Rolls Royce Phantom: tudo sobre o suprassumo do ultra luxo

rolls royce phantom

Luxo, poder e ostentação. É assim que podemos definir o Rolls Royce Phantom, o suprassumo do luxo da marca inglesa de ultra luxo, sendo um carro altamente tecnológico e extremamente conservador.

Lorde entre os carros de alto luxo, o Rolls Royce Phantom é um sedã elegante de 5,76 m de comprimento, que está em sua oitava geração, oferecendo amplo espaço interno e uma riqueza de detalhes impressionante.

Com um teto interno repleto de estrelas de LED, assim como os tradicionais guarda-chuvas embutidos nas portas, o Phantom chama atenção em qualquer lugar, tendo suas portas traseiras invertidas e sua imponente grade cromada com o retrátil Spirit of Ecstasy, com sua própria história.

Construído em alumínio, o Rolls Royce Phantom tem um V12 não ortodoxo, criado pela BMW para substituir o clássico 6.75 original, mas com seus 571 cavalos, este coração alemão não tirou o prestígio do icônico luxuoso britânico.

Feito para poucos, o Rolls Royce Phantom é sinônimo de exclusividade e cada carro é algo único, com detalhes exclusivos e feitos sob medida para o cliente, que ainda pode personalizá-lo de inúmeras formas, com a imaginação e o desejo sendo os limites.

Rolls Royce Phantom – detalhes

Rolls Royce Phantom

Fabricado em Goodwood, West Sussex, o Rolls Royce Phantom exige meses de espera, onde o cliente passa por um processo de escolha de todos os itens que irão a bordo, desde tonalidades até os materiais.

Longo, o Phantom pode ficar ainda maior, graças à versão EWB (Extended Wheel Base), que confere ainda mais espaço atrás com portas maiores, ainda que este Rolls Royce seja mais elegante com elas menores.

Carro da realeza britânica e de celebridades diversas, entre os muitos ricos mais discretos, o Rolls Royce Phantom tem uma carroceria esculpida como uma obra de arte sobre rodas.

A frente imponente, carrega o Spirit of Ecstasy no alto do capô, com a grade devidamente cromada e os faróis retangulares de LED matriciais, além de um para-choque com grade ampla e mais cromado.

Nas laterais, o Rolls Royce Phantom apresenta uma linha suave e limpa, com rodas de alumínio forjado de aro 21 polegadas, o sedã inglês tem os cubos fixos, para manter o logotipo “RR” sempre em pé.

Os pneus 255/50 R21 e 285/45 R21 são largos como os de um SUV, refletindo a tração exclusivamente traseira, que os clientes exigem, assim como pelo desempenho que ele entrega.

rolls royce phantom 2

As maçanetas de alumínio cromadas unificadas, assim como os frisos brilhantes que envolvem as janelas, são exemplos da excelência da Rolls Royce, que ostenta elevado nível de qualidade construtiva.

Na marca, ser e ter o melhor é sempre o mínimo aceitável, pois, seus clientes buscam exatamente a qualidade extrema, o nível máximo que um carro pode alcançar.

Como um Amel ou um Oyster, o Phantom é uma barca de altíssimo luxo com traseira apoiando as enormes colunas C com suas vigias diminutas, bem como uma tampa longa do porta-malas.

Suas pequenas lanternas full LED não diminuem o status do Phantom, que ainda carrega uma placa cromada sobre o registro do veículo.

Dentro, tudo o que parece, realmente é. Desde a madeira da guarnição aos itens metálicos, são de madeira de lei, alumínio, aço escovado, titânio, pedras raras e cerâmica de todo tipo, além de couro de um gado exclusivo, criado pela Rolls Royce.

Rolls-Royce: os modelos de luxo e sua história

Todo tipo de revestimento imaginável pode ser adicionado ao interior, cujos assentos traseiros ajustáveis, possuem um frigobar com taças de cristal, que pode ser Swarovski se desejar, assim como joias pessoais, pedras preciosas e tudo o que significar luxo e exclusividade.

O teto pode ter um revestimento com a reprodução do céu noturno no hemisfério norte com até 850 estrelas em forma de luzes de LED. Assim, num Rolls Royce, o céu é o limite.

