Mercado Pickups Renault

Renault Duster Oroch já está em sexto nas parciais de novembro

renault-duster-oroch-impressões-NA (58)

Faltando poucos dias para encerrar o mês de novembro, Renault Duster Oroch já aparece na sexta colocação nas vendas de comerciais leves.

Lançada recentemente no mercado, a Renault Duster Oroch vem com um proposta inédita no segmento de picapes leves, oferecendo maior espaço interno aos ocupantes e motor de maior desempenho.

Tudo isso com relativo custo-benefício, além de ter os preços próximos da líder Fiat Strada, na versão cabine dupla. Como pode ser visto na lista abaixo, parece que a Renault está com forte apetite e já aparece no retrovisor da Chevrolet Montana.

Parciais de vendas de novembro:

1- Fiat Strada = 5.332
2- Volkswagen Saveiro = 2.754
3- Chevrolet S10 = 1.937
4- Toyota Hilux = 1.512
5- Chevrolet Montana = 1.116
6- Renault Oroch = 949

Agradecimentos ao Lucro Brasil.





  • Clovislauro

    Falta a versão 4×4.

    • Pedro Rocha

      Também uma versão automática decente.

      • Marcos Penha

        E as versões cabine simples e estendida.

        • what_the_hell??

          Falta muita coisa pra esse carro!
          Falta acabamento e motor decente e falta câmbio automático e 4×4!
          Sei que a aut e 4×4 deverão vir em breve, mas sendo ele derivado do Duster, certamente virá com aquele automático de 4 marchas que ninguém aguenta mais em pleno 2016 (quando deverá chegar).
          Outra coisa: pelas fotos eu tinha achado o design interessante, mas ao vivo achei a traseira muito feia!!! Me pareceu desproporcional com o resto do carro!!!

          • Cristiano Sousa

            Realmente falta muita coisa, mais temos que levar em consideração que o principal concorrente desse carro será a Strada, um projeto de 20 anos. A Toro deve ficar em um segmento muito superior.

          • Danilo

            Tudo que falta para ela falta para as concorrentes, o carro é o maior da categoria atende bem esse tipo de consumidor, enquanto a fiat assistir com a toro guardada no pátio da frábrica a oroch vai vender bem sim

          • gustavo

            Motor decente ? ai pegou pesado.

    • O Negociador.

      março/2016

  • GRANMA

    Ja tive fiat vw gm ford e atualmente tenho um logan, de todos esse ultimo ta sendo o carro que passei a gostar de uma maneira mais rápida. O principal motivo para isso ta sendo o baixo consumo de combustível.

    • Isso é relativo: Qual Fiat, GM e Ford você teve? Se você teve Passat Alemão, Opala e Perua Mondeo ou Taurus é normal reclamar disso. Se você teve Mille, Corsa, Fiesta tristonho ou gatinho/Escort Zetec e Novo Ka aí sua opinião baseada em consumo poderia ser outra.

      • GRANMA

        Chevette 1.6 uno 1.6r gol 1.0 gol 1.6 . . fiesta tive dois 1.0 e um 1.6. A ideia de comprar o logan foi pelo tamanho da mala. Sempre gostei dos motores que utilizam corrente ao contrario da correia dentada porem esse logan ta sendo pra mim uma grata surpresa em vários sentidos. Sds.

        • klaus

          já tive um logan (modelo anterior) e confesso que gostava do bicho.

          • GRANMA

            Amigo, você lembra quantos litros de gasolina equivalem a cada barrinha do mostrador digital? Já ouvir alguns comentários que pode variar entre 5 ate 8 litros, essa estimativa procede pela sua experiencia com esse carro?

            Ontem peguei a estrada com o meu e quando apagou uma barra zerei o mostrador parcial, com velocidade entre 80 e 90 KMH quando a próxima barra apagou eu tinha percorrido 132 KM, não tenho noção ainda ate que ponto posso confiar nesse marcador digital. Ate mais.

            • klaus

              Realmente, não dá pra confiar. Nunca fiz um estudo preciso, mas observei que com tanque cheio as barrinhas demoravam mais pra apagar, e mais pro final apagavam bem mais rápido, pra compensar (já levei uns bons sustos na estrada). Li em algum comentário do NA q eles fazem isso de propósito pra dar a impressão de q o carro é econômico. Sei lá.

