Home Etc Reprovado na inspeção veicular em São Paulo – o que acontece?

inspecao veicular Reprovado na inspeção veicular em São Paulo   o que acontece?




Uma notícia interessante saiu na Folha de São Paulo neste último domingo. O leitor Gabriel Silva nos mandou um email falando sobre isso. A reportagem mostra que carros novos estão sendo barrados na inspeção veicular que é feita em São Paulo.

Modelos como um Palio 2009 e um Honda Fit 2008 são reprovados, ao passo que um Escort 89 passa de primeira. Um carro com pneus carecas e porta que nem fecha direito passa, e um outro modelo novinho, atrás dele, é reprovado. Como pode?

Essas cenas estão ficando frequentes na capital paulista. O presidente da Controlar, empresa que faz essas vistorias, admite que a empresa recebe dezenas de reclamações diariamente. O que acontece é que os limites de emissão de CO2 na marcha lenta são bem diferentes para carros fabricados em épocas diferentes.

Por exemplo, um modelo 1979 pode emitir até 6%, ao passo que um 2006 ou mais novo tem que ficar abaixo de 0,3%. E a cada reprovação, o motorista tem que pagar uma taxa de 56 reais para que seu carro seja analisado novamente.

Muita gente anda reclamando que fica mais de um mês sem poder rodar com o carro por conta disso. Um modelo específico que tem tido taxas altíssimas de reprovação é o Honda Fit, feito até 2008. Funcionários da Controlar falam para os motoristas que esse modelo vem apresentando alto índice de reprovação.

E, enquanto isso, a Honda afirma que o Fit não tem qualquer tipo de anormalidade. Até mesmo entrou em contato com a Controlar para saber o porque de tanto problema.

Um processo com uma fama dessas acaba tendo muitas “gambiarras” feitas pelos motoristas para driblar o teste. Quem tem um carro antigo em bom estado de conservação apela para a placa preta. Carros de colecionador não tem que fazer a inspeção.

Outros fazem a troca do motor, apenas para passar pela inspeção, e depois voltam com o motor anterior. De qualquer maneira, se a intenção das autoridades é reduzir a poluição do ar, porque não impõem impostos mais pesados sobre carros mais poluidores, como os velhos?

Enquanto tivermos carros com mais de 20 anos de idade que não pagam IPVA em São Paulo, pouco será mudado neste quadro.


  • deleted5678074

    Que ironia… Então carros mais antigos podem emitir mais? Nossas ruas estão cheias dos antigos também, não pensem que só porque a cada dia despejam mais e mais carros 0km nas ruas, que os velhos ficam de lado, então não dá pra entender, eles deviam exigir uma taxa menor que 6%, não?

    • Marcio

      Bom dia se é que tenho que dizer assim,
      Meus uno 88 modelo 89.
      faço todos os anos sempre troco óleo a cada três mil.
      olha que falaram.
      cheguei o cara já deu um moleque e de fora com o pé dentro do carro deu duas acelerada altíssima.
      mandou chamar a moça para me chamar.
      eu fui ver e falou que estava emitindo fumaça branca
      depois só abriu o capo e disse que estava faltando a tampa do reservatório do óleo
      Primeiro a tampa do óleo do uno 88 modelo 89 estava lá original e tem uma boia no meio mostrei mas disse que ela tinha que ser fechada. rsrsrsr eu disse a tampa é ORIGINAL DO RESERVATORIO DO OLEO. Segundo disse que estava mandando fumaça branca quando deu duas acelerada de fora do carro nem colocou o cano com o sistema para ver no computador.
      Resumindo Meu carro não fuma igual vejo com selos ai 2013 e fumando muito.
      vou deixar claro aqui . a moça disse olha o (senhor tenta hoje a meia noite reagendar se não der o senhor pega e espera um mês e faz o 2014. eu me pergunto então não querem devolver o dinheiro do povo e como disseram que não ia ter mais esse controlar.
      disse muda a placa para outro estado assim o senhor fica livre.
      Eu quero deixar Claro sempre cuidei de carro não importa se é antigo ou novo eu cuido pela segurança da minha família etc….
      agora que pouca vergonha uma moça falar isso e eu vendo no guichê 5 passando carro sem marcha lenta engazopando e sem ponteira escapamento tudo alterado, recebeu o o certificado 2013.
      parabéns Controlar ou seja o nome …………….

