Lançamentos Pickups Renault Test Drive zslider

Renault Duster Oroch – Impressões ao dirigir

renault-duster-oroch-impressões-NA (1)

A Renault Duster Oroch acaba de chegar ao mercado nacional em três versões e duas opções de motores. A versão Expression 1.6 16V custa R$ 62.290, enquanto a Dynamique com motor 1.6 16V sai por R$ 66.790 e o 2.0 tem preço sugerido de R$ 70.790.

Disponível apenas com tração dianteira e câmbio manual, a Duster Oroch tem motores 1.6 16V de 110/115 cv com 15,1/15,9 kgfm e 2.0 16V de 143/148 cv e 20,2/20,9 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol. A transmissão é de cinco marchas no primeiro e seis velocidades no segundo.

Bem equipada, a Oroch pode ter trio elétrico, ar condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, ABS com EDB, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16, capota marítima, barras longitudinais no teto, santantonio personalizado, sensor de estacionamento, entre outros.

renault-duster-oroch-impressões-NA (10)

A Renault focou nos acessórios como um diferencial para a picape derivada do Duster, que pode ter protetor frontal com faróis auxiliares, extensor de volume para a caçamba de carga, suportes para bicicletas, câmera de ré, entre outros.

A multimídia Media Nav Evolution dispõe de GPS com dados de tráfego, aplicativos e funcionalidades para tornar a condução mais econômica. Há também piloto automático e função Eco para reduzir o consumo.

Com 4,69 m de comprimento e 2,82 de entre-eixos, a Renault Duster Oroch tem caçamba de carga de 683 litros e carga útil de 650 kg. A proposta do modelo é oferecer espaço interno, versatilidade e robustez, embora prometa mais com os itens que a completarão futuramente.

renault-duster-oroch-impressões-NA (54)

Impressões ao dirigir

A Renault Duster Oroch, como já se sabe, deriva diretamente do SUV compacto Duster. Ainda assim, teve a estrutura alongada para inserção da caçamba e a cabine redesenhada para proporcionar mais volume no compartimento de carga.

Visualmente, os dois se parecem muito, embora a Oroch tenha detalhes do visual exclusivos, tais como o nome Duster na parte frontal e as lanternas traseiras, além do desenho das laterais e tampa traseira, bem como para-choques, entre outros.

Sem excesso de protetores pretos, exceto pelo protetor frontal vendido como acessório, a Duster Oroch lembra mais um utilitário esportivo do que uma picape. A caçamba tem um bom volume, que ainda pode ser ampliada com um extensor, colocado sobre a tampa abaixada, acrescentando 306 litros.

renault-duster-oroch-impressões-NA (35)

No interior, a Oroch mantém o visual do Duster na parte dianteira, destacando-se o console e puxadores de portas em preto brilhante, assim como a multimídia Media Nav Evolution. No entanto, o acabamento geral é simples e cheio de plásticos. O piloto automático não é intuitivo e os puxadores das portas traseiras são pequenos demais.

A multimídia é de fácil manuseio, tendo navegador com informações do trânsito, limites de velocidade e presença de radares fixos. Agradou bastante, exceto pelo alarme estridente, que felizmente pode ser desligado. Conexão bluetooth funciona bem, assim como as demais funcionalidades.

Bom também é a função Eco para ajudar na redução do consumo, assim como as recomendações e pontuação da Media Nav Evolution. Há também indicador de troca de marcha no painel. O espaço na frente é bom e a posição de dirigir é boa.

renault-duster-oroch-impressões-NA (41)

Atrás, o espaço para as pernas é menor que no Duster, mas ainda assim superior ao das picapes leves de cabine dupla e inferior ao das médias. Em altura, porém, a Oroch tem teto alto e os passageiros dificilmente encostaram no revestimento superior. Muito bom.

