Governamental/Legal

Senado aprova uso obrigatório de farol baixo durante o dia nas rodovias

O Senado aprovou na última quinta-feira, 27, um projeto de lei que torna obrigatório o uso de farol baixo durante o dia nas rodovias. De acordo com o senador José Medeiros (PSD-MT), que atuou como policial rodoviário federal por 20 anos, trata-se de um procedimento simples que deverá contribuir para a diminuição de ocorrências de acidentes frontais nas estradas.

“O trânsito brasileiro é um dos que mais matam no mundo. São quase cinquenta mil vítimas fatais por ano. Essa proposta, além de não ter custos pode resultar em menos acidentes”, afirmou Medeiros.

A baixa visibilidade foi apontada pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR), autor da proposta, como uma das principais causas de acidentes de trânsito nas rodovias. “Os condutores envolvidos continuam relatando que não visualizaram o outro veículo a tempo para tentar uma manobra e evitar a colisão”, disse Bueno.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já havia recomendado anteriormente o uso de farol baixo nas rodovias durante o dia. No entanto, foi entendido que apenas uma norma com força de lei levaria os motoristas a adotarem a medida.

O descumprimento será considerado infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação.

A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial.

[Foto: Reprodução]





  • Wellington Myph13

    Tanta coisa mais importante pra se fazer…
    Ta bom, já vale de alguma coisa…

    • ObservadorCWB

      é…aprovaram isso…que não é ruim, mas engavetaram TODO O PACOTE ANTICORRUPÇÃO, que milhões de brasileiros assinaram.

      • Wellington Myph13

        Corrupção é outro nível… Ai a coisa é mais embaixo…

        Pra mim deviam é investir em formas de tirar das ruas esse bando de gente sem habilitação, com mais de 50 pontos em multa, carros sem documentação atualizada, essas coisas…
        Investe em mudar os radares atuais pra estes inteligentes, que já indicam tudo isso pra policia…
        De quebra nesse processo eles ainda fariam uma grana…

        • David Diniz

          Isso dá trabalho, é mais fácil criar leis inúteis como essa.

        • João Cagnoni

          Concordo na parte da habilitação, mas pra que serve a documentação do carro? Somente arrecadação.

    • MarcioMaster

      Concordo com vc,tem coisas muito mais importante para se resolver. Porem acho que essa Lei é ridicula, afinal um carro amarelo chama atenção, se todos fossem amarelos, todos passariam desapercebido, então quem vai se ferrar com essa Lei são os motociclistas que tinham essa importante vantagem para chamar a atenção dos veiculos maiores.

  • Oziel de Souza

    Ótima lei, parabéns!!

    • th!nk.t4nk

      No sul já se usa, mas que bom que agora o resto do país vai adotar também.

  • David Diniz

    Puxa ai é a solução dos problemas! Ligar o farol baixo na estrada mesmo naquele dia lindo de Sol! Uau e dane se maior fiscalização contra carros mal conservados,motoristas drogados e bebados vamos todos ligar o farol durante o dia. Realmente deputado pensa com a mão e não o cerebro.

    • Rodrigo Pasini

      Se você ler o argumento que a maioria dos motoristas deu em caso de acidente, a lei tem lógica.
      Agora, se é conversa fiada o que o motorista disse após bater, ai é outra história.

      “Os condutores envolvidos continuam relatando que não visualizaram o outro veículo a tempo para tentar uma manobra e evitar a colisão”

      • David Diniz

        Se a pessoa não tem tempo hábil de ver um objeto(caminhão,carro,ônibus, jumento ou qualquer outro) vindo em outra direção precisa procurar um oculista e parar de dirigir urgentemente.

        • RyanSX

          Amigo, um carro vindo de longe com o farol ligado você avista facilmente. E vai evitar a ultrapassagem. Quem pega muita estrada sabe do que eu falo. É muito mais fácil de perceber um carro que vem com o farol ligado.

          • David Diniz

            Mantenho meu comentário acima.

      • Pensei a mesma coisa. É como o motorista que vê o semáforo ficar laranja a 100 metros , aí ele acelera só que o sinal fica vermelho neste tempo. Logo o motorista causa um acidente e o policial pergunta se ele não viu o semáforo vermelho. A resposta óbvia vai ser não vi não senhor policial. É o mesmo que o policial perguntar ao motorista, antes de fazer o teste do bafômetro, se ele ingerio bebida alcoólica. a resposta é sempre não mesmo que o bafômetro diga o contrário.