  • Sadala

    Essa inspenção veicular é uma piada. Pra começar, esse limite de 6% é absurda!!!!! Um Dodge Dart de 1972, quando 0km, emitia o dobro do valor que o pessoal da inspenção limita. Se um Dodge Dart 0km, em 1972 já emitia o dobro, imagina o Dodjão nos dias de hoje. Esses critérios são totalmente absurdas. Cada carro possui características próprias. E outra, têm gente muito pobre que depende do automóvel velhinho pra se locomover. Sabem que manter carro e comprar carro no Brasil é “muito” barato no Brasil não é? E os impostos sobre ele é “muito” baixo também né? E o transporte público nas grandes cidades são de “primeira qualidade” não é? se quiserem fazer essa inspenção, que o poder público dê condições de um pobre cidadão compre um carro melhor ou que dê condições de manter um carro, diminuíndo impostos sobre peças e automóveis. Ou que dê pelo menos um transporte público de qualidade. essa inspenção têm caráter arrecadatória apenas.

    • Anderson

      Faço das suas as minhas palavras.

  • Sadala

    E essses caras da inspenção são completamentes despreparados. Abre a porta e fecha o capô pensando que é uma geladeira da casa tão estúpidos que são. Aceleram feitos loucos parecendo que vai fundir o motor.

  • http://intensedebate.com/people/mikedirnt69 mikedirnt69

    Com os 0km custando o que custam, até os velhos tão caros pra quem tem baixa renda. Se o impostos subirem, ai que o povo não vai ter carro mesmo! Lógico que isso não é desculpa pra manter a coisa assim, mas tem que haver uma revisão completa da situação.

    Se não me engano no Japão é assim: quanto mais velho, mais imposto.

    • André

      Na Holanda há um sistema mais racional: paga-se imposto pelo tanto de quilometragem que o carro rodou, quilometragem essa que é comprovada por um GPS instalado no carro. Com isso, democratiza-se o direito de alguém ter um carro velho sem que o estado encha o saco para que troque algo que funciona bem e desincentiva-se que as pessoas troquem de carro como lâminas de barbear. E a legislação em questão tem ressalvas especiais para carros antigos (que ficam isentos) ou de frota (que, por rodarem muito, iriam pagar uma taxa gigantesca).

    • wagner

      Ai fudeo ..pq tenho um fusca .. vou comprar um novo se começar a pagar imposto sobre ele ..
      pois ninguem vai querer mais carro velho e aonde vão ficar todos eles .. sao tantos !

  • Fernando

    Eu acredito que o problema nesse caso dos carros mais novos, o problema pode ser tbm dos motoristas descuidados, que já ferraram os carros, usam combustível sem qualidade, não trocam óleo, etc… Meu Palio modelo 2009 fabricado em 2008 foi aprovado sem nenhum problema.

  • Rafael_Phanton

    Eu acho certo deixar os velhos circularem e com mais de 20 anos sem pagar IPVA também.Já pagaram 20 anos, é mais do que um carro zero, levando em consideração também a desvalorização do mesmo ao longo dos anos.Agora pra que entendam, afinal de contas aqui tem muitos sensacionalistas e ignorantes.Sou contra a inspeção veicular.Por quê?É simples. Somente porque já temos as fiscalizações nas ruas, blitz e outras abordagens.São suficientes para analisarem os carros e, se apresentarem problemas, apreendem e são liberados com o pagamento da multa.Essa inspeção (antes gratuíta e essa eu apoiava), é só pra ganhar dinheiro, dúvido que não tem político no meio.Lembram dos primeiros-socorros (kit), balela aquilo, hoje não é mais obrigado a nada, foi só uma forma de alguém levantar um bom dinheiro.O cidadão que tem um fusca em bom estado, um chevette, um 147, um gol, um uno, opala, seja o que for, com mais de 20 anos, tem o mesmo direito do gostosão que tem condições de comprar um carro zero, desde que estejam em bom estado, com pneus em ordem, freios e sinalização funcionando perfeitamente.Continua……..

    • Anderson

      Faço das suas as minhas palavras…

  • heliofig

    RIDÍCULO!!

    Deviam pegar carro velho, e não por dificuldades em se ter carro novo!!

    • João

      Belezinha o governo de São Paulo né, e o autor desse texto então…

      Tão querendo carro de primeira, quando não conseguem nem ter um combustivel de primeira…

      Olha só que legalm você vai e faz uma inspeção, onde não olham nem os itens de segurança e conservação do carro, só querem saber se ta acima do padrão de emissões deles.

      Será que os carros ‘velhos’, poluem tanto quanto os novos, sendo boa parte desses carros só sai nos fins de semana pra dar uma volta, enquanto os carros novos (que são 94% da frota de São Paulo) estão todo dia na rua?

      Acho que esta na hora de parar e pensar, nem todo mundo vai parcelar um carro em 72 vezes não…

      Alem do mais, as montadoras cobram a mais por carros defasados no Brasil, e mesmo assim o governo quer uma inspeção de primeiro mundo…Porque não exige combustivel de qualidade? Por que não fiscaliza a qualidade do combustivel? Por que não oferece condições de compra para o trabalhador?

