Finanças Governamental/Legal Trânsito

São Paulo: Somente 29% dos motoristas são multados

radar-interlagos-1

Apesar de toda a estrutura montada para fiscalização eletrônica e também o policiamento destacado, o estado de São Paulo tem somente 29% dos motoristas multados.

Desse total, menos de 5% são responsáveis por 50% das autuações. No ano de 2015, as estradas estaduais registraram um total de mais de R$ 700 milhões em multas, de acordo com Detran-SP e DER-SP.

Só na capital paulista, a arrecadação foi de R$ 988 milhões no ano passado e o prefeito Fernando Haddad (PT) virou réu em uma ação civil por uso indevido dos recursos obtidos com as autuações de trânsito. Já o governo do estado conseguiu a liberação do montante arrecadado para outros fins, além do trânsito.

Na cidade de São Paulo, de acordo com o Detran, mesmo com a redução da velocidade para 50 km/h na maioria das vias, as multas mais recorrentes são o uso de celular ao volante, avanço de sinal vermelho e condução sem o cinto de segurança.

[Fonte: O Mundo em Movimento]

Agradecimentos ao Vinícius Dutra.





  • Não querendo defender governo algum, são esses 29% , e em especial os 5% desse montante que provavelmente mais reclamam do governo. É impressionante como na atual situação do governo pessoas tendem a reclamar por qualquer posição do governo. A um mês tínhamos um governo e os cidadãos reclamavam, hoje temos outro governo e continuam reclamando. É mais ou menos como aquele adesivo de cunho religioso grudado no automóvel e você só observa, na primeira vaga para deficiente ele estaciona, sem lhe ser direito.

    • Fábio Henrique

      Igual uns caras q eu conheco, andam acima da velocidade e qd recebem multa falam ‘mas que lixo de cidade!’, ‘ah, a industria das multas!’, ‘ah, o radar escondido’. Sempre falo ‘filho, limite é pra ser respeitado sempre, nao soh qd ver o radar.’

      • João Cagnoni

        Não posso falar muito pois eu era um desses.

        • Rodrigo

          .NA pelo amor de Deus!!!! “Só 29%” Praticamente 30% dos motoristas habilitados de São Paulo são multados e alguém classifica isso como “Só”????

          Isso é uma “PANDEMIA” de multa!!!!

          • Zoran Borut

            Você já viu alguma vez na vida um carro estacionado em local proibido? Na minha rua, toda semana tem algum guinchado, sem contar os que param embaixo das placas de sinalização na cara dura – enquanto os estacionamentos ficam vazios. E ainda há os que transitam pela ciclofaixa, avançam sinal e andam a mais de 60km/h numa rua escolar. A pandemia não é de multas, porque nem metade dessas infrações aqui são multadas.

            • Edson Fernandes

              Vc tocou num bom assunto… aqueles que em ruas residenciais burlam a lei como um todo.

              Eu fico PU@% quando alguém entra acelerando onde moro (limite de 20km/h) aquilo foi para RESPEITAR porque ali passam pedestres. Se uma criança está passando enquanto um esperto acelera com tudo?

              Fico incomodado mesmo. Eu digo o seguinte: Se a prefeitura fiscalizasse as irregularidades em ruas residenciais, ela nemp recisaria de cameras… e iria ganhar muito dinheiro.

              Só por curiosidade: Na entrada de estacionamento do predio onde moro tem 8 PLACAS de sinalização de proibido parar. O que fazem? Peruas, caronas e namorados PARAM onde não é permitido. Ali eu te digo facilmente que pelo menos umas 100 pessoas tomariam multa numa boa por dia. Multiplique isso pela quantidad ede predios em SP…

      • shdn2010

        Eu ando sempre na velocidade permitida, faz mais de 2 anos que nao levo multas por excesso de velocidade e acho que realmente existe uma bela industria de multas em todas as cidades!

        • Edson Fernandes

          Eu faz mais… de menos de 1 ano que não tomo multa. A ultima foi por erro meu de querer sair de uma via de menor velocidade (rodoanel) para uma via mais rapida (dutra) fui a 110km/h no fim e tomei a multa. Acho que em outubro do ano passado.

    • Tosoobservando

      Uai mas antes tava ruim e agora continua ruim, e o Temer ta aprovando umas coisas bem sinistras, como esses aumentos de salarios e cargos ae sem dinheiro em caixa, ou seja, vao ter de votar novos impostos breve, entao o que adiantou tirar a Dilma?

      • Daniel

        Tirar a Dilma foi uma manobra pra eles subirem os salarios deles e cortarem todos os benefícios da população (previdencia, CLT, até o tal do limite de internet!!!).
        Mas, como foi tudo feito com a ajudinha da grobo (que deve uma pequena fortuninha em impostos) ela fica falando de outra coisa (inclusive o tal estupro no Rio está sendo usado como cortina de fumaça) pois sabe que se essa tchurminha continuar no poder, vai perdoar a divida dela (como já fez anteriormente em troca de ser laranja pra bancar a amante que engravidou de uma determinada pessoa).
        O negocio tá sombrio… e o pior é que não foi por falta de aviso, mas, quem avisou foi taxado de mortadela!

        • Tosoobservando

          Calma pq isso nao é de todo verdade, a Dilma ja estava tirando tudo isso e so estava segurando esses aumentos por causa dos desmandos da corrupção. Tudo bem que isso contribuiu para a caida dela, mas isso ae que ta acontecendo mais cedo ou mais tarde iria ocorrer, deixaram o país quebrado e em recessão profunda (a pior desde 1929).

        • CignusRJ

          Acredite não existe mágica.
          A situação de hoje nada mais é do ue resultado de 14 anos de desgoverno, descalabro nas contas públicas, irresponsabilidade fiscal, corrupção desenfreada estimulada e protegida pelo PT (isso foi dito em depoimentos dos presos da lavajato), recessão de quase 2 anos(a pior da história do Brasil).
          Logo uma hora ou outra a bomba iria estourar e se medidas duras não forem tomadas as coisas só piorarão.
          Não defendo o Temer, politico ou partido mas do jeito que as coisas estavam não poderia continuar.

          • CharlesAle

            Dilma era só um fantoche. Quem mandava mesmo era o demônio(não é exagero) de nove dedos e sua corja de ladrões..Mas é lógico, ela tão culpada quanto nesse descalabro que ela deixou o país..E a situação é tão difícil que para corrigir é mais difícil ainda para o Temer. Sem falar de uma parte de mamadores que quer que ela volte..Se ambos forem para a cadeia, ai sim o brasil respira aliviado.Do contrário, seremos a pátria da impunidade e corrupção. Só lembrando que o BNDES é uma bomba também que vai explodir provavelmente bem pior que o petrolão..