        • Jackson

          Comigo aconteceu do policial perguntar se havia bebido e eu disse que havia bebido uma taça de vinho. O policial travou, acho que não esperava tal resposta. Ele conferiu minha carta de condução, documentos do veículo e me dispensou. Nada como dizer a verdade.

    • TijucaBH

      David, trabalho viajando e em quase metade das viagens faço de carro. Em estradas com longas retas onde a velocidade média é maior ou em situaçoes de baixa visibilidade como amanhecer, entardecer, chuva ou neblina, faz uma diferença GIGANTE!!! Eu só viajo com farol baixo aceso.
      Nao acho que vai ser a soluçao dos problemas, mas contribui. Nao existe apenas 1 item como solução, mas um conjunto de mudanças (principalmente de comportamento do motorista). Farol baixo ligado ajuda sim a reduzir acidentes, principalmente batidas de frente.

      • Castle_Bravo

        “em situaçoes de baixa visibilidade como amanhecer, entardecer, chuva ou neblina, faz uma diferença GIGANTE”

        Mas aí já é obrigatório ligar os faróis ou os crepusculares. Não faz diferença a Lei atual.

        • TijucaBH

          nao senhor, nao é obrigatório nao!!!

          • Castle_Bravo

            Nas condições que citei, sim, já é obrigatório o uso de luz baixa.

    • Holandês Louco

      Durante o lusco-fusco, se você quer trocar de faixa e existe um carro escuro (preto, chumbo, azul marinho) ao seu lado, a chance de não conseguir vê-lo nos retrovisores é muito grande. Na rodovia ou na cidade. Então também auxilia em reduzir colisões traseiras e salva vidas.

      Essa é a minha percepção no Paraná, não sei como seria em Sergipe, por exemplo…

      • Pedro Henrique

        odeio lusco-fusco kkkkkk
        ainda mais quando chove justamente nesse horário… ai é de doer, tenho que focar toda minha atenção apenas pra ver o caminho que to indo, que dirá o pessoal do lado

  • fschulz84

    Em vários países europeus, é obrigatório.

    Porém, a partir da sanção da lei, pelo menos na Rep. Checa, todos os veículos eram obrigados a saírem com um dispositivo de ligação automática do farol baixo quando o veículo é ligado, mesmo que a chave de acionamento esteja desligada, será que vão fazer o mesmo por aqui?

    • Pedro Henrique

      provavelmente não, já que a lei cita somente rodovias.
      além de que a proposta é ter custo zero para o consumidor, apenas cobrando multa e reeducando o motorista a utilizar faróis baixos mesmo durante o dia, porque mesmo que seja só pra rodovias, quem fica ligando e desligando o farol toda vez que entra ou sai de rodovia? vai compensar (seja por esquecimento ou praticidade) deixar ligado direto.
      Lei excelente, eu já uso farolete e neblina 24hrs

      aos que aqui criticam, vai cair a mão ligar o farol? não, então vão procurar outra coisa pra criticar.

      • fschulz84

        Eu sempre tento ligar, mesmo durante o dia, mas posso acabar esquecendo uma vez ou outra… E justamente com base neste “argumento popular” que a Rep. Checa tornou o item obrigatório nos veículos. Na cidade, não é obrigatório por lá também, mas como o veículo já possui o item, acaba que sempre está ligado.

        • Pedro Henrique

          acredito que vai ser tipo cinto de segurança, a uns 10 anos atrás, população vivia xingando a policia por multar quem andava sem cinto, “que não tem mais oque fazer e bla bla bla”, olha hoje, chega a ser difícil ver alguém andar sem…
          questão de reeducar os motoristas, de inicio vai gerar um conflito e tal, reclamação, mas depois vai ficar automático e vão entender que é algo simples mas que pode ajudar a evitar problemas bem grandes e até salvar vidas.

          • Marcos Vinicius Bittencourt

            O problema é que cada vez mais, vemos carros com acionamento automatico do farol, que geralmente (se não sempre) acompanha o DRL.
            O DRL é muito mais visivel que o farol baixo na minha opinião, o que nesse caso não obrigaria o uso do farol baixo, já que tem um computador que liga o farol quando necessário.
            Tem carros que ligam o farol automatico quando passam nas sombras de arvores.

            • Pedro Henrique

              mas nem todos os carros tem DRL/acionamento automático, sem contar que obrigar por DRL/acionamento automático geraria custo pro consumidor, que também não é legal.
              penso tipo assim “tem DRL? legal, um plus a mais de visibilidade”

              • Marcos Vinicius Bittencourt

                O problema é que você falou que os motoristas vão se acostumar a ligar o farol, e eu acho que cada vez menos precisaremos ligar o farol.

