade para a marca.
    Leio muito comentário preconceituoso, provavelmente de quem nunca teve um. Falam de qualidade e desvalorização, mas pelo menos para mim, enquanto fiel à marca, não tive essa percepção.
    Fiz as revisões até 60mil km no meu Sandero, vendi com 68mil km.
    Nunca tive problemas com empurroterapia ou diferença de preços. Também não tive problemas com prazo de entrega, sempre cumpridos, e exceto na de 60mil km – com troca de correias – sempre foi devolvido no fim da tarde.
    A CCs ainda tinha transporte para levar e buscar os clientes.

  • andre_0102

    A revisão do modelo mais caro da Renault(Fluence) é 50% mais caro que a do modelo mais barato(Clio 1.0). E ainda há quem acredite que investir nos franceses é furada por causa da manutenção cara.

    • LuccasVillela

      Que bobagem, né… Fazer o que se ainda há gente tonta!

  • fjmeskta

    tem que ver oque cobre essas revisoes, pois pode ser que quando é alguma peça mais cara que deveria tambem fazer parte da revisão é cobrado a parte.

  • FAELTIMAO

    Preço fixo, se isso se manter é um belo exemplo no nosso mercado……

  • Maloitarare

    A Renault já tem isso há anos, não sei porque só agora foram publicar?

  • p_h

    Notícia furada mesmo.

    Meu Scénic é 2005 e já tinha pacote de revisões com preço fechadas, todas tabeladas.
    E a concessionária nunca ofereceu serviços adicionais.