          • Daniel

            Vc concorda com as medidas de tirar os beneficios da população? E os 58 bilhões do pacote de beneficios dos agora “amigos do Temer”?

            Tem é que mudar o sistema politico, muito politico e muito benefícios pra eles, isso sim tá quebrando o país.

            E, esfolar a população para garantir lucro de industriário é muita covardia!

            • Evandro

              Não vejo assim, as indústrias devem sim ter lucro, são elas que empregam a grande maioria da população e fazem girar a economia, sem elas, o resto fica prejudicado….

        • duhehe

          Amigo, se informa melhor sobre as coisas, você esta misturando um assunto com o outro.
          Unica desonestidade diretamente ligada a caida da Dilma que eu fiquei sinceramente bem assustado foi com o plano de obstruir a justiça afim de manter a farra com nosso dinheiro.

          • Tosoobservando

            Acabou de sair na delação do Marcelo Odebrecht, ela esta diretamente envolvida em caixa 2 pra sua campanha de 2014, pediu propina.

            • duhehe

              Quem sabe agora ela cai de uma vez.
              Vai levar o Temer junto, mas nos livramos finalmente do PT.

          • Evandro

            coloca na sua lista os 12 milhões do caixa 2…..

        • Fernando

          O PT estava no poder desde 2002, e com Dilma desde 2010. É muita ingenuidade pensar que os problemas que nosso país está sofrendo e nós também é por causa da oposição ou do atual governo que tem mais ou menos 1 mês de governança.

          O que o Brasil cresceu como também encolheu novamente e bem como essa roubalheira solta entre políticos associados principalmente ao PT é culpa do PT.

          Pensar o oposto à isto é fantasiar ou não querer enxergar a realidade como ela é.

          • Daniel

            Eu sempre digo, o pior problema do Brasil se chama PMDB… sem o PMDB não há a tal da governabilidade… o PT se entranhou com o PMDB pra governar… só que a Dilma nunca foi de ficar fazendo acerto, sempre foi meio “durona”… não agradou os caras, eles se irritaram e fizeram a população de refém nesse meio tempo.
            O corte dos beneficios não tem motivo de acabar com a crise. Os cortes dos beneficios tem o motivo de agradar os industriários e garantir maior lucro fácil pra eles, as custas de trabalho praticamente escravo.

            • Fernando

              Eu ja notei que qual é sua preferencia politica neste chat. Respeito, mas nao concordo. Eu nao tenho preferencia por partido algum, todos são corruptos. A diferença é que alguns ainda fazem algo por nós, enquanto outros, apenas nos tomam tudo que entregamos a eles (impostos).

              Quanto a sua opiniao ao PMDB, penso que se eu ( O PT) sou o dono de uma empresa (O Brasil) e convido voce para ser meu socio minoritario (O PMDB), acredito que eu sou o responsavel por esta empresa, bem como os lucros e os problemas ficam para mim, em sua maioria, receber (os lucros) ou resolver (os problemas).

              Sua mensagem dá a ilusão de que o Brasil é governado nas sombras pelo PMDB e o PT é refem do mesmo por 13 anos. Isso não é verdade. Se fosse o Lula nao defenderia as “melhorias” da população que se teve nos outros anos, pois se fosse a mando do PMDB, então quem é o grande bem feitor do pouco que tivemos de ascensão social de muitos aqui é a turma do PMDB e não do PT.

              Me desculpe, mas isso é um equivoco acreditar nesta teoria.

              O PT foi o partido responsavel pelos mandos e desmandos do Brasil nos ultimos 13 anos, incluindo erros e acertos, benesses e roubos alheios. O que o Brasil é hoje é reflexo do poder do PT nestes ultimos 13 anos, seja para o bem como para o mau.

              Agora se vc nao quer enxergar o obvio, fazer o que?rs…. cada um tem o direito de acreditar que vive aonde quer.

        • Louis

          Como você quer que não corte benefícios da população, se o governo está quebrado?!?! Dinheiro não se cria na base da canetada. Repito, governo está quebrado! E todos, principalmente os mais pobres sempre pagam o pato de uma má administração.

          • Daniel

            Os 58 bilhões usados para agradar os amigos (no meio da crise) daria pra manter os beneficios da população por um bom tempo.

            • Evandro

              Que tal os beneficiários desses “benefícios sociais” começarem a trabalhar depois de tantos anos?

            • Louis

              Nisso eu concordo, este aumento, mesmo já planejado pela turma da Dilma, deveria ser cancelado, é imoral. Mas o rombo é muito maior, só para este ano serão mais de R$ 170bi .
              A previdência precisa de reforma, e muitos vão perder direitos, é questão matemática. Erro é achar que vai ter dinheiro para todo mundo, com gente se aposentando antes dos 50 anos de idade e vivendo até 90, com o agravante de que a população jovem (produtiva) está cada vez menor.

        • Felippe

          foram 14 anos de desgoverno total e agora vem com essa de manobra? Tem mais é que chutar o PT do poder mesmo, acabaram com o país,e muitas coisas que foram aprovadas agora já estavam caminhando quando a nossa presidanta estava no poder

      • Rodrigo

        Na iniciativa privada os Sindicatos se movimentam para aprovar, todo ano, o dissídio coletivo que visa recuperar perdas pela inflação. Onde trabalho, por exemplo, esse aumento foi de quase 10%.
        No funcionalismo público isso não existe, ou não nessa mesma frequência. Logo esses aumentos são justos, afinal estes servidores estavam há 9 anos sem essa reposição. Veja bem, não estou dizendo que esse seja o melhor momento, só que estava parado há anos na mão da ‘Dilmãe’. Minha mãe é pensionista de ex-servidor estadual , tudo aumentou (principalmente convênio médico e alimentação), mas o benefício dela continua o mesmo de 7 anos atrás. A mesma coisa para aposentados do INSS. Pessoas que contribuíram a vida toda com impostos (e continuam o fazendo) mas que aos olhos do Governo, principalmente o PT, são chamados de vagabundos.
        Isso sim é um tapa na cara da sociedade. Imagine vc com mais de 70 anos tendo que sobreviver com o mesmo rendimento de 10 anos atrás.

