Governamental/Legal Veículos Comerciais

São Paulo: Preço do alvará de táxi cai e comércio é liberado

taxi-sp

A prefeitura de São Paulo liberou o comércio de alvarás de táxi. Até então, a atividade era ilegal, mas agora a administração municipal passou a cobrar uma taxa de transferência de titularidade de R$ 9.000 para os profissionais do setor.

Até pouco tempo atrás, um alvará podia ser adquirido por R$ 170.000, mas agora os preços tiveram queda entre 30% e 50%. Para a prefeitura, a liberação ocorre depois da criação do táxi preto, permitido para concorrer com o Uber Black, já que houve um novo sorteio de alvarás.

Os antigos existem desde 1969, sendo em torno de 34 mil, passados de pai para filho. No entanto, estas concessões antigas eram transferidas ilegalmente através de contratos de gaveta envolvendo muitas vezes despachantes e com corrupção de funcionário público. Com a taxa de transferência, a administração torna legal a transferência.

Desde a regulamentação do Uber e antes dela com a liminar de concessão de serviço para o Uber Black, que ajudou a criar o táxi preto, os preços dos alvarás despencaram e muitos taxistas migraram para o aplicativo, pois não precisavam pagar para trabalhar.

Agora, o temor é que muitos podem ficar endividados com investimentos em um serviço sem garantia de retorno, já que não possuem alvará que possa ser negociado posteriormente. Para o sindicato dos taxistas, hoje o alvará já “não vale nada”, pois é necessário apenas ir ao Departamento de Transporte Público do munícipio e fazer a transferência de titularidade.

[Fonte: Folha]

Agradecimentos ao Sérgio Quintela.





  • Só espero que transferencia de pai pra filho, ou vise-versa….irmão pra irmao..mae pra filho, etc….só espero que não cobre taxas nesses casos, pois ai sim acho q seria uma puta sacanagem!

    • MMM

      Pq seria sacanagem? A pessoa ganha o alvará gratuitamente, não deve ser transformado em um patrimônio da família.

      • esta enganado, alvará preto custou R$60 mil para o bolso do trabalhador…se informe antes de vim comentar o que não sabe…

        • MMM

          Leia novamente a notícia e se conseguir entender que ela trata de alvarás de taxi comum, tente não responder com outra bobagem.

        • Rbs

          Daniel, eu não sei o significado desse alvará preto mas tenho certeza que se ele custou R$60 mil para o bolso do trabalhador, ha qualquer momento os donos da verdade podem chegar do nada e determinar que esse alvará não vale mais nada!! E como sempre o trabalhador é que se ferra!!

  • Rbs

    Vai acontecer o mesmo que aconteceu com linha de telefone fixo. Ou seja . . .braziu sempre inimigo do seu povo.

    • Thales Sobral

      O mesmo que aconteceu com as linhas de telefone fixo? Então graças a Deus!

      • Rbs

        Depende do ponto de vista, explica o seu que explico o meu.

        • MMM

          Telefone é um serviço e não um patrimônio. Idem para taxi. São concessões públicas gratuitas que eram usadas por especuladores para ganhar dinheiro.

          • Rbs

            Mais contemporâneo do que isso impossível. Eu sabia que você ia falar isso.

            Telefone é um serviço e não um patrimônio, concordo plenamente com isso principalmente nesse mundo que também faço parte (agora). E no passado você sabe como funcionava?

            Você tem noção do que o povo brasileiro era obrigado a fazer para poder dispor desse serviço em casa?

            O valor que se pagava era um absurdo, pra você ter uma ideia muita gente tinha que fazer um caixa, não sei a sua idade ou se você sabe como funciona.

            Era como se fosse um consorcio onde você passava um bom tempo pagando para depois ser contemplado e passar a ter direito a sua linha.

            O valor era um verdadeiro absurdo e simplesmente do nada o governo diz que uma linha de telefone não vale mais nada!! Por esse motivo que citei o telefone.

            Em relação ao táxi . . . tenho tanta coisa pra falar que deu ate preguiça de digitar.

            • CharlesAle

              Quando abria os “planos de expansão” da CTBC..Lá ia eu pegar uma fila gigantesca rsrsrs

            • saosao

              Agora explique o seu ponto de vista.

              • ObservadorCWB

                contando as estrelas e esperando o figura mostrar como a telefonia era melhor décadas atrás..rsrsrsrs

                • Rbs

                  Se não foi para mim favor desconsiderar. Mostrar como a telefonia era melhor décadas atrás. Se foi parceiro . . . Tenha santa paciência, viu?