      Vamos parar e pensar! Mete o pau em carro antigo é facil, e colocar uma empresa que ninguem sabe de onde veio é mais facil ainda!!! E a industria da Pré-inspeção. kkkk é rir pra não chorar!!!

  • Rafael_Phanton

    Tem muito dono de carro novo que nem licencia o carro porque paga o carnê e não consegue manter os documentos em dia e criticam ainda os que humildemente (aqueles que não querem mostrar nada pro vizinho), licenciam seus carros todos os anos, pagam impostos sim, e muitos, em cima do combústivel que consomem e isso já é mais do que suficiente para serem respeitados.Não tenho carro velho, tenho 2008 e vou ficar com ele durante muitos anos.Aplaudam essa iniciativa do digníssimo PSDB que seria valida sim se fosse gratuíta, caso contrário é uma forma de extorquir o contribuinte já tão onerado pela carga de impostos que pagamos todos os anos.O que se comprova ainda mais quando um carro 2008 é reprovado na vistoria.Vamos lutar por uma taxa (R$ 5,00) por vistoria, não precisa ser gratuíta ( o mais coerente) e que o ganho seja apenas para manter os funcionários e equipamentos e não para encher o bolso de uma terceirizada (que não tem culpa do governo).

  • Sadala

    E esses carros novos, só tenho a lamentar. Daqui a pouco, vão ter que retificar o motor a cada 50000 km, já que a referência da inspenção é quando 0km. Piada esssa inspenção.

  • Sadala

    A renda japonesa é muito maior(muito maior mesma) que a brasileira e os carros japoneses são muito mais baratos também. Segundo o meu amigo que já morou lá, um japonês medio por mais pobre que é compra um carro 0km em 3 meses sem problemas. Nos EUA e alemanha também deve ser assim. E no Brasil? Sabe que a renda brasileira é “altissima” não é?

  • http://intensedebate.com/profiles/vdssanches vdssanches

    Tá. O cidadão faz a manutenção certinha do carro, daí vai lá e tem o carro reprovado por culpa do fabricante? E tem que pagar MULTA ainda? o.0

    • José R

      Baseado em que está falando isso?

      Os fabricantes tem padrões a cumprir, que são mais rigorosos a cada ano.

      Se um veículo novo (2 ou 3 anos) não passa, muito provavelmente precisa passar por regulagens simples ou não está com a manutenção em dia, conforme sugerido pelo fabricante.

      Não há segredo.

      • vdssanches

        Como é que VÁRIOS Fits vão ficar com a manutenção atrasada, se as revisões deste modelo são baratas? Além do mais, quem é que compra um HONDA e não tem dinheiro pra revisão???

        Tomei como base o texto da notícia. É só pensar um pouco.

        E os padrões que você citou, são controlados por quem? Saberias tu me informar?

      • http://intensedebate.com/profiles/vdssanches vdssanches

        Como é que VÁRIOS Fits vão ficar com a manutenção atrasada, se as revisões deste modelo são baratas? Além do mais, quem é que compra um HONDA e não tem dinheiro pra revisão???

        Tomei como base o texto da notícia. É só pensar um pouco.

      • vdssanches

        Como é que VÁRIOS Fits vão ficar com a manutenção atrasada, se as revisões deste modelo são baratas? Além do mais, quem é que compra um HONDA e não tem dinheiro pra revisão?

        Tomei como base o texto da notícia. É só pensar um pouco.

        O marcelo caiado apresentou uma explicação bem coerente logo abaixo, nesta página. Vale a pena ler.

  • http://intensedebate.com/people/jonathanfs jonathanfs

    kkkkkkkkkkkkk
    É uma piada mesmo viu, não tem mais nome para por em impostos agora inventaram a inspeção veicular, dinheiro fácil para o governo!

    • gunaletto

      gasolina adulterada! Pode crer!

  • bart

    Ah, NÃO LEVEM O CARRO COM O MOTOR AINDA FRIO. Nesta fase de funcionamento qualquer motor de qualquer carro do mundo polui mais… e não representa a condição real de funcionamento no dia-a-dia. A inspeção tem de aguardar até o motor estabilizar temperatura, sistema de refrigeração e depois fazem a medição. É justo.

  • Arnold

    Brasil…um país de tolos!!

  • tiago

    só mais um jeito de arrecadar um dinheirinho pro governo :D

  • Edu

    O governo é um lixo !

    Veja bem, um caso hipotético

    Eu tenho um honda Fit 2008, 100% original, só coloco gasolina e troco oleo , vou fazer a inspeção e meu carro é reprovado , faço e refaço os testes e continua reprovado ?