        • Tosoobservando

          No funcionalismo publico se trabalha pouco e se ganha muito melhor, ainda mais no judiciario, e quer saber, todo salario do funcionalismo devia ser atrelado ao minimo, por ex. presidente, juizes do supremo, executivos de empresas publicas ou do senado e camara, nao poderiam ganhar + de 10 salarios minimos, e ele so seria reajustado junto com o salario minimo tambem. Ae eu queria ver heheh

          • Rodrigo

            Concordo em partes. Nem todo funcionário público ganha muito, tampouco trabalha pouco. Mas realmente existem muitos assim, principalmente do Judiciário como vc disse. Só que tem um porém: salários maiores de concursados compensam a falta de, por exemplo, fundo de garantia, além de servir como forma de atrair e reter esses funcionários.

            • Tosoobservando

              Forma de atrair e reter? kkkk com quase 12 milhões de desempregados no país vc ainda acha isso necessario? Piadista vc ne

              • Rodrigo

                É verdade. Pensa comigo: cargos concursados, dependendo do salário tem alta relação candidato X vaga; logo, somente candidatos mais bem preparados e qualificados acabam conseguindo. Desta forma, o estado precisa garantir que estes talentos sejam retidos. De que forma? Estabilidade no emprego (após os mandatários 3 anos de estágio probatório) e aposentadoria integral, além de licencia prêmio, quinquênios, etc. Claro que nem sempre isso é suficiente e a depender da função, do nível de qualificação e da esfera (municipal, estadual e federal) há grandes disparidades.
                Geralmente os servidores federais possuem remunerações mais atraentes.

                • Tosoobservando

                  kkkkkkk verdade os serviços publicos sao maravilhosos, superam em muito os particulares, privados. Vc esta certo eles tem de pagar bem pra reter os “talentos” e garantir a “excelencia” dos serviços publicos no Brasil, que alias, sao de primeiro mundo ne hehehe Hue Hue Br.

                  • Rodrigo

                    Acho que vc está misturando as coisas. Em nenhum momento disse que os serviços públicos são de boa ou de má qualidade.
                    Há os bons e maus profissionais como em qualquer ramo de atuação. Toda generalização leva ao engano. Tampouco estou dizendo que o salário de um servidor público é alto ou baixo demais em relação a um da iniciativa privada. Só estou argumentando as razões que levaram ao acréscimo dos salários no judiciário.

                    • CharlesAle

                      Eu defendo a plena valorização dos funcionários concursados.E a intensa desestatização do governo. Reduzindo assim o tamanho do estado e sobrando mais dinheiro para se investir no País..

                    • Rodrigo

                      Bingo!

          • Lucas

            Estuda e passa num concurso público. Simples assim.

            • Tosoobservando

              Kra nao estou criticando pq eu quero trabalhar la, e sim pq o dinheiro é publico, e por ser assim, no Brasil a regra é qual? Gastar muito, sem pensar de onde tirar. Ae toma-lhe mais impostos. Depois vem a pessoa e reclama de tudo aqui ser caro e ruim.

        • Fernando

          De no Brasil não houvesse inflação não haveria problema nisto, como há, não tem menor condição de se viver com o mesmo valor.

          • Rodrigo

            Exato

      • duhehe

        Leia a reportagem que ela deu a folha de SP ( que é bem petista)

        Para a Dilma, a saida para a crise era aumentar a gastação publica, aumentar impostos e censurar a imprensa, qualquer semelhança com oq foi feito na venezuela não é mera coincidencia.
        A saida dela não significa solução magica e para ontem, pelo menos tira da mão dela a caneta das cagadas.

        • CharlesAle

          Resumidamente Temer assumiu uma bomba “inadministravel” nas atual situação deixada pela ex..Vai ter de tirar leite de pedra. infelizmente..

          • Rodrigo

            É, acho que todos sabíamos que não seria uma tarefa fácil.
            Além disso, ela e sua trupe estão fazendo de tudo pra melar ainda mais as coisas.

      • Edson Fernandes

        Isso que vc não citou uma outra situação: Aquela em que ele elimina 900 “cargos” e coloca “novos” 1500 no congresso.

    • Franco da Silva

      Dá pra ver nos comentários. Os prefeitos são ladrões, os governadores são corruptos, o presidente é safado. Mas eles não respeitam as leis (nem as de trânsito) e são exemplos de seriedade e dignidade. Pffff…!!!

    • invalid_pilot

      Esses 5% também podem ser aqueles que andam com carro em busca e apreensão por falta de pagamento e logo estão cag… e andando pra multas.

      Ou aqueles que compram carros e não transferem e tomam multas no nome dos antigos donos.

  • Boris

    é capaz de vc ser multado até a 40 por hora em avenida tripla. completamente ridículo

    • Zoran Borut

      Há outra matéria dizendo que 5% dos motoristas paulistanos concentram 50% das multas. Acredito que muitos comentaristas estejam entre esses 5%, pois sempre vejo o pessoal esbravejando contra a tal indústria da multa.

      • Boris

        entao nao pode reclamar de nada q vc é um super-infrator, é isso q vc quer dizer?

        • Zoran Borut

          Quem não deve não teme.

          • Boris

            parabéns! adorei sua aula de raciocínio (i)lógico

    • CharlesAle

      Exato. Redução de velocidade tem de vir através de estudos técnicos q comprovem a necessidade..Não ao “bel prazer” da Adm pública, muitas vezes, já combinado com empresas de radares..

  • afonso200

    sempre ando certinho, é 40, é 40

    • Guilherme Eduardo

      Eu também. Reclamo, falo muito, mas respeito.

    • Vanderlei Santos_JAC_J6_2012

      Até na estrada! O que faço é tentar ficar naqueles 5km/h a mais que é a diferença do velocímetro, mas até isso tenho me policiado para não fazer, um saco mas algumas situações de perigo ou até mesmo uma ultrapassagem errada de outro motorista eu tenho um tempo bem maior para pensar em fazer alguma coisa. Andar a 100, 110 já é bem diferente que andar a 80km/h. As vezes o cara pensa que da para ir apé mais rápido, mas é tranquilo de viajar…

      • afonso200

        fala amigo, sou de Sao Leopoldo/RS, sempre ando na velocidade certa, se é 80 bota 83, na FreeWay que é 110, boto 113. mesmo tendo um V6, nunca passo dos limites, mesmo dentro das cidades, 40 é 40…… casa de litoral fica no Pinhal, dai ou vou pela 040 em Viamão, ou vou até a estrada do mar, mas vou para o lado oposto passando por PASSINHOS, até anexar na 040 em Capivari do Sul, aumenta em 60km o trecho pois anda-se mais pela freeway…….mas bora lá

        • Vanderlei Santos_JAC_J6_2012

          Sou de canoas e a vó imbé cara as.vezes nem 110 to indo, tenho colocado no 100 que naquela bobeira já bate nos 120 isso no meu 2.0 chinesinho imagina num v6. Algo que quero se possível no futuro é o controlador de velocidade colocar 100 ou 110 e ficar tranquilo!
          Cara parece viagem mas a 80km/h tenho a impressão que posso parar meu carro com o pé se necessário hehe dirijo tranqüilo. Nessas estradas com esses motoristas imprudentes acima de 80 acho perigoso. A br 101 já está com limite de 100km/h? Viajo para o interior de vez enquando pista.duplicado já melhora. Agora pista simples sou a favor dos 80.

