Europa História Minivans Renault

Renault Espace inovou e teve réplica no Brasil

renault-espace-1

Renault Espace

Muito antes de 1984, a Renault Espace já havia nascido na mente de Fergus Pollock, designer-chefe da Chrysler no Reino Unido. O projeto de um veículo familiar nasceu em meados dos anos 70. Após Matra e Simca, o monovolume acabou sendo planejado para ser um Talbot.

Como a Simca era da Chrysler, o que seria a Espace acabou herdando detalhes estéticos dos carros dessa marca, mas a trajetória daquela que viria a ser a primeira minivan mudou repentinamente em 1978, quando a operação europeia da Chrysler foi vendida para a PSA Peugeot Citroën.

renault-espace-2

Renault Espace em corte

A partir daí, a Espace encontraria seu caminho, mas não no grupo do leão. A PSA avaliou que a minivan era cara demais para seu lineup e entregou o projeto para a Matra. Esta finalizou o veículo, que recebeu carroceria de fibra de vidro sobre uma plataforma de aço galvanizado.

Por fim, a Espace foi entregue para a Renault, que a apresentou em 1984. O veículo começou a ser comercializado em alguns países da Europa e imediatamente chamou a atenção da americana AMC, mas as negociações com a Matra acabaram quando a Chrysler comprou a rival, dando prioridade para suas próprias minivans.

renault-espace-4

Renault Espace

Matra-Renault

Fabricada pela Matra, a Renault Espace logo chamou atenção também dos consumidores, especialmente de famílias grandes, que necessitavam de espaço, mas não podiam ter carros grandes. Compacta, ela tinha motor 2.0 8V ou V6 2.9, além do diesel 2.1 TD. A tração era dianteira.

Com grande área envidraçada, frente curta e para-brisa longo e inclinado, a Renault Espace tinha boa aerodinâmica e ergonomia. Apenas em 1988, a herança estética de Talbot e Simca foi abandonada com peças de estilo e origem Renault.

renault-espace-3

Renault Espace painel

A segunda geração surgiu em 1991, mas ainda preservando o formato básico da carroceria, ganhando apenas contornos mais suaves e tamanho maior. Foi esse segundo modelo que ganhou o insano protótipo Espace F1, que tinha motor V10 3.5 de 800 cv! Ela tinha câmbio sequencial de seis marchas e “voava” de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos! A máxima era de 312 km/h e os freios tinham de ser de cerâmica-carbono.

renault-espace-f1

Renault Espace F1

Em 1997, uma terceira geração da Espace apareceu e igualmente manteve o estilo básico de origem Simca. Sua plataforma era nova e ampliada, enquanto a carroceria recebia perfis de plástico especial no lugar de fibra de vidro. Ela chegou a ser fabricada na China e teve motor V6 3.0 de origem PSA.

renault-espace-8

Renault Espace interior

Cinco anos depois, a Renault decidiu assumir o projeto e a produção da Espace, criando uma geração completamente nova e distante tanto do modelo anterior, quanto do exótico Avantime, que não durou muito, ambos feitos pela Matra. Esse novo carro se mostrou bem mais acertado e durou até 2014, chegando a utilizar V6 3.5 a gasolina e V6 3.0 diesel.

renault-espace-2015-oficial-1

Nova Renault Espace

Assim como na terceira geração, tinha dois tamanhos e vasta gama de opções. Mas, depois de 12 anos no mercado europeu, a Renault decidiu construir uma geração bem mais sofisticada e cara. Assim, em 2015, surge a quinta geração, feita sobre a plataforma modular CMF, feita em conjunto com a Nissan. A Nova Espace ficou tão mais sofisticada que recebeu até a versão premium Initiale Paris.

grancar-futura-1

Grancar Futura

Brasil

A Renault Espace nunca foi vendida oficialmente no Brasil, mas antes da Renault chegar por aqui, ela já estava presente, pelo menos espiritualmente. A empresa brasileira Grancar, ligada a revendedor Ford, importou um exemplar do modelo em 1990 e criou um clone, chamado Futura.

Desenvolvida pelo designer Toni Bianco, a Grancar Futura era semelhante em aspecto à primeira geração da Espace e foi montada com carroceria feita de fibra de vidro e plástico, tendo ainda a base do Ford Del Rey. Seu motor era o VW AP 1.8 de 98 cv, que foi substituído posteriormente pelo AP 2.0 de 116 cv.