Na frente, um painel clássico com mostradores obrigatoriamente analógicos, tendo ainda um elegante relógio de ponteiros.

O ambiente suntuoso tem diversos compartimentos ocultos e comandos para persianas e sistema de áudio ou comunicação, tendo ainda multimídia oculta atrás do relógio e inúmeros itens de decoração.

rolls royce phantom 1.jpeg

Rolls Royce Phantom- versões

  • Rolls-Royce Phantom 6.75

Rolls Royce Phantom – equipamentos

Rolls-Royce Phantom 6.75 – Motor V12 e câmbio automático de 8 marchas, mais tração traseira, faróis Matrix LED, lanternas full LED, rodas de alumínio forjado aro 21 polegadas, pneus 255/50 R21 na frente e 285/45 R21 atrás, suspensão a ar eletrônica e cubos fixos.

Teto estrelado, acabamento em madeira, aço, alumínio, entre outros, revestimento interno em couro ou outros tecidos nobres, bancos ajustáveis eletricamente na frente e atrás, frigobar, taças de cristal, relógio analógico, multimídia, guarda-chuvas embutidos e sistema de cancelamento de ruído.

Controle de cruzeiro adaptativo, alerta de correção de faixa, alerta de ponto cego, estacionamento automático, abertura e fechamento automático de portas, vidros anti-ruído, sistema de som Hi-Fi, persianas nos vidros, climatização de 4 zonas, entre outros.

rolls royce phantom 5

Rolls Royce Phantom – preços

  • Rolls-Royce Phantom 6.75  2019 – R$ 5.972.537*

(*) Preço da tabela Fipe – abril/2023.

Rolls Royce Phantom – motor

rolls royce phantom 7

O Rolls Royce Phantom tem um V12 N74 da BMW, que desde 2008 vem equipando os carros da marca inglesa, em substituição ao anterior N73. Construído em alumínio, ele teve três versões com 6.0, 6.6 e 6.75 litros, sendo este último para a britânica.

Com 48 válvulas, o N74 tem dois turbocompressores com intercooler para altas e baixas rotações, além de injeção direta de combustível e 6.749 cm³ de volume com taxa de compressão de 10:1.

Entregando 571 cavalos a 5.000 rpm e 91,8 kgfm a 1.700 rpm, o N74 se conecta a uma transmissão automática ZF 8HP de oito marchas, algo que se pode encontrar de um BMW Série 1 antigo até a VW Amarok.

Tendo tração traseira, o Rolls Royce Phantom possui diferencial de deslizamento limitado e um conjunto de suspensão pneumática com sistema próprio que garante o rodar mais suave que qualquer carro existente.

O Phantom não tem outras versões de motor ou câmbio, sendo que sua versão longa, com 5,982 m de comprimento, oferece o mesmo conjunto mecânico que a versão padrão.

Rolls Royce Phantom – desempenho

  • Rolls-Royce Phantom 6.75 – 0 a 100 km/h – 5,3 segundos
  • Rolls-Royce Phantom 6.75 – velocidade máxima – 250 km/h

Rolls Royce Phantom – consumo

  • Rolls-Royce Phantom 6.75 – consumo urbano – 4,8 km/l
  • Rolls-Royce Phantom 6.75 – consumo urbano – 8,9 km/l

Rolls Royce Phantom – ficha técnica

rolls royce phantom 4

Motor 6.75 N74B68
Tipo
Número de cilindros 12 em V
Cilindrada em cm3 6749
Válvulas 4
Taxa de compressão 10:1
Injeção eletrônica Direta, turbo
Potência máxima 571 cv a 5.000 rpm (gasolina)
Torque máximo 91,8 kgfm a 1.700 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Automática de 8 marchas
Tração
Tipo Traseira
Direção
Tipo Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira Braços sobrepostos
Traseira Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 21 polegadas
Pneus 255/50 R21 na frente e 285/45 R21 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 5.762
Largura (mm) 2.018
Altura (mm) 1.646
Entre eixos (mm) 3.552
Capacidades
Porta-malas (L) 548
Tanque de combustível (L) 100
Carga (Kg) 550
Peso em ordem de marcha (Kg) 2.560
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND

rolls royce phantom 3

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X