O encosto do banco é inteiriço e muito vertical, apto mais para viagens curtas. A caçamba tem tampa mais pesada de abrir que a da Saveiro, por exemplo, mas está na média das demais leves. O compartimento é todo protegido por revestimento plástico resistente, o que é bom. As lanternas traseiras têm desenho interessante.

renault-duster-oroch-impressões-NA (51)

1.6 e 2.0

Lançada no Rio de Janeiro, a Renault Duster Oroch tinha as versões Dynamique 1.6 e 2.0 para test drive. Andamos inicialmente na segunda. O motor 2.0 de até 148 cv se mostrou bem ágil no trânsito urbano, respondendo prontamente ao acelerador. As trocas de marchas são adequadas à proposta e o conjunto agradou em performance também na estrada.

Rodando a 110 km/h, a Oroch mantém o giro em 3.000 rpm em sexta marcha, proporcionando mais conforto ao dirigir. A direção hidráulica é muito mais firme que o esperado, enquanto os freios atuam de forma mais efetiva, parando o veículo sem surpresas. A suspensão tem um ajuste mais voltado para o conforto, mas apresenta boa estabilidade, especialmente porque possui braços multilink na traseira.

renault-duster-oroch-impressões-NA (32)

Rodamos até o Polígono de Tiro do Exército na Restinga de Marambaia, onde testamos brevemente a suspensão da Duster Oroch em buracos e valetas, além de acelerarmos o veículo em velocidades mais altas dentro de uma área militarmente controlada. A aceleração é boa, assim como o controle direcional, estabilidade em curvas e poder de frenagem.

No retorno, pegamos a Oroch 1.6 e de cara notamos a direção hidráulica mais leve e agradável. Apesar da menor potência, até 115 cv, a picape Duster mais fraca se mostrou bem ágil para o uso urbano e mesmo rodoviário, embora as retomadas sejam naturalmente mais lentas que as do 2.0.

renault-duster-oroch-impressões-NA (21)

O câmbio tem cinco marchas bem escalonadas e rodando a 110 km/h, a rotação chega a 3.500 rpm. Ou seja, com uma marcha a mais ficaria próximo ou igual ao 2.0 nesse aspecto. Em subidas íngremes, ela não fica com vergonha e pede marcha com facilidade. Para quem não tem muitas pretensões em termos de performance ou necessita de mais força para o trabalho, mostrou-se adequada.

No geral, a Renault Duster Oroch agradou nesse primeiro contato. A picape cabine dupla da marca francesa é um meio-termo entre a praticidade e economia dos modelos leves e o conforto e espaço das médias. Ela tem potencial para crescer com câmbio automático e tração 4×4, que sem dúvida contribuirá para o aumento das vendas.

Galeria de fotos da Renault Duster Oroch:

Viagem a convite da Renault.





  • Vitor Almeida

    Esse interior honra a palavra POBRE, ridículo; carro pelado a além de tudo de gosto duvidoso, irá vender, mas espero que essa Toro venha a ser O carro do segmento, porque se depender desse Renault, nem parece que estamos no ano de 2015!

    • Martini Stripes

      Sem contar a direção hidráulica da linha Sandero, é bastante pesada.
      A Toro terá acabamento semelhante ao Renegade, ou seja, 10x melhor

      • Mas temos que ver o preço. Essa central embaixo é ruim pra ver, e tambem podiam ter colocado o interior do novo Sandero. Mas pela proposta do carro – embora com preço alto – achei bacana. Sem duvidas o motor 2.0 é a estrela do conjunto. O que eu duvido acontecer com o Toro.

        Parece que só eu gostei do carro? kkkkkkk. Quem diria, eu elogiando um Duster. Mas devido a proposta, seria otimo pra mim.

        • Pipo pipo

          Gostei também, mas nunca compro carro em lançamento, esperarei dois anos e pelas versões automáticas que virão dela e da toro.

          • Sergio

            Com a inflação desse jeito, infelizmente daqui a 2 anos um modelo desses 0km vai estar bem mais caro. Vide os preços de lançamento do Sandero, Logan, 208…

        • Franco da Silva

          Eu tambem achei bom. Nada espetacular, acho até que é pq já sabemos o que esperar desse carro faz tempo, é um Duster de caçamba. Mas ficou ok. Com um desconto naquela hora que a concessionária tem que fechar as metas, pode ser interessante.

          • Pipo pipo

            Ponto interessante: descontos Renault são bons, principalmente PJ.

