Home Sem Dúvida Saveiro cabine dupla a diesel

saveirocd Saveiro cabine dupla a diesel
Muito tem se falado da Strada CD que acabou de ser lançada. Li aos montes comentários como “revolução no setor”, “primeira pick-up leve cabine dupla no mundo”, entre outros. Entretanto não notei nenhuma menção à Saveiro CD diesel produzida pela VW entre meados da década de 80 até o início da década de 90. Essa sim, na minha opinião revolucionou o mercado das pick-ups leves. E como a VW conseguiu produzir um carro utilitário a diesel, com capacidade de carga de menos de 1 tonelada (como manda a atrasada legislação brasileira no tocante ao subsídio/produção de carros diesel) no Brasil?




A Saveiro com cabine dupla que vemos com certa frequencia nas ruas não foi um modelo de fábrica lançado pela Volkswagen, mas sim uma adaptação feita por concessionárias, geralmente sobre o modelo com motor a diesel. As adaptações, comuns nos anos 80, também podiam ser vistas na Ford Pampa, sendo esse um serviço da concessionária Souza Ramos.

pampacd Saveiro cabine dupla a diesel
Sobre a utilização do motor a diesel, estes só foram proibidos em carros com carga útil inferior a 1000kg pela Portaria 23 de 6/6/94 do extinto Departamento Nacional de Combustíveis.


  • Cadu

    Excelente texto Leonardo, realmente não tem sentido comparar a Strada CD com essas ai, pq eram adaptações! A importância delas é que foi por causa de adaptações (colocando o banco traseiro no Strada CE) que a Fiat percebeu essa necessidade de mercado e montrnado-se ágio, inovou mais uma vez. Por isso essa empresa chegou ao Brasil vendendo bem a baixo das outras três e consegui revolucionar o mercado chegando à liderança!