                  Eu tenho certeza que você consegue fazer melhor, jamais eu iria subestimar a sua capacidade de raciocinar achando que foi essa a minha intenção.

              • Guilherme Couto

                Deve ser pq telefone era um investimento (e dos cados). Lembro de amigos dos meus pais que trocavam linhas de telefone por carros, davam as linhas de entrada em imóveis, alugavam para gerar renda e, de um dia pro outro perderam todo o valor.

          • Rbs

            Telefone é um serviço e não um patrimônio. Perfeito, exatamente isso para esse momento, agora!! Do jeito que temos acesso a esse serviço hoje enquadra-se isso que você falou.

            Quando existe uma brecha que possibilite uma concessão virar negócio, é falta de competência de quem permite que funcione dessa maneira.

            No passado ter uma linha de telefone em casa era sinônimo de riqueza e pagava-se muito caro por isso, alguns poderiam tirar proveito disso como se fosse um comercio porem para a grande maioria sem alternativa a necessidade era apenas de se comunicar.

            Hoje temos alternativas mas naquela época não, só havia um caminho a ser seguido e depois de tanto sofrimento pelo objetivo alcançado . . . Simplesmente acabou e não existe mais nada.

            E a fortuna que éramos obrigados a pagar por esse serviço que não é um patrimônio, foi para onde? E a tal das ações a peso de ouro o que aconteceu com elas?

            • MMM

              Trabalhei desde 1996 na privatização da telefonia celular. Conheci gente que vivia de cadastrar pessoas na fila da Telesp, pagando um pequeno valor pela utilização de seu nome. Quando a pessoa recebia a “carta” para poder habilitar um telefone, a pessoa vendia por uma fortuna para alguém que precisava de um simples telefone celular.

              Quando abolimos a tal “carta” e a pessoa podia simplesmente ir até uma loja e comprar seu telefone celular, teve gente que morreu com mais de 100 “cartas” na mão. Essa pessoa pleiteou uma “indenização” da companhia telefônica (BCP), por causa do enorme prejuízo. Ela perdeu em todas as instancias judiciais, pois atuava em um comércio paralelo, ganhando dinheiro com uma concessão gratuita e inclusive tomando lugar de quem precisava de um telefone, pq cadastrava pessoas que não tinham interesse nesse “luxo” da época.

              É a mesma coisa com alvarás de taxi. A sua comercialização era proibida e quem compra e vende isso está assumindo o risco do seu “investimento” virar pó de um dia para outro. É o preço que se paga por ser um especulador.

              • Rbs

                Eu sei de tudo isso que você falou, seria muita ingenuidade de minha parte pra não chamar de burrice se eu não tivesse noção disso.

                Por outro lado eu tenho certeza que a maioria dessas linhas eram destinadas para pessoas que precisavam apenas se comunicar e não fazer de sua linha um comercio.

                O problema é que essas pessoas também foram tratadas como se fossem os comerciantes, a impressão é que o nosso governo sempre desconhece a palavra diferenciar.

  • Marco Antônio

    Deveria é acabar com qualquer custo. Sem discriminação.!

    • th!nk.t4nk

      Se for pra exigir alguma coisa, que exijam na qualidade dos táxis. Aí sim.

  • delvane sousa

    Santa concorrência. O setor era um verdadeiro cartel com um serviço de baixa qualidade. Com a chegada do Uber tudo está mudando. Espero que estas melhorias cheguem à congonhas. Já fiquei duas horas na fila do táxi

    • Sergio

      nao rola de sair do aeroporto ali antes do estacionamento e pedir um taxi comum dali? embaixo daquelas arvores… :)

      • Pacheco

        Sai mais caro que o Uber que te busca la dentro, no Coberto e com conforto.

      • MMM

        É muito simples pedir Uber nos aeroportos. Você arrasta o seu posicionamento, chama o Uber e em seguida liga para ele e informa aonde você está. Faço isso até em Confins, aonde o Uber é bloqueado no raio do aeroporto.

    • Jeferson

      Agora você pode pedir um Uber que eles te pegam dentro do aeroporto (Recebi e-mail deles a 1 mês atrás)

  • CanalhaRS

    Quando a economia é aberta a livre concorrência, cartel não vinga.
    Esta questão dos táxis é só um pequeno exemplo de como o Brasil está torto.

