Governamental/Legal Trânsito

São Paulo: Radar defeituoso aplica mais de 17 mil multas

radares-sp1

Foram 17.094 multas aplicadas indevidamente. Esse foi o resultado de um defeito num radar de fiscalização eletrônica em São Paulo. O dispositivo está instalado na Avenida Marechal Tito, entre as ruas Manuel Osório e da Maçonaria, no bairro de São Miguel Paulista, zona leste da cidade.

O limite no local é de 40 km/h, mas o radar apresentou problemas de aferição e começou a multar os veículos de forma irregular, inclusive os ônibus que circulam na faixa exclusiva. Foi por esse motivo, que o problema foi detectado. Vários motoristas de ônibus receberam autuações referentes ao local.

Eles denunciaram o caso ao sindicato, alegando que o dispositivo marcava uma velocidade diferente daquela em que estavam trafegando. A entidade enviou um ofício para a CET e provou que o radar realmente estava com defeito. A prefeitura anunciou que todas as multas aplicadas serão canceladas após constatação do erro, que ocorreu entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro de 2015.

[Fonte: Isto É]

Agradecimentos ao Charles Alexandre Pereira.





  • Rmx

    Será só esse???? kkkkkk
    Mistério !!!!!!

    • leandro

      Deveria ser obrigatório q todos os radares informassem a velocidade que nós passamos no letreiro digital. Assim se algum estiver com defeito rapidamente seria corrigido

    • Nicolas97

      Deveria ser obrigatório aferição a cada 3 meses, só esse radar deve ter afanado mais de um milhão de Reais do povo.

      • Pacheco

        Exatamente… deveria ser obrigatório que ele sempre fosse aferido. Minha loja ficava na Av dos Bandeirantes e semanalmente o carro da manutenção ia lá. Cansei de ver os caras falando que o radar estava marcando errado e eles iam precisar fazer uns ajustes.

      • DougSampaNA

        Quanto será que custa um radar destes? o VALOR DAS PEÇAS? 10 mil, 15 mil? Isso aí deve ser árvore de dinheiro para as prefeituras e pela tecnologia de rastreamento empregado deve ser conter peças caras, QUEM PAGA o custo disso? Será que é só a concessionária contratada pela prefeitura e remunerada com parte das multas ou sobra algum pro nosso bolso ainda ter que pagar isso?

  • CanalhaRS

    Curioso é que todos os erros (de multas ou preços) no Brasil nunca são para menos. Vocês já perceberam isso?

    • Pacheco

      E precisou o Sindicato intervir e provar que estava errado. Quer dizer, se ninguem tivesse falado a CET teria arregadado 17 mil multas nesse pequeno periodo e nem iria achar estranho.

  • invalid_pilot

    Radar deveria ser aferido pelo Inmetro, não ? Logo alguém fez picaretagem nesse ai

    • Gustavo73

      Só nesse?

    • Ricardo Soares

      Eh feito. 1 vez ao ano, se não me engano. Mas se nesse meio tempo o radar der problema, a empresa deve efetuar o reparo(rompe o lacre do Inmetro) e chamar novamente o órgão para efetuar os ensaios. Só então o radar poderia voltar a multar.

      • invalid_pilot

        Sim, mas podem ter feito mutreta, tipo fez inspeção e depois alterou mas nao comunicou ao Inmetro

        Pilantragem da empresa do radar, eles ganham comissão por multa se bobear, ai pega um radar de 40km/h(que é absurdo) em bairro afastado do centro pra alterar… Perfeito e demorou pra sacarem

        • Pacheco

          Só sacou pq multou a faixa de onibus e o sindicato interveio. E se não tivesse entrado no sindicato? Foram 17 mil multas. Faz a conta disso dai.

        • DougSampaNA

          Tem bairro aqui que o povo tá pondo os radares abaixo na machadada kkkkkkkk; isso quando não enchem de bala..desde que a bala não pegue em nenhum inocente.. radar deveria ter obrigatoriamente o marcador de velocidade, e ser proibido radar que só pegue pela frente, porque aí as motos escapam, isso é um claro caso de acepção de motoristas, e justo o Governo Radard que é cheio de defender o absurdo; 50 SERÃO MEUS MOTIVOS DE NÃO VOTAR NESTE SENHOR!

          • Pacheco

            Tem um video maravilhoso de dois caras pintando o radar da Rua Oratorio em frente ao Koga-Koga…eu ri demais.

  • Mr. Car

    O Chaves chamaria isto de “sem querer querendo”, he, he!

  • Mumm Rá

    Enquanto Dilma somente diz É GOLPE É GOLPE É GOLPE É GOLPE É GOLPE É GOLPE É GOLPE e façam Pronatec Haddad diz somente MULTA MULTA MULTA e paguem suas multas

    • Pacheco

      Pois é… chove em SP e os semáforos apagam, exceto aqueles que possuem radares.

      Nunca vi um Radar apagado. Tem um na Zona Leste de SP que possui bateria. O bairro sem energia e ele lá fazendo seu dever.

  • Rbs

    A nica só corre para debaixo do balcão!!

  • vicegag

    O Malddad, gostou de ideia, e pretende encomendar mais deste modelo bichado, este foi pego por causa do sindicato, e os outros em que não existe faixa de ônibus e sindicato na jogada, o Jari não quer nem saber, o recurso é indeferido no ato.

    • Pacheco

      Exatamente… se no Governo federal a Corrupção é no Petrolão, aqui é no Radarzão. É uma fonte de renda absurda pra bancar os desvios e erros da gestão.

