Home Governamental/Legal São Paulo: Polícia Militar ganha 60 novas viaturas Hilux SW4

hilux rota 1 São Paulo: Polícia Militar ganha 60 novas viaturas Hilux SW4




O governador Geraldo Alckmin entregou na última sexta-feira (15) 60 novas viaturas para a ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar). Pela primeira vez a ROTA substitui a marca Chevrolet em sua frota desde que foi criada a cerca de 40 anos.

O Toyota Hilux SW4 vem de encontro as necessidades da corporação, que não vê mais no Chevrolet Blazer capacidades para atender suas exigências operacionais. O modelo traz airbag, ABS e preparação para atuar no patrulhamento urbano.

hilux rota 2 São Paulo: Polícia Militar ganha 60 novas viaturas Hilux SW4

O governo de São Paulo quer substituir 35% da frota da Rota, cujo valor gasto foi de 5,35 milhões de reais. No momento da entrega oficial, apenas 50 exemplares estavam presentes. Os demais chegarão esta semana.

[Fonte: Secretária de Segurança Pública de São Paulo]


  • expresso222

    A chevrolet não se moderniza logo é isto que acontece. Está perdendo este tipo de mercado que sempre foi dela. Talvez com o novo SUV baseado na nova S-10 a chevrolet retome seu lugar.

  • marcio233

    Agora que vai ter bandido querendo dar uma volta de HILUX…

    • Guilherme1daSul

      viajar de hilux quebra banca, mesmo que seja junto com os mão branca kkkk

    • _Hofmann_

      e quem disse que já não anda? naquela "guerra" no RJ, os bandidos fugiam de hilux e a polícia correndo atrás deles de blazer 98…

      o que eu não concordo nessa "aquisição" é que a hilux é caríssima, beberrona e a estabilidade é 0. capotar isso aí é fácil como tirar doce de criança. se o Brasil fosse decente, compraria 60 volvos XC60 AWD, pagando 10mil a menos por unidade (o xc60 custa 140mil, a hilux V6, 150mil), levaria um carro de 304cv e 44kgfm de torque, seguro (6 airbags), estável (ESP e controle de tração), mais econômico que a hilux e que bandido nenhum de parati turbo conseguiria fugir… a capacidade off-road é menor, mas acredito que em SP não haja atoleiros, costelas-de-vaca e brejos (presumo), as únicas coisas que fariam um xc60 AWD parar.

      é claro, teria que resolver o problema da manutenção cara, aliás, o único. e não me venham falar que é problema ser importado, porque a hilux, a pajero dakar e todos os que concorreram na licitação (como sorento e edge) também são. fico imaginando eu vendo uma perseguição no Brasil com um volvo XC60. sonho meu, sonho meu… ops, acordei. um Brasil decente, rsrsrs. só em sonhos mesmo. :/

      • Normio

        Voce sabe quanto que foi o custo de cada Hilux da ROTA?
        Te garanto que esta longe dos 150mil.
        Faz a conta ae 5,35 milhoes divido por 60, da aproximadamente uns 90 mil
        Sem duvida o XC60 eh muito mais carro que a Hilux, mas para vencer a licitacao, envolve as negociacoes dos valores pagos.

        • MeekeeB

          Realmente volvo XC60 não tem perfil para uso mais agressivo… o motor nem a diesel é. Creio que gasolina traz muito mais custos em combustível e manutenção preventiva e corretiva.

          Ainda creio que o valor das Hilux é alto, deviam escolher alguma opção um pouco mais em conta.

          • _Hofmann_

            meu filho, a versão da hilux comprada pela polícia FOI A V6 À GASOLINA, não a diesel. leia a matéria anterior sobre a compra das viaturas. por isso comparei com o XC60, pois pra mim não faz sentido comprar uma hilux V6 com motor beberrão 4.0 de 200 e poucos cv, mais caro que um XC60 T6 3.0 de 304cv, 44kgfm, ESP, Controle de Tração, xenon direcional, coisas que teriam muito mais utilidade para a polícia do que a capacidade off-road da hilux. até porque, são paulo capital não tem estrada de lama, atoleiros e trilhas, tornando a hilux totalmente desnecessária, perto das outras opções, bem melhores.