    • Reserva de mercado. Existe aquela visão de que isso de que isso “garante empregos”. Na verdade são sub empregos, intermediários sem razão de ser, o que torna os processos onerosos e mais caros, o que acaba por desencorajar o empreendedorismo… Gerando menos empregos!

      • th!nk.t4nk

        Perfeito Alessandro! Sempre tento explicar isso pra quem vem com o papo “ah mas vai acabar com empregos”. Muita gente nao consegue ver além. Vivem num mundinho fechado e acham que nao tem como evoluir daquilo, que “tá bom assim”.

        • Não conseguem enxergar que a eficiência gera empregos. E abre fronteiras: Você faz produtos melhores, mais baratos que podem ser exportados. Claro, poderia citar o óbvio “cartório” como um exemplo disso, mas vou além. Imagine que minha ex ache que eu não paguei pensão. Pois bem, ela consegue um advogado do Estado, o advogado vai lá e diz para um juiz que eu não paguei pensão. Consciência tranquila, só me apresentar para o juiz com os comprovantes de pagamento e… Opa, não! Eu não posso apresentar nada para um juiz. Eu tenho que pagar um advogado para fazê-lo por mim. E ele vai lá de carro, gasta meia hora do dia dele para se apresentar no fórum e entregar meus comprovantes encerrando o processo? Ele tem que cobrar 1.500 reais. Mas ele só foi entregar uns papéis que eu poderia fazer! Não importa, ele tem que cobrar esse mínimo, irá ter problemas com a OAB.

      • ####Carlao GTS

        Não amigos… O que torna os serviços caros são os impostos…

        • Claro que os impostos são altos. Mas muitas coisas não precisariam ser feitas. Isso fica claro em algumas operações que você vai realizar, como por exemplo, compra de imóvel. Você tem corretora, construtora, empresa de análise de crédito, documentos que precisam ser reconhecidos no cartório, instituição financeira… E isso é incluído no custo do imóvel…

  • vicegag

    “Até então atividade ilegal” que a maioria praticava, e o governo fazia vista grossa.
    Passar de pai para filho, acho um erro, se o filho não quer ser taxista?
    O certo é sorteio ou fila de espera, quando um taxista se aposenta ou desiste deveria devolver o alvará obrigatoriamente para um novo sorteio ou para quem está na fila.

    • DinhoRoxxx

      Fila de espera, pois pelo sorteio pose sair sempre para o $ortudo amigo do funcionário publico, sendo apenas 1 alvará por pessoa.

  • paulo sergio berezovski

    O problema é única exclusivamente pagar para trabalhar,percebem o quanto isso não faz sentido

  • Cebobina

    É a morte de um serviço ruim, caro e corrupto. Graças a concorrencia e a inovação nada mais natural que se extingua.

    • mjprio

      Mas , sinceramente nao vejo o Uber como anjo salvador. Ontem mesmo vi um Uber dizer que trabalha 50h por semana e mal tira limpo 4 mil! Alem do mais ja tem varias “cooperativas” comprando carros e convocando motoristas. Em breve vai dar m…

      • Derek

        Ele disse isto mas estava bem feliz… não sei quanto um taxista normal* tira.

        * Lembrando que, com o limite de alvarás que a prefeitura libera + o esquema de vendas do mesmo alvará, pode fazer com que os taxistas acabem ganhando mais mesmo do que no Uber. Mas é um mercado restrito e que lesa o consumidor.

        • Edson Fernandes

          É mais ou menos isso mesmo. Mas aí pergunto: É ruim ganhar R$4000/mês?

          Porque se ele quiser, pode então escolher ficar desempregado… ou procurar outro emprego. E se esse cara olhar o mercado… vai tomar um susto, porque tudo que é cargo geralmente tem ficado por volta de R$2000. ACho que no final, é melhor ele continuar no Uber mesmo.

          • Pacheco

            É que quando o Uber começou, os motoristas tiravam facil acima de 10 mil. Porem, com o aumento dos veiculos e redução dos valores que a Uber promoveu, acabou o povo ficando rico.

            E tem muito Motorista alugando carro em parceria igual dos Taxistas. No final, o que ganha cobre somente as despesas que ele assume.

          • Alexandre

            Sem desmerecer os motoristas, mas dá para contar nos dedos profissional graduado superior que ganhe quatro mil. Pega o exemplo de professor. Para os padrões está ótimo.

            • Edson Fernandes

              É por isso que eu falo. O cara que reclama de ganhar R$4000 trabalhando arduamente, parece se esquecer que muitas outras profissões pagam bem menos.

