Saveiro a diesel: detalhes da adaptação feita nos anos 80

saveirocd

Quando foi lançada no mercado brasileiro, a Fiat Strada Cabine Dupla foi considerada a primeira picape compacta cabine dupla produzida no País. Isso de fato é verdade. Porém, antes dela, a Volkswagen “comercializou” a Saveiro Cabine Dupla entre as décadas de 1980 e 1990.

Na realidade, a Volkswagen Saveiro Cabine Dupla foi uma adaptação comercializada por alguns concessionários naquela época. Este modelo teve como base a primeira geração da picapinha em sua versão equipada com motorização a diesel.

Sim! A Saveiro já contou com motores a diesel em nosso mercado. Atualmente, tal prática é abolida pelo mercado brasileiro. Na realidade, um carro a diesel para ser vendido por aqui precisa ser um utilitário e contar com capacidade de carga para mais de 1.000 kg.

A Saveiro Cabine Dupla com motorização a diesel seguia praticamente o mesmo padrão encontrado na atual geração da Saveiro CD e também da rival Fiat Strada CD. Ou seja, uma configuração de carroceria com cabine mais alongada na parte traseira para acomodar o banco para os outros ocupantes, diminuindo o espaço para as cargas na caçamba.

Dá para dizer que esta configuração da VW Strada praticamente revolucionou o segmento de picapes leves no mercado, que naquela época contava também com outros modelos, como Fiat 147, Ford Pampa, Chevrolet Chevy 500, Fiat Fiorino picape, entre outros.

Outra picapinha que também contou com uma adaptação de cabine dupla naquela época foi a Ford Pampa. Novamente, uma concessionária da marca foi a responsável por fazer esta adaptação no modelo, no caso, o grupo Souza Ramos.

pampacd

Voltando a falar da Volkswagen Saveiro a diesel, tal modelo não foi lançado como um carro “ilegal” no mercado brasileiro. Na realidade, anteriormente o governo brasileiro permitia a motorização a diesel em qualquer carro comercializado por aqui.

Os motores a diesel em carros e utilitários pequenos foram proibidos em 1976, mais precisamente no dia 19 de novembro, com a portaria de número 346 do MIC. A legislação restringiu a comercialização de veículos de passageiros a diesel.

Em outros anos, recebeu outras resoluções complementares. Entre elas, a Portaria 140 de 1990, que inclui caminhonetes de uso misto na proibição; Portaria 23 de 1994, que proíbe o consumo de diesel como combustível; e a Resolução 25 de 1998, que proíbe o licenciamento de veículos a diesel.

Hoje em dia, somente picapes com carga útil superior a 1.000 kg e utilitários com tração 4×4 e reduzida (ou primeira marcha mais curta, como nos modelos Jeep Renegade e Jeep Compass) podem ser equipados com motor a diesel. A legislação permite também o uso em caminhões e ônibus.

Por conta disso, a vida da Saveiro a diesel foi bastante curta no mercado brasileiro. Ela foi lançada no ano de 1989 e descontinuada já em 1991.

Volkswagen Saveiro 1987–91

O modelo podia ser encontrado com os motores 1.5 ou 1.6 a diesel usados na Kombi. Este motor 1.6 a diesel rendia na perua cerca de 50 cavalos de potência e 9,5 kgfm de torque.

E durante esses três anos, a Saveiro a diesel conseguiu calcular uma parcela do público, mesmo custando mais caro que as demais versões. Um dos chamarizes da picapinha com motor diferenciado era seu consumo de combustível: ela conseguia entregar média de 20 km/l dentro da cidade!

Todavia, desde então, o mercado nunca mais viu uma picape de porte compacto equipada com motor a diesel no Brasil. Hoje a menor picape a diesel à venda por aqui é a Fiat Toro, que com motor 2.0 litros turbodiesel parte de R$ 136.490.

A atual gama da Volkswagen Saveiro conta com duas opções de motorização: 1.6 8V de 106 cavalos e outro 1.6 16V de 120 cv, ambos com câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira. Os preços da picape começam em R$ 52.360.

Será que ela vale a pena? Se for pelo consumo, sim, mas é necessário comparar o valor do diesel com a gasolina, pois ultimamente o diesel tem ficado cada vez mais caro.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.