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celta classic pneu champiro Revise o Seu Carro   Como calibrar os pneus




Olá pessoal. Você está acompanhando mais uma matéria da seção Revise o Seu Carro.  Hoje vamos falar sobre calibragem de pneus. Está certo que é um assunto que todos já sabem que devem fazer, mas acredite 98% dos carros que passam na oficina ou no posto não calibram os pneus, ou muito menos sabem a calibragem correta.

Calibrar os pneus é uma tarefa muito simples, mas muitos esquecem ou tem preguiça. É muito importante verificar a calibragem correta dos pneus frequentemente. Se o pneu estiver muito murcho seu veículo perderá estabilidade, gastará mais combustível e os pneus terão vida útil reduzida. Também prejudicará nas frenagens, e ao passar em um buraco você poderá amassar a roda. Pelo simples fato de esquecer-se de calibrar os pneus, você poderá ter uma série de prejuízos… Até fatais. Portanto fique atento.

O primeiro passo é verificar qual a pressão correta para o modelo pneu do seu veículo. Para isso olhe a etiqueta que pode ser encontrada na tampa do combustível, na coluna B da porta do motorista ou do passageiro, manual do veículo, ou se não tiver mais escrito procure verificar na concessionária ou em fóruns especializados no seu carro. Essa etiqueta exibirá o modelo correto do pneu que você deve utilizar, mostrará carga mínima e carga máxima, representado por duas pessoas e uma mala (carga mínima) e várias pessoas e várias malas (carga máxima).

Verifique o modelo do pneu que seu veículo está utilizando. Se for compatível com a tabela coloque a pressão correspondente com o tipo de uso. Por exemplo, para um pneu de medida 195/55 R15 utilizado no modelo VW com carga máxima a pressão correta é 31 libras (PSI) na frente e 36 libras (PSI) atrás.

E não se esqueça de verificar o estepe. Em toda a minha vida trabalhando com mecânica, se eu peguei um veículo que estava com o estepe calibrado, foi porque o alinhador calibrou (porque nem isso eles fazem). O estepe deve ficar com 5 libras acima do valor da carga máxima, pois com o tempo ele vai perdendo a pressão.

Você deve fazer a calibragem com os pneus frios, pois quando os pneus estão quentes, as moléculas do ar se expandem, fazendo com que a pressão aumente. Portanto, quando o carro estiver algum tempo parado, verifique a pressão dos pneus no posto de combustível mais próximo.

Outra dica é verificar a pressão em pelo menos dois postos de combustíveis, já que grande parte dos donos dos postos por economia não fazem aferição do aparelho, você poderá estar colocando a pressão errada no pneu. Tenha sempre em mãos um calibrador. Assim com três aferições você terá mais chances de acertar a pressão correta.

Seja religioso, todos os domingos verifique a pressão dos pneus do seu carro antes de sair com ele. Seja cuidadoso, e valorize a sua segurança.


  • LuccasVillela

    Calibrar o pneu é um saco, suja a mão, mas faço quase toda semana, tá sempre certinho *.*

    • Cil

      Suja a mão?? Onde você está calibrando? Aqui em Aracaju, uma das cidades "menos glamurosas" do nordeste, eu que sou mulher, calibro os pneus do carro sem me sujar.

      • mbarbosa697

        Ele deve falar por conta dos residuos que ficam na valvula,geralmente por conta do uso das pastilhas de freio.

  • Pardalr

    É complicado lembrar sempre de itens básicos do carro como pressão dos pneus, mas a longo prazo vem a recompensa.

  • Witel

    Depois que eu calibrei com nitrogênio, tenho esse tal problema de preguiça, mas agora não me encomodo mais, é uma beleza, pago 5 reais para calibrar todos os pneus a cada 2 meses, e é incrível como é estável, vária no máximo 1 libra.