        • mjprio

          Concordo!

      • zekinha71

        Boa parte dos trabalhadores fazem jornadas de 44 horas semanais e “tiram” 1.500 por mês, mais os impostos.
        Esse motorista do Uber se quiser ganhar bem sem trabalhar, é melhor tentar o governo ou política.

        • mjprio

          A exemplo do que disse acima. Pra um servico em que vc dirige esse tempo no trânsito voraz e tem que manter um carro dispendioso achei o valor baixo. Talvez como complementação de renda ou pta fugir do desemprego claro e uma opção bastante valida

          • Guilherme Batista

            Compare então com um motorista de ônibus municipal, ele dirige bem mais, enfrenta estresse bem maior, nem ar condicionado tem e dirige carros capengando, não recebe nem perto disse. Ganhar 4 mil no Brasil não é ruim não

        • CharlesAle

          Nada se compara a vida dos Lulinhas!! Enricaram sem dar um prego no mamão..rsrs Sem contar que devem dormir até o meio dia todo santo dia(menos no dia de baladas lógico, ninguém é de ferro)…

      • Lyn

        Uber é bom pra complementar renda. Se quiser ganhar muita grana vai ter que fazer como em qualquer emprego normal e ralar bastante.

        • mjprio

          Foi como expliquei a um comentario acima.

      • Edson Fernandes

        Vai sim, mas desde sempre brasileiro achou ruim trabalhar. Sério, parece engraçado, mas não vejo mal trabalhar desde que ganhe por isso.

        E R$4000 parece ser um valor baixo para o trabalho né? Pergunte atualmente a uma faxineira, moça que cuida de deveres de uma casa, uma babá ou até melhor.. um professor o quanto ele ganha.

        • mjprio

          Depende do referencial amigo. Quem trabalha como domestico normalmente tem baixa escolaridade. Entretanto tem muita gente diplomada atra do volante. Eu digo que e um valor baido tendo em vista que vc tem que manter um carro dispendioso no caso do Uber Black. Obviamente entre ganhar 4 mil e morrer de fome melhor ficar com a segunda opção

      • th!nk.t4nk

        4 mil LIMPO não é ruim nao, pra um motorista. É trabalho braçal cara. Se um casal tirar 8 mil limpo (os 2), vivem muito bem, e com esforço intelectual zero, no conforto do ar-condicionado. Tá longe de ser ruim, embora nao seja mamata.

      • Pra tirar 4 mil limpo numa empresa, o mesmo motorista precisa ganhar uns 5,5 mil mais ou menos, e vai trabalhar mais ou menos a msm qtd. de horas.
        Aí eu pergunto…tá fácil achar emprego de 5,5 mil?

  • CignusRJ

    Esta quase como deveria ser.
    É uma concessão pública e não um título nobiliário que passa de pai para filho gerando uma classe de nobres.
    Na minha opinião a concessão deveria ser vinculada ao CPF.

    Só não sei como é em Nova Iorque onde a última liberação de licença para táxis ocorreu em 1931.

    • MMM

      Mesma coisa. Uma placa custa de 500 a 800 mil dólares. E custa 5% do valor para a prefeitura.

      • Nicolas97

        Em Miami qualquer americano consegue licença para ser taxista, há mais taxista que passageiros. Livre concorrência. Em NY é mais fácil pegar Uber ou os carros pretos, experiencia própria. Fique uma hora tentando pegar um taxi, nesse período pararam diversos serviços não taxi oferecendo o serviço. Nas vezes que peguei taxi os caras parecem que estão disputando corrida pelas avenidas de NY.

      • Por isso que eu amo o metrô de lá! Mesmo no Queens, dividindo banco com os mendigos de lá.. Mas outro nível de mendigagem, eles falam até inglês!

        • th!nk.t4nk

          Boa :) NY é meio tenso, vamos admitir, mas só o fato de poder se locomover de metrô por toda parte é um grande alívio. O Brasil tem que remar muito pra chegar nesse ponto.

  • ####Carlao GTS

    Quem se lasca? O TAXISTA.

    • MMM

      Não entendi pq ele se lasca. O cara é sorteado pela prefeitura, vende o alvará por 100 mil e ainda “se lasca” por ter que pagar 9 mil?

      • th!nk.t4nk

        Liga não. Tem outro ali em cima que achou ruim até liberarem as linhas telefônicas décadas atrás. É essa mentalidade que atrasa o país.

        • Rbs

          E será que foi isso mesmo que eu achei?? E uma má interpretação atrasa o que ?