        • Sidney Marcelo Saito

          Também achei a proposta interessante e acho engraçado criticar a ‘pobreza’ da Oroch quando TODOS os carros da Renault possuem a mesma proposta. Porém, a durabilidade é exemplar. Conheço carros Renault que nunca viram asfalto na vida e não tem acabamento batendo como outros refinados.

          Quero ver mais detalhes desse 1.6 da Oroch que aparenta ser o melhor custo/benefício já que não é o mesmo 1.6 da Duster.

          • Wilian

            Exatamente. No Brasil infelizmente o carro precisa ser robusto pra aguentar o tranco das estradas. Nesse lado a simplicidade do interior além de durável é prático também. E dizer que é horrível é exageradíssimo. Tem gente que gosta do painel do Corolla, e estamos falando dum carro até mais caro. Só pra lembrar que o design interno é o mesmo dos modelos Europeus vendidos lá como Dacia ou como Renault também. Não é só no Brasil que a Duster é vendida pela Renault como Renault.

        • Lucas Irrthum

          Quanto à central ser embaixo, a Renault vacila na ergonomia em vários aspectos. Mas, no geral, gostei da Oroch. Ainda não compraria uma, pois quero esperar a Toro para comparar. E outra, comprar carro em lançamento é foda. Você tem que deixar alguns cobaias comprarem os primeiros à serem produzidos, para saber se vai dar problemas ou não.

        • Martini Stripes

          Eu não achei feio, só acho que tem muita coisa velha ali.
          Eu esperaria pela Toro, se fosse pra ver essas “SUP”

        • João Silva

          Para ser caminhonete não serve muito, não tem espaço na caçamba, podiam lançar uma versão com cabine estendida e caçamba maior.

    • Pedro Rocha

      Já não compraria por não ter 4×4 automática e também por outro “detalhe” importante que li nessa matéria: apenas AB2.
      O jeito é aguardar a Stradão 4×4 AT9 e, segundo informações, terá AB6 opcional assim como no Renegade.

    • DevXav

      Mas você acabou de definir o que a galera mais adora aqui na banãnia..

      Carro “barato”, beberrão, pelado, de gosto duvidoso, mas que a criatura poderá arrotar para os vizinhos que “aguenta muita pancanda e dá pra arrumar ali no mecânico da esquina por 10 real”.

      O brasileiro tem o que merece.

      • Ric53

        Esse carro é a cara do Braassellll! Hahaha

      • Wilian

        beberrão e pelada a Duster não é. Ela vem como uma lista de equipamentos mais do que razoáveis pela faixa de preço que atua. Estamos no Brasil, tem q se conformar com isso, não dá pra comparar com Europa. Lá, além de carros, eles tem casa, internet, transporte público, segurança e tantos outros aspectos muito melhores que o nosso padrão.

        • DevXav

          Discordo, mas, é sua opinião e a respeito.

    • Paulo Vítor

      fã boy detected

    • Não diria “pelado”, já que possui uma lista de equipamentos razoável. Mas segue o restante da linha Renault derivada da Dácia, com materiais de acabamento interno simples e visual despojado. Há adeptos (muitos por sinal) dessa fórmula, já que a Renault acabou se encontrando no mercado nacional com esses produtos.

  • Marcos Wild

    As rodas parecem muito com as da Saveiro Cross

    • Z.CoroNeL

      Verdade… são circulares… não tinha me atentado a isso! Vlw!

  • Tosca16

    Sinceramente o interior é pobre demais, e esse console central em black piano destoa de todo o conjunto. Quem foi que disse que por black piano nos carros dá um tapa no visual ? Ao meu ver se fosse tudo na mesma cor mesmo com aspecto pobre ficaria menos ruim, mas vá saber se não é o público que gosta, no mínimo eles fizeram alguma pesquisa de preferência .

    • Deadlock

      De fato, a parte central do painel ficou parecendo um robô antigo…Acho que demitiram o designer de interiores (e de exteriores), para cortar custos…

    • Roger Abdulack

      este black piano só serve para riscar, qualquer pano que passe ali já marca

  • Gabriel Boscatto

    o volante vem mal acabado de série ou é opcional?