        • _Hofmann_

          com certeza, nem fiz as contas, coloquei só o valor de venda deles, mas se o XC60 já é mais barato que a hilux para venda no varejo, conseguir preços melhores que os da hilux para 60 carros de frota para a polícia não seria tão impossível… além disso, envolve o custo-benefício também, até porque, hilux é carro popular perto da qualidade do XC60… o policial que for perseguir alguém numa hilux vai ter que dirigir muito bem, ou vai ver o mundo de cabeça para baixo literalmente! rsrsrs bandido nenhum ia querer dar uma fugidinha num gol bola com um XC60 de 304cv nas costas, essa é a grande realidade. eles iam querer ser presos na hora, só pra dar um rolé! haha

      • Marolao

        LICITAÇÃO… Essa é a palavra… Os caras jogam um edital, e o que fizer a oferta mais vantajosa pra administração ganha… No caso, a Toyota… Carros importados são bem difíceis de ganhar isso aí…

  • paganeli

    Espero que tenham sido treinados para dirigir este tipo de veículo, e não acontecer como no Ceará…. http://ooculto.wordpress.com/2010/11/15/ce-polici

    • JHerzev_Potiguar

      O que acontece no Ceará é policial achando que está no Need For Speed 24hs por dia, sem estar correndo atrás de bandido nem nada do tipo, apenas exibição… já vi isso lá em Fortaleza.

      • Cearajc

        Mentira…
        Os policias daki nem têm necessidade de ter veiculos desse nivel…
        As ocorrencias daki sao bem menos dramatica do que no Rio ou São Paulo… o Governo Gastou um absurdo comprando 300 Hilux SW4, umas 100 na versao Pick Up e uma quantidade consideravel de Troller T4 (no caso deste, usado no litoral pela policia militar e pela delegacia do Turista)
        Agora… que é melhor se ter esse veiculo novos, potentes, robustos e espaçoso do que as velhas paratis e palios adventures…isso é verdade!!!!
        E outra coisa…qdo o Governador Cid Gomes anunciou a compra das Hilux a imprensa nacional toda meteu o pau no Governo, foi motivo ate de piada no Jornal da Globo, mas agora como foi Sao Paulo q adiquiriu esse tipo de veiculo…ninguem fala nada… ou melhor…fala bem… e ate demais…

        • FordCorcel

          A Hilux de SP é diferente da Hilux do Ceará, ademais, 3 Hilux bateram na cerimonia de entrega no Ceará pq os policiais nunca haviam dirigido um carro automático…..daí começou-se a falar mal na imprensa. Não ponha mais lenha na fogueira do "nós" do nordeste e "eles" do sul/sudeste como fazia um certo ex presidente. Todos nós somos um país, com erros e acertos, honestos e corruptos.

  • Leocasemiro

    É galera, tradição não atende mais os requisitos. Adeus chevrolet.

    • ThiagoLMC

      Haha, bem feito.

      A chevrolet preferiu investir em cowboy, com a S10 rodeio.
      Se deu mal.
      Bem que os palios, gols e unos, tambem poderiam sair da lista para um Corolla, i30, Focus, Civic, Azera :x …

      • evtdesign

        Carro pra patrulhamento e sentar o pau dentro da cidade não precisa ser sedã médio não..
        Tem que ser mesmo um destes pequenos, baratos de se fazer manutenção, bem equipados para um bom trabalho da polícia, e com manutenção em dia, em bom estado.
        Andar atrás de ladrão nessas ruas e trânsito de são paulo não dá pra ser com carrão pesado igual nos estates não..
        Essa frota aí é da ROTA.. não da Ronda Escolar.. (sem desmerecer..mas a atuação é bem diferente, apesar da igual importância de ambas).

        • MatheusFR94

          pelo amor de Deus né… pode até ser hatch pequeno, mas porque insistem e comprar 1.0???? mesmo dentro da cidade, dependendo, facilita mesmo pros bandidos fugirem… chega me dá asco as viaturas Palio economy daqui de Goiania…
          podiam comprar ao menos Corsa 1.4 (em SP eu sei q tem), sei lá, Gol 1.6…
          tá certo, não precisa de V8 igual a polícia americana, pq seria desperdicio nas nossas bem-(mal)-cuidadas ruas…

          • ThiagoLMC

            Concordo. Quando num é Palio economy, é uno economy.

          • aleneo2

            Em minas todos os GOL sao 1.6, e as palio weekend sao 1.8, os unicos 1.0 que tem sao alguns mille mas nao sao para patrulhamento.