                • Pedro Henrique

                  penso que cada vez menos precisaremos ligar o farol porque ele já estará ligado, saca?
                  DRL e farol, um não substitui o outro, os dois se complementam, é oque penso.

                  • Marcos Vinicius Bittencourt

                    Seria interessante, mas os pão duro vão dizer que a luz vai durar menos.

              • Guilherme Batista

                Pedro, você não está confundindo DRL com as lâmpadas de LED não?
                Muitos carros tem DRL mas são as próprias lâmpadas comuns e não as de LEDs. Nesses casos o custo adicional é zero

                • Pedro Henrique

                  pra mim DRL é aquela luz que não é farol nem farolete e que fica sempre ligada, geralmente são em led, (tipo o C3)
                  a menos que seja outra coisa e eu esteja enganado ‘-‘

                  • Guilherme Batista

                    DRL são somente lâmpadas que ficam acesas de dia. Elas geralmente são mais fortes que a do farol baixo, mas não tão fortes quando o farol alto.
                    Carros como o Golf, Fiat 500 , Renegade e Peugeot 208 tem essas lâmpadas, mas não são em LED.
                    No caso do 208 e do Golf, existem versões que as lâmpadas são em LED também.
                    Hoje está bem na moda carros com DRL em LED, mas não é uma obrigação não

      • TijucaBH

        Concordo!!
        Outra coisa, quanto mais “universal” for o nosso carro, mais fácil de importar.
        Imagina se tiver que colocar esse dispositivo pra deixar o farol acesso 24 hs em todo carro importado… Outro dia tinha um projeto de lei obrigando estepe na mesma medida dos pneus de uso. Alguns importados iam acabar tendo rodas de uso aro 15 no lugar das 17 porque a 17 nao serve como estepe.

      • Mardem

        Só tem que tomar cuidado ao acender os faróis de neblina. Muitos acendem a lanterna traseira de neblina também…o que é um saco! Quem já dirigiu atrás de Stilo, Scenic, 207 e companhia bela sabe bem o que eu estou falando!

        • Pedro Henrique

          meu carro não tem lanterna de neblina…
          e sei bem como é, não sei oque é pior, as luzes de freio do cerato ou lanterna de neblina de qualquer carro…
          rapaz aquilo é um canhão kkkkkkk

          • Mardem

            É osso! Esses que eu citei encabeçam a minha lista de “carros a evitar”, mas tem ainda tem c3 do antigo, zafira, focus mk1…E o pior é que o pessoal não aprende, acho que eles fazem até de propósito!

            • Edson Fernandes

              É tudo em nome “da estetica”. O cara nme liga, para ele visualmente “fica bonito” então ele deixa ligado.

              Eu já vi numa briga o cara quebrando de um 206 porque o cara havia ligado em um dia sem neblina.

    • Em algumas motos ao ligar o motor o farol baixo liga automaticamente. Creio eu que isso seje extremamente simples.

      • Marcos Vinicius Bittencourt

        Moto por ser obrigatório ficar ligado o tempo todo, deveria vir todas com essa função

  • Darwin Luis Hardt

    Eu achei que já fosse obrigatório faz tempo. Demorou né.

  • Joaquim Grillo

    Primeiro brasileiro tinha que aprender a dirigir por que cada metido a motorista por ai

  • D01S

    E em carros com DRLs, como fica?

    • BillyTheKid

      Pelo que li da íntegra do PL (nº 5.070/2013), não há nenhuma menção de DRLs. Só fala sobre farol baixo mesmo, o que eu acho um vacilo do legislador…

      • Mr. On The Road 77

        A lei já nasceu antiga.

        • David Diniz

          Detalhe que o DRL já foi regulamentado desde 2012 e o querido de dePUTAdo esqueceu desse detalhe…

    • DINEIROO

      DRL acho que não tem a mesma visibilidade de um farol na estrada.

      • Marcos Vinicius Bittencourt

        Eu já acho que o DRL tem mais visibilidade. É uma lampada mais clara.

        Um exemplo prático: Quando liga-se o farol baixo, automaticamente o DRL diminui a intensidade, pois a luz é muito forte. Se você cruzar um carro a noite que possui o DRL e o farol estiver apagado, verá o quão forte é essa lampada.

        • DINEIROO

          Numa rodovia é bem diferente.