  • FerSaccon

    Alguém mais com esse problema? Aparece no PC e no celular. Mal consigo ler uma matéria completa. Eu NÃO tenho bloqueador de anúncios!

    • vinicius

      No meu PC está assim, mas no CEL está normal. Faz mais de 1 semana q sou consigo ler pelo CEL

      • Rodrigo

        Vinicius o NA tem bloqueado quem tem programas anti-propaganda no navegador, tipo ADBLOCK. Vc tem que DESLIGAR o programa pra entrar. (Somente algumas vezes consigo entrar no NA com o AdBlock ligado.)

        • Gustavobrtt

          o duro é quem não nem adblock bloqueado e aparece do mesmo jeito, tanto no pc como no celular. Se der um refresh no navegador, a mensagem some. Mas é um saco isso.

    • Maycon Farias

      Todo dia isso acontece no meu celular. É horrivel

      • Rodrigo

        Maycon Farias o NA tem bloqueado quem tem programas anti-propaganda no navegador, tipo ADBLOCK. Vc tem que DESLIGAR o programa pra entrar. (Somente algumas vezes consigo entrar no NA com o AdBlock ligado.)

        • Maycon Farias

          Não faço a minima ideia de como desligar. kkk

        • DevXav

          Diversas vezes quem NÂO USA adblock como eu TAMBÉM é bloqueado.

          Na boa, horrochível esse sisteminha deles de “anti adblock”..

    • Miro Saraiva

      Acontece várias vezes no cel. E já aconteceu no PC tbm

      • Rodrigo

        Miro o NA tem bloqueado quem tem programas anti-propaganda no navegador, tipo ADBLOCK. Vc tem que DESLIGAR o programa pra entrar. (Somente algumas vezes consigo entrar no NA com o AdBlock ligado.)

    • Aqui acontece 24 horas. Sem exageros.

      • Rodrigo

        o NA tem bloqueado quem tem programas anti-propaganda no navegador, tipo ADBLOCK. Vc tem que DESLIGAR o programa pra entrar. (Somente algumas vezes consigo entrar no NA com o AdBlock ligado.)

        • Eu nao tenho nada de adblock. Navegador limpo.

          • Gustavobrtt

            eu também não, uso navegador limpo no pc e no celular e essa porcaria fica enchendo o s a c o.

        • FFS

          Pra mim isto apareceu uma vez, e não tenho nenhum bloqueador instalado. F5 e não aconteceu mais.

    • Derek

      Eu leio até as matérias pelo aplicativo do DisqUs.

      Sobre o erro, eu tive este problema uma vez no PC.

    • leomix leo

      No meu MotoG acontece de vez em quando, no WP não. No Pc nunca aconteceu.

    • Robinho

      ja adicionei um NA como exceção na lista de Adblock, mas não resolveu continua aparecendo isto.

    • Alvaro Guatura

      Isso aparece direto no meu computador do trabalho.
      Se eu atualizo a página umas 2 ou 3x, some esse aviso

      • Gabriel M. Vieira

        Cara, vendo NA no trabalho???!

        Tamo junto!

        • Alvaro Guatura

          Sim hehe
          Mas sou advogado, o computador é meu, e faço isso quando estou mais folgado :P

    • Luciano Assunção

      ISSO É VIRUS

    • CorsarioViajante

      Aparece de vez em quando, enche o saco, mas atualizando some.

    • Rodrigo Alves Buriti

      Já aconteceu em ambos os casos, telefone e PC (não todos os PCs),

      Basta limpar o cache do navegador que volta a funcionar beleza.

    • Rodrigo

      O NA está bloqueando quem tem programas anti-propaganda do tipo ADBLOCK. Vc tem que desligar o programa pra entrar. (Somente algumas vezes consigo entrar no NA com o AdBlock ligado.)

      • DevXav

        O sistema tambem está bloqueando quem não usa nada.

        Horrorochível.