              • GRANMA

                Ok.

      • Lucas

        Passat alemão bebendo muito? Vale especificar a versão. E carros nas mãos dos manos não contam.

        • Cara, não pensava em carro na mão de mano, mas original mesmo. Mas você está certo, é necessário contextualizar. Pensei aqui no VR6, o único que tinha referência em outros 6 cilindros em V/Linha da época e não lembro de nenhum mais “econômico”. Vitara, Galant, Omega, Blazer, Pajero, Taurus… Acho que o 406 e Xantia chegavam perto… Mas isso o @edsonfernandes:disqus pode opinar melhor. Você está certo! Claro que ele iria gastar mais que um Gol Mil AE…

    • Holandês Louco

      Meu Ford Focus 2.0 (2009/145cv) faz 14,5 km/l na estrada com ar ligado. Para ir ao trabalho são 22 km dentro da cidade por trecho, 45 min para ir e 1h10min para retornar, média de 9,5 km/l na cidade. Se minha esposa dirigir, as médias são bem mais baixas… Quais as médias do seu?

      • GRANMA

        Antes de comprar o logan eu ia comprar um focus sedan 1.6 mas acabou não dando certo.

        Estou com esse Logan aproximadamente ha dois meses e não fiz ainda um teste mais preciso a ponto de afirmar com exatidão.

        Ha uns dias atras acendeu a luz da reserva em seguida coloquei 15 litros de gasolina e acenderam 3 barrinhas do marcador digital.

        Dentro da cidade por volta das 23 horas sem trânsito pesado zerei o marcador parcial e fiquei observando as barrinhas, quando uma barrinha apagou indicava que havia rodado 88 KM.

        O próximo passo agora é saber realmente quantos litros são necessários para fazer uma barra daquela acender ou apagar. Independente das dúvidas de uma coisa tenho certeza . . . Estou visitando o posto de gasolina com menos frequência. Sds.

        • Holandês Louco

          Acho que medir o consumo por barrinhas não dará muito certo. O mais próximo do ideal que eu imagino é você encher o tanque do mesmo modo (automático, até derramar, etc) no mesmo posto e bomba (assim eliminando variações por inclinações do piso) e então verificar o consumo….

          • GRANMA

            Exato, quando pegar a estrada vou fazer isso.

      • Iran Borges

        Faço exatamente a mesma média com meu Focus 2.0 2008, mas no meu documento está escrito 147cv.

    • FocusMan

      Aluguei um Logan 1.6 modelo novo dia desses em uma viagem a SP. Foi uma grata surpresa também.

  • pedro rt

    a oroch tem tudo pra subir ainda mais em vendas e a melhor picape do momento se comparada a montana, strada e saveiro

  • Kadu

    Strada vejo como um palio com caçamba.
    Então caçamba, por caçamba, ai é interessante um Sandero alto com caçamba! hehehe

    • Murilo Soares de O. Filho

      Na verdade rodas as pequenas são alguma coisa com caçamba.

    • Victor Hugo

      Se pensar que na categoria dos carros pequenos, o Sandeiro é o mais espaçoso. Então vale a pena…

  • Parabéns a Renault, mas se não colocar o ar digital que a toro terá, os controles de tração e estabilidade que a toro também terá, o câmbio automático e pelo menos airbags de cortina e laterais, esse carro vai micar, então se mexa agora Renault e já estenda ao Duster.

    • Edson Fernandes

      Depende. Eu acho que a Toro e a Oroch serão bem disputadas. Para ter esse tudo que vc disse, certamente a Toro cobrará bem mais. Então a justificativa para a Oroch será baseada no preço menor se comparada a Toro. E julgando o preço dos Jeep Renegade tbm.

      • Quero ver o Toro carregar alguma coisa, com aquele motor sentorke. Fora o consumo adoidado do mesmo. Prevejo forte apelido em “esse toro está mais pra ponei”.