          • Marcos Vinicius Bittencourt

            Não acho, se você tiver acesso a um carro com DRL faça o teste: coloque-o de frente a uma parede. Deixe o farol desligado e depois ligue apenas a luz de posição, você verá que o brilho na parede com a luz desligada será muito maior por conta do DRL.

            Mais claridade, mais visibilidade

            • DINEIROO

              Viajo muito em rodovia, e por isso já havia observado os carros com DRL. Numa distância significativa eu avistava melhor os carros com faróis acesos do que os com DRL. É muito fino o DRL e acaba confundindo em longas distâncias, oq é comum em rodovias.

        • Guilherme Batista

          DRL só tem visibilidade maior quando é de LED. Se for lâmpada comum, a visibilidade é a mesma

          • Marcos Vinicius Bittencourt

            Tens razão. A propósito, ainda fabricam carros com DRL de lampada comum?

            • Edson Fernandes

              Sim. Golf, 500, Renegade e 208 tem versões com farois halogenos.

              O unico eficiente deles é do Golf porque atua praticamente como um farol baixo. Umj que mesmo sendo dele eu acho pessimo é o do atual Sentra.

            • Guilherme Batista

              Fabricam sim. Peugeot 208, Jeep Renegade, VW Golf, FIAT 500 são exemplos

      • Mr. On The Road 77

        Tem sim

      • Esquilo

        A DRL é feita pra ficar visível aos olhos de todos, enquanto o farol é para iluminar a estrada e dentro dos seus limites não jogar luz nos olhos dos outros, e é menos visível em qualquer situação. Essa lei perde até o propósito em carros que tem DRL associados a um farol com projetor, já que o farol mal aparenta estar aceso.

  • Ivan Grego Lemos

    Bem legal a lei, super válida, porém tem pessoas que não usam nem durante a noite, imagine durante o dia, outro dia mesmo, voltando para casa a noite pela Rod. Imigrantes, um sem noção com um Gol estava completamente apagado, quando eu mudei de faixa, ele ligou o farol alto, ou seja, educação zero, esse tipo de pessoa já tem 1000 pontos na carteira e os documentos estão desde 2000 atrasados, e as autoridades não fazem nada, infelizmente as leis no BR só servem para fazer peso nos livros, porque quem não cumpri o simples, vai continuar não cumprindo e quem anda dentro das regras, vai continuar a segui-las.

    • invalid_pilot

      Sim, mas so sabem fiscalizar velocidade pq basta colocar um radar escondido.
      Ja passei por situação semelhante aqui em rodovias paulistas

      • Ivan Grego Lemos

        Velocidade e Rodizio (caso de SP), o resto é lenda ou só vem a tona quando eles querem ganhar dinheiro, porque até checar se todas as luzes do meu carro estavam funcionando, já fizeram, como não acharam nada de errado, me olharam feio e me deixaram ir.

  • carroair33

    Lei nada haver

    • DINEIROO

      PL tudo a ver.

    • th!nk.t4nk

      Nos anos 90 começaram a fazer isso no sul do Brasil, imitando o que já se fazia na Europa. De início muita gente achava “nada a ver”. Hoje é costume e todo mundo aprova. Melhora a visualizaçao sim, pode ter certeza, ainda mais naqueles dias meio escuros e se teu carro é de cor escura. Só nao é perfeita porque poderia ser uma exigência de leds diurnos, mas é melhor do que nada.

    • MarcioMaster

      Concordo.

  • Navaman

    Eu já faço uso nas estradas. Um inconveniente é que no meu carro, um CR-V, ele baixa a luminosidade do painel (entende que é noite) e fica difícil enxergá-lo sob dia de sol forte.
    Deveriam ter opções de acionamento de luzes daytime nas configurações dos carros.

    • TijucaBH

      nao tem como aumentar a luminosidade como no Civic? No Civic com o farol apagado, voce regula a luminosidade e ele vira “padrao” para farol apagado. Se voce ligar o farol e ajustar, vira “padrao” luminosidade padrao para farol aceso.

      • Rodrigo

        Não sei se no meu é pq o ajuste é automático, mas quando acende o farol durante o dia a luminosidade ajusta automaticamente conforme bate ou não luz externa no painel.

    • Alexandre Maciel

      Sei exatamente o que é isso. Tive um Fit e por sempre usar o farol em rodovias tinha que ajustar a luminosidade do painel. Pelo menos na Honda há um marcador e você pode voltar para o ajuste anterior com precisão quando sair da rodovia.

