Europa Mercado Montadoras/Fábricas Saab Sedãs

Saab 9-3: Sueco resiste à morte e ganha nova vida na Turquia

saab-9-3-aero-1

O Saab 9-3 é um verdadeiro herói automotivo. Quando nós pensamos que tudo já está terminado, ele ressurge novamente, disposto a manter-se vivo quando todas as situações o levariam direto para a tumba.

Lançado em 2002, o Saab 9-3 andou bem durante sua vida normal, mas a crise de 2008 fez a GM vender a marca sueca. A partir daí, o modelo nórdico entrou em uma espiral fatal, que o fez cruzar algumas vezes a fronteira com a morte.

No entanto, o Siegfried da Saab prova mais uma vez que mata-lo não é assim tão fácil. Em sua última ressureição, o 9-3 teve breve produção na própria Saab, sendo feito pela NEVS. No entanto, a produção foi pequena e o guerreiro viking novamente adormeceu na morte.

Mas, assim como os “Varengos” no Império Romano do Oriente, o Saab 9-3 migra agora para a Ásia Menor em busca de um novo horizonte, quem sabe definitivo. O governo turco está disposto a ter o modelo sueco como um carro nacional.

saab-9-3-turquia

O projeto – cujo investimento não foi revelado – consiste na aquisição dos direitos para produção do Saab 9-3, que terá 85% dos seus componentes fabricados localmente. O objetivo é usar a experiência com o modelo nórdico para desenvolver um carro 100% turco, vendido sob marca própria.

A ação foi feita em parceria com a NEVS, que vai auxiliar os turcos a desenvolver o projeto e estabelecer um plano de negócio. Com a parceira, o governo turco reduz o investimento necessário para a criação de um produto nacional, que a partir do zero envolveria um montante enorme.

De acordo com o governo turco, o investimento está dentro do orçamento do estado, sendo viável sua execução. Para a NEVS, será um alívio nas finanças, pois os custos de fabricação na Suécia são muito maiores que os da Turquia, que apesar das joint-ventures do setor automotivo, não dispõe de uma marca nacional.

No momento, três protótipos estão prontos, mas estes exibem o estilo do Cadillac BLS, uma variante do 9-3 dos tempos da GM. Porém, a NEVS anuncia no site da Saab que o último carro foi vendido no início de 2015. Será que encontraram finalmente o local da folha nas costas do guerreiro?

[Fonte: Hurriyet Daily News]





  • Airplane

    E tem gente que não acredita em ressurreição!

    • João Felipe Machado Silvestre

      deturpando um ditado conhecido, “Vaso bom não quebra” hahaha

  • Pedro Henrique

    ta vendo brasil? eles tão aproveitando a situação de uma marca pra ter know how e desenvolver o próprio produto localmente.
    Saab já pode ser chamada de Fênix, ressurge das cinzas!

    Bem que a CAOA podia aproveitar e pegar pra produzir no brasil né? assim como vai fazer com o lancer e faz com a tucson…

    • Apopololo

      CAOA? se ta loco?

      • Pedro Henrique

        se tem alguma coisa que eles sabem fazer é pegar um carro e continuar produzindo ele por décadas mesmo depois de uma nova geração aparecer! kkkkkkkkk

        • Apopololo

          e aquelas propagandas “o melhor carro do mundo”

          • Pedro Henrique

            e aqueles “all new maçaneta”
            sendo que de new nunca tem nada…

            • Leandro Cazzeri Sasso

              E tão fazendo uma propaganda do HB20 dizendo que tá revolucionando como se tivesse mudado grande coisa. Mais cara-de-pau impossível.

              • Junoba

                Quem manda no HB20 é a própria Hyundai. Mas já que são parceiros da CAOA, por mim que eles se responsabilizem.

        • Junoba

          O pior mesmo é os escândalos de corrupção que a Caoa está envolvida. Me negaria a comprar um veículo de uma empresa tão “trambiqueira”.

    • pedro rt

      vamos ser sinceros um 9-3 e melhor q um lancer e tucson

      • Pedro Henrique

        depende para oque vai utilizar…
        o tucson é bom pq é mais altinho então em região com rua mais esburacada ou até pequeno trajeto de terra, vai bem.
        o lancer é um sedã médio, então vocação dele é cidade, assim como a vocação do 9-3. dai só oque muda é questão de gosto e mecânica.

