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A prefeitura de São Paulo vai ampliar a área de rodízio de veículos a fim de reduzir os congestionamentos e privilegiar a circulação do transporte público na região restrita parcialmente aos carros. A ideia da administração municipal é incluir vias nas quatro regiões da cidade, tais como Brás Leme e Ataliba Leonel na Zona Norte, Francisco Morato e Jorge João Saad na Zona Oeste, Roque Petroni Junior e Washington Luis na Zona Sul e Aricanduva e Radial Leste na Zona Leste, por exemplo.

Ao todo, serão 240 km de vias importantes fora da atual zona de restrição ao trânsito de automóveis. A ampliação – em fase de testes – começará daqui a dois ou três meses, sendo efetivada somente em 2014. Outro objetivo com a restrição aos carros é aumentar a velocidade dos ônibus, incentivando posteriormente o munícipe a deixar o carro em casa e utilizar o transporte público para se locomover. Apesar disso, especialistas dizem que o trânsito irá aumentar fora da zona de rodízio, complicando a situação nos bairros.

De 2011 para 2012, a velocidade média dos carros caiu 12% na cidade de São Paulo. Na parte da manhã, a média foi reduzida de 26 km/h para 23 km/h, enquanto a tarde caiu de 17 km/h para 15 km/h. A lentidão do trânsito subiu de 56 para 68 km no matutino e de 75 para 92 km no vespertino.

A CET culpa a queda na velocidade ao aumento da frota. Desde a implantação do rodízio em São Paulo, no ano de 1997, o número de carros para cada 100 habitantes subiu de 46,2 para 64,7. A prefeitura promete entregar mais 140 km de corredores de ônibus na cidade esse ano, que somaram aos 80 km já implantados em 2013.

[Fonte: Folha]





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