      • ####Carlao GTS

        realmente “a galera tem uma visão bem superficial sobre o assunto” uma permissão de taxi hj não vale nada… Enfim… VCS não entendem do riscado…. ” taqueiro ” já se lasco….

        • MMM

          Pq vc não tenta explicar seu ponto de vista e melhorar nossa “visão superficial”ao invés de ficar resmungando?

          • ####Carlao GTS

            Na verdade… Vou muito bem obrigado… Visão superficial só tem cura com conhecimento,, essa busca é individual.

          • ####Carlao GTS

            Eu vou muito bem .obrigado! Com relação a descobrir sobre o assunto…. Isto demanda interesse individual …

            • MMM

              Eu já descobri, é uma picaretagem. Receber alvará gratuitamente e revende-lo. E aparentemente você concorda com meu ponto de vista, já que não ofereceu nenhum argumento defendendo um ponto de vista diferente.

    • Carlos H. Ferreira

      Esse é o mundo , Thomás Edson também “lascou” os acendedores de Lampião quando inventou a lâmpada .,.
      Hoje temos o Banco Original , que não tem agência e é só um App no celular , e está “lascando” os bancários…
      O WhatsApp “lascou” as operadoras de telefonia , o NetFlix está “lascando” as operadoras de TVs pagas…
      Toda mudança gera um desconforto para os acomodados !!!

      • Mmaykinho

        Uma vez vi uma frase que se encaixa muito bem:
        “Se a lâmpada tivesse sido inventada no Brasil, não teria sido fabricada pra não tirar o comércio dos fabricantes de velas”

      • ####Carlao GTS

        falo por uma categoria, não por uma pessoa… Vcs estão bem por fora do que,é, para muitas famílias…. Enfim “taqueiro” já se lasco

  • zekinha71

    Menos uma máfia no país, agora só restam umas 380.

  • Louis

    Pessoal, o Uber sai mais barato que taxi? Esses dias tive que pedir um taxi, na rodovia o taximetro corria como louco! Em uma corridinha de 20min, paguei R$ 75,00! E o taxista corria como um maluco…

    • Pacheco

      Uber X costuma ser 35% mais barato que o Taxi normal. E o Black usa as mesmas tarifas.

      O Uber tornou-se mais barato por usar GPS durante a rota e poder acompanhar. Isso da ao usuário um certo controle sobre o valor e também evita o velho truque de ir da Paulista Até a Faria Lima pelo Rodoanel.

      • Alexandre

        Às tarifas do Black são mais altas. Ao menos em minha cidade, o povo praticamente só tem solicitado o X, e como a demanda do Black caiu, o motorista dessa categoria pode aceitar uma corrida da categoria X (com à respectiva tarifa).

        • Pacheco

          Em SP o pessoal do Black não muda não. Continua indo muito bem.

          Proximo ao Aeroporto de Congonhas, o que não falta são modelos de luxo aguardando passageiro.

      • Redpeak77

        hahahah essa foi boa, Pacheco!

        • Pacheco

          Mas era isso mesmo… quem já pegou um Taxi em Aeroporto e demonstrou quem não sabe o caminho sabe a volta que eles davam.

          Mas muitos faziam isso por que precisava ganhar dinheiro pra pagar a diária do Taxi.. ai roda pra ganhar. Nada mais, o cara tbm teve despesa pela km a mais.

          Agora com o Uber, acabou a farra e deu ao usuário a possibilidade de fiscalizar mesmo sem conhecer nada do caminho. O cara mudou de rota, o cliente reclama.

          Em breve, acredito que esses aplicativos de Taxi devem começar a fazer o mesmo.

  • Luis Burro

    Não entendi nd!Alias como funciona os taxis,qm permite,controla e fiscaliza?

  • MalcriadoSP

    TAXI?? Alguém ainda sustenta esse lixo?

  • Zeca Piroto 🤘🔥

    Humm… o nome disso é “Efeito UBER!” seria lindo se aparecesse um UBER para cada serviço desses de má qualidade… tipo um UBER para Correios Também… Santa concorrência, sempre beneficiando o consumidor… e ainda há quem reclame.

  • ALVIN_1982

    Viva o Uber e afins… que venham mais apps e se espalhem por todo o país. Queria q algo acontecesse dessa forma com o cartel de preços praticados pelas montadoras instaladas aqui…

  • ####Carlao GTS

    Saiba minha opinião : fique aí , achando graça e rivalizando.. Eu vou curtindo minha folga.