    • Fernando Bento Chaves Santana

      Esquece. Por aqui quem tem grana: a) vive de juros de títulos de dívida pública, b) exporta commodities, c) explora concessões públicas (transporte, telefonia, pedágio) esfolando o zé-povim e entregando serviços péssimos, d) associa-se a algum grupo transnacional para importar/fabricar tranqueiras que serão vendidas a peso de ouro pro zé-povim. e) abre um banco para lucrar bastante em cima do zé-povim

      Investir em tecnologia, ou explorar setores que demandam alto investimento tecnológico é considerado muito arriscado pelo povo que tem grana aqui no Br.

      É lamentável que sequer exista uma patente brasileira de motor ciclo-otto ou ciclo-diesel com produção industrial.

      • Pedro Henrique

        olha, no quesito pedagio, a css da BR 101 aqui na grande florianópolis deu foi uma vida a rodovia que tava largada as traças, agora o asfalto ta com boa qualidade, tem iluminação, proteção contra pedestres atravessar a rodovia (que ajuda também a evitar farol nos olhos) além de fornecer guincho e ambulância de emergência que só sai pra atender se tiver com um paramédico (não só enfermeiros e técnicos de enfermagem)
        então acho que até o momento o dinheiro gasto extra compensa mais que deixar nas mãos do governo.

  • Leandro Cazzeri Sasso

    Acho esse Saab muito bonito, e ainda moderno. Teria um fácil (se tivesse dinheiro) hehe

  • EuMeSmObYmYsElF

    eles podiam ter mantido é o 9-5 em vez do 9-3.. a sportcombi é uma obra de arte

    https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQnaamYxlMm3US_TtGhxisrHJeYrcuhttDmFUSiUMPhIBq7NwIM

    • Pedro Henrique

      até a sportcombi do 9-3 é linda…
      saab tem um desenho lindo

    • motstand01

      O 9-5 foi registrado como patente da GM, usava base e motores 100% GM. Quando a Saab foi vendida, a GM não cedeu a propriedade.

      • EuMeSmObYmYsElF

        Uma pena

  • Seven23

    Se a Volks tivesse ter comprado a Saab ?

    • Gustavo73

      Sumiria na fumaça….

      • Seven23

        Por que ?

        • shdn2010

          kkkk, serio que nao entendeu..??

          • Seven23

            Já enteni.

  • Rodrigo Queiroz.

    Excelente notícia ! É a Fenix-Saab, apesar da GM !

  • RyanSX

    Não é por nada, mas eu acho esse carro muito lindo

  • Gian

    Que legal essa notícia.
    Saab e Pontiac são marcas que foram e deixaram saudade.

  • Junoba

    Enquanto a Turquia começa no mercado com a Saab, aqui no Brasil o governo e nenhum empresários criou uma montadora para fazer automóveis. E vai continuar assim por um bom tempo, com a crise política e econômica.

    Ps: A Agrale faz tratores, caminhões e etc, então não se encaixa como automóvel.

  • José Cardoso Ferrão Neto

    Só essa droga de país,é que não faz nada para ter um marca Genuinamente nacional !!!
    Que VERGONHA !!!

  • Rude Voleur

    Era isso que eu estava morrendo pra fazer quando tava rolando aquele balacobaco fecha-não-fecha da Saab. Que bom que os turcos aproveitaram a grande deixa

  • Edson Fernandes

    Não entendo a revolta de algumas pessoas para ter um produto fabricado por um brasileiro.

    Alias, mesmo que isso partisse de iniciativa do governo. Carro qdo falamos de todo o processo para fabricação de um carro, há muita grana envolvida. E nem sempre existe sucesso porque realizar um desenvolvimento sai bem caro.

    Não temos maturidade e um ambiente economico viavel para esse tipo de “aventura”. Porque além de muitos impostos, não há nenhum tipo de ajuda a empresa que seja brasileira e tenha pretensão de ganhar seja por isenções ou por ajuda no setor. Portanto, por momento é melhor ficarmos sem uma fabricante nacional. (na minha opinião)

  • Garuda

    Apesar de não ser muito fâ da Turquia gostei desta noticia

    Além disso com já havia dito antes se a Saab não fosse comprada pela GM e ” negligenciada ” por ela tavez isso não teria acontecido



Send this to friend