Feita de forma artesanal, a minivan Grancar Futura tinha baixo volume e vendeu somente 191 exemplares. Com a liberação das importações e a invasão de produtos de mesmo segmento, a réplica tupiniquim da Renault Espace saiu de linha já em 1991.





  • Mr. Car

    Rapaz, que beleza esta Espace que deu origem ao Grancar! Que interior lindo, caprichado, painel bacana… Ainda mais neste bege, combinando com o marrom da carroceria. Espetáculo! Ia perder 95% da graça se tivesse o amaldiçoado interior “pretinho-básico”.

  • João do Cão

    Esses carros dos anos 80 eram horríveis. Parece que eram desenhados com régua.

    • V12 for life

      Não parece, eles eram desenhados com régua e esquadro.

    • Creio que isso seja uma fase da época. Provavelmente daqui a 20 anos dirão que os carros atuais são feios. Me lembro do início dos anos 90 em que lamborghini diablo e ferrari 355 além de lotus tinham design retilíneo e eram sonho de consumo. A exceção era o porsche 911 , esse sim arredondado.

      • pedro rt

        independente de qualquer q seja a epoca alguns design sao atemporais e sempre chamarao atencao, exemplo; uno, up!, fusca, golf, corolla, civic todos os lamborghini, ferrari e porsche, alguns jaguar, bentley, land rover e rolls royce…

    • Jackson

      Era o estilo da época. De tempos em tempos, tudo muda.

    • Marcos Drawer

      Exato. Tudo é questão de época e parâmetro. Os carros de 2050 terão outra linha de design e ai vão dizer que os carros de 2016 são horrorosos. Tem que se ver o contexto.

      • Dp Som

        Tenho uns 2016 q ja dah para dizer hj mesmo que são horrorosos.. tipo todos carros pequenos da GM. Mas concordo 100% com teu comentário.

  • Luis Burro

    A kombi nao eh considerada minivan?

  • Sam86

    Bateu morreu?

  • Mumm Rá

    Fugindo ou pouco do assunto

    Quatro Rodas Setembro de 1991 Comparativo Grancar Futura vs Lumina APV

  • Mumm Rá

    Fugindo ou pouco do assunto : Fotos de um comparativo feito pela Quatro Rodas Setembro de 1991 da Grancar Futura vs Lumina APV além de fotos de uma sucata desse Grancar Futura

    • Mr. Car

      Esta Lumina é outra van muito bacana. Até hoje, he, he!

      • Yuri Lima

        Desenho futurista dos anos 90. Show de bola!

      • pedro rt

        eu ja vi algumas rodando por aqui da pontiac e chevrolet

    • Paulo Reis

      Ia falar disso, alias ainda devo ter esta revista na caixa guardada. Era o carro dos sonhos qdo tinah 15 anos. Achei o projeto muito descente com a plataforma do del rey, da qual caiu como uma luva pela robustez do conjunto. Raridade, inveja (no bom sentido) de quem tem uma bem cuidada na garagem.

  • Hernan Carlos Granda

    imagino ese grancar num crash test, acho que estarian mortos ate os tecnicos

    • pedro rt

      nao existia crash test no brasil nessa epoca portanto nao venha comparar aos testes de hj

      • Thiago

        E naquela época não haviam muitos carros potentes e, nem motoristas inconsequentes como hoje, segundo meu pai dizia…
        Sobre o futura, o padrinho da minha irmã teve uma branca, tinha farol dianteiro do opala 87, lanterna traseira da fiat elba, achava engraçada

  • Zé- Dirty work

    Manoo , o som do carro tinha equalizador, que maneiro kkk

  • zekinha71

    Será que sobrou alguma Grancar inteira. bem como as Luminas?

    • Cesar Mora

      Luminas você até encontra algumas, e elas ainda têm preços razoáveis (em média 14mil andando rs.. ) porque ela teve também a Pontiac Trans Sport e a Oldsmobile Silhouette vendidas aqui, que são luminas mais esportivas ( a pontiac ) e mais luxuosas ( Oldsmobile ).
      a Grancar é bem difícil, como é dificil ver uma Furglaine que também eu era louco para ter rs…

  • Augusto Brum

    Cara, essa Grancar tem de Renault até na plataforma, justamente por herdar a plataforma do Del Rëy. Só deviam ter colocado as lanternas da Elba, daí iria ficar muito igual a original. É uma pena que é muito difícil de ver essas relíquias na rua.

  • Luis

    Como eu adoro monovolumes/minivans!!!

  • Guily

    Imagina uma “arma” dessas no crash test!