      No mais, os carros da Ford com ajuste de luminosidade do painel (pelo menos o Fiesta e o Focus), ainda que não tenham sensor crepuscular para acender os faróis automaticamente, têm um sensor de luminosidade para modificar o ajuste das luzes internas quando você estiver sob o sol com os faróis ligados.

    • Jackson

      Meu take Up acontece a mesma coisa, reduz a luz do painel. O pior é que é uma porcaria de iluminação vermelha e como sempre uso óculos de sol, bah….

    • Guilherme Batista

      O meu New Fiesta também acontece isso, mas no meu caso não faz uma diferença tão grande por causa das cores do painel. O problema é a luz da tela do rádio, essa sim fica ruim de enxergar

  • Luciano Silva

    Desde quando comecei a dirigir há uns 12 anos eu sempre usei faróis baixos em rodovia. Na época quase ninguém usava e eu vivia sendo alertado por outros motoristas que achavam que eu estava com os faróis ligados por esquecimento. Hoje aqui na minha região já tem bastante gente que roda com os faróis ligados, eu diria que uns 30% ou 40% dos condutores assim o fazem. Acho que a ideia de tornar obrigatória é válida, mas seria interessante também tornar as luzes diurnas obrigatórias nos carros novos. A propósito é importante saber se essa lei dispensa expressamente os carros equipados com luzes diurnas da obrigatoriedade de rodar com os faróis baixos ligados. Senão vai ter motoristas de carros com luzes diurnas sendo multados injustamente.

    • invalid_pilot

      Eu ligo até pra andar nas marginais aqui em SP (ja que elas são rodovias/ trechos de rodovia)

  • Yuri Calmon

    Porque só nas Rodovias ? deveria ao ligar o veículo os faróis fossem ligados automaticamente !!!

    • Hugo Victor

      Porque não tem lógica você passar 1h20 parado no trânsito com os faróis ligados. Moto pelo menos é mais dinâmico, passa em corredor, ultrapassa… Mas carro? Bem mais necessário em rodovia mesmo.

      • Yuri Calmon

        Quer dizer que se o transito fluir liga, se parar desliga ? Prefiro deixar ligado e não ter que me preocupar com isso !

    • Jackson

      Morei em Israel e lá se liga na cidade e nas estradas. Dirigindo pelo deserto do Negev, Mar Morto e Jerusalém o carro em sentido no asfalto preto desaparece. Sobe aquele calorzinho e não se vê nada em sentido contrário.

  • Christian Balzano

    Luz diurna do 500 serve?

    • Guilherme Batista

      Serve

  • Marcos Oliveira

    Excelente Lei!!! Demorou demais pra ser posta em votação. Já foi provado por instituições de primeiro mundo que o uso de farol baixo aumenta a percepção (não a visualização) de outros veículos em até 30% mesmo em dias ensolarados pois as células captadoras oculares (cones e bastonetes) são muitíssimo mais sensibilizadas com aplicação de luz direta (faróis) do que com luz indireta (luz do sol refletida na carroceria dos automóveis). Essa Lei tem grande potencial de reduzir os acidentes de trânsito se for realmente fiscalizada e de quebra acaba obrigando o uso dos faróis na chuva pois infelizmente a grande maioria dos motoristas acha suficiente ligar apenas a meia-luz (quem já ficou atrás de um caminhão na chuva, querendo ultrapassar, recebendo aquele spray de água e sem ver se vinha algum veículo no sentido contrário sabe a que eu me refiro).

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Agora é chamar o chegado da autoelétrica para fazer aquela gabiarra para os faróis acenderem com a partida do motor, como acontece com os Volvo, mas que é desativado pela marca aqui no Brasil a pedido dos proprietários.

  • Airplane

    Eu sempre usei e continuarei usando. Parabéns pela lei.

  • invalid_pilot

    Um item besta e que deveria ser obrigatório tanto quanto air bag, seria o sensor crepuscular, visto que muito motorista simplesmente não acende farol de noite e/ou túneis – seja por esquecimento, painel que acende ou desconhecimento mesmo.

  • Wagner Lopes

    Se político prestasse pra alguma coisa as grandes empresas estariam cheias deles…É pra isso que serve aquele bando de 500 ou mais ladrões que ficam lá em Brasília e nos custam uma verdadeira fortuna…

  • Fernando S.

    Desculpem, mas gostaria de saber no quê esse lei vai salvar vidas? Alguém não enxerga outro carro ao meio dia com um sol no centro do céu? Ser optativo, beleza. Agora obrigatório???