    E ai ?
    O que eu faço ?
    Coloco o carro naquele lugar ? (.) ?
    Como eu não posso andar com meu carro novo e o fulano ali pode andar com o carro velho que polui muito mais , paga menos imposto e ainda tem um risco de parar no meio da rua e gerar o maior transtorno pode sem maiores problemas !?

    O brasil tenta acertar mais sempre vai na contramão , faz tudo errado.

    Se continuar assim , do mesmo jeito que em são paulo chove carros do parana por causa do imposto, vai ter varios carros com chapa do interior onde não há fiscalização para poder rodar sem problemas .

    • gunaletto

      se seu carro não passou na vistoria, voce foi a oficina, mandou trocar tudo o que deve ser trocado inclusive gasolina de primeira qualidade ou alcool que seje, etão sugiro que voce processe a fabricante por te vender um produto dito dentro das normas que na verdade não é!rs…

    • Anderson

      Processe o fabricante.

  • educanedo

    Além de piada, eu considero um estelionato por parte da prefeitura de São Paulo, pra que pagar R$56,00 pra uma inspeção, é na certa lucro de no minimo 1000%, e pra onde vai esse dinheiro, transporte publico? isso nao pq pro transporte publico d Sao Paulo ficar "ruim" falta muito , alias o transporte publico em Sao Paulo é ridiculo.. melhorias nas ruas e avenidas ?…tbm nao pq eh outra coisa ridicula em Sao Paulo, entao pra onde vai esse dinheiro ???
    Detalhe…nao sei ao certo como funciona essa inspeçao ….+ se for mesmo, q a cada reprovaçao, vc tenha q desenbolsar R$56, ai sim vou considerar isso um estelionato …

    • gunaletto

      Não, voce tem trinta dias para resolver o problema e retornar para nova vistoria dentro da mesma taxa!

  • http://intensedebate.com/people/jeffersonld jeffersonld

    Ok, quero saber o seguinte: o cara leva o carro na concessionária, faz revisão tudo certinho, vai pro teste e é reprovado. O que fazer depois? Levar de volta à concessionária? Se os caras não detectam isto, como vão consertar? Alguém pode responder?

    • gunaletto

      combustível adulterado!
      Em muitos casos como aqui perto, tem um posto que vende uma gasolina que deixa as velas e sonda brancas, o carro fica fraco, ai voce limpa as velas mas a sonda não tem como recuperar e não adianta trocar de posto, a sonda fica lerda, asvezes o suficiente para o carro andar aparentemente normal, mas na verdade não esta, ai voce faz sua revisãozinha coloca gasolininha linda e o carro reprova! Pois é, a sonda ta lenta mas ninguém percebe!Esse é um caso!Tem catalizador prejudicado pelo mesmo fato e que da diferença nas análizes!Ai eu digo, como fazer vistoria com nossocombustível como esta?

  • Led

    e podem se preparar,quando fui levar meu carro pra fazer a inspeção,o funcionario me disse que o ano que vem,tera tambem um teste de ruido,ou seja nada de carros berrando por ae,ele perguntou se eu gostaria de fazer o teste só pra saber se meu carro estava normal,logo eu topei,tenho um corola 2009 e esse carro só se persebe que o motor esta funcionado quando se esta la nos 4000 rpm de tão silencioso que é,e pra minha surpresa o camarada disse que meu carro estava emitindo ruido acima do permitido…da pra acreditar?mas não me contive e disse logo,quão é o carro que não se esguela quando a gente senta o pesão no acelerador até os 8000 rpm?…por isso e muito mais que ja me cansei desse pais,não me orgulho nem um pouco em ter nascido aqui,o ano que vem se Deus permitir,venderei tudo que tenho e partirei rumo a terra do tio sam.

    • Gustavo Muchiutt

      Cara, somos dois. Eu já tô de saco cheio desse patriotarismo que as pessoas daqui tem. É cada dia mais imposto, mais taxa, mais dor de cabeça, mais preço e menos dinheiro em nossos bolsos. Já tô cansado de ser feito de otário aqui nessa terra….Nascer no Brasil é castigo, porque aqui você é tratado igual merda, e lá fora também.

    • gunaletto

      Vai sair de um país lixo para ir para outro lixo!rs…

  • Sadala

    Pois é Led. É gente que era pedreiro que tá fazendo essa inspenções. São totalmente despreparados. Acho que nunca mecheram em um automóvel. Acho que receberam treinamento de uma semana e já tão aí. E aceleram feito loucos. O meu chegou a acelerar uns 6000 rpm. São caras que nunca mecheram um carro.

    • roberto

      pode acelerar o motor a vontade. o ploblema e reprovarem carros novos originais com revizao.

  • Diba.