        • Artur

          Pelo que li por aí a Toro com motor flex terá a mesma capacidade de carga que a Horroroch 1.6 e performance praticamente idêntica.
          Ademais, quem compra esse tipo de picape não vai sair por aí com 1ton de carga. E se precisar de uma Toro pra isso, é só optar pela versão diesel.

          • Eu não sabia que a versão Diesel do Toro ira custar o mesmo preço do Oroch 2.0. Bom saber…. [ironic~]

            • Artur

              E em qual momento eu disse que a versão diesel da Toro custa o mesmo de uma Horroroch? Releia novamente meu post, caro amigo.
              E esse negócio de “ironic” é coisa de criancinha mimadinha que não consegue se expressar de forma irônica e precisa desses artifícios infantis.

              • Desculpe me senhor adulto, mas se eu nao coloco o termo “ironic”, sempre tem alguem que não entende. Quanto ao carro, se nao estarao na mesma faixa de preço, logo nao considero como concorrente direto “entre as versoes”. O que voce diz, é o mesmo de dizer que o Punto 1.4 está bom, e quem quiser mais desempenho que compre o TJet. Apenas um pequeno detalhe: só vai ter que pagar 50% a mais…. só isso. Mixaria…. Mas pelo jeito que voce se expressa, creio que voce já sabia disso né.

                • Artur

                  O que eu disse ali em cima é o seguinte: a Toro flex, que concorrerá em preço com a Horroroch, terá o mesmo desempenho e carregará a mesma coisa.
                  Mas se o cara quer carregar mais peso, simplesmente vá para o segmento superior (picapes médias/grandes) ou adquira uma Toro diesel, que suportará cerca de 1ton.
                  Nunca que eu disse que elas são concorrentes em termos de preço.

                  • No momento que voce citou o Oroch 1.6, voce está presumindo que o Toro 1.8 vai estar na mesma faixa de preço? Se for isso, eu falo mais nada. Mas se não é isso, do que adianta ter mesmo desempenho e carregar a mesma coisa, se vai custar bem mais caro? A previsao é de que o Toro custe bem mais, e com consumo bem maior, o que joga ainda mais a diferença nos preços.

                    • Artur

                      Ah sim, isso eu não sei. Se a diferença de preço for realmente muito grande, aí retiro o que disse. Mas, de qualquer forma, a diferença de desempenho entre as duas picapes em suas versões de entrada será mínima.

                • Gomes

                  Acho que vc não leu o comentário do Artur direito ou não sabe se expressar direito….ou, ainda, se acha o dono da verdade.

        • Sergio

          poneis malditos la la la la la la :)

        • Edson Fernandes

          Mas eu tenho visto uma certa “escolha” pelo carro por conta da marca. Porque eu sinceramente não acredito que em pé de igualdade a Toro não custe mais de R$5000 no minimo a mais que a Oroch.

          Falo isso com base na Strada. Se ela custa o que custa, a Todo ter margem para custar muito mais.

        • MMM

          Pela lógica seria bezerro, não? rs.

      • Gomes

        A Toro vai cobrar bem mais? Pode ser, mas o mercado brasileiro mudou e isso não será um problema. HR-V tem fila de espera na versão top, Renegade na Longitude. Cliente para comprar carros mais caros não faltam, para os mais baratos e pobres de equipamentos sim. A própria Oroch já nasceu assim…a versão mais barata não é a que mais vende.

        • Edson Fernandes

          Então…. só que aí chegamos nas vendagens. O publico de picapes é diferente dos consumidores de carros altos. ACho que isso tbm pega.

  • Igor Lima

    A Renault tem q aproveitar agora, que é soberana numa categoria que ela está inaugurando… depois q todas as outras vierem atrás para aproveitar o novo segmento q foi criado, a briga fica acirrada e aí fica difícil pra concorrer… vide a Ford com o Ecosport!

    • Pedro Rocha

      Inaugurando no Brasil, porque quem inaugurou o segmento “picape crossover quase média monobloco” foi a Subaru Baja.

      • Jurandir Filho

        Quem??

      • Ernesto

        O que importa para nós é o Brasil, certo?

        • Pedro Rocha

          Só um detalhe histórico, porque eu também achei que a Oroch fosse pioneira. Mas com o lançamento dela, muitos sites fizeram matérias sobre picapes compactas e algumas curiosidades como essa surgiram.
          Sabia que o Ford T também teve uma versão picape? Nesse aspecto, nem a picape 147 como picape deriva de carro foi pioneira.

