Governamental/Legal Trânsito

São Paulo: Multas aumentam, mas monitoramento do trânsito diminui

marginal-sao-paulo

O número de multas na cidade de São Paulo aumentou muito desde 2014 e a arrecadação de janeiro a agosto alcançou R$ 612 milhões, o maior volume da história do município.

Apesar do crescente número de radares, o monitoramento por câmeras e a quantidade de agentes de trânsito caiu drasticamente nos últimos anos. Das 426 câmeras existentes, apenas 170 funcionam, representando apenas 40% do total.

O número de agentes de trânsito caiu de 1.736 em junho de 2013 para 1.562 no mesmo mês de 2015. Além disso, os chamados semáforos inteligentes, aqueles que são controlados pela central da CET, representam apenas 1% dos 1.629 equipamentos instalados na capital paulista.

Sem número adequado de câmeras para monitoramento do tráfego, menos agentes para orientação do trânsito e semáforos para inteligentes para melhor distribuição do fluxo de veículos, a cidade de São Paulo vem perdendo o controle sobre a movimentação de veículos na cidade.

sao-paulo-transito

A quantidade de câmeras quebradas é a maior desde 2011 e sem elas, a CET não pode visualizar acidentes, engarrafamentos e outras ocorrências no trânsito, deixando assim de resolver de forma mais rápida os problemas que surgem.

Para medir a lentidão no trânsito, a prefeitura ainda usa um método de 20 anos, contando o número de veículos a cada 30 minutos. Os Postos Avançados de Campo, úteis para verificar a velocidade do tráfego, caíram de 60 para 18 em quatro anos.

Além disso, o número de agentes com binóculos, que ainda são usados no alto dos prédios para verificar o tráfego e avisar de possível lentidão, caiu bastante no mesmo período. Segundo especialistas, se só os semáforos inteligentes estivessem funcionando, o trânsito melhoraria 20%.

A prefeitura diz que fez um esforço para recuperar as câmeras, elevando de 34% para 40% a quantidade dos equipamentos em funcionamento. Já a redução de agentes se deve a férias, licenças médicas, afastamentos e treinamento.

Uma rede de mil km de cabos de fibra ótica, que conectariam semáforos por toda a cidade, foi prometido no início da gestão, mas barrou na falta de verba, sendo necessário R$ 300 milhões para sua implantação, de acordo com a administração municipal.

[Fonte: Folha]





  • vicegag

    E a inspeção veicular gratuita, que ele usou muito para conseguir mais votos na sua campanha para eleição à prefeitura, foi extinta, pudera o negócio é arrecadar e não gastar, este partido vai levar muitos anos pra conseguir novamente a prefeitura após sua saída.

    • Edson Fernandes

      É por isso que continuo a emplacar meus carros na casa do meu pai. Para justamente evitar gastar com um controlar que já ouvi que é malefico ao motor o jeito que eles fazem.

  • shdn2010

    Não adianta gente as coisas no Brasil só funciona na base da corrupção, se alguem fizer algo funcionar de forma “correta” em nosso país, é pq alguem está roubando. Tinham que começar a matar esses politicos falcatruas. Nunca vi arrecadarem tanto e investir tão pouco e mesmo assim ficarem no vermelho.

    • O que adianta matar políticos? Os que tomariam o lugar deles seriam iguais ou piores.

      • shdn2010

        Serviria de exemplo para o proximo.

        • Olha, sou contra culpar o eleitor pela falta de opção que temos, mas vamos fazer uma auto-análise. Somos completamente inocentes?
          Eu tenho orgulho de não ter ajudado a eleger essa corja no governo federal e também não ter votada na oposição no meu Estado. Mas fiz o melhor que podia? Tenho certeza que não. “Mas seu candidato estadual é do partido do vice”. Sim, ele é desse câncer chamado P-M-MeDeiBem. Mas ele é um cara coerente. Tanto que está na TV defendendo o mesmo lado que eu. Enquanto alguns ministros do partido dele tomaram posse e já falaram em aumento de impostos, ele nada contra a corrente. Não é o candidato ideal, mas acho ele melhor que os quadros de PT e PSDB. Sem qualquer julgamento: E o seu candidato? Se não votou em ninguém, não vou dar uma de moralista e falar que ajudou a elegê-los e blá blá blá… Porque duas eleições atrás eu vi que em alguns casos não temos opção mesmo. Imagine o paulistano tendo que escolher entre o Haddad e Maluf?

          • shdn2010

            Esse é o principal problema, estamos fudid***s, todos os partitos tem “culpa” no cartorio, não existe um que se salve, se entra alguem bom já estragam ele de tanta corrupcao que existe, esse porcaria de politica está enraizada aqui no Brasil. Somos culpados? Talvez sim talvez não, infelizmente a lei aqui nao funciona para bandido.