        • Vanderlei Santos_JAC_J6_2012

          Meu pai vive falando que fulano vai para três de maio ou santa rosa em 5 horas que fulano toca direto a 130 e fulano faz em 4 horas e meia e blá e blá e blá 380 km pegando serra. Veio não entendo a graça de falar que toca 150km/h qq fire 1.0 toca isso na freeway acelerar é facil, parar e fazer curva que é difícil. até piloto de f1 perde controle. Imagina nosso carrinhos com roda 13 sem abs…

          • afonso200

            verdade, o pessoal sempre falando em andar um monte que nao pegou radar e tal, mas pra que andar a mais??? pra ser multado, e pior a reação em alta velocidade é muito menor…….voce disse que é de Canoas, o Diego Velocimentros faz a manutenção preventiva no meu V6, no caso Azera, na verdade fiz a primeira preventiva com ele, em março que vem faço mais uma, troca parcial de oleo de cambio 6AT, 2 polias da poli-V e a poli-v, e fluido de radiador, é um video que tem um corolla 1995 junto…………. te digo que a ultima multa que levei foi em 2012 por desatenção, passei em um pardal em Portão que era 60 passei a 71, voltando do almoço de domingo, sei la, olhei pro painel meio desatento, aquela conversa boa dentro do carro, na epoca era uma Fielder AT,,,,,,,,,, e agora em 26 de fevereiro passei tambem desatento(era uma sexta, aquela correria pra finalizar serviço dos clientes) passo todo dia ali, 60 passei a 72, e por incrivel que pareça, olhei ja 50x no sistema do detran e a multa nao foi gerada, kkkkkkk ou seja continuo sem multa, e o melhor de tudo, IPVA do Azera com 3 anos sem multa = 15% desconto, e antecipação de pagamento 3% desconto e 3% desconto bom cidadão na notas fiscais……..resultado, IPVA azera 2011 esse ano deu 966reais + DPVAT e Taxa,………. final deu 1.190 (algo assim)……. dai eu sempre falo, mais em conta que novo Ka, UP, HB20, kkkkkkk

  • Vagnerclp

    Multa para quem fala ao celular dirigindo deveria ser de 2903 reais.

    • Pacheco

      E se falar pelo bluetooth leva tbm? Ta ai uma multa que eu não concordo.

      Mas acho que deve aumentar a fiscalização e esses 5% eu tenho certeza que são aqueles Carros NP que vc acha de monte na OLX pra vender.

      • Daniel

        pois é… lembra do Escortinho 92 com mais de 2milhoes em multas?

      • Wellington Myph13

        Falar por Bluetooth não leva porque o guardinha não sabe, mas imagino que não dê pra utilizar como “defesa” pois não deixa de ser o fato de: “Falar ao telefone enquanto dirige”.

        • Pacheco

          Então… é mais uma lei “burra”. Por que eu posso ouvir musica no ultimo volume, posso falar no bluetooth, posso conversar com passageiro e não posso falar ao celular?

          Pra mim o unico problema seria usar uma mão, o que eu faço diariamente quando uso veiculo automatico.

      • invalid_pilot

        Depende, se for por bluetooth do sistema de som do carro não.

        Se for aqueles aparelhos no ouvido sim, pois no CTB diz que você não pode dirigir com nenhum fone de ouvido (ou algo assim, não sei como está escrito exatamente na lei)

        • Pacheco

          E qual a diferença de se falar no celular, no bluetooth ou com passageiro?

          • invalid_pilot

            Releia o que escrevi: Se for viva voz não da multa pq você não está com fone no ouvido e nem mão ocupada.

            Se for aqueles fones de Bluetooth dá porque você está com fone de ouvido, o que é proibido

            • Pacheco

              Sim, mas o que quero dizer é qual a diferença de conversar dentro do carro.

              Acredito que música alta é pior que falar ao telefone. Sou contra enviar e receber mensagens.

          • O celular tira a concentração mesmo via Bluetooth, isso é comprovado em estudos. Quanto a passageiros também não é aconselhável manter diálogo, basta reparar na indicação para motorista de ônibus.

      • É mais o celular tira muito a concentração do motorista, e isso é provado , mesmo sendo via Bluetooth. Também não sei se leva multa nesse caso. Imagina você dentro de um avião e no momento da decolagem o piloto no celular? Mesmo que fosse via Bluetooth. Ou um médico em procedimento cirúrgico no celular e você na mesa de cirurgia?

        • Guilherme Eduardo

          Quando minha esposa me liga e eu estou dirigindo ela sabe na hora. Uso o bluetooth do carro, mas a fala parece de um semi-lesado (demora na resposta por exemplo) por que fico dividindo a atenção com o trânsoto!!!

        • Pacheco

          Então, eu concordo contigo. Mas qual o sentido de proibir o dialogo dentro do veiculo.

          No celular, o que eu acho valido na proibição é usar uma mão para dirigir ou digitar e receber mensagens.

      • duhehe

        Falar no bluetooth não causa multa, o cara da CET não tem como afirmar o que você esta fazendo.
        O que ocorre que entra como ”Falar no celular” é ficar mandando mensagem.

        • Pacheco

          Mandar mensagem sim é algo que causa acidentes. Pessoal que fica no Whats e vai se ferrando. Já levei uma batida na traseira por causa disso.

  • Não sei ainda fazem os cabritos, mas por intermédio de um conhecido, fiquei sabendo mais ou menos do esquema, a mulher dele tinha um “cabrito”. Resumindo, eram carros financiados que não foram pagos ou sinistrados, repassados por um valor bem abaixo do mercado. Na época eu lembro que era um Palio e ele pagou uns 8k no carro que valia uns 25k. Como os valores de financiamento mais multas eram absurdos, muito mais que valor do carro, ela usava até cair em uma blitz, que diga-se, nunca aconteceu que eu saiba. Eu lembro que o Palio tinha mais de R$ 10k em multas porque ela simplesmente ignorava qualquer regra de trânsito. Eu acredito que estes 5% devem estar em circunstâncias parecidas.

    • invalid_pilot

      Acredito ser exatamente isso.
      Tá cheio de carro assim, ainda mais no Estado de SP com frota de mais de 20 milhões de autos.

