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celta classic pneu champiro Revise o Seu Carro   Como calibrar os pneus




Olá pessoal. Você está acompanhando mais uma matéria da seção Revise o Seu Carro.  Hoje vamos falar sobre calibragem de pneus. Está certo que é um assunto que todos já sabem que devem fazer, mas acredite 98% dos carros que passam na oficina ou no posto não calibram os pneus, ou muito menos sabem a calibragem correta.

Calibrar os pneus é uma tarefa muito simples, mas muitos esquecem ou tem preguiça. É muito importante verificar a calibragem correta dos pneus frequentemente. Se o pneu estiver muito murcho seu veículo perderá estabilidade, gastará mais combustível e os pneus terão vida útil reduzida. Também prejudicará nas frenagens, e ao passar em um buraco você poderá amassar a roda. Pelo simples fato de esquecer-se de calibrar os pneus, você poderá ter uma série de prejuízos… Até fatais. Portanto fique atento.

O primeiro passo é verificar qual a pressão correta para o modelo pneu do seu veículo. Para isso olhe a etiqueta que pode ser encontrada na tampa do combustível, na coluna B da porta do motorista ou do passageiro, manual do veículo, ou se não tiver mais escrito procure verificar na concessionária ou em fóruns especializados no seu carro. Essa etiqueta exibirá o modelo correto do pneu que você deve utilizar, mostrará carga mínima e carga máxima, representado por duas pessoas e uma mala (carga mínima) e várias pessoas e várias malas (carga máxima).

Verifique o modelo do pneu que seu veículo está utilizando. Se for compatível com a tabela coloque a pressão correspondente com o tipo de uso. Por exemplo, para um pneu de medida 195/55 R15 utilizado no modelo VW com carga máxima a pressão correta é 31 libras (PSI) na frente e 36 libras (PSI) atrás.

E não se esqueça de verificar o estepe. Em toda a minha vida trabalhando com mecânica, se eu peguei um veículo que estava com o estepe calibrado, foi porque o alinhador calibrou (porque nem isso eles fazem). O estepe deve ficar com 5 libras acima do valor da carga máxima, pois com o tempo ele vai perdendo a pressão.

Você deve fazer a calibragem com os pneus frios, pois quando os pneus estão quentes, as moléculas do ar se expandem, fazendo com que a pressão aumente. Portanto, quando o carro estiver algum tempo parado, verifique a pressão dos pneus no posto de combustível mais próximo.

Outra dica é verificar a pressão em pelo menos dois postos de combustíveis, já que grande parte dos donos dos postos por economia não fazem aferição do aparelho, você poderá estar colocando a pressão errada no pneu. Tenha sempre em mãos um calibrador. Assim com três aferições você terá mais chances de acertar a pressão correta.

Seja religioso, todos os domingos verifique a pressão dos pneus do seu carro antes de sair com ele. Seja cuidadoso, e valorize a sua segurança.



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