  • CorsarioViajante

    Ou seja: tudo que melhoraria o trânsito para por “falta de verba”. Tudo que gera dinheiro para a prefeitura se multiplica.
    O sucateamento, abandono e principalmente DESVIRTUAMENTO da CET é revoltante. Um tempo atrás fizeram até uma campanha pedindo móveis e computadores usados…

    • Edson Fernandes

      Isso que é o interessante: ao mesmo tempo que eles sucateiam as coisas…. eles precisam reverter! Já disse e repito: Se os agentes de transito ficassem ali na região da Av. Bandeirantes vendo carros que soltam fumaça, caminhões, carros em rodizios, só nisso dariam muitas multas com a devida orientação (ou em muitos casos com o carro fora das ruas).
      Não entendo porque hoje que precisam de grana, não fazem isso.

  • Lucas Irrthum

    Essa é a realidade do nosso país. Muitos impostos e baixo retorno. O povo não vê para onde vai o dinheiro do IPVA. Com estes últimos acontecimentos no trânsito de São Paulo, a única coisa que posso dizer é que estou aliviado de não morar lá.

  • zekinha71

    Tem uma câmera na Av. Ataliba Leonel que deve estar quebrada faz uns 10 anos, sempre está apontado para o chão.
    Por aí dá pra ter uma ideia de como o trânsito é monitorado, sempre que divulgam o índice de congestionamento dou risada, vem sempre com algo por volta de 100 km, 100 km dá praticamente só as marginais.

  • Diego

    Não é a toa que o babuíno e seus asseclas na CET acham que reduzir a velocidade máxima das vias vai aumentar a velocidade dos carros, nem monitoramento mais é feito.
    É bem simples falar que o índice de lentidão diminuiu quando vc não mais monitora…

  • fschulz84

    Resumindo… Se um farol queimar, até um agente da CET chegar, irá demorar uma eternidade.

    Agora passa no vermelho no mesmo farol de madrugada pra ver… O boleto não falhará em chegar em casa…

  • Alexandre Maciel

    Usam o dinheiro do contribuinte para garfar mais dinheiro do mesmo. A fórmula é simples.

    O que interessa é arrecadação a qualquer custo e, nesse sentido, nada melhor do que uma empresa terceirizada pertencente a algum parente de político para efetuar autuações.

  • VORTEC REDNECK

    Ahhhh São Paulo, como não amar? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Ricardo

    As fortunas arrecadas sequer vão para manutenção para aumentar mais ainda as fortunas. Vá entender! Para o bolso de quem será que vai esse dinheiro?

  • !Marcelo Surf!

    Outra coisa: Depois da redução de velocidade eu já presenciei dois acidentes com mortes, um na marginal, com 5 mortes em um só acidente e outro na 23 de maio.
    Agora a certeza é que o PT vai maquiar os resultados para dizer que a redução foi eficaz.

  • Rodrigo

    Depois não existe a indústria da multa…
    (Que comece o mimimi de quem não mora em São Paulo, mas é perito em afirmar que quem toma multa fez por merecer porque foi relapso, inconsequente, irresponsável e bláblábláblá…)

  • Franklin Diego

    Se essas câmeras de monitoramento fossem câmeras/radares, certamente estariam 90% em funcionamento.E o que dizer da falta de agentes que deveriam estar monitorando o tráfego?

    Hoje, num mundo tão moderno e com tanta informação de fácil acesso, as pessoas ainda engolem isso dos seus governantes.

  • Fanjos

    O problema maior é que os políticos do HuEzil são como mendigos viciados em crack.
    Ele vem, faz cara de piedade, fala que esta em dificuldades, vc fica com pena e da um dinheiro para ele, que logo em seguida já vira mais duas pedras na esquina, ou seja, para um viciado não adianta vc dar mais e mais dinheiro, que por mais que vc tenha boa intenção esse dinheiro vai tudo para o ralo e ele vai continuar morando em baixo da ponte e fumando pedra.
    Ou vc faz um tratamento a força para tentar salvar ou ele vai continuar sempre na merd@ pedindo mais e mais dinheiro que não será usado para nada alem de seus vícios.
    Agora a pergunta: Qual seria o tratamento a força nesses políticos drogados?

  • Bruno Caliari Acerbi

    O importante é que a cidade ta cheia de “ciclovias” e o “Maldade” ta andando pra lá e pra cá de busão! Afinal propaganda é a alma de qualquer negócio né, melhor ainda quando se propagandeia soluções que tiram responsabilidades do poder público com “soluções milagrosas”