  • João Carlos

    Estatística é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja.

    • Wagner

      Hahahahaha
      Meu orientador sempre disse: “Estatística é um jeito elegante de dizer muitas bobagens”.

  • leitor

    A culpa é sempre do motorista. O limite de 40km/h ou menos nunca é baixo demais. Não existe indústria de multa. Apenas uma fatura extorsiva porque não tinha aviso, porque se tivesse aviso eles diminuiriam a velocidade, e isso nao tem importância.

    • Rodrigo

      Fora as pegadinhas, né?
      Recentemente fui presenteado com uma multa de velocidade na Marginal Tietê. Pra quem não conhece, são 3 tipos de vias: a expressa (70kmh), local (50kmh) e intermediária (60kmh).
      Pois bem, recebi uma pois estava a 65 kmh na via intermediária, bem na saída da expressa, pois não vi o radar (não vi).
      Terei que me resignar e pagar, fazer o que, mas é ou não uma sacanagem?
      Depois ainda tem iludido que fala que não.

      • invalid_pilot

        65km/h reais não multa, provavelmente esses 65km/h da multa já veio com o desconto de 7km/h (velocidade considerada)- ou seja você estava a 72km/h reais

        • Rodrigo

          Exato. Na saída de uma via de 70 km/h entrando numa via de 60 km/h e ali estava um radar prontinho me esperando. Deve ter pego outro 0tarios também.
          Mas não existe indústria da multa, isso é invenção da Globo golpista.
          Ainda bem que o prazo de validade do Haddad termina esse ano. Vamos ver o rombo que ele vai deixar nas contas da maior cidade da América do Sul.

          • invalid_pilot

            Sim, concordo que é um saco. Por isso aqui ando com GPS até pra ir na padaria do bairro e evitar tomar multa.

            Sou mestre em passar no amarelo em sinal com radar de avanço, mas até hoje nunca deu nada kkk

          • Fernando S.

            Mas não há tolerância de 10%? Se a velocidade da via é 60 km/h e vc passou a 65 km/h na velocidade considerada, vc está dentro da lei! Ou estou bostejando rsrs?

            • Rodrigo

              Bom ponto, mas vindo da Prefeitura de São Paulo nada me espanta. Vou conversar com um colega que faz recursos de multa pra ver se é possível recorrer. Por enquanto é só a notificação.

            • invalid_pilot

              Até 100km/h de limite da via são 7km/h independente da velocidade e acima de 100km/h são 10%

              No caso do amigo os 65km/h já estão descontados os 7km/h e logo os 65km/h está acima de 60km/h

          • Zoran Borut

            Vc admite que estava acima dos 70km/h numa pista com essa velocidade máxima, entrou numa cuja máxima era de 60 km/h, levou multa nesta última e ainda quer ficar bravo? Fala sério.

            • Rodrigo

              72 ainda está dentro da tolerância da pista de 70 km/h. Reclamo (e com razão) da falta de ética de se colocar um radar na faixa de transição entre uma pista e outra. Isso é pegadinha, simples assim, pois não estava ainda na de 60 km/h e nem na de 70 km/h, logo qual deveria ser a velocidade ali?
              E pelo visto vc é daqueles que diz que quem joga papel de bala no chão não pode reclamar da corrupção, pfff…

              • Zoran Borut

                De corrupção pode até reclamar, o que não pode é reclamar de sujeira. Da mesma forma que quem não está nem aí para as leis não deveria criticar quem faz o mesmo. São Paulo teve um prefeito muito famoso por ter sido condenado pelas Justiças de dois outros países por roubo de dinheiro público, prefeito este que mandava multar quem jogasse lixo na rua enquanto ele próprio fazia isso e dizia que não deveria levar multa por não ter fiscal por perto. E esse prefeito corrupto continuou sendo eleito politicamente pelos paulistanos por anos a fio.

                • Rodrigo

                  Esse mesmo prefeito que, dentre outras obras importantes podemos citar: aeroporto de Guarulhos (o maior e melhor aeroporto da América latina), complexo viário Águas Espraiadas (atual Roberto Marinho), Rodovia dos Imigrantes, Avenida Escola Politécnica, diversos piscinões, Túnel do Ibirapuera e por aí vai… Só pra citar o que eu me lembro agora. Ah, também projetou e implantou o que hj o pt chama de CEU, programas como leve leite, AMA, etc. Vai ver é por isso que ele consegue se reeleger mesmo acusado de tantos ilícitos.
                  Agora vamos às obras do Haddad: placas de sinalização de locais sujeitos a alagamentos (que se vc deixar seu carro e alagar o seguro não cobrirá), faixas de ônibus em locais inapropriados, pinturas no chão de baixíssima qualidade que chamam de ciclofaixa, as melhores ciclovias estão nas áreas nobres da cidade (afinal os imóveis da burguesia não se valorizam sozinhos), coleção de radares que resistem a tornados escala 5, mas semáforos que não resistem a uma brisa leve, …, esqueci de algum?

                  • Zoran Borut

                    Obras superfaturadas das quais ele desviou dinheiro e ainda empurrou a conta para os prefeitos seguintes. Aí qualquer um faz.

                    • Rodrigo

                      Senti uma pitada de inveja-branca dos governos esquerdistas nessa frase.
                      O clichê “rouba mas faz” soa como um palavrão pra estes que desviam mas pouco fazem.
                      Amadores, têm muito o que aprenderem…

      • Guilherme Eduardo

        Outra sacanagem e a placa de velocidade escondida (a placa, não o radar) ou velha, vc fica andando sem saber se está certo ou não.

      • Lucas

        Amigo, aqui em Belém o caos se instaurou. Os radares estão multando quando se passa no sinal amarelo! Mesmo se estiver verde e amarelar justo quando estamos passando por baixo. Houve até greve de ônibus protestando contra os temporizadores dos radares. Deus nos ajude.

  • Lyn

    menos de 5% dos mostoristas paulistanos são responsaveis por metade das multas do estado de SP?? Só não faço as contas porque estou com muito sono. rs

    • Pacheco

      Carro NP, veiculo sem documentação e alguns endinheirados que nem ligam pra quanto vão pagar na hora de licenciar o carro.

      • invalid_pilot

        Endinheirados. Tinha um diretor na antiga empresa que trabalhava que toda semana tomava multa e como tinha grana vivia vendendo pontos pro pessoal da empresa kkkk

        • Guilherme Eduardo

          Carro em nome da empresa também também vai nessa. Como não tem ponto, o cara paga as multas e não liga para as regras de trânsito.