  • Bittencourt

    Tenho visto algumas aqui em Salvador; muito bonita!

    • visanpai

      Também me surpreendi, pessoalmente o design ficou acertado!

  • Edson Fernandes

    A GM é muito burra. Se ela lançar uma montana nos moldes da plataforma do Onix, volta a vender muito bem.

    Aparentemtne até agora a unica canibalizada pela Oroch é justamente a montana.

    • Pedro Rocha

      A GM tem instrumentos para melhorar a Montana, fazendo-a a partir do Onix mas usando pelo menos o 1.8 do Cobalt com AT6 para ter um grande diferencial de mercado, já que nem a Oroch deverá ter câmbio automático moderno.

      • Edson Fernandes

        Olha, se destacaria mesmo.

        Mas tem espaço para tudo na picape: Motor 1.4 na versão LS e LT, versões 1.8 LT e LTZ tendo cambio manual e automatico. A receita não precisa ser diferente do que existe no Onix (de itens de série) e do que já tem de prateleira (no caso dos motores e cambio)

        • Pipo pipo

          Isso eu acho estranho, por que só automática nas versões topo? Adoraria ter opção de câmbio manual ou automático desde as versões de entrada.

          • Edson Fernandes

            Eu também adoraria. Só tentei adaptar ao mercado mesmo.

            Tanto que para mim, se houvesse um compacto de até R$45000 com cambio automatico (de verdade e sendo CVT ou 6 velocidades, dupla embreagem que seja…) eu compraria. Alias, não teria tido um Fluence por sinal.

            • Pipo pipo

              Segundo uma vendedora PJ nissan, versa cvt em abril 2016, só não especificou se será em todas as versões ou mais uma vez só na top.

              • Edson Fernandes

                Para mim, o interesse se concentra no March. Seria interessante ter um compacto CVT para rodar na cidade, já possuo um fluence…rs

                Já tá bom um sedan enorme..rsrsr (falo do comprimento do carro mesmo)

    • Eu nao acho que canibaliza, Montana custa 10 mil reais a menos que o Oroch.

      • Edson Fernandes

        Eu sei disso, mas quem sofreu com as vendas nessa noticia foi justamente a montana que era normalmente a terceira colocada.

    • Lucas Irrthum

      Me parece que a GM desistiu de brigar pela ponta no seguimento dos comerciais leves. A montadora americana prefere direcionar o seu produto para quem efetivamente busca custo benefício em um veículo de trabalho, sem se importar com projeto defasado e design duvidoso.

      • Edson Fernandes

        Isso sem duvida, mas o problema é que a empresa precisa de vendagem para se manter vendendo. Ainda que não queira ser a lider, atualizar sua picape faria um bom mercado para ela. Ela poderia aproveitar que o produto tem boas vendagens como Onix e Prisma e nesse momento lançar a picape para ter uma linha completa, conhecida e até possivelmente ao gosto do consumidor. Acho que tornaria inclusive o Onix “Picape” bem bonito pelo desenho dele.

        • Lucas Irrthum

          Sim, com certeza seria interessante para o consumidor. O problema é o custo para adaptar a plataforma do Onix em uma pickup, fora as mudanças na linha de produção. A Montana tem um custo baixo de produção, já que possui plataforma antiga e o maquinário da indústria já consolidado há bastante tempo.

          • Edson Fernandes

            Eu já discordo. Eles iriam padronizar mais um modelo com a plataforma usada em Onix, Cobalt, Spin e não mais vendido Sonic. (além do Tracker)

            Eles ganhariam em escala de produção, porque poderiam compartilhar mais peças em comuns (do que manter um “Agile” com peças especificas).

            • Lucas Irrthum

              Acho válido os debates sobre custo de produção e vantagens/desvantagens para a montadora. Mas uma coisa é certa: toda montadora tem uma gama de profissionais que realizam estudo de mercado, margem de lucro, se é ou não vantajoso determinada produção. Pode ter certeza que se a GM visse tanta vantagem em produzir a Montana com plataforma e design do Onix, ela já estaria fazendo isso.