    Essa inspeção é uma palhaçada, já que carros mais antigos podem eliminar maiores quantidades de resíduos. Não vejo vantagem, mas eles veem já que vão tirar ainda mais o dinheiro do povo!

  • http://intensedebate.com/people/Snoop_Fox Snoop_Fox

    Ainda bem que aqui não tem isso. E acho normal a Honda negar. Pra quem acha certo carro 0km ter ferrugem e custar caríssimo, mesmo sendo feito no brasil, não me surpreende.

  • vitor@ joga 1000

    não vou escrever muita coisa nao moro em sao paulo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

  • Ze

    ai ai ai …. O pior de tudo e que: Nao tem nada a ver com poluição… tem a ver com dinheiro no bolso da contralar, do politico tal, do fulano de tal, e pipiu no nosso popo…. osssoooo

  • evtdesign

    A pressão sobre poluição deveria ser feita em cima dos fabricantes, e taxar em mais ou menos(impostos) os veículos que forem projetados para maior ou menos emissão, assim seria interesse dos fabricantes em proporcionar veiculos menos poluentes e não consumidores que possuem veiculos da época em que isso nem era assunto. A preocupação deve ser com o futuro, com os veículos que estão por vir, os que já estão nas ruas, logo desaparecem.

  • Gabriel Silva

    Quem acha que a inspeção veicular é inútil não mora em São Paulo (capital). A inspeção não foi feita pensando em aprovar ou reprovar esse ou aquele modelo de veículo, com tantos anos de idade. A inspeção foi feita pra melhorar a qualidade do ar na região metropolitana.

    O problema é a regulação do motor. Motores mal regulados tem uma eficiência de queima do combustível mais baixa. Ou seja, no escapamento do carro saem vapores de hidrocarbonetos, junto com os gases de escape normais (que incluem óxidos de enxofre, óxidos nítricos, monóxido de carbono e gás carbônico só para citar alguns). Os vapores de hidrocarbonetos reagem com o oxigênio do ar na presença de radiação ultravioleta (da luz solar), formando gás ozônio. Qual o problema?O ozônio é bom só lá em cima, vários quilômetros longe da superfície. Perto do solo, o ozônio tem efeitos cancerígenos e causa vários problemas respiratórios.

    A inspeção veicular é necessária sim pra melhorar a qualidade do ar que respiramos aqui em São Paulo. O índice de ozônio está em níveis alarmantes em todo o estado, segundo padrões da Organização Mundial da Saúde. Quem diz que isso é frescura ou idiotice sinceramente precisa estudar mais antes de sair falando besteira.

    Concordo que há vários fatores absurdos na inspeção, a começar pela taxa cobrada. Eu acho que se pode criticar a maneira como a inspeção foi implementada, não a inspeção em si.

  • Cil

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!b Vocês compram carro bem mais em conta do que quem mora aqui no nordeste, mas em compensação… pagam pedágio, pagam IPVA de 4%! (Aqui em Sergipe 2%) e pra completar ainda tem que fazer a tal da revisão veicular. Isso é uma palhaçada para tirar dinheiro do povo. Como assim deixar o carro na garagem! Que absurdo! Você se esforça para pagar um bem de consumo… que não pode consumir! Me poupe! Brazil-il-il-il!

  • http://intensedebate.com/people/Paulo_Ricardo Paulo_Ricardo

    eu tenho três soluções pra isso.

    1ª utilize metade de alcool e metade de gasolina (em carros não flex) e esquente o carro meia hora antes da inspeção ou até estabilizar a temperatura.

    2° utilize gasolina aditivada ou ponha aditivo da gasolina para ganhar mais eficiência e poluir menos lógico.

    3° opção é esta "http://www.qmetermix.net/"

    algumas prefeituras já utilizam este produto, ele otimiza a centelha da vela de ignição e gera economia e menos poluição.

    meu carro ficou bem mais econômico com isso.

    têm a venda no mercadolivre.com, se não acher em sua cidade.

  • MarceloRJ

    UM desgracado de um motorista BEBADo causa muito mais danos que um carro antigo!!!!
    E vamos parar de ser idiotas…achando que já nao se paga muito e achar que se deve cobrar qualquer tipo de imposto a mais!!!!

  • DougSampa

    O prefeito Kassab sabe cobrar porque fez escola com o Vampiro Serra, que soube muito bem aumentar e esconder os impostos aumentados na industria através da tal "substituição tributária"; mas QUEM FAZ AFERIÇÃO DO EQUIPAMENTO DA Controlar?
    Quem garante que funcionam 100% do tempo o tempo todo?
    56 reais por ano É UM ROUBO!!! É MUITA TAXA E CONTRIBUIÇÃO PARA OS MOTORISTA! Carro mal cuidado deve ser impedido de rodar, mas carro novo não passar em inspeção é absurdo.
    Outra coisa IPVA PAULISTA deveria abaixar pelo menos 0,5 ponto porcentual pois todas as estradas TEM PEDÁGIOS MUITO CAROS!!!
    São Paulo é o custo de vida mais caro do país!
    MAs ainda prefiro o Serra do que a Dilma terrorista.