    • Marcos Vinicius Bittencourt

      Vai salvar vidas sim. Essa lei não é para o horário do meio dia, e sim para as 6h da manhã, ou para as 18h, quando o sol esta nascendo ou se pondo, que alguns motoristas não sabem se ligam/desligam o farol.
      Se não me engano chama-se luscofusco, esta claro, mas esta escuro.

      EDIT: Além do mais, tem motoristas que não ligam o farol nem quando esta chovendo.

    • Guilherme Batista

      Existem vários estudos sobre o uso do farol de dia. Estudos feitos na Europa apontaram que as colisões frontais em estradas diminuiram em números impressionantes, gerando uma diminuição geral de mais de 25%.

      Um carro com farol baixo acesso pode ser visto a uma distância de até 2km enquanto com o farol apagado não.

  • Jackson Machado

    Até parece interessante, porém vamos derreter nossas lâmpadas na metade do tempo que seria se usássemos somente a noite… tantas outras coisas para se preocupar.. ainda aposto que vão multar quem tiver com a luz apagada… infelizmente essa medida assim como as outras é para arrecadar dinheiro e não diminuir acidentes.

    • Guilherme Batista

      Todos os carros que minha familia teve utilizamos o farol baixo aceso o tempo todo, de dia ou a noite, na cidade e estrada. Nunca tivemos problemas com vida útil de lâmpada.
      Que eu me lembre a que durou menos tempo foi a de um Uno, que demorou 3 anos para queimar. Uma lâmpada bem barata, cerca de 15 reais .
      Se contar as vezes que deixar o farol aceso preveniu um acidente, essa lâmpada se pagou cem vezes

    • sigma7777777

      Na verdade o excessivo ato de desligar e apagar é que reduz a vida útil e o ato de manter acesso o tempo todo aumenta a vida útil de lâmpadas e equipamentos em geral.

  • HugoCT

    Eles não sabem mais o que fazer para arrancar dinheiro do povo. Que tristeza, onde vamos parar ? Eu sempre andei com o farol baixo ligado durante o dia, um costume antigo, mas ser motivo de multas é pra acabar mesmo. Com essa quantidade de radar que tem, leis e etc…. será mais facil não ter mais carro, ainda mais se essa crise persistir.

  • Rafael

    Tenho o costume de usar o farol aceso em rodovias desde que comecei a dirigir. Meu pai tem essa hábito a anos e sempre afirmou isso: “com o farol alto é muito mais fácil ser visualizado a distância aumentando a segurança”. Isso mesmo em dias ensolarados.

    • Pedro Henrique

      farol alto não, aí você cega o coleguinha do sentido contrario e o da sua frente.
      farol baixo por favor
      luzes de farol, neblina e drl sempre ajudam, ainda mais com essa quantidade recorde de tapados no volante…

      • Rafael

        Kkkk foi erro na hora de escrever. Farol alto de dia jamais . Uso sempre o farol baixo mesmo. Alias é cheio de gente na estrada que esquece de desligar alto farol a noite ao cruzar com um outro carro . Não é apenas questão de educação ou infração , mas principalmente, de segurança.

    • Mr. Car

      O farol a se usar no caso, Rafael, é o baixo.

      • Rafael

        Quando disse farol alto disse errado. Quis dizer farol ligado. Foi erro de digitação. Uso o farol baixo.

  • Eduardo Contro

    Que ideia de animal

  • Mr. Car

    Chegou atrasado, Senado: faz é tempo que uso faróis baixos em rodovias durante o dia.

    • Alexandre Maciel

      Somos 2.

  • Eduardo Contro

    Lei com objetivo arrecadatório

  • Mr. On The Road 77

    E quem já tem DRL??

    • Guilherme Batista

      DRL substitui o farol baixo, pelo menos na europa é assim

  • Guilherme Batista

    Em Minas isso é lei nas estradas estaduais desde 97, apesar de que nunca vi ninguém tomar multa por estar com farol apagado. Eu uso farol baixo ou o neblina o tempo todo, tanto de dia quanto a noite, na estrada ou na cidade. Já me ajudou algumas vezes viu

    • Matheus Lelis

      Também moro em minas e uso farol baixo juntamente com o de neblina o tempo todo, seja com sol quente, nublado ou com chuva. Mas nem sabia que aqui já era obrigatório.

  • Atley jackson

    E como fica carros que já tem LED diurno ou DRL?

    • Guilherme Batista

      Se for igual na europa, essa luz faz exatamente o papel do farol baixo.