  • Felippe

    A pergunta que não quer calar, qual será a quantidade de outros radares que estão com o mesmo “defeito”, eu chuto uns 60% do total instalado hehe

  • CharlesAle

    E pode esperar que há muito mais radares nesda situação.. E só veio a tona porque o sind. dos motoristas de ónibus foi pra cima da prefeitura.. Mas e o cidadão comum, como fica? Multa de radar é dinheiro facil.então eles deitam e rolam em cima dos cidadãos…

  • Confesso que além do erro na programação do radar a velocidade de 40 km h é muito baixa. Até concordo com certos trechos limitados a 60 km , mas 40 é meio inviável.

    • Pacheco

      Curvas fechadas após longa reta, proximo a escolas e faixas de pedestres. Alguns lugares está correto.

      Errado está andar a 50km/h na Marginal/pista local e 80 na descida da Imigrantes.

  • paulo sergio berezovski

    A unica solução pra isso seria privatizar as ruas,o estado é imoral então não da pra deixar nada por conta dele,imagina as leis que é uma das coisas mais importantes,é como chamar um pedófilo para cuidar do seu filho

    • Pacheco

      O correto seria privatizar a CET.

  • daklerx the hedgehog

    sei defeito só faltou multar perdeste -_-

    • Pacheco

      Parece que existe umas leis onde isso poderia ocorrer. O problema é que ninguém vai fornecer dados para ser multado… kkkkk

  • MRJ Mitsu

    governo arrecadando e ruas esburacadas

  • Fabão Rocky

    No radar perto aqui de casa, tomei uma multa por “avançar” o sinal verde. Na foto dava p/ ver q o sinal estava verde e havia outros carros passando também. Recorri e não adiantou. Tive q pagar do msm jeito uma infração q não cometi!

    • Felippe

      é a indústria da multa, nem na crise ela registra quedas na produção kkkkkk

    • DougSampaNA

      Poem no pau, a prova está a seu favor, se deixarmos passar o Jari que não passa de um bando de pau mandados do Radard vai continuar assim, sendo contra a Lei quando for factível a verdade.Pau neles!! São pagos por nós para fazerem HONESTAMENTE o trabalho pelo qual nós os pagamos!

  • Fernando S.

    Evidentemente que o radar sempre “erra” pra mais. O limite é 40, vc passa a 35 e O radar acusa q vc passou a 50. Nunca é o contrário, ou seja, é 40, vc passa a 50 e ele diz 35.

    E tem gente que afirma que não existe uma indústria de multas.

    • invalid_pilot

      Uma coisa é adulteração como essa, que é absurdo.
      Outra coisa é chorar que tem radar escondido (estando dentro das regras e lei, aferido e etc), andar acima da velocidade da via e reclamar da industria da multa.

      • Fernando S.

        Radar escondido faz parte sim da indústria da multa. Coloca 150 radares, mas coloca visível, não escondidinho na moita. O intuito principal do radar é fazer com q o motorista reduza para evitar acidentes, mas já que estamos no HUE HUE BR BR é feito apenas para arrecadar, não para prevenir acidente. Não vou nem considerar aqueles locais em que muda-se a velocidade várias vezes na mesma via, muitas vezes com apenas 1 placa e se vc não ver por estar atrás de um ônibus, tá lascado.

        • Pacheco

          Avenida dos Estados é assim… começa em 50, vira 60, volta pra 50, aumenta pra 70, reduz pra 50. No final, ou vc anda só a 50 ou não pode dar bobeira um minuto.

        • DougSampaNA

          Todo motorista brasileiro deveria ter a face daquele cara da Petrobrás pra não tomar multa, um olho pra cima olha pra frente, o outro olho mais abaixo olha o velocimetro…só assim é possivel dirigir aqui sem tomar multa…país dos infernos é este nosso, aqui está cada vez pior. E tem idiota protestando pela saida da Dilma…eu Choro de ver tanta burrice!!!!

  • Ricardo

    Defeito! Sei! É o famoso vai que cola!

  • Ubiratan De Arruda Câmara

    COM LADRÃO NO PODER ISSO É NORMAL. EM SÃO PAULO O CIDADÃO É ASSALTADO TODOS OS DIAS. ESSA FOI ÚNICA INDÚSTRIA QUE PROSPEROU COM O PT, A INDÚSTRIA DA MULTA. O PREFEITO DE SÃO PAULO É DO PT, O LADDRAD.

    • Pacheco

      Como diz o Grande Prof Villas: O Jaiminho. São 8h52, até agora ele nem trabalhando está.

      Infelizmente o prefeito abandonou a cidade.

    • DougSampaNA

      Raddard!

  • Gustavo Miranda

    Era um radar exigente, qualquer velocidade diferente de 40km/h era registrada…

  • Lucas

    Aqui em Belém costumam nos multar no finzinho do sinal verde e no amarelo.

    • Fernando S.

      Multa em sinal amarelo também é ilegal. Não existe uma linha CTB que diga que passar no farol amarelo é passível de multa, PORTANTO é uma multa ilegal. Mas vão aparecer um pelegos que dizem que não existe indústria de multa.

      • Pacheco

        Sim, o Amarelo é atenção. Quem já está passando, concluir a passagem e quem está distante iniciar a frenagem.

        Por isso sou a favor dos semáforos com relógio.

        • DougSampaNA

          Eu tambem, mas aí diminui as multas né, a segurança vem depois da arrecadação.

          • Pacheco

            Pois é… igual o Jaiminho faz aqui em SP. Usa as multas pra pagar a tinta superfaturada das faixas de onibus e ciclovia.

  • Redpeak77

    Zona Lost, Itaquerão, Saint Michel… tudo ali! =P rs