  • Marcelo Augusto

    Excesso de frescura com o carro parece atrair reprovação. O Bob Sharp postou o certificado de aprovação de um de seus carros. Manutenção como recomenda o fabricante, que alguns "apaixonados por carros" acham um absurdo. Por exemplo: troca de óleo para uso não severo a cada 15 mil ou 1 ano.

  • raimundo italo

    Bom, pra mim o mais racional seria ipva de acordo com a km idem holanda e por gps, e depois que o carro tivesse 15 anos ai sim seria feito uma espenção geral se o carro tivesse mais de 80% de originalidade e não ultrapassase os limites de poluentes ele ganharia um placa preta e poderia rodar epenas os finais de semana e o mesmo fazendo uma espenção a cada 5 anos….

  • Henry

    Creio que se existe um problema com um modelo especifico, o problema esta nesse modelo (Fit) não no sistema todo correto?!
    não seria o caso de os proprietários tentarem algo contra o fabricante?

    Eu sou a favor de inspeção veicular, desde que organizada e com efeitos práticos, isso é, retirar de circulação os carros reprovados, também me parece justo e correto, variar os parâmetros de acordo com o ano de fabricação do carro, usando como base as regras da época em que foi fabricado (já que carros tem tempo de uso indefinido, mas um ponto seria avaliar se os níveis estabelecidos atualmente são os ideais), como por exemplo, a partir de 2014 todos os carros novos terão air bags/abs, deveríamos cobrar DPVAT maior dos carros sem, ou ainda algo mais drástico (são mais perigosos! tirem eles das ruas!)?
    acredito que um carro mesmo de 20 anos, que passou pelo teste, com itens básicos em perfeito estado (pneus, freios, motor emitindo o que deveria, sejam ruídos ou gases e etc) não representa um risco tão grande, principalmente por que a cada dia que passa esses modelos se tornam mais raros naturalmente, pelo desgaste, muitos acabariam sendo reprovados, e se existir um esforço maior em retirar os irregulares das ruas, o dano que os carros velhos causam seria MUITO pequeno, a idade média da frota brasileira não me parece muito alta, se não me engano é menor do que em alguns países mais desenvolvidos, o essencial é garantir algum nível de segurança (pneus, freios, sinalização) e emissão (ruídos e gases),

    um ponto que me gera duvida, quanta poluição que um carro novo gera, o processo de fabricar, os materiais, as peças, os transportes, a energia gasta? duvido que um carro 0 gere menos poluição do que um carro de 10 anos com manutenção em dia e que é usado com menor frequência, obviamente existe o lado "social", da cadeia de empregos ao redor disso, e a geração de dinheiro em impostos, mas a fabricação de partes e manutenção de usados também é forte.

    E deveriam se focar mais no diesel péssimo que vendem no Brasil, e a frota comercial movida a diesel, alem de o transporte aéreo e outros mais nocivos receberem a atenção devida.

  • Anderson

    É fácil faalr pra aumentar os impostos para os carros antigos, visto que Vsa Senhoria deve andar de carro zerinho não é?

    Nem todos têm condições de ter um carro MIL que custa 30 mil reais, simplesmente há pessoas que se recusam a pagar esse preço por um carro, ao contrário, preferem pegar um mais antigo em bom estado e que está em dia com as manutenções.

    Há muitos carros novos MAL CUIDADOS por aí, só pra não esquecer.

    É muita hipocrisia da sua parte falar isso, pra não falar IGNORÂNCIA.

    Se um carro ano 79 passou na inspeção, isso quer dizer que ele está Ok em relação ao nível de emissões do seu ano, se um zero não passou é porque está emitindo acima do projetado, está irregular, algo está errado?

    Essa opção não é nada inteligente e é não aplicável a este país, onde os preços de carros novos não são nada convidativos.

  • http://intensedebate.com/people/LnK LnK

    Escort 90 do meu pai passou. lol

  • Duente

    nem me venha com essa idéia de aumentar os tributos para carros velhos! graças aos baixos tributos é que eu consigo manter meu carro. se não fosse por isso eu estaria a pé!
    ps: meu omega com mais de 100 mil rodados passou de primeira na inspeção. CHUPA DONOS DE FITY! hahaha

  • http://intensedebate.com/people/NANNDO_SP NANNDO_SP

    É isso que da legislar apenas pra encher o caixa da CCR/Controlar, o interesse publico que se exploda!! e tudo bancado por nós que votamos nesses merd…..