              • Pipo pipo

                Não necessariamente, talvez até já tenham chegado à conclusão que é necessário evoluir, mas não disponham de numerário por já estar desenvolvendo os novos produtos com lançamentos já divulgados pela imprensa.

                • Lucas Irrthum

                  Que a Montana precisa evoluir para abocanhar um número maior de vendas, com certeza a GM já sabe. O fato é como produzi-la, sob qual plataforma e etc. Mas o que você disse faz sentido, a montadora americana tem muitos produtos para lançar, o setor de desenvolvimento deve estar sobrecarregado.

              • Edson Fernandes

                Na realidade, eu creio que dependeria de aprovação da matriz que deve ser onde pega. ACho que a fabricante até gostaria de ser mais inspirada nos produtos, mas deve ter muito rabo preso com a matriz.

      • Hadson Nobre

        Devemos lembrar que em breve a dupla onix/prisma deverá passar por alguns retoques visuais, visto o tempo de mercado. Creio que a GM lançará a montana com as atualizações que estão por vir. Isso explica a demora.
        Detalhe: do meu ponto de vista, uma picape derivada do cobalt seria mais interessante, dadas as dimensões mais generosas.

        • Lucas Irrthum

          Mas com essas dimensões maiores, creio que não entraria na concorrência com Strada e Saveiro, no nicho das pickups pequenas. Provavelmente deve ser derivada do Onix mesmo.

          • Hadson Nobre

            Mas quem compra Oroch não estaria em tese buscando maior espaço? Dimensões maiores ajudariam numa versão cabina dupla não tão apertada quanto strada e saveiro.

            • Lucas Irrthum

              Sim, concordo. Mas o intuito da GM, ao meu ver, é concorrer no seguimento de pickups pequenas. Vale lembrar que algumas pessoas compram este tipo de veículo para trabalho, não somente para passeio ou uso diário. A Montana atende bem para quem procura um carro de trabalho, pois você compra uma completa pelo preço de uma Strada pelada. Creio que a GM continuará apostando na Montana como um comercial leve para o trabalho.

  • Vanderley Almeida

    Tem vários atributos que podem levar a um rapido incremento nas vendas: Preço competitivo, conforto (multilink), bom espaço interno e 4 portas. Além de rumores que deverá mesmo ter a versão 4X4 mais barata do pais.

  • Felipe S. Rangel

    Ela está em sexto, mas isso significa que só está a frente das picapes médias que vendem pouco, ou não? Espero que faça sucesso, mas ainda acho cedo pra comemorar…

    • Lucas Irrthum

      Vale lembrar que esta tabela trata-se da parcial de vendas, ou seja, este número deve aumentar um pouco. No entanto, já vendeu mais do que a Amarok (936 unidades), no mês passado. Creio que deve encostar na Saveiro muito em breve, provavelmente no mês que vem. Concordo que devemos esperar para dizer algo, até porque o modelo está na euforia de lançamento.

  • Jurandir Filho

    A Renault tem que aproveitar esse momento, pois quando chegar a picapinha da Fiat, as vendas vão pro ralo, não que eu ache a Fiat melhor ou pior, mas brasileiro gosta de novidade e carinha bonita e acho que a toro vai vir bem equipadinha, além de ter um design bem mais moderno… A Renault deveria ter feito a oroch igual a versão protótipo que foi mostrada no salão do automóvel…

  • Artur

    O título da matéria esquece de mencionar que a Horroroch está em sexto dentre os comerciais leves. Pela chamada, parece que estaria em sexto no geral.

    • Sergio

      tb achei isso

  • Joao Nogain

    Aqui na minha cidade a concessionaria tem uma politica de preços bem interessante…pagam tabela fipe na troca, mas cobram R$10.000,00 a mais no preço do site da Renault…

    Isso para trocar um semi-novo em perfeito estado…

    Palhaçada…que encalhe no estoque para o resto dos seculos e eras futuras…

    • Daniel Pessoa

      Rapaz, fui procurar aqui pra meu pai, na Renault da minha cidade. 5 mil a mais que a tabela, isso pra pagamento a vista. Achei absurdo.

