_Destaque Argentina Finanças Renault Veículos Comerciais

Renault vai investir US$ 800 milhões na Argentina – Dokker substitui Kangoo

dacia-dokker-2013

A Renault anunciou um investimento de US$ 800 milhões na Argentina. O montante será aplicado em Santa Isabel, a fábrica localizada na região de Córdoba.

O volume se destina à produção dos modelos Logan, Sandero e Sandero Stepway, somando US$ 100 milhões. Já a fabricação da nova picape Nissan Frontier, mais a Renault Alaskan e a equivalente da Mercedes-Benz consumirão US$ 600 milhões.

Dacia Dokker Van 2015

Por fim, o terceiro investimento será na produção do sucessor do Kangoo, o Dacia Dokker, um comercial leve baseado na minivan Lodgy e que utiliza a mesma plataforma de Logan e Sandero, reduzindo assim os custos de produção. Serão US$ 100 milhões para efetivar essa nova opção, que chega a partir de 2018.

[Fonte: Argentina Autoblog]





  • Raul Godiano

    E no Brasil nada :( , estamos ferrados mesmo

    • celso

      Me parece estratégia do grupo Renault-Nissan:
      Investir mais na Renault na Argentina e mais na Nissan no Brasil.

    • Dado Bordini

      Como assim nada? Duster Oroch, Kwid, Kaptur…são todos produtos pra filial brasileira.

      • CignusRJ

        Nada de novos investimento foi o que ele quis dizer.

        Mas com exceção do Kwid e do Kaptur não haverá investimentos aqui e
        os produtos de maior valor agregado e portanto maior investimento
        ficarão todos na Argentina.

        E sobre a produção do Logan e sandero a produção será toda lá ou apenas parte dela?
        O ideal é produzir tudo aqui e exportar a parte da produção.

        Por fim perderemos tb a produção da Frontier.

        • Dado Bordini

          Carros ainda não lançados são parte de novos investimentos. E mais, as novas gerações de Logan, Sandero e Duster estão sendo desenvolvidos simultaneamente pelas engenharias romenas e brasileiras. O Logan e Sandero serão apenas montados na Argentina, pois serão enviados kits CKD da planta brasileira pra aquele país, assim como acontece com esses modelos na Colômbia. Quanto à Frontier, sim, essa perdemos, já que a Argentina virou a meca das pick-ups.

        • Jackson

          Li em um site argentino que Logan e Sandero serão produzidos lá.

    • Matafuego

      Acho que faz mais sentido que seja lá. O Kangoo é um veículo bastante popular na Argentina.

  • Freaky Boss

    ou seja, esse investimento é para “requentar marmita”.
    Renault Renault, fazendo força para não entrar na sua garagem.

  • Zeca Piroto 🤘🔥

    Por falar em Renault, tenho observado que eles não lançaram o Fluence 2017, Estão vendendo caro e parece que logo sai um modelo pra substuí-lo…

    • Ricardo Santos

      Sei não, acho que o Captur vai ocupar essa faixa de preço… Não sei se a Renault vai investir num Fluence de nova geração com vendas tão baixas.

      • Zeca Piroto 🤘🔥

        é isso, to achando que um projeto baseado nas linhas Talisman vai tomar o lugar dele(deixa chegar na Argentina primeiro, pra ver), mas sei que a Renault poderia estar cobrando menos pelo fluence, com certeza seria mais competitivo.

        • Gustavo73

          O presidente da Renault já falou que não teremos o Megane por aqui tão cedo. O foco são os crossover/suv.

          • Zeca Piroto 🤘🔥

            É, eu vi isso, mas a realidade é que o carro não lançou modelo 2017, o pessoal das concessionárias (pra variar) não sabe de nada também…rs
            Pode ser, então, que saia um leve facelift atrasado, ou eles vão vender todos os 2016 e quando, finalmente, o estoque acabar eles lançam outro modelo (o que eu não acredito que vá acontecer), já que as vendas do carro estão tão ruins. Apesar de Caro, é um bom carro, a Renault perdeu uma ótima oportunidade de vendê-lo com um valor mais baixo e ganhar pela quantidade, como era no início.

            • Gustavo73

              O carro passou por um facelift não tem muito tempo. O modelo 17 deve ser lançado no Salão provavelmente sem grandes novidades.

      • Fernando Bento Chaves Santana

        Pois é… Acredito que no curto prazo a Renault se converterá em uma marca de SUVs e picapes. Acho que até mesmo o Sandero poderá ser convertido em um “Duster Compact” – a modificação não seria extensa. Em um futuro próximo a gama ficaria assim:
        -Kwid (que a Renô quer impingir como um mini-SUV)
        -Duster Compact (Ex Sandero)
        -Duster
        -Oroch
        -Dokker
        -Kaptur
        -Koleos
        -Alaskan
        Após dar adeus ao Fluence o Logan restaria como o único sedã da marca e poderia até ganhar uma versão “luxuosa” com motor 2.0 para servir como um remendo pela lacuna deixada pela saída do Fluence.

        • Luciano Lopes

          Sandero e o carro mais vendido da Renault e um dos mais vendidos do pais. Arriscado mexer na formula dele .

          • Pacheco

            Sandero e Logan devem ter vida longa aqui.

  • Racer

    A Kangoo sempre foi figurante…Já a Dokker, além de mais bonita, tem a fama dos irmão a seu favor.

  • Luciano Lopes

    To esperando os ” …mas e Dacia…” Como se ninguem soubesse . Ou como os VW daqui fosse alemao legitimo . Os os GM americano legitimo. São poucos em sintonia com o mercado externo…

  • Matthew

    O que mais me preocupa nesses carros vindos da Argentina é a integração comercial fajuta que há no Mercosul. Esses dias fui numa concessionária GM comprar peças e perguntei pro funcionário do balcão sobre o fato do Novo Cruze vir da Argentina. Ele respondeu categoricamente que o maior problema desses GM argentinos são a disponibilidade e o custo das peças de reposição, sobretudo as que envolve partes da carroceria, pois ele atendia muito seguradoras. Ele deu o exemplo da porta do motorista de um Classic, que não é exatamente igual entre o modelo brasileiro e o argentino, só que o último custa bem mais caro. Para-choque frontal de um Agile disse que foi um pesadelo achar. E por aí vai…

    • Pacheco

      Eu acho que agora que a Argentina está mais de direita e o Brasil deve entrar mais para Direita nas próximas eleições, devemos ter os acordos sempre estendidos e a parceria continue.

  • AugustoSeide

    Cara, uma injeção de US$ 800 milhões na economia argentina!

    • Pacheco

      Menos do que o 9 dedos tem em conta desviado do BR

  • edson

    Já que a Scenic – curta e Grand – está fora de cogitação, poderiam trazer o Logan MPV ou a Lodgy…estou traumatizado com tantas Spin nas ruas…rsrs. A hora que os suv’s da moda começarem a encalhar, talvez alguma montadora perceba que a importância da diversidade… Há poucos dias, exibiram uma matéria num programa matinal de domingo com um proprietário de uma Astra SW – do mesmo modelo que foi vendido no Brasil – com mais de 400.000km rodados, que era usada para diversas funções. Perguntado se pretendia trocá-la, qual foi a resposta?…