  • MythBH

    Eu sempre me esqueço..alias tenho q calibrar deve ter uns 2 meses q nem olho isso! :o

  • danielGT

    Depois que coloquei pneus Yokohama no meu carro nem variação existe. Troquei pelo já interessantes brigstone (não lembro que serie) que estavam com menos de 10.000km rodados…parece locura mas a diferença é gritante de um para o outro fora que faz 3 meses que eu não calibro os pneus por não precisar (vou na bomba e tá lá a medida que deixei da ultima vez). Um amigo que tem Hankook no carro dele também diz que é a mesma coisa, fora que nestes tempos de chuva em SP vc sente a diferença de um pneu bom para um meia boca…..nunca mais coloco outro pneu a não ser Yokohama, Hankook ou Toyo (este ultimo é mais para esportivos que alcançam grande velocidade).

    • Wellison_

      Tenho o Pirelli P6000 215 17" no Punto, calibro 1 vez por mes e a variação sempre é de uma ou duas libras.

  • Matheus Morais

    O carro fica mais leve, consome menos, por isso sempre calibro a do meu carro de mão!

    • Erivaldo

      kkkkkkkkkkkk

  • 023lucas

    Eu trabalho no Michelin e vou falar apenas uma coisa.

    Entre o seu valioso carro que você batalhou a vida inteira para comprar e o asfalto só tem pneu. Não adiante ter ABS EBS,etc….. se seu pneu for uma bosta ou estiver careca.

    Pense nisso antes de comprar apenas um pneu preto e redondo para colocar no seu carro. Lembre-se que o pneu é responsável pela
    Frenagem
    Consumo de combustível
    Segurança
    Sistema de amortecimento
    Nível de ruído

    Pneu de carro não foi feito para ser reformado ! Nunca nunca na sua vida compre um pneu REMOLD ! Prefira um pneu nacional de qualquer marca.

    Mais lembrem-se a montadora coloca o pneu mais barato não o melhor pneu que ela poderia colocar. Pois o custo do carro não altera independente do pneu.

    • Paulo_Ricardo

      existem remolds bons, é só se informar bem. mas é akilo…

      remolds não são pneus de performance, então pra quem anda acima do limite não é recomendável. e o benefício dos remolds vão além do baixo preço pois arruma uso praquele monte de pneu velho sem serventia que seriam jogados em um aterro qualquer.

      aos que pensam que asfalto tem pneu velho em sua composição, enganou-se denovo pois não tem, agora que está sendo testado isso mas em curitiba.

  • AlexandreCE

    Uso Goodyear GPS 3 Sport, aro 15". Um saco ter que semanalmente calibrar. A suspensão do fit é dura…. qdo os pneus precisam de calibração eu sinto muito facilmente que é hora de parar num posto. Mas isso é irritante… por demais!!!

  • Cil

    Troquei os pneus originais do picanto 165/60 por Michelin 175/65, e estou calibrando com as medidas do pneu original, mas acho eu que isso é incorreto. Existe alguma regra para calibrar os pneus quando eles são de outro tamanho que não o indicado pelo carro?

    • http://www.metalomega.com Metal Ômega

      Normalmente, para a cidade, usa-se 28 a 30
      Você podia nos passar sua opinião sobre o Picanto né?

      • Cil

        Eu posso sim, mas é que entrei de férias então acaba que não tô rodando muito… daí acho que a opinião de dono não seria tão válida com o carro com tão baixa km (600 km). Eu tenho as primeiras impressões do carro que essas eu posso passar caso você queira.

    • http://www.metalomega.com Metal Ômega

      Puxa, vc acabou de tirar em.
      Então, vc podia ir enviando as informações se ocorrer qualquer problema, como faz a QR no Longa Duração.
      Pode mandar as primeiras impressões sim, será legal saber como foi a primeira reação com o carro.
      Quem sabe até uma entrevista talvez.

  • 3dimensional

    Uso e recomendo Yokohama e Fate. (Fate faz mais barulho)
    E pra uso urbano sempre inflo mais o pneu da frente pois é onde geralmente está o maior peso do carro. (motor)