  • GabrielGuimaraes

    É só trocar as velas e abastecer com gasolina PODIUM que passa… fiz isso com todos meus carros.

  • Andreia

    Pessoal me informe, qual honda fit é o de câmbio automático?

  • Marcelo

    Primeiramente temos que aprender a votar , estas armadilhas são frquentes no Brasil que não faz nada com seriedade , ja ouvi varios casos de como passar nas vistorias mesmo estando com o carro ruim , tem mecanicos trocando motores , tipo meu carro é um uno e passou , do meu amigo ou de outra pessoa também é um uno e não passou ele coloca o motor do meu carro no dele vai naquela porcaria e esta aprovado sem fazer manutenção . regulagens etc , este é apenas um dos muitos geitinhos brasileiro pra tudo , outra coisa quem me garante que aqueles aparelhos estam aferidos ? e por quem ? tem certificado ?

  • Rafa Marquez

    Pessoal, vocês estão se deixando levar, sou funcionário da Controlar e informo que o Fit, possui uma tecnologia Slim, que reduz os espaços e a circulação do ar no sistema, com isso os filtros contaminam e impedem a passagem do ar, simples troque os filtros, velas e faça uma limpeza de bicos, feito, matéria retirada do Oficina Brasil.
    Carros anteriores, tem limite maior pois não são injetados e na sua grande maioria não possuem catalisador, item que auxilia no controle de emissões, e tem muito carro novo, que polui pois os proprietarios não efetuam nenhum tipo de manutenção preventiva.

  • jorgeperci

    Eu dependo do meu veiculo para trabalhar,e me senti um perfeito idiota quando cheguei para a inspeçao e vi meu carro reprovado, uma fiorino 2006 a gasolina, fui ao mecanico para fazer os reparos necessarios quando o mecanico me disse que varios carros iguais o meu tem sido reprovados por ja sairem de fabrica com emissao de 0,5 de Co. pois o ano passado o limite era 3,0. tentamos de todas as formas chegar ao limite, so faltou trocar o motor mesmo assim nao alcançamos plenamente os valores das taxas em alta rotaçao. agora fica a pergunta..quem paga meus dias parados.pois tendo meus doctos bloqueados nao posso sair as ruas para trabalhar com o veiculo, e sabendo que o mesmo sendo do ano de 2006 e ja saido de fabrica com a taxa permitida, nao consigo reverter a situaçao? Pior que naum tenho a quem recorrer.naum tenho resposta nem de mecanicos nem da controlar…..se alguem puder me ajudar agradeço..Edson

  • reginaldo

    tenho uma parati1987 o motor foi feito rodei 800 km praticamente zero tudo nelafunciona amortecedores novos pneus novos, tem carro 2008 pura ai qui ja rodou mais 200 mil km ta cons pneus careca farol so liga de um lado e justo tira o meu carro de sirculacao com tudo funcionando. ate nos estados unidos que e um pais milionario tem fusca brasilia kombi, ai vem uns palhacos qui tem uma condicao melhor que a dus outros querendo tirar os velhios da rua. voceis na sabe nada da vida seus mauricios

  • nickgatito

    A inspecao veicular é mais uma forma de roubo contra a sociedade. Os Brasileiros precisam aprender a lutar pelos seus direitos e nao aceitar esse tipo de contravencao contra a sociedade. A inspecao veicular deve ser extinta enquanto estiver sendo praticada a injustica. Os Brasileiros ainda nao aprenderam sobre uma palavra chamada Boicote. Nao sabem o poder que tem nas maos. Boicotem a compra de veiculos enquanto o problema nao for resolvido e vcs verao que o problema rapidamente sera resolvido. O Brasil é o pais da impunidade e da cultura de corrupcao. , e somente a populacao pode mudar isso , se quiserem !

  • Valmir Moralez

    o carro velho ou antigo e como um trabalhador tinha que ser respeitado como tal. pagaram seus IPVAs, suas multas, combustíveis, deram lucro para País e muito emprego a mecânicos, borracheiros, etc. não dá para enumerar tantos benefícios, uma história de vida:_ Levou meu filho ao hospital, à faculdade, ajudou minha sogra nos divertimentos levando-a à praia, festas, aniversários sem contar aqueles romances no banco de traz. enfim seria como um parente muito querido! De repente entra dentro meu carro um tal examinador, fala monte besteira,meu coração vai a mil sobe um ódio que se torna até perigoso e como mexesse com minha mãe. vocês burocratas loucos por dinheiro não tem pingo sensibilidade ou não conhecem o amor, tinham que respeitar a vontade e o direito do próximo! Cadê a Democracia?