      • Joao Nogain

        Absurdo, isso que normalmente pagamento a vista sempre tem desconto sobre o preço do site…-10% a 15% se CNPJ ou prod. rural…

        Mas aqui não é só na Oroch….Duster e Stepway a mesma coisa…o sujeito teve a coragem de falar que o preço do stepway manual é R$ 64.000,00…

        então tá!

    • Odair Martinez Martinez Filho

      depende do carro fipe pode ser mais de 10 mil de diferença de preço de mercado

  • V12 for life

    Ótimo que continue assim.

    • Lucas Irrthum

      Também acho. Tomara que desbanque a plastiStrada “cabine dupla”. A Oroch tem muito mais a oferecer, sem dúvidas.

      • Pedro Rocha

        Com o número oficial ao final do mês, veremos de quem a Oroch realmente tirou vendas. Pode ser que ela acabe por tirar vendas não só de Strada e Saveiro como do próprio Duster.

        • Lucas Irrthum

          Sim, comentei isso abaixo. Não ficou claro, mas creio que essa tabela tenha sido feita um pouco depois da primeira quinzena do mês.

      • V12 for life

        Realmente tem, e ela tornou a Strada cabine dupla um carro sem lógica de existir.

        • Lucas Irrthum

          Creio que essa história de cabine dupla em pickups pequenas, nunca fez sentido. É muito desconfortável andar no banco de trás. As suas pernas nunca mais voltam para o lugar após uma viagem hahaha.

  • Lucas Irrthum

    Essa parcial de vendas da Hilux, já refere-se ao novo modelo ou ao antigo ainda?

  • Gutto Morais

    Merecido. Pelo porte e preço é melhor opção do que as caras e defasadas Saveiro e Strada. A horrorosa Montana é fácil de bater…

  • André Maia

    Estou na torcida pela Oroch, seu sucesso pode definir até o preço da rival da Fiat, que por sua vez pode tirar a velha Strada do mercado e por tabela a Saveiro.

  • Pedro Cunha

    E os hermanos del mercosur também querem Oroch!
    (Foto feita no último domingo, 22/11 fronteira brasil-uruguai, aduana de Chui-RS)
    Contei pelo menos umas 20 carretas só de Sanderão Picape…

  • CanalhaRS

    Tem tudo para abocanhar o terceiro lugar nas vendas. É só a Dacia deixar.

  • Brasileiro

    No Segmento a Oroch é muito superior a Strada e Saveiro!

    • automotivo

      Parabéns! Falou a palavra certo, SEGMENTO. Poderia não entender nada carros, mas..

  • Proposta “inédita” que nos anos 90 surgiu com S10 e Ranger originais, que depois viraram picapes monstros e deixaram o nicho abandonado.

  • Junoba

    A Montana precisa de uma atualização urgente, já está defasada. Quanto as vendas da Oroch, que continue assim, quanto mais concorrência, melhor.

  • Andre Cupertino

    Lembrando que a burra da Ford pensou em fazer uma Nova Courier em cima da EcoSport em meados dos anos 2000. Mas desistiu.

    • Junoba

      Dizem que o projeto custaria caro, e não compensaria o investimento, já que seria vendida somente por aqui.

      • Dp Som

        Hj vemos que ela estaria pensando a frente se tivesse lançado… mas como a Ford gosta de enrolar pra fazer tudo :(

  • Leandro Pimenta

    o justo seria dar uma de Fiat e somar Duster + Duster Oroch

    • automotivo

      Ela soma strada+palio?

      • Leandro Pimenta

        soma Palio+Palio Fire

  • Gran RS 78

    Essa pickup vai dar trabalho para Saveiro e Strada, pode anotar o que eu estou dizendo, pois é um modelo de categoria superior, e com preços até menores que as versões top das lideres compactas. Quando a Renault disponibilizar o cambio automático e tração 4×4, será o tiro de misericórdia para as pickups compactas.

  • CorsarioViajante

    Um ovo de colombo, embora não seja meu perfil acho que vai agradar muita gente pela versatilidade.

  • FocusMan

    Sinceramente? Achava que ia bombar bem mais!

    Lançamento e vendendo só isso?



Send this to friend