  • Leandro Santos

    Plim Plim

  • Robinho

    Que carro feio, e pior este interior…

  • zekinha71

    Gostei do acabamento da caçamba e da cobertura, cinto 3 pontos e apoio de cabeça para o 3º passageiro.
    Não curto esse black piano, com o tempo deve ficar horrível, fora que alguém pode passar algum produto de limpeza de deixar queimado ou fosco.
    Agora ela a Toro e outros veículos tem um defeito muito grave, não cabem na minha garagem.

  • Luciano Assunção

    AUTOMATICO COM 4 MARCHAS, MELHOR FICAR NO MANUAL MESMO!!!

    RENAULT E PEUGEOT, SÃO EMPRESAS QUE TEM ATÉ ALGUNS CARROS BONITOS, MAS CAMBIO AT DE 4 MARCHAS NINGUÉM MERECE.

  • Franklin Diego

    Se a Renault tivesse colocado um apoio de braço central e os apoios de cabeça traseiros fossem igual aquele apoio de cabeça traseiro central (ou seja, todos ficassem da mesma forma que o apoio de cabeça central traseiro), ficaria um pouco mais agradável o interior.

  • Rafael

    Será que as vendas vão ser contabilizadas da pickup e do suv separadamente? Acho que vai vender bastante. Grande parte do público da strada Adventure e da Saveiro Cross vai dar um pulo no na Renault para conhecer o Oroch

    • zekinha71

      Aparece separado, já consta 242 Oroch emplacadas.
      O Duster aparece como veículo e a Oroch como utilitário.

    • Gomes

      E aparece como “pick up grande” nos emplacamentos

  • Lucas Fellini

    Caras, acho que pelo conjunto e pelo preço ela ta bem posicionada no mercado, acredito que vá vender bem sim, está dentro da faixa de preço das pequenas (absurdo strada, saveiro etc custarem até 70k) e termina aonde começará o preço da TORO

  • MG

    Tá faltando mais plástico nesse exterior aí… Ainda não vai roubar clientes dos Fiat Adventure

  • Andre Cupertino

    Pra disputar mercado com Strada Adventure CD e Saveiro Cross CD, tá bom demais. Acho difícil não ser ofuscada pela Toro, mas a Toro vem bem mais cara e essa ta exatamente na faixa das pequenas Tops. Acho que é o início do fim das picapinhas CD nas versões tops, o preço tá bem agressivo.

    • Wilian

      Acho muito difícil a Toro bater a Duster Oroch em vendas. Vai ter que ter muitos atributos a seu favor pra justificar o preço que provavelmente será bem mais alto que a Oroch. Espaço interno e motorização já imaginamos que não será superior, suspensão também não vai superar. Como é um carro mais “masculino” creio que design externo e interno mais rebuscado não serão fatores tão decisivos.

      • Gomes

        Acho que vc está enganado…a Fiat deverá vir com feixes de molas e capacidade para 1t, o que vai dar a opção de motor diesel e capacidade de carga superior a Oroch

        • Paulo_Lustosa

          A Fiat está mais que confirmada que virá com a suspensão B-Link do Doblò e só será homologado para 1t no diesel, que será bem acima de 90 mil e competirá até com a S10 LT, onde a S10 LT pra quem quer realmente picape de verdade vai pra ela ao invés da Fiat. Na gasolina ainda vai dever desempenho não só pra Oroch 2.0, mas para as antigas S10 Flex 2.4 e pra Ranger 2.3 Duratec, onde curiosamente a picape Fiat, apesar de menor que elas, pesará a mesma coisa e irá usar motor mais fraco do que as que as antigas usavam.

        • Wilian

          Sim, mas tudo isso terá seu custo. Ai a Toro vai competir com outras opções já consolidadas, versões mais baratas de S10, Ranger, Hilux, Frontier… Será que aí vai conseguir bom volume? Vamos aguardar depois, mas a Oroch tem um custo x benefício muito bom, vai trazer clientes de outros segmentos. Acho que em volume de vendas a Oroch vai ser a CD mais vendida. Podendo ultrapassar até as CD de S10 e Hilux (Segmentos diferentes, claro, só comparado as opções de CD).