  • gunaletto

    Daniel!
    Domingo voltava eu pela Anchieta a noite para casa, vi tres situações de risco, todas causadas por carros novos e de luxo, que não respeitavam limite de velocidade, faixa e nem distãncia do carro da frente, e é o que eu vejo normalmente nas ruas!
    Os velhos que voce citou,tam bém existem sim criando riscos, mas te garanto qué é bem menos!
    Então deixa éssa conversa de que carro velho é quecria acidente,experimenta sair por ai um pouco e nota melhor a forma de condução dos motoristas, tenho certeza que se olhar melhor voce vai ver que são os novos e mal educados que aprontam mais no trânsito!

  • http://intensedebate.com/people/Paulo_Ricardo Paulo_Ricardo

    não se esqueça meu caro q o transporte público é caro, desconfortável e muitíssimo lento, além de motoristas e cobradores muitas das vzs não serem nada gentis, arrancando com os ônibus enquanto as pessoas ainda estão pagando passagem, as vzs caem, idosos principalmente sofrem com esse descaso, fora ônibus lotados em dia de verão onde não se consegue nem respirar direito, levando encoxada dos outros ()mulheres literalmente se fodem por isso).

    então pense antes de falar tanta merda como disse.

    transporte público confortável…

    há!

  • Vagner.

    Quantas brasílias você vê provocando acidentes nas ruas de hoje? Esta inspeção só serve pra arrecadar mais grana pra esse bando de bandidos (políticos). Não traz benefícios pra ninguém, só gastos. Concordo plenamente com o que o SALADA escreveu.

  • gunaletto

    Tem carros que em trêz anos ja rodaram mais de 150 até 200 Km, e muitas vezes mal foram feitos manutenção, mas apesar de dizer isso acreditoque esta manutenção que esta ai é puro interesse em arrecadação!

  • Anderson

    Há pessoas que não sabem nem o que é uma troca de óleo…
    Há carros novos que não são feitas as manutenções por desleixo dos donos…
    Há carros novos que andam MUITO…

    Isso não é desculpa, acabou de sair da concessionária já está emitindo poluentes, a regra vale pra todos.

  • gunaletto

    Essa história de renovar frota para reduzir poluição é lógica e inlógica, os carros novos são bem menos poluentes, mas para se gerar um carro novo se cria muito mais poluição do que se pensa!
    Então se correr o bixo pega e se ficar o bixo come!
    Tem que renovar a frota sim, mas ai tem muito interesse de governo e montadoras em lucrarem o mais que puderem!
    O mundo não pode continuar nessa velocidade ignorante de produção caótica, ta tudo errado!

  • http://intensedebate.com/people/R2_ R2_

    Um modelo 1979 pode emitir até 6%, ao passo que um 2006 ou mais novo tem que ficar abaixo de 0,3%.
    Ou seja, os modelos atuais não fizeram o dever de casa! Isso signifca que nosso motores, principalmente flex, estão muito abaixo do esperado em poluição…
    Muito stranho esses fits reprovando. Avaliar só a poluição é palhaçada mesmo.

  • http://intensedebate.com/people/Tiago_Lima Tiago_Lima

    "O carro antigo se estiver em ordem pode rodar normalmente pois são minoria." não é o que eu vejo no dia-a-dia da capital paulista, vc anda na rua td dia?

  • Renzo

    Você nunca foi em cidades do interior e bairros pobres pra ver quanto carro velho tem por aí. Então, segundo seu argumento, é o consumidor que deve pagar pela falta de fiscalização na fábrica? Tá bom…

  • http://intensedebate.com/profiles/vdssanches vdssanches

    Interessante saber disso.

  • eng

    Puts quanta asneira. Desde quando as valvulas nao vedam direito nos FIATs? Se não vedam, onde vai parar a taxa de compressão? E que má qualidade? O que tem errado na qualidade? Talvez esteja errada na qualidade a GM quando fez o projeto do VHC que batia tucho desde novo, agora vem falar de qualidade da FIAT e da HONDA? E que carro hoje não tem correção por sonda na marcha lenta? Nossa. Aposto que se eu te mostrar um carro e pedir para você apontar a sonda que vc comentou (que provavelmente é a lâmbda) você não saberá nem onde procurar. Melhor não comentar do que falar asneira.

  • http://intensedebate.com/people/Tiago_Lima Tiago_Lima

    O que uma coisa tem a ver com a outra cara?

  • Anderson

    Só lembrando que nem todos têm 30 mil reais todo ano pra dar em um carro, e todos têm a necessidade de ter um carro, e aí?

  • Anderson

    Quanto mais velho, mais imposto. E melhor transporte coletivo certo? Senão vira fascismo… [2]