Renault também apostará em carro híbrido flex no Brasil

captur hybrid

A Renault confirmou em São José dos Pinhais, a aposta nacional em carros híbridos flex, assim como Volkswagen, Stellantis, BYD e Great Wall, por exemplo.

Ricardo Gondo, presidente da Renault, confirmou que a marca francesa fará uso de um conjunto híbrido com motor a combustão e outro elétrico para seus carros nacionais.

Gondo comentou: “Sim: nós teremos e já estamos trabalhando em um motor híbrido flex. O elétrico é o futuro, mas ainda teremos um prazo para a transição.”

A ser fabricado no Complexo do Ayrton Senna, o novo carro com motor híbrido flex usará a tecnologia que hoje já está presente em produtos do grupo na Europa.

O Dacia Jogger, por exemplo, é o mais recente modelo da Renault com o sistema E-Tech Full Hybrid, já que existe a versão Plug-In, que notadamente não será usada no Brasil.

dacia jogger 1 e1630678863667

O E-Tech Full Hybrid usa um motor conhecido, o H4M que Stepway, Duster e Oroch utilizam aqui, sendo o mesmo já flexível em sua aplicação no Brasil, mas abastecido apenas por gasolina na Europa.

Esse conjunto usa o 1.6 16V aspirado de origem Nissan, sendo o HR16DE da marca japonesa em modelos como Kicks e Versa, mas com motor elétrico auxiliando-o durante o funcionamento do carro.

Além disso, há uma caixa de transmissão automática de quatro marchas, sendo duas operando com o motor 1.6 16V e duas marcas com o elétrico, num arranjo próprio da Renault.

No Jogger, a potência combinada é de 140 cavalos e o consumo é alegadamente 40% menor que um equivalente a gasolina, sendo assim uma tecnologia que terá maior benefício para a Renault aqui. No Captur europeu, são 145 cavalos, mas basicamente é a mesma tecnologia.

Sem reinventar a roda, a Renault apenas usará o que já está disponível com uma calibração própria para a região, afinal, o objetivo é focar no uso do etanol para limpar o caminho em busca de níveis de emissão mais baixos.

[Fonte: Auto Data]

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Sem categoria

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X