        • Guilherme1daSul

          Teria de ser um carro popular porém preparado para a polícia, não só adesivos mas em termos de motor e dirigibilidade igual fazem lá fora

          • evtdesign

            Exatamente o que eu quis dizer! Pequeno, leve, barato, porém bem preparado.
            Quanto aos economy que citaram ai em cima.. desconheço esses modelos aqui em SP, que eu saiba aqui são pelo menos motores 1.4 e 1.6..

            • MatheusFR94

              é, segundo falam em SP é mais evoluido…
              mas é sério, em GO é essas joças, Palio e até ano passado tinha Gol G4 rodando tb…
              que exclusão hein!
              só a policia militar rodoviária tem umas Weekend 1.4…

  • HCO

    Como eu já disse anteriormente
    Investimento é bom,mas não adianta nada os policias andarem em carros melhores e os seus salários continuarem uma vergonha.
    Pois é isso que incentiva a corupção
    Sabe quando devemos ficar felizes?
    Quando o salário de policial der pra comprar uma SW4

    • Brancher

      falou tudo….mais precisa mudar muita coisa alem de salario…a preparação ainda é muito fraca…fora que teria que ser pré requisito ter direito….

  • mauricio3167

    Já vai tarde. Tranqueira…

  • misterbass

    Sangue novo na policia paulista……GM looser……

  • jerson_naval

    educação, saúde, miséria e etc… coisas que precisaria mudar antes de tudo pra que no futuro mas próximo não precisemos tanto da policia.Agora ter curso de direito eu acho que não daria certo porque pra isso eles teriam que ganhar a mesma coisa que a policia federal e nenhum governante vai fazer isso e também ai mesmo que não iríamos ter policia nas ruas …

    • MeekeeB

      Concordo plenamente. Não faz sentido exigir curso de Direito do soldado comum. A função dele é ''servir e proteger'', não julgar, coordenar, implantar métodos e outras coisas cabíveis a outros cargos.

      Deviam investir tudo em educação. País com cultura significa menor criminalidade.

    • ACR

      Concordo também, mas na política o que vende bem é o presente e o que se vê nas ruas, igual obra de esgoto e de enchente, não dá voto, fica debaixo da terra…uma lástima.

      Tinham que fazer um modelo nacional próprio pra polícia, faz uma concorrência pública para as montadores desenvolverem um modelo, com isso o preço seria muito menos creio eu.

  • ThiagoLMC

    Agora sim, a polícia de SP tem um verdadeiro carro de patrulha!
    Espero que se estenda para as demais cidades do Brasil.

  • http://www.camaquente.com.br/ Jeff_Brown

    Eu não estou em SP, mas tenho lido que a política de segurança pública de SP melhorou bastante. Inclusive na matéria que li o jornalista dizia que seria bom se o êxito fosse repetido com a educação e saúde.
    Massss, eu acho um tanto exagerado pelo valor alto do modelo.
    Mas pode ser que tenha havido um pregão eletrônico e a Toyota reduzido os preços.
    Mas parece que a PM de SP não estraga tanto carro quanto a do RJ.
    Normalmente uma frota 0km no RJ, fica esculhambada em 2 anos.

  • CanalhaRS

    Tchau Chevrolet!!! Nem pra frotista tu serve mais…
    A toyota que deve estar rindo a toa.

  • andre_0102

    Equipamento é muito importante, hj mesmo vi uma notícia de um bairro de Canoas/RS, onde equipamentos nos postes de luz identificam tiros disparados, em 1ano o numero de homicídios caiu de 16 p/ 4. Excelente projeto.

  • L.

    Evidente que a polícia agora está muito melhor equipada do que quando usava as Blazer. Outro dia li que aposentaram tambem o velho trêzoitão. Ou seja, os equipamentos arcaicos ficaram no passado, o problema agora é só mesmo o próprio policial… O treinamento é que precisa ser modernizado (bem como a seleção de pessoas), além de melhorar os salarios.

  • Coffinator

    O problema agora vai ser pra fazer curva.

    • MatheusFR94

      realmente… as Hilux são famosas pelos capotamentos…
      tinham que preparar os policiais para dirigir essas Hilux, para não acontecer igual já disseram, no Ceará…

      • DVC

        Mas a Blazer também teve esta mesma fama… vi duas capotadas quando começaram a usar as V6… uma delas inclusive pegou fogo. Depois treinaram os policiais e ficaram todos "pro" na arte de fazer curva com a monstra.