          • invalid_pilot

            Esse carro era dele mesmo kkkk

            Teve até multa por dirigir na contra-mão que ele passou. Pior era quem aceitava pegar pontos por conta de 100~200 reais

          • MMM

            Nao é bem assim, pq se vc nao indicar, na primeira multa vem em dobro, na segunda o triplo e assim sucessivamente.

        • Pacheco

          Exatamente… isso acontece muito.
          É só vc andar na Rebouças, Faria Lima, Paulista, 9 de julho e algumas ruas da região central que encontra inúmeros carros de luxo andando nos corredores e faixa de ônibus levando multas.

          Eu já vi uma Cayenne descer a Rebouças inteira pelo Corredor em horário de pico. Até buzinou qndo passou no CET.

          • invalid_pilot

            Ai é osso hein kkkkk

            Duro que nem crime de transito da cadeia, o que dirá infração simples

            • Pacheco

              Normal amigo… vc ve muito carro NP fazendo isso.

  • mestiçoblack

    são reincidentes?ou industria da multa?

  • Wagner

    os outros 71% não cometeram infrações

    • Daniel

      muitos desses 71% NEM DIRIGEM!

      Conheço algumas pessoas que tem CNH mas não dirigem por nada.

      E isso também mostra a falha na fiscalização… é só andar por qualquer cidade que vc vê o monte de M que fazem no transito, mas a maioria fica impune. Só se “ferra” quem é pego por fiscalização eletrônica.

      Agora, multa por uso do celular ainda tá pouco… tem muito mais gente falando no celular com o carro se locomovendo por ai (sim, pq não tem ninguem DIRIGINDO!). Aqui em Macaé é moto, bicicleta, caminhão, onibus, carro, pedestre… Não passo um dia sem ver alguem falando no celular no meio do transito e colocando os outros em situação de risco!

    • MMM

      Não concordo. A fiscalização é muito falha e muita gente que comete infrações não é multada pq praticamente só existe fiscalização eletrônica. Todo santo dia tem gente dirigindo no acostamento da Via Anchieta pra se livrar do trânsito e nunca vi alguém ser multado ali.

      • Zoran Borut

        Na minha rua não tem radar, mas tem uma escola e nada menos que três grandes placas e uma faixa no alto e uma lombada alertando para o limite de velocidade. Mesmo assim, donos de SUVs e carros altinhos voam pela rua ignorando a lombada e todos os avisos. Imagine se a terrível indústria da multa pega esses inocentes. Fora os que têm os carros guinchados toda semana por estacionar durante horas em local proibido, como faixa de pedestres com rampas – em frente a centros de saúde repletos de cadeirantes. Basta ver o colega acima reclamando de ter sido multado por trafegar a 72km/h numa pista com máxima de 60. Esse é o brasileiro médio, num país que se formou a partir do roubo, da matança e da escravidão do outro.

        • MMM

          Eu acho que tem os dois lados. Por um lado a fiscalização é falha e não multa metade dos infratores. Por outro lado muitas infrações são cometidas por armadilhas. Na Anchieta mesmo tem um caso assim. Vc sai da rodovia onde a velocidade é 90km/h, na saída é 60km/ h e vc da de cara com uma curva fechada que vira 40km/h e tem um radar. Isso é uma armadilha que não educa e não melhora a segurança, muito pelo contrário, pois o povo enfia o pé no freio por causa do radar.

      • Wagner

        Falhou o teclado e não foi a interrogação…
        “os outros 71% não cometeram infrações?”
        Esse é o certo…
        Então. Também acho, na verdade acho que infrações são cometidas por uns 90% dos motoristas. Seja porque não sabem dirigir direito (são despreparados), seja pelas “armadilhas” convenientes.
        Os outros 10% não dirigem, por isso não tomam multas.

  • Mumm Rá

    ” Só na capital paulista, a arrecadação foi de R$ 988 milhões no ano passado e o prefeito Fernando Haddad (PT) virou réu em uma ação civil por uso indevido dos recursos obtidos com as autuações de trânsito ”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Multaddad envolvido em corrupção/desvio de verbas ( outro político petralha metido em roubalheira )

    PT possui o incrível toque de merdas : Tudo que os seus políticos tocam vira corrupção desvairada

    Não estou isentando outros partidos de corrupção porém o PT simplesmente EXTRAPOLOU a corrupção nesse país porque embora corrupção sempre tenha existido no país nenhum partido político o fez de forma tão organizada e vil como o PT além disso Lulao e Dilma tentaram e tentam transformar o Brasil numa Zonazuela/Cúba e implantar uma Ditadura Vermelha em nosso país

    Para os Comedores de Mortadela & Lacradores de 13 & Militontos de Ambiente Virtual : CHOREM

    • Pacheco

      Então amigo… eu não gosto do PT e sou contra esse prefeito, mas a acusação é que ele usou para outras contas da prefeitura e não para ele.

      • Rodrigo

        Ah claro, ciclovia a R$40 milhões por quilômetro, tá certinho.
        Acho que nem a ciclovia feita de papel lá do Rio custa tão caro e lá sim existe ciclovia, não essas faixas vermelhas pintadas no chão.

        • Pacheco

          Sim, ai entramos em outro lado. Eu não defendi ele, mas acho que da Multa, ele usou para pagar outras coisas e não próprio Bolso. Acho que ele beneficiou as empresas que bancaram a campanha.

          • Rodrigo

            Esses caras não são burros e sabem que não podem por a mão nesse dinheiro diretamente, então em 99% dos casos esses fundos ficam retidos em contas de empreiteiras para serem usado em campanha, reforma de triplex, sítio, cala-boca de adversários, compra de artista, militontos imundos, conchavos e por aí vai.

        • Zoran Borut

          40 milhões por quilômetro? Você não tem vergonha de ser tão mentiroso?

          • Rodrigo

            Mentiroso não. Exagerado e sarcástico, sim.
            O valor real declarado pela prefeitura é de R$650 mil por km. Ainda assim o triplo do valor da média nacional.

            • Zoran Borut

              Esse valor foi o declarado por uma revista da Editora Abril. No site da prefeitura de São Paulo há o valor correto, desmembrado entre as obras que exigiram maior intervenção (como a Paulista e a Amaral Gurgel, que envolveram demolição e reconstrução de calçadas)) e as demais obras.

              • Rodrigo

                Mas não tem como desmembrar. Média é média, se fosse percentil quem sabe seriam outros os valores, não?!
                Ainda assim, valores bem acima da média mundial. Mais dinheiro para o Foro de São Paulo e pra comprar maves esquerdóides.