  • Ander33x

    Já o faço desde os 18, aprendi com meu Papai. Se ajuda ou não, sei lá!
    Mas mal não faz…kkkkkk

  • Osni Duarte

    Já faço isso há anos, então pra mim está OK.

  • Walber Menezes

    Excelente, é um avanço… Infelizmente só multando realmente para seguirmos as normas de trânsito, pq até a capacitação nas autoescolas nos vemos no direito de tentar burlar no momento de obter a CNH

  • João Carlos

    Eu faço uso às vezes do farol baixo em estrada, sobretudo em vias de pista simples, ou quando estou muito mais rápido que os demais.

    Mas deveria ser obrigatório somente o farol diurno específico, pois estes não deixam as lanternas traseiras ligadas, que podem confundir quem vem atrás. Mas isso requereria exigir que todo carro venha com eles de fábrica, coisa que já poderiam ter feito.

    Antes dos DRL de LED específicos, os carros usavam o próprio farol baixo como DRL. Por meio de ativação própria, era aplicada menos tensão na lâmpada do baixo para ficar mais fraca (afinal é pra você ser visto, e não para ver melhor) e não ativava as lanternas e luzes do quadro de instrumentos.

    Quem não entende do assunto legislando, dá nisso: trapalhada.

  • Diogo Oliveira

    Tá certo que isso pode até ajudar em alguma coisa. Mas na MINHA opinião, é inútil pois o Sol no Brasil é muito quente e a luz dele é muito forte, então usar o farol, principalmente no Baixo, não irá adiantar muito, e além do mais, só essa lei não vai adiantar nada. O Brasil é o 5° País com os piores motoristas do mundo. As pessoas daqui são terríveis para dirigir, não obedecem placas de trânsito, ultrapassam o limite de velocidade, e fazem manobras muito imbecis, sem falar que a maioria é péssima pra estacionar.

  • arzanette

    ao invés de criar uma lei sem nexo como esta pq não criar uma lei para que os carros novos já saiam de fabrica não como opcional mas de serie com luz em LED diurna ? perca de tempo esta lei só vai servir pra multar os carros com luz do farol queimada nada mais …… cada um mesmo……….

    • invalid_pilot

      Andar com luz de farol queimada merece multa em qualquer condição, cabe ao proprietário checar isso periodicamente

      • Gu.

        Não acho que seja tão simples assim, pois as lâmpadas podem queimar a qualquer momento, em qualquer situação, ou seja, você pode checar ao sair de casa a noite e na volta a lampada pode queimar, aí como faz? vai comprar a lampada onde? Não da pra generalizar.

      • Gu.

        Acho que não da pra generalizar, essas lâmpadas podem queimar em qualquer ocasião, ou seja, você pode ter inspecionado ao sair, mas em algum momento a lâmpada pode queimar, seja numa parada, seja durante o trajeto.

        • invalid_pilot

          Sempre é bom levar um par reserva, tenho esse hábito. Mas relaxa que tem infração pior que fazem vista grossa

  • Diego Lip

    Se não aprovam, o povo reclama, se aprovam, o povo também reclama, que coisa chata. Parabéns pela iniciativa.

  • ricardopilatti

    Mas não é fácil mesmo agradar vocês, né? Uma lei que vem pra dar mais segurança e aí ninguém quer, ninguém gosta. Que têm várias outras coisas importantes para fiscalizar ou para alguém se importar até tem mas olha, essa já é um começo!

  • Leonardo M

    Toda vez que alguém escreve “vítima fatal” em um noticiário, uma pessoa e um professor de português morrem instantaneamente.

    • thiagobs

      Vítima não está necessariamente associado a fatalidade, uma pessoa pode ser vítima de um acidente e não morrer.

    • Nem toda vítima é fatal.

      • Leonardo M

        Nenhuma vítima é fatal. A menos que ela tenha matado alguém e sofrido um acidente logo após.

        • Entendi agora.

          • Leonardo M

            Fatal é a característica ou qualidade daquilo que mata. Vítima fatal seria então uma vítima que mata alguém. Coitada, sofreu acidente e ainda está sendo acusada…

            • thiagobs

              Putz. entendi agora.. hahaha
              Talvez ficaria melhor escrito como “vitima de acidente fatal” ou “vitima de fatalidade”, sei lá…
              Boa!

              • Leonardo M

                Isso, o certo é acidente fatal, porque o que mata é o acidente em si, não a vítima.

  • Rude Voleur

    Carros deveriam vir com os faróis acesos o tempo inteiro. Eu me canso de ver gente dirigindo com os faróis apagados durante a noite, especialmente nesses carros em que o painel fica aceso o tempo todo.