        • douglasmartins1

          Parece que a GM naquela época começou a calibrar a suspensão para mais rígida, e um tanto de melhoria lá que fez acabar os capotamentos. A Hilux capota fácil devido a altura, e a suspensão mais "macia'. Só depende da Toyota pra calibrar a suspensão, daí melhora.

  • HenriqueAzevedo

    Hoje vi duas Amarok já com as rodas de ferro "relógio do vovô" (aquele que passa de geração em geração) como carro da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que ultimamente tem utilizado Frontier do modelo atual.

  • PedroGeraldes

    Parabéns a policia do meu querido Estado!

    Queremos ruas ainda mais seguras, e as melhores condições para quem efetivamente nos protege!!!

  • ricardo78scs

    Muito estranho ver a Polícia sem Blazer. Já foi difícil aceitar quando substituiram a Veraneio…
    Que venha logo a nova Blazer.

  • bittcorp

    Sem querer ser chato, mas…
    vem de encontro = contra
    vem ao encontro = a favor
    :D

  • madsauro

    Podiam pelo menos tirar estas rodas de liga, a policia não precisa de carros bonitos, mas sim eficientes. E seria bem mais em conta. Só no Brasil isso acontece

  • MattOKiller

    Pintura antiga e feia essa da Rota, devia mudar para igual aos da PM de sp

  • Eddu13

    Ouvi falar que o governo vai comprar Hilux também para a Força Tática dos Batalhões de área.
    A Blazer um dia já foi carro. Trágico =/

  • Vitão

    Com certeza com esses Toyota, vão gastar bem menos com manutenção…… Comparado a GM…

  • miguelbomfim

    Não dá nem pra comparar a blazer com a sw4, tenho um amigo que é coronel da pm em BSB, ele disse que é uma tortura fazer patrulha para quem vai no banco de traz da blazer. Espero nosso mercado mude pra melhor.

  • Sufiaum

    Impressao minha ou ela parece mais baixa que o normal? Tipo meio "preparada", ja que nao é o conforto e sim o desempenho nas curvas que importa !

  • ITALIA150

    Essa corporação é orgulho dos paulistas, merecem e devem estar sempre bem aparelhados ! A GMB parou no tempo, ficará apenas na memória !

  • Tempero

    Nada me convence de que é certo comprar uma SW4… Bem estranho. Beeem estranho.

  • guilhermeluizsp

    Enquanto isso, a policia das nossas fronteiras, que já é deficiente, sofre corte de gastos… RIDÍCULO…

  • xvtmx

    galera com todo respeito Hilux não é carro pra polícia!!! Todo mundo sabe que esse tipo de carro tem estabilidade muito baixa e que numa curva em alta velocidade o carro pode capotar!!! Imagine esse carro em perseguição policial…NÃO SEI QUEM FOI A INTELIGÊNCIA SUPREMA QUE ESCOLHEU ESSES CARROS…certamente não tem o mínimo de conhecimento…aqui em salvador é a mesma coisa, a diferença é que se usam S-10…infelizmente nossos políticos e sua corja aliada que eles colocam pra assumir cargos de confiança não tem o preparo mínimo pra fazer esses tipos de escolhas, e é nisso aí que dá….Hilux como carro de policia…essa é dificil de engolir…

  • NatalRN

    Deveriam tratar melhor o dinheiro do contribuinte, a Palio Weekend trekking já é um ótimo carro pra polícia.

    • JPaulo10

      A seleção passa por critérios táticos dos policiais: a viatura deve ser alta e possuir janelas traseiras grandes, para que o policial aponte uma arma pesada de cima para baixo e tenha superioridade contra o bandido. A Palio serviria apenas para transporte administrativo ou patrulhamento simples, tal qual a spacefox já existente na PM. A hilux vai ser utilizada para serviços "pesados".

  • FordCorcel

    Ressalto que o preço pago pela Hilux na LICITAÇAO seguramente foi mais baixo que qualquer outro concorrente, senão já estavam todos os proprios concorrentes fazendo o maior barraco……e aqui pra nós que bom que aquela joça da GM será substituida, o fabricazinha nojenta (só não supera a matadora de pobres VW e sua serial killer KOmbi)