  • Antônio Schöpping Filho

    Pelo preço, achei muito interessante. A frente da Duster é legal. Pena que acabaram novamente com a traseira… E aí, comprariam uma Saveiros Cross por 65k ou está? Eu iria de Oroch sem dúvidas. Abrs

  • Luis_Zo

    Considerando que essas versões de jornalistas geralmente são com o ultimo nível de acabamento e opcionais possíveis, e as montadoras sempre dão uma “melhorada” antes de entregar pros jornalistas, achei que o interior é bem pobre mesmo…

  • Rodrigo

    Parece um carro interessante, porém continua com seu interior mediano.
    Essas marcas feias do airbag no volante já são DNA Renault… Creio que nunca vão acertar isso!
    Ocorre também no Logan e Sandero.

  • Marcello Caetano

    Perfeita para quem não conseguir comprar a Fiat Toro e quiser ficar mais “altinho” do que em uma Strada.

  • Guest

    Se querem vender pra arrebentar, mesmo, que façam uma cabine estendida (como as rangers antigas) e com banco único para 3 lugares (como nas pampas).

    Eu compraria uma, mas não cabe uma moto nessa caçamba nem com a tampa aberta (quem diria duas).

  • Lucas Irrthum

    Interessante o fato de a matéria enfatizar que a versão equipada com propulsor 1.6 ser mais ágil do que a equipada com o 2.0. Muito provavelmente insto se deve ao escalonamento das marchas, mais curtas no caso do 1.6. Seria bom saber em qual faixa de rotação se dá o torque divulgado, para sabermos se há grande diferença assim.

  • CASSIO

    bem achei interessante , mas poderia vir com a mecânica do Sandero RS , ou seja a caixa de direção eletro hidráulica , freios a disco nas 4 rodas e sim a transmissão CVT do fluence poderia ter ficado melhor ja que esta tudo na prateleira da RENAULT ……..

    • Paulo_Lustosa

      Pra usar o CVT acredito que teria que usar o motor do Sentra, pois o motor do Fluence é motor Nissan, ao passo que o Duster usa motor fully Renault

      • CASSIO

        nada que uma boa flange resolva e isto a RENAULT pode muito bem fazer nada complicado pois as transmissões hoje em dia
        são muito versáteis quando a tipos de motores diferente fico na torcida pra usarem este cambio pois o 4 auto da RENAULT esta muito ultrapassado .

  • Thiago K. Galiza

    sem muito esmero, mas cumpre o papel designado. O preço poderia ser melhor, mas se tratando de Brasil, até que está “aceitável”

  • Pete Alves

    Esse painel precisava ser tão simples? Fizessem algo em dois tons e já enganaria os olhos. Até o desenho das costuras dos bancos… Tudo está ali para te mostrar que o carro no fundo é pobre

  • jorge

    Carrinho legal, apesar de ter as mesmas linhas básicas da traseira da vw saveiro, tb acredito que perto da futura Fiat toro este design já nasce velho.

  • Vinicius Dantas

    Longe da minha garagem

  • André Flandres

    O interior desses carros parece cada vez mais vagabundo. Até os bancos, que deveriam imitar couro, hoje parecem apenas compor uma estética de plástico reciclado de tranqueiras xing ling.

  • Junio Paccelli

    Visualmente está bonita, mas peca no acabamento interno. Como deriva do duster parece conter os mesmos erros. Pelo valor a ser pago numa picape dessa poderiam ter feito algo mais pelo interior. E outro detalhe que acho importante seria uma tração traseira, já que ela não é uma 4×4.

  • shdn2010

    Eu vejo outro sandero remendado que virou isso.

  • Sandro

    Me parece bem apertado o banco traseiro afinal a alavanca de abrir a porta por dentro está quase metade tampada pelo banco dianteiro.

  • Doyle

    70 MIL, 70 MIL NUM DUSTER RECORTADO COM ACABAMENTO DE CARRO DE 40 MIL

  • FGS

    Sanderão com caçamba.

  • Alessandro Rodrigues

    Esse interior dá arrepios

  • Claudio

    Amigos a Oroch é um Duster..não muda quase nada.O melhor dela é a suspensão traseira multilink comparando com as pequenas(strada,saveiro e montana)



Send this to friend