  • Matheus Cavalheiro

    Mas o DRL não é justamente para isso? Os carros que o possuem deveriam ser isentos.

    • Cyro

      Poís é …a duvida é: serei multado se estiver só com os leds ligados??

    • thiagobs

      Acho que a lei peca nesse sentido, por isso sou parcialmente contra ela… A lei não faz nenhuma menção ao DRL (tipificado como “luz de circulação diurna” no Brasil), o que deixa a critério do agente de trânsito a interpretação se o DRL é válido ou não

  • zeh

    …quanta evolução e a cada projeto lei aprovado….o felizardo ganha uma graninha……bom???e eu pergunto???essa não seria a intenção de leds diurno nos automóveis????

  • Murilo Rodrigues

    Apesar de ser algo simples é bom que vire lei mesmo e mais importante ainda que todos cumpram.
    Um horário que é crítico nas estradas é mais ou menos das 17:30 até o começo da noite onde já não tem mais iluminação do sol e fica aquele meio termo entre tardezinha e começo de noite onde muitos só ligam a luz de posição que eu acho ineficiente e outros que não ligam nada.

    Sem contar os ”morcegos” em plena noite andando com tudo apagado nas cidades e claro os ”prayboy” que deixa tudo apagado farol e lanterna e só fica ”Os xénão nus milha” achando que ta abalando rs.

  • Ricardo Blume

    Mais que aprovado.

  • Diogo Trombini

    E como fica os carros que tem led daylight?

  • Diogo Trombini

    Eu acho que deveriam ter criado uma lei que todos os carros deveriam ter obrigatoriamente led daylight, aí acabou o problema, até porque o led daylight brilha mais durante o dia que o farol baixo, pelo fato de ter sido projetado justamente para isso, e não para iluminar durante a noite.

  • Vattt

    eu pensava que era uma lei já existente que ninguém dava atenção! Sempre ascendi, mas as vezes esqueço!

  • Lucas Furtado

    Outro benefício da luz baixa é que chama atenção de animais e pode fazer com que eles saiam da pista. Muitos acidentes ocorrem por colisão contra animais domésticos e silvestres. Atropelar um cachorro em alta velocidade é gravíssimo, imagina um cavalo, vaca e anta.

  • ícaro

    Porque não aprovam a lei, já para o segundo semestre de 2017, que as montadoras instalem o ESP em todos os modelos!?!?!

  • Roger Bersch

    Brasil atrasado como sempre. Essa lei já existe na Argentina, Uruguai e Paraguai. Assim como nos países europeus.

    Em longas retas, há uma ” miragem ” onde há uma refração da luz onde parece que está subindo ” um vapor ” do asfalto. O farol auxilia a visualizarmos o veículo. Sem contar que em dias de chuva e neblina o pessoal não tem bom senso de ligar o farol. Aqui no sul eu diria que mais da metade usa o farol ou o farol de neblina ligado sempre nas estradas.

  • Sempre que se cria uma lei para tentar melhorar o trânsito aparece um pra dizer que é com fins arrecadatórios ou que é a indústria da multa e bla bla bla. Uma novidade pra você: ao contrário dos impostos, as multas não são obrigatórias. Só paga quem não obedece.

  • RyanSX

    Realmente ajuda bastante ao visualizar um veiculo vindo de longe. Tudo que vem para a segurança ajuda, mas bem que poderiam adiantar o ESP obrigatório para antes.

  • sigma7777777

    Será que o acedimento do farol de neblina substitui o acedimento do farol baixo? Na imagem que ilustra a matéria há um carro com o farol de neblina acesso e parecer ter o mesmo efeito do farol baixo.

    • MarcioMaster

      Tomara que sim, pelo menos essa poderia ser obrigatória, pois o farol baixo, mesmo durante o dia incomoda o veiculo do outro lado.

  • alemãoVP

    Eu já utilizava mesmo não sendo obrigatório. Questão de segurança mesmo… Já é assim em mtos outros países… Ainda que eu concorde que isso não deveria ser lei afinal tem coisa mais importante a ser feita como citado nos comentários aqui…

  • EuMeSmObYmYsElF

    os carros com LEDs diurnos também vão precisar ligar o farol baixo?

    • Gustavo73

      Aqui no Brasil tudo é possível

  • The Monster Man

    Sempre usei os neblina nos carros pequenos e os faróis nos caminhões durante o dia, mas uma dúvida ficou no ar, e os carros novos que já possuem a luz diurna em led, precisarão acender os faróis principais?



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