                • Zoran Borut

                  Esse é o gráfico da tal revista. E foi criticado inclusive por pessoas ligadas ao ciclismo, pois entre as ciclovias de outros países consideradas, há várias de qualidade e projeto muito inferiores aos das paulistanas (em Berlim, por exemplo, vários locais contam apenas com uma faixa branca pintada no chão, delimitando o espaço para ciclistas, enquanto as paulistanas são todas pintadas, com tacões e com barras nas esquinas para delimitar).

                  Quanto aos valores, três obras contadas pela revista como “cicolovias” envolviam diversas outras intervenções não relacionadas à ciclofaixa, como recapeamento, construção de paradas de ônibus elevadas e troca da infraestrutura subterrãnea de transmissão de dados, de semáforos e de sinalização vertical. Você parece ter capacidade para perceber que tudo isso sai bem mais caro do que tapar alguns buracos, colocar tacões e pintar.

                  capital . sp . gov . br / portal / noticia / 5314

                  • Rodrigo

                    Engraçado, isso é o que a prefeitura diz, mas o que uma rápida volta pela cidade mostra (fora das zonas nobres, claro), são aberrações como esta (1a foto, inclusive bem próxima de onde minha irmã mora).
                    Enquanto lá em Paris, o padrão é o encontrado na segunda foto. Parecido, né?

                    • Zoran Borut

                      Divirta-se:

                      vadebike . org / 2015 / 05 / memes-ironizam-criticas-as-ciclovias-ciclofaixas/

        • Pacheco

          Entendo o preço absurdo, mas ainda não se provou ser para ele o valor do superfaturamento.
          Cabe agora ao MP investigar e saber. Eu não gosto dele e considero um dos piores prefeitos que já tivemos, mas tenho que ser junto. Pelo menos ladrão ele não se mostrou ser até agora.

          Acredito que em muitas coisas ele precisa é fazer vista grossa para as falcatruas do Partido que pertence.

          Sempre acreditei que o Haddad é um politico no partido errado.

          • Rodrigo

            Nem vão provar, ele não é besta. Também não disse que isso estaria indo para proveito dele diretamente, mas pode apostar que houve superfaturamento.
            Ah, o valor correto é R$650 mil por km (fui sarcástico na afirmação dos 40 M).

            • Pacheco

              Se houve a fraude amigo, uma hora prova. Anos depois, olha o povo do Governo Federal caindo. Isso por que estão tentando segurar e fugir das acusações.

              A casa cai pra todo mundo, principalmente agora que o Brasil gostou de mexer na ferida.

      • Tosoobservando

        Eles sempre pegam a “comissão”, obvio ne kkk como brasileiro é trouxa, gente.

        • Pacheco

          Não sei quem você chama de Trouxa amigo, mas até que se prove a culpa, todos são inocentes.

          Eu odeio o PT, odeio esse Haddad e acho que é um dos piores prefeitos de SP, num nível de gestão do Pitta. Mas até agora Ladrão ele não foi. Péssimo gestor sim, mas ladrão até agora não se provou.

      • invalid_pilot

        Gozado que multa é arrecadação que o próprio cidadão propicia ao municipio.

        Sei que as vezes é um saco andar a 50km/h, por isso ando com GPS e alerta de radar pra evitar de dar meu dinheiro ao governo

        Culpar radar pela multa é igual culpar o revólver no caso de eu matar alguém com ele.

        • Pacheco

          Exatamente… é o que penso. Eu ando o tempo inteiro com o Waze. Minha mulher reclama que até pra ir no mercado e shopping eu uso.

          • invalid_pilot

            Aqui também, até pra andar no bairro onde já conheço todos os radares eu uso.

            Nos carros modernos é fácil se destrair e passar dos 50km/h

            • Pacheco

              Principalmente num carro automático.

      • CignusRJ

        Usar o dinheiro para algo ao qual não foi destinado chama-se desvio.
        Tirar o dinheiro da merenda escolar por exemplo, pra pagar a conta de luz da prefeitura tb é desvio.
        Resumindo, dinheiro desviado não significa que foi para o bolso de alguém. O que se deve fazer é cumprir a lei. Ponto final. E o agente público(o que foi eleito) deve mais do que ninguém cumpri-la.

        • Pacheco

          Ótimo, vc explicou exatamente o que entendo.

          O cara desviou para pagamento de outras áreas e investimento em promessas de campanha. Não acredito que ele levou pro bolso.

          Deve ter comprado as placas, tintas, guias e manutenção de faixas de ônibus e ciclovias. O que não deixa de ser ridículo.

  • Ramon Oliveira

    “Só” 29%?

    • leitor

      Acho que mais que isso passa do limite de computação e iria começar de zero. Ai deixam assim pra não perder.

  • kravmaga

    Então 2/3 dos motoristas de São Paulo são murrinhas, porque para conseguir não tomar multa em radas de 50 km/h tem que dirigir como uma lesma ou tem que andar com Waze ligado o tempo todo.

    • Pacheco

      Atualmente eu ando com o Waze exatamente por causa disso… principalmente agora que ele avisa quando vc passa da velocidade com alerta sonoro.

    • invalid_pilot

      Acredite é possível sim… e quem não anda com alerta de radar em SP é maluco.

      Eu que dirijo pouco ando

  • Fernando S.

    Se for levar a sério todas as leis de trânsito, 99,5% das pessoas deveriam ser multadas, isso sendo bonzinho. Não dar seta é passível de multa, trocar a música do rádio com o carro em movimento é passível de multa (assim como colocar o cinto com o carro em movimento), não PARAR (e não apenas reduzir) diante da placa PARE é passível de multa, colocar o braço pra fora do carro para descansá-lo é passível de multa (ou por exemplo, o cara fumar enquanto dirige), entre outra coisas que eu duvido, mas DUVIDO MESMO, que alguém já não tenha feito.
    Há a necessidade de se ter um bom senso para tudo pois há multas e MULTAS. Andar acima da velocidade (desde quando tenha sinalização pra isso) é sim uma multa merecida, furar farol vermelho é merecido (apesar de eu ser a favor de a partir das 22h até as 6h todos os faróis ficarem no amarelo piscante devido a violência dos grandes centros), parar em fila dupla é multa merecida, não respeitar placa de proibido estacionar é multa merecida etc.
    Obviamente é o meu modo de pensar essa questão

    • Vitão

      Cara, eu fiquei quase 8 anos sem tomar nenhuma multa… E no começo deste ano fui sorteado pelos servos do inferno do Maldad, isso por não ter colocado a seta…

      Vi q no msm pontos, no msm horário, sempre de Domingo de manhã estão lá os malditos aguardando outro “troxa” passar… Dps dessa fiquei esperto, tô dando seta pra tudo quanto é lugar…. A coisa tá ferrenha…

      • Fernando S.

        Exatamente isso, Vitão, que estou tocando. Tomar (ou não) uma multa vai muitas vezes da sua sorte (ou azar). Todos que dirigem comentem algumas infrações que estão no CTB(como citei no post acima). Eu mesmo só dou seta quando tem alguém esperando minha decisão para esse ato (esteja atrás de mim, na minha frente ou esperando para entrar na minha preferencial), se estou num local sem nenhum carro nessa situação, dificilmente utilizo.

        • Zoran Borut

          Seta é muito importante para aquela pessoa que quem entra num carro esquece que existe: a que não está dentro de um carro.

  • Raphael

    “Apenas” 29% de toda a base de motoristas ?! Que raio de noticia eh essa??

    Querem fazer parecer que são 29% dos que cometem infrações… Ter 29% de todos motoristas sendo multados é absurdo, mostra a industria da multa… Seria interessante mostrar as infrações TB. Aposto que um percentual enorme é de velocidade… Em radares de 40kmh com péssimo posicionamento.

    • Zoran Borut

      Basta observar a quantidade de pessoas cometendo infrações sem tomar multa, e pior ainda, sem nem se importar. Nos comentários anteriores vimos vários exemplos de colegas confessando as barbeiragens que fazem e reclamando de levar multa.

  • Guilherme Soltys

    Não moro em São Paulo, mas achei um tanto estranho o título da reportagem. Ao dizer que “somente” 29% dos motoristas (do total que possuem CNH?) estão sendo multados, qual seria então o objetivo? Multar 100%, isto é, TODOS os motoristas da cidade? Não existe então a possibilidade de 71% dos motoristas estarem dirigindo corretamente?

    • Zoran Borut

      Não. Pelo que observo, aqui deve ter uns 30% dirigindo corretamente.

  • Fanjos

    Quer colocar um milhão de radares? Ok… Coloca, mas arruma as ruas pelo amor de Deus, o que revolta não é tomar multa, o que revolta é ver o governo gastar milhões de reais em radares de última geração enquanto as nossas avenidas e ruas caem aos pedaços destruindo nossos carros… Isso sim revolta.

    • Zoran Borut

      E eu me pergunto como conseguem tomar multa por velocidade em ruas tão esburacadas.

    • Redpeak77

      Não se preocupe, as eleições estão chegando e todas as ruas do Brasil estão sendo recapeadas…
      Sabe o que eu pensei vendo em uma reportagem sobre tecnologia de asfalto do exterior num dia desses?
      Essas tecnologias nunca serão trazidas, pois custariam caro e durariam muito mais do que o mandato de um prefeito… o lance dos prefeitos é gastarem pouco num asfaltamento meia-boca para que durem um mandato, e olha lá, para que antes das eleições sejam feitos os recapeamentos e mostrar que a cidade está uma maravilha! HUEZIL, ZIL, ZIL!

      • Fanjos

        Agora vamos comprovar se existe possibilidade de adulterar as urnas, o Malddad tem a maior rejeição de toda a historia de São Paulo, chega a ser maior que a rejeição da Marta, Erundina e do Celso Pitta que foram os campeões da rejeição (se eu achar o link do Estadão eu posto). Então, o Canallhard não pode ter mais que 10% de votos, se tiver é certeza absoluta que as urnas sempre foram fraudadas e que o voto impresso é questão de urgência mesmo.

  • Rodrigo

    NA pelo amor de Deus!!!! “Só 29%” Praticamente 30% dos motoristas habilitados de São Paulo são multados e alguém classifica isso como “Só”????

    Isso é uma “PANDEMIA” de multa!!!!

    • Fanjos

      Detalhe, que tem muita gente habilitada, muita mesmo, tem carta mas simplesmente não dirige, e para essa porcentagem ,entram na conta.

  • Alexandre Macedo

    Somente 29% por cento dos motoristas infratores são multados, não? Como está escrito, parece que se está lamentando o fato de “somente” 29% dos motoristas serem multados.

  • Vanderlei Santos_JAC_J6_2012

    Se tudo der certo daqui uns 2 meses vou levar no diego meu j6 para ver um rangindo na suspensão e verificar as pastilhas. Diego é top! Azera é top!!
    Cara ano passado fui bocó e cadastrei apenas 91 notas e não peguei máximo de desconto% no nota fiscal, mas esse ano não tem escape hehe.
    Mas o cara acostumado a andar no limite pode tomar multa por descuido, agora como em SP que é radar em todo lugar é suicídio para a própria carteira.

  • jkpops

    Esse radar conheço bem fica na Av. interlagos à uns 100 metros da avenida nossa senhora do sabará ele sempre fica mais exposto no horário das 10 da manhã até as 5 da tarde nos dias utéis

  • Danilo K

    71% das pessoas que conheço que possuem carteira de motorista, não guiam automóveis, apenas tiraram a carteira “por tirar”. Divulgar estatística sem analisar é fácil ou mesmo divulgar politicamente omitindo dados para beneficiar a atual administração pública. Tem muito carro por aí que ou o dono morreu, ou o carro tá sem os licenciamentos em dia, o cabra vai utilizando sem dó tomando muitas multas até ser pego em uma blitze.

  • Redpeak77

    ABC fazendo escola.
    Lembro que Santo André era o terror para quem vinha de outras cidades… tinha até um adesivo, algo como “Venha para Santo André e ganhe uma multa” heheheh

    • Edson Fernandes

      Mas ali era uma sacanagem: Parte 60km/h depois 50km/h, depois novamente 60km/h e no fim (já quase em São Caetano) novamente 50km/h. Aí é demais (falo da D. Pedro e atualmente Pereira Barreto que tem essa pegadinha tbm).

  • Alexandre

    eu ando em 90.. 100 km/h mesmo,
    pois ao andar em 80.. boa parte dos caminhoneiros “jogam” o caminhão pra cima do meu carro…
    portanto, ando nessa velocidade, apenas sendo ultrapassado pelos carros,
    mas, se me incomodar com a pressão dos caminhões.. e, muito atento as fiscalizações…
    assim, nunca levei multa por excesso de velocidade.
    mas sei que o que faço nao é politicamente correto, mas, fazer o que?

    • Alexandre

      para andar na frente de um caminhão, na subida a 80 km/h é bastante velocidade, pois aqui no sul, a estrada possuem bastante serra, mas na descida, andar a menos de 100 km/h é um perigo, pois tem vezes que sou ate ultrapassado por caminhões e ônibus andando a 100 km/h